TONS DE SILVER (2)

tonsdesilver2SÃO PAULO (aqui, de azul) – Quando Hamilton foi para a Mercedes, muita gente achou que tinha feito a cagada mais monumental que um piloto poderia levar a cabo com sua carreira. Afinal, deixaria a McLaren, onde era tratado com carinho e sucrilhos pela manhã. Equipe forte, estruturada, que tinha terminado muito bem o ano passado e, assim, seria forte candidata ao título neste, já que o regulamento era praticamente o mesmo.

Ocorre que ele saiu mesmo assim, foi para um time com uma mísera vitória no currículo em sua fase século 21, e pode-se dizer que saiu na hora certa. Alguém, certamente, sabotou o projeto da McLaren deste ano. Não é possível. O time despencou de uma maneira tão vertiginosa que apenas a saída de Hamilton não explica o que está acontecendo.

Hoje, novo fiasco em casa. Bonitton em 11°, Pérez em 14° no grid. E Lewis lá na frente, pole requintada, daquelas de cinema.

Foi a 28ª do inglês, segunda no ano. E quinta da Mercedes em oito etapas nesta temporada. O carro prateado está voando e em Silverstone teremos o primeiro teste do teste pra valer. Teste do teste? É, saber se aquele famoso teste de Barcelona serviu para algo. Parece que sim. É verdade que em Mônaco e Montreal, pistas muito particulares para pneus (não são problemáticas para a borracha gosmenta da Pirelli), o time andou bem, ganhou até corrida, mas seja lá o que a Mercedes tenha aprendido nos treinos na Catalunha, não iria servir exatamente para as pistas monegasca e canadense.

Se aqueles três dias foram úteis, é agora que os resultados aparecerão, em circuitos de verdade. Em outras e mais simples e diretas palavras: se amanhã, na corrida, Hamilton e Rosberguinho não perderem rendimento depois de cinco ou seis voltas, como acontecia no começo da temporada, é porque os testes ajudaram, sim.

E aí teremos mais uma equipe para ganhar corridas com alguma frequência, o que é bom. Porque do jeito que está, a Red Bull vai ganhar esse campeonato com um pé nas costas. A McLaren está fora da briga. A Lotus perde força corrida a corrida, na relação direta de sua capacidade de investimento. E a Ferrari é um negócio de doido.

Vejam vocês. Em pistas velozes de curvas longas, como China e Barcelona, onde Alonsito ganhou, os vermelhotes deveriam andar bem, certo? Errado. A Ferrari não está andando rigorosamente nada em Silverstone. Alonso conseguiu um patético décimo lugar no grid, 1s372 atrás de Hamilton. Mais de um segundo. É de enfiar a cara num buraco e só sair de lá segunda-feira, quando não tiver ninguém olhando.

Massa, que bateu ontem, ainda trocou o motor e ficou em 12°. Igualmente mal, muito mal. Bem mal. Mal mesmo. Os dois mal. E nesse ritmo de eletrocardiograma, de montanha russa, não dá para o asturiano pensar em título. Até dava, algumas corridas atrás. Mas desse jeito, dá não. Alguém duvida que a diferença de pontos dele para Vettel, amanhã, só vai aumentar?

O treino de hoje aconteceu com sol de rachar para padrões britânicos, 19 graus escaldantes, e o Q1 desta vez foi o mais previsível e justo possível. Os quatro nanicos nas quatro últimas posições (pela ordem, Pica, Branquinho, Van Der Ley e Chaton, mas Van Der Ley larga em último, punido por algo que fez na corrida passada e não lembro o que foi), com as seminanicas Sauber e Williams dividindo as outras duas vagas da degola, com Sapattos em 17° e Guti-Guti em 18°.

No Q2, caiu quem tinha de cair, incluindo Massa. Não dava para imaginar o brasileiro passando para o Q3 com facilidade num fim de semana em que o carro não anda e no qual ele perdeu muito tempo de pista por conta da batida e dos problemas mecânicos. O normal era ficar, mesmo, como ficou. Pela ordem, os cortados foram Bonitton, Amassado, Verme, Chapolim, Incrível Hulk e Maldanado.

Mercedes, Red Bull, Lotus e Force India levaram suas duplas adiante. Ricardão, da Toro Rosso, ocupou a vaga que, em tese, deveria ser da outra Ferrari, para que um resultado absolutamente lógico se configurasse. Mas, como já dito, ilógico seria Massa passar, nas circunstâncias deste fim de semana.

O duelo Rosberguinho (que bela namorada, não? O que falam dele são calúnias, meu bem) x Hamilton foi o melhor do dia. Nico virou 1min30s231 na primeira tentativa. Lewis respondeu com 1min30s096. O alemão foi à luta e fez 1min30s059. Mas o Comandante Habilton fez uma volta em 1min29s607, enfiou quase meio segundo no parceiro e encerrou a conversa.

Foi uma das voltas mais espetaculares dos últimos tempos em Silverstone, podem acreditar. Primeira fila mercêdica, segunda rubrotaurina com Tião Alemão em terceiro e Canguru em Aviso Prévio em quarto. Resta Um e Ricardão formam uma interessantíssima terceira fila, com Force India e Toro Rosso lado a lado, os emergentes, a nova classe média. Legal, isso. Fútil e Grojã vêm a seguir e, em nono e décimo, os decadentes, desinteressados, envelhecidos e lentos Raikkonen e Alonso, ex-Fodón.

Amanhã? Pelo que andou nos treinos, é para dar Mercedes. Mas resta a dúvida dos pneus. Vou arriscar uma surpresinha. Di Resta entre os três primeiros. Puro chute. O normal é dar Red Bull na corrida, Vettel, mas fiquemos com o benefício da dúvida pneumática para apostar num prateado, qualquer dos dois. Vai dar para saber o que eles poderão fazer depois de umas dez voltas. Se seguirem voando, ganham. Ferrari no pódio, acho que dá para esquecer. Alonso vai começar a ficar putchinho logo, logo.

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andré frej
andré frej
10 anos atrás

A namorada de Rosberguinho foi a melhor imagem do treino.

George McCrae
George McCrae
10 anos atrás

Se o Alonso não ganhar este título de 2013, certamente a Ferrari e a imprensa em geral irão começar a cobrá-lo por resultados no ano que vem, cobranças essas que já acontece com o Massa. A situação do Alonso é parecida com a do Dick, que levou 5 temporadas para ser campeão pela equipe italiana (1996 na estréia até 2000 quando foi campeão).

Mauricio DB
Mauricio DB
10 anos atrás

Gosto muito da forma irreverente como você escreve, Flavio Gomes, mas, a última frase “Alonso vai começar a ficar putchinho logo, logo.” FOI A CEREJA DO BOLO!!!!

Ahahahaha, gosto do Piloto-Alonso, sem sombra de dúvida fantástico, mas, do Marketeiro-Choramingador-Alonso… arghhh!!!

gustavp
gustavp
10 anos atrás

Sensacional o comentário sobre “O que falam dele são calúnias, meu bem” hehehehehe

Paulo Vargas
Paulo Vargas
10 anos atrás

” e, em nono e décimo, os decadentes, desinteressados, envelhecidos e lentos Raikkonen e Alonso, ex-Fodón.”

Poxa Flavio, amanhã se Alonso ou Raikkonen subirem no pódium tenha a compostura de se retratar ok? Não existe EX FODON assim como EX Gay ou outra coisa qqer.

daniel santos oliveira
daniel santos oliveira
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

eita dificuldade desse povo de entender uma ironia…ou não foi uma?

Paulo Vargas
Paulo Vargas
10 anos atrás

Tá foda Alonso disputar o título com este carro, mas me contento em ver sua pilotagem excepcional até então, trando leite de pedra desta Ferrari (que confunde cada vez mais seus expectadores) que ninguém entende mais. Ao menos tomara que a Mercedes possa dar um basta na molezinha que tem sido pro menininho mimado germânico! Como pode alguém estar satisfeito com esta situação de falta de competitividade no esporte, assim como tbm foi entre 2000 e 2004, com somente um carro(infinitamente superior) ganhando tudo???

Para o pessoal que está tirando onda com Alonso
Para o pessoal que está tirando onda com Alonso
10 anos atrás

Amanhã a tarde vcs todos que ainda não admitiram que Alonso é o melhor de todos disparado (desde Senna), terão a oportunidade de vir aqui no blog se desculparem……aguardem amanhã a corrida!

Alan Ruggero
Alan Ruggero
10 anos atrás

A Ferrari, que costumeiramente não anda bem em treinos, deve fazer uma boa corrida amanhã, pelo menos com Alonso.

Dá até pra beliscar um pódio, dependendo da largada.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
10 anos atrás

Flávio

Gola Profonda não ligou ainda?

Se não ligou acredito que ainda irá ligar.

Estamos esperando, ansiosamente, uma ligação de Gola Profonda.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Quando Hamilton saiu da McLaren e foi para a Mercedes, além de chamar o inglês de burro, alguns “entendidos” também disseram que ele só tinha resultado porque era na McLaren, na Mercedes “todo mundo veria que ele é um piloto fraco, uma farsa”.

Felipe Massa + “Rob Sponja” Smedley + Ferrari…não dá certo.

Aliás, Massa e F1 já deu.

Sérgio
Sérgio
10 anos atrás

Alonso no lugar do canguru em 2014

Wander Vernillo
Wander Vernillo
10 anos atrás

Tá na hora da Ferrari dar um bico no Massa e acabar com nossa agonia, contrata logo um leão de treino (alguém conhece algum) pra ver se o espanhol é tudo isso mesmo, na minha opinião Massa não é parâmetro nem em treino ou corrida. Tenho certeza que Hamilton ou Vettel colocariam essa Ferrari mais a frente no grid.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Fernando Sonso agora resolveu assistir as vitórias do V3443l lá de trás. Acho que ele é da FIFA que acha que os melhores lugares do estádio são os mais distantes. Deve estar se oferecendo pra correr de graça na RBR no lugar d’Úebber. Nã nã nim nã não. Não se deve dar asas ao mau caratismo.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Hamilton é muito rápido, mas em ritmo de corrida os mais fortes foram a RBR e Ferrari, so que largar em décimo nao dá pra fazer muito milagre. Felipe tirou o máximo dele, ficou ali nos 0,3/0,5 seg que leva do Alonso em CNTP. Webber foi bem pra um piloto aposentado, a Toro vem colhendo os frutos de ter um bom engenheiro, james key, e a Sauber se afundando cada vez mais, assim como a Williams. Force India tem um carro muito bom, vai ser podium em Monza e Spa também.
Ricciardo, Uau! foi muito bem, merece ir pra RBR, seria minha aposta.
Van der Garde foi punido por ter fechado o Webber que soltou um “piloto pagante sem retrovisores…”

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013…

Allez Alonso
Allez Alonso
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Powered by Newey

Alfredo Ramos
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Esse Allez tá parecendo comentarista reserva do blog, e o Oi só pode estar contando as temporadas em que o Alonso levou ferro…

Fernando
Fernando
10 anos atrás

A jovem estudante de arquitetura que namora o Rosberg (imagino que por estes dias deve ter terminado o curso) ou ganha para ser fachada, ou vive numa secura desgracada. O sujeito anda mais de mao dada por o seu personal trainer “platinado” do que com ela (e sempre usando um xale, independente da temperatura), e depois daquelas celebracoes em Monaco… nao sei, vai ver esta com ela porque eh decoradora!!!!

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Ri muito com esse seu comentário, quanta maldade, kkk!!!

rcastro
rcastro
Reply to  Fernando
10 anos atrás

aonde tem fogo tem fumaça

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  rcastro
10 anos atrás

Inveja e preconceito são umas das características de um mal carater

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Fernando
10 anos atrás

O cara vem fazer um comentário “Leão Lobo” desses…

1 – Deve saber da “intimidade” do Rosberg.

2 – Tem inveja do alemão. Caso típico de “machão” que não suporta ver um cara que não seja ‘tão feio’ fazendo sucesso profissional e com a mulherada.

3 – Se tiver mulher, COM CERTEZA É MAIS FEIA que a namorada do Rosberg.

4 – Deve se chamar Fernando “Feliciano”.

5 – Ou é puro recalque de “mona”.

Se o cara é bicha, mesmo assim, deixa a nós todos com inveja de ter uma mulher dessa viajando junto e ganhando muito bem para guiar um F1 numa equipe como a Mercedes.

Sai pra lá fofoqueira maldosa!!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

parabens n 1 do grid…Lewis..

deu… PAU GERAL…hahahahaharsss

como e bom andar de MERCEDES…

amanha se a porcaria dos pirelli resistirem… as Lindas…Maravilhosas…Flechas de Prata W 04… serao vistas apenas de Binoculo pelos seus frageis adversarios…hahahahahaharsss cade o Pinto ??? cade o Jackspeed ??? valeu.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

É… sobrou pra mim. Vamos lá, prateado:

1. Para você, venceu a Mercedes errada. Para mim, venceu o alemão errado.
2. O “campeão da última curva”, para ser bi, tem que derrotar Vettel, Alonso, etc.
3. O Herdeiro só consegue ser parado por defeito no carro. Entenda isso.
4. A “porcaria dos Pirelli” não resistiram… e o teu piloto foi o primeiro da lista.

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Alonso aposentou um certo alemão e será aposentado por outro. C´est la vie.

Oi?
Oi?
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Apenas um comentário: A queda de rendimento (gritante, diga-se de passagem) de Renault e Ferrari tem mais a ver com a mudança nos pneus do que com falta de investimento…

Oi?
Oi?
Reply to  Oi?
10 anos atrás

*Lotus-Renault, I meant.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Primeira coisa sensata que você escreve.

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Que Alonso vai ser aposentado por V4tt4l???? ;)

Alfredo Ramos
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Chuuuuuuupa Allez!

Angry Baboon
Angry Baboon
10 anos atrás

Eu sempre rio quando leio você escrevendo “Verme”, hahaha.

]Muguello[
]Muguello[
10 anos atrás

ha ha ha! acho que o Ross Brawn tem um ex-peao na Ferrari sabotando os carros vermelhos!

“Alonso vai começar a ficar putchinho logo, logo.” Priceless!

Silvio
10 anos atrás

A Ferrari precisa fazer um upgrade urgente na interface acelerador – volante.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

1. Cagada monumental fez o Hulkenberg ao trocar a Force India pela Sauber.

2. Alguma Mercedes sabotou o projeto da McLaren.

Felipe S.
Felipe S.
10 anos atrás

Os pontos altos da classificação foram a volta espetacular do Hamilton e a namorada do Rosberg, sem dúvidas.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Flávio só não concordo com uma coisa, observando os tempos e posição no grid, ilógico foi o Vergne não passar para o Q3 e o Alonso passar ao Q3, para variar o espanhol carrega a Ferrari nas costas.

Silvio
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Concordo, a equipe Ferrari nao tem equipamento para fazer frente as powerhouses Force India e Toro Rosso, e sei la mais quem… kkkk

Coloca o Hamilton ou o Vettel no volante da Ferrari e “milagrosamente” ela vai estar disputando a pole…

José Augusto Rocha F°
José Augusto Rocha F°
Reply to  Silvio
10 anos atrás

Não entendo de F1 e o Alonso é chato e feio…
Maldita inclusão digital!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Silvio
10 anos atrás

Putz, quanta merda!

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Madre mia, menudo paquete el lloronso.

Edvaldo
Edvaldo
Reply to  Silvio
10 anos atrás

Nem Vettel nem Hamilton fariam pole nessa Ferrari.

Na F1, nenhum piloto da frente chega lá e mete 1.3s no outro. O genial Vettel aí geralmente bate o pangaré do Webber por tempos irrisórios. Mas o faz sempre.

Na Ferrari ele não iria achar 1s em cima de um piloto anos-luz melhor do que o Webber, que é Alonso.

Logo esse papo de que estaria disputando a pole naquele carro é balela de apaixonadas pelo alemão.

Alexsander
Alexsander
Reply to  Fernando
10 anos atrás

hahaha vc é engraçado.