TÚNEL DO TEMPO

SÃO PAULO (inacreditável) – Esta concessionária VW está fechada desde 2002. Com tudo dentro, alguns carros 0 km inclusive. E peças, documentos, mobiliário, ferramentas. Tudo novinho, limpinho e em ordem. Grama cortada. Fachada pintada. O dono vai lá todo dia. Mas está fechada.

Fica no interior do RS. E mais não conto, porque não sei se posso, ou devo. As fotos são do Reginaldo de Campinas, um arqueólogo.

659

Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jose Nilso
9 anos atrás

É bem verdade que negociantes sérios tenham que se render a fabricantes inescrupulosos que querem enfiar carros a goela-abaixo todos os meses, e , o proprietário praticamente se torna um refém das montadoras. Bela atitude do Sr. ?, que encerrou as atividades, deve ter pago todas as dívidas, e está tranquilo, vende ou não vende é um problema dele, se vive de nostalgia também, é um direito dele. No entanto, se conhecesse alguém que eu conheço, viveria muito bem, sem recordações tristes, só das boas. Que Deus abençoe e procure conhecer aquele que é verdade e vida em abundância para todos.

jose irineu ferreira
jose irineu ferreira
10 anos atrás

Ola
Amigo

Bom dia

Esta historia da concessionaria da VW´ e muito notavel, simplesmente sobre as invasões das concessionarias , do Japão , China , e etec. outras , traz as suas revendedoras , fabricas, para vender pelo um preço absurdo muito fora da realidade , para um governo , que lhe da um aumento salarial, de 6 %, que clace media vai quantinuar, ainda a presidenta quer ser reeleita e aumentando o petroleo e dando um poder aquisitivo miseravel.

jose carlos cacavaio
jose carlos cacavaio
10 anos atrás

Olha eu acho muito triste mesmo, ele deveria vender todos os carros, e as peças também, devolver o prédio a quem de direito e curtir o resto de vida que ele ainda tem, viajar, passear, visitar pessoas que ele conheça, infim curtir a vida é o que iria fazer, esquecer o passado, guardar lembranças só das coisas boas e só. Não vale a pena ficar se torturando visitando a loja e ficar pensando. Isso só desgasta e deixa a gente parar no tempo. É a minha opinião.

Junior
Junior
Reply to  jose carlos cacavaio
10 anos atrás

Em resposta ao Sr Jose, tomei conhecimento que o imóvel pertence a ele mesmo, assim como os carros todos comprados com nota fiscal da fabrica manuais e tudo mais.

Hugo Hofmann Filho
Hugo Hofmann Filho
10 anos atrás

Tomei conhecimento através de notícia do jornal Zero Hora, de Porto Alegre RS, vinculada na internet. No ultimo domingo, 11.08, o programa da RBS TV, Tele-Domingo, trouxe reportagem a respeito. Realmente é algo atípico. Estou restaurando um VW”Fusca” 1500 ano e modelo 1975, está na família a mais de três décadas e vi a oportunidade de conseguir”talvez”, alguns itens de reposição. Há como informar fone de contato?

Reginaldo de Campinas
10 anos atrás

Errata: Concessionária foi fechada em 2004 e não em 2002 como eu passei por engano ao Flávio Gomes, veja neste post do Facebook de 29/10/2011 dia seguinte que estive lá.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.285334868154678.69572.267154976639334&type=1
A data que estive lá também pode ser conferida na foto que fiz do
jornal que estava em cima da mesa.

Maria
Maria
10 anos atrás

Não entendo pq o dono deveria liquidar o estoque; tem gente que valoriza as coisas pelas lembranças que trazem. Ele deve ser aposentado e, pelo que li na ZH, passa o tempo lá. Tem aposentado que passa dormindo, uns passam fofocando na praça, outros o dia todo vendo tv, ele passa lá cuidando do patrimônio que tem. Pelo que li ele sabe o quanto isso vale também.
E por que uma pena tudo parado? Isso é praticamente um museu e acho que ele considera assim. Se vender alguém pode detonar o carro ou sei lá, iria comprar para se mostrar, e mostrar ele já faz. Ele também é colecionador,de certa forma, e parece cuidar bem dos carros.
Li vários sites e, no primeiro que li a história não dava pena, e o dono parece bem consciente, só guarda boas memórias da época,como qualquer um faz com fotos e bens de entes queridos,etc. É triste, se a pessoa olhar tudo pelo viés da piedade; eu achei uma história bonita e realista, e só.
E acho que ele deve preservar o que gosta, vai vender pra fazer dinheiro e por no banco? Ali ele curte os carros, se distrai cuidando deles e conversando com as pessoas. E tem relíquias,quem não gosta disso?

Reginaldo de Campinas
10 anos atrás

Vários sites estão mostrando estas fotos, depois que foram amplamente divulgadas através do site do meu amigo Flávio Gomes http://flaviogomes.warmup.com.br/2013/07/tunel-do-tempo-3/ , alguns pediram autorização, como R7, Noticias Automotivas, G1, os demais não.
Quero deixar claro que não adianta ligar ou ir ate a concessionária, a mesma não esta aberta para visitação as peças não serão vendidas e os carros são da coleção particular do dono e não também não serão vendidos, agradeço a colaboração e compreensão de todos.
Reginaldo de Campinas
http://www.reginaldodecampinas.com.br

Reginaldo de Campinas
10 anos atrás

Vários sites estão mostrando estas fotos, depois que foram amplamente divulgadas através do site do Flávio Gomes http://flaviogomes.warmup.com.br/2013/07/tunel-do-tempo-3/ , alguns pediram autorização, como R7, Noticias Automotivas, G1, os demais não.
Quero deixar claro que não adianta ligar ou ir ate a concessionária, a mesma não esta aberta para visitação as peças não serão vendidas e os carros são da coleção particular do dono e não também não serão vendidos, agradeço a colaboração e compreensão de todos.
Reginaldo de Campinas
http://www.reginaldodecampinas.com.br

asbaldo soares
asbaldo soares
10 anos atrás

Nossa, que historia incrível, se alguém tiver mais algumas informações…por favor se manifeste!

Flávio
Flávio
10 anos atrás

A história contada no sítio do Reginaldo de Campinas é melancólica e de cortar o coração. Mas ao ler os comentários no blog sobre o que acontece na realidade, a torna quase ficção.

klaus
klaus
10 anos atrás

Estive na concessionaria há uns 10 anos; havia Gol 96/97 zero km à venda; era só fazer a revisão de entrega e faturar o carro. Não saiu negócio, mas fiquei com o cartão do dono da agência de lembrança.
Klaus – Lajeado RS

laercio santin gazola
laercio santin gazola
Reply to  klaus
10 anos atrás

blz Klaus vc teria um numero pra contato com o dono da concessionaria

klaus
klaus
Reply to  laercio santin gazola
10 anos atrás

no cartão consta: (51)37201011; fax 37201033

Jonathan
Reply to  klaus
10 anos atrás

Klaus, sou aqui de Arroio do Meio.
Poderia por favor me dizer onde fica a concessionária?
Se quiser me add no face é Jonathan Köhler de Arroio do Meio.
Ficaria muito grato se me fizer este favor.
Att

klaus
klaus
Reply to  Jonathan
10 anos atrás

A loja fica na entrada de Estrela, logo depois da rodoviária. E o dono mora aí em Arroio do Meio.

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Seguinte, ele não lá por ser louco nem nada, ele vai lá trabalhar sim! Não só com venda de peças, mas ele ainda comercializa carros 0km, principalmente com garagistas! E ainda ganha bem! Sobre manter a estrutura defasada, rolos na justiça, etc não serei eu quem vai entregar o que aconteceu, só digo que se esse cara pudesse voltar no tempo, no ato o faria e reveria algumas decisões erradas que tomou justamente com o objetivo que ironicamente hoje percebe que não é tudo: dinheiro.
Alberto – Estrela-RS

David Mattos
David Mattos
10 anos atrás

Olá FG, meu pai foi dono de uma concessionária VW por mais de 20 anos, e eu cresci neste ambiente, exatamente como nas fotos (até o aparelho telefônico nas mesas era igual). Essas fotos me fizeram voltar no tempo e pude sentir o cheiro da oficina, da seção de peças, e principalmente dos carros novos.
Tal como o ocorrido com a concessionária desta matéria, na mesma época (em torno do ano 2000) o meu pai decidiu vender a concessionária para um grupo grande que atua no mesmo ramo. Os “planos” do meu pai era que eu e meu irmão herdássemos a concessionária, mas a situação econômica do país, as mudanças do mercado de automóveis, e as políticas internas da VW, fizeram com que não houvesse tempo para tal. Não pudemos esperar.
São raras as concessionárias no Brasil hoje, que são lojas únicas, ou seja, que os seus donos tem apenas aquela concessionária. Elas hoje pertencem a grandes grupos, são redes de concessionárias. Os “pequenos” se viram sem opção, ou vendiam ou fechavam.
Abraços!!

Arthur Boechat
Arthur Boechat
10 anos atrás

Isso é história, deve ser preservada, entendo o dono, mas isso de certa forma não será bom para ele quando morrer, ele deve ser uma pessoa muito apegada a bens materiais, eu entendo ele perfeitamente. E particularmente eu faria uma festa dentro desta loja, seria como uma criança em parque de diversões, muito bom.

Maicon
Maicon
10 anos atrás

alguém pode me dize pq o dono não vende esses carros todos ai eles estão bloqueados em justiça alguma coisa do tipo????que sonho compra essas 2 quantums e esse santana em kkkkkkk estão zerados que coisa linda,tenho um santana 1997 vermelho real perolizado mais eu compraria esses 3 santanas ai em ficaria com 4 santanas na casa kkkkkkkkkkkkkk.. 2 santana e 2 quantum que vida loka em kkkk…

Flávio Miranda
Flávio Miranda
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Rs… ( não é um porsche 911 )

Andre Gatti
Andre Gatti
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

realmente, é triste.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Não, não sabem. A partir do momento que elas nascem já adquirem o habito de viver em redes sociais inúteis e cafonas, não conseguem ler um misero paragrafo até o final e não sabem escrever, pois não sabem ler. Analfabetos funcionais e digitais.

Junior
Junior
Reply to  Maicon
10 anos atrás

Maicon.
segundo eu soube (carceres de fontes) ele nao vende por que nao quer mesmo, todos os carros são de propriedade dele e nao da fabrica, todos foram comprado pela concessionaria dele e tem notas da fabrica

Levi Davet
Levi Davet
10 anos atrás

Lindo.

Miguel G
Miguel G
10 anos atrás

Pois é, eu tenho um Jipe 68 com motor Câmbio originais e adoro o danado. tenho uma Kombi 71 toda detonada para reformar e vou reformar.Dou enorme Valor a eles, mais que o meu carro L200 do ano.
Os carros que estão na concessionária são todos maravilhosos e a história de vida do dono é triste e ao mesmo tempo maravilhosa, ou seja, tudo tem sua história e o respeito a história, afinal tudo tem seu valor,
Só quem não tem sensibilidade, vê mediocridade nisso tudo …

Sidney
Sidney
10 anos atrás

Deveriam mandar as fotos e links para a VW.
Mas que ALMA estará lá para sentir remorso?

A única maneira de revitalizar algo assim é alguém do Marketing da VW bolar alguma coisa que gere renda ou mídia.

Selva de pedra! Coração de ferro! Ambição de ouro!

Moisés
Moisés
10 anos atrás

Bom dia pessoal.
Sou de Estrela RS, a cidade da concessionária que parou no tempo, VW Comercial Gaúcha.
Passo ai na frente todos os dias e desde que me conheço por gente esta tudo intacto, pintura sempre em dia, jardim em perfeito estado, tudo limpo e organizado.
É uma estrutura grande com oficina, estoque, box para os carros, patio cercado com estacionamento na principal avenida da cidade.
Essa loja é o hobby do dono, um passa tempo, alem do sp2 que foi citado acima ele tem pra uso particular um Santana GLSI, um gol Star, um Fusca 1600, uma kombi ainda adesivada “Comercial Gaucha” e ouvi falar que colocou a rodar um fusca ultima série 0 km que tinha parado.
Ao passar na frente é como se estivesse voltado mais de 20 anos no tempo. Aos apreciadores é um lugar incrível.

Abraço.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
10 anos atrás

pela mobília e pelos carros lá expostos parece ser 1992 e não 2002….a história é incrivel e me fez ficar viajando na rotina deste sr…

Jones Moraes
Jones Moraes
Reply to  Marcelo Pacheco #49
10 anos atrás

Marcelo, também imaginei que fosse 1992, pela mobília. Mas as fotos da oficina, no site do Régis, mostram um gol bola que prova que, no mínimo, ali, já era meados de 1990. A concessionária ‘autorizada’ deve ter acabado mesmo em 2002.

Carlone Papa
Carlone Papa
10 anos atrás

O cara perdeu o que mais gostava (a mulher), tomou um aperto da fábrica (metas de 60 para 160/mês) e pirou com o quadro todo. Pauleira meu.
Simples parece, mas deve ter sido duríssimo de viver..
Todo o respeito ao cidadão, se é que foi isso mesmo.

Paulo Duavy
Paulo Duavy
10 anos atrás

No site do Reginaldo diz:
DESCRIÇÃO:

Concessionaria fechada em 2002, estas fotos Eu tirei em 28/10/2011, tudo permanece como em 2002, vários carros 0km a faturar guardados pelo proprietário, realmente incrível.

Perguntei ao dono o que tinha acontecido, ele respondeu:

´´A fábrica chamou todos os revendedores e deu uma nova cota mês para ser alcançada naquele ano, quem não conseguir eles iriam descredenciar “

Na época ele vendia em torno de 60 carros mês, e queriam 160.

Imediatamente ele se levantou, voltou para sua concessionária, fez a demissão de todos os funcionários, e tudo ficou como esta nas fotos, ali o tempo realmente parou.

Em seguida sua esposa que ele tanto ama veio a falecer, digo ama, pois senti em sua voz embargada e nos teus olhos, o quanto ela faz falta, com tantos acontecimentos difíceis acredito que ele ficou sem um Norte, sem uma direção, e isso…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Paulo Duavy
10 anos atrás

Muito triste, alguém conseguiu algum meio de contato? Vale a pena tentar comprar alguma coisa para resgatar parte dessa história…

Reinaldo Bascchera
Reinaldo Bascchera
10 anos atrás

Realmente incríveis, as fotos e a história do local! O Fusca mais empoeirado parece ser um Série Especial cor Verde Cristalino, um dos fuscas mais raros (já que foram produzidas poucas unidades em 84 ou 85, não sei bem) e bonitos já feitos, na minha opinião. Sensacional a história, a antiga concessionária daria tranquilamente para ser transformada em Museu…

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
10 anos atrás

Eu acho q a cuia de chimarrão denuncia tudo!

Renato Amorim
Renato Amorim
10 anos atrás

mais uma do Reginaldo!! e a história por traz desta situação é curiosíssima !! que lugar!!

Tevez
Tevez
10 anos atrás

Admirável o trabalho que o Reginaldo faz….

Serginho
Serginho
10 anos atrás

Isso aqui eu achei num outro blog:

“…e com relação o que aconteceu ao dono eu digo que quando não se tem o que a gente ama tudo que temos se torna inútil eu sei pois perdi as uns dois anos uma coisa que muito quero e até hoje não costumo dar valor ao que está em volta…”

Serginho
Serginho
10 anos atrás

“E mais não conto, porque não sei se posso, ou devo.” Esse ” devo” que o Flávio diz pode indicar que o caso tem alguma coisa a ver com justiça…

Gus
Gus
10 anos atrás

É em Estrela mesmo, reduto da colonização alemã – consequentemente, muito afeitos aos Volks.

Acho que já passei por essa agência e é incrível ver as velhas Quantum (carro mais caro do brasil no começo de 1992) zeradas.

Queria uma Family (ultima série especial) dessas para mim, bom carro.

Martinho
Martinho
10 anos atrás

A resposta para o mistério está no link indicado pelo Flávio, basta rolarem a página até o fim.

Czar
Czar
10 anos atrás

Que história triste…

Espero que seja apenas curtição e uma forma de preservar a boa fase ainda com a esposa.

Só que está mais parecendo dificuldade para virar a página.

André
André
10 anos atrás

Conheço o lugar. O dono vai lá todo dia. Chega cedo toma o seu chimarrão e aguarda os clientes. Sempre se acha alguma coisa no seu estoque de peças. E tem mais o carro que ele anda diariamente é um SP2.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
10 anos atrás

Eu nasci em 1984, e quando eu vejo alguém falando mal de carro antigo, eu penso: um dia eu vi meu tio com um Passat iraquiano em alta rotação, meu pai chegando em casa com o Fusca do trabalho. Me lembrei agora de uma lavação de carros que tinha aqui em Balneário Camboriú e depois de 22 anos fechou, a Johnny Lava Car.

Eu parava de bicicleta na frente dessa lavação só para ver os carrões, Gols gts, gti, Escorte xr3, Kadett gs e gsi, miuras, opalões, e naquela época eu nem sabia o que era motores lacrados, pistões, que o combustível era caro, que peças tinham vidas uteis etc:

Todos os carros que citei acima tinham motores lacrados, foram um dia inteiros originais, pelo menos motor, lataria, pintura. Que delícia lembrar disso, pena que alguns não entendem…aqueles ronquinhos de motores lacrados em baixa rotação do Santana a Alcool, Gol gts, carros com motores ap 1.6 são coisas que sumiram. Parabéns para esse senhor de Estrela RS.

Jr.
Jr.
10 anos atrás

S-U-R-R-E-A-L!!!!!!

Eu compraria um desses 2E pra trocar pelo miniprogressivo do meu Voyage… rsrs
Flavio Gomes, percebeu o painel de Passat? Cabe certim no seu Surf!

ricardo guerrero
ricardo guerrero
10 anos atrás

Difícil acreditar, vou sonhar com isso

Paulo Eduardo
Paulo Eduardo
10 anos atrás

Estou encucado com o fato de como em pleno 2002 ainda havia carros de meados dos anos 1990 ainda não vendidos. Desse jeito não bateria quota alguma mesmo.
O dono certamente é daquelas pessoas cuja paixão pelos carros pela mecânica e oficina vai muito além do comércio e dinheiro.
Infelizmente, no mundo de hoje não há mais lugar para pessoas assim. Ou você vende a alma ou está fora.
Perdeu a concessionária mas ganhou o Céu.

Matheus
Matheus
10 anos atrás

Vc viu nesse site a concessionária fiat recheada de audis fechada tb?

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
10 anos atrás

Mais triste do que ver esses carros parados (autoimóveis) é ver uma fonte geradora de empregos, e consequentemente riquezas, desativada. Um desperdício.
Detroit na semana passada, essa agora… Depressivo.

JP
JP
10 anos atrás

É uma mistura de sentimentos. Fascinante e ao mesmo tempo, triste. E em 2002 ele ainda vendia fuscas?
Por isso gosto do interior do Brasil

Fred
Fred
10 anos atrás

2002? Pela modernidade das carroças VW, é totalmente cabível pensar que as fotos são de 92. Ou 82. Quiçá 72. Um gringo pensaria assim…

E a Quantum é tosca, pelamor.

IRIO ALEXANDRE
IRIO ALEXANDRE
Reply to  Fred
10 anos atrás

Tosco é seu comentário……………………

Jr.
Jr.
Reply to  Fred
10 anos atrás

Tosco é seu comentário………………………..(2)

JP
JP
Reply to  Fred
10 anos atrás

Tosca é a sua existência.

RL
RL
Reply to  Fred
10 anos atrás

Tosco é vc ter nascido….

Fred
Fred
Reply to  Fred
10 anos atrás

Ora bolas! Imagino que vocês todos tenham uma Quantum 02 na garagem, não é?

JP
JP
Reply to  Fred
10 anos atrás

Qual o seu carro? Fala aí pra gente…

Wagen
Wagen
Reply to  Fred
10 anos atrás

Vc é um otário!
Se não curte isso o que tá fazendo passeando por aqui seu idiota!

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Fred
10 anos atrás

Tosco é vc, seu comentário e vc ter nascido.

Fernando Parlangeli
Fernando Parlangeli
Reply to  Fred
10 anos atrás

Cada boçal que aparece aqui…….podia ficar sem essa amigo, comentário inútil.

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
10 anos atrás

Estrela RS.
Essas fotos me fizeram lembrar do tempo que eu trabalhei numa concessionária VW bem parecida com essa, a Gravel, em Gravataí-RS. Até o relógio ponto é igual.

Venax
Venax
10 anos atrás

Quando o dono falecer os herdeiros vão se desfazer de tudo rapidamente. Já trabalhei com relógios antigos e a maior fonte sempre eram as peças deixadas pelos pais e avôs. Ainda mais quando são produtos que não tem que passar por inventário. No caso desses carros tem que ver como fica a situação fiscal já que nunca foram emplacados oficialmente.

Djalma Fogaça
10 anos atrás

Cara, q negócio maluco, demais !

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Para quem gosta realmente de carros e historia, e de cortar o coração ver essas imagens e ler a historia que o cara conta, realmente so quem passa por algum drama sabe, por isso fica apenas o meu lamento de não poder fazer nada alem de ficar com um no na garganta pelas imagens, assim que puder irei la para ver de perto esse showroom deve ser demais, isso que andei la e não sabia disso, que pena

Reginaldo de Campinas
10 anos atrás

Perguntei ao dono o que tinha acontecido, ele respondeu:

´´A fábrica chamou todos os revendedores e deu uma nova cota mês para ser alcançada naquele ano, quem não conseguir eles iriam descredenciar “

Na época ele vendia em torno de 60 carros mês, e queriam 160.

Imediatamente ele se levantou, voltou para sua concessionária, fez a demissão de todos os funcionários, e tudo ficou como esta nas fotos, ali o tempo realmente parou.

Em seguida sua esposa que ele tanto ama veio a falecer, digo ama, pois senti em sua voz embargada e nos teus olhos, o quanto ela faz falta, com tantos acontecimentos difíceis acredito que ele ficou sem um Norte, sem uma direção, e isso…

Reginaldo de Campinas

Luiz Atilio
Luiz Atilio
10 anos atrás

Que jeito gostoso de curtir a saudade. Lindo.

Rodrigo Martins
Rodrigo Martins
10 anos atrás

excêntrico o cidadão ou não?!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

Realmente não dá para entender as diferentes emoções que se sente ao ver as fotos.

AlvaroMegamix
AlvaroMegamix
10 anos atrás

Alguém sabe porque esta fechada? Porque o dono vai la todo dia? Abraço

willian
willian
10 anos atrás

Quanto será que vale uma Quantum dessas 0km?