LEGIÃO URBANA

SÃO PAULO (estilo) – Esse TS tem algumas coisas de época que só quem é de época vai lembrar. Em tempos de carros pouco sofisticados feitos no Brasil, a molecada dava uma emperiquitada em Passats com acessórios banais, mas divertidos. As ponteiras dos para-choques, por exemplo, simulavam aqueles para-choques retráteis que absorviam melhor o impacto. Eram muito comuns em carros exportados para os EUA. Notem também a ponteira dupla do escapamento. A gente dizia que isso aí era de Mercedes. Rodas também eram importantes. De Porsche, BMW, ou Ferrari. No caso desse aí, de Ferrari, não? Ou de BMW?

A lanterna traseira também era cheia de chinfra, com um filete cromado dividindo-a em dois. Vidros verdes e, provavelmente, um Tojo e um TKR ou Pioneer lá dentro, talvez até com aqueles vidros elétricos que tinham seu mecanismo instalado numa caixinha nas laterais de portas, lembram?

Enfim, esse aí é um TS equipado tipicamente como se fazia no início dos anos 80. Fiquei com saudades, quando vi. Era sonho de consumo de quem não tinha ainda 18 anos. E quem já tinha e podia comprar estava no paraíso.

IMG_1802

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ATorres
ATorres
8 anos atrás

Tive um TS 1980 completo. Esse da foto é um LS “montado”. É o que consta pela placa.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Esse Passat tem exato 46.700mil km eu comprei ele depois de 4 anos de espera, ainda tem os plásticos no banco traseiro, Luciano.

richard
richard
Reply to  Luciano
10 anos atrás

tenho uma lenda 78.o carro é impecável, essa semana vou por pra andar depois de 3 anos no cavalete.infelismente esse trânsito louco e os vermes dos motoqueiros não deixam mais trafegar.esse é seu msm? blz.

Roberto Antonio
Roberto Antonio
10 anos atrás

O toca-fitas poderia ser um “Roadstar cara branca”. Lembram-se?

Gustavo
Gustavo
10 anos atrás

Aprendi a dirigir em um Passat LS 1980 3 portas que tinha em casa. O carro tinha interior bege claro, com bancos de veludo, muito melhores que os tecidos de hoje. E o rádio era o original, com marca VW (uma tranqueira…). O único acessório que meu pai colocou foi o suporte da placa dianteira na lateral esquerda do para-choque (tipo Landau). Antes desse, meu pai teve um TS 1977 branco (4 faróis redondos, volante com raios furados) com TKR de gaveta no console. Depois dos Passats, partimos pros Santanas (que nada mais eram que Passats de 2.a geração). Saudades…

Rafael Mafra
Rafael Mafra
10 anos atrás
Rafael Mafra
Rafael Mafra
10 anos atrás

Já viram esse comercial?

http://www.youtube.com/watch?v=mJRMkeAGCog

Felipe Coelho
Felipe Coelho
10 anos atrás

Flávio, vc esqueceu o “Roadstar” auto-reverse e daqueles bancos do Gol GTI, acho que eram Recaro. Teve uma série chamada de Pointer que era meu sonho, quatro faróis, lanternas fumê e vidros degradê!
Esse era a Época que a VW fazia carros de acabamento bom, hoje com um mês de uso qq modelo VW parece uma escola de samba ambulante!!

Luiz AG
Luiz AG
10 anos atrás

Esse passat tá “do jeito”. Só as lanternas traseiras que eram do Passat a partir de 1983. Esse Passat tá com cara de 1981 ou 82. Notem os vidros verdes, na época conhecido como “Ray Ban” bem raro também.

Mefistófeles
Mefistófeles
10 anos atrás

Eu tinha um TS 1981 verde, a Pirelli lançou o P6, um pneu revolucionário para a época, aro 14 com perfil lateral baixo, acho que de 60 por cento da largura da banda. As medidas eram 185mm, 60 R 14. Tinham as rodas Porsche com 6 furos de ventilação, a Metalúrgica Glicério lançou rodas Porsche de 5 furos de ventilação, que eram aro 14 com tala de 6 polegadas e diferentes das aros 13 que tinham o miolo para fora como nas aro 13 de ferrro originais, ela tinha o miolo reto e alinhado com o aro, eram lindas! Coloquei esse conjunto rodas/pneus na minha caranga favorita.

Mefistófeles
Mefistófeles
Reply to  Mefistófeles
10 anos atrás

Mais uma coisa, essa ponteiras de parachoque sanfonadas, eram de plástico duro, qualquer encostada, trincavam, quebravam. As originais, eram de plástico flexível e nada acontecia em pequenos toques. O teto solar slide-away tinha vedação por vácuo, havia uma chave no painel que abria mangueira ligada no coletor de admissão, que enchia ou esvaziava a borracha que contornava o perímetro do teto para poder abrir, esvaziava, para fechar enchia, garantindo a vedação

Fernando Assis
10 anos atrás

Saudade do meu laranja mecânica.
Suspensão de corrida, motor 1.6 com 140 cvs….
Deixou marcas.

Michel
Michel
10 anos atrás

Meu pai teve um de 4 farois redondos,um surf 79 ambos bege e eu tive um 79 branco,79 bege e por ultimo um 80,eu amo passat,marcou minha vida,pretendo ter mais,de preferencia de farol redondo…

Giovani Jardim
Giovani Jardim
10 anos atrás

Flávio, como faço pra te mandar uma foto de um carro que eu flagrei?

retka
retka
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

tóimmmmmmmmmmmmm

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

E qual o endereço?

Flavioc Cateb
Flavioc Cateb
10 anos atrás

Tinha o teto solar Slide Way. A antena Truffy eletrônica (q subia assim q se ligava o radio), alem de colocar encostos de cabeça no banco traseiro. Tudo isso ao som dos twitters da Selenium e as caixas Bravox.

Luciano Rizzi
Luciano Rizzi
10 anos atrás

Esse carro é a cara dos anos 80, apesar de ter sido lançado antes. Mas gostei também de relembrar a expressão “cheia de chinfra”.

alexandre traple
alexandre traple
10 anos atrás

Tive 2, acho que 79 e 80. Um champagne e outro verde musgo? Para mim o principal era um carburador Weber de corpo duplo. Um rádio Blaupunkt com OM, 31 e 49 m que pegava tudo. O volante era menor e tinha uns botões para a buzina. Bateu uma saudade…

Valente
Valente
10 anos atrás

Já acertaram bastante aqui, e vou dar uns retoques, pois desses detalhes eu conheço quase tudo. As lanternas com o filete são do 83 em diante. Nessa época a lanterna era inteira vermelha, e o detalhe era importar a lanterna do Dasher americano, aonde a parte do pisca era âmbar (e não laranja).
As rodas imitam as da BMW 2002, de 1974, com 5 janelas de ventilação. As da Ferrari Dino são parecidas mas tem 6 janelas.
As ponteiras retráteis foram criadas pela Dacon, se inspirando nos Porsche 911. Depois apareceram mais imitações e a Volkswagen chegou a lançar uma edição especial do Passat com essas ponteiras de fábrica.
Os vidros elétricos da “caixinha” eram da marca Unus. O maior problema deles era uma embreagem que dava defeito e o vidro não subia mais. Nessa caixinha tinha uma tampa removível e o kit incluía uma manivela para resolver o problema.
Os suportes de placa vinham nas Mercedes e eram em aço inox (os originais, depois apareceram imitações).
Para os mais abonados, ainda tinha o volante Moto-Lita inglês, buzinas Bosch de Mercedes, farois de milha Bosch (também da Mercedes), retrovisores elétricos da BMW 3.0CS (esses raros e caríssimos – a molecada roubava pois era fácil de tirar e daí instalava furando a base e passando um parafuso), luz de neblina do Porsche, antena elétrica Hirschmann, toca fitas Pioneer KP 500, Becker ou até o caríssimo Marantz CARK 427, teto solar de lona inglês, interior em couro, bancos de Porsche, etc, etc.
Tem muita gente trazendo de isso de volta, montando carros equipados de época. Eu mesmo estou restaurando uma Caravan 250S 1980 com todos os acessórios corretos de época, e está divertido garimpar tudo e daí ir montando o quebra cabeça.

Conde
Conde
Reply to  Valente
10 anos atrás

Disse tudo , Valente . Curti muito tb tudo isso . Boa sorte com a Caravan ,
.

André Decourt
Reply to  Valente
10 anos atrás

Show quero ver essa Caravana depois de pronta, mande fotos para o Flávio !!!

Jr.
Jr.
Reply to  Valente
10 anos atrás

Parabéns por restaurar esse belo carro. Com certeza ficará excelente.
Boa sorte na busca das peças da barca.

Saudações.

Marcelo dos Anjos
Marcelo dos Anjos
10 anos atrás

Bonitão o Passat!

Rodas Dragster… Inspiradas nas do BMW 2002, que por sua vez lembram muito as da Ferrari Dino. A única diferença é que as BMW têm 5 “furos” e as Dino têm 6…

Paulo Perez
Paulo Perez
10 anos atrás

Eu tenho um Exatamente Igual. O meu é um Ts 1982 (ultimo ano do TS), na cor Preta também! Essa Lanterna é do 1983 a do 80~82 é exatamente igual a essa só que sem o friso cromado. Acredito que esse da foto é um 80 ou 81 já que ainda tem a orelhinha para abrir o Porta Mala!

Janir
Janir
10 anos atrás

Prefiro os com faróis redondo, comprei uma buzina boch que imitava as da mercedes da época pra colocar no meu, e meu som que tenho até hoje, pois era de gaveta, um TC 26 da Sony, ainda tenho manual em japones. O radio ainda funciona.

Sergio Luiz Arduin
Sergio Luiz Arduin
10 anos atrás

E as buzinas FIAM ?

Warley Spardelino
Warley Spardelino
10 anos atrás

Que maravilha, um Passatão alinhado, vida longa aos VW!

Caca
Caca
10 anos atrás

O Giugiaro acertou muito no desenho do Passatão.

Eu sonhava com o dia em que completaria 18 anos e ganharia um carro. Mas eu viajava mesmo era em como iria “equipá-lo”, como se dizia à época.

Adriano
Adriano
10 anos atrás

Esqueceu de mencionar o retrovisor do lado direito. Era colocado para equilíbrio estético. A funcionalidade vinha em 2o. lugar.

André Decourt
10 anos atrás

As lanternas são dos 82/85 pelo frisinho cromado. As pré 77 não tinhas e as pós 85 tinham vários frisos pretos. As do período 77/82 eram vermelhas. Para ficar na chinfra só falta a moldura de inox da mercedes. Bons tempos, bons tempos mesmo !!!

Walter Terra Campos ?POA
Walter Terra Campos ?POA
10 anos atrás

Eu tive um, ano 81 branco, com estas rodas (deve tê-las até hoje, tenho que procurar, toca fitas TKR cara preta e amplificador (não lembro a marca)

O toca fitas foi roubado.

Bom carro

Paulo
Paulo
10 anos atrás

Tinha um cara vendendo um igualzinho, 82 aqui em Osasco outro dia. Novo, por 10 mil. Quase dou meu Siena pro cara e vou de TS pra casa. Minha mulher ia me matar.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
10 anos atrás

Carro lindo.

Moy
Moy
10 anos atrás

Post nostálgico … nós pira!

frank
frank
10 anos atrás

Garoto que era me senti um rei, ganhei um passat dacon, vermelho, teto solar de vinil,som becker, rodas e muita gente babando, e eu babava mais ainda dentro,dançava na Banana Power, na Muleka ou na matine dos clubes.
Mal imaginaria que hoje babaria de saudades, de um tempo inocente, com gente decente, onde viver era simples, maloqueiro era apenas o rapaz do final do bairro que tinha menos condicoes economicas, mas brincava com a gente , se divertia, jogava bola,menor de idade tinha medo do juizado em boates,a policia era respeitada,as pessoas se cumprimentavam.
Fui a INTERLAGOS em 72 na montagem e nos boxes e na corrida,colecionei autoramas e até hoje os tenho. Grandes tempos, Grande Passat.
pena que nao sei escrever bem para mostrar o que tudo isso representou para mim e acho que para alguns,
cheers

Batista Lara
Batista Lara
10 anos atrás

Esse deve ser 82 ou 83. Meu pai teve um GLS 83, ainda não era o motor AP, Eu tive um Flash 87 1.8. E essas rodas mercedes ficavam muito bonitas. Só não curti a cor preta. O branco era lindo!

André Decourt
Reply to  Batista Lara
10 anos atrás

No ano modelo 83 o TS morreu e virou GTS ainda com a mesma mecânica mas já com os 4 farios retangulares

Rafael Mafra
Rafael Mafra
Reply to  Batista Lara
10 anos atrás

Batista, em 1983 entrou o gts no lugar do ts, e já vinham com as novas sinaleiras traseiras que ficaram até 1988.

alam
alam
10 anos atrás

PASSAT, carro do tempo em que automoveis tinham personalidade! Hoje obviamente os carros sao melhores, um uno tem mais espaco que um antigo opalao, mas hoje em dia as pessoas nao se identificam mais com os carros, compram por impulso e trocam assim que podem!!!!!!

açlames
açlames
Reply to  alam
10 anos atrás

Uno com mais espaço que um Opala???? Forçou, amigo!

Aliás, os carros de hoje podem até ser mais confiáveis, mas pecam pela falta de espaço e conforto em comparação com os antigos.

Guilherme
Guilherme
Reply to  açlames
10 anos atrás

Proporcionalmente um Uno tem muito mais espaço que um Opala.

Joao Pedro
Joao Pedro
10 anos atrás

Meu primeiro carro foi um Passat Surf 79… Verde escuro com os detalhes em preto, nao tinha nada cromado, nem o para-choque (ou seria parachoque? Ou paracchoque? Bem, nao importa…). Tenho saudades do carro, se pudesse, teria outro facinho…

Luís Augusto Malta
10 anos atrás

Esses vidros elétricos com uma caixinha na porta vc tirou do fundo do baú! Minha Caravan 76 tinha esse equipamento, que vivia queimando.

Franco
Franco
10 anos atrás

Meu avô tinha um. Vendeu para um cara de São Paulo há uns 8 anos. Não deu tempo nem de fazer a transferência: foi só entrar na capital paulista que foi roubado. Não deve ter sobrado um parafuso.

Jr.
Jr.
10 anos atrás

Eu sou saudosista mesmo. Que saudades dessa época!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
10 anos atrás

Tá bonitão mesmo o TS, mas sou louco pelo dos anos 70, com os quatro faróis redondos.

Junior ribeiro
Junior ribeiro
10 anos atrás

Esse tkr eu nao conheço, mas lembro que no carro do meu pai tinha um tojo, que quando eu mexia ele ficava louco e o radio era um Bosch com nome de cidade, acho que era São Francisco!!!

João
João
10 anos atrás

Tava aqui lembrando do meu Opalão 75 branco neve, vidros verdes, rebaixadão com rodas gauchas aro 13 e um Tojo + Tkr cara preta na execução do som …

Sergio Balbino
Sergio Balbino
10 anos atrás

Coisa mais linda deste mundo!

eraldo.a
eraldo.a
10 anos atrás

Esqueceu de mencionar o toca fita de gaveta, isso mesmo, TOCA FICA CASSETE DE GAVETA. Fazia “presença” nas festas quem chegava carregando um na mão.

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  eraldo.a
10 anos atrás

Combinava com a trava, que não tirávamos do carro mas fazia presença no chão do carro hahaha

Moy
Moy
Reply to  eraldo.a
10 anos atrás

kkkkkkkkkk super bem lembrado!
Eu tinha um na minha Marajó!
E a viagem era explicar como aquilo funciovana, sem precisar plugar nenhum fio no carro. As boyzinhas piravam :)
Boa época!
Éramos felizes e não sabíamos.

Vander
Vander
Reply to  eraldo.a
10 anos atrás

Eraldo

Grande lembrança. Essa história de chegar em festas, lanchonetes e no cinena com um toca-fitas na mão era bárbaro. Eu fazia isso com um “rodstar” paraguaio.
Bons tempos de tardes de sábados com os amigos lavando as carangas – fuscas, fiat 147, brasílias e gravando músicas dos LPs nas modernas K7s.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
10 anos atrás

Que saudades daqueles tempo, não tinha internet mas as pessoas se comunicavam mais, celular era coisa de ficção científica. A moda era ter um aparelho system modular Gradiente, Akai, Sansui ou os famosos 3×1 da época como Sharp, Natio carro seria um toca fitas CCE ou TKR e amplificador equalizador Tojo e alto falantes Arlen com seu famoso caramujo. A banda de FM ditava a moda e trazia o que realmente tinha de melhor na música pop com a Rádio Cidade do RJ que inaugurava o novo jeito. ” ZYD 462 Rádio Cidade FM Stero 102,9 no seu dial Rio de Janeiro, daqui a pouquinho tem Sérgio Luis com sucesso da cidade, as mais pedidas de hoje, e agora Hollywood trazendo mais um sucesso até você: Rocky Burnette – Tired Of Toein’ The Line, – Cidade oooooiiii!!! ” Sei que temos a tendência de glamourizar o passado, mas essa época era muito boa. Me lembro que quando John Lennon morreu, no dia seguinte um camarada parou o passat, com este da foto aí do blog, no jardim de alá e colocou uma fita com as múiscas do Double Fantasy e começou a juntar um monte de gente, pessoas cantando, algumas chorando. Foi realmente uma época incrível…

Moy
Moy
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Tiro meu chapéu e aplaudo vc!
Conheci muita banda boa na época da Manchete FM, aqui em Recife.
Uma vez tava na aula e passou um carro tocando um baita solo de guitarra. Corri atrás e perguntei quem era. O cara não sabia, mas disse que tava ouvindo na Manchete FM. Liguei na rádio e depois de muita insistência, fiquei sabendo que era um tal de Joe Satriani. Perdi várias fichas no orelhão esperando.
Hj em dia iria no Google. facinho … facinho …

sandro
sandro
10 anos atrás

E quem não podia ter um TS se virava em equipar outro pra deixar parecido. Demorei mas consegui comprar o volante do TS pra por no meu VILLAGE, putz era com dois L’s será?

Gabriel Prado
Gabriel Prado
10 anos atrás

Ainda é. Estou juntando para comprar o meu primeiro carro e não me importaria se ele fosse mais velho que eu. Mas será que eles aguentam o uso diário ou é melhor respeitar a idade?

Jr.
Jr.
Reply to  Gabriel Prado
10 anos atrás

Com uma manutenção adequada aguenta sim, e às vezes, até mais que certos carros novos.

Minoru
Minoru
10 anos atrás

Quando moleque achava muito legal essas rodas com calotas (raramente visto naqueles tempos, imagine hoje!) e um logo do Dasher substituindo o do Passat…

Agora essas rodas para mim sempre foram de BMW ( http://www.e90post.com/forums/attachment.php?attachmentid=52054&stc=1&d=1166711170 ) ainda que muito parecidas com as usadas pela Dino, só mudando a quantidade de “janelas”.

Paulo F.
Paulo F.
10 anos atrás

Para quem não tinha tanta grana que desse para pagar um TS, havia o Surf. Rodei muito com um desse.

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
10 anos atrás

Tinha também aqueles suportes de placas em alumínio, no formato europeu, que era mais longo e estreito do que no Brasil. E se o Passat não fosse TS, instalar um volante esportivo era “de lei”.