SERIA ASSIM

ASÃO PAULO (parabéns sempre) – Felipe Mazzeo, da Universidade Positivo, e Rodrigo Scarpetta, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), foram os vencedores do Concurso Universitário Karmann-Ghia de Design, cujo resultado foi divulgado ontem à noite em São Bernardo do Campo. A dupla leva um prêmio de R$ 100 mil e a esperança de que, um dia, seu projeto saia do papel. É a ideia dos novos donos da Karmann-Ghia, embora seja preciso dizer que a possibilidade de um novo carro entrar em produção, sem parceria com alguma montadora (e no caso não faria sentido ser outra, que não a VW), é bem remota.

Mas, neste momento, isso não importa. Legal foi colocar a molecada para rabiscar projetos, e isso foi feito. Com uma ótima premiação, diga-se. Renan Carlos Oliveira, aluno da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), ficou com o segundo lugar e o prêmio de R$ 60 mil. Em terceiro, Marinangelo Nunes Alfredo, da gaúcha Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), que levou R$ 30 mil. Mais detalhes podem ser encontrados na página do concurso no Facebook. Abaixo, as quatro primeiras imagens são do projeto vencedor. O branquinho é o segundo colocado. O azul, o terceiro.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Levi Davet
Levi Davet
10 anos atrás

Bacanas, todos.

marinangelo nunes alfredo
marinangelo nunes alfredo
10 anos atrás

Obrigado a todos que gostaram do meu projeto. Este é o maior prêmio para um designer.
Se quiserem mais imagens do modelo visitem aí:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=598280060206494&set=a.598280186873148.1073741825.100000735150905&type=1&theater

Abs
Marinangelo

Suzi
Suzi
10 anos atrás

o terceiro é perfeito! parabéns Marinângelo Nunes Alfredo!
o único que continuou com a essência do original.
uma proposta que não instigou ser agressivo, mas feliz, o que, na minha opinião, é o que todos estamos sempre em busca… “enjoy the ride”!!!

celso
celso
10 anos atrás

Lindos, todos!

Gostei bastante do terceiro, mas acho que a “qualidade gráfica” (na verdade, o realismo) do primeiro contou bastante, no final.
Eu trabalho com ilustrações e sei como é difícil competir com essas maquetes eletrônicas hiper realistas. Para a maioria, é mais fácil de entender.
Mas o projeto vencedor também está excelente, espero que o sonho se torne realidade.

Abraço!

Celso

J
J
10 anos atrás

Como a maioria acima, também achei melhor o terceiro, mas todos são bons.

Mas eu gostaria mesmo era de ter um clássico… de preferência vermelho, claro. Algum dia ainda rola.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
10 anos atrás

Que belo trabalho! Parabéns aos autores. E o mais importante é que, em minha opinião, venceu o melhor. Show de bola.

JT
JT
10 anos atrás

O desenho vencedor lembra mais um Wyllis Interlagos. O terceiro colocado ficou melhor.
De qualquer modo, o projeto foi apresentado. Para acontecer alguma coisa, é preciso ter um projeto. Nenhuma empresa se interessa apenas por uma ideia vaga.

Scarps
Scarps
10 anos atrás

O azul tem personalidade própria. Do meu ponto de vista traseira e frente ficaram encurtadas demais. Uma esticadinha e ficava com o perfil mais ligado ao design original. Os outros são mais genéricos. O branco de frente ficou Porsche e a traseira ficou Audi. O melhor dele é a coluna C , perfeita.

Adalberto
10 anos atrás

Lindo o modelo desenhado, se vê claramente que ainda existem ótimas mentes nessas universidades por aí

James
James
10 anos atrás
Danilo Candido
Danilo Candido
10 anos atrás

O terceiro é disparado o mais bonito, e também o mais fiel ao conceito original do KG. Os demais, principalmente este que ilustra o post tem um “quê” de Peugeot RCZ.

http://cogumelolouco.com/wp-content/uploads/2013/02/2013-Peugeot-RCZ-R-42.jpg

Valente
Valente
10 anos atrás

Detesto essas “releituras”. O carro original nasceu, viveu e terminou, e deve ser lembrado assim. Reeditar e colocar um carro assim no mercado não traz o mesmo charme de ter ou dirigir um original. Isso que fizeram com o fusca (minúsculo mesmo), Mini Cooper e com o Fiat 500 são bons exemplos.
Mesmo assim parabéns para a rapaziada que fez os trabalhos, e espero que eles usem esse conhecimento e habilidade para criar coisas novas.

Robertom
Robertom
Reply to  Valente
10 anos atrás

Valente, estes projetos “remake” são geralmente muito lucrativos, e por este motivo continuarão a aparecer.
Gosto dos “muscle cars ” Mustang, Camaro e Challenger, e se morasse lá teria um deles na garagem com certeza.

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
10 anos atrás

Como ficar “TT demais” não é demérito algum, compraria fácil um desses.

Antonio
Antonio
10 anos atrás

O azul é o melhor, mais parecido com o original. O primeiro, apesar de bonito lembra muito um Audi (nada contra).

Ricardo de Pinho
Ricardo de Pinho
10 anos atrás

O terceiro foi disparado o mais legal. Show! Os outros estão mais para Audi TT.

Lucas
Lucas
10 anos atrás

Acho que os dois primeiros ficaram muito “TT”, gostei mais do terceiro.

Renoir Bayer
Renoir Bayer
10 anos atrás

Muito legal……. o modelo vencedor é o mais bacana….. claro na minha opnião

Edu de PoA
Edu de PoA
10 anos atrás

Todos muito bonitos mas…. ainda prefiro o original.

E, Flávio, o nome da universidade é Unisinos, com ‘S’ no final.

Abs.

Anderson
Anderson
10 anos atrás

Pessoal de design sempre viaja muito. Nunca pensam no que realmente vai pra rua, tem uam visão puramente artística, pouco prática.

Reinaldo Bascchera
Reinaldo Bascchera
10 anos atrás

Não vi o demais que participaram do concurso, mas se fossem só esses três, eu ficaria com o terceiro, disparado, como o mais bonito. O primeiro para mim seria o último.

peter von wartburg
10 anos atrás

gostei mais do terceiro tb, mistura de clássico com moderno. as rodas dos outros parecem ser de carros tunados, extremo mal gosto.

Fernando Vieira
10 anos atrás

estão lindões, se esses carros fossem produzidos, ao menos vontade de ter um eu teria, não sei se teria grana. Mas a primeira depois de comprar seria trocar essas rodas, pqp que troço horrível. Mas os carros… Parabéns aos criadores.

charles
charles
10 anos atrás

Parece o Audi TT

Hilario Alencar
Hilario Alencar
10 anos atrás

Eu ficava com a ordem inversa, o terceiro lugar em primeiro, quase empatado com o segundo, por pequeníssima margem de vantagem, e o vencedor em terceiro, é dos 3 o que menos lembra/remete a original. Os outros tem modernidade/contemporaneidade mas remetem diretamente à original, Você logo vê, tratar-se da belha (bela velha)

Carlos Santista
Carlos Santista
10 anos atrás

todos lindos … o azul só não ganhou, ao meu ver, por ser ” retrô ” demais.

Engenheiro
Engenheiro
10 anos atrás

Designers são criativos e tem ótimas idéias, mas às vezes “viajam” demais…

Paulo César_PCB
Paulo César_PCB
10 anos atrás

Eu inverteria o resultado. O 2º e o 3º, na minha opinião, mantiveram a essência do carrinho. Personalidade é o que marca o estilo e o conceito do carro.

Evolui, mas não perde a “cara”.

José San Pedro
10 anos atrás

gostei muito…bem legais todos, mas o vencedor mereceu mesmo…

perna quebrada
perna quebrada
10 anos atrás

Pelo jeito todo mundo gostou mais do azul. Eu também.

Fabio Fiux
Fabio Fiux
10 anos atrás

Muito legal o concurso. Mas eu inverteria o resultado dos 3 primeiros.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Legal mesmo, mas deixo minha One Question : Porque esses carros conceito e desenhos de carros ultra modernos tem que ter rodas tão feias ?

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Fernando
10 anos atrás

É o tunning, brother!!!

Tales Nogueira
Tales Nogueira
10 anos atrás

Muito legal!

Também gostei mais do terceiro. A frente/bico do vencedor está estranha, chapada. Parece um pouco um personagem falante de “Cars”.

Cristiano Mendonça
10 anos atrás

Gostei mais do terceiro. corrigiria apenas o excessivo balanço dianteiro. Uma mecânica possivel: Subaru.

Bob Alex
Bob Alex
Reply to  Cristiano Mendonça
10 anos atrás

Perfeito, e ele já é azul.

Também preferi o terceiro, manteve muito mais a identidade.

Fábio Aguilera
Reply to  Bob Alex
10 anos atrás

Eu achei o terceiro o mais bonito e fiel ao modelo original. Poderia surgir um fenômeno semelhante com o que aconteceu ao Fiat 500 e com o Mini Cooper.

Jaime Boueri
10 anos atrás

Eu gostei mais do terceiro colocado. O azulzinho… Só teria colocado nele as lnternas traseiras do primeiro, que lembram mais o original.

Não consigo gostar do design dos carros de hoje em dia não. Reviver uma lenda é diferente de acabar com toda a identidade do carro. Se for para ser feito isso, que se escolha o terceiro (que pelo menos lembra o original), ou que se mude o nome do carro…