DE CATALUNYA (2)

gaudi002SÃO PAULO (às compras) – A aposta segue em Vettel. Sou teimoso. Apesar da primeira fila da Mercedes hoje em Barcelona, que deveria fazer automaticamente de Rosberguinho o favorito absoluto à vitória, tão impressionantes são as estatísticas dessa corrida no circuito Catalão. A saber:

– Em 22 edições, desde 1991, nada menos do que 17 (77,3%) foram vencidas por quem largou na pole.
– Quatro partiram do segundo lugar no grid, o que eleva a 94,5% o índice de vencedores que largaram na primeira fila.
– O vencedor que largou mais atrás em Barcelona foi Schumacher em 1996, terceiro no grid (foi sua primeira vitória na Ferrari, debaixo de muita chuva).
– A sequência mais impressionante de poles/vencedores foi de 2001 a 2010, interrompida por Vettel, que em 2011 ganhou largando da segunda posição.

Ou seja, portanto, obviamente que essa corrida é a mais previsível do calendário, do mundo e do universo. Donde eu deveria concluir que a Mercedes leva, com Rosberg. Na pior das hipóteses, com Luís Rámilton.

Mas acho que não, por causa dos benditos pneus, como os quais os carros prateados têm certa incompatibilidade. A não ser, claro, que nessas três semanas a Mercedes tenha encontrado alguma solução para comer menos borracha, o que também não é impossível. Como tivemos 90 minutos de treino com chuva na sexta, é difícil tirar alguma conclusão pelos tempos de voltas nas sequências longas dos dois pilotos, já que todo o programa de preparação para a corrida teve de ser alterado.

Sendo assim, sigo com Vettel, mas sem grande convicção, reconheço. Ele e Webber não tiveram nenhum brilhareco no fim de semana. Ficaram pipocando ali na frente, é verdade, mas sem dar sinal algum de superioridade infinita como em outras ocasiões.

Já no Q1 Hamilton fez o melhor tempo, embora usando pneus médios, o que parecia uma covardia contra os duros de alguns adversários. Mas nem era tanto. A diferença nos tempos de volta dos dois compostos não é tão grande assim. Degolados foram os marússicos Chaton e Branquinho, os caterhânicos Van Der Ley e Pica e as duas lamentáveis Williams, de Sapattos e Maldanado. Essa é a equipe que ganhou em Barcelona no ano passado, com o venezuelano. Incrível. Como é fácil fazer um carro ruim, errar a mão e perder um ano. Dá dó.

No Q2, Hamilton foi o mais rápido de novo, com um tempo bastante impressionante: 1min21s001. Não houve grandes surpresas no que diz respeito às quatro grandes atuais, que levaram seus oito pilotos para o Q3. As duas vagas restantes foram disputadas a tapa e golpes de foice, e acabaram entrando uma Force India, de Resta Um, e uma McLaren, de Pérez. Dançaram, pela ordem, Ricardão, Verme, Fútil, Bonitton, o incrível Hulk e Guti-guti. Button, coitado, deu uma errada feia. Vai muito mal a McLaren. Outra que pode jogar o ano no lixo já.

E o Q3 foi o da consagração mercêdica, com Rosberguinho fazendo uma volta excepcional em 1min20s718, 0s254 mais rápido que Lewis, o que é um caminhão de décimos, centésimos e milésimos. Terceira pole dele, segunda seguida. A segunda fila ficou com Tião Alemão e o falante Raikkonen, que tem boas chances com a Lotus por conta do ritmo de corrida. É aposta segura para pódio. Na terceira fila, vermelhinhos: El Fodón em quinto, um milésimo de segundo à frente de Massacrado. E fechando os dez primeiros, Grojã, Canguru, Chiquitita e Resta Um.

Não acredito numa corrida muito emocionante. Ela deve se definir após o primeiro pit stop, quando teremos uma noção de quanto vão durar os pneus da Mercedes. Se eles pararem mais ou menos junto com os demais e não tiverem uma queda de performance muito acentuada nas voltas anteriores à primeira visita aos boxes, aí têm grande possibilidade de vitória. Caso contrário, Vettel e Raikkonen estarão prontos para dar o bote. A Ferrari vai depender do esforço pessoal de Alonso, como sempre.

Verei a prova em VT, vejam que legal. Porque na hora da largada estarei no Canindé. Muito mais importante. Dia de taça, bebê.

ATUALIZANDO…

Massa foi punido e perdeu três posições por ter atrapalhado Webber e larga em nono. Assim, temos nos dez primeiros: Rosberguinho, Rámilton, Tião Alemão, Grilo Falante, El Fodón, Grojã, Canguru, Chiquitita, Amassado e Resta Um. Gutiérrez também tomou três posições no grid por ter se imiscuído no caminho de Button.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Soeiro
Ricardo Soeiro
10 anos atrás

Meus conhecimentos baseados na vida automobilística virtual, corro de rFactor, me diz que a vantagem para qualificação da Mercedez e a desvantagem para corrida, eles devem aquecer rapidamente o pneu, e mantê-los em temperaturas altas por muito tempo, o que é bom para o quali, e péssimo para corrida

Diego Ximenes
Diego Ximenes
10 anos atrás

FG, você narra TODAS as corridas ao vivo pela rádio ESPN?

Jose Brabham
Jose Brabham
10 anos atrás

Massa foi punido por atrapalhar Webber? Mas em que Massa atrapalhou Webber? Não foi no Q2? O australiano não foi para o Q3 mesmo com Felipe “atrapalhando” ele? Não entendi o rigor da punição.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

As Mercedes só ganham se os caras conseguiram acertar a questão do consumo de pneus…

Fica a torcida para um podium semelhante ao da ultima Etapa.

Imperador

gilles
gilles
10 anos atrás

Ciao Flavio, palpite, Alonso, Raikonen,Vettel, Abraços.

eduardo
eduardo
10 anos atrás

O começo deve ser interesante com Vettel, Raikkonen e Alonso os Verdadeiros favoritos duelando entre si,depois se livrar das Mercedes o que não sera facil porque as frexas prateandas são muinto rapidas de reta,para mim em corrida é Lotus,Ferrari e Red Bull pela ordem mas muinto proximas,se Raikkonem largar bem e não ficar presso atraz de outros carros é forte candidato a vitoria

Rafael Portugal
Rafael Portugal
10 anos atrás

Força, Portuguesa! Boa sorte, Flávio!

O Hamilton deve ir babando pra cima do Rosberg na largada. Ele deve estar muito puto por não ter conseguido essas 2 poles que o companheiro conseguiu.

Mari
Mari
10 anos atrás

Já viram as declarações do Rosberg e do Hamilton depois da classificação? Nunca vi gente largando na primeira fila com tanto desânimo, a Mercedes é tão ruim de corrida que parece que dá até vergonha nos caras sair na foto de sábado.

Rubinho sugerindo sua contratação como solução pra Williams foi inacreditável, é incrível ver que ele ainda não virou a página.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Mari
10 anos atrás

Vc não percebu que Foi brincadeira…… puts

Allez Alonso
Allez Alonso
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Foi engraçado sim, tem gente que não tem senso de humor mesmo…

londrinense
londrinense
10 anos atrás

Fg… eh lewis – levi, nao louis – luis

Jose Brabham
Jose Brabham
Reply to  londrinense
10 anos atrás

Acho que Lewis, Louis e Luis são o mesmo nome. Um em inglês, um em francês e o outro em português…

Luis
Luis
10 anos atrás

Punição p Massa??
Q papagaiada!! Eu vi o treino…então numa curva longa em velocidade (por menor que seja com o que vem atrás) ele teria que alterar a sua trajetoria, seguindo em linha reta???? A política to totalmente correto na F1 está deixando ela uma merda!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

bom dia Gomes e galera.

PARABENS FLECHAS de PRATA !!!

deram PAU GERAL…HAHAHAHAHARSSS

Parabens n2 Rosberg…Honrou a Estrela de 3 Pontas…andar na frente do N1 LEWIS…nao e Mole Nao !!!

se a PHORRA dos pneuzinhos pirelli resistirem as… Maravilhosas Maquinas Arianas W 04…sera …PAU GERAL…hahahaharsss…e Lewis/powered by MB… com seu ritmo de corrida Fortissimo Vence-ra a carrera…
ha de se destacar a Linda nova Pintura do cofre do motor da W04…com a…Hipnotizante…Estrela de 3 Pontas… estampada Bem Grande…SHOW !!!
go… FLECHAS de PRATA !!!

somente a VITORIA INTERESSA !!!! valeu.

André Camara
André Camara
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

Maquinas arianas maravilhosas com um piloto pretinho… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  André Camara
10 anos atrás

Prateado, se somente a vitória interessa, amanhã você pode ir à praia, ao shopping, ao parque de diversões…

Allez Alonso
Allez Alonso
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

Belo salto deu a Mercedes, dobradinha com estilo e o Rosberg demostrando que é muito bom piloto, colocar tempo no Lewis não é pouca merda.

ZZZZZZ
ZZZZZZ
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

O analfabeto do Luz Prata deve estar com a cabeça cheia agora.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
10 anos atrás

É, pior ainda. Reginaldo Leme sai pro Barrichello mandar essas besteiras no ar.

Jader
Jader
10 anos atrás

Impagável o Rubinho hoje, logo após a mini entrevista com o Maldonado. Brincando, falando em portunhol disse “tiene que contratar barrichello”.

Costa
Costa
10 anos atrás

Cadê o Reginaldo que não participou nem mandou notícias???

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Barcelona com sempre , porem a transmissão do Galvão lamentável , duas vêzes cortou
a palavra do Barrica para falar de Montezemolo , como se fosse mais importante que a F1.
Amanhã vai dar Vettel e as Ferraris completam o pódium.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
10 anos atrás

Não sou de falar do Barrichello, porque já falam demais, e curto o cara.

Mas na esteira do redundante personagem que insiste, de novo, ainda, outra vez, mais uma vez em pedir pra ser contratado pela Williams alegando que tiraria a equipe do buraco, serei redundante em dizer que Barrichello é um perigo com um microfone na mão.

Vergonha alheia do “contrata o BarriTCHÉllo” que ele soltou hoje. E pior, não satisfeito em queimar a própria cara nacionalmente, ainda vem falar que não comentaria apenas do Schumacher, querendo falar mal do alemão, o mesmo que ele quis entrevistar no grid de Interlagos, meses atrás.

Cresce, Barrichello.

Nelson
Nelson
Reply to  Carlos Tavares
10 anos atrás

“Cresce” seria um pouco dificil pedir já com essa idade. Sugiro outra coisa: SOME

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Rubinho está com a língua coçando, porque amanhã tem aniversário…