NO ANHEMBI

SÃO PAULO (coisa linda) – Foi absolutamente espetacular o final da etapa paulistana da Indy. As últimas voltas — com Sato, Newgarden, Hinchcliffe e um pouco mais atrás Andretti Neto — deixaram todo mundo de cabelos em pé, ainda mais pela dificuldade dos pilotos de controlarem seus carros nas lombadas do asfalto da Marginal e do resto do circuito.

Incrivelmente ninguém bateu nessa batalha derradeira. Hinchcliffe, conhecido como Rintintim, passou o jovem do jardim e partiu para cima do japonês feito um alucinado. Era um tal de puxar para passar (push to pass, sacaram?), mudar de trajetória, defender lado de dentro da curva, uma loucura completa até a última curva, quando Taku deu uma leve escorregada. Muito leve mesmo. Jimmy Cliff aproveitou e venceu lindamente.

A reação de Sato foi bárbara. Eu daria um tiro na cabeça. Na minha primeiro, na do vencedor depois. Não, isso não daria certo. Melhor inverter. Em todo caso, o japonês não deu tiro na cabeça de ninguém. Era só sorrisos e aplausos no pódio. Sabe que fez uma corridona e que não cometeu nenhum erro grave. E sabe, sobretudo, que o piloto da Andretti aproveitou aquele microssegundo de vacilo com uma manobra brilhante. Soube reconhecer os méritos de quem teve.

Se a Indy não é a categoria dos sonhos, se os carros são feios, se muitos pilotos carecem de alguns neurônios, não importa. A corrida de hoje foi bem legal. E é de corrida legal que o povo gosta. Quem não gosta muito é a população da cidade, porque por mais que o circuito tenha sido concebido para ficar nas franjas do Tietê para atrapalhar pouco, o trânsito da cidade, que já é uma merda até em feriado nacional de madrugada, fica ainda mais caótico com essa prova. O que não é nenhuma novidade. Outros eventos, é preciso ser justo, também atrapalham bastante o trânsito. Convivamos com isso.

Vocês que foram ao Anhembi, contem como foi. E quem não foi, obviamente, pode saber tudo que aconteceu no Grande Prêmio, com uma cobertura que encheu de orgulho este velho escriba aqui. O time do site fez (na verdade, ainda está fazendo, porque estão todos na sala de imprensa, ainda) um trabalho assombroso.

rintintim

Subscribe
Notify of
guest

134 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
10 anos atrás

Muito interessante a matéria sobre a KV tentando se reestruturar. Na matéria diz que a equipe teve apenas duaas vitórias, uma com Da Matta e outra com o Power. Aí me veio uma dúvida: O Tony não venceu a corrida onde o Weldon morreu??. Se não me engano ele era o lider quando a prova foi interrompida não era??

Valdemir Silva Braga
Valdemir Silva Braga
10 anos atrás

Flavio, foi a primeira vez que fui ver a Indy; gostei demais, principalmente da proximidade às equipes e pilotos. Continuo muito fiel à Formula 1 (assisto em Interlagos desde 1991), mas o show está na Indy, que é mais aberta, mais simples, uma festa mais democrática, onde voce pode ver de perto uma jóia que é um carro de corrida, ver detalhes nele que passam despercebidos na imagem da TV. Maravilha, com certeza estarei lá em 2014 !

Alexandre
Alexandre
10 anos atrás

Só uma perguntinha… por que na indy não tem nenhuma corrida em pista mista, somente corridas de rua e ovais, com tanta pista legal nos usa e canada, e até mesmo por que não interlagos???

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

Não é bem assim. Atualmente, das 20 provas, 15 são em circuito misto e 5 são ovais.
Dos 15. Dentre os circuitos mistos, 3 deles são autódromos, são eles:
– Barber Motorsports Park
– Circuito Mid-Ohio
– Circuito Sonoma Raceway

E quanto a Interlagos, Bernie Ecclestone veta a pista para a Indy. Se ainda tivesse Jacaré Jacarepaguá…

Alexandre
Alexandre
Reply to  Giovani Jardim
10 anos atrás

Valeu Giovani, mas com tanta pista legal nos usa, tipo laguna seca, sebring, road atlanta, elkhart lake entre outras, não dá para entender os caras correndo em aeroporto e numas ruas estreitas que não tem uma ultrapassagem… aí ficar vendo corrida esperando que alguém bata para ter uma bandeira amarela e decidir a “estratégia de box” é dose… poderia ser bem melhor

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

Sim, sim. Eu concordo com você.

Hugo
Hugo
10 anos atrás

Pô, o carro da Indy não é feio não.
Muito mais bonito do que os F1 ornitorrinco.
Esse chassi é muito bonito, tanto o feito para os ovais quanto pros outros circuitos.
Sem falar que são muito mais resistentes que os da F1 e, em caso de pequenos toques, não furam os pneus e nem fazem um dos carros decolar.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Hugo
10 anos atrás

Acho horrível.

neder
neder
10 anos atrás

Eu me tornei um lacaio do imperialismo ianque há uns cinco anos. Minha prioridade é acompanhar o automobilismo americano. Curto demais circuito oval. Não precisa ser melhor que outras categorias. Apenas é o que gosto de ver. Mas já fui fã doente de F1, de ter vídeos, livros, biografias, conhecer a história de pilotos que não foram campeões, essas coisas. Aí comecei a achar as corridas aborrecidas, centradas apenas nas máquinas (lindas!), pneus, engenheiros etc. Mas sempre que posso vejo alguma corrida da manhã, para curtir os “sem-parafusos” Alonso, Hamilton, Raikkonen e o glorioso Kobayashi (saudade do japa…). Troquei o charme da aristocracia pela diversão do populacho. Fiquei feliz com o sucesso da prova de SP esse ano. Vi alguns sites gringos cheios de pontos de exclamação.

André Gadelha
André Gadelha
10 anos atrás

Até que nesses últimos 2 anos venho me esforçando para gostar da Indy; mas, vendo pela tv, fica dificil. Não mostra as ultrapassagens direito, sem as devidas informações no vídeo, e mais cheia de artifícios do que a F1, disso ninguém pode fugir: um tal de push to pass, forçação de barra para ter acidentes e bandeiras amarelas. Desse jeito nem precisa fazer um bom treino classificatório. Logo, a F1 ainda é bem melhor.

Jr.
Jr.
Reply to  André Gadelha
10 anos atrás

Concordo em parte. A F1 tem o KERS e o tal DRS, e ainda você fala mal da Indy?
Quanto às bandeiras amarelas, realmente são um pé no saco.

Pablo Rodrigues Muniz - Vitória
Pablo Rodrigues Muniz - Vitória
10 anos atrás

Eu estava no autódromo que tinha o som da TV Bandeirantes e não entendi muita coisa. Me parece que havia uns 50 pilotos, mas só 20 carros. Muitos tinham nomes parecidos. Não sei quem são:
Jéstin Wilson;
Sakuma Tato;
Joséfi;
Tony do Brasil;
Simone Silvestre;
etc;

Este ano não vi nem Bryan Riscoe nem Ryan Briscoe.

A estrutura, o conforto, a organização, colocaram as vezes que fui na F1 no chinelo.

Ideia simples e muito boa foi conversar com os pilotos pelo rádio durante a prova.

À BandeirantesItaipavaSãoPauloIzodIndyCarSeries300KmNestléKitKat eu volto. À F1 acho que não.

Pedro Gomes
Pedro Gomes
Reply to  Pablo Rodrigues Muniz - Vitória
10 anos atrás

ideia simples, mais não original. os NASCARTICOS já faziam isso.

Allan
Allan
Reply to  Pablo Rodrigues Muniz - Vitória
10 anos atrás

Me chamou mto a atenção o desempenho do Hunter Rahal. Helio Castro de Neves nao teve muita sorte tb!

Fabio
Fabio
10 anos atrás

Ninguém mencionou o “Jimmy Cliff” eheheheh!

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Só valeu mesmo ver a Bia Figueiredo ganhando uma camisa personalizada do corintians autografada por todos os jogadores….e ver o AZAR que isso dá!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Até quando vamos ter de engolir á força essa imprensa IMBECIL adoradora do “time estatal’????

Barrichello também uma vez foi correr com a camisa deste time por baixo do macacão…Não lembro bem, mas quebrou logo início da corrida ou bateu…

Sabe qual a maior diferença da Indy para a Formulá 1??

– Na F1 RARAMENTE, mas é POSSÍVEL ter bandeira amarela numa corrida do campeonato.

– Na F Indy COM CERTEZA terá PELO MENOS UMA bandeira amarela em TODAS AS CORRIDAS.

Não consigo gostar tanto de uma categoria onde as equipes TORCEM pra ter bandeira amarela toda vez que um piloto da equipe não está na primeira posição…E com tanta bandeira amarela, ainda se permitem errar com “pane seca”.

Ivandro
Ivandro
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Claro, porque bom mesmo é ver sempre os mesmos carros na frente, ultrapassagens artificiais (ainda bem que a ideia de molhar a pista não entrou nesse pacote), quase nenhuma novidade na corrida a não ser os erros de pit que provocam mudanças “reais” nas posições na pista.

Alexandre Bessa
Alexandre Bessa
10 anos atrás

Prezado Flavio Gomes:

Após a corrida de São Paulo, o piloto Hélio Castroneves disse:

“Analisando, ao menos os mais fortes, Will (Power), (Ryan) Hunter-Reay, Tony (Kanaan), (Dario) Franchitti, não foram bem. Mas agora tem que abrir o olho porque o japonês abriu o dele”.

André Giordano
André Giordano
10 anos atrás

Acho que aos poucos esta corrida do Anhembi começa a cair no gosto do povo.
A corrida de ontem foi muito boa. Uma coisa que me chamou muito a atenção e que devia ser copiado imediatamente pela F1 é o Live Timing da categoria. Por ali era possível identificar o tipo de pneu que o piloto estava utilizando, quantas voltas desde o último pit, se o cara estava usando o Push to Pass ou não, quantos Push ainda restavam e etc. Com a disponibilização destes dados, fica muito mais fácil para o espectador entender a estratégia de cada um e a corrida como um todo.

A lamentar apenas o erro de cálculo da equipe do Kanaan. Porreta esse baiano hein?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  André Giordano
10 anos atrás

Tem um live no site http://racecontrol.indycar.com/ mas nem compara com o app da f1 pra android/iOS. Realmente faz falta. Em tempo, essa KV é muito fraquinha, de dar dó, com três carros era ruim, com dois carros continua uma bosta.

Eu
Eu
10 anos atrás

Entre a emocao baguncada da indy e a chatice glamurosa da f1 fico certamente com a indy, afinal queremos ver corridas de carros e nao um trenzinho …. mas para escolher o PIOR entre o galvao e o luciano do valle ( vale?) tenho minhas duvidas, luciono se esforca para ser pior que o galvao, mas acho que o galvao e o pior mesmo!!!!

A B R A C O S CUMPANHERO!!!

Juliana Gomes
Juliana Gomes
10 anos atrás

A corrida foi emocionante, mas lamentei a ausência de um brasileiro no pódio. De qualquer modo, o Tony, a Bia e o Hélio estão de parabéns pelo empenho. Diga-se de passagem, que as lágrimas do Kanaan me tocaram. Estou na torcida para que empresas como a Brasil Foods, o Bradesco, Alpargatas, a Gol etc. invistam na carreira da Beatriz Figueiredo.

Mais uma vez, elogio o Takuma Sato, pois mostrou que é um piloto cada vez melhor. Ademais, a sua postura após a prova, fez-me aplaudi-lo de pé. Ao descer do carro, o japonês fez questão de adiantar-se e foi cumprimentar o vencedor, além de ajudá-lo a estender a bandeira do Canadá no pódio. Sem falar que o Sato-san sempre se manteve jovial, mesmo após perder o primeiro lugar a poucos metros da bandeirada.

Pedro
Pedro
10 anos atrás

Foi uma boa corrida. Circuito bom ajuda nesse particular. Já a prova de abertura foi um sono só. Luciano do Valle é um pé-frio de primeira. Quando narrava os jogos olímpicos e o Brasil perdia era: “O brasil perde…”, quando ganhava o ouro era : “Somos ouro!” Esperto, mas tá aposentado. Só não sabe disso.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Pedro
10 anos atrás

A esmagadora maioria dos “críticos de sofá” do Luciano do Valle esquecem (ou não sabem) que ele recuperou-se de um AVC, precisando inclusive “reaprender” à falar, conseguindo ainda voltar à desempenhar sua profissão. Poucos conseguiriam o mesmo.

Eu
Eu
Reply to  Danilo Candido
10 anos atrás

Acho que ele ficou com sequelas….. porque va ser locutor ruim assim la na ……..pqp so o galvao e pior que ele, deixem os caras que sao melhores fazerem o servico, porque insistem nesses chatos luciano e galvao?????

Anderson
Anderson
Reply to  Danilo Candido
10 anos atrás

Ele já cometia seus erros clássicos antes desse AVC que ele falou em uma entrevista. Só se não foi o primeiro.

Ricardo Simonetti
Ricardo Simonetti
10 anos atrás

Estive no autódromo (sambódromo) no sábado e no domingo e tive uma excelente impressão. Achei tudo muito organizado. Fui de metrô e tomei um ônibus exclusivo para o autódromo. Rápido, fácil e sem “stress”. A corrida foi muito emocionante com o Kanaan assumindo a liderança logo nas primeiras voltas e, até mesmo quando teve a pane seca, a torcida gritava seu nome e aplaudia em pé, demonstrando total apoio e reconhecimento (demais). O mesmo ocorreu em relação à Bia. Quanto às voltas finais, não preciso nem dizer… Há tempos não via algo assim nesse nicho do automobilismo.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
10 anos atrás

Amigos, a corrida foi espetacular, mas, muito dificil de assistir pela TV! na band o narrador (luciano do valle) errava toda hora os nomes de tudo! e na bandsport, aquele idiota e ufanico do comentarista (eduardo h. de melo) simplesmente estragava a boa narração. Não consigo entender porque o Téo José não está narrando as corridas, se fosse ele o narrador e o Giafone comentarista seria o ideal. Próximo ano vou assistir na arquibancada porque pela TV não dá!

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
10 anos atrás

Ah gente, na boa, a corrida foi uma merda, cheia de bandeiras amarelas, toda hora relargada e batida no tal “S do samba” (ridículo) só melhorando um pouco à medida que ficavam menos carros na pista. Só teve emoção no final, nas últimas 6 ou 8 voltas. E essa mania da ” Band ” de dizer que que é emoção do início ao fim e ficar comparando o tempo inteiro com a F1, é querer vender uma coisa que não é, achando que as pessoas são idiotas.Para quem gosta de batidas de carros é legal, para quem gosta de automobilismo de verdade não. A F. Indy é 500 milhas de Indianapolis e….. só.
E por falar em corrida de primeira, de alto nível, o GP da Espanha de moto GP foi sensacional. Dá gosto assistir.

Claudio Okawa
Claudio Okawa
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Realmente teve muitas voltas em bandeira amarela; mas acho que não foi ruim! Ao longo do circuíto quem esteve em loco pode ver ultrapassagens em quase todos os pontos da pista. Acho que você viu pela TV…

Fabio Tust
Fabio Tust
10 anos atrás

Eu sou muito perdido em relação a Indy no Brasil, mas alguém pode me explicar o porquê da corrida nunca ser feita em Interlagos? Não estou querendo politizar ou polemizar, só queria saber mesmo.

Claudio Okawa
Claudio Okawa
Reply to  Fabio Tust
10 anos atrás

Porque a F1 tem contrato de exclusividade lá! Mas seria bom uma corrida lá!

Juca
Juca
10 anos atrás

A organização da Indy é muito melhor que a da F1, fui no ano passado e tive a melhor das impressões, nada de ficar empurrando aquela marca de refrigerantes goela abaixo com salgadinho de segunda. Na Indy existem várias opções de alimentação, o show é muito melhor, o ingresso tem preço justo, enfim, o evento é feito para o público! Na F1 o evento é feito para a TV e azar de quem estiver lá!

Claudio Okawa
Claudio Okawa
Reply to  Juca
10 anos atrás

Matou a pau Juca… Indy = Publico; F1 = Imprensa / TV

Gerson
Gerson
Reply to  Claudio Okawa
10 anos atrás

Indy = Circo; F1 = Competição

Andre Luiz
Andre Luiz
Reply to  Gerson
10 anos atrás

F1 = Competição? Onde? Se já está quase enraízada a idéia que é justo e natural piloto abrir para coleguinha pensando na equipe. Circos foram sempre mais divertidos ou não teve infância?

Eu
Eu
Reply to  Andre Luiz
10 anos atrás

Isso mesmo, F1 ta uma coisa previsivel, com o alonso e o massa fazendo um papel nojento de deixar passar!!! a ferrari ta ferrando a F1!!!!!!!!!!

Silvio
Silvio
10 anos atrás

Pontos positivos:
– Excelente estrutura para o público.
– Funcionários sempre abertos a ajudar.
– Relação custo x benefício 800 vezes melhor que a F1
– Simpatia do Tony Kanaan em todos momentos e inclusive na largada da corrida a pé

Pontos negativos
– Atuação da Band
– Atraso de meia hora na largada da corrida a pé para que a mesma fosse transmitida pela Band
– Valor irreal para acesso aos boxes. Para os próximos anos, pensem em fazer algo estilo da Stock Car

Murilo Murr
Murilo Murr
10 anos atrás

A organização foi muito boa!! Ônibus até a porta do “circuito”, Lá dentro painéis com horários, programação tudo bonitinho, a única coisa que achei ruim foi os preços um pouco abusivos lá dentro, mas enfim… isso é cultural do Brasileiro, sempre que tiver a chance de enfiar a faca, enfie!!

Renan Collodoro
Renan Collodoro
10 anos atrás

Vou ser um pouco crítico no que foi esse fim de semana pra mim.
Como em todos os lugares, tivemos as partes boas e ruins.

Começando pelas boas…

Acho realmente interessante o fato de você poder visitar as garagens e ver de perto os carros e os mecânicos trabalhando, assim como o acesso aos pilotos, já que circulam livremente com seus carros de Golf por dentro do Anhembi e ao Hotel que fica no mesmo terreno. Sinceramente, nem na Stock Car você pode chegar tão perto assim, e a Indy é bem melhor que a Stock, ou essa é só a minha opinião?

Achei de extremo bom gosto a ação da Sabesp em fornecer água gratuitamente ao público das arquibancadas, visto que o Sol no sábado e no domingo estavam bem fortes, o que ajudou para que ninguém tivesse uma desidratação.

Para o público que foi assistir, realmente vale muito a pena, se gosta de automobilismo, a estrutura montada no Anhembi estava satisfatória, com simuladores para diversão, boa praça de alimentação, telão por todos os lugares para acompanhar a prova inteira e ainda acompanhar a narração oficial da Bandeirantes dentro do Parque Anhembi (Mesmo com os erros do narrador).

Colocaram muitos painéis para que as pessoas pudessem se localizar dentro do Parque Anhembi, isso é bem positivo para saber onde fica a sua arquibancada, praça de alimentação, lojas, boxes, etc.

Diferente de estádios de futebol, no Automobilismo você pode levar a família para assistir, vi muitas crianças se divertindo com seus pais vendo todas as corridas, o que torna isso interessante, pois da pra passar um fim de semana diferente e divertido com seus filhos, sobrinhos, primos, etc.

Mas agora vem a parte ruim…

Apesar de ter muitos telões espalhados pelo Anhembi, tinha um muito mal posicionado, atrapalhando o público que estava na arquibancada “A” para visualizar a entrada e saída do “S” do Samba, se estivesse um pouco mais pra trás, não atrapalharia ninguém, tanto para ver o telão, quanto para quem estava na arquibancada “A”, olha que não é barato um ingresso naquele setor.

Outro ponto, apesar de a praça de alimentação estar bem estruturada, impossível não comentar os preços extremamente abusivos dos alimentos e bebidas. Água R$4,00, Refrigerante R$5,00, Cerveja R$6,00…até aí um pouco caro, mas aceitável, agora, pagar R$10,00 em um Hot Dog (poxa, mas vinha com duas salsichas e era especial no nome, especial no preço, eu diria, com R$10,00 você compra umas 30 salsichas no mercado), mais R$8,00 em um Pastel de vento com um toque de carne, só se vier com fios de ouro pra compensar.

Outro ponto de atenção, os carros de Golf que circulam dentro do Anhembi, sabemos que muitas pessoas vão assistir esses eventos, e os eventuais “pilotos” desses carrinhos elétricos avançavam em cima das pessoas, disputando lugar, foi sorte eu não ter visto nenhum atropelamento, se avança em cima de alguma criança, pode machucar feio.

Mais um fator negativo, uma única passarela para atravessar de um lado para o outro da pista, na verdade são montadas duas passarelas, mas só uma pode ser utilizada pelo público, a outra só para VIPs, mas para quem entrou pelo portão 28 para acesso a arquibancada “A”, teve que dar uma volta muito grande até chegar ao local, o que diminuiria bastante caso pudesse utilizar a passarela dos VIPs.

Acho uma experiência diferente da F1, com certeza os carros são mais feios, as bandeiras amarelas irritam um pouco, apesar das relargadas serem bem legais.

Abs.
Renan Collodoro

Thago
Thago
10 anos atrás

Esta cada vez melhor esta Indy. Pena que a bandeirantes ignora o resto das corridas.

Julius Ckvalheiyro
10 anos atrás

Excelente a cobertura…principalmente pra quem perdeu a corrida…o vídeo com os melhores momentos da corrida foi uma sacada muito legal…que venham “highlights” do DTM, Stockcar, F1, V8 Australiana….e por aí vai…:)

Mauricio MCJ
Mauricio MCJ
10 anos atrás

Fui aqui de Itajai SC para assistir a corrida. Organização fantástica, desde o aeroporto com ônibus expresso, retirada dos ingressos perfeita, os acessos as arquibancadas muito bem identificados, os comes e bebes de boa qualidade e com preço acessivel, nada exorbitante. E a corrida sem palavras, foi absurda!

Leandro Duarte
Leandro Duarte
10 anos atrás

Melhor que este final, foi com certeza a atitude do Sato ao parabenizar o vencedor todo sorridente e vibrante, pareceu ser algo verdadeiro, algo realmente esportivo.

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Estive lá, usei do transporte oferecido pela SPTrans a partir do Aeroporto de Congonhas, tudo funcionou exatamente como deveria, ônibus somente com passageiros sentados, prontos para embarque e trajeto rápido, ao chegar tudo muito bem sinalizado e organizado, fácil localização das arquibancadas todas identificadas, banheiros limpos, em grande quantidade (e com toalhas de papel pra enxugar as mãos), boas opções de alimentação com preço de evento claro, na saida tudo funcionando da mesma forma até o retorno ao aeroporto, nenhuma crítica a não ser aos membros da equipe KV, puta marcada.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Acarloz
10 anos atrás

** Tudo muito melhor que a formula um, fora e dentro da pista, se existem lombadas os carros são mais robustos e elas não se tornam problema, muito deferente dos F1, que sentem a diferença aerodinâmica causada por um cocô de passarinho no aerofólio.

Claudio Okawa
Claudio Okawa
Reply to  Acarloz
10 anos atrás

tudo isso com 6x a menos no preço…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Acarloz
10 anos atrás

Verdade Acarloz, tudo funcionando perfeitamente, como no ano passado.
Saí do terminal Barra Funda, ônibus limpo, todos sentados, tudo muito bem sinalizado, tinha até papel higiênico nos banheiros!!!!!!

Volta tranquilíssima, um evento que permite você deixar o carro em casa e te oferecer velocidade no transporte é sensacional!

Claudio Aun
Claudio Aun
10 anos atrás

Ninguém comentou e as imagens quase não pegaram mas, Takuma aplaudiu na bandeirada seu adversário pela bela vitoria

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Amigo Flávio,

Quanto a corrida em si, concordo contigo. Tirando a parte das bandeiras amarelas, que representaram quase metade do tempo total a prova, foi muito legal assistir a corrida.

Em relação a organização, tenho três comentários:

1)É proibida a entrada de quaisquer alimentos e bebidas. Creio que há um único motivo para esta proibição: tornar obrigatória a compra destes mesmos alimentos e bebidas nos quiosques. Sugiro que o Ministério Público analise esta determinação, pois entendo que trata-se de uma venda “casada”.

2)Repetindo o mesmo modus operandi dos anos anteriores, os portões não foram abertos as 7:00 h. em nenhum dos dois dias. Motivo?: além da negligência, nenhum.

3)Os seguranças, acostumados a trabalhar em baladas, não pensam: obedecem ordens.
A saída da arquibancada A somente podia ser realizada por um lado da escada, inclusive no final da corrida. Motivo?: Nenhum (ordens são para serem seguidas, não discutidas)

PRNDSL
PRNDSL
10 anos atrás

Na tv era:
– Sakuma Tato;
– Rei Hunter;
– Silvestre;
– devo ter perdido outras pq mudei de canal…

Marcio
Marcio
Reply to  PRNDSL
10 anos atrás

Teve o Bordô tb…kkkkk

Tiago
Tiago
Reply to  PRNDSL
10 anos atrás

hahaha
O Galvão é ruim, mas esse Luciano é muuuuito pior!

Fernando
Fernando
Reply to  Tiago
10 anos atrás

Teve ainda o Jésten Wilson e o Ryan Hunter-Rahal…e para o narrador, quem cantou o hino foi a Paula Fernandes…

Alexandre
Alexandre
10 anos atrás

Para quem gosta de automobilismo não dá para assistir a Indy. É coisa de amador desde a transmissão até própria categoria.

O que era os caras da Band criticando o que aconteceu com o Helinho sábado?? regra é regra, não tem que ficar lamentando, o erro foi todo do Helinho que deixou para última hora ir para a volta.

Inventaram a regra do tempo correr em bandeira vermelha no sábado??? para a band e o Helinho parece que sim.

Os caras ficaram meia hora dizendo criticando a regra… Ai aparece o Helinho também criticando a regra. Mas ele não conhece a regra??

E o que é o pit aonde jogam a pistola pneumática? custa colocar um suporte por cima dos carros? a cada três corridas a pistola deve estragar de tão danificada.

O que era o Tony sem combustível?? isso nem em corrida de fusca acontece. Os caras não tem telemetria?? mandaram duas voltas antes ele aumentar a mistura (pasmem).

E os carros que estragam e ficam na pista? Estragou o câmbio da Bia e ele fica se arrastando na pista, como se uma mágica acontecesse para ela voltar? Estragou o câmbio, sai por uma área de escape o quanto antes. Na F1 isto dava punição. A corrida não ganha o melhor, ganha que tem mais sorte de pegar uma bandeira amarela.

E, por fim, colocam safety car para tudo. A maioria das bandeiras amarelas poderia ser localizada.

Por causa de um resto de carro, que na F1 alguém entraria na pista e tiraria só com bandeira amarela localizada, eles botam safety car por 5 voltas. Um absurdo.

Indy e Band, amadorismo total.

Claudio Okawa
Claudio Okawa
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

Essas questões são inerentes de categoria… Se for para falar de amadorismo, a F1 teve piloto que pegou fogo, e fora os pits do rubinho na época da ferrari… less friend, less…

Acarloz
Acarloz
Reply to  Claudio Okawa
10 anos atrás

Com tudo isso é dez vezes mais interessante que a formula 1 pasteurizada e sem graça de hoje.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

Gravei e assisti depois na íntegra, a transmissão da Band foi muito boa, câmeras bem postadas, cortes corretos, eventos não transmitidos ao vivo, via-se em replays, Giafone sempre com comentarios precisos. Só a narração ficou um pouco a desejar … é aquela já “conhecida “. Mas o Teo José estava escalado para o Jogo do Corinthians.

Rodrigo DC
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

Cara, deixa de ser idiota, que comentário imbecil.

Se vc quer ver F1 assista F1, não fique querendo que tudo seja igual a F1.

O público da Indy gosta daquilo, graças a Deus a audiência voltou a subir e os fãs estão cada dia mais felizes com o rumo que a categoria tem tomado.

Seu comentário sobre a pistola pneumática é de um estupidez tremenda, desde os anos 80 a Indy tem essa tradição de um mecânico por roda e as pistolas sempre foram utilizadas dessa maneira, é TRADIÇÃO e o PIT na Indy é mais um espetáculo, ao contrário da merda da F1 que enfia 48765484 pessoas em volta do carro e trocam o pneu em 2 segundos, coisa sem graça, tão sem graça quanto a categoria das asas falsas do kers falso e de coxinhas…

Alexandre
Alexandre
Reply to  Rodrigo DC
10 anos atrás

Imbecil é sua intolerância.

Fiz um comentário e ponto.

A Indy é mais imprevisível porque os pilotos são pitocos, batem em si mesmo.

Não quero que a a Indy seja uma F1, quero que seja profissional. A DTM não é F1 e é até tão interessante quanto.

Tu gosta de tradição? Então assiste a F1, que tem mais de 60 anos. Esta indy não tem 5 anos. (se vc é conhecedor vai saber do que estou falando e não precisa vir com grosseria)

Roberto Borges
Roberto Borges
10 anos atrás

A corrida foi muito boa mesmo!
A lamentar, o azar dos brasileiros e sem comentários em relação à transmissão da Bandeirantes (à moda tradicional, nada de Band).
No BandSports foi melhor, apesar do lamentável sr. Homem de Mello, que se acha o sr. da verdade e já cai de pau na Bia pq. não quis responder ao reporter logo após abandonar a corrida. Total falta de “timing” do repórter, que poderia dar um toque em off na piloto e ver que hora ela estaria disposta a falar. O tonto não se tocou que tudo o que ela estava programando para o ano, chances de ampliar o patrocínio, foi por água a baixo com esse abandono. Do “comentarista”, não se espera outra coisa. O Celsinho foi elegante, como sempre.
Flávio e leitores, e esse papinho da Indy em Brasília? O autódromo está abandonado e de repente o governador vem com essa? Só interessa evento grande? Ou a comissão das obras? Ou os dois juntos, porque automobilismo mesmo, nem pensar!
Desculpem se ficou longo.

Wagner L.
Wagner L.
10 anos atrás

Final incrível de corrida. Agora, a KV se supera, desde o ano passado com suas estratégias que arruinaram várias corridas do Barrichello e Kanaan, e ontem pane seca foi o fim da picada… já passou da hora dessa equipe decidir se quer continuar pequena ou quer fazer parte das grandes.

Bellissimo
Bellissimo
10 anos atrás

Olha… Me surpreendi.. fui lá meio que desconfiado, que seria bagunçado,, mas foi muito bom, uma super experiência, até o metrô estava ótimo,,E foi uma ótima corrida muito boa.. A visibilidade é um pouco prejudicada, mas os carros acelerando naquele corredor de arquibancadas é realmente sensacional.. Vou na próxima

Fabiano Nunes
Fabiano Nunes
10 anos atrás

Achei que só eu tinha achado a transmissão da band e da bandsports ruim, comecei assistindo na band, imagem melhor, mas os cortes estavam terriveis, parecia q o diretor ficava procurando por um carro, várias vezes aparecia a pista vazia até cortarem para a reta q deveria estar passando algum carro, a locução do luciano terrivel, os comentários então, dai troco para bandsports a locução menos ruim, mas a qualidade da imagem deixando muito a desejar, e o diretor de veria ser o mesmo, por q ainda ficavam procurando os carros, logo a Band q é tão acostumada a transmitir provas nacionais(geração de produtoras independentes) ainda s intitulavam durante a transmição Sistema Band de Transmissão(SBT)
kkk q piada, e eu fico reclamando do galvão e do outro pior ainda da sportv, a corrida foi muito boa, quem sabe ano que vem em vez d alargar o S do samba eles tiram de uma vez e deixam a corrida seguir seu rumo em vez de encher de bandeira amarela a cada relargada, Flavio um granda abraço e parabéns pelas matérias.

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

A Bia Figueiredo continua sofrendo com sua carroça, aliás, uma carroça é igual em qualquer lugar! O Will Power já estava começando aparecer quando o seu carro quebrou para alegria do torcedor brasileiro, e o Hélio Castroneves estava participando de uma corrida de demolição saindo no lucro com o 13°lugar. É Tony Kanaan, ficar sem combustível foi frustrante, e machucou mais do que aquela pancada em Long Beach! Parabéns Hinchcliffe, mas que ultrapassagem sensacional em cima do Sato! Fica para Ver e Rever!

Saulo Novaes
Saulo Novaes
10 anos atrás

Havia muito tempo que a sala de imprensa não aplaudia os pilotos pelas manobras, ultrapassagens e também pela emoção da última volta. Sem mais.

Fabrizio
Fabrizio
10 anos atrás

A narração pelo Bandsports com Celso Miranda e comentários de Sérgio Jimenez foi ótima, no nível da corrida e de quem acompanha de verdade. Nas últimas voltas eles deram um show de conhecimento, informação e ritmo na transmissão.

Sobre a ótima corrida, depois de mais de quinze anos me fez lembrar daquelas tardes de domingo inesquecíveis na adolecência curtindo os duelos de Al Unser Jr, Michael Andretti, Gil de Ferran, Jimmy Vasser e Cia…

Parece que acharam a receita daquele bolo novamente…

fabio
fabio
10 anos atrás

Fantastico o final. Mais fantastico ainda foi ver Sato aplaudir o vencedor logo apos a linha de chegada. Um verdadeiro samurai.

Ulisses
Ulisses
Reply to  fabio
10 anos atrás

Atitude de campeão, sem dúvida!!!

Geraldo
Geraldo
10 anos atrás

Dói o bolso quando penso que em São Paulo tem um autódromo como Interlagos e, por causa do Contrato com a FIA (F1), a Fórmula Indy não pode correr lá, é dose…!

Por último, o push-to-pass é muito melhor que a “asa móvel” da F1!

Wanderson
Wanderson
10 anos atrás

Eu acho a Indy uma categoria dos sonhos, sim. É a única categoria de ponta que uma equipe com o orçamento dez vezes menor que uma das grandes consegue proporcionar a um piloto liderar um campeonato e vencer corridas.

Mas mesmo assim o Sato vai ter de contar com um pouco de sorte e abandono dos pilotos concorrentes. Os times grandes ao decorrer da temporada costumam melhorar, aí talvez fique complicado para o japonês, mas torcida não vai voltar.

Em tempo: os carros não são feios, a meu ver; e o Helio Castroneves já deu na Penske. O Tony Kanaan em seu lugar faria muito mais.

Ricardo Varoli
10 anos atrás

Foi fantástico Flávio! Automobilismo mesmo, autêntico e sem elegância. E como foi a Classic? Dessa vez faltei, mas estava com saudades de Interlagos lá do Anhembi.

Fabrício dos Santos Ferreira
Fabrício dos Santos Ferreira
10 anos atrás

Viva o Takuma Sato, líder atual do campeonato.
Takuma para campeão.
http://www.onibusbrasil.com/foto/1690781/

Rodrigo DC
10 anos atrás

FANTÁSTICO.

Fui pelo segundo ano seguido, estou programando para ir até Indianapolis ver a INDY 500 ano que vem.

Desde 1995 sou mais fã da Indy do que da F1 e hoje fiquei simplesmente alucinado.

E vamos ser sincero, a ideia de usar a estrutura do sambodromo é excelente, ótimos banheiros, excelente área de circulação, não precisa gastar quase nada com arquibancadas tubulares e o melhor é usar o Parque do Anhembi para montar os carros.

TUDO FOI ÓTIMO.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Rodrigo DC
10 anos atrás

Você se esqueceu do Hotel, utilizado pelas equipes e pilotos e o Campo de Marte ao lado, atravessando a rua.
Na verdade, tirando o transtorno no trânsito local durante a semana, é o lugar ideal.
A pista tem um traçado bem interessante, com a Curva da Vitória justificando seu nome ontem na última volta!

AED - SP
AED - SP
10 anos atrás

Estive lá pela primeira vez. E fiquei impressionado. Com a diferença obvia da F1. Para quem tem acesso à garagem, entra nas equipes, ao lado dos mecânicos…é passível inclusive de ser atropelado pelos carros na saída para a pista…e tem contato direto com os pilotos. Passa uma sensação de amadorismo, insegurança. Mas para quem gosta de automobilismo, a verdade é que é o maior barato. Ficar 2h00 vendo in loco os mecânicos da penske montando os carros foi incrível. E a corrida. Achei muito bacana. A estrutura melhor que a da F1 pra quem vai assistir nas arquibancadas. Enfim, indo sem expectativas, saí com a melhor das impressões.

Rarofra
Rarofra
10 anos atrás

Cada um tem um gosto, mas eu acho esses carros da Indy mais bonitos que o modelo antigo com aquele bico reto feio. Só podia melhorar o design daquelas aletas encima da asa dianteira…

José Morelli
José Morelli
10 anos atrás

Eu fui, fiquei no setor B….SIMPLESMENTE INCRÍVEL. Eu sou experiente neste negócio ir ver corrida in loco da arquibancada, seja Interlagos ou até mesmo Anhembi, já vi muitas provas, mas como a de hoje…..Fantástico!!! Há tempos não vibrava tanto numa corrida. A cada ultrapassagem do Tony Kanaan a torcida ia à loucura….depois a tensão e a emoção foi direcionada pro duelo do Sato x Newgarden x Hinchcliffe x Andretti…..foi muito bacana. Olha, recomendo, vi gente do Brasil inteiro lá, conversei com gente que tava vindo de Cabo Frio (RJ), Manaus (AM), Porto Alegre (RS)…olha, muito divertido. Me desculpem os fãs de carteirinha da F1, mas a Indy deu um BAAAAAAAANHO na F1 e NÃO cobrou 600 mangos pra isso.

Chupa F1!

Fabio Tust
Fabio Tust
Reply to  José Morelli
10 anos atrás

Eu sou muito perdido em relação a Indy no Brasil, mas alguém pode me explicar o porquê da corrida nunca ser feita em Interlagos? Não estou querendo politizar ou polemizar, só queria saber mesmo.

Fabio Tust
Fabio Tust
Reply to  Fabio Tust
10 anos atrás

Bah desculpa José Morelli. Eu ia postar um novo comentário e não responder o teu.

Jorgee
Jorgee
10 anos atrás

Ainda teve o Tony tendo que segurar a corda enquanto era puxado para os boxes.

Jorgee
Jorgee
10 anos atrás

Mais divertida que a corrida foi a narração.
Sakuma Sako, Ryan Hunter-Rahal, Dario Funkitchen, Helio de Castroneves, Simona de Silvestre, Sebastian Bordô, Joséf Servia, Mario Andretti

Daniel
Daniel
Reply to  Jorgee
10 anos atrás

E não se esqueça do grande Jéstin Wilson. Todo ano o Bolacha “cria” novos pilotos. Esse ano foram o Sakuma e o Bordô. E a gente reclama do Galvão…
Mas o ponto positivo foi o fato de que este ano quase não tivemos motivos para ter vergonha alheia, pelo menos vendo pela TV. teve o leite, mas não foi no pódio (e o simpatissíssmo Hinchcliffe não fez aquela cara de “que porra é essa”), o hino americano foi bem executado (ponto pra família Lima), os champanhes já estavam abertos, etc.
Pena o “Sakuma” ter perdido a corrida, pena mesmo. Mas foi uma batalha linda. Faz tempo que a F1 não nos brinda com finais como o que tivemos hoje na Indy.

Ainnem Agon
Ainnem Agon
10 anos atrás

TAKUMA SATO DEUS!