HOCKENHEIM, 1986

SÃO PAULO (isso era) – Nos comentários do post lá embaixo sobre o minitroféu de Piquet em Hockenheim, o blogueiro Tiago colocou este link do vídeo com o resumo da corrida. Vale muito a pena ver, por isso vai um post para ele. Vejam o que é um final dramático de corrida. Para quem não lembra, McLaren com Rosberg e Prost, Mansell e Piquet na Williams, Senna na Lotus et caterva.

É quase um filme de suspense. E o Galvão narrando pacas. E nenhuma palhaçadinha na matéria. E Piquet zoando o troféu.

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Rafael Abreu
Rafael Abreu
10 anos atrás

O mais legal foi ver a cara de bobo do Patrick Head quando chega Piquet de surpresa nos boxes

Muller
Muller
10 anos atrás

Como são as coisas… o Reginaldo entrevistando Piquet e já ciente da “política” do piloto brasileiro de não passar mais informações pra equipe, inclusive perguntando o por que do Mansell, companheiro dele, estar mais lento. E hoje? A Globo gasta mais tempo falando do que X ou Y faz na vida particular ou fazendo perguntas retóricas do tipo “dá pra ganhar?”. Ou alguém imagina Massa ganhando e recebendo uma pergunta dessa? Pior, respondendo o que Piquet respondeu?
Tudo muito mais plastificado, hoje em dia.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
10 anos atrás

Tinha 8 anos. E lembro da corrida. Hoje em dia, vejo uma corrida do mesmo ano e não lembro dos detalhes.

vitor morais
vitor morais
10 anos atrás

RESUMO: Bons tempos.

Will
Will
10 anos atrás

Além do câmera que comemorou e da tiração de sarro Piquet no pódio, um detalhe que me chamou a atenção foi esse negócio de “pescar gasolina” que o Galvão falava, enquanto os carros andavam em zigue-zague. Por quê exatamente isso acontecia (digo, uma explicação técnica)?

Rarofra
Rarofra
Reply to  Will
10 anos atrás

Porque em 86 o combustível máximo permitido nos carros foi dimiuído com relação a 85 e em boa parte da temporada as equipes sofriam com o consumo de combustível dos motores, terminando as provas no limite. No fim da temporada a situação já estava mais sob controle.

João Henrique
João Henrique
10 anos atrás

Olha como tinha gente nos boxes, e parece que eram “civis” e o Senna já era um Pacheco do cacete hein?

Mario Mesquita
Mario Mesquita
10 anos atrás

Nelson é Nelson!

Sebastian
Sebastian
10 anos atrás

Que luta era aquela do final do vídeo que o apresentador falou?

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
Reply to  Sebastian
10 anos atrás

luta do maguila se não me engano Vs um tal de falconi

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
Reply to  Marcelo Dalbelles
10 anos atrás

corrigindo , foi contra um holandês
Andre van den Oetelaar
eu tinha 6 anos na época e lembro dos dois eventos no dia, errei o nome, o falconi tinha sido antes, aí pra confirmar dei um wikipedia.

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Senna era foda.
traçou Prost e Rosberg.

e os carros tinham mais porte. pneus mais largos. ronco grosso
eram carros mais fodas

a formula 1 era mais foda

pedro
pedro
Reply to  Antonio
10 anos atrás

comentario de viuva. passou pq eles ficaram sem gasolina rsrsrs

Rodrigo Freitas
Rodrigo Freitas
Reply to  Antonio
10 anos atrás

Esqueceu de falar que não tinham gasolina!

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
10 anos atrás

Não fala merda
Rosberg errou a freada e Senna passou.
De qualquer maneira traçou os dois na pista e no controle de gasolina.

Marcelo R.
Marcelo R.
10 anos atrás

Nossa que época maravilhosa !.

Além da F1 estar muito mais chata, a saudade do circuito original de Hockenhein como todas aquelas longas retas (velocidade pura) e a parte da floresta é imensa.

Nunca vou perdoar Bernnie Eclestone por ter feito esta heresia com um dos circuitos mais velozes, interessantes e clássicos da F1.

Tirar a parte da floresta de Hockeinheim seria o mesmo que tirar a Eau Rouge de Spa, ou as Di Lesbo ou a parabólica de Monza.

André
André
10 anos atrás

Narrando pacas?
GB só não estava senil e gagá ainda…
Puxando o saco do Senna desde sempre, e já falava m…, querendo fazer parecer que o mérito era só do Senna ao dizer q nos boxes da Lotus eles não faziam ideia q ele estava em 2º.Não havia telemetria em tempo real já naquela época, além de um monitor mostrando a transmissão da corrida no box?
Fora as patacoadas globais de sempre, como mandar o carinha sair correndo com a bandeira do Brasil nos boxes e enxertar na edição uma imagem aleatória de um operador de camera num guindaste levantando os braços, fazendo o povo de idiota.

THIAGO LIMA
THIAGO LIMA
10 anos atrás

Já naquela época, pra Globo o Piquet era “Piquet” e o Senna era “Ayrton”. Já tinha essa pegada de queridinho… Ainda mais com Nelsão mantendo a postura “outsider” que sempre adotou.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  THIAGO LIMA
10 anos atrás

Nossa, pare de viajar, também. Erraram até o nome do Senna, escrevendo “Airton”.

william trajano
william trajano
10 anos atrás

não tem nada a haver.. mas o Flávio gomes tinha cabelo antigamente kkkkk

http://www.youtube.com/watch?v=XHcDshncw10

Luis Joly
10 anos atrás

Uma polêmica aqui: alguém além de mim acha que o Galvão virbrou MUITO mais com o segundo lugar do Senna do que com a vitória do Piquet? O Nelson cruzou e ele nem falou muita coisa, mas quando o Senna passou, parecia que era o verdadeiro vencedor…

Ricardo Arcuri
10 anos atrás

Nos bons tempos que ele realmente narrava corridas….

Pedro Merencio
Pedro Merencio
10 anos atrás

Qual era a luta que o jornalista começa a anunciar no final do vídeo?

Wilson Fernandes
Wilson Fernandes
Reply to  Pedro Merencio
10 anos atrás

Eu também queria ver a luta. Bons tempos que não voltam mais.

Rodrigo Brayner
Rodrigo Brayner
10 anos atrás

Corrida Fantástica!

perna quebrada
perna quebrada
10 anos atrás

O câmera comemorando foi o melhor.

Outra final do cacete foi Mansell x Senna na Espanha também em 86.

http://www.youtube.com/watch?v=Y3IFbpd570g

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Se vocês prestarem a atenção, aos 45s, no centro da imagem, o chefe da equipe (acho que era Patrick Head), putíssimo, gesticulando porque essa parada era do Mansell.
Piquet em mais uma de suas manobras de dar nó em goteira, parou fora de hora, tirou proveito da situação, contra tudo e contra todos da equipe, toda favorável ao inglês.

Essa esperneada do chefe da equipe ficou famosa, foi até inclusa e comentada no resumo em vhs da temporada!

Só para lembrar, Piquet não ficava dando “istrimilique” no rádio …. kkkkkkkkkkk

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
10 anos atrás

Piquet era foda.

Carlos
Carlos
10 anos atrás

Engraçado Flávio Gomes…. você diz que atualmente é tudo questão de gerenciar pneus…. mas no video postado por você da temporada de 1986, não era tudo umaquestão de gerenciar combustível??? Esse video apenas mostra que sempre houve uma variável relevante para ser administrada nas corridas. Desde sempre! Portanto, acho que sua opinião sobre os pneus não é coerente.
Abraços

JP
JP
Reply to  Carlos
10 anos atrás

Ficar sem combustível não era algo proposital como a vida útil quase nula desses pneus. Queria o quê? Que o combustível desse pra ir à lua?

Ed
Ed
Reply to  JP
10 anos atrás

E os tanques de combustível não eram propositalmente limitados a 195 litros não ô gênio !?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
10 anos atrás

Para quem não viveu aquele tempo,isso era f1.Sem KERS,asa móvel,os pneus e pistas são de verdade,o Galvão sem viadagens ao narrar e sóbrio.O Piquet ? não precisa falar as imagens falam por sí.

George McCrae
George McCrae
10 anos atrás

Saudades do velho circuito de Hockenheim…

Flavio Chinini
Flavio Chinini
10 anos atrás

Que pena, o Galvão narrava pra caramba… O chiado no áudio, característica das antigas transmissões internacionais, era um charme muito bacana!

Caca
Caca
Reply to  Flavio Chinini
10 anos atrás

A voz não vinha por satélite (quero dizer, por satélite de TV), vinha por LP, uma linha telefônica permanente. Uma não, duas, main e back-up. A qualidade era péssima, mas era o que tínhamos à época.

Daniel
Daniel
10 anos atrás

Pit stop de 7,48s e o narrador fala: McLaren tambem trabalha rapido….. Kkkkk

Klaus
Klaus
Reply to  Daniel
10 anos atrás

Reparei nisso tb. Se essa galera daí visse os pit stop de hj na casa dos 3 s, ficavam piradinhos… kkkk

George McCrae
George McCrae
Reply to  Daniel
10 anos atrás

É o Celso Freitas na narração antes do Galvão. Bons tempos em que os narradores apenas “narravam” e não faziam piadinhas como os trimalas Ximiti, Laifer, Ex-Cobar, da Plim-Plim…

Akio Kikuchi
Akio Kikuchi
Reply to  Daniel
10 anos atrás

Detalhe tbm nos mecanicos com camisa, totalmente diferente dos dias de hoje com os mecanicos parecendo Storm Troopers

Muller
Muller
Reply to  Daniel
10 anos atrás

Pior foi dizer que a Williams trabalhou rápido com Piquet (aos 45s), qdo na verdade ninguém nos boxes sabia que ele iria parar naquela volta. E olha que, naquele tempo, não havia limite de velocidade.
Daí você tira os xingamentos do chefe de equipe (Patrick Head, já que Frank tava no hospital acidentado) quando o carro encosta…

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Hahaha!!

Rosberg, velho freguês…Prost tantas vezes campeão, mas sempre foi “coxinha”…kkkkkkkkk

Eita Nelsão véio de guerra! Saudades daqueles tempos!

George McCrae
George McCrae
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Tal pai, tal filho. Arrozbergueres sempre fregueses kkkkk!!!!!

Alessandro Neri
Alessandro Neri
10 anos atrás

F1 de verdade. Com pilotos de verdade. Em um autódromo de verdade. Isso sim era F1. Não o lixo que a categoria se tornou no nesse século.

LucioSp
LucioSp
10 anos atrás

Caracoles…….impressionante o final da corrida do Prost.

Sem parecer saudosista, mas se hoje o sujeito desce do carro daquele jeito, eh punição de uns 3 anos…..!,

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  LucioSp
10 anos atrás

é isso a aí…

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  perna quebrada
10 anos atrás

ix… to meio gago hoje

Enio Peixoto
Enio Peixoto
10 anos atrás

Este compacto não mostra, mas o Mansell tinha saído da pista e danificou os pneus. Então a equipe preparou um novo jogo de pneus e avisou pelo rádio para ir ao box. O Piquet, que ia a frente do inglês, ouviu a mensagem e resolveu aproveitar para trocar seus pneus que haviam se desgastado devido ao forte rítmo que impõs no início da corrida. Por isso, o Patrick Head deu aquele chilique, pois estavam esperando o Mansell.

Neste outro video, mostra a saída de pista do Mansell e o chilique completo. O Patrick Head fica sem saber o que fazer na hora. Depois aparentemente, comunica ao Mansell pelo rádio para não entrar no pit, o que o fez perder tempo:

http://www.youtube.com/watch?v=EX7rKPVaiK0

Gerson
Gerson
Reply to  Enio Peixoto
10 anos atrás

Taí A DIFERENÇA ABISMAL DE UM PIQUET CAMPEÃO PARA UM MASSA DA VIDA…

Isso poderia ter ocorrido na corrida de Domingo passado! Se Massa para 5 voltas antes, CONTRARIANDO ORDENS DA EQUIPE, teria chegado em segundo lugar, bem próximo de Alonso!

Mas, ele é “bonzinho” e festeja um terceiro lugar como se fosse um campeonato (pilotando uma FERRARI). Pobreza.

E tem gente que hoje critica o Vettel, o Hamilton…tem de ser ‘bonzinho’ e ‘correr pela equipe’ como Massa, Barrichello e outros que nunca serão campeões de mais nada na vida…

Uns nascem reis, outros bobos da corte.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Gerson
10 anos atrás

O Piquet pra ser campeão usava deste e outros artificios….desde os tempos da Brabham.

Gerson
Gerson
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Todo corno sempre culpa o “outro” ao invés de vigiar a própria mulher.

O Piquet é o “outro” de muita gente. Tá certo, vai achando que ele é/era o “vilão”….

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Massa é muito mais piloto……e, esta história de corno é sua mesmo?

Flavio
Flavio
Reply to  Gerson
10 anos atrás

O Massa ganha varios milhoes para ser bonzinho.

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Enio Peixoto
10 anos atrás

queria mesmo entender porque o Head estava nervoso como diretor de harmonia de escola de samba na hora da parada do Piquet.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  gustavo maia
10 anos atrás

HAHAHA!!!!

Piquet era uma puta véia mesmo…

Claudio Luccisano
Claudio Luccisano
10 anos atrás

Alguém consegue imaginar o Massinha entrando no lugar do Alonso na hora de uma parada programada ???.
Campeões fazem o que Piquet fez, o resto é só “figuração”.

João
João
Reply to  Claudio Luccisano
10 anos atrás

Hoje em dia não dá, cada jogo de pneus tem dono. Se entrar no lugar do outro, os mecânicos tem que ir buscar os pneus do piloto que entrou e acaba levando mais tempo, além dos pneus estarem frios.

hendrix
hendrix
10 anos atrás

é nessa corrida q piquet malandramente entra no box no lugar do mansel pegando os pneus de melhor qualidade? o carinha da wilians dando chilique (heard) 0:46
não é ou estou equivocadamente viajando?

André Decourt
Reply to  hendrix
10 anos atrás

Foi isso mesmo !

Reinaldo
Reinaldo
Reply to  hendrix
10 anos atrás

O cara estava maluco! Se pudesse, pulava e ia dar um tapa na cabeça do Piquet.

Muller
Muller
Reply to  hendrix
10 anos atrás

Por culpa dessa atitude, Mansell atrasou a parada, o que tirou as chances de vitória. Foi o jeito que ele encontrou para desestabilizar o inglês, que até 85 era um Zé Ninguém. Como não era bom de habilidade política, como um Prost, um Senna, um Alonso ou um Schumacher da vida, só sobrou isso mesmo.

Piquet havia rompido com a equipe na corrida anterior (Inglaterra, acho) por terem acertado o carro do Mansell (que ganhou) com os dados que ele forneceu nos treinos.

Cacá
Cacá
10 anos atrás

Em tempo: e o GC errado? “Airton Senna”, com “i”.

Cacá
Cacá
10 anos atrás

Uma matéria de quase 5 minutos sobre F1 no Fantástico, com narração do Celso Freitas, Galvão Bueno, um dos melhores narradores do Brasil, sem sombra de dúvida, antes da fase Silvio Santos (a partir de 1990/1991, ele passou a ser um animador de eventos desportivos) e os bons tempos do automobilismo que não voltam jamais.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
10 anos atrás

Hoje em dia ninguém critica as corrida da época dos turbos, mas acontecia exatamente o que acontece agora com os pneus. Quem andava forte a corrida inteira ficava sem gasolina no fim.

Acho que daqui a vinte anos alguém vai exaltar os tempo em que era possível ver Alonso, Hamilton, Button, Vettel e Haikkonen disputando posições sem fazer a menor idéia de quantas voltas os pneus aguentavam.

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  Rafael Lucas
10 anos atrás

a diferença é que a tecnologia nao permitia a durabilidade dos turbos. Hoje, a má performance dos pneus é proposital por parte do fabricante. Cada asneira…

Rafael Lucas
Rafael Lucas
Reply to  Ferdinandes
10 anos atrás

O problema não era confiabilidade. Os motores turbo gastavam muito, e como o regulamento limita o tamanho do tanque de combustível, ficava o compromisso entre potência e consumo. Leia direito antes falar que alguém está dizendo asneira.

ferdinandes
ferdinandes
Reply to  Rafael Lucas
10 anos atrás

Sim. Estouravam motores – especialmente na mao do Senna antes do primeiro titulo mundial – porque acabava gasolina. Boa, a sua logica, viu? Quanto aos pneus, espero que vc tenha entendido, senao a gente desenha. Com direito ao Massa falando em macarrao.

Ed
Ed
Reply to  ferdinandes
10 anos atrás

Os tanques foram reduzidos em 25 litros de 85 pra 86 por algum motivo também. O piloto não podia fazer a corrida no limite do mesmo modo que não pode fazer hoje. Só que de um modo muito mais interessante.

E ainda fica criticando o cara que fez um comentário pertinente. Parabéns. Deve ser o orgulho do seu pai.

Victor
Victor
Reply to  Rafael Lucas
10 anos atrás

Hohoooo Porra, se você der um fora assim os patos não voltam mais.

JP
JP
Reply to  Rafael Lucas
10 anos atrás

Asneira é você endossar o errado.

Claudionor Sabença
Claudionor Sabença
Reply to  Ferdinandes
10 anos atrás

Com certeza não foi o Rafael Lucas quem falou uma “asneira”. A questão dessa corrida não tem nada a ver com durabilidade.

O limite dos tanques de combustível foi reduzido de 220 a 195 litros em 1986, assim como houve várias restrições à potência naquela temporada, justamente para dar um mínimo de chance aos aspirados. Querendo ou não, é o mesmo tipo de medida artificialesca para evitar uma lavada de determinada equipe e tentar forjar um equilíbrio maior de forças.

Em circuitos de alta, como era Hockenheim antigo, essa limitação dificultava ainda mais a vida dos usuários de turbo. A grande vantagem da Honda era exatamente aliar boa potência com economia, coisa que a Porsche e especialmente a Renault não conseguiam com a mesma eficiência.

Paulo Torres Garcia
Paulo Torres Garcia
10 anos atrás

O piti do Patrick Head quando Piquet parou a primeira vez é impagável! Era pro Mansell entrar, Nelsão passou a perna no Leão e em todo time inglês, que naquela altura do campeonato tinha “eleito” Mansell primeiro piloto.

Muller
Muller
Reply to  Paulo Torres Garcia
10 anos atrás

Na verdade, Mansell não era 1º piloto, pelo menos não até exatamente esse GP. O problema é que a Williams era irritantemente idêntica na configuração dos carros – quem acertasse melhor teria a configuração duplicada no outro – e os pilotos que se resolvessem na pista. Como Piquet era 50x melhor acertador de carros que Mansell, começou a se irritar com essa igualdade. Ele deveria ter os privilégios de 1º piloto, acertados com Frank Williams, mas na época o chefe tava num hospital (de onde sairia numa cadeira de rodas pro resto da vida) e o “suplente” impôs esse regime igualitário dentro da equipe. Na verdade, acho que Head nunca gostou de pilotos brasileiros.
Piquet sempre foi mal de política – no qual Senna sempre foi um mestre – e arrumou essa forma, na malandragem, de mostrar que ele era o melhor e deveria receber mais atenção. Deu certo e errado. Certo porque realmente provou ser melhor que Mansell, mas errado porque perdeu o título de 86.

Paulo
Paulo
10 anos atrás

Sem contar que essa corrida foi aquela que o chefe da Williams (era o Patrick Head?) quase arrancou os cabelos no pit do Piquet…diz a lenda que a equipe havia chamado o Mansell para o pit, mas o Piquet malandraço entrou…

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

Fulerage. O pessoal fica falando do avanço tecnológico da F1 e no vídeo vimos o pit stop parecido com uma troca de pneus na borracharia da esquina e o Prost tentando levar o carro no solavanco.
A categoria evoluiu muito e comparando o vídeo com o que vemos hoje podemos pensar no que veremos daqui a 20 anos.
Voltando ao post da borracha, alguns poderiam dizer que essa corrida fui estragada porque havia limitação no combustível, assim como se reclama dos pneus hoje. Piquet e Senna foram mais rápidos com a gasolina que carregavam.
Quanto ao troféu, parece haver algum equívoco, pois estão entregando um outro maior para o segundo colocado.
E para gerar polêmica: Nas entrevistas, o Piquet fala da vitória meio assim, “fui comprar uns pão, tinha pão, daí eu comprei uns pão, se tivermos mais sorte volto para comprar outros pão”, o Senna disse “Fui comprar uns pão, não tinha pão, mas viva o Brasil, il, il.”. Dá mesma forma que o Piquet não era assim para manter um personagem, o Senna parecia um poço de inocência.

JP
JP
Reply to  gustavo maia
10 anos atrás

Asneira pra todo lado, hein gustavo!

Williams Head
Williams Head
10 anos atrás

E a pescaria de combustivel? O mar nao estava pra peixe pro Prost.

Albert
Albert
10 anos atrás

O ronco dos carros eram animais… As vezes fico na dúvida qual prefiro: os turbo dos anos 1980 ou os V12 dos anos 1990.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Albert
10 anos atrás

… os dois!