ESQUISITO

SÃO PAULO (eu, hein?) – O blogueiro que se denomina Williams Head publicou este vídeo de “cinegrafista amador” feito em Nürburgring quando Massa abandona a corrida de domingo.

Ele chama a atenção para algo estranho perto da suspensão dianteira esquerda, um treco preto. Não consegui distinguir o que é, sinceramente. Mas notei que o braço superior da suspensão parece torto, ou quebrado.

Estou vendo coisas?

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex
Alex
10 anos atrás

Maldição do Barrichelo é contagiosa!!!!
Será que alguma religião resolve??

Luis
Luis
10 anos atrás

Felipe Massa é que nem o PT: culpado até de coisas que não fez.

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

É esquisito quando o piloto erra e não admite o erro! Já que o Massa quer ficar mal passado na Ferrari, então mais coisas esquisitas acontecerão!

marcombeck
marcombeck
10 anos atrás

pelo que eu vi só o Zaca conseguiu rodar nesse GP, nem o chilton e nem o gutierrez conseguiram esse feito. Éh!! a coisa tá feia pro Zaca, e pra falar a verdade se a Ferrari renovar com ele, ai todo mundo pode ir pra casa e largar a F1 de lado, porque ai pode ter certeza de que não existe esporte mesmo, é só uma arena comercial pra enganar os trouxa que acordam de madruga pra ver até treino…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

É a fumaça na roda traseira direita? Uma coisa é certa… o Galvão Bueno esta esperando até agora a Ferrari se justificar da “cagada” que fez com o Felipe Massa… vamos ver se na proxima etapa da F-1 ele continua com esse “lenga a lenga” sobre o silencio da Ferrari.

Segue o jogo… o Felipe é um bom piloto… tenho duvidas se tem o “pedigre” de piloto Campeão.
Imperador

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Esse “treco preto” pode ser um difusor de ar permitido pelo regulamento que fica na parte inferior do bico dos carros, pelo angulo da foto ele parece um “treco preto”… rs rs rs
Imperador

Rama
Rama
10 anos atrás

Pra mim a suspensão tá torta sim.

Marcos Lima
Marcos Lima
10 anos atrás

E a tortura é reflexo da haste na pintura do carro que parece um espelho…

Marcos Lima
Marcos Lima
10 anos atrás

Esse treco preto serve para OTIMIZAR A PASSAGEM DO AR.esqueceu???

Francis
Francis
10 anos atrás

As falcatruas da Fórmula 1.
Eu achava que só de uns 15 anos pra cá (era dick vigarista), é que existiam as exigências e falcatruas de equipes para beneficiar determinado piloto. Estava enganado.
Vemos que desde a época de Senna e Piquet (e por que não antes deles) já existia isso.
Por que Alonso correu um único ano na McLaren e caiu fora? Ele queria ser 1º Piloto e não teve essa regalia. Foi pra Ferrari (a rainha desse tipo de contrato) pra ter um 2º Piloto que jamais vai poder chegar na frente dele, salvo se ele já estiver com um título garantido (igual barrica x shumi). Está lá apenas para embolsar seus 7 ou 8 milhões de dinheiros por temporada (fora algumas propagandas) e assumir a culpa de tudo que acontece.

Fora isso, vemos manipulação de resultados por parte do Sr. Bernie Ecclestone. Ou ninguém se lembra que ano passado tivemos 7 ganhadores diferentes nas 7 primeiras corridas, incluindo uma vitória da Willians com Pastor Maldonado. Essa mesma Willians, se arrastava em todas as outras corridas brigando quase sempre de 10º a 15º lugares (como conseguiu ganhar uma corrida largando da pole ainda?).

Posso até estar delirando, mas será?????

Cassio
Cassio
Reply to  Francis
10 anos atrás

Poderiam ter dado uma forcinha pra Force India o ano passado. Pra ser a 8ª.

igor
igor
Reply to  Francis
10 anos atrás

Francis, vc continua desinformado! A Ferrari não é a rainha desse CIRCO.

Thiago
Thiago
10 anos atrás

Acho que ele se referia a 2 abas entortadas pra fora que a ferraris tem por baixo do bico… Isso é pra canalizar o ar fazendo ele chegar mais estável pras laterais do carro, algumas equipes tem usado isso desde o ano passado. Tinha lido sobre isso no blog do Ubiratan, recomendo a todos que também tem curiosidade sobre esses detalhes mais técnicos sobre a aerodinâmica dos F1… http://designerbira.blogspot.com.br/ … E também fiquei com a impressão que a suspensão direita quebrou

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Ninguém notou que o Reginaldo Leme não citou Felipe Massa em sua resenha no Jornal Nacional na última segunda feira? Já seria algum sinal de que as cois já não andam tão bem pro lado do Zacarias, ou a Globo poupando o coitado, ou largando os bets de uma vez?

oswaldo
oswaldo
10 anos atrás

Bom, por mais que tenha errado e travado as rodas traseiras, o câmbio ficou travado em 5ª e o anti-stall não funcionou. então houve problema no carro sim.

Paulo
Paulo
10 anos atrás

Sem querer defender um (Ferrari) ou outro (Massa), mas a Ferrari raramente assume um erro, seja de projeto ou de estratégia. Já teve vez que culparam o piloto pela maneira “agressiva” demais com que atacava as zebras para justificar um quebra de suspensão em plena reta (foi com Barrichello, se não me engano). E o silêncio do Felipe após a corrida me faz seguir essa linha de raciocínio.Ou, como disse o Michel, o Massa virou meio que um “piloto de testes”…

Focastro
Focastro
10 anos atrás

Não tem reflexo nenhum e não tem nada quebrado.
É o sol que bate na peça defletora da direita junto a roda e não está batendo na da esquerda.
Veja aqui:
http://www.bbc.co.uk/sport/0/formula1/22119346
E parem com essa infantilidade de colocar piloto de país onde não vende FIAT no lugar dele que isso não vai acontecer. Os caras da FIAT podem ser burros mas não são malucos. O piloto para vencer campeonatos já está lá. O outro é só para propaganda.

EDSON GOMES
EDSON GOMES
Reply to  Focastro
10 anos atrás

Perfeito o seu comentário e acrescento…além de piloto FIAT para o maior mercado do mundo da marca, o Brasil, tem o SANTANDER que tem no Brasil como o seu maior mercado também e ainda tem o fato da REDE GLOBO, o Brasil TEM que ter um piloto em equipe de ponta…enquanto o Felipe Nasr não chega, Felipe Massa está garantido….é o mercado, e é isso que interessa! Ah, nem vou falar da Marlboro e as cores da Ferrari: vermelho com boa dose de branco estilizado…..

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Focastro
10 anos atrás

Quantas vezes o Massa já fez propaganda da FIAT, amigo?

Santander até vá lá, mas quem compra FIAT aqui nem sabe que é da Ferrari, e se sabe não acha o Massa um motivo pra comprar carro.

Edegar Belz
Edegar Belz
10 anos atrás

É muito comum que os pilotos que abandonam uma prova deem entrevistas ainda durante a corrida. No caso em questão, a transmissão mostrava o Felipe passando reto pelos jornalistas e entrando no motorhome aparentemente puto. E ele só foi dar entrevista com as supostas explicações 1h30 depois da corrida, o que é bem esquisito.
“Sou um cara sério. As rodas travaram, mas a equipe não achou nada.” – Só eu achei essa explicação meio sem sentido?

Depois, ainda o Alonso para o carro logo depois de cruzar a linha de chegada. Rolou uma discussão sobre isso entre Reginaldo Leme e Barrichello. Todo mundo ficou curioso pra saber o que aconteceu e se haveria punição, e simplesmente ninguém mais tocou no assunto!

Sei lá, é tudo muito estranho. Às vezes, tenho a impressão que somos todos uns idiotas assistindo a um circo muito bem montado.

Rafael Vieira
Reply to  Edegar Belz
10 anos atrás

Claro que somos Edegar Belz, após Cingapura 2008 todo incidente tem que ser realmente bem analisado, inclusive esse mesmo ocorrido é que deve manter Massa na F1 até hoje, pois se ele vai a FIA, certamente anulariam o GP e ele seria declarado o campeão de 2008 (mesmo que no tapetão, mas seu nome estaria lá), mas custaria mto caro para o esporte e sua reputação, então para Bernie e Todd foi mais fácil chegar para ele perguntar: “Até quando vc quer ficar na F1 em troca do seu silêncio?”, simples assim.

Rama
Rama
Reply to  Edegar Belz
10 anos atrás

Edegar. Também achei super estranho. Depois ninguém falou nada, zero, sobre aquela parada do Alonso.

Michel
Michel
10 anos atrás

É plausível pensar que o Massa virou uma espécie de piloto de testes!
Eles colocam inovações no carro do Massa e dependendo de como funcionem podem colocar no carro do Alonso posteriormente caso seja algo bom, que trará um desempenho melhor ao carro!

Alexandre Fiamoncini
Alexandre Fiamoncini
10 anos atrás

A resposta é, as rodas traseiras travaram e ele perdeu o controle. Devem ter travado por ter esquecido de regular o freio mais para frente.

A comprovação está nessa foto: http://www.f1fanatic.co.uk/2013/07/09/top-ten-pictures-from-the-2013-german-grand-prix/gp-germania-f12013-27/

Ali dá para ver que logo após a linha branca os pneus (os dois) traseiros travam, que é bem o momento que eles iniciam a freada (na linha branca),

Dá para ver que é a freada dele porque as marcas o acompanham até a parada.

Depois tem um vídeo que postei por ai que mostar que travaram as rodas, mas eu não sabia se eram as traseiras ou dianteiras

Alexandre Fiamoncini
Alexandre Fiamoncini
10 anos atrás

Tem aqui o vídeo da rodada dele feito da arquibancada:

http://www.youtube.com/watch?v=sCY-qzRT13A

Eu continuo achando que algo errado no carro deu. Eles iniciam a frada na listra branca que cruza o final da reta, ou seja, no momento que o carro chicoteia ele está freando.

O fato é, ele começou a frear e o carro balançou. Por que balançou é que é a pergunta. Não me pareceu erro do Massa…. mas se ele mesmo assume, quem sou eu para negar…

Fernando Parlangeli
Fernando Parlangeli
10 anos atrás

A culpa disso tudo é do Zacarias que morreu e resolveu deixar um pupilo encarnado na terra para ser alvo de risadas do povo brasileiro, afinal de contas o Chumbinho Pé de Chinelo parou de correr e agora tenta ser comentarista na globo com aquele time de matuzalém falador de abobrinha….tirando o Reginaldo Leme o único que se salva ali.

Pedro Gomes
Pedro Gomes
10 anos atrás

Sério msm, a ferrari não vai estragar o carro de proposito como falam, pq uma temporada jogada fora e idiotice. a ferrari pode errar, mas mandar qq pilotor abandonar de proposito e muito. alguns viajam na maionese

Filipe
Filipe
10 anos atrás

Em minha opinião não foi erro do Massa. A rodada foi muito estranha, na reta, sem disputa por posição, enfim… Concordo com as teorias de quebra de suspensão ou teste de alguma peça nova. Não acho o Felipe Massa um piloto excepcional mas ele também não é tão ruim assim, com certeza é um piloto acima da média, tanto é que já disputou um título e perdeu por um ponto. Este ano provavelmente cometeu alguns erros sim, mas estes últimos são muito estranhos, realmente parece que a Ferrari está utilizando o carro dele para testar novas peças… E pelo jeito algumas não estão surtindo o resultado.
Torço para que o Massa renove seu contrato para o ano que vem, pois tudo será diferente com o regulamento novo. Daí talvez haja um “renascimento” do piloto…

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Filipe
10 anos atrás

Ha.ha,ha,hah,hah,ha!!!!! Teve um outro segundo piloto da mesma equipe ,que ficou por dezenove anos falando a mesma coisa e você ainda acredita nisto?Benditos sejam os puros de coração!

Paulo Pinto
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

Ano que vem será diferente? Claro, será 2014!

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
10 anos atrás

Depois que vi os contratos de Senna e Piquet na Lotus, documentos de 25 anos atrás, imaginem os contratos assinados hoje em dia, sinceramente não dá mais para crucificar o Massa, imaginem como deve ser o contrato dele com a Ferrari, se não for um pane notória como a de Vettel por ex, ele com certeza não pode falar o real motivo de uma quebra, com relação ao vídeo, realmente é esquisito, mas o carro da Ferrari na parte debaixo é preto, o que pode causar uma ilusão de ótica, e outra coisa que me chamou atenção, é que na corrida, essa rodada quase não foi reprisada pela TV, e não teve nenhuma imagem clara, nem on board da rodada, só mostra ele já passando reto, e a imagem por trás mostrada pelo carro do Alonso, digo isso, porque uma imagem on board poderia denunciar uma falha de câmbio, ou da suspensão. Como foi dito pelo Reginaldo Leme para os 2ºs pilotos, com a restrição dos testes, acho que o Massa virou uma espécie de piloto de testes em treinos e corridas, por isso as batidas em Mônaco e a rodada na Alemanha.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Flávio, independentemente do resultado dessa corrida da Alemanha, seja por quebra de suspensão, peças e/ou sistemas revolucionários, erro do piloto etc, queria fazer um analogismo com você: imagina se na sua empresa, em 4 anos, um alto funcionário não tem um texto aprovado, um furo de noticiário, uma entrevista bombástica. O que aconteceria com ele? Sou diretor de arte e imagino se não tenho uma arte ou campanha aprovada em 4 anos. Acho que eu mesmo pegaria minhas tralhas e iria embora. A Ferrari precisa se renovar, o Felipe precisa se renovar, a F1 se renovaria com a saída dele da equipe de Maranello. Acho que ainda há chance, embora não tão grandes, do Felipe arrumar um cockpit entre as 11 equipes para o ano que vem. Mas eu acho que o destino dele pode ser parecido com a do Rubens Barrichello: melancólica, com discursos do tipo “ainda tenho o sonho de ser campeão” ou “minha experiência seria muito válida nesse nosso momento que a F1 vive” etc. E fica uma pergunta: o que a Ferrari ganha nessa insistência em manter o Massa? Ganha em experiência? Ou é uma “dívida” que os italianos sentem por ele? Não sei. Só sei que a Ferrari é uma mãe como empregadora. Estou preparando meu currículo para enviar para eles. Lá terei um emprego muito mais estável do que de qualquer servidor público brasileiro.

Oi?
Oi?
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

O Brasil é o único país onde o Santander ainda dá lucro. Agora coloque a cabeça pra pensar um pouco.

Giba
Giba
10 anos atrás

Pô cara, o Massa atropela o Darth Vader e a Ferrari diz que não tem nada no carro!!!!!!!!!!

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Ferrari negando tudo em 3, 2, 1…

Oi?
Oi?
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Para quem ainda tiver alguma dúvida sobre o fato de o segundo piloto ser obrigado POR CONTRATO a ceder a posiçao para o primeiro piloto: http://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/2013/07/11/o-contrato-de-piquet-em-1988/

Leonardo Maia
Leonardo Maia
10 anos atrás

Flávio,

Acredito também, que seja uma ilusão de ótica, como muitos já postaram aqui.
Se você observar no link abaixo) do “La Gazzeta Dello Sport” verá que o “treco preto” aparece na 1ª foto e que a suspensão esquerda parece normal, como mostra a 4ª foto.

http://www.gazzetta.it/Foto-Gallery/Formula1/07-07-2013/nurburgring-emozioni-gp-20733458614.shtml#0

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

O problema é aquela ” famosa” peça que fica entre o banco e o volante….6 TÃO TUDO VENDO COISAS…

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Há duas coisas:
1. A aparente quebra do braço da suspensão parece mesmo ser um reflexo.
2. Mas aquela peça, que parece uma colher, encostada na roda dianteira esquerda é mesmo muito estranha, e não há uma equivalente no lado direito.

Marcos Eduardo
Marcos Eduardo
10 anos atrás

Reflexo.

Fernando Passos
10 anos atrás

Flávio, a mesma suspensão dianteira esquerda que quebrou no segundo acidente do Massa em Mônaco (assumido pela Ferrari).

Sei não, mas as porradas do Massa em Mônaco e esta rodada na Alemanha estão muito estranhas, principalmente por terem sido onde foram. Só que se alguém levantar essa lebre aqui no Brasil já vão chamar de pachequismo, então deixa pra lá…

Fernando Passos
Reply to  Fernando Passos
10 anos atrás

Acrescentando. Vendo o vídeo em HD dá para reparar o braço de suspensão dobrado.

Fernando Passos
Reply to  Fernando Passos
10 anos atrás

Nesse site tem uma foto em que aparenta estar tudo certo com a suspensão. Talvez seja só ilusão de ótica no vídeo.

http://www.crash.net/f1/news/193330/1/massa_i_couldnt_stop_the_car_from_spinning.html

Christian
Christian
10 anos atrás

Fibra de Carbono não entorta, quebra ou não.

Pedro Merencio
10 anos atrás

Acredito que seja a pintura do carro causando um engano.
Na lateral do bico há uma faixa preta pintada na parte inferior. O ângulo da filmagem faz essa faixa preta se confundir com as hastes da suspensão.

PRNDSL
PRNDSL
Reply to  Pedro Merencio
10 anos atrás

É isto mesmo. ilusão pelos reflexos e angulação. O defeito é mesmo na peça entre o volate e o assento…

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
10 anos atrás

Analisando tecnicamente:
O carro é uma bosta, mas a pintura é um espelho.
Got it?

Flavio costa
Flavio costa
10 anos atrás

Será que estão sabotando o Fumassa?

Alexandre Werner
Alexandre Werner
10 anos atrás

Não há dúvidas: Rebimboca da Parafuseta.

Diego
Diego
10 anos atrás

Acho que se o Massa corresse pela Marussia, ele poderia ter voltado para a corrida numa boa, pois por lá as rodas continuam destravadas depois que o piloto sai da pista…

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Qual será o limite mínimo de tempo para uma troca de pneus?

http://www.youtube.com/watch?v=qRT-yvXxCaQ

Seria a RBR o Usain Bolt da F1?

Quando alguém vai baixar de 2s?

Marcio Rodrigues
Marcio Rodrigues
10 anos atrás

O reflexo na lateral do carro está dando a impressão de que a peça está torta.

hurricane
hurricane
10 anos atrás

SIm tem um defeito.
O defeito é ele continuar na F1

Alemão
Alemão
10 anos atrás

Torto tá o braço do Massa!!

guilherme
guilherme
10 anos atrás

Olha, em um esforço investigativo enorme (leia-se: falta de coisa melhor pra fazer), capturei um quadro do vídeo em que o zoom está mais próximo, dei uma melhorada na nitidez, brilho e contraste da imagem e notei alguma coisa estranha, um braço apontando pra cima em vez de pra baixo.

Mas aí busquei fotos que mostrassem o carro por um ângulo semelhante e vi que esse braço pra cima é normal. Até onde pude conferir, tudo está onde deveria, o que parece estranho é o jogo de sombra e reflexos na carenagem.

Como se vê, sou especialista supremo em análise de imagens suspeitas e é inadimissível que minha opinião seja contrariada. Agora me deem licensa que eu vou procurar umas imagens no Google e descobrir quem matou JFK de verdade.

guilherme
guilherme
Reply to  guilherme
10 anos atrás

Licença.

Maldito inglês.

Luiz
Luiz
10 anos atrás

Realmente chama a atenção um “volume” preto abaixo do bico saindo para a esquerda do carro. Assisto corrida de F1 a mais de quarenta anos, portanto me sinto a vontade de afirmar certos comportamentos dos carros, e me chamou atenção esta rodada do Massa: 1º – Ele não estava disputando posição com ninguém naquele momento, portanto não tinha motivo para ter “se passado” da velocidade ao final da reta – nem a asa ele poderia abrir! E se fosse o caso, seguiria reto e faria a curva na ampla área de escape que tem ali. 2º – O carro dá uma guinada estranha para a esquerda – lado contrário da curva – sintoma claro que só as rodas traseiras frearam, ou frearam mais que as dianteiras. 3º – Quando o piloto erra a freada na reta – o que poderia ser o que aconteceu com o Massa – a tendência é arrastar com maior intensidade as rodas da frente, com isso o carro tende a sair reto. Se ele já tivesse iniciado a curva (o que não era o caso) o carro até poderia rodar, mas seria para o mesmo lado da curva – o carro rodopiaria da direita para a esquerda – e não da esquerda para direita como aconteceu. 4º – A marca no pneu traseiro direito comprova que a(s) roda(s) travaram – pelo menos a direita esquerda, já que não aparecem marcas nos outros pneus – que podem ter girado e não aparecem marcas nesta filmagem, mas o pouco que aparece nas filmagens oficiais (por trás) é nítido que as duas rodas frearam – a fumaça branca sai das duas rodas. 5º – Desconhecia esta informação de uma nova caixa de marchas, que se comprovado, pode ter havido algum problema e realmente ter provocado um travamento. 6º – Também achei estranho o Alonso não levar o carro rodando de volta para o boxe e nada ter acontecido. Se fosse problema de falta de combustível (pouco provável devido ao carro de segurança por um bom número de voltas), teria que ser desclassificado, porque assim manda o regulamento. 7º – Não li nenhuma explicação oficial, nem da Ferrari, nem do Massa. Este apenas fez um comentário – uma crítica depois da corrida – quanto a tática de corrida, ou seja, sair com pneus médios e usar os macios só na última troca. Segundo ele não ajudou em nada o Alonso, e se ele tivesse continuado a corrida, também não adiantaria para ele. 8º – Em havendo uma nova caixa de câmbio, duas hipóteses podem ser levantadas, ou ela estava fora de regulamento ou a Ferrari não quis “levantar a lebre” para as outras equipe.

guilherme
guilherme
Reply to  Luiz
10 anos atrás

De fato a rodada foi muito estranha tanto pelas circunstâncias quanto pela dinâmica. Mas guinar para a esquerda não contrasta com a curva pra direita já que ele estava apenas na área de freada e não havia entrado na curva ainda.

A sua avaliação, seus quarenta anos de F1 que me perdoem, está bem falha em alguns pontos. O “volume” preto sob o bico é um defletor que existe dos dois lados do carro, basta procurar por outras imagens da corrida. Sugiro, por praticidade, o link que um colega postou anteriormente.

A roda traseira direita travou, isso é certo. Mas se ela tivesse travado mais que a esquerda, o comportamento do carro seria virar pra direita. Pela distância e ângulo das imagens disponíveis, dá pra ter certeza que rodas dos dois lados travaram, mas não se apenas as traseiras. Não é incomum que o carro puxe para um lado e, quando o piloto tenta corrigir, acaba chicoteando para o lado oposto e perdendo o controle de vez. Um tranco desses pode ter travado a transmissão, semelhante ao que já aconteceu com outros carros em rodadas abruptas em alta velocidade.

Não é de difícil imaginar que o Massa estivesse pisando fundo, talvez tentando aproveitar a chance de estar em uma estratégia potencialmente valiosa e fazendo de tudo para que ela rendesse frutos. Depois da boa largada, ele colocou um carro entre ele e o Alonso, o que o deixou na posição rara de não precisar ceder posição se conseguisse manter pelo menos um oponente entre os carros. Ganhar mais uma posição seria um movimento decisivo para consolidar a vantagem para o espanhol, o que o faria pilotar no limite e arriscar a freada. Além das circunstâncias da corrida, ele sabe que precisa voltar a mostrar serviço e garantir bons resultados, a corrida na Alemanha apresentava as condições mais favoráveis em todo o campeonato.

O Massa não é um mau piloto, mas também não é nenhum virtuose do volante. Ele já deu sinais de que consegue ser rápido, mas que essa velocidade o deixa propenso a erros bobos desde o início da carreira. Igualmente, ele não é dos pilotos que melhor lidam com pressão. A pressão que faz o Kimi talvez pensar em tomar uma vodka ou o Alonso tirar cartola de coelho costuma significar desastre no carro do Felipe.

Talvez a sequência de rodadas esdúxulas do Massa tenham algo a ver com a tal transmissão misteriosa, segredos técnicos na F1 não são nada incomuns, muito menos equipamentos inovadores que fracassam retumbantemente quando testados. Mas há pouca evidência até agora para isentar o brasileiro de ter cometido erros simples. Mesmo o apoio incondicional da Ferrari não é assim tão estranho já que ele sempre teve prestígio na equipe e o Alonso deve considerá-lo o companheiro ideal: testa bem, não costuma competir de igual para igual e aceita fazer sacrifícios para beneficiar o primeiro piloto.

A escuderia culpou uma quebra de suspensão na primeira rodada em Mônaco, mas não na segunda, que foi idêntica. Seria uma coincidência enorme duas rodadas tão iguais por motivos completamente diferentes, o que levanta a forte suspeita de terem tentado livrar a barra do Massa no primeiro acidente, mas não terem tido a cara de pau de inventar desculpas na segunda. Dessa vez, assumiram o silêncio, mas tanto piloto quanto equipe deixaram nas entrelinhas que foi mesmo um erro de pilotagem.

Talvez por verem que, apesar dos erros, ele está tirando um bom desempenho do carro meia-boca e com pontuação muito melhor do que no ano passado, estão dando um voto de confiança ao Massa. Ou pode ser tudo só política e business, afinal o Brasil é um mercado importante para a Ferrari e o Santander.

guilherme
guilherme
Reply to  guilherme
10 anos atrás

Cacete, perdi o controle. Da próxima, tento me limitar a três páginas de comentário.

Alexandre Fiamoncini
Alexandre Fiamoncini
Reply to  Luiz
10 anos atrás

Vídeo aqui para vcs tirarem as conclusões

http://www.youtube.com/watch?v=sCY-qzRT13A

Beto Martinhago
Beto Martinhago
10 anos atrás

Esse outro video aqui http://www.youtube.com/watch?v=sCY-qzRT13A mostra duas coisas: 1) ele não pegou a zebra antes da curva. Ou seja, se foi erro foi algo muito tosco. 2) Após a rodada ele chega a arrancar e andar cerca de um metro, quando para em definitivo. Não sei o que pode ter ocorrido. Será que a teoria de que ele arrancou em 5ª é verdade? Não tem um sistema que joga em Neutro em caso de rodada, para evitar morrer ou danificar a caixa? Bom, é pra vocês especialistas responderem!
Abs!

Jonatas
Jonatas
10 anos atrás

Talvez essas fotos ajudem a esclarecer o mistério.

Foto do carro parado, em ângulo semelhante ao do vídeo, mostra os braços da suspensão aparentemente intactos:
http://static.ibnlive.in.com/pix/slideshow/07-2013/in-pics-german/massa-retires.jpg

Foto do carro do GP da Inglaterra mostra bem a parte inferior do bico do carro e a presença de várias traquitanas para melhorar o fluxo aerodinâmico:
http://www.sportsdirectnews.com/images/news/27313/660×0/british-gp-massa-suffers-puncture.jpg

Tirem suas próprias conclusões.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Jonatas
10 anos atrás

Legal! Pra mim não faz sentido as rodas terem permanecido travadas por tanto tempo:
http://www.f1fanatic.co.uk/2013/07/09/top-ten-pictures-from-the-2013-german-grand-prix/gp-germania-f12013-27/
E comparando com 2012, com nove corridas disputadas, quem mais evoluiu em 2013 foram Vettel e Massa.
http://motorsportstalk.nbcsports.com/2013/07/10/vettel-and-massa-make-biggest-gains-so-far/

hendrix
hendrix
Reply to  Jonatas
10 anos atrás

o migué está na na suspensão traseira esquerda
foi pra onde o carro se jogou nas freadas duas em mônaco e da alemanha

Enio Evandro Luchtenberg
Enio Evandro Luchtenberg
10 anos atrás

Suspensão quebrada… material chinês… ponto.

A.Vandelay
A.Vandelay
10 anos atrás

Ilusão idiótica, ouso dizer.

alan
alan
10 anos atrás

Esquisito mesmo e que em certas pistas de certos paises o vermelho farrari parece que tem tons diferentes, na alemanha ele parecia quase um alaranjado, alguem percebeu?????

Ja o massa, se a ferrai mandar ele testar numa corrida rodas quadradas ele cumpre sem pestanejar!!!!!

Tiago
Tiago
10 anos atrás

Eu não disse que só tinha especialista nesse blog?! É incrível!

davi
davi
10 anos atrás

não é reflexo não . olhem pra qual lado as sombras dos pneus estão. o simples fato de não exibirem o replay onboard da rodada explica a intenção da Ferrari, com todo o seu poder dentro da FOM, abafar essa quebra. Pois além de evitar uma polemica, talfato também prejudica a marca..

Sanzio
10 anos atrás

A impressão que tenho é que os braços superiores estão tortos para cima. A imagem está muito ruim, não consigo afirmar com certeza se é isso mesmo…

Christian
Christian
Reply to  Sanzio
10 anos atrás

Novamente, fibra de carbono não entorta, quebra ou não.