VAI, WEBBER
SÃO PAULO (novos caminhos) – Menos corridas, menos pressão, mais liberdade, menos aborrecimentos, mais tempo para viver e carros espetaculares. A opção de Mark Webber pela Porsche, antecipada em 15 de abril pela Rádio Le Mans e replicada aqui, me parece acertadíssima.
O que mais nosso canguru desolado tem a fazer na F-1? Vai ser campeão? Não. Teve a chance em 2010 e derrapou no final. Tem como companheiro de equipe alguém superior e mais bem colocado no time, Vettel. É mais ou menos como Massa na Ferrari. Teve sua chance em 2008. Vai ter de novo com Alonso como parceiro? Difícil, muito difícil.
O endurance não é terreno desconhecido do australiano. Ele foi piloto da Mercedes lá no final dos anos 90. Decolou em Le Mans. Volta, agora, sob o teto da Porsche, que tem um programa ambicioso que enche os olhos de quem gosta de automobilismo. Audi x Toyota x Porsche é algo de deixar qualquer um animado. Seria legal se outras marcas, como a Peugeot, aderissem também. Os leõezinhos não teriam muita dificuldade em atualizar o projeto do 908.
Mark, ao final de 2013, terá completado 12 temporadas na categoria máxima. Uma bela carreira, que começou na Minardi, a pior equipe de sua época, e vai terminar na Red Bull, a melhor.
Ser campeão ou não na F-1, muitas vezes, é questão de detalhes. E não ser campeão não apaga trajetória alguma. Que Webber seja feliz nessa nova empreitada. E que a Red Bull acerte a mão na escolha do substituto. Muito se fala de Raikkonen. Acho temerário, mas interessante. Vai ter gente de olho grande, como Massa — se não renovar com a Ferrari, pode ser uma opção, por que não? Mas o mais provável é que os rubrotaurinos escolham alguém de sua escolinha, para dar sentido a ela. Vergne e Ricciardo, a partir de agora, vão travar uma luta bem interessante pelo lugar vago. Vergne é meu favorito.
Quanto à Porsche, creio que fez uma escolha muito interessante. Esse aí embaixo é o carro dos caras. Vai ser legal, o WEC 2014.
Um negócio interessante é que a saída de Webber da Red Bull não é litigiosa. A empresa vai continuar com ele, como patrocinadora. “Ele vai continuar com Red Bull no capacete no próximo ano”, disse Didi Mateschitz, o dono da marca. “Vai seguir como um membro da nossa família por muito tempo ainda.”
Legal, isso.
Pelo andar da coisa, o Webber tem uns advogados bons. O seu contrato deve ter mais amarras que cargueiro panamenho.
Vai para a casa de Zuffenhausen numa boa. E creio que lá tera mais sucesso do que na RBR. E diga-se de passagem , cansou de dar murro em ponta de faca, afinal de contas não falando alemão é mais fácil na Porsche que na RBR….
Parar num momento que ainda é competitivo e que teria vaga são poucos pilotos que tem esse privilegio,alguns param no momento certo e voltam atraz como o Schumy,outros tentam se eternizar e acabam como o Barriquelo e o Gran Hill, outros vao perdendo a competividade até ser subistituido por um piloto mais jovem como o Coulthard,outros simplesmente são subistituidos por pilotos pagantes,portanto meus parabens para o Webber que não sou fã mas respeito como piloto e que na função de numero 2 da de 10 a 0 no Massa
Sei não mas acho que pode pintar um patrocínio da Red Bull para a equipe oficial da Porsche (ou pelo menos no carro em que o Webber estiver inscrito). A Red Bull já patrocina várias equipes e competições ao redor do mundo. Não seria de se estranhar eles entrando no WEC a partir de 2014 ao lado do canguru!
Nem vitórias(no plural) salvam mais a reputação de F.Massa dentro da F-1. Comparem o desempenho dele com Mark Webber desde 2010, o australiano é taxado como piloto mediano,(no geral), não consegue superar Vettel na tabela. Mas pelo menos o canguru faz poles, vence corridas, faz pódios e garante pontos para títulos de construtores, Webber ainda da lucro dentro de um time na F-1. Um título de construtores vale no minimo 100 milhões, os pontos de Webber garante essa conquista. Tanto que a RBR ofereceu renovação de contrato, só que Webber recusou, ele esta de saco cheio da categoria. Ferrari, RBR, Lotus, Mercedes e Mclaren já tem piloto pra liderar a equipe!
Quanto a Felipe Massa, pra ele conseguir o mesmo “aproveitamento” de Webber na F-1, olha, tem muito chão! A comparação é justa, ambos não tem a mesma atenção que Alonso e Vettel. Felipe esta lembrando Kovalainen na Mclaren, mesmo vencendo o GP da Hungria e ajudando Lewis na pista, o finlandês foi literalmente limado no time. Já o brasileiro sempre tem uma nova chance na Ferrari, isso já encheu o saco!
Felipe Massa também pode encerrar carreira na Formula 1! Dos pilotos de ponta o brasileiro é disparado o mais fraco. Se Maldonado e Rosberg conseguiram vencer corrida com carro inferior, Massa tinha obrigação de fazer mais.
Felipe não tem mais “gás” pra se manter regularmente entre os melhores do grid. Antes o problema era os pneus mais o jogo de equipe, agora são os erros seguidos ao volante. Galvão tem moral pra acatar pilotos como Grosjean e Maldonado?
Massa só esta garantindo vaga na Ferrari porque vive “colaborando” quando Alonso precisa, e se for para RBR a situação seria a mesma!
Felipe dos últimos anos não é piloto pra liderar time de ponta, é muito inconstante! Sua melhor fase na F-1 já passou, foi entre 2006 e 2009. Felipe esta lembrando Barrichello, daqui a pouco passa quinze temporadas e ele ainda quer mais. A ideia na Ferrari é deixar Alonso sem companheiro forte no time, já basta ter que superar Vettel, Kimi, Rosberg e Lewis.
Imaginem um companheiro forte tirando pontos de Alonso, o espanhol racha o planeta no meio! Três pixotadas seguidas(Mônaco, Canadá e Inglaterra), em treino-livres e classificação é muita coisa! Alguém precisa avisar o Viuvão Bueno:
“Não é isso que se espera de um piloto da Ferrari! Três erros de Felipe ao volante já vale musiquinha”
E vou mais longe, se Felipe aceitar mais um ano na Ferrari, é falta de vergonha na cara safada! Dinheiro não é tudo na vida, ainda mais um esportista que esta exposto na mídia, ele também tem que ver o lado da reputação. Para a maioria Rubinho saiu da Ferrari como chorão e mercenário, Massa vai pelo menos caminho, mas sem abrir o berreiro como Rubinho. Na RBR Felipe não iria fazer melhor que Mark Webber, basta observar a comparação abaixo:
Massa entre 2010-2013
00-vitórias
00-poles
02-melhores voltas
08-pódios
433-pontos
Webber entre 2010-2013
07-vitórias
10-poles
12-melhores voltas
26-pódios
748-pontos
Bom lembrar, em 2010 Webber foi “osso” dentro da RBR, já Massa sempre fez papel de cordeirinho ajudando o espanhol.
Os resultados que Mark Webber conseguiu comparado a Vettel, é até aceitável. Já os resultados de Massa comparado ao espanhol beira ao ridículo. Precisa colocar posições do mundial de pilotos?
kimmi na red bull para colocar pressão no vettel a lotus não vai passar do estágio em que está.
Piloto burocrático e sem graça, que tinha o costume de moer os companheiros de equipe. Lembram do Pizzonia? Já vai tarde.
A Peugeot está longe de voltar ao automobilismo, pelo jeito. Li em algum lugar que o grupo PSA está no buraco e que a GM (quem diria 5 anos atrás?) estaria assumindo o seu controle.
Ele é um Coadjuvante de Luxo, assim como foi o Rubinho, e agora é o Massa! Apesar de dizer que não, ele já deve está cansado de levar surra do Vettel, e sair da Red Bull para uma equipe pior não compensa, então o jeito é deixar a F1 indo pro endurance. Boa Sorte, Mark Webber!
Vergne e Ricciardo seriam escolhas bem infelizes.
Entendo que a “auto-escola-Red-Bull” tem que fazer sentido, mas no momento, não tem ninguém lá que tenha um diferencial significativo que mereça esta vaga.
Se a Red Bull estivesse na posição de uma Lotus ou uma McLaren, até entenderia esta oportunidade…mas é a equipe campeã a 3 anos!!
Não dá pra colocar “estagiário” no carro campeão….tem que ser um sujeito de calibre.
Melhor coisa que ele faz, Webber pode até parecer velho para os padrões da Fórmula 1 atual, mas a verdade é que ele ainda pode correr em alto nível por uns 10 anos ou mais e não faz sentido desperdiçar boa parte desse tempo fazendo numero na F1, é preciso saber a hora de se retirar, acho que ele soube. Para o Massa, caso não renove com a Ferrari, seria mais interessante a vaga do Raikkonen na Lotus.
O WEC é muito legal. Ano passado fui assistir ao vivo pela primeira vez Indy, WEC e F1. De longe o WEC foi o melhor de todos, com ingresso barato e principalmente muita diversão. É a única corrida que irei de novo esse ano.
Se o WEC conseguir um modelo de corridas mais interessante às TVs (mais etapas, uma corrida de 3 horas, por exemplo…), A F1 dança bonito.
Investindo em qualidade, o WEC está. Basta ver quantos ex-F1 tem por lá.
Sei não se o Button já não colocou o currículo embaixo da porta da sala do Horner.
Aguentar a opressora McLaren com uma equipe claramente perdida e com aquela bomba Sérgio Peres contratada na base do “Topa Tudo por Dinheiro”… por que não procurar outros ares? Afinal, no CV dele está “campeão de 2009” e isso pesa!
Abraços
O Felipe Nasr é ligado a qual marca da F1? Se for a red bull, caso alguém da toro rosso seja promovido pode ser uma boa vaga pra ele no ano que vem.
Nada, nada o Alonso conseguiu o melhor segundo piloto que ele poderia desejar para este campeonato, ou alguém acha que o Webber vai ajudar em algum momento o Vettel a conquistar o tetra? Agora é que ele joga mesmo a favor do Alonso e depois coloca foto deles juntos jantando com o caneco em cima da mesa mandando um #chupavettel
Pode ser boa pessoa, usar material reciclado, protetor dos cangurus, mas sua saída não vai fazer a menor falta…
” começou na Minardi, a pior equipe de sua época, e vai terminar na Red Bull, a melhor.” Impressionante.
Massa, fica a dica!
Oi? Tem alguém aí?
Bacana, sucesso ao australiano!
E que caranga tesão esse Porsche!
Boa escolha, seria hipócrita continuar na RBR depois do mult 21, melhor mandar essa patota da RBR pastar e viver uma nova vida na wec. Agora sim, se o Kimi for pra RBR teremos um bom parâmetro pro Vettel ao menos em ritmo de corrida, mas acho improvável, o Vettel vai querer um piloto inexperiente como companheiro. O Kimi nao é patrocinado pela Monster? Ou é a Lotus que tem o patrocino? Vettel fez com Webber o que Hakkinen fez com Coulthard, dominou amplamente o companheiro de equipe, mas acho o Coulthard um pouco melhor que Webber. Ano que vem promete. Vettel deve estar arrependido pelo episódio da Malásia, acabou a brincadeira de bater em cachorro morto.
Raikkonen na Red Bull com Vettel? Esquece, Alonsita…
bom substituto seria o koba san, mais meu parente esta ate que fazendo bonito na equipe fraquinha uma boa opção embora acho que ele ta no caminho da ferrari
Grande Webber.
Nos anos de 2009 e 2010, quando a Red Bull começou a ter um carro competitivo, o australiano brigava de igual para igual com Vettel.
Não ter sido campeão em 2010 foi uma questão de detalhes.
Acredito que Vettel é mais focado em performance pura e adaptação ao carro e Mark, inicialmente, um piloto mais regular, embora sempre tenha mostrado velocidade ao longo da careira.
Ponho a enorme diferença existente hoje entre Vettel e Webber nos projetos da equipe de 2011 para cá, com um carro, provavelmente, mais adaptado ao estilo do Vettel, sendo que este também evoluiu como piloto, cometendo menos erros.
Mas o que eu queria destacar em Webber mesmo, é o fato de ele ser um dos poucos pilotos que colocavam claramente sua visão e opinião política – principalmente a respeito da crise humanitária no Bahrain -, pois isso é coisa rara em tempos de pilotos pré-fabricados e que não são mais do que simples garotos-propaganda.
Sei não, mas o WEC tá começando a ficar tão interessante quanto à F1… Se continuar assim, vai ficar MAIS interessante.
Boa sorte ao Canguru!
Também tenho essa impressão, olha que sou louco pela Formula 1, mais gosto também de endurance principalmente as 24 de Le Mans.
Na Europa dos anos 60 e 70 sempre foi mais importante, Se a F1 ganhou mais projeção após os anos 80 foi pelos méritos do ardiloso Bernie,mas parece que o ciclo entrou em declinio com as atificialidades atuais e a ACO encontrou um caminho para revigorar o endurance.Eu particularmente gosto muito mais,pois gosto é de carros ,se for para ver homem/mulher correndo e ganhando individualmente,melhor ver atletismo.
Não deixará saudades Um banana nas pista e arrogante fora delas… Quem sabe, em outra categoria que não seja a trituradora F1, ele evolua positivamente. Se o Kimi for para a Red Bull a amizade com Tião vai azedar rapidinho…Massa é o eterno expulso e candidato da f1…Não gosto de escolinhas de equipes. Acho de tolhe características contidas nos novatos em detrimento de uma coisa pasteurizada….Piloto tem que ralar nas pistas e nas categorias do mundo e não ser criado em laboratório com simuladores e Mucilon…
“Tem como companheiro de equipe alguém superior e mais bem colocado no time, Vettel”……….
Superior não creio, agora que é mais bem colocado, sem dúvida nenhuma que é!
Porra, não é superior? Minhazarma.
O “Fêttel” pode ser superior em vários quesitos, mas quero ver onde vai parar a Red Bull a depender apenas dele para acertar o carro…
ohhh meu caro nós estamos no século VINTE E UM ,piloto não acerta carros desde meados dos anos 90 do século passado,isto é coisa para engenheiros e telemetria,nem na pressão dos pneus o piloto apita alguma coisa hoje em dia.
Você não pode ser mais velho do que eu,que sou véééioo pra xuxu e eu sei que depois da telemetria implantada, piloto só é um condutor de luxo,que faz um trabalho que muita gente gostaria de fazer. Vê se EVOLUI meu!!!
E seria o Webber o acertador? Ah tá…
Paulo (Segafredo) Vargas, ainda é cedo para escrever cartinhas para o Papai Noel.
O Vettel é um dos pilotos mais focados em todos os aspectos da competição e não é a toa que tanto a Toro como a Red Bull derão um salto de qualidade quando ele chegou,alguem ja viu o Webber abandonar uma corrida e ficar junto com a equipe acompanhando todos os detalhes como o Vettel fez,sem contar que ele em 2009 fez a pre temporada sozinho com apenas um ano e meio de esperiencia
Webber é superior a Vettel? Em palitinho ou carteado?
Vaga aberta na Red Bull… agitação na casa do Rubens…
Brincadeiras a parte… acho que Raikonen deve acertar com a Red Buil (com aval de Vettel) e sobra um ou dois lugares na Lotus para 2014.
Se fosse o Felipe já enviava um CV hoje mesmo.
Imperador
Creio que o “Massinha” não passaria no psicotécnico / psicológico nem na dinâmica de grupo. Portanto, esqueça.
kkkkkkkkkk
Essa foi boa… O Rubinho vai falar em alemão na próxima transmissão: “.. Ausshmentresr Raichsining Barrichello..” Que na tradução dele seria: “.. Chama o Barrichelo pra correr…”
Achei muito boa sua colocação quanto à capacidade do Webber.
Cá, em terras tupiniquins, apresentam-nos um pouquinho do automobilismo como fora todo o existente no mundo. E bons, somente os campeões.
Se não for a “globalizada” F1, resta-nos o que?
A outras categorias, tão belas quanto, com carros maravilhosos, campeonatos sérios, e acredito, sejam bem remuneradas. Talvez não como o “grande circo”.
Mas para quem gosta, creio que a “diversão”, termo tão utilizado hoje nas narrações automobilísticas, seja tão boa quanto. Vide Le Mans (salvo o trágico acidente).
Abçs…
Otávio.
Boa escolha da Porsche, que no começo da semana havia confirmado também o Nell Jani, atual piloto da Rebellion na LMP1.
A marca alemã contará com dois carros no próximo ano. Um deles já tem seu trio de pilotos, que já pertenciam a Porsche, formados. Resta portanto apenas uma vaga no segundo carro.
Quem será? Veremos…
Não sabia da existência de um Porsche LMP1 para 1999 (projeto cancelado):
http://www.mulsannescorner.com/porschelmp1.html
Que legal, quando vc mostrou o carro havia dito que esperava que se confirmasse o Webber lá, e se confirmou.
Muito bacana, dois grande reforços para a categoria, a Porsche e Webber…
Tenho a impressão que a ida de Webber, ainda mais com o efeito da volta da Porsche, vai aumentar e muito a ‘visibilidade” da WEC.