CHICO
SÃO PAULO (dura, a vida) – Falhei semana passada, véspera de corrida minha e tal. Mas as colunas Warm Up voltam hoje “em definitivo”, como se diz. Com uma carta ao meu amigo Chico Rosa, administrador de Interlagos, com algumas sugestões bem factíveis para o autódromo. Um trechinho:
Não, não estou falando em reativar o circuito antigo. Esse já era. O Sargento morreu. O Sol também. Área de escape no fim do antigo Retão, só se desapropriar o bairro inteiro. Mas lembro de umas ideias e propostas que você mesmo apresentou lá atrás, em 1989, quando se decidiu pela reforma radical que salvou a F-1 no Brasil. Acho que tem coisa que pode ser aproveitada. Esse traçado aí já deu. E está curtinho demais.
Andei vendo uns desenhos antigos. Sua proposta inicial era bem boa, uma chicane no fim do antigo Retão e tal. Esqueçamos o Retão, porém. Vai virar arquibancada. Pensei numa alternativa para aumentar o traçado e ressuscitar pelo menos um trechinho da pista antiga. Sem muitos transtornos ou obras caríssimas.
Para ler na íntegra, e espalhar para os amigos, e sair às ruas para EXIGIR essa mudança na pista que considero espetacular, é só clicar aqui.
Lewis Hamilton sugeriu de fazer uma atualização no traçado de Interlagos… não seria o momento de mandar esse rascunho pra ele sugerir pros caras grandes da FIA?
poderia ser feito uma espécie de oval, só com as curvas externas? creio que o ideal seja reformar para deixar o circuito com utilidade para diversas categorias.
Seria legal, mais ainda se utilizar tbm uma parte do anel externo, ao inves de entrar pra antiga ferradura, subir, ai teriamos 3 tracados.
estamos na época das manifestações. Vamos então fazer uma manifestação no dia da próxima corrida ou treina da F1 e tentar salvar um mínimo da dignidade deste altódromo.
Faça manifestação durante a F1 aqui e aí que ela não volta nunca mais mesmo. É o tipo de publicidade que o tio bernie adora -n
Já pensou? usar o DRS em três retas?
Imagine só como seria divertido assistir corrida assim (mesmo que as ultrapassagens sejam fake).
Beleza! Quando começam as obras?
E se a prefeitura diz que não haverá retorno, eu andei vendo no Google Maps e há um espaço enorme para mais uma arquibancada lá.
Opção válida e deixaria Interlagos com um tamanho mais próximo da realidade dos outros circuitos do calendário.
Qual a chance da Moto GP nesses “novo” traçado?
O que sempre “pegou” na MotoGP foi a falta de área de escape na subida do Boxes
Caraca Flavio, Infelizmente não posso provar pois encaminhei exatamente essa idéia pelo site da CBA há uns 2 anos atrás. Única diferença é que essas duas curvas (direita e esquerda) no final da reta oposta seriam leves, de “pé em baixo”. Teríamos duas situações: Sair do café em baixa e ter a reta principal em subida, a outra é sair do Senna em alta e ter outro retão, utilizaríamos a pista original, varias situações pra todos os gostos e acertos dos carros. Gostei de ter visto isso no seu Blog.
Flávio,
Tenho o Google Earth Pro aqui no trabalho e medi o traçado de acordo com tua sugestão.
Seguindo a linha média da pista, este novo traçado teria cerca de 5.050 metros.
Dê uma olhada.
http://twitpic.com/d5ecrd
Abraços
Muito Bom !
Eu, que gosto de me considerar o “pai” da idéia (ver o seu blog de 07/01/2009) sou MUITO a favor eheheh.
Parece a Variante della Roggia, de Monza, mas ao contrário. Ficou legal. Gostei.
Voltando! Flavio, existe algum jeito de fazer se ouvir por esta gente? Sei lá, criando uma enquete no Grande Prêmio e espalhando a notícia. Algo em que as pessoas pudessem votar como em um abaixo-assinado. Podíamos pensar em algo e levar isto adiante. O que acha?
Amigos:
Esta mudança traria de volta muito da seletividade de Interlagos e daria um gostinho de passado ao circuíto….que saudades do traçado antigo..mas, claro, este nunca mais…
Abraços
Marco
Curti a proposta!
Dinheiro jogado no lixo. A f1 vai embora sem piloto brasileiro. A globo mantem a transmissao se vender todas as bilionarias cotas. Mas a quem vai interessar um gp brasil sem um nativo? e o piloto local eh digno apenas de marussia. Reformem interlagos para promover corridas de todo fim de semana. Nada de autodromo para gringo. Ou se retoma o automobilismo brasileiro ou ficamos vendo mexicanos e colombianos ocuparem o lugar.
O traçado novo esquematizado é muito bom! mas vai “matar” o laranjinha. É importante que essas alterações permitam que ambos os traçados sejam utilizados, caso queiram mudar de ideia depois. às vezes as emendas entre os traçados não permitem isso.
Eu gostei, se fizer um “S de alta” fica até mais interessante, pois a freada inicial do laranjinha vai ter que fazer “pendurado”! adoraria andar nesta pista, com um carro rápido. Para os campeonatos regionais, ainda é melhor Santa Cruz mesmo.
Achei interessante, mas o retorno ao traçado atual, deveria ser antes, logo depois do lago, para que não se estrague a curva do laranjinha. O Laranjinha é uma curva especial, de alta e com a alteração a sua velocidade de entrada seria em muito reduzida.
Boa proposta!!!
mas, acho que essa duas variantes precisariam ser de “lenta”. Do contrario, esse circuito ficaria apenas com o “S” como ponto de ultrapassagem provável. Aí, a corrida ficaria chata…
Tomara que aconteça esta mudança, pois o meu trecho favorito da pista antiga era as curas 3, 4 e a ferradura.
Flavio,
Vejo com bons olhos esta proposta. Como foi dito aqui, três retas grandes, com pontos de ultrapassagem garantidos, redução de 71 para 60 voltas, e o mais importante no meu ponto de vista: a vista do público, que continuaria garantida. Saber que o velho setor G, a “geral de Interlagos”, vai subir de padrão social para virar arquibancada principal. Quem tiver a oportunidade de ficar ali onde hoje é o setor V, ou um pouco mais próximo da chicane sugerida, vai ter uma visão prá lá de espetacular. Mais lindo que isso, só se a velha curva 3 tivesse uma pequena inclinação. Vida longa para Interlagos!
Apesar de nunca ter ido a Interlagos, assino embaixo…. Uma pergunta a quem conhece a curva do sargento. Qual é ela? Será a que vem depois da curva do Sol?
A que vinha depois da curva do sol, sim.
Flávio, aproveita sua ideia de ter traçados alternativos e já propõe a renovação ali após o seu novo curvão, e emenda pelo traçado antigo até o início da subida da reta como era antigamente, isso dará 3 traçados diferentes, um o atual, outro a sua proposta e outro sem usar o miolo.
Flavio,
não seria melhor voltar para a descida assim que terminasse o lado??
Assim se chegaria no laranjinha com a mesma velocidade que hoje
Corrigindo : voltar para a descida assim que terminasse o lago
Sinceramente, tem hora que eu acho que essa estória de mudar os boxes de lugar é só para aumentar a quantidade de lugares em frente a nova reta dos boxes e arrancar mais dindin dos trouxas…
É uma ótima sugestão.
Tenho umas dúvidas sobre o desenho:
– quão distante essa nova curva ‘1’ ficaria da antiga ‘3’? (observando a velocidade de contorno da curva ‘3’ e a necessidade de espaço para áreas de escape);
– a saída dos boxes ocorre antes ou depois da nova curva ‘1’?;
– se a saída for antes, quão perto fica da nova curva ‘1’? Seria algo mais perto como em Jerez ou em Donington ou mais longe como em Phoenix? (tendo em vista a diferença de velocidade entre os carros que saíssem dos boxes e os que viessem pela pista, além de influenciar no tamanho do pitlane);
– o Laranjinha não ficaria meio lento com essas curvas anteriores tão próximas? (imaginei criar uma reta ou duas retas e um ‘S’ que viesse(m) da saída da curva ‘4’ até o início do Laranjinha, mas com área de escape suficiente).
PS. Perdão se cometi algum erro com os nomes de curva etc.
Ficou muito massa!!
Sr. Flávio,
Fiquei surpreso com a sua coluna no Warm up, pois me lembrava da seguinte crítica:
“Oricchio cobre F-1 há muito tempo e, como acontece com frequência no futebol, acha que virou um agente atuante no esporte que é pago para cobrir. Acha que pode atuar sobre seu destino. Misturou as coisas. Já ofereceu até “projeto” de mudança do traçado de Interlagos para não sei quem. ”
A situação do automobilismo está assim tão feia no Brasil, que o senhor mudou de ideia e decidiu atuar sobre o destino do esporte que é pago para cobrir?
“Na verdade, é até meio presunçoso ficar mandando sugestões a alguém tão experiente e importante. E sei também que você não tem autonomia para mexer demais nas coisas que são decididas em outras instâncias. Mas não custa tentar.” É o que eu escrevi. Bem diferente de enviar pseudo-projetos para o Charlie Whiting e achar que vai mudar a pista ao seu gosto. Chico é meu amigo. A coluna é uma carta. Entenda como quiser. E vá à merda, antes que me esqueça.
santo antônio,
……além do mais a sumidade emerson57 já aprovou o projeto e já deu o agreement para a execução (abaixo).
sr. flavio,
perdoai o santo.
apesar de santo ele não sabe o que diz! o projeto é ótimo.
mestre chico rosa,
favor apressar as obras. se der, vamos usar para a formula um ainda este ano.
et. se sobrar ingresso NÃO se esqueça d’eu!
abraço a todos.
Ótima sugestão.
Apenas receio que uma chicane muito rápida vá tirar um dos pontos de ultrapassagem do circuito, que atualmente é a freada da reta oposta.
Apesar de concordar com a necessidade da reforma, outro ponto que me preocupa é sobre como ficará a visão de quem está no Setor G, com a construção dos novos boxes. O diferencial do setor é justamente a visão de boa parte da pista (além dos preços mais baixos).
Flavio, este ponto (visão Setor G) foi tratado por alguém ou leu sobre isso em algum lugar?
Abraço,
Renato.
Gostei, achei bem legal esse novo traçado.
Puta traçado louco, sensacional, chicane, parabólica e tudo mais, muito bom mesmo. Existe algum meio para nós fãs pressionarmos a prefeitura para incluir essa opção no traçado? Mesmo que seja para Stock, Classic Cup, F-V e quem sabe F1? Isso deveria ser levado em consideração sim.
Eu acho que daria para usar o antigo retão e melhorar muito mais o circuito. Só seria necessário aumentar um pouco o investimento.
O kartódromo seria transferido para o centro do circuito, onde hoje há aquele arremedo de estacionamento.
Os novos boxes e arquibancadas seriam construídos onde hoje é o kartódromo. As arquibancadas da reta ficariam em cima dos boxes.
Os atuais boxes seriam totalmente demolidos, para a desobstrução da vista das arquibancadas da atual reta de chegada. A maioria dos espectadores teria uma visão perfeita do circuito.
Quanto ao traçado, eu aumentaria o raio da junção, para que ela chegue ao antigo retão, e no final dele eu colocaria uma “variante”, seguida de uma curva fechada e uma integração ao traçado atual.
Vejam:
http://imageshack.us/a/img515/4967/interlagostrack3.jpg
Perdão, onde eu escrevi “junção”, queria me referir à atual “curva do sol”.
Desculpem-me.
Boa.
No post anterior sobre a reforma do circuito, o leitor Airton Silva e eu sujerimos quase a mesma ideia. Baseada na reforma proposta pela Erundina e não a reforma com o “S” do Chico Landi.
ASSINO EMBAIXO!!!
Minha única dúvida, existem 2 ou 3 prédios na Curva 3 onde ficava a Chácara do Japonês, nunca vi nenhum japonês lá, mas tinham hortaliças. Estive outro dia lá com alguns pilotos veteranos e me pareceu que se um carro ou moto sair como no passado, entrará no terceiro andar de um dos prédios, bem na sala de jantar e poderá almoçar com a família moradora. Não sei quanto essa chicane em subida diminui a velocidade. Resolvida essa dúvida toca a trabalhar que o desenho é bom.
otima ideia
Salve, FG!
Eu ando de carro (F. Vee) e moto ( SBK Series ) em Interlagos. Minha melhor de carro, 2.03s, melhor de moto 1.48s… e só consegui esses tempos depois de “aprender” a fazer corretamente ( um pouco de pretensão ), esse trecho ( freada da reta oposta, descida do lago e laranjinha ).
Essa sequência é extremamente técnica e dificil de se acertar, pois a freada da reta oposta é fortíssima, a descida do lago apesar é uma curva com 2 tangências e é muito bacana fazer a mesma qdo se acerta a entrada dela e a “chegada rápida” no laranjinha é uma das coisas mais legais que tem no circuito, pois se chega muito forte, “beliscando” a zebra interna, tendo que deixar o carro ou moto espalhar para comseguir fazer numa única tangência essa curva maravilhosa.
Respeito a sua opinião, porém discordo, acho que se perde todas essas variáveis de dificuldade com a mudança proposta… desde que se mantenha o traçado atual, a mudança como opção eu acho válida.
Grande Abraço
Edu Dias F. Vee #08
Edu, caso não tenha notado, o desenho preserva o traçado anterior o que permite escolher entre dois traçados existentes e se você acha difícil a freada da reta oposta é que você nunca teve a oportunidade de descer pelo retão de Interlagos depois de ter feito a 1 e a 2 com pé embaixo para frear na 3 e tomando a 4…
Olá Minoru, bom dia, tudo bem?
Eu só andei no traçado atual de Interlagos, então não tenho como fazer essa comparação, porém, no traçado sugerido, existe uma clara diminuição de velocidade no final da “nova” reta oposta e também pra entrar no Laranjinha… e com isso, o traçado me parece que fica menos desafiador, posso estar redondamente enganado também, mas me passou essa impressão.
Abçs
Edu Dias
… desculpem-me os erros ai em cima, a palavra “apesar” depois de “lago” não existe, e “comseguir” com “m” foi erro de digitação, dedo gordo e “n” e ‘”m” colados no teclado do iphone não combinam…
… e somente mais um pitaco… fazendo o laranjinha rápido, a freada pra entrar no S do “pinheirinho” é complicada de fazer e alguns erram bastante essa redução, com o traçado sugerido, eu acho ( minha opinião ) que a entrada do laranjinha e a freada para o “S” ficará muito facil, pois serão bem mais lentas, tornando o trecho “normal”, sem desafios.
Abçs FG
Edu Dias F.Vee #08
Sempre tive esta curiosidade: Por que muitos escrevem e salientam “minha opinião”, se é ele que está escrevendo, a opinião seria de quem, senão do próprio?
Apenas por reforço e clareza, Luiz, nada mais que isso pois muita gente que fugiu da escola e não sabe interpretação de texto, acaba generalizando uma opinião que é essencialmente pessoal.
… Olá Luiz, na sua assertiva, vc já tem a resposta, é realmente para salientar…
Abçs
Edu Dias
Só por curiosidade, uma proposta antiga minha, colocada a um tempo atras no Blog do Joca. Embora hoje já superada pela nova localização dos boxes, e com desenho muito mal formatado, não me arrependo de te-la imaginado…
http://mestrejoca.blogspot.com.br/2010/12/mais-uma-proposta-para-interlagos.html
Antonio
Gomes, excelente, imagine que este traçado daria a Interlagos 3 retas longas como pontos de ultrapassagem. Seria o circuito mais sensacional do calendário.
Ótimo! E ainda mais simples de fazer do que a ideia do Ceregatti em 2009 que eu rabisquei aqui: http://flaviogomes.warmup.com.br/2009/01/um-novo-interlagos/ . Ainda que o Bernie não aprove, o circuito curtinho da F-1 ficaria intocado, e abriria uma nova opção de traçado pro pessoal que de fato usa o circuito o ano todo.
Tenho amigos no Automobilismo. A Honra de estar ao lado do Luizinho, de Bird sempre atendendo um telefonema amigo, Bob Sharp querido de coração, Jan adrenado sempre, um MITO na nossa História.
Mas o Chiquinho Rosa é o CARA.
Outro dia ele estava perdido no kartódromo em Interlagos. Cheguei com o Lombardi e achamos um cara que ele estava procurando.
Mas a simplicidade do Chico Rosa, foi o dia lá na Paulista, no evento do Paulo, que o Emerson disse chorando: Estava sentado na terra, polindo pistão, decidido a voltar para o Brasil. Nisso entrou Chico Rosa chegando de São Paulo, e ai decidi ficar na Europa.
Como dizia Luiz Pereira Bueno: Chico Rosa era nosso ponto de equilíbrio.
Chiquinho Rosa tem a visão do futuro, da história do automobilismo não só Brasileiro, mas da F1. É um cara que manda o Bernie se fuder.
Ah, voltando ao post FG. Interlagos deveria ser vendido tipo permuta, a área destinada a população, e no eixo da Rodovia dos Bandeirantes ser feito um autódromo com Pista antiga, nova, de F1, Moto GP, arrancada e o escambau.
Não, Du!
Não dá pra confiar, de jeito nenhum!!
Veja o caso Jacarepaguá X Deodoro.
Primeiro, os interessados constroem o novo, depois, com o alvará liberadinho, a gente entrega Interlagos. (Seria um pecado!)
Mas,… como se isso fosse possível nesse país ou como se o povo “apitasse” alguma coisa sobre o destino dos bens públicos
no Brasil varonil!
O meu sonho é meio por esse caminho…
Comprar ou conseguir um comodato da prefeitura pelo terreno por uns 100 anos, cercar com tapumes e destruir um montão de coisas que existem lá dentro
Quando o quebra-quebra acabar, retirarmos os tapumes e para surpresa de todos, em vez de um condomínio de apartamentos teríamos de volta o autódromo original mas modernizado para enfrentar os novos tempos, incluindo-se aí todas as variações possíveis de traçado, desde que não afetasse o desenho original do circuito.
E de brinde, teríamos um Museu do Automóvel de verdade, coisa que não existe nesse país pois o que chega mais perto desse conceito é o da TAM, onde poderíamos tentar recriar aquilo que existia na ULBRA mais os acervos ameaçados de Brasília e Caçapava e de outros que poderia ser expostos em comodato além de um depto. de restaurações para atender aos carros tanto do acervo do museu como de particulares.
Para esse sonho se tornar realidade eu teria que me chamar Bill Gates, Carlos Slim ou Warren Buffet para ter “bala” em fazer um capricho pessoal desses e de quebra, eu colocaria o FG de CEO da empreitada, o Chico Rosa de Administrador e o Reginaldo Leme cuidando do marketing, tá bão assim?!?
Adoraria ver de novo a Curva do Sargento, que era a minha preferida de Interlagos… pronto, chega, acordei!
Flavio,
Vejo a proposta como MUITO interessante, já que recuperar o velho (e maravilhoso) traçado é impossível.
Eu sugeriria talvez estudar a possibilidade de fazer o novo S da (ex-) Reta Oposta um pouquinho antes, e com a tomada mais fechada. Isso permitiria uma freada mais forte no final da (ex-) Reta Oposta (leia-se: maior chance de ultrapassagem na freada) e um maior espaço para aceleração entre a saida do S e a entrada da curva 3, o que obrigaria a uma nova freada antes da tomada desta ultima, e daria chance de uma maior velocidade de contorno das novas curvas 3 e 4.
Sugiro ainda estudar fazer o mesmo com o S de ligação com a reta que precede o Laranjinha, para garantir maior velocidade na tomada daquela curva, hoje a curva mais “de alta” desse atual Interlagos, tão curto e tão “travadinho”.
E a tua proposta ainda ficaria com uma vantagem adicional, de não eliminar o atual circuito, e assim teria o condão de não despertar a ira de “Deus”….quero dizer, de Mr. Ecclestone.
Parabéns pela boa ideia, embora eu acredite que ninguém com poder de ação irá dar a devida importância a essa ideia.
Antonio Seabra
E a área de escape no final da nova reta principal? lembrou um pouco a chicane no final da retona de Spa (aquela depois da Eau Rouge).
E porque não fazer tb uma alternativa para se usar o anel externo (quem sabe na Indy).
Interlagos ganharia mais uns 10 anos de F1 com uma boa reforma, mas precisa de um projeto decente.
muito boa a ideia ja que naum querem tirar a merda do s do senna essa é um otima opção e traria de volta a curva 3 e 4
O que matou Interlagos foi não terem feito a tal chicane antes do final do retão e seguiram a idéia de jumento com a criação do “esse” que acabou levando o nome de seu infeliz idealizador e que, por tabela, matou Interlagos como a pista que preparava a todos os pilotos como enfrentar o desconhecido, já que em todas as suas curvas se encontrava a essência de todos os autódromos do mundo.
Mas talvez tenha sido assim porque ele nunca disputou nada no templo principal do automobilismo, apenas o via de fora, do kartódromo e quando perguntado sobre mudanças, assim o fez por não possuir nenhum laço com ele, nenhum apego por Interlagos…
Eu que tive a oportunidade de dar algumas voltas no circuito original sei bem o que todas aquelas curvas tinham a ensinar e acredito que “capar” Interlagos também “capou” as gerações futuras de pilotos, que deixaram de aprender todas as suas manhas.
Espero que pelo menos se salve algo mais do antigo circuito e em minha humilde opinião, podiam aproveitar e acabar de vez com esse retrocesso chamado de “esse” do Senna, voltar o acesso a curva um para que um dia, sonhando, possa aos poucos o antigo circuito voltar ao seu traçado original.
Concordo, a destruição do genial traçado original e sua transformação numa pista travada e comum prejudicou a formação dos pilotos.
Em 1989 o Bernie conseguiu inutilizar o anel externo porque o Emerson negociava para trazer a Indy para Interlagos.
A curva que “não tem nome”, chama-se Chico Landi.
Po, medi essa proposta no google earth (com algumas modificações menores de gosto pessoal) e deu 5049 metros. Ai ficava perfeito.
Essa idéia é interessante pois passaríamos a contar com 3 traçados diferentes.
Interessante que a reforma de interlagos custará aos cofres públicos o mesmo que um ano com abatimento de 0,20 centavos na passagem de ônibus.Fato noticiado por Elio Gaspari na folha de são paulo.Todavia a globo e nem os diretores de Interlagos precisaram fazer protestos nas ruas para terem essa regalia.Gostaria de saber o porquê disso.Seria legal se algum jornalista indagasse Haddad sobre isso.
Boa, Flavio. Qualquer esticada no traçado será bem vinda. Temos a pista mais curta da F1 atualmente. Mônaco não conta.
Ah, mas o traçado antigo… Como seria bom tê-lo disponível… Nem que seja igual as “sopraelevatte” de Monza, só pra andar devagarinho.
Excelente, FG, realmente interlagos precisa de um remodelada. Monte um abaixo assinado p que mostremos nosso apoio! E seu Chico…. Colabora vai!!!