TONS DE SILVER (7)

tonsdesilver7SÃO PAULO (lovely) – É possível que esse GP da Inglaterra tivesse sido tão legal quanto foi mesmo sem os pneus que se despedaçaram nos carros de Hamilton, Massa, Vergne e Pérez. Os dois primeiros seriam protagonistas de qualquer forma. Os dois últimos, bem menos. Lewis e Felipe, por conta do que aconteceu com sua borracha, tiveram seus resultados finais comprometidos. Um poderia ganhar a prova; o outro era forte candidato ao pódio. Precisaram remar a corrida toda para recuperar o que perderam e fizeram corridas excepcionais — e bem distintas, já que Lewis parou duas vezes e Felipe, quatro.

Massa fez a melhor largada de sua vida, lembrando muito as minhas. Todo mundo se espremendo por dentro, ele foi por fora. É um atalho que só os visionários utilizam. Pulou de 11° para quinto, mudando totalmente sua perspectiva de prova. Rosberg foi mal e perdeu o segundo lugar para Vettel. Alonso também patinou. E Webber, que tem largado mal, ainda levou um chega-pra-lá de Grosjean e caiu de quarto para 14°. Neste momento, a lógica do comentarista global se fez notar: “É uma dificuldade largar no meio, porque você tá exatamente no meio”, teorizou, com brilhantismo.

Tínhamos uma corrida, a partir dessa largada que jogou alguns bons para trás e lançou certos improváveis para a frente. Hamilton liderava com bravura, até seu pneu voar pelos ares na volta 8, depois que ele tinha passado da entrada dos boxes. Caiu para último. Na 10ª volta, foi o pneu de Felipe que explodiu. Estava em quarto, já. Caiu para último. Foi a senha para os mais cautelosos abrirem a primeira janela de pit stops.

Vettel, na ponta, não abria de Rosberg. A Mercedes, em que pese o que aconteceu com Hamilton, parece que resolveu seu problema de perda de performance que era crítico no começo do ano por causa do desgaste excessivo de sua borracha. Quando Vergne sofreu da mesma mazela pneumática, na volta 15, colocaram o safety-car na pista para limpar o asfalto, repleto de detritos, pedaços de borracha, fibra de carbono, um nojo.

Nessa intervenção, três pilotos apareciam em posições de destaque: Alonso já estava em quarto; Di Resta, que largara em penúltimo, surgia em 11°; e Hamilton já era o 14°. A relargada aconteceu na volta 22. Na altura da 30ª, nova janela de paradas. A tática-padrão seria de três pit stops, com algumas exceções — Hamilton, por exemplo, começou a perder rendimento, mas estava decidido a fazer apenas dois pits para recuperar o tempo perdido no início da prova.

Sem conseguir abrir de Rosberg, Vettel mantinha um ritmo muito forte, cagando para as zebras, sempre com o alemão mercêdico fungando em seu cangote com seus cabelos loiros esvoaçantes. Até que na 42ª volta seu carro quebrou. As marchas pararam de entrar e ele abandonou o automóvel na reta dos boxes. Aparentemente, quebrou a quinta e moeu a caixa. Mais um safety-car para remover o defunto rubrotaurino estendido no chão.

Alonso tinha acabado de fazer seu terceiro pit stop, iria perder posições por isso, mas teria pneus médios novinhos para as voltas finais. Rosberg, na ponta, e Webber, que vinha voando lá de trás, aproveitaram o safety-car e foram para suas derradeiras paradas. Raikkonen, segundo colocado, não parou. Perguntou pelo rádio se tinha sido a melhor opção e ouviu um “agora é tarde, bonitão”.

Na relargada, a seis voltas do final, tínhamos: 1) Rosberg (3 paradas); 2) Raikkonen (2); 3) Sutil (2); 4) Ricciardo (2); 5) Webber (3); 6) Pérez (2); 7) Button (2); 8) Alonso (3); 9) Hamilton (2); 10) Grosjean (3); e 11) Massa (4).

E foram seis voltas alucinantes. Webber, Alonso e Massa, com pneus novos, decolaram e foram abrindo caminho entre os que estavam mais lentos por terem optado por dois pits. Hamilton, mesmo com pneus mais velhos, também estava a fim de briga e foi buscar o que lhe era de direito. O australiano da Red Bull e o espanhol da Ferrari encheram os olhos de todos lá na frente. Um pouco mais para trás, Hamilton e Massa fizeram o mesmo.

Fim de papo com Rosberg, Webber e Alonso no pódio, seguidos por Hamilton (“Recuperação épica, Lewis”, disse Ross Brawn pelo rádio), Raikkonen (“Desculpe pela estratégia, Kimi”, ouviu o finlandês), Massa, Sutil, Ricciardo, Di Resta e Hülkenberg na zona de pontos. Notem: em seis voltas, depois da relargada, Alonso saiu de 8° para 3°; Raikkonen caiu de 2° para 5°; Webber foi de 5° para 2°; Hamilton, de 9° para 4°; Massa, de 11°para 6°; Ricciardo, de 4° para 8°; Sutil, de 3° para 7°. Só essas seis voltas valeriam o domingo inteiro.

Números: terceira vitória de Rosberguinho, 25ª corrida de Raikkonen nos pontos, novo recorde intergalático. São os que me ocorrem agora. No campeonato, o abandono de Vettel foi um presente de São João para Alonso. A diferença dele para Tiãozinho era de 36 pontos depois de Montreal. Agora é de 21. Descontou 15 pontos na buena, quando o normal seria ver essa distância aumentar consideravelmente com a previsível vitória do alemão.

O campeonato está aberto? Não acho. Sebastian segue favorito absoluto. E seja lá o que acontecer com os pneus (Todt convocou reunião para quarta-feira em Paris com equipes, borracheiros e autoridades eclesiásticas), não será algo que vá mexer demais com performance. O lance agora é segurança.

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Gil Novais
Gil Novais
10 anos atrás

GP Inglaterra: Os grandes fabricantes de carros de rua, buscam fornecedores que se adequem melhor ao seus produtos. Custo e Qualidade são prioridades. Nós, consumidores também usamos os mesmos critérios. As montadoras não escolhem primeiro os pneus, para depois, com base neles, elaborarem e produzirem os seus produtos. Tão pouco, nós consumidores, compraremos carros, tendo em vista em primeiro lugar o tipo de pneus que usam. Na fórmula 1 parece que ocorre o contrário!!! Parece que a fórmula 1 está andando na contra-mão!!! O que é mais importante, os carros ou os pneus? Quanto desperdício de borracha!!!

Giovani Bogo
Giovani Bogo
10 anos atrás

Neste momento, a lógica do comentarista global se fez notar: “É uma dificuldade largar no meio, porque você tá exatamente no meio”, teorizou, com brilhantismo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK… você não perdoa mesmo, né Flavio?!?!?

alan
alan
10 anos atrás

Ola FG e demais leitores deste blogue! desculpem o atraso mas tava trabalhando,
Quanto a corrida, se nao ouvesse os estouros de pneus teria sido bem banal. o Vettel passaria o amilton com certeza, uma vez que era obvio que amiltom/mb nao sao pareo pro Vettel/redbuling, o amilton so tava na frente ainda porque forcou tudo o que tinha, inclusive nos pneus, o vettel so tava esperando o amilto se cansar! Quanto ao Massa, largou bem sim, sem duvida, mas se voce olhar bem o replei da largada vai perceber facilmente que foi combinado com o Alonso: O Alonso abriu e deixo um espaco enorme pro massa e disse : Va la na frente pra depois segurar quem puder, com isso o massa ganhou umas 2/3 posicoes, isso mais o toque do veber lhe rendeu mais umas 3 posicoes, ele dizer que o pneu lhe tirou o podio e mentira cabeluda, lhe tirou um quinto lugar no maximo! pois se o vetel nao quebra nem o alonzo chegaria em terceiro( que alias ganhou uns 35 pontos por sorte: 25 que o vetel deixou de fazer e uns 8 a 10 que ele fez a mais com o seife car provocado pelo fetel). Ja o rosberguer sim teve a vitoria caida no colo! melhor sorte do que azar! o massa que nao venha mentir pra mim!!!!!

Luiz G
Luiz G
10 anos atrás

Melhor do que ver Hamilton perder é ver seu companheiro de equipe vencer…

Nunca aceitei ele tirar o Título de Massa no Brasil!
Massa é apenas um bom piloto, sei-lá se é melhor ou não do que Hamilton….mas que se dane! Era a chance de ver um Brazuca ser campeão no Brasil e Hamilton estragou a festa!

Vê-lo perder é sempre meu maior prazer na Formula 1 desde então.

Hamilton perdeu na Inglaterra e está apanhando do adversário! Excelente!! (Seria melhor ainda se tivesse ficado na McLaren, apanhando do Button, mas….eu me contento em vê-lo fazendo poles e perdendo pro Rosberg…huahuahua )

Sim, sou pacheco, torcedor mal-resolvido, podre de espírito, não entendo a filosofia do esporte e blábláblá…vingança eterna ao Hamilton!

Bruno Bertolo
Bruno Bertolo
Reply to  Luiz G
10 anos atrás

Vixe, pode internar! Ao menos tem ciência do pachequismo crônico.

Quer ver um brazuca campeão? Acesse o You Tube e assista aos vídeos de 72, 74, 81, 83, 87, 88, 90 e 91.

Eu torço independente de nacionalidade. Torci para o Hamilton em 2008. É um ótimo piloto e possui uma bonita história de vida. Para mim basta. Essa história de “Brasil, il, il” é para quem gosta de pão e circo. E pelos protestos creio que já cansou…

Luiz G
Luiz G
Reply to  Bruno Bertolo
10 anos atrás

Quase tive um infarto quando o Glock “deixou” o Hamilton passar…

Algum dia vai aparecer quanto que o Glock ou a Toyota ganharam pra deixar o Hamilton passar…mas ainda vai levar uns anos…

thiago
thiago
Reply to  Luiz G
10 anos atrás

Se Glock quisesse deixar passar, não era só ter parado para trocar os pneus por pneus de chuva? Parem com a teoria da conspiração.

Luiz G
Luiz G
Reply to  thiago
10 anos atrás

Ron Dennis avisou pro Hamilton não forçar a passagem no Vettel porque ele passaria Glock antes da última curva.

Sim, acredito que num mundo tão preciso como a F1 eles saibam onde e quando irão fazer uma ultrapassagem…

…mas também acredito que num mundo onde rola tanta grana e interesse comerciais “acordos sejam feitos”.

Não, não seria uma conspiração contra o “Pobre Felipe Massa”. Acordos são feitos na F1 o tempo todo.

Ex: Em 2008 Nelsinho Piquet bateu pro Alonso vencer. Em 1997 Jacques Villeneuve deixou Hakkinen e Coulthard passarem pra fazerem uma dobradinha na Espanha. Em 1989 Ballestre tirou uma vitória de Senna para beneficiar Prost (Ele mesmo assumiu isso anos depois). Em 1990 mudaram a posição de largada do Senna pra beneficiar Prost e Ferrari…Pra não falar de Milhares de ordens internas de equipes para troca de posição para beneficiar o outro piloto.

A F1 não é um mundo de “que vença o melhor”….Temos que gostar de F1 sabendo disso.

Glock, com certeza, “deixou” Hamilton passar, assim como Vettel partiu pra cima de Hamilton porque usava motores Ferrari. Normal. Parabéns pra McLaren que fez um acordo melhor.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Corridaça!
Mas, acredito que, não fosse essa novela chata dos pneus, teria sido muito melhor!
Alonso continua com a sorte de campeão. Pilota muito, mas nesse GP, não fosse os pneus de Massa e de Hamilton, teria ficado mais atrás, caso a Ferrari não desse nenhuma daquelas ordens nojentas, evidentemente.
As Mercedes estão chegando …
E a Pirelli? Que fiasco! Quem mandou obedecer a “chefia”! A primeira coisa que Bernie, FIA e companhia LTDA vão fazer daqui para frente é, tirar o corpo fora e responsabiliza-la por todo esse “imbrólio” na qualidade dos pneus. É um comportamento típico de políticos e executivos desse planeta!
Ou … os pneus são realmente uma merda “federal”!

Johelmyr
Johelmyr
10 anos atrás

Flávio Gomes, você que “está” no mundo fórmula 1 a muito tempo, me responda uma coisa: Você chegou a conhecer a fábrica da McLaren?
Não tem como alguém entrar lá e colocar fogo nos carros desse ano e a equipe voltar a usar os do ano passado???

Mauricio MCJ
Mauricio MCJ
10 anos atrás

Revendo a largada do Massa, caramba, o cara tava possuido, poucas vezes se vê algo assim.

Fernando Strongren
Fernando Strongren
10 anos atrás

Essa história de infotenimento (acho que é assim que escreve) já vem a um tempo gerando um certo debate sobre o jornalismo esportivo tanto no meio acadêmico, como entre os telespectadores (não tenho dados, mas o infotenimento deve se restringir, quase que exclusivamente, à TV). E, sinceramente, não tenho a menor opinião formada sobre isso, mas desde o fim da manhã deste sábado vi como completamente normal a presença de comentários como o citado nesse post – li em algum lugar que o Ronaldo também tá recebendo um monte de críticas, mas não assisto futebol, nem Jô Soares, onde ele foi criticado.
A completa compreensão de que a Globo trata as transmissões de F1 como puro entretenimento foi ao ouvir sábado que “Webber anunciou que vai correr em outra categoria no ano que vem.” Ponto mesmo. O complemento ficou em casa e a informação, que já era só info, ficou menor e mais vazia. Não entendo qual é o custo de falar Mundial de Endurance, só para deixar a informação completa. E veja que os direitos do WEC são da Sportv, isto é, da própria Globo, que também vai faturar – menos que com a F1, é lógico – com as 6 Horas de São Paulo.
Tem horas que eu penso que seria melhor um comentarista que ficasse só lendo as informações que a FOM coloca na tela, porque quase nunca consigo ler o que está escrito na TV de 14”, que ainda sofre preconceito por ter a tela quadrada, no lugar das modernas telas retangulares de LCD ou LED.

Alan Bezerra
Alan Bezerra
Reply to  Fernando Strongren
10 anos atrás

Concordo… esse “estilo” de jornalismo já encheu o saco.

Gastão
Gastão
10 anos atrás

A Pirelli deveria ter tomado a iniciativa e assumir a interrupção da corrida. Era preciso que alguém morresse para interrompê-la?

Lembram-se disto?
http://es.wikipedia.org/wiki/Gran_Premio_de_los_Estados_Unidos_de_2005

A MIchelin, assumiu os custos de imagem e financeiros. Isto chama-se responsabilidade.

Tales Nogueira
Tales Nogueira
10 anos atrás

Muito interessante a foto com o estrago do pneu traseiro antes de dechapar que Adrian Newey estava analisando durante a prova:

http://i.imgur.com/YHpwNP2.jpg

Hugo
Hugo
10 anos atrás

Pirelli é “MENOS” pneu!

Não tenho na memória deste longo tempo de fã da F1 de ver tamanha
falta de profissionalismo de um fábrica de pneus na F1.

Se eles não se cuidarem podem perder o mercado consumidor
do carro comum.

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Ninguém está contando com uma possível evolução da Ferrari na segunda parte da temporada… por mais que me custe admitir, é possível que o Lloronso ainda leve (caso Hamilton ou Berguxo ñ surpreendam).

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Pediram pra Pirelli fazer um pneu “ruim” e eles fizeram.
Agora tão reclamando do que ???
Se tem algum culpado é a FIA.
Agora,vai ser rabudo lá adiante. Alonso jogou a praga no Vettel que espalhou pros outros ( Hamilton foi um dos “atingidos”).
Ou então a Ferrari combinou com a Pirelli (ambos italianos) – Baguncem com a corrida, mesmo que a gente ferre com o Massa, mas ajudem a colocar o Alonso no pódio.

Sidney Andreato
10 anos atrás

Bernie Ecclestone pergunta a Rubens Barrichello sobre os protestos no Brasil.: http://www.youtube.com/watch?v=qRyhbbhdykQ

Luis
Luis
Reply to  Sidney Andreato
10 anos atrás

Realmente, essa pseudo-entrevista que o Barrichello tentou fazer com o Bernie só mostra o quanto superficial ele é… e o desastre que está sendo nessa atividade. E o pior é que tentou disfarçar, mas o Reginaldo na hora detonou e esclareceu o que qualquer um conseguiu entender… lamentável a postura do cidadão.

Apache
Apache
10 anos atrás

Quando o Luís Roberto começou a narrar esbaforida e ufanisticamente uma tentativa de Massa passar Sutil, mudei de canal pois fiquei profundamente irritado. Quando voltei o carro do Massa estava ao contrário e eu agradeci a Deus pela calmaria vindoura (até o som dos motores abafaram a narração após o fato). Insuportável!!!

Dú
10 anos atrás

Que diferença a F1. Quando o Goodyear do Mansel explodiu em 86, a Williams obrigou Piquet a fazer a troca, e lá se foi um título mundial.

kaka
kaka
10 anos atrás

Quanto aos pneus os caras em que fazer alguma coisa urgente, na próxima corrida por segurança, não sei se teria como, utilizar os pneus do ano passado, com as especificações passadas. Já disseram isso faz tempo a F1 deixou de ser um esporte onde o mais rápido vence e sim onde o carro sobrevivente as pneus farofa ganham. Mas a culpa não é só da Pirelli e da FIA também, tem quer ser divida essa culpa, por ter pedido esse pneu e por ter tirado a concorrência de marcas de pneus, um dos motivos da Michelin ter caído fora quando só ficou a Bridgestone.
Quanto a corrida, Hamilton é um piloto extraordinário, que corrida ele fez, pena que foi o mais prejudicado, evoluiria no campeonato e ainda teria sua primeira vitória no time, mas se continuar guiando assim está perto.
Massa muito bem hoje, se recuperou mesmo com 4 pits.
Rosberg andou bem, não deixou Vettel abrir e soube aproveitar a oportunidade que caiu no colo, além de estar guiando bem, está com sorte.
Webber também foi bem, mas abaixo dos que citei, pois tem um bom carro e seu problema não foi com os pneus e sim com falta de competência na largada, mas se recuperou bem e quase ganhou a corrida.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

O Fernando Sortonso das Lamúrias está se tornando o Lucky Loser da F1. Ô cidadão de sorte. Mas pense num cara de sorte. Três carros na frente dele estouram o pneu. O dele fura na entrada dos boxes. O câmbio do V3443l quebra há poucas voltas do fim. Mas mesmo assim, com toda sorte do mundo ele não ganha, só perde. O legitimo Lucky Loser da F1.

Paulinho Perca de Sousa
Paulinho Perca de Sousa
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Cruzes! Como ela não gosta do Alonso.

Francês
Francês
Reply to  Paulinho Perca de Sousa
10 anos atrás

Não é só ele. Um espanhol metido a besta, o tempo todo, digo ‘a anos, dizendo que o seu carro é inferior, pra ter uma desculpa caso não vença, porque simplesmente não aceita perder, e por isso nunca aprende, e hoje, disputa com Raikonen ou Hamilton, o Vettel está bem ‘a frente. O Alonso está na descendente e o Vettel cada dia melhor. Não vejo a hora do Vettel ir para a FErrari e ganhar tudo, como fez Schumacher, e como não fez o Alonso.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Francês
10 anos atrás

Vettel é fake assim como era, tbm, Schumacher. O carro vence, não o piloto. Só para ser rápido……Vettel teve de se esfolar todo para fazer o mesmo tempo de WEBBER na classificação. A equipe o protege, prefere e td mais. Seria uma surra do Alonso se estivesse numa RBR!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Sei…

Paulo Pinto
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Segafredo Vargas, ‘seria’ é termo de “viúva” e se aplica muito bem a você.

Alonso na Red Bull? Quem sabe o Papai Noel não atende o teu pedido?

Surra, quem está levando, é esse espanhol pelo quarto ano seguido.

O Maior Piloto da História… fake?
Hahahahahahaha! (sete, pra ficar bonito).

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Pinto………vc não aprecia automobilismo na sua essência ou pilotagem superior……uma pena que se engane(ou se contente) com números!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Os Deuses da Velocidade escolhem o Herdeiro. Cabe a ele ratificar a Escolha com glórias e recordes.

Schumacher cumpriu sua parte, como Herdeiro de Fangio.

Cabe agora, saber quem é o Herdeiro de Schummy.
Minha aposta é Vettel.

Entendeu o por quê da importância dos números?

Exigência dos Deuses…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

O “pico” do Alonso já passou, está na descendente. É ainda um “pilotaço”, mas é sempre traído pela sua personalidade “traíra”, uma pena …

Ricardo Cérbero
Ricardo Cérbero
10 anos atrás

Provavelmente vou ser mal interpretado por alguns, mas automobilismo em geral, assim como o futebol aqui no Brasil, cartolas/executivos e a coletividade envolvida não perdem a oportunidade de reclamar, cornetar e ironizar, mas todos se merecem. Até hoje, nesta questão dos pneus, ninguém se importava com a segurança dos pilotos (afinal, seguros de vida servem pra isso, e sempre tem alguém para jogar a culpa), apenas nos “supostos” décimos e centésimos que o concorrente ganharia com uma troca do produto. Mas como seus lucros e imagens estão sendo questionadas, fazem reuniões de emergência e se fazendo de vítimas. OK, antes tarde do que nunca, mas se não houver consenso, que apontem o dedo para o que não concorda (sim, eu sei, estou pedindo demais). Por enquanto, vai cair tudo nas costas da Pirelli, que concordou – e parece que ainda paga por isso – com um maiores exemplos de anti-marketing da história.

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

A macumba do Alonso funcionou, o Rosberg agradece, o Hamilton deve estar chingando a Pirelli até agora, o Vettel apesar do abandono ainda está com boa vantagem, o Massa mais uma vez lamenta, o terceiro lugar foi satisfatório para o Alonso, mas o Pneu Pirelli tem que ser mais resistente e não pode explodir em tão pouco tempo numa curva ou numa reta, e a FIA tem que tomar alguma providência valendo pela segurança dos pilotos. Um piloto que derrepente fica com três pneus na pista, não é emocionante, é perigoso!

Paulinho Perca de Sousa
Paulinho Perca de Sousa
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

“…chingando a Pirelli…”. Analfabeto.

José Angelo
José Angelo
10 anos atrás

Ô, Flavio, o 69 tem aquele aparelhinho que joga um ar “frio geladíssimo” no radiador? Ou ele aguenta o “calor quentíssimo” sem problemas?

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Lógico que nao precisa, ele ainda traz o frio embutido que conseguiu durante os treinos na sibéria.

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Flavio, parabéns pelo texto, como sempre, muito lúcido e divertido. A sua análise sobre a corrida de Silverstone é um presente para o leitor, a começar pelo título “Tons de Silver”, sensacional. Frases impagáveis, como essa, por exemplo: “Mais um safety-car para remover o defunto rubrotaurino estendido no chão.” Bravo!
Realmente, meu caro escriba, foi uma corrida e tanto, mas concordo com todos que essa história de pneus que se esfarelam e estouram, só para garantir o espetáculo, é de uma estupidez sem tamanho. Isso está ficando perigoso. Que tomem uma providência, logo.
É isto.

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

“Mais um safety-car para remover o defunto rubrotaurino estendido no chão´´ rsrsrs… esses pneus da Pirelli e uma vergonha, espero que volte a Michelin!

Francês
Francês
10 anos atrás

Aliás recomendo a vocês Michelin. RSRSRSRSS…………….. Italiano faz coisas bonitinhas mas que dão problema, alemão faz coisas que funcionam e os franceses são os únicos que fazem as duas junto hahahahahah……………..

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Francês
10 anos atrás

Indy 2005, melhor não…

Francês
Francês
10 anos atrás

Não foi o Alonso que tirou sarro com o Vettel, quando o alemão reclamou justamente isso? Segurança. O espanhol metido a besta…………………

renato
renato
10 anos atrás

a corrida mostrou como os MB são os carros mais rápidos, e como os RBR são os mais equilibrados.
a Lotus perdeu a magia, e a Ferrari parece um fiat….
por essas e outras, Don Fernando Alonso das Asturias se firma cada vez mais, como o maior piloto de seu tempo.
o alemão chorão pode vencer qts títulos quiser com o seu carros 1s mais rápido que todos, mas isso de fato, importa pouco pra quem gosta mm e entende um pouco de automobilismo.

enquanto isso, um blogueiro lá do uol está muito bravo, não se conforma que o seu ídolo perdeu a corrida por causa da caixa de cambio, e amaldiçoou a corrida!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

J Fernando
J Fernando
Reply to  renato
10 anos atrás

E enquanto isso você está aqui chorando as pitangas porque o carro do alemão é mais rápido que o carro do seu ídolo, mesmo dizendo que não se importa com isso.
Se não se importasse não teria escrito o comentário.

Assim como o carro do alemão é mais rápido e o chorão do espanhol conseguiu um pódio em virtude de pneus estourados e caixa de câmbio quebrada, são coisas que fazem parte do espetáculo da F1 .

Martim
Martim
10 anos atrás

Não deu para ver a prova na tv mas escutei no rádio. O locutor na Band fez uma alusão ao velho guerreiro em relação ao problema dos pneus…rs: ALÔ ALÔ PIRELLI!!! QUEM QUER BACALHAU???

Giu SPFC
Giu SPFC
10 anos atrás

Gente não dá para criticar a Pirelli, Bernie pediu pneus que não durem, se analisarmos friamente, eles cumpriram com louvor a tarefa, se tivessemos pneus resistentes e que durassem pelo menos metade da corrida, não estariamos tendo essas disputas. Voltar atrás e fazer pneus duros e resistentes é fácil para fábrica, só que a aderência e a competitividade vão para o espaço. Essa equação entre aderência e resistência é tenue na fabricação dos compostos, não se consegue melhorar isso do dia pra noite, são necessários muitos testes de compostos e aplicação em pista como temos visto nos treinos livres de sexta.

Hélio
Hélio
10 anos atrás

Perigoso e inaceitável para um esporte deste nível. E decepcionante ver tanto investimento em tecnologia ir pelo ralo por causa de pneus vagabundos que estão definindo tudo na corrida…..inclusive o quanto e seguro acelerar. Saudade dos velhos tempos em que um bom carro e um bom piloto era certeza de sucesso.

Carlos
Carlos
10 anos atrás

Flavio, seus comentários são sensacionais!
Por favor, nunca aposente esse blog!

Emerson Neves..
10 anos atrás

É aquela velha história do Massa, pilotou como nunca, perdeu como sempre.

Paulo Pinto
Reply to  Emerson Neves..
10 anos atrás

Vamos olhar o lado bom do pneu estourado do Massa. Se isso não tivesse acontecido, ele teria que ceder o pódio para o Alonso…

Viu? “Há males que vem para bem.”

Costa
Costa
Reply to  Emerson Neves..
10 anos atrás

O Fumassa agora está falando em boicotar o GP da Alemanha, imagina se ele tem moral para isso.

igor
igor
10 anos atrás

O comentário do Rubens quando o Raikonen perdeu a terceira posição e não iria aparecer na TV, foi talvez o mais importante e sensato de todos.
“Não vamos ver o novo corte de cabelo dele”.
Depois de dezenove anos de F1, o cara tem isso a comentar?
Está difícil assistir à Globo.

Danielle
Danielle
Reply to  igor
10 anos atrás

Eu gostei,hehehe, pois pensei a mesma coisa. Não crucifique o cara por causa disso, ele segue a “cartilha” dos comentaristas da casa.

Giovani Bogo
Giovani Bogo
Reply to  igor
10 anos atrás

implicância gratuita… o cara está li pra comentar dados técnicos e tudo que envolve a corrida, inclusive curiosidades e bastidores.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

boa noite Gomes e galera.

Parabens n2 das Flechas de Prata …Rosberg !!!

venceu esta corrida Maluca… com pneuzinhos pirelli Remold…recauchutados Pior que os pessimos… Bs colway nacionais…hahahahaharsss…minhas queridas MB/ W 04 ja Falam + Alto que todos…e simplesmente Ridiculo calçalas com esta Merda de Pneu…ja tinha falado isso ha muinnnto Tempo !!! se corrigirem este problema nos pneus… Lewis ainda tem Meia Temporada para Buscar o Bi – Campeonato…Eu acredito nisso !!! valeu.

Dan Patricio
Dan Patricio
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

kkk
boa!

Tifosi
Tifosi
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

Suas queridas MB fizeram 1000 Km de testes secretos para esfarelar menos os Esfarelli.

Se não fossem esses “testes secretos” vocês não estariam como a GLORIOSA,sem trapaças e chegando em terceiro e sexto como hoje, estariam como a equipe cromada de de Button e Chapolin, se arrastando no fundo do grid com o ridículo motorzinho de 608.

Paulo Pinto
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

Deixa de ser sonhador. Rosberg venceu porque Vettel quebrou.

O teu “campeão da última curva” vai ganhar experiência e humildade. E está de bom tamanho.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Mas se o Hamilton nao furasse o pneu, ganharia.

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Ganharia, como “ganhou” as corridas anteriores pela Mercedes, onde não estourou os pneus…

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Alonso…..o MAXIMIZADOR! hehe

eduardo
eduardo
10 anos atrás

Vettel tem mais um abandono por problema mecanico enquanto caninhava para a vitoria facil,não lembro de nenhum piloto que tenha tantos abandonos na mesma situação ,Hamilton com pneus velhos estava mais rapido que o Alonso enquanto os outros pilotos que naõ trocaram pneus ficaram para traz o que mostro que a Mercedes passou de mais gastadora para a menos,o Webber teve uma de suas duas ou tres grandes corridas por ano, é melhor aproveitar para vencer antes que a carruagem volte a ser abobora,a Pirreli teve mais um papelão e se eu fosse dono não renovaria o contrato,cada corrida é muintas vendas perdidas ou alguem pensa em comprar pneus pirreli depois da corrida

Zé Dirceu
Zé Dirceu
Reply to  eduardo
10 anos atrás

Flávio

A Pirelli poderia usar P44, no Chevette que tínhamos aqui em casa nos anos 80 e 90 só uma vez meu pai não colocou P44, usando Firestone F560, mas não gostou da experiência japonesa e logo voltamos para os P44.

Flávio, levando em consideração que o P44 já não é mais fabricado a mais de 10 anos, seria interessante você entrar em contato com o Kremlim para o 69, pneus oriundos da mãe Rússia, para que vocês disputem o restante da temporada com pneus decentes.

Cicero
Cicero
10 anos atrás

FG… as 6 últimas voltas foram de tirar o fôlego. Olhando para a classificação, quem mais de se ferrou nessa corrida foi, sem dúvida, o Hamilton, pois de cara se tornaria o 2º ou 3º colocado na classificação, dependendo do resultado do Alonso. E, sem contar que ganhar em casa, daria muita moral. Mas, parece que a tal da sorte tem lhe faltado. É isso.

JackSpeed
JackSpeed
10 anos atrás

talvez fosse melhor usar aqueles velhos pneus de segunda mão que vinha da Europa de na navios lembram? Na boa a culpa eh toda da FIA,ela pediu a merda e a marca foi entregue mas fosse minha a empresa eu diria: uma porra que eu vou queimar o filme da minha marca dona FIA da puta!! Na próxima corrida eh so usar pneus mais duros na escolha para a Alemanha e pronto,até darem uma desculpa esfarrapada para a presepada de hoje!

Estevão
10 anos atrás

Óbvio que o campeonato está aberto. Se esteve ano passado com Alonso a 42 pontos e Vettel após as férias de verão, porque não o estaria agora?
Ora, a Ferrari mostrou que tem uma bela merda na classificação – como o senso comum reza – mas em ritmo de corrida o carro não está devendo muito, não.
E mais! A Mercedes parece que resolveu seu problema com o desgaste de pneus. Como se viu na corrida, dessa vez Vettel não botou uma charola de diferença em Rosberg, então segundo colocado na peleja. Ou seja, além de ter que lutar contra Alonso, piloto reconhecidamente mais inteligente do grid, Vettel ainda tem que conter a fúria prata alemã. E isso pode ser bom para Alonso, que tem uma visão de corrida muito além de seus pares.
E tenho dito.
Abs.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

“É uma dificuldade largar no pelotão da merda, porque você tá exatamente no meio da merda”, teorizei, com brilhantismo.

luiz alberto
luiz alberto
10 anos atrás

Assim como um tal de Fernando Addad por 20 centavos torpedeou a reeleição da “presidennnnnta”(a oposição não poderia ter melhor aliado,talvez até um infiltrado dela no PT) nem os mais brilhante dos marqueteiros políticos poderia criar uma campanha destrutiva a tão baixo custo, a temporada de F1 de 2013 esta destruindo a reputação da fabricante italiana de pneus vem construindo desde 1872,quem seria o “brilhante”executivo que concordou com a insanidade do Sr. Bernie Ecclestone,talvez deveria ser indicado para o premio “Stupido do Anno”.

renato
renato
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

eu vi nas comemorações em frente ao Palácio dos Bandeirantes, o tanto que a população tá feliz com governador, e triste como prefeito…

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

Piores índices de aprovação dos Presidentes:
FHC / 1994…..13%
LULA 2005,,,,,,28%
DILMA 2013……30%, com uma diferença, os futuros oponentes da reeleição da presidenta são igualmente atingidos pelo movimento das ruas, com exceção de Marina Silva.
Sobre os pneus, alguém tá ganhando uma nota preta para desprezar a imagem do produto e atender a algum interesse que o Bernie irá levar pro túmulo,

Wilerson
Wilerson
10 anos atrás

Na hora que o safety car entrou, pensei que ele ia ficar até o fim, pra não ter perigo de alguem acelerar demais e estourar um “pneu”.
Ironias a parte, faz tempo que estou falando no lixo que são esses pireli. A hora que alguém morrer eles devem fazer alguma coisa. Enquanto isso pilotos como rosberguinho se destacam, por saber “economizar” os pneus. Ah vai dormi né, uma biba daquelas ganhando corridas, porque é delicado no volante, ai pilotos como hamilton que vão pra cima, não podem acelerar, porque podem estragar os pneus. Aff…
Que esportezinho ta virando a f1, não a toa ontem nem assisti os treinos direito, pra ver a moto gp, la sim estamos falando de um esporte a motor de verdade, e de grandes pilotos.

Dav
Dav
10 anos atrás

Gostei da corrida mas os estouros de pneus foi perigoso /-:

fernando
fernando
10 anos atrás

Uso pneus continental e estou satisfeito rsrs. Acho que realmente devem adequar a performance dos pneus para ter segurança para os pilotos e fazer com que as corridas realmente premiem quem guiar melhor e que não sejam uma loteria completa como foi hoje.

Léu Marçon
Léu Marçon
10 anos atrás

Nico Rosberg também falou, apesar de não ter tido o pneu furado, que vai meter a boca também!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Léu Marçon
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

wilchaia
wilchaia
10 anos atrás

legal mesmo foi o Bernie mandando o Rubinho vir para o Brasil protestar ao inves de estar la entrevistando

Paulo Vargas
Paulo Vargas
10 anos atrás

Aos 42min. da transmissão Reginaldo revelou que foi a RBR quem vetou a utilização dos novos compostos da Pirelli em Silverstone. Explicou ainda que o motivo do veto seria um melhor aproveitamento dos pneus por parte da Mercedes. Dizer, portanto, que a Ferrari foi quem vetou a estréia dos pneus reforçados me parece meio bairrista ou insano. O azar ainda tem contas à acertar com um certo alemão, e, tomara seja feito na sua terra natal, no próximo domingo. Alonso exuberante novamente. Ex fodón???

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

O Herdeiro nunca venceu em sua terra natal. É chegada a hora.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

É….porque, caso contrário, se Alonso conseguir novamente descontar a diferença, a RBR vai “pirar” e a Ferrari “engrenar”.!

Giu SPFC
Giu SPFC
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Prezado, os pneus são iguais para todos, agora ponha-se no lugar dos engenheiros da RedBull e Ferrari por ex, que trabalharam muito para conseguir o equilibrio ideal do carro com o pneu Pirelli e estão levando ligeira vantagem sobre a concorrência, depois diga a eles, que com o campeonato em andamento, que eles tem que concordar em ajudar os que não conseguiram o mesmo resultado, num esporte em que se torram milhões de dólares para abocanhar milésimos de segundo, que separam os vencedores dos perdedores. Viu né…é fácil teclar, o duro e estar lá na pele dos caras.

Wallace
Wallace
Reply to  Giu SPFC
10 anos atrás

Poiseh Giu, mas não adiantou nada vetar, pq depois vem os escrotos da mercedes, fazem um teste secreto de 3 dias e resolvem todos os problemas de desgaste do pneu. Depois vem os escrotos da FIA e dão uma palhaçada de uma reprimenda.. E mais, se os testes tivessem servido de algo para a Pirelli não estaríamos vendo os pneus estourando aí.

Rafa
Rafa
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Prezado Paulo Vargas, a informação divulgada pelo comentarista Reginaldo Leme aos 42 minutos da transmissão está totalmente equivocada. A Red Bull jamais vetou a substituição dos pneus atuais por compostos mais duráveis. Para falar a verdade, eu não sei se alguma equipe realmente chegou a vetar esta mudança, mas Ferrari, Lotus e Force India fizeram oposição declarada e amplamente divulgada a ela.

A Red Bull, pelo contrário, é a equipe que mais tem defendido a substituição dos pneus atuais por produtos mais duráveis, alegando que a competição se tornou um campeonato de gestão de pneus e que os compostos distribuídos hoje afetam a segurança.

A Red Bull foi, também, a primeira equipe a contestar o teste “secreto” feito pela Mercedes em conjunto com a Pirelli após o Grande Prêmio da Espanha. Pediu esclarecimentos à FIA, atitude que em seguida foi tomada também pela Ferrari e outras equipes.

O esclarecimento pedido pelas equipes sobre o teste da Mercedes não tem nada a ver com veto à mudança de pneus, se é que ele existiu, mas Reginaldo pode ter ficado confuso exatamente neste ponto e cometido o equívoco.

Com exceção de minhas impressões sobre o motivo que levou ao erro do Reginaldo, as informações escritas nos parágrafos acima estão disponíveis em veículos de comunicação nacionais e internacionais, assim como em comunicados das próprias equipes, e foram amplamente divulgadas e debatidas nas últimas semanas. Não são especulações, são fatos. Reginaldo Leme não REVELOU nada. Ele apenas se equivocou.

Saudações

Oi?
Oi?
Reply to  Rafa
10 anos atrás

Prezado Rafa,

Vossa Senhoria faz parte da assessoria de imprensa da RBR?

Despeço-me com votos de elevada estima e distinta consideração.

Att.,

Oi.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Kkkk!!

Henrique Rocha
Henrique Rocha
10 anos atrás

As voltas finais foram eletrizantes! Mancada da Lotus não chamar o Raikkonen. Continuando assim, ele vai ganhando motivo pra chutar o balde e ir pra turma dos energéticos.

Flávio, olha que legal o achado desses caras num ferro-velho de São Paulo, um Audi 100:

http://carrocultura.wordpress.com/2013/06/29/orfaos-audi-100-2/

Eles são raríssimos aqui no país, não?

AleX
AleX
10 anos atrás

FG,
Agora p/mim é definitivo: Rosberguim se tornou o Rosbergão.
Pode até nunca vir a ganhar o caneco. Entre ganhar GPs e faturar a temporada vai uma via láctea.
Mas o menino é fodástico. Qdo tinha o velho Shummi ao lado, ficava na frente pq “o alemão não se acostumou c/as mudanças… o volante virou joystick de game…. tá velho…”e outras pérolas.
Pois bem, agora é o Hamilton, nego meio doido, mas rápido praca. Vide o ano de estréia c/o Alonso com o mesmo uniforme.
E o menino segue arrepiando. Pelo visto, ainda ganha mais alguma coisa neste ano.
Se bem me recordo, o Keke teria sido campeão c/uma vitória no ano. Temporada c/uns 10/12 GPs. E o finlemão (ou alendês… sorry) já tem duas em oito.
Vamos ver.
Abs,

eduardo
eduardo
Reply to  AleX
10 anos atrás

em 82 ja tinha 16 corridas e o troglodita só foi campeão porque a Ferrari mandou um piloto para o hospital e outro para o cemiterio

Danielle
Danielle
10 anos atrás

Porcaria, Kimi devia ter ido pros boxes nas voltas finais. Torcendo pro um pódio e ver o novo corte de cabelo, rsrs.

roberto
roberto
10 anos atrás

Outra teorizada do nosso comentarista global, vc esqueceu!!!!!
No grid, explicando como jogar um “friozinho” gelado!!!! para os radiadores….logo pensei em vc…..rsrsrs

valdomiro lysenko
valdomiro lysenko
10 anos atrás

Pirelli, que vergonha! Que venham os Coreanos, Chineses, Ucranianos…mas este pneu…ainda vai matar alguém…

Robertom
Robertom
Reply to  valdomiro lysenko
10 anos atrás

A Pirelli continuará a fornecer os pneus porque paga 53 milhões por ano ao Bernie e fez exatamente o que o velhinho mandou (pneus que duram pouco para a F1 ser mais imprevisível).

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Nao sei de onde você tirou essa informação, que eu saiba os times pagam pelos pneus e a FIA disponibiliza espaço para propaganda nas pistas. O custo pra pirelli é zero.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Não seja inocente……vc sabe como funciona o jogo com o Bernie: TOMA LÁ DA CÁ!

João Sérgio
João Sérgio
Reply to  valdomiro lysenko
10 anos atrás

A Pirelli fez o pneu do jeito que a FIA pediu que ela fizesse. se a FIA pediu algo absurdo…

Fabiano
Fabiano
Reply to  João Sérgio
10 anos atrás

Acabei de colocar quatro pneus pirelli no carro… Mesmo estourando na F1, não tenho coragem de trocar por chinês, coreano……