NA SUÉCIA

SÃO PAULO (bacana) – O Jean Rul mandou o vídeo. Esse carro aí foi feito pelos revendedores Dacia na Suécia para o STCC, um dos campeonatos de Turismo da Escandinávia. A Dacia, para quem não sabe, é a Renault da Romênia. O modelo é inspirado, por assim dizer, no feioso Logan.

É bom dizer que, a exemplo do que ocorre em muitas competições batizadas como de Turismo pelo mundo, o regulamento do certame escandinavo prevê o uso de chassis comuns a todos, assim como o conjunto mecânico. No caso, motor V6 de 3,5 litros e 400 cavalos, central, feito pela empresa Solution F. Eles chegam a 270 km/h. As marcas entram com as carrocerias. BMW, Citroën, Volvo, SAAB (até a SAAB…) e Dacia têm carros com seus nomes participando do campeonato.

São bem construídos, pelo menos. E têm uma concepção mais próxima de carros de corrida, com o uso de motor central. As carrocerias são equalizadas no túnel de vento da Volvo, o que garante a qualidade de bagaça.

Fato é que as disputas reais entre marcas de verdade, com cada uma fazendo seu próprio carro, são cada vez mais raras no mundo.

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Josemar Dantas
Josemar Dantas
10 anos atrás

É verdade Flávio, essas competições de carros utilizando a mesma mecânica para mim não tem a menor graça, sem falar que isso acaba atrapalhando o desenvolvimento de novos componentes e melhorias e não estimula a competição entre os fabricantes. Uma pena que realmente isso está mais raro a cada dia que passa. Nada contra o “campeonato brasileiro de marcas”, mas eu queria ver um honda com motor honda, gm com motor gm, ford com motor ford e etc… Mas todos usam o mesmo motor berta.

Fabio
Fabio
10 anos atrás

Há algo como 1 ou 2 anos atrás um “braço” do STCC se desligou para formar a TTA, uma categoria silhouette. Pelo visto o pessoal que permaneceu no STCC não deu conta de sustentar a viabilidade econômica da categoria e se juntaram aos dissidentes.

De qualquer forma, a categoria parece continuar bem interessante (e melhor regida que a nossa Stock). Eles tem um canal no Youtube com as corridas na íntegra: https://www.youtube.com/user/TTASweden/videos

André
André
10 anos atrás

Logan em terra de Volvo?
É a crise?Fim dos tempos?

Jonny'O
Jonny'O
10 anos atrás

Virou receita de bolo, Nascarizaram o automobilismo.

Gostava da receita do Grupo C (os prototipos dos anos 80) onde o regulamento aceitava qualquer tipo de motor , em V ,linha, 4 ,6 , 8 , 12 ,Rotativo , aspirado ou turbo , 1,5 litros até 7 litros ……. o que regulamentava mesmo era a quantidade de combustivel por corrida, na pratica o campeonato deu muito certo e era um grande sucesso…..entrou em declinio por causa de uma canetada no regulamento que mudou completamente a base tecnica , onde passou a exigir que os motores seriam todos de maximo 3 litros como na F1 …….mataram o endurance.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Jonny'O
10 anos atrás

Não mataram, não, Jonny. Tá certo que ele agonizou por um tempo, mas temos hoje um campeonato mundial extremamente forte e em vias de crescimento. Dá um procurada nas fotos, Le Mans é essa semana, e sente o drama!

Concordo que foi um crime o que a FIA fez, prova cabal de a entidade existe só para a F1, na verdade. Fico imaginando que campeonato lindo não teríamos se o WSC nunca tivesse deixado de existir.

Juca
Juca
10 anos atrás

Lindo, muito melhor que os lixos da estoque car…

Péricles
Péricles
10 anos atrás

A Solution F é francesa.

Nenê
Nenê
10 anos atrás

Na verdade, esse é o novo Logan: Parece que virá como Renault Symbol pra cá!

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/renault-logan-e-sandero-sao-redesenhados-na-europa/

charmeston
charmeston
10 anos atrás

É … Más o BTCC continua com a velha forma, e ainda é o melhor campeonato de carros de turismo no mundo. Embora não viva mais o bons tempos dos anos 90, o certame continua muito divertido. Vi o a última corrida em Oulton Park, e foram muitas disputas, toques´´de corrida“ várias marcas, cada uma com sua própria preparação. Sem contar os pilotos, como Jason Plato ou Matt Neal, que enfrentam uma rapaziada da pesado que chegam das categorias de Monoposto.

kiko
kiko
10 anos atrás

Lembra muito o nosso finado Super Clio.

Henrique Rocha
Henrique Rocha
10 anos atrás

Como engenheiro, eu fico triste de ver cada vez menos variedade em termos de chassis e mecânica, mas entendo que automobilismo faz cada vez menos sentido financeiramente. Dessa forma, ainda é menos mal o uso de componentes padrão, devidamente certificados e projetados, com cascas diferentes e equalizadas do que não termos nada…
Isso é, na minha opinião, uma das últimas razões pela qual ainda gosto bastante de F1. O piloto é importantíssimo, mas o carro, o motor, a aerodinâmica… o conjunto inteiro precisa ser bom. Idem para o WEC.

Andre
Andre
10 anos atrás

Estranho. Até uns 2 ou 3 anos atrás, campeonatos como STCC, BTCC (british) e DTCC(danish) sequiam a mesma especificação do WTCC. Eram como edições regionais do WTCC, que usa carros de verdade preparados e equalizados.
Parece que agora estão seguindo a receita do DTM.
Eu prefiro a receita antiga, do WTCC.

Jaime Boueri
10 anos atrás

Infelizmente!

EduardoRS
EduardoRS
10 anos atrás

Não sabia que o STCC tinha virado estoque também. Lamentável. Gostava muito desse campeonato, tinha carros de verdade, muito legal.

Realmente, corrida com carros de verdade é algo cada vez mais difícil de se encontrar.

Nelson
Nelson
Reply to  EduardoRS
10 anos atrás

É por isto que gosto cada dia mais dos V8 australianos, um senhor campeonato !!!

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Que também é silhoute, diga-se! A única diferença é que lá se tomou um cuidado a mais para que os carangos se pareçam com um carro de verdade.