CAIU, LEVANTA (2) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 25 de abril de 2013 - 10:19Futebol

CAIU, LEVANTA (2)

capivariarenaSÃO PAULO (that’s life) – Combinamos tudo um dia antes. O amigo precisou mudar a escala de trabalho, os meninos prepararam o material da escola do dia seguinte porque voltaríamos tarde e eles iriam, claro, dormir no carro, a amiga teve de arrumar outra carona e se virou, e às cinco da tarde estávamos mergulhados no trânsito da cidade para chegar à estrada, proa Capivari, nossa Yokohama, nosso Camp Nou, nossa Allianz Arena da vez.

(Parece que também tinha jogo de uma certa seleção mais ou menos no mesmo horário. Mas, sinceramente, não nos dizia respeito.)

Perdemos a entrada da estrada certa, pegamos outra, mas a direção era a mesma, todos os caminhos levam a Capivari. Trânsito pesado, alguma tensão pelo horário, fome aumentando, saímos da estrada maior para pegar a menor, Rodovia do Açúcar, disse o amigo, é por aqui mesmo.

Capivari, 22 km.

Não deve ser muito grande, a gente acha o estádio pela luz dos refletores, dito e feito, olha a luz lá. Entramos na cidade, proa Luz dos Refletores, praça, coreto, moço, onde fica o estádio? Vira às esquerda, depois às esquerda de novo, segundo farol às esquerda, vai em frente que chega, e chegamos. Moço, onde compra ingresso? Vira aqui às esquerda, depois às direita, tem um estacionamento no meio da rua, para o carro lá, às direita fica a bilheteria, bom jogo.

Entramos com cinco minutos de bola, e uma hora e meia depois estávamos de volta. Lembraremos desse jogo para toda a eternidade por dois eventos épicos: o anúncio do locutor do estádio solicitando a presença do dono do Palio placas FFO-9634 porque o carro estava com os vidros abertos; e a valente torcida local zangada com impedimento inexistente que valeu à linda e graciosa bandeirinha dos shorts curtos e do longo rabo-de-cavalo negro o coro de biscate, biscate.

Vidros abertos e biscate. Lembraremos desse jogo por causa desses vidros abertos e do coro de biscate, e também pelo filé à parmegiana com arroz e batata frita na cantina atrás da praça do coreto que dividimos em quatro, serve bem todo mundo, e nem pagamos porque o conhecido da outra mesa se lembrou de um jogo em Recife anos atrás, uma camaradagem qualquer, e nos ofereceu o jantar.

Uma foto, duas fotos, bate outra pra garantir, vamos para a estrada de novo, os meninos se ajeitam nas duas almofadas amarelas que lembrei de pegar porque é claro que capotariam na volta, a lua linda, a estrada agora vazia, passamos pelo ônibus do time, entramos na grande cidade já adormecida na madrugada fria, fim de mais um capítulo.

Voltamos, porque é assim mesmo: caiu, levanta, lembram?

Estamos de pé de novo e a vida segue, como sempre.

Foto de Marcos Ribolli, Globoesporte.com

Foto de Marcos Ribolli, Globoesporte.com

49 comentários

  1. carlos lima disse:

    Texto excelente. Bravo!

    Flavio, destaco os comentários do Nery e do Ricardo Nigro.
    O primeiro afirma que “escrever é uma arte” e por isso você “é um artista”.
    O segundo escreveu que você tem “o dom” para contar histórias.

    Concordo com os dois, plenamente.

  2. ADRIANO disse:

    O jogo da seleção foi antes: Avaí 4 x 1 Volta Redonda, com direito a lambretinha dentro da área, golaço de falta, lençol e torcida cantando o hino do clube: Avaí meu Avaí, tu já nasceste campeão! Vem Flávio, vem pra Ressacada!

  3. Ricardo Soeiro disse:

    Belo texto,
    Último sábado indo a Madureira, eram as mesmas perguntas para ver o Madureira 1 x 0 meu Vasco. Belo estádio o do Madureira.
    Parabéns a Portuguesa pelo acesso!
    Te espero aqui no Rio para o Clássico da Padoca.

  4. ALEX B. disse:

    Belo texto, Gomov!

  5. Eduardo Martin disse:

    Flávio, moro em Rio Claro, vou à quase todos os jogos do Velo Clube.
    No ano passado quando a Portuguesa caiu meu filho ficou feliz. Sim, feliz pq o Velo ia jogar com um time grande.
    Lembrei disso quando você escreveu sobre a reação dos seus meninos. O motivo da decepção de uns ao mesmo tempo era alegria para outro e não pq esse outro estivesse apenas torcendo contra, mas por uma questão do valor que as coisas tem para cada pessoa. Se para a Portuguesa jogar a A2 seria um fardo, para os pequenos ir ao Canindé ou receber a Lusa no interior era o maior jogo do ano. No caso do Velo o maior time que enfrentou nos últimos 30 anos.
    Parabéns!! Agora a Portuguesa volta, mas ainda temos motivos para comemorar, afinal no ano que vem tem o Guarani.

  6. Marcelo disse:

    Amigo Flavio,
    Só nós sabemos o que “sofremos”…
    Enquanto seu caminho levava à Capivari, o meu levava à Sorocaba pois fui acompanhar minha querida Internacional de Limeira contra o São Bento. Infelizmente perdemos de 2 a 1 mais vamos nos recuperar sábado contra o Sertãozinho no “Limeirão Arena”…
    Apenas um link do seu post do Dener – estava no Canindé neste dia também, o gol foi bem na frente de nossa torcida. Sinto-me um privilegiado em estar aonde estava…
    Abraços,
    Marcelo

  7. Mansur. disse:

    Te parabenizo pelo belo texto!

  8. Marcio disse:

    Não gosto de futebol, mas o texto foi legal.

  9. Nelson disse:

    Todo comentário seu que tem os filhos é de arrepiar. Pai babão é isso. Parabens.

  10. Rafael Preto disse:

    Bom texto Flavio! só quem torce sabe o gosto que dar ler um texto desse!

    abraços

  11. Emerson Braz disse:

    como a reluzente careca presente na primeira foto informo: esse momento do vidro do carro foi de morrer de rir … as delícias que o paulistano que mora no interior passa… eu tinha acabado de dizer ao Kadu o climão de Rodeio que o Estádio tem e o cara solta essa…

    Uma simpatia Capivari , mesmo tão perto , mal conhecia …Uma pena não ser um sabadão a tarde para podermos tomar umas cervejas e aproveitarmos mais esse passeio..
    O próximo será em Rio Claro , que tomara , seja o finalista.

  12. Ricardo Nigro disse:

    Vou chamá-lo de você, você tem “o dom” para contar histórias. Não falou nem do jogo e nem do time. Genial. Eu achei genial.

    • Paulo disse:

      somos dois. já é uma torcida.

    • Sou teu leitor quase assíduo do blog e esse texto me lembrou de uma passagem do conto “Jardim dos caminhos que se bifurcam”, de Borges. Em determinado trecho de um diálogo, o antagonista diz ao protagonista que, num enigma cuja resposta é “xadrez”, a única palavra que não pode constar no texto é “xadrez” (disse isso para explicar ao cara que “tempo” era uma palavra ausente num texto escrito por um parente seu… enfim, recomendo a leitura, o conto está em “Ficções).

      Mas eu observo isso porque o silêncio de “Portuguesa” ou “Lusa” no texto é gritante.

      Ficou arretado.

  13. Túlio Marcos disse:

    Sou de Uberlândia, e quero comprar uma camisa da Lusa e da Juventus-SP, estes sim times de verdade.
    Alguém sabe aonde comprar?

  14. Clésio Luiz disse:

    O nome da moça é Maria Nubia Ferreira Leite. Mas depois de ver a fotos vocês vão entender que o Flávio só chamou ela de graciosa porque não a viu de perto…

  15. Anderson disse:

    Saudades dos tempos que eu rodava o interior de SP para acompanhar jogos do meu irmão..cada aventura tbém…bons tempos

  16. fernando duarte amaral disse:

    Caraca, voce eh bipolar mesmo rsrs…alguns textos sao duros de ler mas este da nossa Lusa foi muito bom….a ver:
    - conheco nego fanatico mas voce ganha….colocar os pirralhos pra dormir no carro foi sensacional….e o pior, tenho certeza que eles curtiram e vao lembrar disso para sempre, ja vi voces no caninde e, pelo menos um deles eh torcedor fanatico;
    - imagino a cena, a molecada na escola apavorando seus filhos por torcerem pra Lusa, ai o mais atirado vira e conta uma aventura dessas….pufff, ja era, provavelmente a molecada vai ficar com cara no chao, show;
    - CADE A FOTO DA BANDEIRINHA ???????????????
    abracos, viva a Lusa, subimos !!!

  17. Nery disse:

    Escrever é uma arte, e esse baixinho é um artista!

    Que texto fantástico. (http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/04/caiu-levanta/)

  18. cerberosph disse:

    Flavio, cadê o fato mais relevante da reportagem? A foto da bandeirinha pseudo biscate?

  19. Rafael Andrade disse:

    Esses chechenos não estão para brincadeiras! O site ainda tem apresentado esse problema e baixando arquivos maliciosos

  20. EDGAR BIANCHI FILHO disse:

    AINDA ESTA ACONTECENDO O NEGOCIO DO ARQUIVO

  21. Macieira disse:

    O que vou dizer qui não tem nada em relação ao post da portuguesa. Ao entrar no seu blog, tenho recebido informações do meu antivirus que há um malware infiltrado. Eu percebi que a maquina tentou instalar um arquivo .exe se passando por um arquivo da adobe. Entretanto, tenho dúvidas, uma vez que os nomes dos arquivos da adobe tem uma sintaxe própria e não são nomeados como “Update.exe”.
    Aviso dado.

    • Flavio Gomes disse:

      Estamos sob ataque de terroristas chechenos. Já chamamos a SWAT.

    • RENE FERNANDES disse:

      O meu computador também. Resolvi indo no painel de controle e desativando a atualização do Flash Player. elimine seus passos no navegador Internet Explorer através da ferramenta de segurança. Ou o equivalente do Mozilla. Isso é coisa de Norte Coreano….O site não é da Adobe, é só botar a “mãozinha” em cima do arquivo e verás que não bate com o que está na barra embaixo…

      • Rodrigo Monassa disse:

        desculpa a arrogância, mas..
        como é bom ser usuario LINUX..rs
        abriu tb aqui esta msg, mas esta praga nao infesta sistema operacional ‘gente fina’..rsrs

  22. Marcello disse:

    Como alguém aí já disse, e as fotos da bandeirinha? Parabéns à Lusa e Forza Palestra!

  23. Carlos Durãs disse:

    Vitória é a certeza, da tua Força e Tradição
    Em campo, ó Portuguesa, pra nós é sempre o time campeão!

    pararam, pararam!

  24. Fernando disse:

    Dá um olhada ai no servidor do teu site.
    Em alguns acessos tá direcionando para outro site e baixando arquivo malicioso.

    []´s

  25. wilson carpini disse:

    bom, legal…
    foi assim com o palmeiras em 2002… caiu e levantou…
    assim é legal, voltar por méritos, com honra, com alma lavada….

    porém faltaram fotos da tal bandeirinha…. :\

  26. Fabio Amparo disse:

    Será que da mesma forma os pilotos brasileiros levantarão na F1?

    A ver…

  27. Carlos Rossi disse:

    Somente um comentário: Esplêndido!

  28. disse:

    Vão poder jogar 2 X no Itaquerão em 2014!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>