GIRA MONDO, GIRA

Crédito: Lost Art
Crédito: Lost Art

SÃO PAULO (na volta a gente vê) – Quando vi hoje na “Folha” a foto de um bombadão de tatuagem na perna arrebentando o vidro da estação de metrô e a nota contando que assim que ele logrou êxito sacou seu iPhone e registrou a façanha, fiz uma conta.

Uma tatuagem daquele tamanho custa uns 400 paus. Um iPhone, uns 2 paus. Acho que é isso, no que diz respeito ao telefone. Nunca sei direito os valores e não estou muito a fim de procurar o preço. De qualquer maneira, sem considerar a jaqueta Nike que no fim das contas sempre pode ser falsa e comprada em frente à estação do metrô que estava sendo arrebentada, no xing-ling onde vivo comprando badulaques, também, havia ali um capital visível investido de 2.400 reais, o equivalente a 750 passagens de ônibus, ou de metrô, pelo valor atual e reajustado de 3,20 mangos.

Alguém que use duas conduções diárias em São Paulo para trabalhar ou estudar, o que nem é tão comum assim, a maioria precisa de mais do que isso para se deslocar nesta cidade equivocada, pagaria um ano inteiro de transporte com essa grana. O rapaz que quebrou o vidro a pontapés e registrou no seu iPhone, pois, poderia passar um ano inteiro andando de ônibus se abrisse mão da alegoria na perna e do aparelho que é capaz de, de imediato, informar àqueles que lhe são mais próximos que aquele vidro espatifado era obra de sua autoria.

Minha reação imediata foi pensar: que filho da puta. Depois, apenas: que babaca. Depois, ainda: não, não é esse filho da puta babaca que vai me fazer pensar que todos que foram às ruas ontem e na semana passada, e irão amanhã de novo, são filhos da puta e babacas.

Há, claro. Filhos da puta e babacas. O Brasil está infestado deles, por todos os cantos. Entre ricos e pobres, brancos e pretos, povo e elite, trabalhadores e vagabundos, políticos e eleitores, moradores de rua e de coberturas, traficantes e viciados, caretas e modernos, usuários de transporte público e de SUVs, se tem algo que realmente nos une, neste país de opostos, é o fato de que encontramos filhos da puta e babacas espalhados de forma razoavelmente homogênea pela sociedade.

Os protestos destes dias têm levado muita gente a buscar uma reflexão que escape um pouco ao tentador maniqueísmo e à mais tentadora ainda análise baseada em aforismos simplistas. Usar termos como vândalos e baderneiros, por exemplo. São palavras que trazem sozinhas uma carga negativa e de uso fácil. Quebrou, é vândalo. Pichou, é baderneiro. Daí à conclusão seguinte, que vândalo e baderneiro é assunto para a polícia, é um passo. E, então, justifica-se toda e qualquer atrocidade que a PM comete, e são muitas, o tempo todo. A PM adora bater. Adora esculachar. Adora jogar bombas e dar tiro de bala de borracha. Quando algum babaca filho da puta tenta tacar fogo num ônibus, então…

Só que essas atrocidades não se resumem à ação em protestos que, obviamente, fugiram do controle e já não dizem mais respeito aos 20 centavos do ônibus. Há um histórico de décadas de violência cometida pelo Estado brasileiro que é invisível à classe média encastelada. Isso que a PM faz com os vândalos, baderneiros, filhos da puta e babacas é o que sempre foi feito nas periferias, contra os pobres e pretos, sem câmeras de TV e links ao vivo — quase nunca nem vândalos, nem baderneiros, nem babacas, nem filhos da puta. É política de Estado bater e matar. Em São Paulo, quem mora aqui sabe, há anos vive-se em estado de guerra, com grupos de extermínio saindo alegremente pelas noites escuras para executar gente numa matança indiscriminada que, claro, tem troco. Muitos dos que saíram arrebentando tudo nos últimos dias fazem parte dessa massa de não-babacas e não-filhos da puta que, no seu dia a dia, são tratados como animais pela PM nas franjas da cidade. E é difícil, muito difícil, saber quem, exatamente, estava quebrando tudo por ser babaca e filho da puta e quem fazia o mesmo simplesmente porque é uma forma de dizer: não aguentamos mais.

E o que não aguentamos? Porra, a gente não aguenta tanta coisa…

Difícil, muito difícil.

No primeiro protesto, eu mesmo fiquei indignado com a quebradeira promovida por gente que, numa visão estreita e preconceituosa de minha parte, nunca pegou um ônibus na puta da vida. Tem muita gente assim nessas manifestações. Minha aversão absoluta pela violência fez com que eu tachasse imediatamente todos os participantes de branquinhos babacas que não têm o que fazer, que iriam sair do protesto postando suas fotos no Instagram e que estavam a fim, mesmo, era de aparecer no “Jornal Nacional” ou, quem sabe, ter a sorte de ter uma foto publicada num jornal ou na capa de um portal.

É óbvio que é uma visão estreita e tão babaca quanto os caras que sei que são babacas. Não dá para ser tão raso assim, porém. E estou tentando não ser, embora os tempos atuais nos levem, o tempo todo, a escolher um lado rapidinho.

Bem, meu lado é que todo e qualquer protesto e manifestação se justifica num país que trata tão mal os seus como o Brasil. Até os 20 centavos — apesar de, como já dito, parte dos que detonaram esse movimento não sejam propriamente afetados pelos 10 ou 20 reais a mais que vão gastar por mês, nem sei se gastam. É verdade. Como é verdade que é justíssimo que quem não é afetado pelos 20 centavos se manifeste e, de alguma forma, seja a voz daqueles que serão afetados e que, por uma razão ou outra, não protestam, nem se manifestam.

É evidente que a maioria dos que foram às ruas não é vândalo, nem arruaceiro, nem baderneiro. Fosse assim, uma massa de 10 mil pessoas, como a de ontem, seria incontrolável mesmo. Portanto, havia, na multidão, uma imensa maioria defendendo uma causa e querendo ser ouvida, ainda que não se saiba exatamente qual é essa causa — de novo, e agora isso está claro, não eram os 20 centavos. Transporte público gratuito, a causa? Sim, é a origem do movimento. Justo. Ouvi de um manifestante na TV um depoimento de lógica irretocável. Se o poder público constrói pontes e avenidas de graça para quem anda de carro, por que não dar transporte de graça para quem não tem carro? OK, pontes e avenidas são feitas com dinheiro dos nossos impostos, mas ninguém paga tarifa alguma para usá-las — exceto os pedágios em estradas privatizadas que fazem a alegria de consórcios bilionários. Então, que se comprem ônibus e trens com os mesmos impostos e não se cobre tarifa nenhuma de quem for usá-los.

Antes de ouvir esse rapaz resumir tão bem a questão, eu achava que transporte de graça era viagem na maionese. Pensando bem, não é. Não mesmo, num país que torrou bilhões para construir estádios e financiar um evento privado, com o qual não vai lucrar nada — não me venham com a história do turismo, da imagem do Brasil, do legado da Copa; cascata pura. Não num país que tem a cara-de-pau de erguer esses monumentos ao desperdício, mas convive com hospitais decrépitos e escolas sombrias. Que paga mal médicos e professores. Que aceita que empresários donos de empresas de ônibus se refestelem em milhões e paguem uma miséria para motoristas e cobradores, e não invistam um puto sequer nos veículos que colocam nas ruas, no conforto dos passageiros, num tratamento humano para quem é tratado como sardinha numa lata.

As coisas melhoraram no Brasil nos últimos dez anos, isso é visível. O Brasil era um país obsceno e agora é um pouco menos. Esta entrevista da Eleonora de Lucena, da “Folha”, com a socióloga Walquiria Leão Rego, que está lançando um livro sobre o Bolsa Família, é um bom exemplo de como as coisas estão mudando radicalmente longe de nossos olhos de urbanoides classe média.

Mas é pouco, muito pouco. O que se viu nas ruas de São Paulo nos últimos dias, apesar dos babacas e filhos da puta, é uma demonstração de que ninguém aguenta mais tanta iniquidade. As pessoas estão de saco cheio, cheiíssimo, de tudo. É preciso avançar, revolucionar, romper estruturas, aproveitar este momento em que a economia vai de vento em popa para consertar 500 anos de sacanagens e injustiças. É preciso ter mais coragem, bater de frente, ignorar a grita da minoria, que tem meios para se fazer ouvir, e escutar quem nunca pôde falar nada.

É preciso, em resumo, que o Brasil deixe de ser um país babaca e filho da puta como esses caras que quebram vidros e postam no Instagram, que nos fazem achar que são todos como eles, e acho que não somos, não todos.

***

PS: muita gente boa, e isso é o bom da sacra internet, escreveu nos últimos dias sobre os protestos, com reflexões que merecem ser lidas. Sugiro alguns textos abaixo:

André Forastieri – Transporte público gratuito já!
Kiko Nogueira – As faces do movimento que está parando São Paulo e Quem são e o que querem os membros do Movimento Passe Livre
Bruno Passos – Contra o aumento das tarifas de ônibus: o protesto que eu não vi pela TV
Maria Frô – Depredar a sede de qualquer partido é ato fascista
Blog Vi o Mundo – São Paulo: A intensa polêmica sobre as manifestações do Movimento Passe Livre
Lost Art – Imagens dos protestos
Mobilize Brasil – Em defesa da Tarifa Zero

Subscribe
Notify of
guest

337 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcus Lima
Marcus Lima
10 anos atrás

Ando em dúvida demais. Com isso, que virou uma no Brasil todo. A indignação profunda e genuína, lado a lado com a revolta mais a direita, mais condominial, lado a lado com o facismo puro e simples de grupos extremistas. Entender, apoiar, suportar: que o transporte público, que a saúde pública, que a educação e que tudo mais público é ruim, sabemos. Que é ruim, porque quem usa é o povo, também sabemos: sou fã das universidades públicas, só que sei que só funcionam porque são feitas para que os pobres lá não cheguem, o dia que se massificarem, virarão a mesma merda que é o ensino público. Que é aviltante o estado de coisas, sabemos. Agora, quando bordões caros aos grandes grupos de mídia, como ” chega de corrupção”, se mesclam a atos de vandalismo, quando o bordão do movimento é o mesmo de propaganda de whisky ou de carro da Fiat, se desconfia. Quando a globo transmite o ” movimento”, interrompe sua grande, desconfie-se.
Quando, diante de depredação, de roubos, violência contra o patrimônio público, o William Bonner diz: ” um lindo protesto, uma manifestação pacífica infelizmente com alguns vândalos e radicais”, desconfie-se. Explico, de maneira simples. Fosse uma greve de motoristas de ônibus, que trabalham 14 horas por dia por salários de fome, em condições precárias, sem segurança; fosse essa uma greve de professores do estado de São Paulo pelo ridículo dos seus salários, pela precariedade de recursos, fosse essa uma passeata do MST , e acontecesse um desses fatos:
1) Se quebrasse o portão da residência do governador de São Paulo (não votei nem, não votaria e nem votarei. Mas isso é demais).
2)Se destruísse a prefeitura de São Paulo, enfrentando polícia, e depois houvesse saques em lojas.
3) Se subisse em cima do palácio do governo, de qualquer um.

Fosse qualquer um desses movimentos, veríamos o Bonner, a voz da Globo, falar em ” movimento pacífico, lindo, emocionante, com alguns vândalos infiltrados?”. O que aconteceria se um motorista de ônibus em greve ameaçasse entrar na residência do governador, um, apenas e somente um? Ou se um militante do MST subisse no teto do congresso nacional, um, apenas um? Qual seria a reação da polícia, dos poderes, e principalmente, da grande mídia brasileira?
Há que se entender a raiva, a indignação, a de alguns, como legítima. Mas até que ponto, esse movimento quer de verdade um Brasil melhor? Que gigante é esse, que acordou? É o que quer moradia para todos, o que não aceitaria o imoralidade, a filha da putice da polícia no pinheirinho? Ou é o do Brasil do andar de cima, branco, cheiroso, o Brasil do cansei? O Brasil que cansou? Ou são todos misturados?

Queria acreditar que estamos vendo a mudança. Que o que estamos vendo, não é um bando de adolescentes com tendências de direita. Queria acreditar que o que cansou esse povo realmente, é alguma coisa diferente do que aquela que cansou aquele povo que dizia Cansei. Queria acreditar que isso não é a direita brasileira, mas então você entra no facebook: e o que vemos, é um bando de jovens de classe média, leitores de veja, audiência no jornal nacional, sonhando com golpe, com impeachment: com sangue na boca pingando, querendo a queda da presidenta.
Que há revolta genuína, até acredito. Que há sinceridade de alguns, até acredito. Mas o povo do cansei, está ameaçando tornar isso que estamos vendo uma reedição da “marcha para família com Deus”. Enquanto a mídia, e principalmente a globo, conclama o povo a unir-se, ” contra tudo”, enquanto fagocita o movimento para mover-se a direita: e repetir os bordões e chavões da direita, e fazer o trabalho político que a nossa direita escrota, safada e corrupta, não faz.
Eu realmente quero estar errado. Quero acreditar, que esse “tudo” de que o povo cansou, não é esse arremedo de avanço social que tivemos: não é o bolsa família, o prouni, os “impostos altíssimos” ( para mim que pago, porque o leitor de veja, aquele que mais reclama, dá um jeito de sonegar, _ por convicção moral, não porque é um escroto escroque filho da puta), não é o ex presidente retirante, a presidenta ex guerilheira. Eu quero acreditar, que essa garatoda que se cansou, não é filho da velharada do cansei.
Quero mesmo.
Mas não dá. Quando termina o jornal nacional, com 40 minutos de pauta sobre os protestos, chamando-os de “lindos, emocionantes” , e o que vemos é risos e alegria naquela redação, pode-se ter a certeza: o modo “mudando a história” está ligado. Eu quero estar errado: mas não, não estamos vendo as diretas já. Acho é que voltamos a 1964. É só entrar no facebook para ver, a direita rangendo dentes, e dizendo, sem dizer: nós não queremos passagens de ônibus, nós queremos “mudar o Brasil” para mim só soa como nós queremos de volta o poder, porque o que verdadeiramente cansou a classe média udenista brasileira, foi aceitar que o país tem de construir algum tipo de igualdade. Veja os comentários raivosos, sobre cotas, veja essa classe média que ” não aguenta mais ser estorquida” por “ter que pagar as bolsas desse governo corrupto”. E quero estar errado, mas acho veremos a nossa “Ponte Laguno”.

Elena
Elena
Reply to  Marcus Lima
10 anos atrás

Esclarecedor o texto do Marcus Lima. Abram os olhos, meninada!

Rodrigo Kroll
10 anos atrás

Que texto vazio de um esquerdista de meia tigela!

Acostume-se com a ideia que seu tão “amado” PT, acabou com o Brasil, que são eles que provocaram isso, pelo simples fato de serem os maiores ladrões da história. É Flavio, é duro saber que você está errado e que sempre acreditou em algo mentiroso.

O mais lindo é que sei que vc vai ler isto até o final….não precisa publicar não! rsrsrs!!

Como agora da sua própria merda otário!!!

Minoru
Minoru
Reply to  Rodrigo Kroll
10 anos atrás

E então, qual é a sua verdade cara pálida?

A de um pais que incendeia onibus por pessoas que filmam seu próprio ato com seu Iphone?

Mas sob o seu ponto de vista preguiçoso é mais simples pedir impeachment, Golpe de Estado e a volta dos militares como se isso fosse a panacéia de todos os problemas do Brasil, certo?

Se você não está gostando há uma excelente solução: vote melhor em Senadores, Deputados e Vereadores pois são eles que LEGISLAM sobre a direção que esse país toma e talvez a coisa mude…

Ah, você anulou o seu voto?

Não se lembra em qual Senador, Deputado ou Vereador votou?

Então não reclame pois isso é a tal DEMOCRACIA que tanto pregam nessas passeatas e que se esquecem que para se ter um DIREITO, existem várias DEVERES a serem cumpridos ANTES!

lauro baladoze
lauro baladoze
10 anos atrás

o lance nao sao 20 centavos.. sao 40 centavos no minimo , pois é ida e volta.. e quem pega 2, 3 conduçoes so pra ir??? na volta vem em dobro o aumento…

Cesar
Cesar
10 anos atrás

“Ouvi de um manifestante na TV um depoimento de lógica irretocável. Se o poder público constrói pontes e avenidas de graça para quem anda de carro, por que não dar transporte de graça para quem não tem carro? OK, pontes e avenidas são feitas com dinheiro dos nossos impostos, mas ninguém paga tarifa alguma para usá-las — exceto os pedágios em estradas privatizadas que fazem a alegria de consórcios bilionários. Então, que se comprem ônibus e trens com os mesmos impostos e não se cobre tarifa nenhuma de quem for usá-los”.

E o ônibus não usa a mesma ponte e a mesma avenida? Ele paga alguma coisa por isso que os carros não pagam? Quem usa transporte público paga pelo serviço, não pela infraestrutura. É serviço público com tarifa, qual o problema disso? Tem em qualquer lugar do mundo. Quem tem carro não paga os custos do seu transporte, como gasolina, manutenção do carro, IPVA etc.? Quem usa transporte público paga esses custos e, obviamente, a margem de lucro da concessionária (sendo que já existe subsídio do Poder Público para a tarifa ser mais barata). Não concordo com a lógica do rapaz.

L. Franco
L. Franco
10 anos atrás

Flavinho, 10. Agora veja, as manifestações estão em progressão geométrica. Poderia pautar esse momento histórico? Faça história. Você e mano Julio. Tem as ferramentas na web. Escrevem com clara e absoluta franqueza. Saíam, da guerra de ontem, do maniqueísmo PT-PSDB, pautem essa primavera brasileira de hoje para um novo Estou falando de por inteligência na lógica de manada. Vocês sabem bem como as organizadas põem lógica nos seus atos. Usam a internet hoje para os jogos de amanhã. Algo como “Para manifestantes do Brasil 2013”. Você já pautou uma, expulsarão das passeatas bombadões arruaceiros? Outra, agora a pouco, um dos portais informava que “manifestantes estavam expulsando partidários, dizendo que eles não os representava”. Expulsando os repórteres da Globo, não querendo mais ser pautados por eles. O Galvão não personifica essa repulsa? Quais repulsas e quais caminhos iniciar nessas manifestações? A Espn pauta as mudanças no esporte. Se as manifestações fossem só pelo esporte, as suas sugestões de pautas para as ruas seriam? Sabe aquele, “se eu fosse presidente do mundo”, como você diz, por exemplo, você pautaria régras de contrapartidas democráticas e transparência ao dinheiro público recebido por federações. Paute inteligência para manifestantes ao trombar com Assads e Marins que não quererão deixar as Sírias e CBFs daqui. Acho que vocês podem refletir essas pautas sim, no esporte e na política. Ah, Eu não aceito mais esse maniqueísmo PT-PSDB. Abomino. Quero honestos que façam mais com menos.

Igor Lemos
Igor Lemos
10 anos atrás

Visão lúcida. Irretocável. Nao há mais o que dizer. Todo mau trato tem limite

Guilherme Scalzilli
10 anos atrás

O responsável por isso é Geraldo Alckmin

O governo demotucano paulista permite que os cossacos espanquem e aterrorizem cidadãos desarmados e pacíficos. As promessas de investigação dos abusos são mentirosas e produzirão as mesmas evasivas que acompanham a longa e assustadora história de absurdos impunes propagados pela Polícia Militar.

A imprensa local só reagiu quando seus profissionais foram atingidos, e mesmo assim para reverberar as cínicas desculpas dos ogros fardados e de seus chefetes civis. Na verdade, até os próprios manifestantes e seus apoiadores na internet parecem reticentes quanto a nomear o grande culpado por tudo isso. O fato é que Alckmin jamais foi constrangido publicamente a explicar as ações dos subordinados, cujos salários pagamos, para receber um serviço excrementício feito de medo e revolta.

O Ministério Público e a Assembléia Legislativa, apaniguados do regime de exceção que dilapida as finanças do estado há vinte anos, fazem vistas grossas e continuam a administrar as frivolidades de hábito. Seus membros também prometem averiguar. Mas, sabe como é, ninguém arriscaria perder aquela cadeira para o paletó do cunhado na autarquia estadual que titio Geraldo loteou entre os mais fiéis.

Se fosse um governador petista, já haveria uma campanha aberta por sua renúncia. Ou melhor, ela estaria acontecendo há meses, desde que o primeiro PM chacinou inocentes em qualquer bar da periferia. O espetáculo de selvageria institucionalizada que acabamos de presenciar serviria apenas para selar a deposição.

Ano que vem, Geraldo Alckmin tentará a reeleição para governador.

http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/2012/11/perdeu-governador.html

ricardo
ricardo
10 anos atrás

CONCORDO EM QUASE TUDO…ALIAS, TENHO A MESMA OPNIÃO SOBRE O PRIMEIRO DIA DE MANIFESTAÇÃO…PARECIA COISA DE BADERNA…

SÓ DISCORDO DE UMA COISA…QUEM TEM CARRO NÃO TEM NADA DE GRAÇA…E O IPVA? 4% TODO ANO PARA TER BOAS CONDIÇÕES DAS RUAS E ESTRADAS E O Q TEMOS É PIADA…

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  ricardo
10 anos atrás

Errado Ricardo, o IPVA não é imposto para estradas, é imposto para o Governo. É um imposto sobre propriedade e ele não vai para as estradas, ele vai diretamente para os cofres do governo para usarem como bem entenderem. Por tal razão, ninguém mexe no tal do IPVA, quer fonte de renda mais fácil que essa sendo que cada dia a frota de veículos aumenta?

“(…)Por se tratar de um imposto, e não de outras espécies de tributos –
taxas e contribuições –, o IPVA não está vinculado a qualquer tipo de aplicação, isto é,
constitui fonte genérica de recursos para o financiamento das ações do Poder Público.
É, aliás, a própria Constituição Federal, em seu art. 167, inc. IV, que
consagra o princípio da não-vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, com
as exceções expressamente mencionadas. Tais exceções, entretanto (depois da repartição dos
50% da arrecadação, antes aludidos), se referem à destinação genérica das receitas de impostos
(inclusive transferências constitucionais) em âmbito estadual, distrital e municipal, quais sejam:(…)
Fonte:

http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/tema10/2010_966.pdf

Evandro
Evandro
10 anos atrás

Flávio, por favor, manifeste-se a respeito da PEC37, do mensalão, da promessa política do seu candidato a prefeito quanto aos transporte, da inflação que “não existe”.
Óbvio que ninguem concorda com destruição do patrimônio público e falar disso é chover no molhado.
Seu discurso foi bem ao estilo PSDB, bem em cima do muro. É isso que vc falará aos seus alunos da FAAP? Eu não direi o mesmo aos meus alunos da pós da mesma FAAP.

daniel carrasco
daniel carrasco
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

achei muito bom o artigo com argumentos convicentes so cagou nas ultimas estrofes , economia de vento em pompa , aonde ?economia boa era em 95 96 quando viajei com minha familia pra europa ganhando menos que ganho hj . E ate 2004 quando era muita mais facil comprar um carro .

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  daniel carrasco
10 anos atrás

TÁ DOIDO?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
10 anos atrás

Sou absolutamente contra transporte gratuito. Nunca será gratuito, diga-se, sempre será pago, lógico que pela população. E vai custar muito mais caro, e vai ficar sem investimentos, assim como os hospitais públicos. Inclusive, sou contra a saúde gratuita, o famigerado SUS, que desde sua implantação em 1988 nunca funcionou e jamais funcionará, não na realidade brasileira. Seria muito mais útil programas de seguro saúde a preços módicos, e atendimento público apenas inicial e emergencial.
Quanto mais se paga imposto e mais serviços gratuitos temos, menos eficiente é o estado, mais se desperdiça e menos investimento estrutural existe.
O transporte público precisa de eficiência, e pra isso precisa de transparência. Assim como as obras públicas.
Sobre a analogia com pontes, não se deve confundir estrutura com serviço. A estrutura é pública sempre, o serviço deve ser cobrado de cada um conforme uso. Até porque quem paga a tarifa do ônibus, se passa ou não por uma ponte não tem custo diferenciado, então o raciocínio perde a lógica que parece ter superficialmente.
Além disso tarifa zero iria cobrar do bolso de pessoas que usam transportes alternativos como a bicicleta, ou optam por trabalhar perto de casa, etc. Desvaloriza os que se esforçam.
Além disso, quando estive em SP achei o transporte ótimo, seguro, rápido, considerando as dimensões e a quantidade absurda de pessoas. E barato. Acho que o aumento é justo e de acordo com a atual inflação, e acho que forçar baixar a tarifa é uma maneira de sucatear o sistema, isso aconteceu aqui em Curitiba quando o preço da passagem virou moeda política, o preço até sustenta os gastos imediatos, mas o transporte só mantém a qualidade com investimentos contínuos em estruturas, pois sempre precisa de novos terminais, novos veículos, novas linhas, novas idéias, etc. Aqui em Curitiba temos até um problema matemático: os ônibus, terminais, estações tubo (que já foram orgulho da cidade) estão às traças, enferrujados, pichados, fedidos, as lotações estão no limite (ou além) e a cidade cresce mas não ganha novas linhas. Então os vários usuários que historicamente sempre usaram começam a optar pelo automóvel para a locomoção diária. O transporte público perde usuários, o que significa menos dinheiro entrando, ou seja, menos investimentos ainda em estrutura. Uma bola de neve suja de merda. Isso mesmo com uma passagem barata e subsidiada pelo estado (o que é um absurdo já que cidades pequenas sem transporte público pagam para que curitibanos não precisem pagar tanto). O sistema perde usuários mesmo com passagem barata, veja só. O que precisa é qualidade.
“Ah, mas o pobre precisa de preço barato”, oras, vamos falar sério, pobre é empregado. Pobre que precisa de transporte barato é empregado, e por lei quem paga é o patrão.
OK, existem exceções. Raríssimas. Dá até bolar um sistema de meia passagem para pessoas em certas situações específicas, como estudantes sem idade para trabalhar. Mas não dá pra jogar no lixo a eficiência do sistema numa idéia utópica de tarifa zero por causa de pouquíssimas exceções. A tarifa tem que ser enxuta, mas precisa ser gorda suficiente para que o transporte não fique um ano sem melhorar em qualidade.
Lógico que tudo isso que falei nada tem a ver com manifestações na rua. Essa manifestação é positiva porque se tornou apartidária, se tornou uma legítima expressão da população, e porque escancara absurdos como uma polícia que não prende bandidos, uma polícia que não salvaguarda o patrimônio ou a segurança pública, mas que é usada para impedir manifestações como ficou claro, uma polícia que persegue e prende pessoas por terem opinião, por se manifestarem, até mesmo o absurdo caso de prender pessoas por estarem com vinagre, como se a proteção pessoal com um simples produto doméstico mostrasse alguma má intenção. É o estado dizendo que não se deve criticar, não se deve proteger, não se deve ser cidadão sem que o estado te permita. É algo positivo porque escancara Alckmin. Mesmo violenta, a manifestação é positiva, pois vai trazer resultado eleitoral, já que está mexendo com a consciência. Muito playboyzinho que adorava ter opiniões de direita está vendo a verdade na cara e está repensando o que faz. Vi até páginas do facebook de direita raivosa e reacionária tendo que dar o braço a torcer. Tudo que mexe com a consciência pública é positivo. Nos faz acordar e dar prioridades.

Granito
Granito
10 anos atrás

Parabéns, pela primeira vez vejo q vc sentiu o q todos estão sentindo, todos estão com o saco completamente cheio dos governos q só enxergam os próprios interesses . estou com vontade de sair as ruas e gritar viva a Anarquia, só no sentido de ausência de governo, não de vandalismo.Sou contra o bolsa família nos moldes de hoje,mas acho q seria mais proveitoso para pessoas e pra sociedade em outros moldes. Não aceito q o país melhorou isso já é um grande resultado, acho q nos últimos dez ou melhor 15 anos o Brasil, o país poderia estar muito melhor em tudo , inclusive em distribuição de renda se os políticos q estiveram no poder e os q circundarmos , orbitaram o poder fossem menos corruptos.

Duílio
Duílio
10 anos atrás

De acordo com forte rumores que circularam na última semana, o tal bombado que quebrou o metrô pode ser um policial civil infiltrado entre os manifestantes.

Mario Salustiano
Mario Salustiano
10 anos atrás

FG
os dois primeiros parágrafos são bem interessantes, fazendo as contas o bombadão deve ser de classe média alta, pergunto onde está o Kayser Soze?
abrs
Mário

Paulo "McCoy" Lava
Paulo "McCoy" Lava
10 anos atrás

Boa tarde ou boa noite a todos. Para mim, o problema se ‘resume’ eu uma única palavra, chamada AMBIÇÃO. Desmedida, por sinal. Tenho 100% de certeza de que se os ‘gestores’ (leia-se: proprietarios de empresas de transporte) fossem mais GENEROSOS e MENOS PREOCUPADOS em adquirir mais, mais, mais (e mais, mais e mais) dinheiro… a tarifa seria JUSTA. Isto acontecendo (= tarifa justa) JAMAIS veríamos cenas de pessoas protestando. E assim como eu CONDENO tais ‘gestores’ pela ganancia, incluo na MESMA LISTA donos de empresas do setor alimenticio, bancário, etc. Porque TANTA ganancia? De que valerá o dinheiro quando forem morrer? O que eles querem? Serem os MAIS RICOS do cemiterio? E mais… afinal, para que eles precisam ‘taaaaaaaaaaaaaaaanto’ dinheiro? Por acaso sonham em fazer carreira como piloto de Formula 1? A quem eles querem enganar com papo de preço alto para compensar prejuízo? Será que pensam que a população é composta por seres dotados de pouca inteligencia? Na boa… quem é que ‘treina’ esta gente rica para destilar imensa bobagem????

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

As pessoas e os ‘movimentos’ no Brasil são manipulados. Sempre foram.

Já foi dito que a tarifa de ônibus, o motivo inicial do protesto, não vai baixar. E o Haddad agora chama o manifestantes’ para conversar. Agora. mas o preço da tarifa não vai baixar.

Na verdade, NADA vai mudar.

Que povo trouxa que nasce neste país!

Não seria mais inteligente se mobilizar e organizar uma greve geral na véspera do primeiro turno das eleições para Governador, Senador, Presidente, Deputado Federal…e no dia da eleição 90% (nunca haverá unanimidade mesmo) dos eleitores saírem ás ruas (ou não) e NÃO VOTAR????
Existe uma forma de protesto mais pacífico e mais eficiente do que este? Por que a UNE, os Sindicatos, os partidos políticos e outros movimentos nunca sugeriram essa ação?? “Por que será né?” ?????
Não, vão lá se digladiar com a polícia e no dia da eleição vão como bons cordeirinhos votar (obrigatoriamente) sempre nos mesmos FDP dos partidos nanicos aos grandes partidos mafiosos.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1295714-servico-secreto-da-pm-diz-que-psol-recruta-punks-para-protestos.shtml

Joao Alencar -Taubate
Joao Alencar -Taubate
10 anos atrás

Sou profissional liberal. Para chegar a isso, trabalhei desde os 16 anos, sem registro à época. Por 3 anos. Prestei vestibular, passei em faculdade privada, e graças ao recém criado”Crédito Educativo”, consegui fazer e concluir o curso de odontologia. Isso em 1977. Escrevo isso, para mostrar que independente de classe social, com esforço se obtém o objetivo. Um caminho mais árduo, mas se consegue. Não defendo, nunca defendi o regime militar politicamente, mas consegui estudar graças ao que citei. E não havia burocracia como hoje para obte-lo. Todo estudante que o solicitou obteve, independente de condição social. E como estudava e morava fora do município que residia, recebia ainda uma ajuda de custo de 1 salário mínimo. Nada de fiador como hoje e uma tremenda burocracia. Me formei e paguei com tranquilidade, pois os juros foram tão baixos que os dois carnês, da faculdade e da ajuda de custo, no último ano de pagamento, somados, não dariam hoje, corrigidos, 90 reais. Sim, anual. Ocorreu que por não haver fiador- eram os próprios colegas que fiavam,um ao outro – muitos não pagaram, não honrando o compromisso assumido. E sabem quem não pagou? Os da dita esquerda. “Governo de exceção, não vou pagar. Quero democracia”. Esse discurso ouvi de muitos, a maioria, da esquerda que não pagou. Descrevo isso, para mostrar que o homem é o homem independente de ideologia e hoje temos no país uma violência que nunca vi em meus 57 anos de vida. Um abandono da educação pública de base como nunca. Uma saúde abandonada e sem referência como nunca. Um povo analfabeto como nunca, pois os dados são manipulados e a realidade é outra. Basta ver dados da Unesco.
Essa reação veio em boa hora, pois a minha geração, pós militar ficou nessa gente no poder como Lula, Dilma, Alckimin(que trabalhei em meu primeiro emprego,homem extremamente honesto, educado e coerente, mas se contaminou pelo poder),Aécio, Cabral e tantos outros que se contaminaram com Sarney, Maluf, Quércia, etc.
O povo tá cansado disso tudo. Dessa estrutura corrupta que leva a todos no poder se unirem, e agora o povo tá se unindo cansado dessa política nojenta, judiciário que se comporta com corporativismo não punindo ninguém e quando pune não prende. Judiciário que no fundo, quer esse caos social para ter relevância.
Estrutura que o professor público básico recebe menos que um simples “oficial de justiça”, nomem pomposo para um entregador de correspondência e que se,repitom, tivéssemos uma sociedade equilibrada não teria importância.
Saúde que por causa do analfabetismo funcional, faz com que a população não tenha senso crítico para avaliar uma situação mínima de risco de saúde para procurar um posto médico ou pronto socorro, fazendo com que mais de 40% de exames solicitados, não sejam entregues pelo não comparecimento desses pacientes.
Senso crítico esse, perdido no regime militar que nos ensinou a ficar calado e graças a democracia que ainda engatinha está voltando com esses movimentos. Nâo importa se não há uma liderança, mas algo precisava ser feito e isso é o início, q

JuniorSP
JuniorSP
10 anos atrás

Parabéns Flavio, compartilho em especial c/ essa parte final do seu texto que reproduzo:
“O que se viu nas ruas de São Paulo nos últimos dias, apesar dos babacas e filhos da puta, é uma demonstração de que ninguém aguenta mais tanta iniquidade. As pessoas estão de saco cheio, cheiíssimo, de tudo.”
Ouvi as entrevistas do prefeito Haddad e governador Alckmin, concordo c/ o reasjute uma vez desde 2011 os valores não foram alterados, há adequação da inflação, custos, etc, mas tbém sou a favor da reinvidicação.
O que não concordo é c/ a Pancadaria, Vandalismo, creio que a palavra mais correta é TERRORISMO, pois o que temos visto não é o movimento e sim a baderna, o dono da banca de jornal não tem nada a ver c/ isso, nem o loja, carros apedrejados, estação do metro, etc. Estive no meio da confusão na sexta-feira pois estava trabalhando, experimentem a sensação de estar no meio do tumulto(aliás não experimentem!!), me senti em uma guerra, vc não sabe se sai do carro, se fica dentro, o que fazer…
O que me incomoda profundamente são nossos políticos que são COVARDES e OMISSOS tanto prefeito como governador.
O mesmo são p/ outros estados, políticos inescrupolosos, ACM, Sarney, Jader Barbalho, etc, nunca fizeram nada p/ sua cidade/estado e qdo necessitam de hospitais vem a SP se tratar nos grandes hospitais. Deveria ter uma lei que o senador/deputado usar hospital de sua cidade, assim como seus filhos estudar nos colégios de suas cidades, talvez assim o progresso aconteceria, esses coronéis estão ai a 500anos e nunca fizeram nada ao povo!!
Tá na hora de limpar esses políticos!!

Juan Diego
Juan Diego
Reply to  JuniorSP
10 anos atrás

Protesto com violência não resolve nada, mas protesto sem incomodar as pessoas também não, o que o governo quer é que se faça os protestos longe da elite da cidade, claro que pra esse elite tá tudo certo no país e vão desmerecer as reivindicações.

Fernando Luiz Lopes
Fernando Luiz Lopes
10 anos atrás

Flávio, concordo em número, gênero e grau com você.

A única coisa que não concordo é sobre a “diferenciação” e/ou “seleção” feita em relação aos manifestantes e a minoria de baderneiros, filhos da puta e babacas da Polícia Militar.

Assim como no meio de manifestantes de boa-fé, também existe muita gente de bem na Polícia Militar. Pais de família, trabalhadores honestos (e mal pagos), que usam ônibus, metrô e também sofrem com as mazelas da sociedade e do Governo.

O resquício que logo surge na nossa cabeça é o da Ditadura: “é militar? é filho da puta! Tem que se f…!”. Desde então o que sai nos “Jornais Nacionais” da vida são os policiais militares que são “babacas, fdp, etc” representando toda uma corporação, quando o que fazem de bom RARAMENTE é mostrado.

Assim como os professores, médicos e tantos outros profissionais de suma importância para o crescimento (justo e digno) de um país de seus cidadãos, a Polícia Militar também precisa ser “olhada” com outros olhos.

Lá também deve ter muita gente que simplesmente “não aguenta mais” e aí tudo vira uma imensa bola de neve.

Espero, sinceramente, que tudo o que ocorreu não caia no esquecimento e que algo de fato mude, pois o que temos hoje é um rolo compressor que passa por cima de tudo e de todos: povo, executivo, legislativo, jornalistas, médicos, Polícia Militar, Civil, etc, etc, etc.

Hélio
Hélio
Reply to  Fernando Luiz Lopes
10 anos atrás

A atitude da PM nestas situações e sempre a mesma , ora mais violenta ora menos, isso depende das atitudes dos manifestantes. Tanto no Brasil como em qualquer outro pais do mundo . O que estraga tudo sao sempre os tais filhos da puta que comparecem para criar tumulto – babacas.

Lincoln Andrade
Lincoln Andrade
10 anos atrás

“É preciso avançar, revolucionar, romper estruturas, aproveitar este momento em que a economia vai de vento em popa para consertar 500 anos de sacanagens e injustiças.”

Economia de vento em popa? – Não é bem assim….há ainda enormes desafios…que vencidos dão lugar a outros….essa roda nunca para…..
Consertar 500 anos de sacanagens e injustiças? – Impossível. Já são 513 anos.

Heleno Soares
Heleno Soares
10 anos atrás

Rapaz, Por esse e outros post’s, você é foda!!!

roxxon valdez
roxxon valdez
10 anos atrás

grande texto don flávio!

Kuka Belludo
Kuka Belludo
10 anos atrás

SR. Flávio, o Governo Federal destinou R$ 150 bilhões para preparar o Brasil para a Copa e Olimpíadas. Só a corrupção política faz desaparecer R$ 50 bilhões ao ano.

O transporte gratuito custará R$ 6 bilhões ano ano. É muito? Pense um pouco!

Kuka Belludo
Kuka Belludo
10 anos atrás

Até a pacífica Marcha do Sal, na Índia, pacífica como foi, rendeu 100 mil prisões. Protesto pacífico não leva a lugar algum. Lembre-se: Gavião não bate papo com rolinha.

Clayton Moreira
Clayton Moreira
Reply to  Kuka Belludo
10 anos atrás

Já ouviu falar em Mahatma Gandhi?

Kuka Belludo
Kuka Belludo
10 anos atrás

“…pontes e avenidas são feitas com dinheiro dos nossos impostos, mas ninguém paga tarifa alguma para usá-las..”

Você nunca ouviu falar de IPVA? É caro á beça e é obrigatório todos os anos.

Juan Diego
Juan Diego
Reply to  Kuka Belludo
10 anos atrás

E desde quando IPVA é pra pagar avenida e rua? imposto não tem vinculação amigo estude um pouco.

Helio Pavan
Helio Pavan
Reply to  Kuka Belludo
10 anos atrás

Exato. Quem tem carro, paga, sim, para usar todos os viadutos e afins. e não só aqueles das estradas pedagiadas. Vide a maldita Cide (mais de 50% de imposto no preço da gasolina) e outros tributos e taxas diversos (licenciamento, IPI e ICMS na compra de veículos, etc). Definitivamente, viaduto não é de graça…

Rafael Birro
Rafael Birro
Reply to  Kuka Belludo
10 anos atrás

IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
Fonte: http://www.fazenda.sp.gov.br/oquee/oq_ipva.asp

Você está pagando o IPVA por ter o carro e não para usar as ruas e avenidas com ele. Você utiliza as ruas como pedestre e ciclista, e não paga um imposto específico pra isso.

Maurício
Maurício
Reply to  Kuka Belludo
10 anos atrás

E voc , percebeu que ele falou em impostos? Sabia que IPVA é um imposto? Tá mal de interpretação de texto minha cara!

Jonny'O
10 anos atrás

É bacana o movimento ….por um todo.

Mas esse negocio de tarifa Zero não dá!!!

Se é quase impossível neguinho achar lugar em ônibus e metro pagando caro …..imagina sem pagar nada???? Vai ser um caus ,imagina só , vai quadruplicar no minimo a demanda.

Não dizendo que seja injusto mas tem muito investimento antes pra ser feito.

E de onde vai sair esse dinheiro????? Tem que aprovar antes no orçamento!!!!

E pra aprovar tem que tirar dinheiro de outro lugar ….onde???

Creio ser melhor falarmos sobre educação antes….minha mulher é professora publica e não pode repetir de ano aluno que não faz nada , a escola não pode mandar embora aluno que não quer participar de nada …..é uma vergonha o que vem sendo feito a mais de 10 anos, estamos criando um pais com mentiras……. ex: Estado de Minas Gerais tem um indice de aprovação que é o melhor do pais……..o indice é verdade….mas tem aluno na 4ª serie analfabeto.

Qual o problema ….pode ter deputado…..poder não pode mas …..faz de conta.

Snow
Snow
Reply to  Jonny'O
10 anos atrás

Apenas qto ao fato da grauidade da passagem: sim isso é possível jonny.Vc falou da educação. pensa no seguinte: em são paulo existem essas etecs, cursos e faculdades que são “gratuitas”, vc acredita nisso?? NADA, ABSULOTAMENTE NADA é de graça, a gente paga por tudo. A maioria das pessoas qdo ingressa num trabalho assina um convênio médico particular e tem desconto todo mês no olerite, mas nem por isso deixa de pagar o imposto que não é pouco pela saíude pública. Vc consegue realmente ter bom atendimento num sus qdo precisa?se nem no particular as vezes dá. e mesmo assim continua pagando. isso vale pra educação e para o transporte. NÓS JA PAGAMOS POR TODOS ESSES SERVIÇOS. Os valores que vc paga com material para escola(livros, cadernos, etc) e com o transporte ja é cobrado tdo imbutido no imposto que pagamos, isso além dos agora 3,20 da condução. Se vc destrinchar todos os valores que são cobrados no nosso imposto, vc vera que esta tudo la.
Então da sim pra ter transporte gratuito. Só não é viável pq quem lucra com isso não abre mão do dinheiro que dá

Jonny'O
Reply to  Snow
10 anos atrás

Sim, teoricamente dá Snow, e analisando o conjunto da obra , toda essa manifestação com a realidade burocrática do sistema (necessidade ,direcionamento ,votação de proposta, orçamento blablabla e mais blablabla) creio que a unica forma é mesmo o povo sair nas ruas e revindicar, e uma manifestação vai sempre ter os sem noção junto ,principalmente as primeiras de um povo calado por décadas, seja pela repressão seja pela lavagem cerebral que o governo atual fez nos últimos 12 anos.

perna quebrada
perna quebrada
10 anos atrás

Os idiotas que não passam de 8 mil despertando a alegria da Globo e Folha.

Já que eles não conseguiram juntar mais que 20 nas tais marchas contra a corrupção agora se apropriam de uma reinvindicação leigítima. Mas que só é apoiada enquanto se bate no PT.

Se o Governador do Estado fosse de esquerda aí o coro seria completo. A Veja seria o porta voz. O que é questão de tempo para acontecer. E vai acontecer.

Porém, ah porém!

O PSOL tem a prefeitura de Macapá. Porque não coloca tarifa zero por lá?

Agitar bandeira em SP é facil. Fazer o papel de inocente útil pra direita também.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  perna quebrada
10 anos atrás

Não falei? Já organizaram a agenda dos próximos protestos. Tipo aquele em frente da Globo que NÂO protesta contra a Globo. Faz me rir.

http://www.assineabril.com.br/assinar/revista-veja/origem=sr_ve_botaocapagrande

Eric Ohtake
Eric Ohtake
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Eduardo, a sua lógica é: Se você não usa, não tem o direito de falar ou protestar? Pq vc não é gay vc não pode defender os gays? Ou pq vc não foi estuprado, vc não deve defender as estupradas? Deixa de ser ignorante.

Marcus Tranjan
Marcus Tranjan
Reply to  Eric Ohtake
10 anos atrás

Por essa logica, o pais esta perfeito! Os politicos nao andam de onibus, nao utilizam hospitais publicos nem educacao publica. Entao eles nao tem nada a ver com isso. Genial hein

jr
jr
10 anos atrás

quem tem c… tem medo! Essa é frase feita porém é a pura realidade!

Conhece algum político a favor da menoridade penal ou peocupado com a violência?? Não. Eles andam, de segurança;
Conhecem algum filhinho de político que estuda em escola do governo?
Algum parente de governante que usa o SUS?
Algum governante preocupado com trânsito ou enchentes? Não..eles usam helicópteros ou isolam as áreas pra “passearem de carro ou metrô”!
Estão preocupados com nossos filhos que são mortos e estuprados todos dias?

A HORA É AGORA: VAMOS NOS JUNTAR TODOS CONTRA A CORJA DE LADRÕES CORRUPTOS QUE ESTÃO NOS AFUNDANDO E AS NOSSAS FAMÍLIAS!! INFELIZMENTE A ÚNICA MANEIRA DE FAZER ALGUÉM SE MEXER NESSE PAÍS PRA FAZER ALGO PRO POVO É FAZER ELES SENTIREM A VIOLÊNCIA E A MISÉRIA QUE ELES AJUDAM A CONSTRUIR !!

VAMOS FAZER DE UMA VEZ POR TODAS ELES SENTIREM NA PELE!!

vamos!! verás que um filho teu não foge a luta!

Ps: quanto aos “fardados” que defendem seus “patrões” (seus próprios exploradores) só lamento!

Clayton Moreira
Clayton Moreira
10 anos atrás

Em que país do mundo há transporte gratuito para a população, Flávio? Talvez nem em Cuba.

Como investir na melhoria do transporte gratuito com passagem a zero real? Acho que fechamos questão quanto ao fato de que “só é contra o jabá quem está fora dele” e que os políticos serão sempre venais, ressalvadas as exceções de praxe. Então quem vai pagar a conta das passagens? Quem paga imposto, ou seja, nós. Acho que já pagamos imposto demais pra tão pouca contrapartida.

Clayton Moreira
Clayton Moreira
Reply to  Clayton Moreira
10 anos atrás

E de mais a mais, com transporte gratuito claro está que os beneficiários serão os mais ricos. E a tal classe média, tão massacrada pelos “agentes do bem”, é quem pagará a conta.

Thiago
Thiago
Reply to  Clayton Moreira
10 anos atrás

off topic pro Clayton: Minha irmã foi via Work Experience para Park City, Utah, EUA, e tem transporte publico gratuito lá. O onibus era parecido com o do filme Velocidade Máxima 1.

http://farm8.staticflickr.com/7154/6764445615_78dd073f2a_z.jpg

Voltando ao post do Flávio, a coisa mais certa do mundo que ele falou é que o brasileiro não aguenta mais ver tudo errado ao seu redor. Tudo cada vez mais caro, salários que não aumentam, e o Estado não provê nada de forma eficiente: educação, saúde, transportes, segurança, tudo isso é deficitário e acabou nas mãos da iniciativa privada. O cenário é ruim e só piora a cada dia. Um dia ia estourar. Pra ser sincero, pelo tamanho do brasil, a reação é pequena ainda.

Clayton Moreira
Clayton Moreira
Reply to  Thiago
10 anos atrás

Essa confusão toda por conta de 20 centavos… No dia em que faltar comida, teremos a guerra civil então, né? Mas quem colocou esse pessoal que está aí?

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Clayton Moreira
10 anos atrás

E outra, como pode ter transporte público gratuito se as empresas são privadas?. Para acontecer isso, o governo teria estatizar todas as empresas e assumir o controle das mesmas ou subsidiar 100% do valor da tarifa.

Ora, se o país não está dando conta do que é de sua responsabilidade que é a saúde, a segurança e a educação, quem dirá se responsabilizar pelo transporte para o povo.

Atualmente, a única empresa de transporte público estatal que eu conheço é a Carris, de Porto Alegre. E mesmo assim, apesar de ser uma empresa administrada pela prefeitura, o transporte não é gratuito.

A questão do valor de R$3,20 eu vejo da seguinte maneira: não é o valor em si que é alto, mas, a qualidade do transporte oferecido para o valor cobrado de R$3,20 que é ruim.

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Zé Fini
10 anos atrás

Apesar de que o transporte também é de responsabilidade do governo, claro, mas é repassado para a iniciativa privada através de concessão.

O que eu quis dizer é que por não ter competência para gerir o transporte é que foi repassado para a iniciativa privada.

Todos os setores que deveriam ser geridos de forma eficiente pelo governo como a saúde, a educação, o transporte e as estradas, foram repassados para a iniciativa privada.

Falta terceirizar agora a segurança e o sistema prisional.

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Uma coisa é certo, o Brasil está indo bem mal, inflação alta, dolar disparando, violência sem controle, e o de sempre falta infra-estrutura e sobra impostos. Pagamos o maiores impostos do Mundo sem nada em troca. Este sono, deste Governador de São Paulo, deveria pedir as contas e ir embora. O cara parece ter dengue quando fala a TV. Uma vergonha geral, PT, PSDB! tudo igual. Todos fazem parte da mesma quadrilha, baderna. Quero ver quando chegar a Brasília. Vergonha dete país.

Muchacho
Muchacho
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Para de falar merda, cara. O Brasil vai bem quando comparado com os demais países, sejam emergentes ou desenvolvidos. Quem vai mal é o capitalismo que não consegue sair da armadilha da concentração de renda, que conforme o “Comunista-Albanês-Cubano”, Joseph Stiglitz (por acaso detentor de um premio nobel de economia), provou que quando o 1% mais rico detém 25% ou mais da riqueza, fodem com toda a economia. Outra coisa amiguinho, a carga tributária brasileira é de 35%, uma merreca perto dos percentuais escandinavos e alemães que às vezes passam dos 50%. O problema tributário brasileiro é a sua regressividade, ou seja, proporcionalmente, os pobres pagam infinitamente mais impostos que os ricos !!! Isso não é papo de comunista, é pura estatística dos IBGEs, FGVs e FIPEs da vida.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
10 anos atrás
Fábio Labs
Fábio Labs
10 anos atrás

Fico triste pela violência, mas não é de hoje que era necessário algum tipo de protesto pra qualquer coisa. Não é possível tudo o que acontece nesse país e o povo não faz nada! Novamente, muito triste e lamentável todo a violência, mas, meus parábens a quem foi lá para genuinamente mostrar seu descontentamento com tudo o que somos obrigados a engolir.

Claudio
Claudio
10 anos atrás

Gostaria de saber se alguma dessas pessoas conscientes, articuladas e de saco cheio de tudo e ansiosas para que alguma coisa melhore e que pretendem melhorar o transporte coletivo quebrando ônibus também estiveram no protesto contra a violência realizado no ultimo Domingo dia 09 em Pinheiros, que foi um protesto absolutamente tranquilo e ordeiro. Ninguem precisou botar fogo em carro, pichar, queimar nada para protestar, e os nossos excelentísimos (des)governantes também foram “elogiados” como merecem.
Ou melhor, talvez não tenha sido tão divertido, afinal não tinha ônibus pra destruir lá.
Se quiserem censurar o comentário, fiquem à vontade. Será apenas mais uma demonstração de desrespeito a opiniões alheias de quem se diz tão democrático.
Se quiserem falar merda a respeito do que eu escrevi, não dou a mínima.

Tiago Guerra
Tiago Guerra
10 anos atrás

Muito boa a análise. É importante a lucidez de jornalistas como você, com repercussão. Idiotas para criticar não faltam. Idiotas para aplaudir a truculência da polícia, também. Apenas para lembrar, lamento que um colega esteja preso injustamente, o Pedrão. Preso por defender a sua namorada e outra garota. Lamento tambem que outros jornalistas tenham sido agredidos ontem. E fico enojado de ver que nenhum filho da puta dos jornalões tenha ainda levantado a defesa da “liberdade de imprensa”. Valeu Flávio.

Foca Cruz
10 anos atrás

A Revolução Francesa não começou com as vendedoras de peixes do mercado? Então só se pode protestar se vc é das “massas”?

Hélio
Hélio
Reply to  Foca Cruz
10 anos atrás

Que e isso maluco! Revolução Francesa? Você e um babaca

guest
guest
10 anos atrás

He, he, he… FG famoso até no implicante.org!”

“Flávio Gomes, por exemplo, é um sujeito único no mundo. Todas, absolutamente todas as suas opiniões sobre Fórmula 1 parecem as mais sensatas possíveis – nem Koen Vergeer ou Dennis Jenkinson, muito mais bem informados, costumam ter opiniões tão acertadas. Aí Gomes sai das pistas e… nunca fala uma única coisa que preste. Sobre os protestos, para defender “alguma coisa” indefinida, saiu-se com essa:

[twitter do FG] Entendam: nem todo protesto é de esquerda. O q fizeram hj em SP é coisa da juventude direitosa reaça da cidade

Claro que Flávio Gomes sabe que a tal “juventude direitosa” não fecha avenidas nem hasteia bandeiras comunistas e de partidos de extrema-esquerda, portanto, estava apenas tentando limpar a barra dos esquerdistas que causaram o furdunço. A função de sua frase não era nem exatamente ser contra o protesto, mas apenas garantir a seus amigos limpinhos: “até parece que a violência seria de esquerda, se começa o quebra-pau, naturalmente vire de direita”..É só ver uma foto do Estadão para tentar analisar se “direitosos reaças” usam bandeiras comunistas tão apreciadas por Flavio Gomes:

Horas depois, Gomes sai-se com essa:

[twitter do FG]: E aí dá munição pra direitona atacar os “vândalos e baderneiros”. É isso q eu quis dizer ontem

Como disse o @roberto_alm, mas não era a “juventude direitosa reaça” que estava no protesto? É a tal “direitona” que adora quebrar coisas, ferir pessoas e incitar o caos pela cidade? Pela lógica, isso é um paradoxo evidente, mas serve ao pensamento dialético de pessoas preocupadas tão somente em proteger seu partido: se o protesto tem causa justa, é de esquerda. Se mostra sua real cara, basta dizer sem motivo algum que é “de direita” (o inimigo do grupinho). Se o resultado foi ruim, é de esquerda, mas dá munição para a direita (?!). O que importa é proteger o grupo com a mentira que for a todo custo.

Obviamente, Gomes parte da confusão entre significante e significado dos termos “esquerda” e “direita” sem se perguntar, afinal, “what’s left?”. É assim que a esquerda trabalha: dividindo a sociedade com discursos prontos e unificados pelo dog whistle, como já explicamos aqui. Assim, toda vez que você critica algo, mesmo a maior violência (e cada vez conseguem mais violência, como mostra a teoria das janelas quebradas), acaba automaticamente caindo em outro grupo, pelo discurso deles. Vira “direitoso reaça”, “tucano”, “fascista”. Tem sempre de justificar por que discorda de algo facilmente discordável, e é associado com o que mais odeia ser associado. É assim que a esquerda nos domina e nos prende.”

O texto completo pode ser lido em
http://www.implicante.org/artigos/a-teoria-da-janela-quebrada-o-vandalismo-nos-protestos-pela-tarifa-de-onibus/

Antonio Paulo
Antonio Paulo
10 anos atrás

Passe livre? Sim, ele existe. Mais especificamente, no transporte aéreo. É uma pena que se destina apenas aos detentores dos poderes “democraticamente” instituídos, para viagens ao exterior, a trabalho, claro. Ah tá… e é o povo quem paga… Ah tá…

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Talvez a Revolução Francesa tenha começado com flores em vez de paus e pedras. Não é mesmo Senhor Gomes?

Uma hora a paciência acaba e a violência descamba.

Michal
Michal
10 anos atrás

Meu caro Flávio,

Isto que vc disse que pontes e viadutos são construídos para quem usa carro utilizar gratuitamente é uma grande inverdade. Pagamos um IPVA caríssimo, e somos servidos por pontes e ruas em geral extremamente mal pavimentadas, mal projetadas, mal conservadas e mal sinalizadas. Portanto, deveríamos nos da classe media nos juntar e sairdepredando a cidade?

Pertenço a classe média. Não ganho bolsa família, não tive cota para entrar na faculdade, pago meus impostos em dia e tenho que arcar com plano de saúde particular, plano de aposentadoria particular, escola particular para o meu filho. Além disso moro em condomínio fechado, que tem seu valor elevado por conta de inúmeros vigilantes e sistema de monitoramento para tentar nos deixar um pouco mais seguros. E sabe quem paga por isso? Eu. Com muito suor do meu trabalho. Infelizmente, se eu for me manifestar em passeatas, segurar faixas por aí, perder enfim dia de trabalho para buscar meus direitos de cidadão vou ficar desempregado. Então sabe o que eu faço? Comporto-me com resignação e tendo a esperança de que um dia as coisas no Brasil sejam justas e eu possa enfim utilizar aquilo que pago tão caro.

Sendo assim, por favor tenha um pouco mais de respeito pela classe media que agüenta em silêncio toda a sorte de extorsão a que somos submetidos pelo governo sem darmos um pio. Nós, que pagamos o bolsa família, bolsa escola, bolsa presidiário, bolsa drogado, bolsa estupro e mais não sei quantas bolsas com nosso suor e trabalho.

Talvez para a classe rica pagar este monte de coisas não chegue efetivamente a afeta-los, mas a mim dói no bolso a cada conta-cheque que recebo.

Nelson
Nelson
Reply to  Michal
10 anos atrás

PERFEITO,PERFEITO,PERFEITO !!!

Pibe Loco
Pibe Loco
10 anos atrás

Economia de vento em popa? Que economia de vento em popa? Aquela do pibinho do sr. Mantega? O governo não soube aproveitar o momento uns anos atrás e agora já era… Duvido que saibam o que estão fazendo…

Fora isso, muito bom seu texto, FG.

Nostradamus de Castro
Nostradamus de Castro
10 anos atrás

FG talvez eu seja um urbanóine babaca, assim como você, mas reconheço alguns avanços sociais que são claros desde a criação do programa do bolsa família pela então primeira dama a Sra. Rute Cardoso. O programa ampliou-se e consolidou-no no governo Lula e o Minha Casa Minha Vida é outro programa importante que está avançando e reduzindo a desigualdade. Nós podemos ser urbanóides classe média, e termos uma visão mais ampla do país e de nossa realidade. Sou classe média, e sei o quanto temos sido esmagados pelos governos que privilegiam banqueiros, e governos que privilegiam as grandes construtoras empreiteiras, financiam a fundo perdido mega projetos de estádios, e dão pão e circo para as classes mais empobrecidas. A classe média é espremida e explorada por taxas e impostos para financiar a farra da corrupção desvairada da classe política aliada aos grandes empresários e banqueiros. Você FG também é um classe média urbanóide, não se envergonhe, e não cuspa no prato no qual você se farta diariamente. No mais, entendo sua posição e sua visão crítica de nossa realidade desigual e injusta.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Faltou dizer que como cidadão, respeito as Leis, as Regras, as Normas, a Polícia, os cidadãos e seus direitos, gostando ou não.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

FG,
Concordo em parte, mas como já disseram anteriormente, quem paga o IPVA? Não seria esta tb uma tarifa?!

Sergio Silva
Sergio Silva
10 anos atrás

Parabéns, Flávio, principalmente pela humildade em reconhecer que tinha uma visão precipitada de início.

Antonio Paulo
Antonio Paulo
10 anos atrás

Vândalos entre os manifestantes? Ah, tá…

http://www.youtube.com/watch?v=kxPNQDFcR0U

Willian
Willian
10 anos atrás

Fala FG estou acompanhando este protesto revoltado com as ações da pm até com colegas de profissão, segue um blog que acabei de ler que lista 24 momentos das ações.

http://www.melhorquebacon.com/24-momentos-protesto-sao-paulo/

Milton Virgilino
Milton Virgilino
10 anos atrás

esse protesto dos 20 centavos é a indignação contra td as taxas, tributos, impostos e roubalheira dos governos municipal, estadual e federal, o povo tem sum direito de manifestar-se perante os seus direitos…
e parabéns pelo texto!

Maurício Jorge de Freitas
Maurício Jorge de Freitas
10 anos atrás

É perfeitamente possível protestar sem quebrar. Isso aconteceu no Movimento “Diretas Já” e nos protestos contra o governo Collor. Exemplo de como reivindicar questões sérias, factíveis e de forma civilizada.

Todos esses dias fiquei pensando sobre o que está acontecendo e tentando entender o porquê disso tudo. Sinceramente, está difícil chegar a alguma conclusão. Sempre fui a favor de que o povo tem que se unir, protestar e se fazer ouvir, mostrar seu inconformismo. Mas neste caso está acontecendo alguma coisa por trás e muito errada.

Transporte público gratuito seria bom , mas é uma utopia tão sem sentido que beira a insanidade. Todo esse movimento tem um forte apoio do PCO e PSTU, dois partidos que parecem mais viver em outro mundo, numa realidade paralela.

Os empresários de ônibus, por outro lado, também não primam pela seriedade. Na minha profissão precisei conviver com alguns deles e a impressão que tive foi péssima.

A verdade é que quanto mais velho fico, mais me deprimo e menos acredito nas pessoas. Gostaria muito de eu mesmo protestar e levar meus filhos comigo, para lhes ensinar o que é cidadania. Mas desse jeito fica difícil.

Fechando o texto, os eventos destes dias me remeteram a 1983, quando uma série de quebra-quebras ocorreram em São Paulo. A diferença naquela ocasião, é que não havia uma motivação declarada. Foi uma convulsão social e ninguém entendia o que estava acontecendo, tanto assim que o conjunto punk, “Inocentes”, escreveu a música intitulada “Pânico em SP”, cuja letra é a seguinte:

As sirenes tocaram
As rádios avisaram
Que era pra correr
As pessoas assustadas
mal informadas
Puseram a fugir… sem saber porque

Pânico em SP, pânico em SP, pânico em SP (2x)

O jornal, a rádio, a televisão
Todos os meios de comunicação
Neles estavam estampados
O rosto de medo da população

Pânico em SP, pânico em SP, pânico em SP (2x)

Chamaram os bombeiros
Chamaram o exército
Chamaram a Polícia Militar
Todos armados
Até os dentes
Todos prontos para atirar
havia o que

Pânico em SP, pânico em SP, pânico em SP
(2x)

Mas o que eles não sabiam
Aliás o que ninguém sabia
Era o que estava acontecendo
Ou que realmente acontecia

Pânico em SP, pânico em SP, pânico em SP (2x)

Alexey Karpov
Alexey Karpov
10 anos atrás

Olhem isso!
http://youtu.be/kxPNQDFcR0U

E mais isso!

Estas coisas fazem a gente pensar. Fica difícil até se posicionar. Estou em cima do muro? Sim, estou. Como disse o Flávio, filhos da puta e babacas existem em toda parte e cabe a nós não deixarmos que nos influenciem e nos comandem. Não aprovo violência nem destruição do patrimônio público ou privado. Quer destruir algo, destrua o que é seu.
E sim, temos de nos manifestar contra os “filhos da puta e babacas” que tentam manter o Brasil sob a forma do “jeitinho”.

E mais este pra encerrar.

http://youtu.be/5w1fxiXxdbw

Bruno Alves Pinto
Bruno Alves Pinto
10 anos atrás

Sobre ontem à noite, meu relato pessoal:
NÃO ACREDITEM NA TV!!!
EU ESTAVA LÁ!
Eu vi uma manifestação que só não era mais lotada que a Sé no horário de pico. Mas muito mais organizada, com certeza.
Estávamos subindo a Consolação, cantando, pulando, tudo tranquilo, os motoristas nos carros que estavam no caminho buzinavam nos apoiando, NENHUMA depredação.
Passaram uns 20 soldados da tropa de choque do nosso lado, correndo para a frente da manifestação, todos já se assustaram e começaram a gritar “Violência não”. Em minutos bombas de gás lacrimogênio explodiram, policiais à frente, policiais atrás, ficamos encurralados na praça Roosevelt. À partir daí foi um salve-se quem puder.
Corri por uma rua ao lado da praça para longe das bombas e vi diversos carros de polícia vindo no sentido contrário.
RESUMINDO: Covardia dos policiais! Se aquilo virou uma “praça de guerra”, é só ver: quem estava preparado para a guerra? Com bombas, armas escudos e capacetes? Os manifestantes não, com certeza.
70 presos. Querem ganhar na base do medo. Eu tenho medo, medo da violência policial. Mas minha coragem de estar lá nos próximas manifestações será maior.
A quem ainda acha que “é tudo baderna, vandalismo”, convido a comparecer a uma manifestação, ver as coisas além das lentes de TV, e tirar suas próprias conclusões.
COMPARTILHEM ESSE DEPOIMENTO, as mentiras dos telejornais não podem ser maiores que as verdades das ruas.