FALA, ANDRETTI

michael-andretti-mclarenSÃO PAULO (política, sempre ela) – Entre as grandes matérias da edição deste mês da Revista WARM UP está a entrevista de Michael Andretti feita pelo Renan do Couto. A mágoa com a F-1, onde desembarcou 20 anos atrás, é enorme. “Você curte o automobilismo muito mais quando vem para cá. Tem mais a ver com as corridas, com os relacionamentos, é fazer todo o trabalho duro na pista e ainda ser civilizado com todo mundo. Na F1, é o oposto. São apenas punhaladas e mais punhaladas fora do carro.”

Como se vê, a passagem pela McLaren não deixou saudades. Leiam, vale muito a pena.

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Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Mais um que não vingou na categoria máxima.
Só isso.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
10 anos atrás

Quanta bobagem, comparar piloto F-1 com Indy é absurdo, aqueles velhos barrigudos de 50 anos ainda fazem sucesso por lá. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Heros
Heros
10 anos atrás

Não li ainda a entrevista, mas pelo trecho aqui transcrito, somado ao que conheço da carreira de Andretti, tenho reforçada minha impressão de que seu insucesso na Fórmula 1 deve-se muito mais a ele não ter se sentido bem no ambiente (com toda razão) do que à sua capacidade de pilotagem.

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Flávio, conta aí. Já que você acompanhava as corridas nesta época, o quê efetivamente aconteceu? A equipe não queria ele lá mesmo?

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Todo cara que a F1 “não quis mais”, desce a lenha na categoria. Mas fica, no fundo, ‘rezando escondido’ pra chamarem de volta. (Barrichello, Jacques Villeneuve, entre outros menos famosos)

Quem foi campeão, não reclama. Quem tá lá, na F1, não quer sair de jeito nenhum!

Nenhum piloto sonha em ser piloto da Indy. Só se nasceu nos EUA. Todos os outros sonham em correr na F1.

O cara pode ser 10 vezes campeão da Indy. Mas ninguém lembra o nome, se não for norte-americano ou especialista/jornalista.

Agora o Schumacher, o Senna, o Fittipaldi todo mundo sabe quem foram/são.

Helio Castroneves pode ganhar quantas corridas/campeonatos quiser, mas pra mim, não estaria entre os 10 melhores de hj na F1.

Peguem os 3 últimos campões da Indy e comparem com Vettel, Alonso, Hamilton. Sem chance.

Na Nascar devem ter pilotos melhores que na Indy!

Jr.
Jr.
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Não concordo.

Gerson, acompanhei a Cart de 1995 a 2000. Michael fez várias corridas memoráveis. Só não brigava pelo título devido ao pacote da Newmann-Hass, que sempre corria de chassis Lola e motores Ford (não me lembro dos pneus), enquanto os campeões desse período sempre correram com o conjunto Reynard-Honda-Firestone.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Jr.
10 anos atrás

Os pneus que a Newmann-Haas utilizavam até 99 ou 2000 eram os Goodyear;e de 97 até 99 A Newmann-Hass usou chassis Swift.

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Mimimi do gordinho…Só deu vexame com uma MCLAREN e ainda se acha no direito de guardar mágoa?

Piloto fodão era o pai dele. Desse aí nunca se ouviu mimimi nenhum e correu de quase tudo com COMPETÊNCIA! Corria com a Lotus na F1, foi campeão. Correu na Indy, foi campeão. Venceu Indianápolis.

Michael Andretti era mais americano que italiano. O contrário do pai. Por isso, não servia, não cabia (em todos os sentidos) na F1.

Pra cada Michael Andretti existe um Emerson Fittipaldi, um Nigel Mansell.

Piloto de F-Indy perto de piloto de F1 é “café com leite”. Imagine se na Indy permitiriam correr com esses pneus Pirelli da F1 de hoje!…Categoria que até mulher já fez pole. Bunda mole demais.

Mike
Mike
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Falou o piloto dos teclados… tanta crítica e nunca deve ter andado nem em um kart indoor na vida!

Gerson
Gerson
Reply to  Mike
10 anos atrás

Já andei sim e tenho até troféu.

E vc? Só anda de ônibus?

Mike
Mike
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Jura???

Bernardo
Bernardo
Reply to  Gerson
10 anos atrás

kkkkkkkk ri muito “tenho até troféu”…

J Fernando
J Fernando
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Haja preconceito… contra a nacionalidade do cara (os italianos é que são bons…)
E contra as mulheres…
Quer dizer que se um dia uma mulher fizer a pole na F1 todos os outros pilotos serão bundões??

Nelson
Nelson
Reply to  Gerson
10 anos atrás

É o BARRICA do norte. Faz pouco e fala muito. Me lembro bem da epoca, foi igual ao Hhuubbeennss na Indy: perdido total!!

Nelson
Nelson
10 anos atrás

Cada continente tem o MICHAEL que merece!!!

Rafael Portugal
Rafael Portugal
10 anos atrás

Ótima a entrevista. Valeu, Warm Up!

Hermann
Hermann
10 anos atrás

Acho que o único piloto de Indy que deu certo na F-1 foi o Jacques Villeneuve, não lembro de outro..

Hermann
Hermann
Reply to  Hermann
10 anos atrás

Lembrei do patriarca Mario Andretti…

Fred
Fred
Reply to  Hermann
10 anos atrás

Mario Andretti foi campeão de tudo que fez com afinco e regularidade,de Sprint cars até a F1,passando pela Indy e até a Daytona 500 de stock car.
Figura entre os 10 melhores de todos os tempos.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Hermann
10 anos atrás

Mas o Andretti foi primeiro da F1.

Fred
Fred
Reply to  Eduardo
10 anos atrás

Sugiro que você busque saber sobre a cronologia da carreira de piloto do Mario Andretti.Wikipedia pode ajuda-lo.

Fred
Fred
Reply to  Hermann
10 anos atrás

O Villeneuve foi campeão na última corrida do ano,por um êrro de mira do MS.
Com aquela Williams,acredito que o Andrea de Cesaris teria sido campeão,na penúltima corrida.
Até o Damon Hill foi campeão quando do apogeu da Williams.
Ao ir para a BAR,o Villeneuve mostrou exatamente o que valia.Certamente um piloto de F Indy, e provavelmente mais lento do que a Simona de Silvestro.

Ricardo Arcuri
10 anos atrás

Esse é um assunto que tento sempre ponderar com os fãs de fim de semana. O americano é bom, mas como aqui só vale a F1, já taxaram ele.

Fica sempre a impressão que algo ficou muito mal explicado na coisa toda…

Vou ler em casa mais tarde :)

eduardo
eduardo
10 anos atrás

uma das dificuldades dos pilotos que chegam a f1 por vias alternativas é que a f1 é estremamente cruel no automobilismo ingles os pilotos se pegam desde o berço o que preparão eles para a f1,quando eles vem de um ambiente mas tranquilo é dificio se dar bem na f1

João Carrieri
João Carrieri
10 anos atrás

Bello Casco!

Rodrigo Delanhese
10 anos atrás

Excelente entrevista! Sempre fui fã do Michael Andretti na Indy, foi uma pena ele estar no lugar errado na hora errada na F1.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Amigo Flavio,
Excelente revista! Ótima entrevista com o Bruno e com o Michael. Sua equipe sabe muito bem retirar a “verdade” de seus entrevistados…
Na entrevista do Michael, o que me chamou a atenção foi a história que ele não contou ao Renan (a história de que Ron Dennis não respeitava sua esposa)…
Pergunta ao amigo – era uma simples desrespeito ou “sem comentários”…
Abraços,
Marcelo

Luiz G
Luiz G
10 anos atrás

Muito boa a entrevista. Excelente! Parabéns á equipe da revista.

Antonio Marcos
Antonio Marcos
10 anos atrás

Queria moleza Andretti, devias fincar prego no angu.

Alex
Alex
10 anos atrás

Muito boa a entrevista. Se essa história da f-1 é verdade ou não já são outros quinhentos.

MAteus
MAteus
10 anos atrás

Posso estar falando bobagem, mas como diz o velho bordão tirado de Guimarães Rosa, é melhor dizer bobagens do que calar besteiras. Eu era mto criança em 1993 e, portanto, não assisti as corridas dele na F1. Então, vamos lá. Todos sabem o quanto é difícil a um novato ingressar na F1. Mesmo gente que foi sucesso na F1, quando retorna tende a ser um fisco — podemos nos lembrar de Villeneuve ou o caso de Schumacher, que em seus anos de Benetton fez coisas que ninguém, nem Deus nem o diabo, nunca havia feito na F1 e na Ferrari foi o maior campeão da história da categoria e no conjunto da obra (1991 ou 2 – 2006) foi um dos melhores que a categoria viu e, em números absolutos, o melhor entre todos, em sua retorno da aposentadoria foi um fiasco. Não sei se outro piloto do mesmo nível de Schumacher, como S. Loeb, p. ex., faria muita coisa na F1. Bem provável que não. Todos os méritos, então, para Raikkonen, que se revela sempre mais um piloto do mesmo nível de Alonso, Hamilton e Vettel. Voltando ao assunto, é muito complicado estrear bem na F1, ainda mais em uma draga como a Mc Laren era em 1993. Ainda mais tendo como companheiro de equipe Airton Senna. Ainda mais quando, do lado oposto, Mansell em uma equipe top na Indy, barbarizava em uma das melhores disputas da história do automobilismo de fórmulas, que foi aquela de 1993 na Indy entre Fittipaldi e Mansell. Pois é, ele tinha tudo para dar errado. Acredito que a demissão antecipada dele tenha sido um erro gigantesco, um dos maiores que já houve. Por que contratar um piloto para demiti-lo, se ele fez exatamente o que se esperava dele? Alguém esperava que a Mc Laren ia vencer naquele ano? O Senna venceu e fez um campeonato descente, mas ele já era o Senna, cheio de malandragem, e só venceu encima dos erros dos outros. E o Senna é o Senna também, uma lenda. Alguém esperava o que do Andretti em 1993? Se ele tivesse ficado mais tempo na categoria, poderia ter tido futuro bem melhor. Ele é do mesmo nível de D. Hill, Coutlard, Hakkinen, poderia até ter conseguidos algumas dezenas de vitórias e ter disputados com chances reais dois ou três títulos e ter guardado pelo menos um deles em sua estante. E por que não foi assim? Acho que sua entrevista é, nesse sentido, reveladora, foi uma bruta jogada de marketing. Mansell, já no auge da sua capacidade como piloto, na sua experiência e na sua idade, se deu bem, já um jovem campeão dos EUA deu a merda que deu. Ninguém da Europa levou a sério o automobilismo norte-americano depois disso. Mesmo que eles tenham revelado ao mundo pilotos como J. Villeneuve e Montoya, que não foram nenhum Schumacher, mas também foram pilotos acima da média, que, se não fosse a merda do domínio louco e único que Schumacher impôs a categoria, poderiam ter sido bi ou tri-campeões do mundo, sem nenhum exagero, porque tinham braço para isso. Pois é, encerrando essa conversa de bar, acho que Andretti só se fudeu mesmo em ter ido para uma equipe que não o queria — mas que merda é essa de equipe que contrata alguém só para fudê-lo? Mas o foda disso tudo, é que pra F1 foi um ótimo negócio, o melhor piloto norte-americano foi um fiasco entre os pilotos da F1. É uma injustiça do caralho, e mascarado por números!

Rick24
Rick24
Reply to  MAteus
10 anos atrás

Um pouco menos de palavrão amigo. Seu texto até que estava legal!

Regis Ferreira
Regis Ferreira
Reply to  Rick24
10 anos atrás

Ele que pediu para sair

Max
Max
Reply to  MAteus
10 anos atrás

Sobre o Senna em 93 “só venceu em cima dos erros dos outros” tem os GPs na íntegra na internet. Veja e mude suas fantasias…

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Não entendo, se ninguem da McLaren queria ele lá, como ele foi parar na McLaren?

Pereira
Pereira
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Tenho a mesma dúvida.

Mauricio MCJ
Mauricio MCJ
Reply to  Pereira
10 anos atrás

Patrocínio queria

Angelo
10 anos atrás

Flávio, é verdade! Seu blog enviou um malware assim que cliquei. Contate seu “expert” em TI, agente sempre tem que ter um!!!

Abraço

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

A vida inteira largando na Indy em movimento,aí vai para F1 sem treino e vapara as largadas
parado, deu noque deu, mas de modo geral não deram tempo pra êle de adaptar.

JP
JP
10 anos atrás

Respeito o cara. Foi um fiasco na F-1 mas na Indy era fera, e isso já vale.

Regis Ferreira
Regis Ferreira
10 anos atrás

A equipe não ficou “contra” o Andretti por politicagem. A equipe tomou uma postura de não ser tão solicita a ele porque Andretti não quis morar não quis morar na Europa e assim visitar a fábrica da equipe várias vezes na semana e Hakkinen na condição de reserva sempre estava presente. Sobre a esposa de Andretti, o problema era que ela queria ouvir as conversas entre equipe e piloto, algo comum na Indy, mas impensável para Ron Dennis. Andretti quando soube da demissão ao invés de ficar até o fim para no próximo ano conseguir uma equipe preferiu voltar para casa. Ron Dennis também havia prometido um contrato de dois ano e não cumpriu com as palavras e isso também aborreceu Andretti.

gilles
gilles
10 anos atrás

Ciao Flavio, estou ficando velho, na minha epoca piloto era piloto e os Andrettis, pai,filho e neto,sao uma historia no automobilismo, assim como a a familia Fittipaldi, Ferrari, etc…, o que temos hoje devemos a eles. Abraços.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Brincadeiras a parte… mas os “americanos são muito melhores”.

Esses caras curtem o que fazem e acredito mesmo nas palavras do Michel… por lá o automobilismo não deixará nunca de ser um negocio… mas um negocio onde as pessoas e o publico se divertem.

Essa Família Andretti como os Fittipaldi formam uma verdadeira dinastia do Automobilismo… um automobilismo de vitórias… que venha o Pietro…

Imperador

joaoleopires
10 anos atrás

Andretti não conseguiu ser feliz na F1…definitivamente sua carreira curta foi marcada por batidas no começo das provas!!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
10 anos atrás

Sinceramente, não acredito!!!!!!!!!!!!!!!

Sempre li aqui e em outras fontes confiáveis, que Senna era mesmo um cara estremamente egoísta, chorão, reclamão e invejoso acima de tudo!!!!!!!!!!!!!!! então eu só posso concluir duas coisas: ou o Andretti é muito ruim mesmo e só por isso o senninha percebeu e quis tratar ele bem – por exemplo, ele gostava de ter amigos como Jony Damfris ou então o nosso eterno Nakagima!!!!!!!!!! mais quando ele tinha pilotos bons de verdade ao lado dele, como de angelis e prost, ele prejudicava, mentia, sacaneava, ou ainda, vetava, como fes com o warwick que na minha opinião podia ser campeão na lotus no lugar dele!!!!!!!!!!!!!!

a outra hipótese que eu acho possível, é de o Andretti ter algum benefício do insitituto, só isso explica!!!!!!!!!!

Felipe Casas
Felipe Casas
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

amigão.. opinioes a parte, aprende a escrever, por favor.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Felipe Casas
10 anos atrás

Desculpa, viúva!!!!!!!!!!!!!! Apenas emito minha opinião, e você invés de responder – porque não tem resposta né??????? – prefere me ofender pessoalmente!!!!!!!!!!!!!

Felipe Casas
Felipe Casas
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

pessoalmente, pelo computador? nao sou viuva. nem defendi ninguem e nao ofendi ninguem.

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Felipe Casas
10 anos atrás

Caro Roberto, percebo que você ouviu dizer.. e isso faz toda a diferença após duas décadas.
Quem conta um conto aumenta um ponto, e deu no que deu só escuto criticas para o Senna, parece que se esqueceram do que fez, da história incrivel que escreveu nas pistas.

Imagino o que vão falar do Vettel, Alonso, daqui ha 20 anos, se esta máxima recorrer, e com certeza vai.

Bom sou Piquetista roxo ponto, e sempre me divirto com os comentários de pessoas que “ouviram dizer” que o Senna era um FDP etc.. e tal.

Na minha opinião ele era igual a qualquer piloto sem novidades a exceção é que foi um do pilotos mais tecnicos e rápidos de sua época, centrado ao extremo, é usado como exemplo e escola pelos pilotos ha décadas, muito embora para mim Nelson Piquet foi sempre o melhor..

E como morto não pode se defender!!, respeitosamente reporto que não acho muito correto este modus operandv de passar a bola para frente de algo que você “ouviu dizer”, e certamente sequer vivenciou.

Minha opinião pessoal

João Carrieri
João Carrieri
Reply to  Felipe Casas
10 anos atrás

E não seria “aprenda a escrever”?

Felipe Casas
Felipe Casas
Reply to  João Carrieri
10 anos atrás

seria. obrigado

André Camara
André Camara
Reply to  João Carrieri
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Verde
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Jony Damfris é um amigão, de fato.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Verde
10 anos atrás

certeza, né Verde?????????? O cara era ruim demais, aí o Senna protegia!!!!!!!!!!!!!!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Roberto, é por isso que você, na maioria de seus comentários, “vomita” com os dedos cada vez que tecla suas bobagens…
Velho invejoso e frustado, não conhece nada da F1, só escreve m………

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Desculpe querida viúva!!!!!!!!!! Agora, porque me chama de velho????????? Velho pra mim são essas viúvas!!!!!!!!!!!!! Eu vejo F1 desde 1994, quando vi Schumacher chegar na F1 e detonar todos!!!!!!!!!!!!!!!! Eu só falo do que vejo, do que sei, do que investigo!!!!!!!!!!!!!!!

Jr.
Jr.
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Por isso que vc escreve tanta bobagem, se acompanhasse a F1 antes, talvez tivesse um pouco mais de senso crítico ao vomitar e cagar pelo teclado.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Roberto, é mais um post que vc mete pau no Senna, por isso que é um idiota mor e um velho frustado (vc já falou que tem mais de 50)…
Desafio vc a levantar os comentários de todos os companheiros de equipe de Senna (exceto é claro o Prost devido a “rivalidade”) sobre “companheirismo”.
– Veja o que o Hakkinen falou o quanto a experiência de Senna o ajudou para ganhar 2 títulos;
– Veja o que o Berger falou;
– Veja o que o Hill falou;
– Nakagima;
e no caso do Andretti o burrão (estou falando de vc) já distorceu…
Se o Senna queria toda a atenção, ter os melhores engenheiros etc é totalmente diferente de ser companheiro…
Seu “alemão” era bem companheiro tb…
Aprenda a escrever e tb de conhecer um pouco de F1, pois não conhece nada…

Guilherme
Guilherme
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

É esse tipo de comentário que o Flávio considera relevantes para o blog dele… Agora, vai lá, experimenta posta UMA crítica ou discordância.

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Na minha opinião e eu testemunhei toda esta época, se o Warick fosse tão alto nível assim como aventou, teria vencido nos anos que se seguiram nunca fez uma pole, nunca venceu uma corrida, assim como muitos nada fizeram durante toda a era da formula 1 passada ou moderna. Se o cara é um Ás pode perder hoje e ser campeão depois, basta um bólido decente, mas Derek nada fez, logo chamar o Warwick de top seria o mesmo que aplicar o mesmo adjetivo para um Maldonado, . Pilotos são pilotos.. e Ases são ases.. cuidado para não confundir pois a diferença entre estes dois universos são contados em décimos de segundo..

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Burn Baby Burn
10 anos atrás

Não disse que Derek era um ás, burn Baby!!!!!!!!!! Ás, que é a primeira carta do baralho, só SCHUMACHER!!!!!!!!!!!!!! E olha, ÁS de OUROS HEIN??????????!!!!!!!!!!!!

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Concordo amigo Roberto e respeito tua opinião, mas em minha opinião o Ás “Number One” foi o Fangio “El Maestro” sem sombra de Dúvidas!! Imagine ser campeão cinco vezes pilotado por cinco equipes diferentes “Record que o Michael nem ninguém conseguiu e conseguirá igualar jamais” Aliás tudo isso obtido acima dos 40 anos, outro Record, o Michael até tentou voltar mais velho, e o que vimos foi infelizmente um fracasso, e olha que eu torci para o alemão quando ele voltou, queria muito ver sua maestria de volta, mas “La casilha cajo”. Diferente de Fangio, um senhor de quarenta e poucos anos, pilotando bólidos que mal freavam, em circuitos mal sinalizados, enormes, perigosíssimos, verdadeiras arapucas que ceifaram muitas vidas, onde não haviam áreas de escape, sem cambio manual, sem gerenciamento computadorizado por computador, sem asas móveis, sem cinto de segurança, e um capacete que mais parecia uma frasqueira? Este cara era um bota, macho para kct.

Existe um vídeo incrível gravado em 1978 que as vezes assisto e me divirto com ele, erq apara ser uma corrida de uma corrida de demonstração, entre os oponentes Jack Brabhan com uma lótus, deram a largada e o velho Fangio com 66 anos de idade..um vovô, parte para cima de Babham com tudo, como se aquela corridinha de exibição fosse a corrida da vida dele, pilotou tudo que sabia o “velhote” uma performance que arrepia só de ver..

Mas claro aquela lótus era mais moderna, mais leve freios a disco centro gravitacional mais baixo, pneus largos, mais leve, e levava vantagem e levou mesmo.. Mas Babhan teve que suar a camisa para andar na frente do velho Fangio. Você passa a torcer para ele automaticamente.

E com isso se percebe a ponta do iceberg.. A centelha mágica “já na terceira idade” do que foi o talento do Fangio.

Este sabia tudo e mais um pouco e levou este grande segredo para as alturas.

http://www.youtube.com/watch?v=cVggt1fv34c

Mas fecho contigo irmão: o Michael foi um Ás e encabeça do segundo lugar para baixo devido a “penca de títulos” que obteve alguns excepcionais.. outros sonolentos sem pilotos de nível para os embates e dois muito suspeitos.. Entretanto foi o que mais ganhou títulos, e merece fazer parte deste grupo seleto de Áses, caras que baixavam a bota na medida certa, campeões que se eternizaram na história da F1 pela diferença que faziam sobre os demais nos centésimos e milésimos que tiravam na pista, gente como Prost, Senna, Clark, Rindt, Piquet “Meu ídolo”, Mansell , Piquet , Villeneuve, Lauda, Emerson,

Agora o mais interessante é que no meio dos profissionais da área: pilotos e jornalistas especializados o embate é completamente diferente de nós, lúdicos mortais, aliás, saiu uma matéria na CNN no ano passado, uma matéria cujo teor muito me surpreendeu, e que merece ser lida..

http://edition.cnn.com/2012/11/23/sport/motorsport/fangio-senna-f1motorsport

Nota importantíssima grande amigo, no grupo dos segundões sou Piquetista roxo de carteirinha. reitero que tudo que escrevi é apenas minha opinião pessoal, e claro respeito a sua igualmente. valeu!.

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Burn Baby Burn
10 anos atrás

desculpem a redundancia “gerenciamento computadorizado por computador” e demais erros. Não me ative na correção.. escrevi postei foi..

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Burn Baby Burn
10 anos atrás

Bom, Burn Baby!!!!!!!!!!!!!!!!

Pelo menos você não acha o Sena melhor, e isso pra mim já é um grandioso mérito!!!!!!!!!!! Em fim, acho que se alguém não considera ele o melhor, a pessoa já merece o respeito, independente de quem ache melhor!!!!!!!! Ou seja, se vc acha fangio, prost, piquet, clark, moss, vettel, beleza!!!!!!!!!! Só não pode achar senna, por que aí é uma viuvez!!!!!!!!!

mas bom, agora, posso discordar de você!!!!!!!!!!!! fangio ganhou velho e tal, mais é bem diferente do caso do Schumy!!!!!!!!!! primeiro porque o schumy ficou muito tempo longe e voltou, em quanto que o Fangio ficou correndo!!!!!!!! além disso, o fangio era velho contra um monte de velho também, já o schumy, encarava pilotos muito mais novos!!!!!!!!!!

e não entendi o que você falou sobre dois “títulos bem questionáveis”!!!!!!!!!! sobre sonolentos, imagino, pra inveja dos outros, mas os pilotos não eram ruims, o Schumacher que era muito melhor, o Flavio disse isso numa coluna, que os caras eram boms, mas o Schumacher era tão mais tão bom, que fazia eles parecer menos boms!!!!!!!!!!!

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Grande Roberto, gostei do teu post, reitero grande irmão que soi Piquetista roxo por devoção, logo amigo “viúva” não seria o “adjetivo” indicado para mim , se houver um apelido para os fans do Piquet eu incorporo ok rsrs.

Bom vamos falar sobre o que foi Schumacher e para isso 1994 foi o ano chave para isso, e eu testemunhei tudo aquilo, na minha opinião de fanático ppr formula 1 o ano do tira teima, sem sombra de dúvidas seria a melhor temporada de todos os tempos que eu iria contemplar.

Imagine o jovem Schumaquer versus o tri mundial Senna, que não vivenciou aquela época na maturidade sequer pode dimensionar a importância deste duelo, que com certeza iria ditar quem seria o candidato a suplantar os 5 titulos do Fangio, após Prost ter abdicado da carreira definitivamente.

A temporada se inicia e Senna tinha um carro problemático, uma Willians despojada daquela tecnologia na suspensão ativa “desenvolvida pelo Piquet tempos atraz” que tornou aquele bólido como um dos melhores de todos os tempos assim como a Ferrari do Schumacher ou a atual RED de Vettel – imbatível – http://www.youtube.com/watch?v=sjbc1tmKi6g

Mas em 1994, a Willians não era mais esta espaconave devoradora de corridas, ao contrário era um carro que voltava forçosamente pelo novo regulamento para a suspensão convencional, um carro difícil de pilotar no inicio da temporada, pois a willians precisou que voltar a estaca zero para desenvolver o carro novamente, após toda aquele hegemonia, e claro que este carro “esquife” sobrou para o Senna..

Pondero até hoje se o Airton tivesse pilotado a Willians com esta suspensão ativa, rsrs e acho que foi justamente por isso que a Fia proibiu esta tecnologia em 1994

Voltando ao The Duel o que foi possível perceber neste embate é que Schumacher vence os três primeiros GPS, e hoje todos sabem que obteve vantagem por um procedimento fora do regulamento , quando o “gangster banido da F1” Briatore resolveu retirar a tela de proteção do bocal de abastecimento para obter um tempo mais rápido nos abastecimentos, o que propiciou certa vantagem nas três primeiras provas, e que depois foi descoberto através de uma quase tragédia para seu companheiro de esquipe Jos – http://www.youtube.com/watch?v=o2_DfKVTjzA mas isto é fato não tenho que discutir apenas conceder relevancia ao que foi a temporada de 1994.

Bom.. resumindo minha linha de pensamento para não estender demais

Senna morreu San Marino abrindo as portas para Michael colecionar todos estes títulos, pondero assim porque Damon Hill que assumiu a posição de primeiro piloto, e que todos sabemos não é um piloto deste nível, quase derrotou Michael no fim da temporada, isto porque a equipe Willians conseguiu finalmente evoluir o bólido longo de 1994, devolvendo a Hill um carro competitivo para este embate. Que foi vencido por Michel por apenas um ponto, na Austrália daquela “forma esquisita” que todos já sabem – http://www.youtube.com/watch?v=kW0t4Ug11v8

O que é relevante é que se modesto Damon Hill consegue chegar no final da temporada com apenas 1 ponto de diferença.

Então se não tivesse espocado na tamburello 8 meses antes.. como teria chegado o Senna no final da temporada? Sinceramente !! teria vencido em com uma boa vantagem nos pontos, .

Com certeza teria sido o campeão obviamente., e se não fosse teria sido no ano seguinte, como Hill conseguiu e Villeneuve filho também.. e Senna teria sido 5 vezes comapeão ou 6 vezes campeão.. isto é matempatica pura iria acontecer.. e com certeza o namoro entre Ferrari e Sena teria acontecido, ou talvez não, talvez o Michael tivesse entrado na Ferrari e conseguido vencer mais títulos e finalmente obteria 5 titulos ou seis , e talvez ambosnteriam hoje 6 titulos cada um..

Logo penso que, se o Senna não tivesse morrido em 1994, não teríamos com certeza um Michael repleto de títulos mundiais referencia única de melhor piloto do mundo..

Por isso que me refiro a temporada de 1994, e a tragédia de san marino, como itens o mais relevantes que muitos sequer pensam a respeito.

Não sou reporter esécializado, escrevi o que meus olhos testeminharam, e pondero e isto é minha opinião pessoal que perdemos naquela temporada a chance de contemplar um dos duelos por títulos mais acirrados da história, justamente por causa do que o futuro iria propiciar..

Uma pena realmente..

Valeu Brother

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Burn Baby Burn..
10 anos atrás

Existe um apelido, caro Burn, para os fãs de Piquet:

“Desquitadas”.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

coll man rsrsr

Nelson
Nelson
Reply to  Burn Baby Burn
10 anos atrás

Burn: este video do Fangio foi espetacular, não tinha conhecimento dele. Todos deveriam assistir!!!

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Grande Nelson, realmente este vídeo é incrivel não é mesmo.. Ver o Fangio partindo para o pau, para o tudo ou nada.. sem medo de erra, ou batwer ou morrer, afinal pilotar um bólido de mais de 50 anos de idade é sempre asrriscado. E o que vemos neste vídeo é de arrepiar.. Por isso que Fangio para mim foi o maior de todos..minha opinião pessoal claro..abraços amigo!!

Andre Luiz
Andre Luiz
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Se o Roberto Andrade escreveu e o MIchael Andretti falou é claro que fico com a opinião do fã de esportes, investigador nato, desbravador, especialista em comportamento humano, caçador de patriotas ou como dizem pachecos. Ainda bem que fontes confiáveis como a do Roberto sempre nos trará as verdades dos fatos e espero o dia que terminará suas investigações das possíveis entregas de corridas para favorecer o falecido piloto brasileiro.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Andre Luiz
10 anos atrás

Valeu Andre Luiz!!!!!!!!!!! Tamo junto, vamos desmascarar esse Senna!!!!!!!!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Pitz, ele acreditou…

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

Do que você está falando Mauricio?????????? já sei, viúva invejosa, não esqueça que primeiro de maio tá chegando!!!!!!!!!!!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Não sei quem é mais besta – o “investigador nato” Roberto Andrade (putz este foi a melhor) ou seu seguidores…
Roberto Andrade já escreveu que tem mais de 50 anos, logo é um velho frustado…

Alberto
Alberto
Reply to  Andre Luiz
10 anos atrás

Roberto Nadrade, você não percebeu a ironia do post do Andre Luiz?Você é um velho burro demais.

Fred
Fred
Reply to  Roberto Andrade
10 anos atrás

Se o senhor acha que o Derek Warwick poeria ter sido campeão de F1,imagino que esteja inconsolável com a ausência do grande Narain Kerthikeyan na atual temporada.

Leonardo
Leonardo
10 anos atrás

Boa entrevista, mas as perguntas mais importantes, sobre os detalhes que levaram a não dar certo, ele não quis responder.

Diogo
Diogo
10 anos atrás

A impressão que dá, pela fala do Michael, é que a contratação dele foi uma jogada para mostrar que os pilotos da F1 são melhores que os da Indy. O Mansell deu um banho nos EUA enquanto o Andretti fazia fiasco na Europa.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Diogo
10 anos atrás

Exatamente.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
Reply to  Diogo
10 anos atrás

Isso mesmo !

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Roberto Martinez
10 anos atrás

Eu tinha esta impressão tambem,mas no ano passado um ex piloto da F1 que durante sua longa carreira sempre chorou dizendo ter sido sacaneado,podado e outras desculpas mais,foi para Indy e nada,nada,nada fez , alem de andar lá no fim da fila e desculpa de carro não cola pois são os mesmos chassis para todos e potencias semelhantes no motor,para quem acreditava na balela do “grande Acertador” pode ver, com menos Pachequismo e mais realismo que o “piloto “não era tão bom assim!!!
Tambem acredito que o Andretti deve ter tido outro tipo de problema que não os de pilotagem pura,pois os carros da Indy por serem tecnologicamente mais atrasados e mais pesados que os F1, por tanto mais dificeis de conduzir não deveriam trazer problemas de pilotagem para um piloto que sempre foi vencedor na sua categoria de origem.

Jr.
Jr.
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

Ôpa companheiro, agora você falou uma grande bobagem.

Na época, eram disponíveis dois chassis (Lola e Reynard); quatro motores (Honda, Ford, Mercedes-Benz e Toyota), e duas marcas de pneus (Firestone e Goodyear).

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Diogo
10 anos atrás

Pode ser mesmo. Não há dúvidas que o Michael guiava muito bem.
Tentaram fazer uma comparação direta entre o melhor da F1 e um dos Melhores da Indy.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Diogo
10 anos atrás

E o que dizer do Jacques Villeneuve?

Conforme disse o Michael Andretti, ele teve a opção certa, no momento certo, com a equipe certa, tendo o apoio necessário….

Luiz Souza
Luiz Souza
Reply to  Diogo
10 anos atrás

Exatamente.
Uma jogada na época que a Indy era muiiiiito forte comercialmente.
A F1 queria mostrar para todo mundo onde estavam os melhores pilotos.

Mansell deitando lá nos EUA e o Andretti se ferrando na F1

Rick24
Rick24
Reply to  Diogo
10 anos atrás

Perfeita leitura dos fatos!

Maxwell Barbosa Medeiros
Maxwell Barbosa Medeiros
Reply to  Diogo
10 anos atrás

Anos mais tarde um campeão da Indy seria campeão de F1: Jaques Villeneuve.
Que irônico!

Gerson
Gerson
Reply to  Maxwell Barbosa Medeiros
10 anos atrás

E depois nunca mais foi campeão de nada, nem na Indy.

Época de vacas magríssimas na F1, fundo do poço técnico e de talentos, com figuras como Jacques Villeneuve e Damon Hill sagrando-se campeões. Era isso aí o Hakkinen e só o Schumacher de GRANDE piloto.

Só começou mesmo a ter graça quando Alonso chegou na Renault. o começo de novos tempos na F1.

Hoje Villeneuve é mais comentado pela sua ranhetice ao comentar algum piloto ou na sua tentativa mais patética que a do Barrichello, de voltar a correr pela F1.

Mike
Mike
Reply to  Diogo
10 anos atrás

Nada a ver. A contratação dele pela McLaren teve por objetivo agradar à Ford, para conseguir desconto na compra dos motores para 1993 e/ou conseguir a mesma revisão dos motores fornecidos à Benetton. Lembrem-se de que até 1992 a McLaren recebia os Honda de graça, e ter que pagar pelos Ford em 1993 quebrou o caixa da equipe, o que é uma pena, pois o MP4/8 era um bom carro e com mais desenvolvimento (e se tivesse contado com os Ford de última geração desde o início do campeonato), poderia ter equilibrado o jogo com as Williams, afinal a equipe tinha um grande diferencial: Senna.

Como a McLaren não conseguiu o desconto nos motores, assim que obteve a última especificação dos mesmos (a partir do GP da Inglaterra) era só questão de tempo para o Andretti ser chutado – Ron Dennis sempre preferiu que o segundo piloto em 1993 fosse Mika Hakkinen. Michael Andretti é um ótimo piloto, se tivesse chegado à F1 com mais suporte e testes poderia ter se destacado bem mais, a exemplo do que aconteceu com o Jacques Villeneuve, que teve todo o suporte da Williams em 1996.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Diogo
10 anos atrás

Pode ser …
Mas uma coisa Bernie, seus asseclas (se é que ele realmente os tenha) e a FIA tem que engolir:
Espetáculo, show, corrida, evento, “culto” ao esporte a motor, público, história …. como as 500 Milhas de Indianápolis, a F1 está muito, muito longe.
Chuuupa Bernie! … rsrsrsrsss

Gerson
Gerson
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

É mas eles não tem Mônaco nem Spa Francorchamps… e correm em circuitos “de rua” improvisados em pista de aeroporto com asfalto soltando pedaços…sem contar “correr” no sambódromo!

Muito “show” mesmo!…

Nelson
Nelson
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Qualquer piloto medio da F1 é tao bom ou melhor que os melhores da Indy.

A.Vandelay
A.Vandelay
10 anos atrás

É, mas bem que ele punhalou o pobre MP4/8, também. Ave…

José San Pedro
10 anos atrás

todos desejam chegar na f1….chegam lá, não são competitivos…saem ou são mandados embora por algum motivo e ai começam falar mal da categoria, que aquilo lá não presta…que não é corrida, etc etc…e a elogiar a categoria que os recebe….

acho que é dor de cotovelo, mais do que outra coisa…nunca escutei ao schumacher, alonso, hamilton, vettel, e muitos outros falando mal da f1…por que será???

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
Reply to  José San Pedro
10 anos atrás

Alto lá
, o Andretti foi vitima sim, realmente fizeram tudo nas coxa pra ele ir pra lá, como jogada de marketing, e quem lembra, quem acompanhava a F1 sabia que a mclaren tava uma carroça naquele ano, por o coitado na fogueira sem treinar nem nada é sacanagem
e nao entendo pq reclamam tanto, no gp da Italia ele fez podio, cacilda..

Alexandre Bessa
Alexandre Bessa
10 anos atrás

Foi exatamente o que ocorreu com o nosso herói Bruno Senna… Politicagem!

Ricardo de Bittencourt
Ricardo de Bittencourt
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

Nosso herói?

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Alexandre Bessa
10 anos atrás

“…nosso herói Bruno Senna…”
MÉLLL DÉÉÉÉÉÉLLLLSSS, ganhei o o dia !!!!!

Marco Lazzeri
Marco Lazzeri
10 anos atrás

Correndo o risco de tomar um esculacho: não sei se você viu, mas há uma letra trocada no nome dele no título.

Mário
Mário
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

É incrível como a galera já espera um “esculacho” do blogueiro. O pessoal faz o comentário esperando a patada. kkkk

Nery
Nery
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkk
A galera se peida de medo de tomar um coice!!

O baixinho bota ordem na casa! aha

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
10 anos atrás

Flavio, corrige o sobrenome do Michael Andretti na chamada da matéria!!!!!!

Anderson
Anderson
10 anos atrás

Sinceramente, ele não precisava da F1 no currículo dele. Já é lenda na Indy. A F1 deve ficar pros esbanjadores europeus e metidos a europeus. F1 já não é lugar pros melhores pilotos, mas sim pros que tem mais dinheiro.

Tiago
Tiago
Reply to  Anderson
10 anos atrás

Quando andam do meio pra tras do grid, os ponteiros, são realmente os melhores do mundo!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Tiago
10 anos atrás

Tiago, concordo em parte, a F1 realmente tem ótimos pilotos da metade do pelotão para frente, mas o melhor piloto de todos atualmente, aquele que controla uma máquina potente com coragem e perícia, em alta velocidade, andando sempre mais rápido que seus adversários, em quaisquer condições de terreno/pista e condições atmosféricas, para mim se chama Sébastien Loeb!
Atualmente, acho difícil alguém melhor que ele.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Anderson
10 anos atrás

Desculpe me mas esbanjador é quem usa motores a gasolina em caminhonetes gigantescas tipo Ford F 150 Raptor ,6.9 litros para só 411 hp(melhor consumo 4.8 KM/l) enquanto um motor AUDI,Mercedes,BMW ou Porsche atingem tal potência com menos de 3.5 l (atual Porsche 911 gt 3 – 3.6 l e 475 hp) e com consumo sempre superiores a 8 km/l em uso esportivo leve.

Diogo
Diogo
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

Esbanjador nos gastos com automobilismo. A Indy, hoje, é mais barata do que a GP2.

Nelson
Nelson
Reply to  Anderson
10 anos atrás

Talvez tenha razão, visto que o grande HHuubbeennss saiu da F1 e quebrou a cara na indy, andando atrás de varios novatos desconhecidos. Mas na verdade trata-se de 2 pilotos bem limitados.