DICA DO DIA

Trabalho excepcional do fotógrafo Bento Viana numa cidade tão bela quanto incompreendida. Dica de Ludimar de Menezes.

bentoviana

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ikhsan Firyanusa
Ikhsan Firyanusa
10 anos atrás

A minha foto preferida é a 76, dos prédios redondos da Procuradoria-Geral da República, todo envidraçados refletindo a luz do sol da tarde pra todos os lados no gramado e no estacionamento. E onde tem sombra fica ainda mais legal!
http://abre.ai/oo0

PBG
PBG
10 anos atrás

Acho muito engraçado dizerem que Brasília não é compreendida. Moro em Brasília há 10 anos. Acho feia, mal concebida, cheia de erros, extremamente engessada no desenvolvimento (o que faz o preço dos imóveis ser desnecessariamente caros), e presa tanto na concepção quanto na modernização a uma estética dos anos 50. A Cidade “nasceu morta” em 1960 e enquanto não permitir mudanças e adaptações ao “projeto” a cidade planejada se mostrará tão ruim quanto outras não planejadas!
O bloco F da ANATEL, por exemplo, é um “trapézio” de concreto, com uma imensa laje e janelas ridiculamente estreitas. Se não tem ar condicionado, vira um forno. É um convite a goteiras, mofo, ácaros, fungos, alergias etc… Mas, ei, é obra do comunista; e ele é um “gênio”!
Essa igreja que o colega fotografou é uma “estufa”! Uma missa de dia lá e você sente-se numa sauna! So podia ter sido projetada por um ateu mesmo.
E ainda não achei nenhum amigo/amiga que não seja nativo e gostou do novo estádio. De lado parece uma roda de bicicleta; de cima, uma calota de carro 1.0. Os candangos “adoram” por que se falar mal do Estádio eles ficam chateados!
Para não ser tão antipático à obra de Lucio Costa e do comunista que viva de fazer projetos (superfaturados) de prédios públicos o único prédio que achei bonito e uma solução inteligente foi o Itamaraty. Enfim, Brasília foi um erro!

ALEX COURI
Reply to  PBG
10 anos atrás

só pra começar a foto da postagem não é uma igreja..

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  PBG
10 anos atrás

Brasília não foi um erro e foi realmente bem projetada. Sou Arquiteto mas não defendo Niemeyer com suas obras de concreto extremamente caras e pouco funcionais. É fácil fazer obras que envolvem montanhas de aço e concreto a um preço exorbitante, ele também já fez coisas boas antes de ser indicado para fazer os edifícios em Brasília porque era até então irmão do cardiologista do presidente JK, o que um QI não faz.

Vou a Brasília com certa frequência, e depois de muitos anos ela ainda suporta bem o crescimento que lhe foi imposto. O que mata é a falta de planejamento dos bairros adjacentes e cidades satélites, dos viadutos superfaturados e da falta de planejamento geral, de um metrô que leva nada a lugar nenhum. Isso mata.

Igreja quente? Pra se ir ao inferno tem q sentir calor, quer conforto, vá há um hotel.
A igreja é uma obra de arte, e ponto. Assim como outros edifícios que estão lá há mais de 50 anos. Vá a qualquer outra capital do Brasil e verá que a falta de planejamento é o que limita. Vá ao rio e verá porque os morros são ocupados, e porque há tanta falta de planejamento e urbanismo. Meu amigo, se formos enumerar os defeitos de outras cidades do Brasil, Brasília dá de goleada nas outras, tanto em arquitetura, em urbanismo como em roubalheira. Como é uma cidade monumental, como o próprio nome diz, fica difícil cercar com grades os bandidos que aí habitam. naquelas cuias invertidas.

Não se desespere porque um arquiteto maluco, colocou concreto em uma das cidades mais quentes do Brasil ao invés de árvores, é coisa de arquiteto.

José Brabham
José Brabham
10 anos atrás

Nossa Capital eh linda. Mas sim, incompreendida. Uns anos atras fui levar minha família para passar um feriado prolongado (somos de Salvador) em Brasilia e todos nossos amigos nos perguntaram o que íamos fazer lá. Eu repondia que achava um absurdo que eu conhecesse mais de 20 capitais de outros países e nao conhecesse a minha própria, quanto mais sabendo-se que eh um monumento arquitetônico mundial.

Fomos e curtimos muito,e nao vimos tudo que queríamos nos tres dias que passamos lá.

Acredito que há algo de complexo de viralata nesta rejeição pela maioria dos brasileiros – nao pode ser somente ignorância…

Marcolla
Marcolla
10 anos atrás

Meu…. sao de tirar o fôlego!!!!!!!
Absurdas =D

Venax
Venax
10 anos atrás

Brasília não é tão linda assim. A questão é que as pessoas mostram apenas os pontos turisticos da capital e suas obras de arquitetura modernista. Ande mais um pouquinho para a periferia e você vai ver uma cidade feia, com ruas esburacadas e cara de favela.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Venax
10 anos atrás

Brasília é o que foi projetado, o resto são cidades satélites sem projeto, ponto.

valmir lopes torcedor do campinense campeão da copa do nordeste
valmir lopes torcedor do campinense campeão da copa do nordeste
10 anos atrás

as ruas tem cheiro de gasolina e de oleo diesel. Bem, acho que Brasilia é uma construção constante, com a diferença que foi planejada. Como alguém pode não gostar de Brasilia sem ante experimenta-la, ou mesmo contribuir para sua construção. A incompeensão sempre parte, talvez, de quem ainda hoje nao aceitou Brasilia.

Fred
Fred
10 anos atrás

Fotos sensacionais, fabulosas.

PS: Também aconteceu comigo o redirecionamento para sites virulentos, Flávio. Aconteceu ontem, hoje voltou ao normal.

Filipe Pimenta
Filipe Pimenta
10 anos atrás

Lindas fotos de uma linda cidade! As tesourinhas vistas do alto ficam ainda mais belas!

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
10 anos atrás

Flávio, qual é o seu email, tenho um monte de fotos da minha cidade pra te mandar.

Lucas Albuquerque
Lucas Albuquerque
10 anos atrás

Minha cidade é foda… falo isso mesmo sendo de salvador. Dizem por aqui que se passar mais de 5 anos cria raiz.

Alesso
Alesso
Reply to  Lucas Albuquerque
10 anos atrás

Sete anos morando em Brasília. Confirmo a tese.

paulo z
paulo z
10 anos atrás

flavio, quando acesso seu blog sou direcionado para outro site que solicita download de arquivos maliciosos. Por favor fale com o administrador do seu blog. Abraço.

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
10 anos atrás

FG, seu blog está enviando vírus aos navegadores… Vê aí…

Nestor 2T
Nestor 2T
Reply to  Rafael Rodrigues
10 anos atrás

Aconteceu comigo também, hoje pela manhã!

Leonardo Moamed
Leonardo Moamed
10 anos atrás

Gomes, no link, que é de um cara alemão, há diversas fotos de carros clássicos que o blogueiro encontrou em Cuba. Ele, além de exaltar os carros, destaca a beleza do país. Vale a pena. Tem fotos espetaculares. Aqui: http://kuba-oldtimer.blogspot.com.br/. Abraços.

RMTA
RMTA
10 anos atrás

Brasília só será compreendida no dia em que os brasileiros tomarem consciência de que a patuscada que os políticos fazem por aqui, só ocorre porque eles próprios os mandaram para cá…a cidade, e principalmente os que aqui vivem, nada tem a ver com isso…