VÊ SE EU TÔ NA ESQUINA (1)

bolsamonaco001SÃO PAULO (não tô) – Viram os treinos de hoje? Pois eu vi, mas só deu pra escrever agora porque estava na TV.

Pois terça-feira, na TV, me perguntaram ao vivo, a cores e via satélite, quem era meu favorito à vitória em Mônaco. Sem pestanejar, respondi: Rosberg.

Entendo muito.

Bom, o cara fez o melhor tempo hoje, com Hamilton em segundo. A Mercedes, todos sabem, tem o carro mais rápido para voltas lançadas. Mas ele acaba depois de meia-dúzia de voltas porque engole a borracha, as rodas e o bigolin.

Isso, no entanto, não vale para Monte Carlo. Circuito de rua, média de velocidade baixíssima, menor distância a ser percorrida no GP (é o único com menos de 300 km de percurso total; 260 km, para ser preciso), pneus macios e supermacios que nada sofrem nesse tipo de asfalto, isso tudo forma o cenário ideal para os mercêdicos.

Por isso, acho que têm condição de brigar pela vitória, ambos os dois. Além do mais, é difícil passar. Não passa. Não passa nunca.

A briga pela pole será intensa e os dois meninos de prateado são favoritos a ela. A Ferrari está perto, mas não creio que possa surpreender ao ponto de largar na frente de todo mundo. A Red Bull não deve ser descartada. Anda bem em Mônaco, assim como Raikkonen. Os de sempre, em resumo, vão brigar pelo butim.

Curiosidade do dia: Alonso pode se tornar o primeiro piloto na história a vencer em Monte Carlo por três equipes diferentes. Já levou com a Renault e com a McLaren. Seria um feito interessante.

Algo a acrescentar? Acho que não. Para uma quinta-feira, está de bom tamanho. Amanhã é folga e sábado sai o grid.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
10 anos atrás

Fórmula 1 é um dos maiores mistérios….é difícil decifrar..quem vence é a máquina ou é o piloto, só em 1986 foi decifrado quem era quem na F1 daquela época, quando Piquet saiu da Brabham em 85…Mansell da Lotus em 84…Rosberg da Willians em 85….os confrontos entre vários pilotos fortes com os mesmos carros acabou decifrando o código dos pilotos…se em até o final de 1985 Piquet era considerado pela maioria da imprensa o melhor piloto…com estes novos confrontos…Prost acabou sendo considerado o melhor….e Senna o mais rápido…agora está acontecendo a mesma coisa Nico correu 4 anos na fraca Williams e 3 na média Mercedes….este ano com o forte investimento da Mercedes mais o confronto com o Hamilton…o código está começando a ser desvendado…mas o correto é tentar descobrir se o Vettel é bom mesmo ou ele é fruto do Adrian Newey…se o Kimi for para a Red Bull todo o código dos pilotos desta época será decifrado…o único piloto que ninguém conseguia decifrar era o Schumacher…porque ele era número 1 absoluto na sua época…os seus pilotos n2 eram fracos…pra muitos ele era fruto de Ross Brayn/Byrne…e das falcatruas do Briatore e dos exclusivos pneus Bridgestone da Ferrari, que era a única equipe grande que podia usar este pneus imbatíveis, ou será, que ele é um super piloto? Mas agora depois que o Schumy teve uma briga parelha com o bom Nico, sou obrigado a reconhecer que ele é um grande piloto….

Renan Garcez
Renan Garcez
10 anos atrás

Schumacher passou o Barrichello, por que ele descompriu acordo de manterem as posições.

Gerson
Gerson
10 anos atrás

“Além do mais, é difícil passar. Não passa. Não passa nunca.”

Vi o então “semi-aposentado” Schumacher, com a Mercedes, passar onde ninguém passou antes…

Com Alonso, Hamilton, Vettel… isso pode se repetir. E tem o Hulk e o Sutil que vão bem nesta pista.

Não sei não, mas tá com cara de largada igual aquela da GP2…primeira curva embolada total.

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
10 anos atrás

“enroscada” total…

Eduardo
Eduardo
10 anos atrás

Não gosto da corrida para ver prosiçao vou a igreja, chamar monaco de circuito é brincadeira .Sem ultrapassagem um LIXO não gasto eletrecidade vendo.

Léo
Léo
10 anos atrás

Oi Flávio!!
Só passei pra dizer que enquanto Paris tá frio e chovendo…. Em Mônaco faz um sol de rachar a cuca!!! Rs
Tava todo empolgado por estar aqui que esqueci de comprar um boné e passar um protetor… Ou seja, careca queimada!!! Hahaha

Grande abraço Flávio, e bom trabalho, o blog é muito bom! :)

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Hamilton!
Ele sempre tem muito mais “gana” ali!

João Luiz Marques
João Luiz Marques
10 anos atrás

não sou assiduo nesse buteco, mas me permito alguns pitacos:

acho que está entre McLaren e Ferrari, com o Massa podendo aparecer bem,

acho também que (infelizmente) estratégia de paradas vai contar muito, já que (óbvio) é difícil ultrapassar lá.

Vai ter lugar pra abrir asa??? sinceramente não lembro se teve abertura de asa ano passado.

o grande barato de mônaco é (além do lugar) o fato de que surpresas sempre acontecem, vide 1982, 84 86 e outros

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Vai ser uma corrida interessantíssima, com grande envolvimento de estratégia…existe sempre a chance da entrada do safety car, gostaria muito de ver Rosberg vencendo em Mônaco, a algum tempo ele vem merecendo vitória…

Costa
Costa
10 anos atrás

Passa sim, na freada da saída do túnel…

Winston
Winston
10 anos atrás

Bom dia! Acompanho F1 a pelo menos 25 anos, vi os treinos desta quinta e não sei o que esta acontecendo, as proteções não tem mais nenhuma marca de pneu, com o treino gravado assisti novamente, e ai me veio o motivo, o nível, isso mesmo o nível dos pilotos, todos muito abaixo de outros tempos. Estes caras estão passando a mais de 5 centímetros dos muros, tem piloto de equipe de ponta que não se atreve a passar a menos de 20. É senhores realmente nesta quinta senti saudade do Senna (e eu nunca fui seu maior fã), mas o Mansel deve ta vendo isso que ta acontecendo e pensando, “baixaria 1 seg. fácil desse tempo de Rosberg”. Havia um tempo que quem não batia era bom, hoje ninguém bate, mas não é porque todos são bons, é porque ninguém arrisca, ninguém se garante. Poderíamos então fazer uma mudança na F1, tirar a asa móvel, esses pneus de m…, e colocar pilotos de verdade.
Que vcs acham da minha ideia?

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Winston
10 anos atrás

É isso aí, caro Winston! Penso a mesma coisa. Essa necessidade desenfreada de tecnologia que encarece a F1 ano à ano, trouxe como solução as vagas para pilotos “endinheirados” e sem talento. Para tirar o sono dos torcedores, criou-se artifícios para as corridas se tornarem mais atraentes, pneus de merda, asa móvel e o escambau. “Se virar” pra passar, apontar o carro aqui e ali, frear junto, isso é coisa de lunático, muito estressante e cansativo. Na minha época, fabricante de pneu usava a F1 pra exibir produtos bons, de aderência e durabilidade. Falta as máquinas de chuva para corridas onde chove pouco.

rolemberg
rolemberg
10 anos atrás

o livro “o boto do reno” ainda está sendo vendido?

rolemberg
rolemberg
10 anos atrás

“algo a acrescentar? ”

sim! o seu brother do coração tem lembrando muito das aventuras com você ultimamente!!!

=)

eu
eu
10 anos atrás

Ninguem passa????

E A ULTRAPASSAGEM SENSACIONAL DO SCHUMAKER SOBRE O BARRICHELLO (QUEM NEM TEVE COMO REAGIR, SIMPLISMENTE FOI DEFENSETRADO) AQUILO SIM E TER UM BOM BRACO EM MONACO. NAO GOSTO DESSA CORRIDA, E UM TRENZINHO DO INICIO AO FIM COM FINAIS IMPREVISIVEIS DEVIDO A BATIDAS SOMENTE!!!! ULYRAPASSAGENS EM MONACO SO TEVE UM MACHO PRA FAZER ATE HOJE= SCHUMAKER, O RESTO SAO UNS DESMUNNHECADOS!!!!!

QUEM GANHA? ROEBERG/KIMI/SEB/web 20% DE CHANCE PRA Cada e 20% de chance pro resto!!!! filipi massa???? 0,0000000000001% de chnace, so se uns quinze baterem ou tiverem pane mecanica, etc….!!!!

Nelson
Nelson
Reply to  eu
10 anos atrás

O SCHUMMY não vale, pois realmente é outro nivel, para os pobres mortais é mais dificil.

Cleber
Cleber
10 anos atrás

Vai Sabidão, entao fala quantas voltas cada Ferrari deu com os dois pneus, so’ pra eu fazer umas contas se daria certo apenas uma parada pra eles…A confiança da declaração do Massa me deixou curioso.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
10 anos atrás

Essa pista não “come” tanto os pneus. A Mercedes tem alguma chance de levar o caneco, principalmente se fizer 1-2 na classificação.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Vettel acho que leva , a RBR vai bem em Mônaco , as mercedes esquecem!!!!

EduardoRS
EduardoRS
10 anos atrás

A Mercedes perde nos boxes. Domingo es el dia del Fodón, com castanhola e tudo.

hendrix
hendrix
10 anos atrás

Hj é Dia Mundial da Tartaruga e aniversário do Rubinho!
tudo haver

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  hendrix
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, verdade….

muito, mas muito bem observado…

Maldade com o grande Barrica…kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brincadeira a parte, Barrichello grande piloto e dizem no particular grande figura… LIstado entre os 10 maiores pilotos que não foram campeões em todos os tempos junto com uns caras muito bons…

Pra ilustrar, vamos lá com os nomes:

1 – Stirling Moss
2 – Ronie Petterson
3 – Gilles Villeneuve
4 – Jacky Ickx
5 – Rubens Barrichello
6 – Wolfgang von Trips
7 – Jose Froilan Gonzalez
8 – Clay Regazzoni
9 – David Coulthard
10 – Eddir Irvine

Turminha boa não?? Sem patriotagem e dentro do meu humilde conhecimento, principalmente os 5 primeiros…

vitão
vitão
Reply to  Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Edie Irvine ? tá mais pra motorista de carreta. O Chris Amon merecia estar na lista.

Nelson
Nelson
Reply to  vitão
10 anos atrás

Perfeito. Chris Amon era excepcional, mas nunca vi ninguém tão azarado.

Jose Brabham
Jose Brabham
Reply to  Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Discordo apenas dos dois últimos. Principalmente Irvine. Pironi deveria estar no lugar dele, ao menos… Mas toda a lista é polêmica mesmo.

João Luiz Marques
João Luiz Marques
Reply to  Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

olá. nessa lista eu tiraria Irvine pra botar Reutemann

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  João Luiz Marques
10 anos atrás

Rapaziada, obrigado pelas respostas…

Concordo com todos que disseram que tirariam os dois últimos… Realmente os mais fraquinhos…

Gerson
Gerson
Reply to  Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

A diferença é que os outros da lista NÃO FORAM/SÃO CHORÕES!

E na pista, tinham ‘culhões’!

Ultrapassar um Barichello era uma coisa. Ultrapassar o Regazzoni ou um Giles Vllueneuve, por exemplo, era uma ‘coisa’ muito diferente.

Nelson
Nelson
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Tem razão, O Rega não era mole mesmo.

Zeno
Zeno
10 anos atrás

Magina!!! vai dar Ferrari ou Lotus.

Nardo77
Nardo77
10 anos atrás

Sim, mas o ritimo de corrida da Mercedes nao e bom. Acho q vao perder nos boxes. Kimi leva a taca grande no Domingo!

Ricardo de Bittencourt
Ricardo de Bittencourt
10 anos atrás

Hamilton e Rosberg são ultrapassados.
Alonso raspa muito forte no muro e fica pelo caminho.
No final dá Felipe, Sebastian e Kimi.

Crock
Crock
10 anos atrás

Levando em consideração a estatística do Flavio que sempre erra o palpite do vencedor, o coitado do Rosberg se torna o único com 100% de certeza de que não vai ganhar a corrida.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Flávio

Acho que mesmo tendo esses fatores que diminuem o desgaste dos pneus, as Mercedes vão ter que fazer o pit stop mais cedo que os outros carros. Afinal de contas os carros comem pneu no mesmo ritmo que o peão de obra arremata um PF.

Caberá à dupla Silver Arrow manter um ritmo forte o suficiente para compensar isso, além de Mônaco ter uma das entradas e saídas de boxes mais toscas da história, o que acaba agravando a perda de tempo.

Largar na frente garante 80% da vitória, mas os outros 20% são letais.

Abraços

Fabiano Silva
10 anos atrás

Vou me adiantar às viúvas:

“se em 1984 não tivessem blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá, o Senna já teria vencido por três equipes diferentes”.

José Quintana
José Quintana
Reply to  Fabiano Silva
10 anos atrás

e se em 1994 não tivesse blá blá blá…..4 equipes diferentes…

Paulo Pinto
Reply to  José Quintana
10 anos atrás

E se em 1997, já na Ferrari (sonho do falecido), hahahahahaha……….
5 equipes diferentes.

Sieg
Sieg
Reply to  Fabiano Silva
10 anos atrás

E não podemos esquecer que o sonho dele era guiar pra Ferrari,então blábláblá, 5 equipes diferentes.

renann
renann
10 anos atrás

Se o grid de largada for igual ao de hoje, minha aposta é no Alonso!

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
10 anos atrás

Vou de Lotus, com Raikkonen e apenas uma parada. Apostas?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Acho que não dá Mercedes… os carros são muito ruins em ritmo de corrida… é só o pessoal acertar o timing das paradas para deixar os pilotos da Mercedes para trás (famosas ultrapassagens pelos box).

Aposto no “resto”… menos nas Mercedes.

Imperador

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Pena a McLaren não figurar entre os favoritos. É a maior vencedora desse GP com 15 vitórias., seguida da Ferrari com 09 e Lotus com 07. McLaren não vence ali desde 2008 e a Ferrari, caramba, não triunfa no “terreiro” dos Grimaldi desde 2001.

Fabrício dos Santos Ferreira
Fabrício dos Santos Ferreira
10 anos atrás

O negócio é torcer para o Nico ganhar a posição de honra para a largada e segurar a turma toda no Domingo.
http://onibusbrasil.com/foto/1716439/

Marcos Ramos
Marcos Ramos
10 anos atrás

…em cores…

Manuel Gamallo (Manolo)
Manuel Gamallo (Manolo)
10 anos atrás

Bigolin……………..caraca …ri pra cacete……..muito bom esse Flavio.

Luis
Luis
10 anos atrás

“Pois terça-feira, na TV, me perguntaram ao vivo, a cores e via satélite, quem era meu favorito à vitória em Mônaco. Sem pestanejar, respondi: Rosberg.”

Não está considerando o “fator” Ross Brawn. Vou de Hamilton

Jose Brabham
Jose Brabham
10 anos atrás

Em Mônaco realmente (quase) não passa – pergunte isso a Piquet e Patrese. Mas isso numa F1 de verdade. Esse troço que está aí, que mais parece aquelas corridas de bicicleta contra o relógio nos velódromos, pode nos surpreender. Sei não…