TÔ CONFÚCIO (1)

toconfucio1SÃO PAULO (transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha, viu Hamilton?) – As madrugadas são tristes. Ontem, enquanto me preparava para assistir aos treinos de Xangai, um motorista de um Gol e outro de um caminhão pararam quase à minha janela, no meio da grande avenida, e se estapearam, se esmurraram, talvez tenham se matado — não fiquei para ver, depois que um gritou “larga essa arma!”; chamei a polícia e não sei o que deu.

Queria apenas registrar. Está chato demais viver com tanta violência, hostilidade, truculência.

Registrado.

Quanto aos treinos, se você ainda não sabe Massa cravou todo mundo na segunda sessão com uma volta muito boa na casa de 1min35s. A fase é boa e ele tem de aproveitar. O infame Fábio Seixas informou no seu infame blog que Felipe não liderava uma folha de tempos desde o segundo treino para o GP da Índia de 2011. Não quer dizer nada em termos práticos um primeiro lugar na sexta, mas diz muito em termos de performance e desempenho.

Massa vai buscar na madrugada se classificar à frente de Alonso pela quinta vez seguida, algo que nunca aconteceu na carreira do espanhol. Que, por sua vez, quis fazer graça ontem na entrevista aos espanhóis que perguntaram a ele por que está andando atrás do brasileiro. El Metidón disse que nem estava dormindo por causa disso… Deselegante, mas foda-se, também.

Como fodam-se os dois da Red Bull. Primeiro, aquele mimimi todo na Malásia, Webber com cara de cu, Vettel pedindo desculpas. Agora, o alemãozinho vem com a história da vingança, diz que o australiano nunca ajudou a equipe e que faria o mesmo de novo.

OK, acho muito legal brigar pela vitória, ser um esportista pleno blablablá. Até aí, tudo bem. A única coisa que contesto de Sepang é que Tiãozinho atacou um companheiro indefeso, que atendeu às ordens de sua equipe achando que o outro faria o mesmo. Aí fica mais fácil. Portanto, não mudo minha opinião de que ele foi sacana. Poderia, simplesmente, dizer pelo rádio que iria atacar e que o Canguru que se virasse. Pronto. Mas preferiu tergiversar, contou que não entendeu direito a ordem, por isso pediu desculpas, e depois voltou atrás, disse que não tinha de se desculpar com Webber, mas apenas com a equipe e no fim das contas o resultado de tudo é que o clima entre os dois simplesmente acabou e os rubrotaurinos vão ter de administrar isso até o fim do ano, ou então mandar o australiano saltar em outra freguesia já.

Voltando aos treinos, a Mercedes mostrou muita força durante o tempo todo e vai andar na frente. É candidatíssima ao pódio — ano passado Rosberguinho ganhou essa corrida, lembram? Assim como a Lotus, que fechou o dia em segundo com o tagarela Raikkonen. A Red Bull foi discreta, mas é sempre assim às sextas. Webber quinto, Vettel décimo. Briga boa com quatro times atrás das primeiras posições, portanto, considerando o que fez Massa, também.

No segundo escalão, a Force India manteve o bom desempenho, Button deu algum sinal de vida, Pérez conseguiu bater entrando nos boxes (será que não é nada do que pensávamos?) e Bianchi se colocou no mesmo segundo que Williams, Toro Rosso e Sauber (será que é mais do que pensávamos?).

Classificação às 3 da madrugada. Estou com o dia cheio, volto bem mais tarde.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claidson
Claidson
10 anos atrás

No desafio das estrelas desse ano deu pra ver como o Biachi é bom…ele fazia o kart andar no limite todo o tempo. O rapaz vai assinar com a ferrari no meio do ano se o Massa não andar junto do Alonso tirando pontos dos demais.

Mauro S
Mauro S
10 anos atrás

O Perez bater na entrada dos boxes é dose. Mas não foi também na China, na mesma entrada de boxes, que o Hamilton atolou uma vez?

samuel.aju
samuel.aju
10 anos atrás

Alonso dando piti
seria um belo tempero no campeonato…
Carai cuspa no toba do Seixas por piedade…

Eduardo Britto
Eduardo Britto
10 anos atrás

Me atenho ao início do post. Sou dos (poucos) que ainda acreditam que, para uma cena de violência como essa que descreveu, FG, e que é angustiante, existem milhões de momentos e encontros no trânsito que se resolvem com um aceno de mão, com uma licença de passagem, com um “deixa pra lá”. Portanto, ainda estaríamos distante da selvageria completa… se cenas como essa não fossem transformadas em fato corriqueiro por todas as mídias, do SP TV ao Pulo do Gato, do Jornal das 11 ao Bom Dia São Paulo, gerando um estado geral de tensão. Se a “voltagem sanguinolenta” dos noticiários caisse a níveis razoáveis, a beligerância geral tenderia a cair. Mas aos poucos o que se vê é o contrário: violência vende. Eu já cheguei aos 50… mas como ficará o viver nessa cidade para as minhas filhas?

Cristiano
Cristiano
Reply to  Eduardo Britto
10 anos atrás

Muito verdadeira a sua visão, exibir e explorar as desgraças humanas é o trabalho de alguns infelizes sem consciência, que fazem qualquer coisa por dinheiro. E o pior é que tem gente que gosta desse tipo de coisa. Se assiste é porque gosta. Tenho 40 e não tive filhos, nem terei. Nada contra quem quer ter, mas hoje em dia é complicado.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
Reply to  Cristiano
10 anos atrás

É não é apenas em São Paulo. Chego a pensar que os níveis de violencia na região de Campinas é ainda pior, tamanha a dramatização feita em cima. A impressão de insegurança é cada vez maior.

Bruno
Bruno
Reply to  Eduardo Britto
10 anos atrás

Eduardo, dessa vez a culpa nao é da mídia e dos jornais e etc… Nem os jornais estão gerando um estado geral de tensão.

O que ocorre é que estamos no país das instituições falidas. Ninguem respeita nada, ninguem respeita ninguém. A cidade onde moro já foi modelo de cidade, as pessoas que aqui moram se dizem cultas e politizadas, o Brasil ouve falar do estado que eu moro e acha que é uma maravilha morar aqui. Mas na verdade, temos um índice de homicídios pior que o de Bogotá, Santo Domingo, moscou, Quito e etc… Temos uma taxa de absurdos 37 homicídios Pra cada 100.000 habitantes.

São Paulo, que umas pessoas adoram chamar de modelo no combate a violência, tem uma taxa um pouco menor, de 11homicídios Pra cada 100.000 habitantes. Com uma media de 21 homicídios p 100 mil hab, vivemos em tempos medievais… Países com economias piores, distribuição de renda pior têm um índice muito melhor que o brasil…
Uruguai, Chile, Vietnã, Turquia, Hungria, Polônia, Argentina, todos esses têm índices inferiores a 10.

A impressão que eu tenho é que nos brasileiros estamos nos tornando uns idiotas completos por nao enxergar que crescimento econômico e importância internacional é mto legal, mas nada disso tem valor se ninguém respeita os direitos das pessoas e a vida.

Pior é tentar “tapar o sol com a peneira” e botar a culpa em quem divulga essa situação absurda.

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Alonso sempre será um cuzão, tomara que esse momento do Massa dure o suficiente pra desequilibrar de vez o espanholito… vai tomar Rivotril.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Essas declarações do tipo “não estou nem aí” normalmente escondem o fato de que o cara “está aí” sim. O piti de Alonso após o último GP comprova.
O único cara em que acredito quando diz que “não está nem aí” é o Kimi.

Pedro
Pedro
10 anos atrás

A F1 está cada vez mais imprevisível e divertida, a confusão entre Vettel e Webber foi um item a mais para tornar a temporada ainda mais apimentada.
Ao contrário do FG, creio que da maioria do pessoal do GP, achei a atitude do Vettel, dentro da pista, normal e digna de um grande piloto, achei errado apenas o fato de ele não ter assumido a manobra como normal (para ele) desde o inicio, aquela velha história do politicamente correto, houve um conflito psicológico por seu ato ter causado tamanha repercussão negativa e este não estar preparado para lidar com isso, vide alguns grandes campeões do passado que tiveram atitudes bem piores do que a dele e ninguém mais parece se lembrar.
O Vettel é um excelente piloto, porém lhe faltam duas coisas para se tornar realmente um esportista consagrado e respeitado em todo o mundo: Carisma e personalidade.

Marcio Almeida
Marcio Almeida
10 anos atrás

Flavio,

Voce quer dizer que depois de 2 voltas com o Vettel no cangote, o pobre do Webber não “percebeu” que estava sendo atacado, e manteve o mapeamento do motor como a equipe pediu? É isso mesmo?

Isso não faz o menor sentido. A menos que voce tenha tido acesso a telemetria, e nos mostre aqui no blog, não acreditarei nessa baboseira de Webber “indefeso” …

William
William
Reply to  Marcio Almeida
10 anos atrás

Acredito qu se o Webber estivesse a meia bomba, não teria defendido a posição como foi,acho que ele estava a plena potencia na disputa de posição, pois não foi uma ultrapassagem muito fácil.

Marcio Almeida
Marcio Almeida
Reply to  William
10 anos atrás

Gostaria que alguem me explicasse como 2 carros com diferença tão siginificativa no mapeamento conseguem andar lado a lado em 2 retas longas como as de Sepang…

Felipe Garcia - F2G
Felipe Garcia - F2G
Reply to  Marcio Almeida
10 anos atrás

Concordo com o amigo. Ele até pode ter alterado o mapeamento. Mas na hora que viu o Vettel chegando, virou a “chave” e acelerou. Não conseguiu segurar o cara e começa a choradeira. Corrida é corrida, vence que chega na frente. Essa de jogo de equipe não interessa.

Thiago
Thiago
10 anos atrás

Como eu comentei no post (poust? postagem?) a Ferrari só tem a ganhar com essa “climão maneiro” (também peguei essa do “face”) que está instaurado na equipe dos chifrudos. E o Felipe é que está sabendo aproveitar, tanto para focar no trabalho, quanto para sorrir.

boca
boca
10 anos atrás

Quando foi que, na pista, durante uma corrida, Massa deu pau no Alonso?

Se daqui a 5 corridas o Massa ainda estiver na frente do Alonso no campeonato, aí sim, pode ser que ele fique sem dormir… Mas como dizia um certo capitão:

“Nunca Serão!”

Fabiano
Fabiano
10 anos atrás

Perfeita análise!

– Tiãozinho: sacana
– Canguro: desolado
– Massa: ótima fase
– Ligeirinho: não vale quanto pesa
– Bottina: é pesada

Maurício
Maurício
10 anos atrás

Tergiversar foi boa hein….o sebhor está ficando com a linguagem rebuscada!!!

Raphael Donida
10 anos atrás

Tergiversar Flávio Gomes? Hehhe, fui obrigado a rir, que cara doido…

Fernando Passos
10 anos atrás

Massa sabe que o italiano gosta do esportista raçudo, que luta até o fim, mesmo sabendo das suas limitações. Por isso os italianos se apaixonaram por Schumacher e pelo Alonso. Com essa raça que vem mostrando e consequentes bons resultados, Massa vem ganhando a torcida e equipe como antes.

Se o Alonso não acordar e não “ostentar a sua fibra”, lutar por vitórias e continuar tomando pau do Massa, vai viver no esquema “as tuas glórias vem do passado”. E o presente? Nada! Portanto, Alonso tem que arregar as mangas, juntar seus mecânicos e gritar “vamos a luta, ó campeões”, afnal Alonso não pode esquecer que corre em uma equipe “de tradição e glórias mil”. Se Alonso e a Ferrari não se mexerem, Vettel será “o campeão absoluto deste ano”!

Quanto ao que escreveu, na minha opinião, Webber é um trouxa. Vettel FOI um fdp. Alonso é um esnobe. Hamilton é muito ligeiro (viu que a barca iria afundar e foi correr com a paquita).

Nunca achei Perez um piloto excelente, digno de dirigir uma Ferrari, McLaren ou Red Bull. Como dizem no interior, “fogo de paia”, mas, como diz a música da banda “Metrô”, tudo pode mudar e eu estar errado.

É isso,

Veremos os próximos capitulos.

Abraços

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Sensacional esse título. O post também. Flavio, sempre inspirado e bem informado. Bravo!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

O problema de Massa classificar-se à frente de Alonso, é um só: vai ter que abrir para o espanhol passar, MAIS UMA VEZ (a não ser que Alonso quebre ou se torne retardatário).

E as “traídas” vão ficar iradas, MAIS UMA VEZ.

perna quebrada
perna quebrada
10 anos atrás

Bom, pelo jeito os pilotos mandaram as assessorias se lascarem e resolveram falar o que querem. Bom pra nós.

Alguém vai deixar de comprar uma latinha de Red Bull ou de TNT (aff) pelo que os pilotos falam ou deixam de dizer?

Eu quero mais é que eles se acabem na pista.

O único porém nessa história é que o Massa obedece ordem de equipe.

emerson57
emerson57
10 anos atrás

“El Metidón disse que nem estava dormindo por causa disso…”
flavio,
o melhor da história é que é verdade. o asturiano não está conseguindo dormir com um barulho desses.
-se massa classificar em primeiro e ganhar a corrida estará instalada a crise na ferrari!
e será a terceira crise da f1 este ano, após a da mercedes e da red bull.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Algo me diz que Webber moverá céus, Terra, despachará na encruzilhada um bode inteiro, para se classificar à frente do Vettel. O tom da declaração do alemão após o treino foi de decepção, já Mark parecia ter cravado a pole definitiva do ano, apesar de tratar-se apenas do treino da sexta. Isso mostra a satisfação em bater o companheiro de teto a partir de agora. Meio milésimo de diferença é título pro aussie!

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Na RBR acabou o tal do ‘multi 21’, e na Ferrari acabou o P1-P2?

Assista o vídeo abaixo para entender:

http://charges.uol.com.br/2002/05/28/formula-1-bananas-de-uniformes/

sandro karam
sandro karam
10 anos atrás

Bianchhi botou + de 1s sobre o PIC!!

Nilton
Nilton
10 anos atrás

Essas atitudes do Malonso me fazem cada vez mais torcer para os outros pilotos.
Arrogante, babaca, chorão…

Jose Brabham
Jose Brabham
Reply to  Nilton
10 anos atrás

Exato!

adriano andrade
adriano andrade
Reply to  Jose Brabham
10 anos atrás

mas pilota pra cacete! como pouquíssimos. [ ]s

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Nilton
10 anos atrás

Se fosse brasileiro seria o Senna???

nelson
nelson
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Bobo igual. Só que erra menos!!!

Eddie
Eddie
10 anos atrás

Se o Massa andasse bem com os medio e duros como anda com os macios…. Seria campeão facil

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Tergiversar, caramba, há muito tempo que não lia esta palavra.
O Massa precisa chegar na frente do Alonso no final das corridas, mas isso sabemos que é muito difícil…. mesmo assim é legal vê-lo entre os 3 primeiros.

Neto
Neto
10 anos atrás

Flávio, mas será que o webber vendo volta após volta que o vettel tava chegando nao mudou a posição do botão?! E quando ele atacou aí sim com certeza ele mudou, certo?! O que vc acha

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
10 anos atrás

Boa tarde, Gomes!!

O treino foi top. Acho eu, que a corrida será melhor, ainda.
Se o Samurai tomar bota pro Massa de novo, quero só ver a carinha dele de ninja da espada quebrada.rs

OBSERVADOR
OBSERVADOR
10 anos atrás

Parece que FG insiste com esta história de o WEBER estava coma configuração regulada p/lenta. Pergunto eu novamente, se assim o fosse, o Tião passaria de passagem pelo canguru. Não foi o que aconteceu !!! Foi um pega de quase se não m engano p/2 voltas. Um pega ( rally no vôlei )que há muitos e muitos anos não se viu na Fórmula 1. De prender a respiração !!! FG se fosse isso tudo que estás insinuando, o tricampeão seria o Weber e não o Vettel !!! Correto ??? Se fosse o Massa ou outro qualquer brasileiro não haveria esta inveja toda. Mas é novamente um alemão ( sic ). Pau nele !!!
Quanto a tal vingança ou vendetta que escreveste ontem não há a menor procedência !!! O jornalista que entrevistou o Tião botou as palavras na boca do mesmo. Aí o Vettel falou para o jornalista fofoqueiro: ” entenda como quiser ” e escreva o que você quiser. Foi isso !!! Como todos gostam de uma seleuma ou seja tipo que o ” homem mordeu o cachorro “. Dá muito IBOPE !!! Nada vai tirar os méritos do Tião Alemão, muito menos vindos logo do Brasil.

J Fernando
J Fernando
Reply to  OBSERVADOR
10 anos atrás

Mas como vc é observador!!
Quer dizer então que a RB está tendo esse problemão todo com os dois pilotos por nada? Quer dizer que o Webber não reduziu a potência do motor? E que aquela bobajada de Mult 21 não tem nenhum significado?

Repetindo: com observadores como vc, nem precisamos de comentaristas esportivos…

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Boa tarde a todos. Podem escrever, o Webber, que deve encerrar carreira e ir surfar no final do ano é retardado, ele não conta com a bosta e já mostrou isso outras vezes, e não que vá deliberadamente buscar isso, mas depois das declarações do aprendiz de Dick Vigarista, ele vai por pra f… caso se encontrem na pista…

hendrix
hendrix
10 anos atrás

quer apostar q se o massa estiver na frente do alonso de novo no grid o 1° set de pneu terá problema, como na última corrida
1 bar de diferença num pneu acaba com sua corrida.
registrado.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  hendrix
10 anos atrás

Não apostaria com vc Hendrix, porque vou perder…

Cranio
Cranio
10 anos atrás

Perez?? Hahahah… A Mc Laren dançou… Não ficaria surpreso se ele sair de lá antes do fim do ano. Seria legal ver o Hulk andando por lá…

Massa? Bom… Se ele ficar a mais de 5 posições a frente do Alonso, pode ser que tenha alguma chance. Se não, é só arrancar o lacre do câmbio de novo…

O Bianchi está surpreendendo… Estará na Ferrari no ano que vem…

Red Bull sempre esconde o jogo, mas não parece tão forte na China. Bem capaz do Webber andar na frente do Vettel… Pelo menos o “canguru” deve ficar mais felizinho neste fim de semana.

Paulinho Perca de Sousa
Paulinho Perca de Sousa
10 anos atrás

Massa herói.