TÔ CONFÚCIO (3) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 14 de abril de 2013 - 6:59F-1

TÔ CONFÚCIO (3)

toconfucio3SÃO PAULO (sonhar com o impossível é o primeiro passo para torná-lo possível) – Eu achava que a Ferrari ainda não estava bem o bastante para ganhar corrida. Ledo e ivo engano. Está sim, porque tem um cara como El Fodón ao volante. O espanhol foi soberbo hoje na China. Pé embaixo do começo ao fim, sem perder tempo nas suas voltas depois das paradas e o resultado: fim do jejum de 12 corridas sem vitórias e 31 no currículo. Empatou com Mansell e, agora, só tem menos vitórias que os grandões Schumacher, Prost e Senna.

Três provas, três vencedores diferentes de três equipes diferentes. Como se previa, o campeonato começa mais ou menos como o do ano passado. Com um detalhe nada desprezível: Alonso teve um início de temporada bem pior em 2012, com um carro lamentável. E ainda assim lutou pelo título até o fim. Agora, tem uma caranga bem mais que razoável. Pode não ser um foguete em classificação, mas é honestíssima em ritmo de corrida. E, nessas condições, ele sabe o caminho das pedras.

Meu favorito Raikkonen começou a dançar na largada. Patinou e caiu de segundo para quarto. Depois ainda acertou a traseira de Pérez na 16ª volta e teve de percorrer as demais 40 com o bico todo torto e parte da asa dianteira quebrada. Não afetou tanto assim seu desempenho. Prova de que aquele monte de aletas, aletinhas e aletonas não passa de frescura de projetista. Mesmo assim, terminou em segundo com a pilotagem segura de sempre. Hamilton, meu outro favorito, fechou o pódio. Vai ter dificuldades para vencer enquanto a Mercedes não saciar o apetite de seu carro por borracha. É um dos que mais sofrem com a queda brusca de performance dos pneus. Cruzou a linha 0s2 à frente de Vettel porque o W03 é um come-Pirelli dos infernos. Mas levou mais um troféu para casa. O carro é rápido, bem rápido. E Lewis tem pilotado com cabeça e serenidade. A mudança de ares está lhe fazendo bem. E muito mal à McLaren.

Foi interessante, esse GP chinês, embora tenha sido previsivelmente ditado pela questão pneumática. Faz parte. Cada um faz sua aposta e vê se no final dá certo. Vettel, por exemplo, largou com os duros, levou o primeiro stint até onde dava, escalou o pelotão e transformou o nono lugar no grid num quarto no final. Fez a última parte da prova com macios rapidíssimos e poderia beliscar o pódio se não fosse afoito demais na metade da última volta ao retardar uma freada na ânsia de passar Hamilton. Perdeu meio segundinho ali e não teve tempo para recuperar. Button também largou com os duros, compensou as deficiências da McLaren com uma tocada limpa e delicada (“Ricciardo, uau!”), fez uma parada a menos (duas, contra três da maioria) e chegou em quinto.

Menos bem, para não dizer mal, foi Massa. Novamente perdeu ritmo depois do primeiro pit stop e passou boa parte da corrida empacado atrás de Di Resta. À Globo, admitiu que seus pneus não funcionaram bem “pelo meu estilo de pilotar”. Terminou em sexto. E fecharam os pontos Ricciardo-uau (ótima corrida), Resta Um (boa, também), Grojã (médio) e o incrível Hulk, que também largou de médios e esteve à frente de Vettel na liderança até fazer a primeira parada. No fim, mordeu apenas um pontinho. Melhor que nada.

Alonso assumiu a ponta logo na quinta volta, porque Hamilton, mesmo tendo largado bem, engoliu sua borracha rapidinho e foi ultrapassado — Massa foi na balada, em bela manobra. O mercêdico fez o primeiro pit stop na sexta volta. Quando El Fodón parou, na sétima, era o “líder real”, por assim dizer, posição que manteria até o fim — sempre que tinha alguém na frente, era alguém que precisaria parar nos boxes.

Webber, que tinha largado dos pits, jogou fora os macios já na primeira volta, mas teve um domingo daqueles. Primeiro, tentou passar por dentro de Vergne. Bateu. Trocou o bico e quando voltou para a pista o pneu traseiro se soltou. Não entendi direito se foi um problema de suspensão ou de aperto da porca. Em todo caso, abandonou. Se já tinha saído desolado da Malásia, é possível que, neste exato momento, esteja pensando numa forma não muito dolorosa de suicídio.

O entra-e-sai dos boxes, embora tenha mexido bastante nas posições momentaneamente, não alterou a essência das primeiras colocações, que eram previsíveis a partir do momento em que Alonso assumiu a ponta. A briga real era pelo segundo lugar entre Kimi e Hamilton também desde o início — porque Massa, que poderia estar nessa batalha, dela desapareceu muito rápido. Button, embora tenha andado bastante tempo na frente, só esteve por lá porque com uma parada a menos ficava sempre algumas voltas a mais na pista que os rivais antes de seus pit stops. Mas sem um ritmo muito emocionante.

Interessante, pois, a corrida. Mais interessante do que boa. Alonso recebeu a quadriculada 10s à frente do tagarela finlandês. Nunca teve a vitória ameaçada. O que é uma ótima notícia para ele e para a Ferrari. Num determinado momento, o rádio disse que ele não precisava ir tão rápido, que podia dar uma segurada. A resposta do espanhol foi algo na linha “e quem disse que estou indo rápido?”.

Vettel lidera o Mundial com 52 pontos. Raikkonen tem 49, Alonso foi a 43 e Hamilton tem 40. Massa caiu para quinto com 30. Isso se não mexerem no resultado nas próximas horas, em que estarei dormindo. É que teve um monte de gente que usou a asa móvel sob bandeira amarela, o que seria investigado depois da corrida.

Domingo que vem tem mais no Bahrein. Xìe xìe e zài jiàn.

216 comentários

  1. Gerson disse:

    Alonso, Kimi, Hamilton, Vettel…elogiar esses é chover no molhado.

    Alguém reparou no desempenho do Hulkenberg? O moleque foi muito bem! troca de equipe todo ano, e logo mostra que é o melhor do time!

    E a McLaren com o burocrático Button (será só por causa do carro) e o Perez…

    Queria ver a McLaren com um dupla Hulkenberg/Sutil.

  2. Tencel disse:

    Alonso é baita piloto…..Agora ninguem me convence de que a RBR ta escondendo o jogo pra tirar o foco da mídia. vamos ver domingo se estou correto.

  3. Clayton disse:

    ESPETACULAR! Alonso não deu chance aos concorrentes, andou como se deve andar na Formula 1, com gana de vencer. Ótima corrida diga-se de passagem.

  4. Ulisses disse:

    Na verdade, a Ferrari e o Alonso estavam tão desesperados com a possibilidade do Massa andar na frente que acertaram tão bem o carro (do Alonso), e este, saiu pilotando tão desesperado olhando no retrovisor para ver se o Massa estava perto, e dessa forma, acabaram por ultrapassar todos ganhando o GP … kkkkkkkkkk

  5. eduardo disse:

    Sobram comentarios de torcedores,este é bom de verdade,aquele é vigarista,mimado,etc,na verdade gosto dos quatro,vi Alonso com 18 anos fazendo milagres com um f3000 indecente, vi o companheiro do Hamilton na f2 com a faca nos dentes tentando inutilmente acompanhar o ritimo do ingles,o que o Vettel fez na Toro não é coisa de um piloto normal,é uma delicia ver como o Raikkonen controla o carro,elogiar um tentando desmerecer outro é coisa de gente infantil.O Alonso é o numero 1 mas o Vettel não esta longe e se comparar ele com o Alonso na mesma faze da carreira ele esta na frente,o Alonso depois da Nclaren consegue ser tão agressivo como no inicio da carreira e mesmo assim ser consistente sem precisar tirar o pé como as vezes ele fazia na Renault

    • Giovani Bogo disse:

      Excelente comentário amigo… penso da mesma forma… tenho predileção por Kimi, mas não o alço a um nível muito acima dos outros pilotos… aliás, reconheço a superioridade de alguns oponentes em determinados aspectos… a verdade é que esses quatro citados são pilotos de alta performance, e torcer por um não significa desprezar os outros… infelizmente, é comum vermos torcedores demasiadamente apaixonados, que acabam não enxergando adequadamente a realidade.

  6. Luiz disse:

    No meu ponto de vista, quem vence é a Pirelli. Ela escolhe quem vai ganhar as corridas dando um pneu que desgaste menos que o dos outros. Alguem já fez algum teste de compostos entre uma equipe ou outra, ou na mesma equipe entre os dois pilotos e com o mesmo pneu macio ou duro? Tio Bernie é quem manda lembram……!

  7. Barreto disse:

    Algo de errado com o mundo há.

    Uma regra é criada para que a categoria top do automobilismo utilize um pneu que não é o apropriado para o tipo de pista.

    Quem não entende muito sobre as nebulosas especificações sobre os pneus da F1 deve achar que pneu pirelli é uma porcaria que desmancha feito borracha escolar para grafite mole.

    Julinho Bianchi colocou uma avenida de vantagem na classificação sobre os carros da sua categoria (nanicos de nada) e até a volta 50 ainda não havia levado uma volta do líder. O garoto parece ser extraclasse (extra classe; extra-classe ou na linguagem do “feice” estraclaçe).

    Arquibancadas vazias e horizonte poluído novamente para os lados chineses.

    Barreto.

  8. Wolfpack disse:

    Viram a declaração do Kimi sobre seu futuro na F1? Por isso o cara é o número 1. Este é fodaa.
    “A Red Bull é um bom time, eles foram campeões e venceram tudo nos últimos anos”, destacou. “Basicamente, não há muitos times top para pensar. Na Lotus nós ainda não estamos onde Ferrari, McLaren e Red Bull estão”, reconheceu.
    Além dos rumores que o ligam a Red Bull, outros boatos afirmam que o finlandês não leva a sério seu retorno à F1 e só voltou ao Mundial por dinheiro. “Você realmente acha que eu estaria aqui se fosse só por causa de dinheiro?”, perguntou.
    “Faço coisas divertidas o suficiente no meu tempo livre para ter de ouvir essa besteira”, disparou. “E eu não estou exatamente falido”, completou.

    Está na Página principal do GP.

  9. Simão disse:

    É aquela velha história: “O piloto é tão bom qto seu último resultado…”

    Alonso: Tá certo o cara é bom pra cacete!!! Mas o campeonato tá só começando e as cagadas italianas vão aparecer.

    Vettel: Se tivesse parado 2 voltas antes chegaria em segundo… a RBR tem o melhor carro… de novo e um baita piloto tbém!!!

    Raikkonen: Apesar de um baita piloto a Lotus não inspira confiança, mas se a equipe não fizer merda vai brigar pelo título… ontem deu mais uma mostra de que é diferenciado. 2014 na RBR!!!

    Hamilton: Parece mais calmo mas a Mercedes ainda tá longe de ter um carro confiável… vai ficar pelo caminho!!!

    Massa: Até sábado tinha renascido das cinzas… “dominava o companheiro…” pachecada do cacete!!! Bastou uma corridinha fraca é voltam as críticas. Alguém ainda não sabe que Massa é o segundo piloto na Scuderia??? Por melhor que faça na hora do “vamu vê” ele tem que aliviar pro espanhol.

    Essa é minha aposta… só pra ficar registrado (Segunda-feira, 15/04/2013, pós China GP)

  10. Alexandre "Garrincha" disse:

    Uma coisa que foi pouco comentada: Achei uma excelente corrida do Button. Pelo ritmo do companheiro de equipe, já percebe-se que a equipe está fraquíssima. No meio da corrida, ele era o líder (com uma parada a menos, porém como fez sua primeira enquanto os outros faziam a segunda, era o líder efetivo mesmo). Conseguiu esse feito ainda economizando borracha. Além disso, percebe-se que o carro é fraco mesmo porque logo depois da parada, ele com pneus novos ainda não conseguia acompanhar Lotus e Mercedes. É uma pena, mas a McLaren está mais pra Force India e Sauber (com o piloto fazendo a diferença) do que pras 4 ponteiras… Por fim, os 5 primeiros foram os 5 campeões mundiais que, com a surra que deram nos companheiros ontem, provaram que não venceram o título por acaso.

  11. O Alonso mordido morde o Massa! Nada mudou! Só a Globo no desespero vai tentar dar um troféu ao Massa, nem que seja no cuspe à distância contra o Alonso!

  12. Michel disse:

    O Alonso venceu, mas é preciso levar em conta a má largada de Kimi e principalmente a posição de largada do Vettel. Vettel largando de 5º pra frente o Choronso não tem vez, esperem e confiram o que estou falando nas próximas corridas!

  13. Jr. disse:

    O Massa conseguiu voltar a fazer voltas rápidas, agora precisa voltar a ter consistência nas corridas. Um passo de cada vez.

  14. Luciano disse:

    Alonso gênio. Sei que estou sendo repetitivo mas o Alonso é muito bom e seu companheiro de equipe é péssimo.

  15. Luciano disse:

    Fraco, fraco, fraco… O tal Massa é muito fraco. A Globe e a Sportv fazem uma forca incrível pra falar dele. Ate quando vamos ficar sem piloto na F1? Sera que nos teremos um no futuro?? Acho quE nao! Dependendo do nosso automobilismo atual nem transmissão nos teremos mais.

  16. Matheus disse:

    Eu achava “Pica” o apelido mais engraçado delegado pelo FG. Mas depois que li “Resta Um” e fiquei rindo sozinho por tempão, mudei de ideia.

  17. LUZ PRATA disse:

    ha de se destacar a FRITURA que a Red Bull fez este final de semana com seu n2 o canguru manewebber…hahahahahaharsss
    No + fiquei Puto com + outro 3 lugar do Lewis…para min…e para as Flechas de Prata…SOMENTE a VITORIA INTERESSA…valeu.

  18. LUZ PRATA disse:

    Ha de se elogiar o Milagre que a fera. ..KIMI… vem fazendo com a Mediana…com pouquissimos recursos $$$…Lotus…vem fazendo Muito Melhor do que o Alonso conseguiu com a extinta Renault…que tinha muito + recursos que a atual Lotus…Parabens KIMI !!!!

  19. George McCrae disse:

    APOSTO VÁRIAS CAIXAS DE “GELADAS” QUE O CANGURU NÃO VAI TERMINAR A TEMPORADA DESTE ANO…

  20. George McCrae disse:

    Dá impressão que essa vitória do Alonso é um recado para o sexto colocado da prova: – “Acabou a sua alegria, vc pode até ser mais rápido que eu em treinos, mas na corrida quem domina é eu e a Ferrari quer que eu vença as corridas, portanto, vc fique onde está, faça o que eles mandam e me auxilie se for o caso. Acabou teu domínio na equipe neste início de ano…” Ou seja, depois que Alonso ganhou, o nosso representante tupiniquim vai voltar o que era ano passado, na sombra do espanhol. E o Fodón empatou em número de vitórias com “Lion of Number Red Five”. São 31 vitórias e os dois estão só atrás do Senna (41), Prost (51) e o Dick (91).

  21. nelson disse:

    Simplesmente Alonso é o que menos erra. Kimi hoje errou largada e ainda se enroscou com Perez(acho que foi precipitação dele), Vettel mais uma vez se perde quando mais precisa. Foi uma das mais justas vitorias que eu me lembre.

  22. LUZ PRATA disse:

    Boa noite Gomes e galera…

    Ridiculo participar de uma categoria Maxima do automobilismo onde nao se pode Forcar o carro ate o limite …
    Ter que fazer 5voltinhas pegando leve…e ja acabou a Bosta da borracha ???
    Correr o tempo todo a 80% de suas possibilidades…economizando pneu…esse circo do velhogagavermie esta Absurdo…desse geito uma Fera como Lewis nao pode mostrar sua Velocidade…Coragem…Habilidade…Garra…senao a Bosta Italiana Desmancha em Pouquissimas Voltas…
    No mais a trairinha 147 mandou bem hj…fez o melhor possivel com estes pneuzinhos RIDICULOS…valeu.

  23. Rafa disse:

    Acho que quem vai cometer suicídio não é o Webber e sim o Alonso, se no fim do ano perder o título pro Vettel de novo.

  24. Matteoni disse:

    Acho que falar do Webber é gastar vela com defunto ruim. Com um mínimo de inteligência, o Webber já teria se colocado como 2o piloto, garantido mais uns 2 anos de contrato, mais alguns milhões na conta bancária, e tiraria de si os holofotes que ele não deve ter. Se tinha alguém que ainda achava que o Vettel não deveria ter ultrapassado o Webber na corrida passada, hoje não tem mais. Vettel já tem o dobro dos pontos do Webber, e só é líder graças aos 7 pontos que conquistou no braço na última corrida, pois Haikkonen que este ano luta também pelo título está apenas 3 pontos atrás, com Alonso 9 pontos atrás em terceiro.

    Webber teve sua chance de ser campeão em 2010, quando era 2o lugar no campeonato faltando duas corridas para o fim. A essa altura, Vettel estava 25 pontos atrás do líder Alonso. Webber foi incapaz de ganhar uma corrida e Vettel ganhou as duas últimas, se sagrando campeão no braço. Àquela época, o treino classificatório era decidido com uma volta rápida apenas, e Vettel fez a pole na duas. O Webber amarelou e advinha em que posição largou na última prova? Se a RBR tivesse feito um “Vettel, Webber is faster than you” na penúltima corrida, hoje Alonso era tricampeão.

    E acho que hoje o Webber bateu no Verne por pensar que era o Vettel! A diferença dos carros é só no bico! Portanto, meu caro Webber, pede pra cagar e sai, ano que vem o Ricciardo (uau!) assume teu lugar. O mesmo se aplicar ao Rosberg que resmungou porque não teve o direito de passar o Hamilton na Malásia. Não precisamos nem dizer quem realmente é o melhor piloto ali. E o Massa nem se fala.

    Agora o que me chama atenção mesmo é como a Red Bull erra em estratégia. Quase jogou o campeonato fora no Brasil ao colocar slics no Vettel no meio da chuva e ao não proibir o Webber de praticar terrorismo com o Vettel a corrida toda.

    E nesse fim de semana foi de uma estratégia medrosa e vergonhosa. Como é que o time líder do campeonato de pilotos e construtores opta por não disputar a pole com seu melhor piloto? Que raios de estratégia é essa em que vc opta por fazer a mesma quantidade de pits mas prefere sair em 9o ao invés de sair lá na frente!!!?

    Hoje o Vettel e a RBR foram humilhados pelo Alonso na pista, que o ultrapassou de passagem, com uma mão só no volante, dando tchauzinho e tudo por 3 vezes na corrida!!! Tudo isso porque sempre que se encontravam o Alonso estava de pneus novos e o Vettel não. Será que não tem ninguém leigo dentro da equipe, sem nenhum conhecimento técnico apenas para dizer o óbvio? Tipo: vcs são engenheiros, projetistas, malabaristas, mas a porra dessa estratégia é de uma idiotice sem precendentes! Bota a porra da corrida no simulador e vê se esse carvalho vai dar certo?

    E tem mais: mesmo com a estratégia ruim, o Vettel-humilhado-pelo-Alonso-hoje poderia ter conseguido o pódio, talvez um 3o ou 2o lugar se a Red Bull mais uma vez enxergasse o óbvio (cadê a porra desse cara que não existe na equipe? Poderia ser até o faxineiro) durante a corrida. Ou seja: começaram errado, tiveram a chance de diminuir o prejuízo mas continuaram com a burrice. Explico: sabia-se que um pneu macio duraria de 8 a 10 voltas. Isso pôde ser observado no início da corrida: o Hamilton, que sabidamente junto com o Massa (aqui a Ferrari também errou e vou explicar adiante) são dois caras que comem pneu como bebem água, trocou os seus macios pelos médios (ou duros, sei lá) na 5a volta, após ser ultrapassado por Alonso e Massa. O Alonso trocou na 7a (o Massa na 8a, vou já falar). Se somarmos 3 voltas que este jogo de pneus já havia dado na classificação, vemos que o Hamilton andou 8 voltas como o seu e o Alonso andou 10 voltas com o dele.

    Aí chega-se ao fim da corrida, com o Vettel andando com o final de seu jogo de pneus duros (ou médios, porra) e a Red Bull deixa pra colocar os macios-ultra-rápidos apenas a 4 voltas do fim??? PQP!!! O cara entrou nos boxes na volta 52 e na 56 cruzou a linha de chegada a apenas 2 centésimos ou milésimos (sei lá, porra, colado!) do Hamilton! Lembremos que o Vettel não usou pneus macios na classificação, então os dele eram novos!!! 0KM! Ele poderia dar no mínimo 8 voltas rápidas no Multi-se-phoder com este jogo de pneus e passar tanto o Hamilton e o Haikkonen e chegar em 2o. Ou pelo menos o Hamilton. Ou pelo menos teria a chance de tentar. Na última volta ele tirou 4s do Hamilton!!! Alguém duvida que seria praticamente impossível segurar o Vettel? Duas cagadas de estratégia da Red Bull num mesmo fim de semana.

    Ahhh, o Massa, já ia me esquecendo. Replay: “o Hamilton, que sabidamente junto com o Massa são dois caras que comem pneu como bebem água, trocou os seus macios pelos médios (ou duros, sei lá) na 5a volta, após ser ultrapassado por Alonso e Massa. O Alonso trocou na 7a (o Massa na 8a, vou já falar).”

    Explico de novo: óbvio que não daria para trocar os pneus do Alonso e do Massa na mesma volta, já que um era o 1o e o outro o 2o, ali colados. Então, se a Ferrari não quisesse phoder o Felipe de vez, bastava apenas, ao definir em que volta o todo-poderoso-Alonso pararia, fazer o pit do Massa uma volta antes, já que este gasta mais pneus que o outro. Se o Hamilton fez o pit dele na 5a e o Alonso faria na 7a, porque não fizeram o do Massa na 6a volta ao invés de jogá-lo aos macarrões lá na 8a volta? Resultado O Hamilton e Alonso fizeram nas voltas adequadas aos seus consumos de pneus e voltaram um atrás do outro, como manda o figurino. Massa fez já com macarronada ao dente e voltou lá na casa do carvalho. E aí já desmoronou psicologicamente como lhe é de costume.

    Em resumo: Webber, Massa e Rosberg já entenderam qual o lugar de cada um na equipe. Alonso “redimensionou” Massa. Agora é só extrapolar para Vettel e Hamilton para com os seus.

    É ou não é?

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=478734478860091&set=a.216137701786438.50579.215163845217157&type=1&theater

    • Matteoni disse:

      Putz!!!

      Depois de ler esta entrevista do Vettel fico a pensar quem é o estúpido da Red Bull!!??

      “Eles (Ferrari) começaram e terminaram com ar limpo. Eu não. Não estou culpando ninguém. É apenas isso o que acontece quando você larga atrás”, disse.

      “Precisamos ser justos, Fernando estava muito rápido. Mas se olharmos os tempos do treino livre ele não estava inalcançável. Com mais voltas limpas no começo, nós poderíamos ter uma chance.”

      Mas isso é ÓBVIO!!!

      Qualquer analfabeto de pai e mãe sabe que largando na frente se tem mais chance de conseguir pista livre! Fora que diminui e muito a chance de acidente, vide o que aconteceu com o próprio Vettel no Brasil e com o Alonso na Malásia.

      E PORQUE, INFELIZ, VCS OPTARAM POR NÃO DISPUTAR O Q3 E LARGAR LÁ ATRÁS?

      A Red Bull se equiparou a finada MacLaren nessa corrida, que sem ter o que fazer foram pra tática de arriscar fazer alguma coisa. Mas o Vettel tem que pensar sempre em ganhar a corrida.

      “A equipe me disse que a diferença para Hamilton era muito grande (11s), mas também estávamos longe do carro atrás, então por que não tentar? Quando eu cheguei à grande reta pela primeira vez e vi Lewis no hairpin, pensei que estava muito longe, mas nos tínhamos mais velocidade no pneu. É um pouco frustrante perder no final. Com mais algumas curvas eu teria tentado alguma coisa”

      E PORQUE SABIAM DE TUDO ISSO E NÃO TROCARAM TEU PNEU 2 VOLTAS ANTES???

      A falta que faz um Adams Óbvio.

      • Burn baby Burn disse:

        O Alonso mostrou algo que muita gente já sabe a muito tempo, ele consege ser veloz administrando o equipamento durante toda a corida, cometendo pouquissimos erros, O Schumaquer era assim, p Senna era assom.. hoje em dia o Raikonnem també, e não é a toda de porque está onde está com uma lotus “mediana”, cito também outro fora de série em outro esporte, como o grande tenista Federer.. O Alonso entra no bólido e esquece do mundo só pensa em uma coisa acelerar o máximo, com a aior precisão.. e foi isso que fez na China..já o restante consegue ser rapido em apenas alguns instantes, não o tempo todo.. isso faz muita dferença entre um às e um bom piloto..
        bons pilotos com carros ótimos quase se equiparam aos àses desde que seus carros continuem ótimos. e o Vettel é um grande exeplo disso. mas o Alonso.. consegue fazer isso mesmo que seu bólido não seja tão bom.. e aí ele vira piloto percentual .. como fez no ano passado, faz exatamene a mesmoa coisa com a mesma concentração, e converte poontos como fz no ano passado..
        .. palmas para el fodon..

      • Paulo Vargas disse:

        Foi o que Newey proporcionou ao próprio Vettel nos últimos 3 anos….largar no ar limpo e com um carro sem chances de ser alcançado em situações normais(pista seca etc). Ainda assim Alonso (minha opinião) merecia ser o campeão ano passado, e, sõ não o foi pois a Lotus o tirou de 2 corridas> Spa e Suzuka.

    • Allez Alonso! disse:

      Vettel teve 3 corridas, Webber somente duas. Largar em nono é bem diferente de largar dos boxes, mesmo assim o Webber ja estava atras do Raikkonen. A RBR tem um Infinity gigante pintado na asa traseira, você só pode estar brincando. Mesmo assim, a roda caiu pois nao foi apertada direito tanto é que a equipe foi multada, duvido que isso aconteceria com o Vettel.
      O desempenho do Massa é muito bom com os options, melhor que do Alonso, talvez por isso ele sempre prefira ficar uma volta a mais que o espanhol. O problema é que ele tem dificuldade pra ultrapassar, aí fica pegando ar sujo, perde downforce e acaba com os pneus. Se tudo desse certo, mesmo se o Vettel parasse antes, talvez ele ficasse em segundo, mas se você lembrar a tática do Sutil na Autralia nao deu certo, a degradação dos options é repentina e a RBR preferiu nao arriscar. Se ele nao tivesse errado poderia facilmente ter passado o Hamilton.

      • Matteoni disse:

        Viram como a Ferrari e o “Alonso” gostaram da estratégia desastrosa da RBR!?? Vão defendê-la até o fim, e se bobear sugerirão repetir! Inclusive com o Massa!

  25. Hilária declaração de Felipe Massa para justificar a sua sexta posição: o “macarrão” grudou nos pneus. Que coisa !!! Para o Massa até o macarrão atrapalha.

  26. Alemão disse:

    Aos defensores do Massa…o que dizer agora?? pelas melhores voltas: Alonso 1:39:50 e Massa 1:40:30…0,8 seg. O Massa é piloto de treino (3 ou 4 voltas), mas não tem consistência durante uma corrida (só em Interlagos) e sempre tem desculpas! Deve sonhar com pneus há uns 4 anos!! Chegar 40seg atrás, tomou até canseira do Di resta e chegou atrás da McLATA do Button, que deu aula hoje! Não são ordens de equipe que favorecem o Alonso…ele (Massa) simplesmente destroi os pneus!!

  27. Alex disse:

    Tá certo, o Alonso anda muito, mas tem uma coisa que eu não entendo: Por que o carro dele é sempre ruim e é ele que tira água de pedra? Para com isto, o carro dele é MUITO BOM, confiável, nunca quebra, as estratégias são perfeitas e a equipe raramente erra. Quando o Vettel ganha é porque tinha um Red Bull, quando o tal Alonso ganha vem todo mundo dizendo que ele só ganhou porque é o cara e que o carro não era bom. NINGUÉM ganha com carro ruim, isto nunca existiu na F1. O Vettel é mais piloto que o Weber e o Alonso é mais do que o Massa, segundo piloto da equipe, e pronto. Este negócio é muito chato, ganha o melhor piloto que tiver um carro bom e pronto.

    • Allez Alonso! disse:

      Carro ruim era ano passado, em ritmo de corrida era menos ruim. O carro desse ano ele mesmo falou que é bom e so tem que melhorar o ritmo de qly, vcs adoram colocar palavras na boca do espanhol…

    • Giovani Bogo disse:

      concordo em número, gênero e grau.

    • Wanderson disse:

      É uma das coisas mais chatas que há. É notável que o carro da Ferrari é o que melhor lida com a farofa e que, além de ser privilegiado em tudo, Massa é muito fraquinho. Alonso é muito bom, mas não é esse gênio todo, não. Há muito mais de mídia do que de pilotagem aí.

    • Carlos disse:

      GRande COmentário Alex!

      Ridículo como os comentaristas, em especial o Galvão, maximizam os feitos realizados pelo Alonso – que obviamente é um piloto top.
      Se ele largasse em 9o como o Vettel hoje e tivesse feito o que fez iam dizer que ele é muito inteligente…
      Claramente o Vettel, e a red bull, estavam com um carro muito abaixo da concorrência hoje…

  28. Antonio disse:

    É…pra quem barbeirou feio na traseira de Vettel na Malásia, ficando pelo caminho, até que Alonso se redimiu legal. Mas, não confeitemos demais, por que é situação momentânea. O futuro, a julgar pelo presente, diz que a disputa pelo título, ao contrário do ano passado, quando apenas a Ferrari do espanhol detinha alguma força para disputar algo com Vettel, ganhou novos reforços. Como explicar um segundo lugar de Kimi após uma largada tão ruim (detalhe: nem ele soube como). E Hamilton!? Quem viu a Mercedes do ano passado e vê essa que está nas mãos do inglês, sabe que já já ele andará na frente novamente. 3ª corrida, 2º pódio. Assim, se por um lado a rapadura anda doce ao lado de Massa, tendo para si o foco de toda a equipe, por outro, o fortalecimento de outros pilotos não menos talentosos faz a conquista ficar ainda mais dura.
    Resumindo: vai ter que remar mais esse ano pra conseguir sair do bi.

  29. Wolfpack disse:

    É por isso que não coloca Pirelli nos meus carros desde 1994. Só Bridgestone, Michelin e Continental.
    Estes pneus tostines italianos que fazem esta sugeirada toda na pista iriam entupir os já saturados bueiros, boca de lobos das cidades :)

    • Allez Alonso! disse:

      Vc usa p zero no seu carro??

    • Fabio disse:

      Você ta brincando com essa comentário né meu camarada, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

      A não ser que seu carro seja um F1.

    • Focastro disse:

      Vocês não entenderam o comentário dele.
      Salvo algumas exceções vale a máxima:
      Pirelli: ótimos no seco, péssimos na chuva e não duram nada.
      Firestone: médios no seco, ótimos na chuva e duram muito.
      Goodyear: ótimos no seco, médios na chuva e duram muito.
      Tem os outros mas não andei com todos e não vou opinar.

      • Pedro disse:

        Eu acho que depende do pneu, pois pra mim os Pirellis sempre duraram mais que os outros, incluindo Bridgestone não citado. Nunca usei Goodyear.
        Em todo caso, mesmo durando mais, não utilizo mais os Pirellis por acha-los muito duros, nunca tive confiança com os mesmos na chuva.
        Já os Firestones e Bridgestones dão bastante confiança tanto no seco quanto no molhado, parece que dão mais estabilidade ao carro, porém pra mim duram menos.

      • nelson disse:

        Alguem aí conhece pneu pior de chuva que o P6000?Eu não.

  30. Fernando disse:

    O melhor comentario da corrida: “Massa reclama ha tantos anos dos pneus que deveria correr sem eles…”

  31. Paulo Pinto disse:

    As “Traídas” do Massa caíram na real! Finalmente acordaram…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>