MOGYORÓD (3)

Mogyorod.10SÃO PAULO (eu não lembrava, céu é azul mesmo?) – Minha dúvida ontem era se Hamilton iria parar duas ou três vezes, porque eu desconfiava que Lotus e Red Bull poderiam tentar algo com duas paradas. Se isso acontecesse, a Mercedes teria alguma dificuldade, com uma parada a mais. Mesmo assim, achava que Lewis iria levar.

Levou. Com três paradas. Como Vettel também fez três. Assim como fez a Lotus, com Grojã (quatro, porque pagou um drive-through de tirar até monge do sério). E a Ferrari, que já não importa muito porque é café-com-leite. Até Webber, que poderia tentar duas, largando mais atrás com pneus médios, também fez três. Só Raikkonen parou duas vezes, o que indica que para todo o resto era impossível. A Lotus consegue, Kimi também. Os demais, nem com reza brava.

Assim, com estratégia-padrão de três pit stops para quase todo mundo, numa pista dificílima para ultrapassar, com um carro veloz e largando na pole — e bem, diga-se, sem titubear, mantendo a ponta sem maiores problemas —, Hamilton levaria.

Levou. Pela primeira vez no ano, primeira na Mercedes, 22ª na carreira. É o 13° nas estatísticas, agora, ao lado de Damon Hill. Interessante notar que daqui a pouco tempo, assim que Hamilton ganhar mais três, teremos três pilotos em atividade entre os dez maiores vencedores da história (ele, Alonso e Vettel). É um negócio importante, que mostra como essa geração que estamos vendo é boa e valorosa — e para acabar de vez com esse negócio chato de ficar dizendo que “ah, bom era quando tinha Senna, Prost e Mansell”; a molecada de hoje é tão boa quanto, e quem quiser ficar “xatiado” com isso, que fique.

A largada do GP húngaro foi nervosa, uma porção de “quase-toques”, até o de Massa em Rosberg, que estragou a corrida do loirinho. Caiu para 12° e não teve como se recuperar. Felipe perdeu parte da asa e assim ficou a prova inteira, também numa condição de discreto coadjuvante, até terminar em oitavo.

A brincadeira boa estava, como de costume, mais à frente, com três protagonistas claros em condições parecidas de estratégia, e um quarto um pouco mais atrás, com tática diferente. Refiro-me a Hamilton, Vettel e Grosjean, os três primeiros na abertura da prova, e a Raikkonen, sexto na primeira volta, este com duas paradas previstas.

Um cara que acabou sendo decisivo na corrida foi Button. Largou muito bem e ganhou cinco posições para aparecer em oitavo logo de cara. Por duas vezes, por ter largado com pneus médios e ter feito stints mais longos, ficou várias voltas à frente de Vettel. Foi isso que impediu o alemão de se aproximar de Hamilton após os pit stops. A diferença que na primeira parte da prova nunca foi muito maior que 2s, em determinado momento pulou para 12s graças ao tempo que Vettel perdeu atrás de Button. E isso Hamilton soube administrar sem ter de engolir borracha desesperadamente para fugir da Red Bull.

(Aliás, essa nova borracha foi ótima para a Mercedes. Os pneus são mais resistentes e o carro melhorou no quesito desgaste. Os prateados vão brigar por mais vitórias neste ano. Não sei se Hamilton ainda pode entrar na briga pelo título. Mas tende a incomodar, e tem todo o direito de sonhar, não paga nada.)

Já na décima volta, a turma que largou com pneus macios, quase todos, começou a parar. Lewis foi o primeiro, e voltou em oitavo. Vettel parou duas voltas depois e quando saiu do box, estava atrás de Button. Hamilton tinha conseguido se livrar rápido do ex-companheiro de McLaren. O alemão empacou atrás dele. Grojã parou na 14ª. Na volta 21, com Button segurando todo mundo, o mercêdico já tinha enfiado mais de 10s para cima de Vettel.

Na 24ª, finalmente Vettel passou Jenson. Grosjean também, mas se tocaram, o francês usou uma via alternativa para evitar uma batida pior e acabou punido por isso. Achei uma baita sacanagem com o pobre coitado, que a partir do drive-through saiu da briga pela vitória. Há versões, depois confirmo, que teria sido punido por passar Massa pela área de escape. Se foi, sacanagem igual. Me identifico com Grojã.

A segunda janela de pit stops se abriu na 32ª volta, com Hamilton. Tudo sob controle. Voltou atrás de Webber, que não se preocupou muito em segurar o inglês para ajudar Vettel. Foda-se o Vettel, deve ter pensado. Depois do segundo pit stop, na 35ª, Tião se viu de novo atrás de Button, o maior aliado de Hamilton na corrida. E ali tudo se definiu de vez.

Raikkonen foi aparecer entre os primeiros já depois da metade da prova. Quando fez seu segundo pit stop, na volta 43, colocou-se em sexto com um monte de gente tendo de parar de novo à sua frente. Na 51ª, Lewis parou pela terceira vez. Na 56ª, foi a vez de Vettel. Kimi escalou o pelotão e surgiu em segundo, com o líder do campeonato babando atrás dele. E ficou babando até o final, com uma ou outra tentativa de ultrapassagem e choramingando pelo rádio. “Ele não me deu espaço!”, gritou. E o rádio: “OK, vamos falar para o Charlie”. Bichice total. Parecia criança reclamando com o bedel da escola. OK, vamos contar para o diretor e ele vai falar com o papai do Kimi para não fazer isso de novo.

Hamilton, com a vitória (quarta dele na Hungria; o cara gosta dessa pista), foi a 124 pontos no campeonato. Vettel, que fechou a prova em terceiro, atrás de Raikkonen, tem 172. São 48 de vantagem. É muita coisa, ainda. Webber foi o quarto, uma bela prova, e Alonso terminou em quinto sem ter sido notado. O resultado alçou Raikkonen à vide-liderança do campoeonato, com 134 pontos. Fernandinho agora é o terceiro, com 133. Está se afastando da briga a passos largos e decididos. Quem parece capaz de ganhar corridas nessa segunda metade da temporada, além da Red Bull, é a Mercedes. A Lotus, com Raikkonen, frequentará o pódio assiduamente, mas sem brigar por vitórias em condições normais. E a Ferrari é uma lástima.

Fecharam a zona de pontos Grosjean em sexto, seguido por Button, Massa, Pérez e Maldonado, que fez o primeiro ponto do ano para a Williams. No fim das contas, foi um GP bacaninha, especialmente pela redenção de Hamilton. Esse cara é realmente bom. Vettel, aos poucos, vai se livrando da ameaça que Alonso parecia representar no começo do ano. Segue sendo o grande favorito ao título. Vai ter algum trabalho com a Mercedes aqui e ali, mas só perde a taça se fizer muita bobagem, ou tiver muito azar. Ele não costuma fazer bobagens, e também não é um azarado contumaz, pelo contrário.

Agora, férias da F-1. Corrida de novo, só no dia 25 de agosto na melhor pista de todas, Spa. E que todos aproveitem o verão europeu, que é quente e delicioso.

ATUALIZANDO…

O drive-through de Grosjean foi pela ultrapassagem sobre Massa. O infeliz ainda tomou 20s pelo toque em Button, mas não perdeu o sexto lugar. Pegaram bem pesado com o rapaz.

Subscribe
Notify of
guest

205 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

O Hamilton finalmente vence, mas o título esse ano fica difícil, pelo menos ele saiu da McLaren na hora certa! O Massa já está acostumado a fazer esse tipo de corrida sofrível na Ferrari, afinal ser chofer da Ferrari não é pra qualquer um! O Alonso está querendo dar uma sacudida na Ferrari com essa história de Red Bull como um último recurso na luta contra o Vettel. O Raikkonem vem se aventurando sem compromisso e já é segundo!O Maldonado tirou sua carroça Williams do Zero Absoluto! Pegaram o Grosjean pra Cristo! E agora, férias!

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Finalmente Hamilton tem um carro à altura.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Achei que sacanearam o Grosjean… de resto apenas o sentimento de felicidade ao constatar que a Ferrari tem que bater a Red Bull… a Lotus e agora a Mercedes.

Chupo Alonso “Eu não sabia”.

Imperador

Felipe Luz
Felipe Luz
10 anos atrás

Quando Spa chegar estarei por lá! Setor bronze e andando muito!

Giovanni
Giovanni
10 anos atrás

O Vettel não venceu pq não fez a parte dele. Teve pista livre quando o Hamilton parou e ficou só 1 volta a mais na pista. Se ficasse mais uma volta, voltaria do pit na frente do Button. Atrás do Button, perdeu a corrida porque o carro dele é preparado com mais asa que os outros (muito lento em reta), justamente pra ter um carro mais rápido no qualiying, largar na ponta e ir embora. Então, na verdade, ele perdeu a corrida na classificação porque a Mercedes sempre configura o carro pra andar mais rápido em retas justamente porque como se sabe que o carro perde rendimento durante a corrida e precisa se defender nas retas contra asa móvel etc, o pessoal tira asa do carro e por isso anda bem em reta.

O Raikkonen só não ganhou porque largou no meio do bolo e perdeu 25 voltas atrás do Massa que, apesar de andar rápido, ultimamente só sabe se meter em toque e acidente. Acho que o custo salário + acidentes do.Massa daria pra pagar qualquer outro piloto de F1.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Vitória mais que merecida (estava demorando) para Hamilton.

“(…)essa geração que estamos vendo é boa e valorosa — e para acabar de vez com esse negócio chato de ficar dizendo que “ah, bom era quando tinha Senna, Prost e Mansell”; a molecada de hoje é tão boa quanto, e quem quiser ficar “xatiado” com isso, que fique.”

Verdade.

E Grosjean sabugosa só levou a punição devido ao histórico de lambanças e ultrapassagens. Se fosse um Button, deixariam passar. Mas como o rapaz em questão não é conhecido or pensar ao pilotar a mais 280 Km/h, já “cortam as asinhas” antes que comecem as lambanças PERIGOSAS de novo.

Sabe aquele jogador “visado pela arbitragem” pela indisciplina? Então…

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

* “E Grosjean sabugosa só levou a punição devido ao histórico de lambanças eM ultrapassagens” QUE RESULTARAM EM ACIDENTES.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Foi um GP muito bom, concordo com todas as suas análises. A fase de Massa é tão ruim que se ele tira o pé pro Rosberg evitaria o toque, mas ia ser chamado de chinelo, não tá fácil.

Alonso teve sorte com a punição do Grosjean (injusta ao meu ver), bem como com o incidente do Rosberg com o Massa, o piloto alemão certamente terminaria a prova em posição melhor que do Alonso.

Eric Musashi
Reply to  Eduardo Schmidt
10 anos atrás

O provável é que Grosjean e Rosberg terminassem à frente de Alonso, mesmo.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Vettel também se beneficiou com a punição do Grosjean…..pois seria 4 colocado

Ronaldo
Ronaldo
10 anos atrás

O Massinha bate uma Ferrari a cada GP. Umas porradas a mais e outras a menos. O Kimi mostrou que no braço o Vettel não passa. No braço, não.

Eric Musashi
Reply to  Ronaldo
10 anos atrás

No braço, com kers falhando e uma asa danificada, realmente o Vettel não passa.

dc
dc
10 anos atrás

Foi impressão minha mas o público deste GP foi bem menor que em anos anteriores?

CARLOS
CARLOS
10 anos atrás

Meu Caro Flavio. Não defendo que os pilotos de décadas passadas sejam melhores que os de hoje, mas não acho que os de hoje sejam melhores que aqueles. Lembro apenas que antigamente havia bem menos provas por ano, eram 8 ou 9 e foram subindo até que hoje são mais que 15. Isso é matemática básica, mais GPs significam mais possibilidades de vitória hoje que antes. Alem disso o avanço da tecnologia permitiu que esta fosse dada a apenas algumas equipes mais ricas o que causou desequilíbrio na categoria, onde antes quase todos usavam motores Ford e cambio igual, permitindo que mais equipes vencessem. Ter hoje 7 vitorias em uma temporada é bem mais fácil do que antes.

Eric Musashi
Reply to  CARLOS
10 anos atrás

A média de vitórias do Vettel é melhor que a do Senna, Carlos, por exemplo.

Agora uma média que não será superada nunca é a do Fangio. Venceu quase 50% das provas que disputou. Por isso ele é o Pelé da F1.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

Vettel está ha 4anos com a bunda no melhor carro do grid…….Números são numeros…..Ha de se analisar o contexto da obra e não somente o obra não acha.?

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Rapaz…

O Desesperando Alonso é realmente muito cara de pau! Se oferecendo para a Red Bull já para 2014? No lugar do Webber!?

http://grandepremio.com.br/f1/noticias/empresario-de-alonso-se-reune-com-chefe-da-red-bull-e-cria-novo-cenario-na-briga-por-vaga-para-2014

Isso é o que eu achamo de: “Se não pode vencê-los, junte-se a eles (e tente sabotá-los!)”

Foi isso que o Alonso fez na McLaren com o Hamilton, na Renault com o Piquet mais explicitamente, e agora está fazendo com o Massa que já estava lá na Ferrari brigando por campeonato antes dele.

Mas acho que essa foi uma forma educada do Horner dizer não:

Perguntado sobre a ideia de lidar com os dois principais pilotos da F1 atual, Alonso e Vettel, Horner respondeu que “seria interessante”, mas fez uma ressalva. “Nós queremos garantir que vamos montar o pacote certo para o próximo ano, com os dois melhores pilotos possíveis, que vão trabalhar bem coletivamente e conquistar os melhores resultados para o time”, ponderou.

Picaretagem NÃO!

Vinícius Capitão
Vinícius Capitão
10 anos atrás

Curiosidade: em todas as quatro vitórias de Hamilton na Hungria, o segundo colocado foi Kimi.

Fred
Fred
10 anos atrás

A superioridade do afro-descendente é acachapante.Êle e Alonso são os excepcionais da safra atual.
A ultrapassagem sobre o Weber na curva 3, foi extraordinária.Vettel mostrou do que pode fazer quando larga atrás,com um carro que há quatro anos seguidos tem um grip mecânico e a aerodinâmica,superior a todos.

Eric Musashi
Reply to  Fred
10 anos atrás

Red Bull tem mais asa para largar na frente e sumir. Menos velocidade de reta, portanto, mais difícil ultrapassar, amigo.

Quando Vettel precisou ultrapassar numa pista que praticamente não permite, ele largou dos boxes e terminou em 3º, deixando o Button para trás no fim da prova (e isso quando a McLaren tinha o melhor carro do ano). Já Alonso, na mesma pista, ficou preso atrás de um tal de Petrov e perdeu o título mais ganho de sua vida.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

DRS mandou lembranças, cada uma!

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Para o lugar do Webber na RBR, o piloto ideal seria o Massa.
Por que ??
Pelos menos iria se “vingar” atrapalhando bastante o espanhol.
Como já se “estranhou” com o Hamilton, também poderia ajudar neste item.
E o Vettel não teria um companheiro tão competitivo a ponto de brigar pelo pódio.
Isto sem dizer que as vendas da Red Bull poderiam aumentar muito por aqui.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

O Hamilton é um dos melhores, só que estava dando muito azar ultimamente( ou batia, ou batiam nele,ou o carro quebrava) .
Não acontecendo nada anormal ele vai ao pódio. Bem ao contrário do Choronso.
As Lotus estão no páreo e correndo por fora, se Vettel bobear Kimi leva.
Difícil é Vettel bobear, agora então correndo para ganhar o campeonato, só não leva se fizer muita besteira.

Fala-se muito dos 2ºs pilotos, mas já repararam que nenhum deles ajuda lá muito o “companheiro” ??
Rosberg, Webber, Massa e Grojean não servem nem para jogo de equipe. Acho que mais atrapalham que ajudam. Além do mais querem mesmo é que o “companheiro” se dane.

Está aí o motivo de dificilmente Raikkonen ir para RBR ou mesmo Vettel ir para Ferrari. Não vão aceitar serem 2ºs pilotos.
Sendo assim a RBR vai ter que buscar alguém do “2º escalão”

Eric Musashi
Reply to  Gabriel
10 anos atrás

De todos os 2º pilotos, o único que serviu para alguma coisa foi o Grosjean. Por duas vezes, em 2013, deixou o Kimi passar.

ms
ms
10 anos atrás

Que ninguém se empolgue com a vitória de Hamilton pq seus bons resultados costumam ter a mesma consistência de um pudim recém colocado na geladeira…façam um gráfico com suas posições de largada ou mesmo com as de chegada e terão algo parecido com o desenho de uma montanha russa….. aliás, deve ser reconhecida a regularidade dos resultados de Kimi, que faz por merecer o 2º lugar no campeonato mas não vai passar disso pq Vettel será tetracampeão pq além de ser gênio parece ter aprendido a mais valiosa lição deixada pelo Professor (prost) tb tetracampeão que ensinou com aulas praticas que p/ se vencer um campeonato, mais importante do que obter vitórias é saber administrar os pontos conquistados e a serem conquistados ao longo da temporada PS: O que tem provocado desespero nos adversários é que vettel, além de mostrar competência para administrar seus pontos ( demonstrada p. ex. na corrida de hoje) tb vence corridas sem maiores dificuldades…

Edvaldo
Edvaldo
Reply to  ms
10 anos atrás

Só se você estiver vivendo em 2008 ainda amigo.

Depois de 2011 e do linchamento moral que deve ter sido a derrota pro Button, Hamilton mudou. Tem pilotado muito bem e não comete mais erros, sabe a hora de atacar e esperar e infelizmente, ao contrário de Vettel, só conta com carro bom de vez em quando. O de 2012 da Mclaren era bom mas quebrava ou a equipe errava, e esse da Mercedes é sempre a grande incógnita de todo GP.

ms
ms
Reply to  Edvaldo
10 anos atrás

meu caro, já fui muito fã e tb já torci muito por Hamilton, fiquei feliz com a conquista de seu titulo em 2008 mas seus altos e baixos minaram minha confiança e esperanças de que um dia venha ser um grande campeão conquistando mais títulos mundiais……

Eric Musashi
Reply to  ms
10 anos atrás

A Red Bull também quebra e tem uns problemas bem amadores. Ano passado foi o alternador, e este ano, além do problema de câmbio quando Vettel rumava para uma vitória tranquila, está tendo falhas corriqueiras no kers. Webber sofreu no treino e Vettel na corrida.

Guilherme Carneiro
Guilherme Carneiro
10 anos atrás

Olha ai FG, esse Kimi eh demais! Dou muita risada com ele!
Ultima pergunta do repórter!
http://youtu.be/xZlNB8ucT9o

Bruno
Bruno
10 anos atrás

Rapaz,
Como ti, sou fã de automobilismo. Confesso que leio o blog há alguns anos, ocasionalmente. Hoje tive tempo de ver, por horas, os assuntos mais polêmicos e, confesso, ri de mijar nas calças. Só tem maluco aqui: processo por ofensa a pessoa falecida em Portugal, primo do Senna bravo, e por aí vai. Gosto das opiniões pois refletem (espero) seu ponto de vista, sem se importar com quem está lendo vai pensar ou pensa sobre o assunto. E as reações então nem me fale!! Hilárias!! Mas o Senna é melhor que o Schumacher…

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Bruno
10 anos atrás

“Mas o Senna é melhor que o Schumacher”.

O que isso tem a ver com o post?

Porra, não sei se é caso de saudade do Senna ou porque não conseguem esquecer o alemão. Que trauma!

Dêem um tempo pro Schumacher, o cara já aposentou da F1. Preocupem-se com o Vettel, que já quebrou os recordes do Senna e ainda vai correr por pelo menos mais 10 anos…

Outro alemão.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Quebrou recordes???

Lionel de Campos Jorge
10 anos atrás

Só Raikkonen parou duas vezes, o que indica que para todo o resto era impossível. A Lotus consegue, Kimi também. Os demais, nem com reza brava.
É por que esta Lotus é um RENAULT que a grande Michelins tinha um carro e na época acertava tudo em seu maravilhoso laboratório e era beirando a perfeição tanto que Alonso foi Campeão duas vezes em cima do Shumi ..e pelo que parece o acerto dura até hoje …pena que Nelson Piquet Pai não comprou a Renault para o Nelsinho correr ja teria sido Campeão facil …com carrão desses Eu acho Raikkonen BRAÇÃO

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Lionel de Campos Jorge
10 anos atrás

Alonso foi campeão duas vezes: disputando com Raikkonen (2005) e com Schumacher (2006).

JP
JP
10 anos atrás

Grosjean é o Mansell dos anos 2010! Muito divertido vê-lo pilotar!

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  JP
10 anos atrás

Vc tá falando sério?

Coitado do Mansell.

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Bichise! Nunca vi um adjetivo tão coerente para as atitudes do Vettel quando é contrariado! O cara é um excelente piloto mas tem o melhor carro faz 4 anos e venceu, ok, mas quando teve situações adversas não soube sair delas de forma tranquila, sempre tem um piti, e uma birra. Não tenho dúvidas que ele é um cara diferenciado, mas sem dúvida falta mostrar mais maturidade nas situações difíceis e parar com essa, como de forma perfeita o Flavio disse, bichise!

Eric Musashi
Reply to  Alberto
10 anos atrás

Só não esqueça que apesar dos 3 títulos, e de estar rumando para o quarto, ele ainda é um moleque. Com o tempo amadurece.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Alberto
10 anos atrás

” Nunca vi um adjetivo tão coerente para as atitudes do … quando é contrariado! O cara é um excelente piloto mas tem o melhor carro faz 4 anos e venceu, ok, mas quando teve situações adversas não soube sair delas de forma tranquila, sempre tem um piti, e uma birra. Não tenho dúvidas que ele é um cara diferenciado, mas sem dúvida falta mostrar mais maturidade nas situações difíceis e parar com essa, como de forma perfeita o Flavio disse, bichise!”

Pois é, diziam o mesmo de um rapazola que andava na Lotus, depois foi pra McLaren e que se ofereceu para correr “de graça” na Williams só pq esta equipe já tinha um carro pronto…Um cara que era ótimo piloto, sem dúvida, mas um NOJO com a imprensa e seus fãs quando a câmera da TV Globo estava desligada…

E ai de quem (piloto de outra equipe, companheiro de equipe, jornalista, chefe de equipe ou mecânico) o contrariasse!

BichiSSe? É, diziam as más línguas…

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Perfeito……….idiota de plantão !!

André Mendonça
André Mendonça
10 anos atrás

Esse campeonato vai ter briga boa sim… mas pelo segundo lugar.
Tanto nos pilotos, quanto nos construtores.
Vai dar Vettel e Red Bull, mas pro vice tá tudo embolado entre Kimi, Alonso e Lewis, assim como para Lotus, Mercedes e Ferrari…
Mas como vice não vale porra nenhuma, foda-se esse meu comentário.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
10 anos atrás

A punição(DriveThru) ao Grosjean foi por ter levado vantagem na chicane(ao cortá-la), e o tempo adicional foi por os comissários considerá-lo culpado no toque com Button.

Rodrigo Deliberali Timbó
Rodrigo Deliberali Timbó
10 anos atrás

Flávio, beleza?
Tenho uma dúvida quanto aos carros do ano que vem!
Já tive alguns carros com motores turbo de rua e sabemos que eles serão adotados para o regulamento do ano que vem.

Sabendo que tem muitos pilotos que costumeiramente pilotam com “totós” no acelerador (caso clássico era o Schumacher, existe até um documentário falando de como ele perdia menos tempo que os outros por usar desse artíficio) e que carros com motores turbo não se adaptam muito bem a isso, pois a pressão do turbo vai encher com eles, você acha que o Massa ou outros pilotos que não usam desse artimanha, podem se dar melhor no começo da temporada?

E Rory Byrne trabalhando no carro da Ferrari no ano que vem, podemos esperar um carro campeão como na era “Schumy”?

Abraços e muito bom texto, sempre me divirto!

alam
alam
10 anos atrás

AINDA BEM QUE O VETTEL NAO VENCEU, assim ainda resta alguma esperanca aos otarios!!!!!!

Keu
Keu
Reply to  alam
10 anos atrás

Vc deve ser aqueles baba-ovo do queixada… se liga entrega uma RBR para o Maldonado e vc vai ver q ate ele vira tri. aprende compadre. sai dessa vida.. poe ele no colinho tbm galvao 2.

Eric Musashi
Reply to  alam
10 anos atrás

Maldonado não é melhor que Webber nem ferrando.

valter
valter
10 anos atrás

Concordo que Hamilton é um grande piloto e a Mercedes evoluiu muito podendo lutar pelo título de pilotos, mas não podemos esquecer que na equipe Mercedes tem um piloto chamado Rosberg e ele é quem vai tirar pontos do Hamilton se confirmada a superioridade dos carros as Mercedes. Esse tetra é do Vettel.

Jorge
Jorge
10 anos atrás

Podem anotar, em 2014:
1. Kimi na McLaren
2. Nasr como piloto de testes (talvez Force India?)
3. Massa na Ferrari
4. Hulk de volta a Force India
5. Alonso sem nenhum titulo pela Ferrari, sai no final de 2014 e vai para Mercedes (Rosberg sai fora).

Ricardo
Ricardo
Reply to  Jorge
10 anos atrás

Jorge, teria como você me passar os próximos números da mega-sena?

o pensador
o pensador
Reply to  Jorge
10 anos atrás

Aposto mais no seguinte:

1 – Kimi na Red Bull
2 – Nasr piloto de testes (Concordo)
3 – Massa fora
4 – Hulk Force Lotus (Concordo)
5 – Rosberg Lotus
6 – Alonso Mercedes (Concordo)
7 – Vettel Ferrari

Eric Musashi
Reply to  o pensador
10 anos atrás

Alonso jamais aceitaria ser companheiro do Lewis. Ele tem uma cláusula vetando Lewis em seu contrato.

Se ele está tentando vaga na Red Bull, é por acreditar ser capaz de vencer Vettel. É uma aposta alta: se perder, tudo o que disse de colocar a culpa no carro cai por terra. Se vencer, porém, poderá alardear que Vettel só venceu por conta do carro nos outros anos, e ele é melhor.

No fim das contas, tem mais a ganhar que a perder indo para a Red Bull.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
10 anos atrás

Lendo agora sobre a vitória de Hamilton hoje na Hungria, me deparo com uma matéria de um publicação alemã sobre o possível flerte de Alonso com a equipe de Sebastian Vettel. A revista alemã Sports Bild publicou nesta semana que o piloto da Ferrari teria manifestado à Red Bull o desejo de defender a escuderia já em 2014. Vale lembrar que o espanhol já manifestou publicamente o desejo de trabalhar um dia com Adrian Newey. Não sei, mas acho que Alonso tem uma fixação em vencer Vettel, não é a toa que o asturiano sempre faz duras críticas ao jovem piloto alemão, depreciando suas conquistas, desmerecendo suas vitórias. Isto denota o quanto as conquistas e títulos do jovem tedesco o incomodam. Vettel hoje não tinha o melhor carro, e mesmo assim conseguiu leva-lo até o fim da prova acumulando pontos importantes para a conquista do seu quarto título consecutivo, demonstrando maturidade. Parece que o asturiano tem uma obsessão em querer vencer Vettel. Li por esses dias uma matéria do Fábio Seixas sobre até onde iria a paciência e otimismo do espanhol com os seguidos carros ruins que Maranello tem produzido. Acho que Alonso está começando a perceber que a Ferrari tão cedo, nesta fase que a F1 está passando, não terá condições de lhe dar um carro que possa bater a Red Bull, Mercedes e Lotus e que nesse momento o melhor caminho para conseguir seu objetivo seria a ida para a Red Bull duelar diretamente com o talvez mais jovem tetracampeão mundial e assim tentar vence-lo para aplacar suas ” vaidades”.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Eu não duvido nada. O Choronso tem como lema: se eu não posso vencê-lo, vou estragá-lo. Foi assim que vez com o Hamilton e com a McLaren. Mas aposto que ele pediria a saída do V3443l. Ele o tipinho de piloto que só sabe correr tendo um segundo piloto capacho ao seu lado. Do tipo que ele manda até bater para ele ganhar. Maior Picaretonso da história da F1.

ms
ms
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Se Alonso for para Red Bull ano que vem (o que acho impossível) vai se dar muito mal….conseguiria, no máximo, ser uma nova versão de Webber melhorada….

Francês
Francês
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

O Fato do Alonso partir para a baixaria como o Vettel é problema cultural. Compare Espanha com Alemanha, e terás um contraste muito grande.
Outra coisa é, o ego. Vettel sempre ressalta “somos uma equipe, a equipe, a equipe”. Alonso sempre ressalta ” O carro é ruim, mas eu sou bom, eu, eu ,eu”.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Francês
10 anos atrás

Vettel ressalta a equipe pois sabe que o carro é muito bom, responsável por 70% nos resultados sem dúvida. Alonso é o diferencial na Ferrari, e isto é fato…..ano passado ele só não levou (emcima de Vettel com um foguete na mão) por causa do Grosjean na Belgica !!! veja os fatos e pare de falar abobrinha! ALONSO é o melhor piloto desde Senna e isto é outro fato. Bota o Alonso na RBR do Newey pra ver o pau que dá cavaco, hehe

Robertom
Robertom
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

O diferencial da Ferrari está atrás do câmbio, e é só !

ms
ms
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Alonso tem 02 sérios problemas….ele “amarela” em momentos decisivos, seja quando confrontado com um talentoso Hamilton em ascensão disputando o título de 2007, (que ao final caiu no colo de Kimi Raikkonen) seja no confronto com Vettel em que não ganhou um título mundial em 2010 por não conseguir ultrapassar no GP de Dubai o tb novato Petrov que tinha um carro inferior ao seu demonstrando o espanhol nesta corrida ser um grande VACILÃO….Alonso pode até ser um piloto excepcional, mas que é VACILÃO…..isso ele é…..os fatos falam por si….

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  ms
10 anos atrás

Vacilão é vc que não sabe da historia do Petrov com a RBR em 2010. Simplesmente a pista não tinha ponto de ultrapassagem e o cara não saia da frente porque tinha um bom motivo…Alonso não podia arriscar sair da pista e botar td a perder……..sabichão!!

ms
ms
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Caro Paulo, quando um piloto tem habilidade e competência (além de não ser vacilão…) ele ultrapassa numa curva de alta , por fora, com derrapadinha controlada e tudo o que tem direito fazendo de lambuja sinal com dedo pro piloto deixado pra trás como fez Piquet em cima do Senna na Hungria em 1986 ou mesmo o que fez o próprio senna em Donington Park em 1993 deixando 04 para trás na primeira volta numa pista sem pontos de ultrapassagens…..conta outra tá Paulo….

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  ms
10 anos atrás

AbuDabi tem uma curva desta?

Eric Musashi
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

O que sei é que Vettel venceu e conquistou ótimos lugares com uma Toro Rosso, e depois disso a equipe não venceu mais. E que no ano em que ele estava na TR, só com seus pontos ele superou os dois pilotos da Red Bull.

Antes de sua chegada a Red Bull também nunca tinha vencido. Quando chegou, Webber (que já derrotou Rosberg e jamais tinha perdido para companheiro de equipe) começou a pegar acertos com ele. Mesmo com Newey desde 2006, a Red Bull era uma equipe fraca.

Acho que é uma conjunção de fatores. Piloto fantástico, engenheiros fantásticos, equipe fantástica. O mesmo que Schumi fez na Ferrari, levando com ele Rory Byrne e Ross Brawn.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

Newey não chegou em 2006….foi bem depois, e depois do Vettel inclusive. Por isso Vettel venceu até hoje o que venceu! O cara venceu uma vez na Toro Rosso em condições atípicas(chuva) e é só. Assim como Maldonado ganhou uma vez com a Williams em condições normais(pista seca) o que torna seu feito maior que o de Vettel na Tororosso. Caiu a ficha???

Eric Musashi
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

E só lembrando que Newey, o cara que faz os carros, é fã confesso do Vettel. Ele já trabalhou com Mansell, Prost, Hill, Villeneuve, Hakkinen e Kimi (Senna não conta porque foi muito pouco tempo). E é fãzaço do alemão.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Fernando Monteiro
10 anos atrás

Se a RBR contratar o Alonso, ainda mais com o Vettel lá, vai arranjar uma sarna pra se coçar…e a equipe nunca mais será o que é hoje.Não pela qualidade de Alonso como piloto. Mas no relacionamento interno da equipe.

Vettel é prata da casa e toda a equipe gosta e se acostumou a trabalhar por ele, como primeiro piloto. Não chegou exigindo isso em contrato. Conquistou pela capacidade.

Alonso é centralizador e DIVIDE uma equipe com isso. Será que a RBR vai querer passar pelo que passou a McLaren com Hamilton e Alonso?

Acho Alonso mais o perfil tradicional de uma Ferrari ou McLaren. Talvez a Lotus também.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

O problema na Mclaren aconteceu porque passavam os acertos do Alonso pro Hamilton que é outro baita piloto. Alonso teve aquela postura porque sentiu a preferencia da equipe para o inglês, então acabou tendo que agir daquela forma e o caso da pressão em cima do Ron Dennis(Chantagem)

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

“Viúva”, não acredito! Você está chamando o teu atual ídolo de chantagista?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Engraçado, por que você não se lembra do Shumacher estacionando o carro em Mônaco, ou de jogar o carro pra cima do Hill e do Villeneuve?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Acidentes de percurso, Allez.
Hoje, fazem parte do folclore de Top Seven.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Pinto….já te falei que não é meu ídolo, apenas admiro o que tem feito com a carroça que tem nas mãos e o considero o melhor piloto desde Senna! Idolo na F1 foi Ayrton Senna….puntobasta!

Eric Musashi
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Um bom exemplo é em Silverstone 2011, quando a Red Bull pediu para Webber não atacar Vettel (era fim de corrida, Vettel em 2º e Webber em 3º) por quatro vezes no rádio e o australiano ignorou. Tentou bastante, mas faltou braço.

Outro exemplo é o ano de 2012. Vettel chorou, reclamou com a equipe que o carro favorecia mais o estilo de pilotagem de Webber e recebeu como resposta que não mudariam o projeto, ele que se adaptasse e melhorasse.

A Red Bull, nesse aspecto, meio que lembra a Williams, que não dava muita moral aos pilotos, querendo deixar claro que era a melhor equipe e não dependia deles. Mansell foi para a Indy em 93 porque o Frank não quis dar o que ele pediu e demorou a querer renovar. Quando quis, era tarde.

Hill também saiu como campeão por causa disso. Não renovaram e lhe restou a Arrows.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

Queria a fonte da sua afirmação no segundo parágrafo, que eu saiba quem reclamou foi o Webber após as ferias de verão, até o gp da Inglaterra no ano passado Webber tava na frente do Vettel..

samuel.aju
samuel.aju
10 anos atrás

Realmente, o comentário do Vettel está muito aquém de um tri campeão mundial. Talvez porque em boa parte de suas vitórias 80% do crédito seja da máquina diferenciada. A avó dele devia tá assistindo.

alam
alam
Reply to  samuel.aju
10 anos atrás

E o teu comentario e de quem uns 3 anos de idade e um qi 19 no maximo

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  alam
10 anos atrás

19cm… machucou?

Alexandre
Alexandre
Reply to  alam
10 anos atrás

Ui!(2)

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  samuel.aju
10 anos atrás

Por favor, vejo Vettel como o melhor do grid…não acho que Alonso e Hamilton conseguiriam tantos pontos quanto Vettel a bordo da Red Bull!!!!

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  samuel.aju
10 anos atrás

Isso, esse tipo de comentário ainda sobre a capacidade e os méritos do Vettel, me cheira a “Trauma de piloto alemão”….

Mudam-se os nomes e a história continua. “Piram e choram”.

Allan
Allan
10 anos atrás

Merecida a vitória do Hamilton. Contou com uma bela ajuda do Button, mas quem se importa?
Sacanagem demais o que fizeram com o Grosjean, nao perdoaram o rapaz nem no dia do nascimento do filho dele. A F1 seria bem mais bacana sem essa frescura toda, os proprios pilotos estao sendo contaminados, como pudemos ver quando o Vettel nao conseguiu passar o Kimi.
Agora é 1 mes sem F1, abstinencia vai atacar daqui alguns dias.

Alemão
Alemão
10 anos atrás

O Massa tomou uma aula do Button hoje! Chegar atrás da Mclata é D+!!Tinha que ter trocado a asa, perderia mais alguns segundos, mas recuperaria na corrida! Kimi deu show!! Grojean vacilou…poderia ter vencido seu primeiro GP. De olho no Hamilton e Kimi, que vão incomodar o Vettel. Ferrari perdeu a mão…se não andar bem logo depois das férias…bom pensar em 2014! Coloquem o Hulk, o Sutil ou o Di Resta na Ferrari, que vão andar bem mais que o Massa!! Alonso só colocou 25 segundos nele hoje!!
Kimi na RedBull ano que vem seria espetacular…

zurrilho money
zurrilho money
10 anos atrás

E Hamilton dedicou a vitória a sua ex. Então tem amor naquela porra de F1. Viva Hamilton que nos mostrou que há sentimentos humanos na frieza e indiferença da F1

alam
alam
Reply to  zurrilho money
10 anos atrás

CHIFRUDO INCONFORMADO

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  alam
10 anos atrás

E apaixonado.

zurrilho money
zurrilho money
Reply to  zurrilho money
10 anos atrás

ééééééééééé ….

José Guilhermo
José Guilhermo
10 anos atrás

Sobre a corrida de hoje, deu a lógica, Hamilton venceu, tinha o melhor carro da prova não cometeu erros e venceu magistralmente e acho que vai lutar título com o vettel que é ainda o maior favorito, Kimi vai incomodar tb mas a lotus não tem carro na média para bater a red bull, a Ferrari desandou a maionese e sinceramente acho que o Alonso desanimou que adiante tirar leite de pedra se no final perde mesmo, em relação ao nosso Massa a Ferrari deve estar, um tanto arrependida por ter renovado seu contrato, seu desempenho esse ano é o mesmo dos últimos, ou seja, pífio. O Flávio mencionou no seu comentário uma coisa que eu também acho a atual geração não deve nada ao do Senna o problema é que não temos um piloto de ponta para nos representar e na época tínhamos Senna e Piquet que junto com Mansel e Prost era o quarteto de campeões daquela época , hoje temos Vettel, Alonso, Hamilton e Raikonen, e ainda temos o button que também é campeão mundial mas para mim é abaixo desses quatro mas também excelente piloto, Enfim a molecada é muito competitiva e daria muito trabalho a velha geração da Formula 1.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Coisa que eu acho que gostaria de saber:

1- O que se achou da transmissão ao vivo da F1 pela SporTV: pior ou melhor que a Globo?

Allan
Allan
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Gostei da transmissao da Sportv. O Sergio Mauricio e o Lito erraram bastante, mas pelo menos não se sentem os senhores da verdade e sempre se corrigem. O Max Wilson se saiu bem. Mas o melhor de tudo foi a ausencia dos comerciais chatos e poder acompanhar na integra o final da corrida, com a chegada dos carros, classificaçao e tudo mais.

alam
alam
Reply to  Allan
10 anos atrás

Verdade, prefiro os erros e desacertos do sportv do que a nojeira da globo!!!!!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

A transmissão é menos ufanista, mas na transmissão inteira ficaram torcendo descaradamente para o Hamilton e o Alonso (além do Massa, claro). Falta profissionalismo nesse ponto.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Engraçado que eu tive o mesmo sentimento: narrador e comentaristas estavam perdidinhos da silva. Não acertaram uma análise. Mesmo faltando 2 voltas para o fim ainda não sabiam se o Hamilton iria fazer outra parada!

E essa parte também assino:

“Mas o melhor de tudo foi a ausencia dos comerciais chatos e poder acompanhar na integra o final da corrida, com a chegada dos carros, classificaçao e tudo mais.”

O que mais me deixa puto é que os caras ficam falando em cima do rádio das equipes. Porra isso é de uma ignorância absurda. Eu pensei que era só o Galvão, mas…

Janus
Janus
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Especificamente nesta questão do rádio acho que a Globo vai bem melhor que a SporTV. Já aprenderam a ficar em silêncio pra ouvir o rádio, coisa que os tagarelas Lito e o SM simplesmente não conseguem.

eduardo
eduardo
10 anos atrás

A chave da corrida foi a facilidade que Hamilton se livrou de pilotos mas lentos ao contrario de todos ous outros pilotos principalmente Vettel e Grojean,a Red Bull e a Lotus são carros que não favorecem as ultrapasaguens e Vettel e Raikkonem quase sempre consegue ultrapassaguens na mara e em pontos alternativos ao contrario da Mercedes e Ferrari que chega poe de lado e vai embora,muinta gente vai alegar que Hamilton teve mais braço mas a verdade que ele fez a aprocimação sem o carro perder equilibrio ao contrario do Vettel que cada vez que tentava uma aprocimação do carro da frente a Red Bull virava uma cadeira eletrica e para piorar não tinha velocidade para tentar na minuscula reta.O Buton ja jogou duro mas de uma vez dentro do limite da esportividade e nem passou pela cabeça dos comisarios qualquer investigação,o Grojean tenta fazer o que ele é pago para fazer que é brigar por posições e é punido,pareçe que a deçisão sabia de diminuir as pumições foi abandonada

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Coisas que eu tenho certeza que acho:

1- A Ferrari e o Vigaronso sempre dão um jeito de levar vantagem em tudo:

http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/comissarios-investigam-alonso-por-uso-inadequado-da-asa-traseira-movel-no-gp-da-hungria

Como sempre, passam a mão na cabeça deles.

2- A Mercedes demonstrou hoje que tirou enorme vantagem dos testes-segretos-revelados de pneus. Vencer na Hungria naquele calor sem estragarem os pneus como antes não me deixa mentir. Ou vão dizer que foi o Kevlar?

Como sempre, passam a mão na cabeça do Ross Brawn. Resquícios da Ferrari.

3- Quem não teve a mão passada na cabeça de jeito nenhum foi a Lotus e o Grojean. Aliás, o que fez este, o Grojean, perto do histórico do Perez é café-com-leite. E mais dia menos dia ganha uma corrida.

4- O Massa, bem, quem!?

O PENSADOR
O PENSADOR
10 anos atrás

Como é bom treinar, diga-se a Mercedes que depois do tal treinamento secreto, parou de consumir pneu e até ganha e ninguém reclamou disto até hoje, será quanto a Mercedes pagou para não levar punição? Se fosse o dono da Red Bull também fazia um treino secreto, já que pode mesmo…Acho que em 2014 poderiam trocar o Vettel ir para a Ferrari levando Cristian/Adrian e o Alonso ir para Red Bull levando Domenicalli… ai começaria a era Vettel/Ferrari… No mais vamos rumo ao tetra de Sebastian Vettel….

Horse
Horse
10 anos atrás

Se o Kimi trocar a Lotus pela RBR, a amizade entre ele e o Vettel não irá além da primeira curva que dividirem.

Johelmyr
Johelmyr
10 anos atrás

So tem mais uma coisa… Ou a idade chegou para o Alonso, ou ele não e o melhor piloto da geração. Parou de tirar leite de pedra faz tempo, e não ajuda em nada a Ferrari a desenvolver aquela merda! Quanto ao kimi, quando foi o ultimo erro dele? Nem sob pressão ele erra… Ser conhecido como iceman realmente é justo!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

O comentário continua repetitivo e o Herdeiro continua botando ordem na casa.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
10 anos atrás

Raciocinando por hipótese.Exercício de futurologia.Vamos supor que em 2014 Felipe Massa está fora da F1 e Felipe Nasr não consegue entrar, ou seja: não teríamos brasileiros na F1.Isto seria muito ruim, mas fico imaginando o que fará a Rede Globo se isso acontecer.A audiência cai ano a ano e, claro, sem nenhum brasileiro,deve despencar mais ainda.Não sei até que ano a emissora renovou o contrato com o Bernie, mas gostaria muito que,se fosse possível, a Globo rompesse o contrato.Eu sei que deve ter multa,etc, etc, mas seria legal ver a F1 na Band, na Record, ou, melhor ainda, exclusivamente no Sportv. Ficaríamos livre do Galvão Bueno e da suspensão da transmissão de corridas para exibição de jogos do Brasileirão e visita de Papa.

japa
japa
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 anos atrás

ahan… aí ninguém compra e a gente fica sem F1 de uma vez…

japa
japa
Reply to  japa
10 anos atrás

e o Sportv é da Globo,.. “jénio”…

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  japa
10 anos atrás

Eu sei que o SporTV é da Globo.O que você não entendeu é que no SporTV NUNCA há cancelamento de eventos esportivos para transmitir missa do Papa.E há TRÊS canais SporTV.Se a final do Brasileirão coincidir com uma corrida de F1, a exibição da corrida não será cancelada.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 anos atrás

E esqueci de dizer o óbvio ululante: se a Globo não quiser mais transmitir a F1, a Record e a Bandeirantes vão brigar para conseguir os direitos de transmissão.Quanto às outras TVs de sinal aberto, não se espera nada.O SBT (Sistema Bozo de Televisão) nem sabe o que é F1. E a Rede TV está falindo.

valter
valter
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 anos atrás

Existe um ditado que diz: Cuidado com seus desejos, pois eles podem te frustrar.
No passado, não lembro o ano e nem vou apelar ao Google, a Globo deixou de transmitir a temporada de F1 e a Band comprou o direito. Fiquei radiante no inicio, mas bastou um evento qualquer ligado ao futebol para a Band interromper a transmissão.

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  valter
10 anos atrás

Basta ver o que a Band fez com a Indy 500.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Leandro Batista
10 anos atrás

Valter: eu não preciso consultar o Google, pois vejo F1 na TV desde os anos 70.A Band transmitiu apenas a temporada de 1980 e mostrou – PELA PRIMEIRA VEZ – todas as corridas ao vivo.Nos anos 70, a Globo não transmitia tudo ao vivo.Metade do campeonato passava no Esporte Espetacular, NO DOMINGO SEGUINTE !! Detalhe: era exibido apenas um compacto da corrida.E a temporada de 80 é inesquecível: a Band, antes de cada corrida , mostrava de 20 a 35 minutos de reportagens.Vamos deixar bem claro: a Globo começou a mostrar todas as corridas ao vivo depois que a Band fez isso.

Felipe Lima
Felipe Lima
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 anos atrás

Se não me engano a F1 passará a ser transmitida pela Fox em rede fechada.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 anos atrás

Será o fim das transmissões de F1 no Brasil.
Infelizmente nenhuma das outras emissoras tem competência ou dinheiro para transmitir F1.
A Band quando fez isso anos atrás foi uma lástima pior que na Indy.
E a Globo não vai pagar para o Sportv passar, mesmo porque já teve corrida sem nenhum dos 2 transmitir, (O Sportv preferiu transmitir um joguinho, lembra?)
O fato real é o seguinte, se tiver patrocinador, a Globo passa, se não tiver veremos a F1 na internet.
Isso sem contar que até Interlagos pode cair fora.

Sanzio
Sanzio
10 anos atrás

[Off]
O Kovalainen deu uma mitada hoje. A mina dele postou uma foto dele dando autógrafos na saída do circuito. Dá uma olhada qque marca é o carro (in memorian)!
https://twitter.com/KataHyde/status/361516747750256640/photo/1

alam
alam
Reply to  Sanzio
10 anos atrás

O Kimi entende de automovel!!!!!!

Ricardo
Ricardo
Reply to  alam
10 anos atrás

Kimi?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Kimi Kovalainen.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Coisas que eu acho que acho:

1- O V3443l perdeu esta corrida por 0s038.

2- O conterrâneo Button facilitou de mais a vida do Hamilton, deixando-o passar e segurando o V3443l com unhas e dentes até este ficar mais de 10s atrás do Mercêdico. Depois que o Hamilton parou nos boxes da McLaren dias desses, parece que fizeram um pacto. Aliás o Button demonstrou ser muito melhor companheiro de ex-equipe do que o Rosberg o é de equipe.

3- O Hamilton é provavelmente o piloto mais rápido do grid atualmente (que passadaça que deu no Werber e 2 vezes. Esse, o Webber, é que não é companheiro de equipe mesmo). Acredito que a Mercedes e ele, Hamilton, podem lutar pelo título sim. Afinal, 48 pontos são tirados com 2 vitórias de um e dois abandonos de outro.

4- Uma boa metade de campeonato para V3443l e sua Red Bull. O único (e grande) senão foi a quebra em Silverstone a poucas voltas do fim. Aqueles 25 pontos dariam uma tranquilidade melhor. Talvez fique de alerta para a equipe não dormir no ponto. A boa notícia é que nas pistas fora da Europa o V3443l se dá muito bem.

5- Já o Choronso, bem, quem!?

Tom
Tom
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Coitado a cota racial voltou,cuidado leoa o hamilton só ganhou por causa do Button,ela não sabe conservar pneus ,A red Bull sobra,se Vettel não tivesse sido segurado,teria ganhado,?não desvalorize o Alonso,pois ele foi o único capaz de dar emoção ao campeonato de 2010 e 2012,sem ele Vettel teria levado o campeonato metade do ano,sem esquecer,que em 2010 Hamilton tinha 15 pontos de frente e foi fazer cagada em cima de cagada,para batendo 2x no Massa,e por ultimo a ultrapassagem de Alonso em Spa em 2007 e no Canadá este ano ano foi épica.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

É………continua achando……enquanto arrumarem “punições” inexistentes pra favorecerem o alemãozinho! Pois senão, seria 4 colocado no máximo!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

E o Alonso seria 6o?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Sexto com “louvor”…

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Certo Pinto, com louvores sim !!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Louve, Segafredo, o merecido (mas não acontecido) sexto lugar do Dick Júnior!

Hahahaha! (quatro… e vai ficar bonito).

Tevez
Tevez
10 anos atrás

Forramos…apostamos no Robinho pagou 8 x 1…Eu sabia que ele ia me forrar…bora

Nelson
Nelson
10 anos atrás

O gorjã foi punido porque furou a chicana acelerando e ganhou tempo com a manobra. O texto avisando da punição deixou isso claro. “passou fora da pista ganhando vantagem”
Em vez de passar fazendo suas curvas a 110. Ele passou a 130 reto. Se ganhar tempo com a manobra é punido.

É só ver a distância que ele ficou de vettel depois de passar reto.

Wellness
Wellness
10 anos atrás

E o button abrindo a asa sem ter ninguém na frente dele??? Não vão investigar??

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Wellness
10 anos atrás

“…button abrindo a asa…”

Que pássaro é esse?

Ricardo
Ricardo
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Se nao entendeu tá no blog errado. Ou é xarope mesmo!

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Quando ele passou no ponto de detecção da asa móvel ele estava atrás do Chilton, pronto pra colocar uma volta na Marussia. Mas o Chilton foi pro box e com isso deu a impressão que o Button usou o DRS de forma irregular. Pessoal do Sportv que vacilou nessa.

Fernando Sandrini
Fernando Sandrini
Reply to  Wellness
10 anos atrás

Tinha um retardatário na frente dele no ponto de detecção, antea da entrada dos boxes. O retardatádio(era uma Caterham) entrou no box mas ele permaneceu com o direito de usar o DRS.

Daniel
Daniel
Reply to  Wellness
10 anos atrás

Passou despercebido na transmissão que:
o ponto de cronometragem para abrir a asa móvel era antes da entrada do box, um carro da Marussia (retardatário), passou nesse ponto a menos de 1 segundo do Button e, em seguida, parou nos pits. Foi por isso que o Button teve o direito de abrir a asa.

Frentzen
Frentzen
Reply to  Wellness
10 anos atrás

Acho que o Button estava atrás de um retardatário e abriu a asa, só que o outro imediatamente entrou no box (parece que a linha que define a abertura de asa fica bem junto à entrada do box). Então a câmera do fim da reta mostra o Button chegando sem ninguém à frente e com a asa aberta, pareceu bem estranho mesmo. Isso também aconteceu com o Alonso, salvo engano, ele estava atrás já não lembro de quem (Webber, Button ou Grosjean), e esse alguém entrou no box imediatamente após o Alonso abrir a asa, e a câmera do fim da reta flagra o mesmo andando livre, leve e solto com asa aberta sem ninguém à frente. Confusa, a tv húngara.

Cyro Ferraz De Cicco
Cyro Ferraz De Cicco
10 anos atrás

Hamilton tá chegando! Sonhar não custa nada mesmo e torço muito por ele. Não aguento mais Vettel campeão toda hora. Não adianta ter corridas emocionantes se no final acaba dando sempre o mesmo cara. Imaginem, o quarto título consecutivo do Vettel? Tudo bem, muito bom pra ele, demonstra que o cara é fodão, que o Newey é fodão, mas pô eu não aguento mais e sabemos que Hamilton, Alonso, Raikkonen são todos fodões também!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Cyro Ferraz De Cicco
10 anos atrás

Os três últimos são fodões ao quadrado. O Vettel é fodão ao cubo!

Wallace
Wallace
10 anos atrás

Não vi a corrida, mas como lí aqui no GP o Grojão levou um drive e tomou mais 20s no seu tempo na mesma corrida????? É serio isso????? Vou ver o VT para descobrir as razões disso.

Flavio,

Parabéns pelo seu projeto Interlagos, simples e eficiente. Já podemos fazer abaixo assinado e protestos a favor. Qualquer um de bom senso e não corrupto aprova. É isso.

Breno Pontes
Breno Pontes
10 anos atrás

Hamilton estava realmente com sangue nos olhos, o mesmo Button que segurou o Vettel por diversas voltas não foi páreo para segurar seu compatriota por apenas 1 volta e meia. Webber levou dois dribles que Neymar assinaria e ainda ficaria com inveja. Enfim, não acho que o Hamilton vá brigar pelo título, até porque, além da diferença de 48 pontos, não é certeza que a mercedes tenha resolvido em definitivo(by galvão) os problemas dos pneus.