TURISMO EM BSB

SÃO PAULO (do jeito que veio) – Reproduzo parte do release sobre o Campeonato Brasileiro de Turismo, que começa neste fim de semana em Brasília com carros que não são de Turismo, mas sim protótipos semelhantes aos Stock Cars. Por alguma razão, a Vicar aposentou a terminologia “Light”. Ao menos são protótipos bem mais modernos que os da Copa Montana/ex-Light que deixaram de ser utilizados. É a nova categoria de acesso estoquiana.

Nesta prova de abertura estão confirmados 18 pilotos. Entre os nomes mais conhecidos, pilotos que já passaram pela Stock Car, como Pedro Boesel, Fábio Carreira e Norberto Gresse. Todos participam do treino extra marcado para sexta-feira das 15h45 às 16h45.

O carro tem motor dianteiro V8 com 350 cavalos de potência (5.700 rpm e 5,7 litros), tração traseira, cerca de 1.280 kg de peso e é movido a etanol V-Power da Shell. Os pneus são da Pirelli, feitos exclusivamente para a categoria. O sistema de freios tem discos ventilados da Fremax. O câmbio sequencial tem cinco marchas para frente e uma à ré.

O tanque de combustível é especial para competição, composto por um recipiente de borracha preenchido com espuma de baixa densidade. A estrutura é feita com tubos da molibdênio com paredes mais espessas do que os utilizados na Stock Car. Também são utilizadas chapas de alumínio e tinta antichama. Na parte dianteira, na traseira e nas duas laterais, o carro possui absorvedores de impacto. Como a preocupação com a segurança foi muito grande, a JL Racing, empresa do ex-campeão da Stock Car Zeca Giaffone, instalou bancos similares aos construídos para a Stock Car. Outro ponto importante no quesito segurança é o vidro dianteiro fabricado pela Fanavid que absorve impactos externos principalmente devido a uma lâmina de policarbonato especial.

Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo

2 de junho – Brasília – DF
16 de junho – Cascavel – PR
11 de agosto – Ribeirão Preto – SP
1º de setembro – Brasília – DF
15 de setembro – Velopark – RS
20 de outubro – Curitiba – PR
10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos – SP

senajr

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Niltão Amaral
Niltão Amaral
10 anos atrás

Ô “grande” jornalista,

Estava tentando resolver a questão educadamente, mas já que tu queres baixar o nível, vamos lá, cidadão!

Apareça aqui no Rio Grande do Sul de novo, que eu te lembro quem eu sou e te cobro pessoalmente. Se tiver culhões para isso, é claro. Quem é “macho atrás do computador” é tu, que xinga e esculacha todo mundo, mas ao vivo fica bem “pianinho” pra não tomar uma sova de laço.

Tá com a memória fraca, rapazinho, te dei umas quantas voltas na corrida da Classic no Velopark, enquanto tu tentava engatar – sem sucesso – alguma marcha naquela tua trapizonga que só tu acha que é um carro de corrida…

Passar bem, comunista que vai pra Europa andar de Audi.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Muito barulho por nada. Que coisa feia meninos.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Feio! Campeonato sem imaginação ! Ridículo! De marcas nao tem nada, chassi igual, motor igual, marcas aonde!!??

Niltão Amaral
Niltão Amaral
10 anos atrás

A foto que veio no release da Vicar, com crédito “divulgação”, é de um carro todo branco, sem adesivos. A minha, que está no final do teu post, é do carro do Sena Jr., eu fui o único que acompanhou e fotografou os treinos em Tarumã, dia 23/05, quinta passada.

Steve
Steve
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

E no final da aula, do lado de fora da escola, uma turminha gritava “PORRADA, PORRADA”, enquanto 2 moleques se encaravam raivosamente.

Guto Martins
Guto Martins
10 anos atrás

Eu acho tudo muito legal, tudo muito bacana, e a Vicar está de parabéns por viabilizar mais uma categoria no Brasil. Tenho um amigo pelo qual vou torcer, esse aí da foto, o Seninha. Minha única crítica negativa fica com o nome inapropriado, já que de Turismo não tem nada.

Niltão Amaral
Niltão Amaral
10 anos atrás

Olá Flávio,

Poderia colocar o crédito nesta foto? Foi tirada por mim. Grato.

Niltão Amaral
Niltão Amaral
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

E se não recebeu da Grelak, não importa, estou te informando que sou o autor da foto. Respeite o trabalho alheio.

Jaime Boueri
10 anos atrás

Mais uma merda pra durar um punhado de meses e acabar…

Robertom
Robertom
10 anos atrás

Conheci um cara que trabalha na JL que está feliz e satisfeito com este carro.
OK, a opinião dele é suspeita por trabalhar lá…
Me disse que este chassi é o resultado de tudo que aprenderam com o 1º ( lançado em 2000 e usado na copa Montana até 2012, uma verdadeira cadeira elétrica) e com o atualmente em uso na Stock.
Disse que não apresentou nenhum problema nos testes e que todos os pilotos gostaram muito.
O grande absurdo é chamar o campeonato de “turismo”, ele nem tenta imitar um carro normal de série.
Outro problema é o grid com 18 carros, precisa crescer para uns 25 no mínimo.

Jáder, O Pitoresco
Jáder, O Pitoresco
Reply to  Robertom
10 anos atrás

É um absurdo esse nome turismo, mas não é a primeira vez que acontece. Aqui no Ceará temos o Super Turismo (categoria que substituiu a finada Copa Corsa) que é feito EXATAMENTE nos mesmos moldes.

Fabio
Fabio
10 anos atrás

Putz!! Tá a cara do Angry Birds.

Paulo
Paulo
10 anos atrás

FG, vc tem implicância com os “carros de turismo” né? Lembre-se que DTM (Deutsche Tourenwagen Masters) é silhouette!!!
Antes vc implicava com a stock, dizendo que era bolha….mas e a NASCAR?

Levi Davet
Levi Davet
Reply to  Paulo
10 anos atrás

Compare um protótipo DTM com um Stock Car. O DTM está pelo menos uns dez anos na frente em engenharia e tecnologia.

E o NASCAR é um tanque que só anda bem em ovais, nos mistos é uma tristeza. Até 2011 ainda usava carburadores na alimentação. Pífio.

Endrigo de Castro
Endrigo de Castro
Reply to  Levi Davet
10 anos atrás

Nascar é corrida de carros! o resto é central de lavagem de dinheiro ou hobby para quem gosta de carro de corrida! mas corrida, corrida mesmo, onde o bicho pega do começo ao fim, é Nascar! e SIM, são uns tanques mesmo! mas fazer o que né!

Guilherme
Guilherme
Reply to  Levi Davet
10 anos atrás

Mas a questão nem é o avanço tecnológico, mas sim o fato de chamar de turismo essas categorias bolhas. Para mim, turismo são só os WTCC, BTCC e afins, mas praticamente todas as categorias que não são monoposto se chamam turismo.
E falar que NASCAR é pífio… sem comentários.

iRineu
10 anos atrás

A potência específica desse V8 aí é pior que qualquer carro 1.0 vendido hoje. Impressionante.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
10 anos atrás

Isso aí era aquele campeonato de marcas em que todos os carros eram iguais??

Robertom
Robertom
Reply to  Helton Fernandes
10 anos atrás

Não.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Nao daria pra fazer um campeonato com carros, tipo wrc? Será que é muito difícil equalizar motores 1.8 ou 2.0, manter um peso mínimo e fazer um campeonato brasileiro aberto as montadoras e fabricantes e com mais etapas sem ter que repetir lugar? Nao vejo o motivo de se fazer corridas com carros bolha, ou pior, categorias escola com carros bolha. Nos EUA dá certo, é cheio de autodromo, cheio de oficina mecânica, muitos fabricantes de componentes, mas no Brasil eu acho que deveria ser diferente, muito mais fácil pegar um carro, soldar uma gaiola e colocar pra correr… O mesmo vale para os monopostos, seria legal se tivesse um campeonato monomarca de chassi e pneus com motores liberados, desde que 1.6 e original, aí poderiam regionalizar com corridas no sul-sudeste, centro-oeste e norte-nordeste. Os 05 melhores de cada regional fariam um campeonato com cunho de brasileirão…

Guto Martins
Guto Martins
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Nossa, quanta ideia bacana.

José Augusto Rocha F°
José Augusto Rocha F°
10 anos atrás

Mesma coisa que a stock, porque vidros tampados???

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
10 anos atrás

Muito feio! Parece uma daquelas miniaturas da Hot Wheels

Tiago
Tiago
10 anos atrás

Esses “faróis” deixaram com cara do filme Carros.

Thiago
Thiago
10 anos atrás

Porra, pela descrição os carros são mais seguros que o da Sotck. Nunca vi disso, a categoria de acesso ser mais segura que a principal. (?!)

Tomitão
10 anos atrás

Parece reciclagem dos antigos Astras da Stock Car

willian
willian
Reply to  Tomitão
10 anos atrás

também fiquei com essa impressão.

acho que seria uma boa a organização fazer como a stock e buscar uma parceria com GM e Peugeot, pra usar as versões hatches de Sonic e 408.

Robertom
Robertom
Reply to  Tomitão
10 anos atrás

É um chassi novo.(graças a Deus)
Como as montadoras não pagaram para que fossem colocadas carenagens de um ou outro carro, correm com esta cara de “Hot Wheels”.