TIÃO, MEU FILHO

SÃO PAULO (esses jovens) – Na coluna Warm Up de hoje, uma simpática cartinha para Vettel — que já disse, em entrevistas, que não usa Twitter, Facebook, nada; assim, deve ler cartas. Um trecho:

selalemaoMas entendo a sua vontade de ganhar. E entendo que você não gosta do cara. Também achei que ele quase te fodeu em Interlagos no ano passado. Desculpe os termos. Eu poderia usar “prejudicou”, por exemplo. Mas, na verdade, ele quase te fodeu, mesmo, naquela espremida no muro. Isso não é coisa de parceiro. Meu amigo aqui lembrou que, no rádio, eu chamei o cara de “retardado” quando o vi  te apertando daquele jeito idiota, na última corrida do ano, você lutando pelo título. E teve o lance da Turquia em 2010, claro que lembro. Duas antas, eu disse na hora. Vocês nunca se deram bem.

Para ler na íntegra, é só clicar aqui.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jarzombek
Jarzombek
10 anos atrás

Isso mesmo, se combinou alguma coisa, tem que ser homem para cumprir!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
10 anos atrás

Parece que muita gente realmente não entendeu, tanto que estão pleiteando punição ao Webber por atitudes anteriores que já foram “julgadas” e ele “absolvido”. Como se Isso também fizesse parte do combinado, querem julgá-lo outra vez e, pelo jeito, outra, outra e outras. Sem mais.
Abs.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Anselmo Coyote
10 anos atrás

Corrigindo: não querem julgá-lo. Querem puni-lo indefinidamente mesmo tendo ele sido inocentado no momento próprio pelas pessoas a quem cabiam julgá-lo. Sem mais (agora sim). Abs.

Freddy
Freddy
10 anos atrás

Sou ferrarista oq quer dizer que nao nutro qualquer simpatia pelos pilotos da Red Bull. porem acho que devo deixar uma sugestão Flávio…sei q gostas do piloto em questão, mas ainda acredito q este é o esporte dos gentlemans…considerando isto vc poderia mudar de Tião Alemão, pra Covardão Alemão…bateu em quem estava caído…isso não é papel de homem…e sim de moleque mimadinho…

Nico
Nico
10 anos atrás

E o Webber não vai ser punido por prensar o adversário no muro?
Na Hungria 2011 houve a tal de punição…

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Flavio, ótimo texto, como sempre. Bravo!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
10 anos atrás

“Combinou tem que cumprir.”. Eis a questão.
Compromissos são coisas sérias. A palavra empenhada é coisa séria. Isso é machismo, demonstração de valentia e tantas outras expressões que visam apenas validar o descumprimento. Outros desfiarão um sem número de justificativas de um novelo em que valem até levantar defuntos, como a atitude do Webber no GP do Brasil. Mas não justifica, porque comprometer-se é manifestar-se positiva e livremente, quando se poderia simplesmente dizer: não, não concordo. Por que compromissos são coisas sérias? Porque são firmados para trazer segurança (e às vezes exemplos quando se está educando um filho, por exemplo). Uma pessoa que não cumpre a palavra dada, além de se tornar no mínimo ridículo aos olhos de pessoas de bem, acaba por dizer de si mesma muito mais do que pretendia. Molecagem tem hora.
Abs.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Na próxima temporada, com certeza, veremos um segundo piloto mais obediente na Red Bull.

gilles
gilles
10 anos atrás

Ciao Flavio, otimo texto, mas e tudo uma “palhaçada” para a midia, o campeonato nem começou e ja começam as brigas. Me “ricordo” em Monza 1973, o Emerson ainda tinha chances de ser campeao, o Petersom na frente e o Emerson em segundo, o Colin Chapman, o chefe da Lotus poderia dizer ao Peterson para o Emerson passar, nao fez . O Emerson perdeu o campeonato, ficou “puto” e foi para a Mclaren, Simples nao. Abraços.

Augusto
Augusto
10 anos atrás
FAB1000
FAB1000
10 anos atrás

Eu não costumo entrar apenas para elogiar, parece babação de ovo, mas tive que vir parabeniza-lo pelo texto, que é um dos melhores que já li você redigir, expondo com uma clareza quase imaculada os motivos do imbróglio. O combinado, se desfeito durante, é sacanagem, em qualquer situação das nossas vidas.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Provavelmente Vettel não esqueceu que Webber também ignorou ordens de equipe no passado, a diferença é que Mark não conseguiu passar o alemão quando tinha carro mais rápido.

Grande Premio da Grã-Bretanha de 2011, Mark Webber: “É claro que ignorei as ordens da equipe”
http://www.blogdovettel.com/2013/03/mark-webber-em-2011-e-claro-que-ignorei.html

Durante o GP do Brasil 2011, a RBR invetou um problema no carro do alemão, era uma forma de Webber vencer pelo menos uma prova na temporada.

Nem por isso Vettel fez “carnaval” no time, muito menos atacou o companheiro na mídia…

Melhor coisa pra F-1 foi Vettel se rebelar na Malásia, fez isso pra colocar ordem na casa(agora é cada um por si). Webber nunca entregou posições na moleza ao companheiro, então, cada um que faça sua corrida na raça. Nas provas da Inglaterra 2011 e Malásia 2013 eles travaram um duelo duro, mas justo. Teve aquela batida na Turquia 2010, mas a RBR tem que correr riscos e acreditar na habilidade dos seus pilotos, quando algo da errado, a equipe também tem que saber perder. Basta lembrar da disputa entre Button e Lewis no GP do Canadá 2011, Lewis levou a pior…já Button venceu a corrida!

O problema é que do outro lado a Ferrari pensa de forma diferente, Alonso quer mais que Webber e Vettel briguem na pista e que o alemão abandone várias provas. Torce para que o clima fique péssimo na RBR!

Se alguém perguntar para o espanhol o que ele acha de uma disputa franca sem ordens de equipe na RBR, ele com certeza vai disparar:

“Que a RBR deixem seus pilotos brigarem de forma justa em igualdade, eu apoio isso”

Oras, o espanhol não é bobo, quando mais Webber tira pontos do companheiro melhor pra ele. Quando mais o clima fica pesado, mais Vettel é pressionado.

Do outro lado, Alonso controla tudo na Ferrari, se ele não consegue passar Massa na pista, logo o time da um jeito, seja por ordens de equipe ou através de estratégias melhores…Felipe Massa que se foda!

Que graça tem Alonso superar Vettel, ser campeão, dependendo várias vezes do jogo de equipe?

Em 2010 Alonso ganhou de bandeja a liderança de Massa no GP da Alemanha 2010!

Em 2012, nas últimas oito provas o espanhol foi favorecido em quatro provas(ITA/KOR/JPN/BRA), é muita coisa!!! Não me lembro de Webber fazer tantos favores a Vettel, muito pelo contrário, ele espremeu o alemão na largada do GP Brasil.

Sou mais Vettel na disputa, ele conta com Newey mas faz tudo na raça sem depender de pontos de Webber. O canguru já esta virando um Barrichello da vida, se não esta bom, caia fora do time!

Mas porque o Webber não caiu fora antes? Oras, pra onde ele vai? Nos outros times só tem campeões liderando a equipe, não ia adiantar muito mudar de time.

Quem esta devendo é justamente Webber, ele não ganhou porra nenhuma, esta reclamando do que? Webber campeão anos atrás poderia mudar as coisas, chance ele teve…

Faltando apenas duas provas para a decisão em 2010(Brasil e Abu Dhabi) o placar estava totalmente contra o alemão, e a favor de Webber. E é sempre bom lembrar, Vettel venceu o GP Brasil, a RBR podia favorecer Webber naquela prova. Webber exigiu tanto que não tivesse jogo de equipe, que não teve como pedir isso justo quando mais precisava. A equipe deixou a coisa rolar, mesmo vendo Alonso a frente na pontuação:

1-Fernando Alonso,231
2-Mark Webber,220
3-Lewis Hamilton,210
4-Sebastian Vettel,206

Na última prova em Abu Dhabi, Webber tinha ainda sete pontos a frente de Vettel:

1-Fernando Alonso,246
2-Mark Webber,238
3-Sebastian Vettel,231

Fim de campeonato Vettel é campeão, e o melhor de tudo, impede o tricampeonato de Alonso, isso seria uma tragédia para a RBR.

Webber teve sua chance de se impor no time e exigir jogo de equipe a seu favor(mas tinha que ser bem cara de pau), agora não adianta reclamar. Isso que dá ficar reclamando muito, se Webber ficasse CALADO, antes do GP Brasil ele poderia exigir jogo de equipe a favor, agora já era…

Freddy
Freddy
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

O jogo de equipe não tem qualquer ligação com esta situação em especifico… Não torço para nenhum dos dois, porém é importante esclarecer que a questão é q a ordem foi para os dois, um cumpriu e o outro covardemente ignorou, atacando alguém naquele momento indefeso pelo simples fato de ter honrado o compromisso que ambos haviam firmado…na minha terra isso se chama trairagem…esperaria isso de um cara sem escrúpulos como o Hamilton…mas para mim o Vettel se tornou mais um Dick Vigarista com esta história…competitividade sim…covardia não…

Sidney Andreato
10 anos atrás

Olá Flavio

Descobri que a Embratel tem um serviço chamadao… Multi 21!
http://www.embratel.com.br/Embratel02/cda/portal/0,2997,RE_P_10207,00.html

kissa
kissa
10 anos atrás

gostei do selo. Vettel e Webber são o protegido e aquele que não apoia o protegido

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Tião tem que ler esta carta! O cara é fominha demais. Bem, acho que todo o alemão…O canguru tá raivoso e a equipe não tem muita moral para botar ordem no galinheiro.Segura Tião que a coisa está dura pro teu lado! Excelente texto!

guilherme
guilherme
10 anos atrás

Na cobertura da Sky F1, eles entrevistaram o Horner e ele escancarou (como fez na coletiva da FIA): os dois nunca se gostaram, essa é uma realidade da equipe há 4 ou 5 anos, o que nunca afetou o trabalho da Red Bull a julgar pelos resultados. O que muda, completou, é que agora todo mundo sabe, mas pra equipe continua tudo igual e os dois continuam fazendo os briefings como sempre.

Ou seja, aquelas impressões que tínhamos vez ou outra de antipatia entre os dois, questionadas já que o germânico é tão bonzinho e o oceânico é tão tranquilo, eram mesmo o reflexo da relação dos dois.

david moreira
david moreira
10 anos atrás

Posta ai pra gente o video da “esprimida”

Vinicius
Vinicius
Reply to  david moreira
10 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=mEsB57u9KgA

repare aos 05:00 so video quando Webber começa a prensa Vettel no muro e deixa amplo espaço pras duas Ferraris passarem.

André
André
10 anos atrás

Muita coisa pra comentar, mas, por ora, que Webber arrebente!!!!

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

“O Webber iria passar você se recebesse a mesma ordem, tirar o pé para não quebrar ou acabar o pneu? Acho que não.”
Acho que sim, Assim como acho que em Interlagos o Horner chegou para os dois e disse para não disputarem duramente entre si. Se isso tiver ocorrido, Webber não cumpriu.
A única coisa que sei dessa história: ninguém é santo aí.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

E Webber não cumpriu a ordem,pelo contrario,ferrou Vettel desde a largada.
agora Vettel decidiu devolver as “gentilezas´´´de Webber.

Com juros e correção monetária.

Adriano
Adriano
10 anos atrás

No seu comentário sobre o Senna em 89 com Prost, só não disse que Senna não respeitou na segunda largada … pois na primeira respeitou e devido ao acidente que eliminou os principais adversários (Ferrari) o Senna afirmou na época que o combinado era só na primeira … e que Prost se aproveitou para dar de desculpa … é compreensível que você Flavio Gomes puxe a sardinha para o Schumaker e deteste o Senna porque ele não quis te dar uma entrevista exclusiva. Você sempre teve algo pessoal contra ele … e quando este morreu … disse … O cara morreu! evitando falar o nome dele. Meu … não acuse um cara que já morreu e não pode se defender das suas acusações … ficar tocando no nome dele nessas ocasiões reportam ainda mais que é algo pessoal!

Enio Evandro Luchtenberg
Enio Evandro Luchtenberg
10 anos atrás

Aqui em SC isso tem nome. O que o Vettel fez foi paunocuzisse.

Vinicius
Vinicius
10 anos atrás

E Webber não vai fazer nada,é um arregão de marca maior.
só banca o valentão com quem não quer briga ou é fraco.
foi assim com Pizzonia,Wilson,Klien e com o próprio Vettel em 2010.
só que o menini Vettel cresceu amadureceu e agora está muito bem disposto a querer briga com o Marsupial canastrão.
só que Webber não quer briga com quem sabe se defender.

Vinicius
Vinicius
10 anos atrás

Webber sacaneou Vettel trocentas mil vezes.
Agora Vettel decidiu retribuir as “camaradagens´´ que Webber fez pra ele.
e se sou eu que estivesse no lugar do Vettel,faria ainda pior.

Tiago
Tiago
10 anos atrás

Bom textos, sábias palavras de um homem experiente. Mas acho que o rapaz em questão não dará a mínima, não ligou nem pra equipe que o paga, imagina se vai ligar pro que vc escreve. É uma pena, já que vc pode ensinar muitas coisas pra ele né.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Tiago
10 anos atrás

Webber apronta com Vettel e é inocente.
Vettel resolve devolver todas as sacanagens do Webber e é FDP,Arrogante e o Diabo a Quatro.

vai entender…

Talvez precisem relembrar como Webber tratava seus colegas de time na Jaguar,antes de ficarem com peninha dele.