MENU

sexta-feira, 2 de agosto de 2013 - 21:37Colunas Warm Up

ALONSITO

SÃO PAULO (paciência, hermano) - Na coluna Warm Up de hoje, cartinha para Fernando Alonso, que anda meio nervoso com a falta de perspectivas da Ferrari nesta temporada. E talvez no futuro, vai saber. Um trecho:

selinhoalonsoO que parece é que você está vivendo o que Senna viveu quando a Williams começava sua hegemonia no início dos anos 90. Ele sabia que não teria muitos anos de carreira pela frente e não tinha mais paciência para esperar a McLaren iniciar um novo ciclo dominante. Essas coisas levam tempo. Quatro, cinco anos. Você está mais ou menos nessa. Mais quatro ou cinco anos é aposentadoria. As coisas precisam acontecer agora. Ou logo. E logo é tipo ano que vem. No más.

Para ler tudo, é só clicar aqui.

59 comentários

  1. Cassius Clay Regazzoni disse:

    O “se” é uma conjunção da língua portuguesa muito utilizada pelos medíocres para desculpas esfarrapadas.

    Vejo muitos defendendo o argumento de que, “se” o Picareta das Astúrias estivesse na RedBull, teria ganhos os três campeonatos que Vettel ganhou com os pés nas costas.

    Isto denota uma arrogância sem limites, uma inveja corrosiva e uma ignorância legítima de pena.

    Meus caros, Alonso não está na RedBull porque nunca se esforçou para isso, nunca quis apostar em um projeto de longo prazo que visava transformar uma equipe desconhecida em uma equipe vencedora.

    Se lembrem que o projeto RedBull começou a dar frutos já em 2008, com Vettel na Toro Rosso (equipe B) e Webber e Coulthard como titulares.

    Nesta época, com status de bicampeão mundial (único do grid) e patrocinadores fortes, Alonso poderia ter apostado na equipe austríaca e faturado horrores em uma possível parceria com Newey. Mas não, como a prima donna que é, só tinha olhos para se oferecer para a Ferrari (maior orçamento da F1). Além é claro, se envolver no maior escândalo da história da F1 (Cingapura) como principal beneficiário. Isto depois de também se envolver no segundo maior escândalo da F1 (Stepneygate), também como beneficiário. Gente boa não é mesmo.

    Enquanto isso Vettel chegava à sua primeira vitória da carreira em Monza, dentro de uma ToroRosso, selando sua entrada na equipe principal no ano seguinte, ou seja, vinha de baixo, mostrando resultados e galgando seu sucesso com esforço e dedicação ao projeto Redbull.

    Agora, que Vettel e RedBull formam uma equipe quase imbatível, aparecem os fãs do Picareta para desmerecer o tedesco e abusar da conjectura dos invejosos incompetentes, o “se”.

    Alonso não é e nunca será mais piloto que Vettel, os fatos, os números, as circunstâncias e a trajetória das carreiras dos dois pilotos provam que Vettel é um piloto superior, com, no mínimo, mais visão que o espanhol. Isso para não falar de comprometimento, liderança e outros quesitos que forma as qualidade de um piloto.

    Alonso tem 4 anos de Ferrari como o piloto número um. Manda e desmanda dentro da equipe, tem poder de veto e voz ativa na escolha das principais peças do time. Se a Ferrari não dá resultados e não faz um bólido competitivo, ele tem uma grande parcela de responsabilidade no resultado final.

    Ademais, se sobressair pilotando um carro considerado inferior (o que em ritmo de corrida muitas vezes provou ser um mentira), ao contrário do que muitos imaginam, é muito mais fácil do que pilotar o carro considerado o melhor do grid. Qualquer bom resultado de Alonso é sempre festejado, já o que Vettel conquistar é sempre colocado sob suspeita pelos recalcados. A eterna ladainha dos invejosos incompetentes.

    Em um síntese, é muito fácil desmerecer o sucesso alheio depois que ele está consolidado. Agora, arriscar, trabalhar e construir o sucesso do nada, só os grandes campeões conseguem.

    O choro é livre, chuuuuupa Alonsito das Lamúrias.

    • Christian disse:

      Perfeito ! Parabéns ! E fazendo coro; CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA ALONSO!

      • Allez Alonso! disse:

        lol, quanto esforço pra tentar menosprezar um piloto como o Alonso, não vou perder nem meio segundo com o dedo no nariz, até pouco tempo atrás ele achava que o Vettel havia começado na toro, veja só! Sabe tudo esse cara! Prefiro ficar com minha opinião, vocês com a de vocês. Abraço!

      • Paulo Pinto disse:

        Allez, até o próximo vice…

      • Cassius Clay Regazzoni disse:

        Que eu saiba Vetell começou testando às sextas-feiras na BMW.

        Eu acompanho F1 há mais de 30 anos mané, não sou fã boy histriônico como você.

        Vi Lauda, Rosberg, Piquet, Senna, Villeneuve, Arnoux, Prost, Hakinnen, Schumacher e muitos outros ao vivo.

        Eu considero Alonso um mala arrogante e trapaceiro, mas nunca disse que Alonso é um piloto ruim, aliás, ao contrário, ele é um dos melhores do grid junto com Raikonnen, Hamilton. Button vem um pouco atrás.

        Mas considero Vettel o melhor da atualidade pelo conjunto de suas características.

        Alonso sabe mesmo é destruir psicologicamente pilotos meia boca como Massa e Trulli, em matéria de pilotagem Vettel não deixa a desejar em nada à habilidade de Alonso, isso com seis anos a menos de carreira.

    • José Brabham disse:

      Posso assinar embaixo?

  2. Oi? disse:

    Muita marra e filosofia barata para pouco talento “samurai-magic”.

  3. Gilberto Neto disse:

    Belo texto Flavio Gomes ! Quando não se trata de politica você é extremamente lucido e inteligente.

  4. Carlos Ribeiro disse:

    Muito bom, caro Flávio Gomes!! Por isso sou seu fã!

  5. Igor Dusse disse:

    O Alonso provavelmente é o piloto que mais consegue tirar todo o potencial de um carro de Formula 1. Se imaginarmos, hipoteticamente, que todos tivessem o mesmo equipamento provavelmente ele seria o campeão.
    Entretanto após estes anos na Ferrari, eu vejo que ele não deve saber trabalhar em equipe e progredir o carro como Piquet fazia. Tanto que dos 3 títulos do Vettel, em dois (2010 e 2012) Alonso era o líder do campeonato e no final o Vettel passa e conquista o título.
    Mesmo no seus 2 títulos pela Renault (basicamente a mesma Lotus do Raikkonen) o Alonso começou o campeonato muito bem (tinha o melhor carro), mas permite a aproximação de Raikkonen (2005) e Schumacher (2006) e acaba conquistando o campeonato por infortúnios do seu rival.
    Lógico que existem outros fatores (por exemplo a Renault não possuía orçamento para manter a evolução do carro ao longo da temporada), mas começo a achar que temos que avaliar, sim, que um dos fatores da Ferrari não evoluir o carro ao longo da temporada seja uma incapacidade do Alonso (e do Massa).

    • Matteoni disse:

      O sistema de largada da Renault ganhava 4 posições para o Egocentronso antes da 1ª curva. Talvez por isso ele é tão ruim de classificação. Se acostumou mal!

    • Marcelo P Gritti disse:

      Desde que o KIMI deixou a FERRARI, os carros de maranello não evoluem durante a temporada, quando KIMI venceu e no ano seguinte quando quase deu MASSA o carro evoluiu durante a temporada. Bem com a chegada de ALONSO o carro estaciona e fica, é logico que ele (ALONSO) consegue extrair tudo que o carro pode dar. Porém não existe evolução durante a temporada, na minha opinião porque nem ele (ALONSO) e nem seu companheiro (MASSA) tem aptidão para tal. Em compensação veja a McLaren desde a saída de HAMILTON o carro parece um trator estacionado, afinal ZE BUTAO (BUTTON) dirige macio, mas desenvolver o BOLIDO nada. Em compensação HAMILTON desenvolve tanto que a MERCEDEZ já aprontou varias este ano, apesar do desgaste de pneus.

  6. Matteoni disse:

    Só uma coisa a acrescentar:

    Chupa, Alonso!

  7. SIMÃO disse:

    FG… vc tá cheio de razão… o Alonso, assim como todos que ganham na f1, é marrento pacas!!!
    Mas eu acho que já deu pro espanhol!!!
    A menos que acontece algo muito fora do normal não acredito que ele tenha espaço em outra equipe.
    Abraço

  8. Robertom disse:

    Alonso não terá o mesmo destino de Prost na Ferrari por causa dos milhões do Santander e por ser competitivo.
    Todos lembram que o Prost foi demitido da Ferrari por reclamar publicamente do carro e da equipe, mas ninguém cita que além disso ele estava tomando pau do Alesi.

  9. Thierry Boutsen disse:

    Essa história que o choronso gosta de alardear de que a luta dele no campeonato é contra o
    Adrian Newey é puro marketing pessoal. O Vettel era competitivo desde os tempos da Toro Rosso. Espero que a insatisfação do choronso com a ferra e ri dure bastante .Os capos não pouparam nem o Prost. Tomara que ele fique na fila por muitos anos.

  10. Silvio disse:

    O problema nao eh a Ferrari ser a quarta melhor equipe, o problema de Ferrari eh que ela tem no maximo o quarto melhor piloto. Hamilton, Vettel, e Raikonnen sao claramente melhores.

    Alguem duvida que o Hamilton ou Vettel nao classificariam a Ferrari na pole position?

    • Roberto disse:

      Eu duvido. Você não deve gostar do Alonso, e está dando uma opinião pessoal. É quase unanimidade que Alonso faz milagre com a Ferrari.

    • Gabriel disse:

      Concordo plenamente.
      O Espanhol ganha na sorte ( ou melhor, azar dos outros) e na maracutaia.
      Se a Ferrari fosse um carro ruim, Alonso nem chegaria ao pódio em várias corridas.
      O carro é bom, só não tem pilotos capazes de serem campeões.

  11. Christian disse:

    Alonsito ? Olha não dá para comparar o Alonsito com o Sapateiro o Senna o Piquet entre outros, perto desses caras o Choronso é fraquiiiinho ! Até se compará-lo com Vettel o negócio já fica ruim pro Choronso. O Vettel, erra uma vez a cada ano bissexto, já o Alonsito … Quanto ao telefone do Newey, olha se a questão fosse somente o carro, o Canguru tinha que brigar pelas vitórias e pelos títulos, all the time, é isso que acontece ???

  12. Carlos Vieira disse:

    Caro Flavio

    Quando você foca nas suas colunas somente a parte técnica e a histórica real dos fatos , sem aqueles ufanismos globais , seus textos são imbatíveis. Parabéns !!!
    Agora quando coloca a sua veia “” vermelha “” você se perde ……

    abs

    • Flavio Gomes disse:

      Nossa, me preocupo muito com essa avaliação.

      • Carlos disse:

        Caro

        Como disse , tenho certeza que não se preocupa principalmente nos últimos tempos que vc anda meio sem paciência com o mundo e as pessoas , mas suas avaliçoes sao excelentes sobre carros , pilotos , equipes de uma forma racional e como de fato são , faz muito tempo que acompanho e nestes quesitos vc é muito bom profissional , assistia sempre o limite também …. Apesar das diferenças politicas as pessoas podem conviver e se respeitar . Um abraço e continue com os belos textos . Dont worry be happy !!!!

  13. Ricardo Bigliazzi disse:

    O Alonso esta no lugar certo… na hora certa… a torcida é que ele se aposente na Ferrari como um dos maiores Bi-Campeões Mundiais que o Mundo já teve.

    Traduzindo: que o Alonso se exploda!!

    Imperador

  14. Márcio Haddad disse:

    Belo texto (só para variar um pouco). Concluiu lindamente com o: “Quer o telefone do Newey?”
    Bom final de semana!

  15. Bruno disse:

    E o Montezemolo está aproveitando as férias pra puxar a orelha de todo mundo.

  16. Seinfeld disse:

    Grande piloto. Mas muito mimimi.

    Tá difícil? Vai chorar no ombro do Briatore.

    O Schumacher não tinha o Adrian Newey na Ferrari, tinha? O Hamilton tem o Adrian Newey na Mercedes? O Kimi tem na Lotus?

  17. Matteoni disse:

    kkkkkkkkkkk Sensacional!!!

    O Dom Picaretonso das Lamúrias um dia achou que iria ser o GOAT da F1. No fim será apenas mais um a ganhar dois campeonatos.

    O menino V3443l, que um dia só queria se divertir, caminha a passos largos para se não for o GOAT, ser pelo menos o melhor de sua época.

    Será difícil o Choronso engolir isso pro resto da vida.

    E será que ele engole essas:

    “Fernando deu muito nos últimos anos e, eu repito, o desapontamento dele, que surgiu principalmente após Silverstone, onde todos nós esperávamos ser mais competitivos, é compreensível”, reconheceu. “Mas eu não gostei de algumas atitudes, algumas palavras, algumas explosões. E eu disse isso”, frisou.

    O presidente reforçou que a Ferrari é o que importa e lembrou que alguns ótimos pilotos guiaram os carros vermelhos, mas eles se foram e o que ficou foi o time italiano.

    “Eu lembrei a todos, incluindo aos pilotos, que a Ferrari vem antes de tudo, a prioridade é o time”, apontou. “E assim como um pai de família, que precisa apontar algumas regras que precisam ser respeitadas: gostaria de ressaltar o conceito de valores de família…”

    “Me deixe esclarecer que é na Ferrari que eu estou interessados. Pilotos, nós tivemos muitos. Alguns bons, alguns ótimos, mas pilotos vêm e vão, enquanto a Ferrari continua”, disparou o dirigente.

    Vai Alonso ser Gauche na vida…

  18. Marcelo Montagnini disse:

    Posso estar redondamente errado mas olha o Facebook Oficial do Alonso postando foto da concorrência achei no mínimo estranho.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=600231816665364&set=a.220293091325907.58460.219782861376930&type=1&relevant_count=1&ref=nf

  19. José disse:

    Pilotos bons enterram suas carreiras com a Ferrari.A equipe é movida pela vaidade de seus dirigentes que querem aparecer mais que os próprios pilotos.O maior orçamento da F1 é disparado dos italianos e mesmo assim não conseguem resultados satisfatórios a tempos.Alonso está jogando sua melhor fase fora com esses carros,sua equipe só tem produzido carros de segunda linha,gastam milhões e continuam com o amadodorismo e sangue quente dos italianos.A mentalidade da Ferrari está no século passado,no romantismo,nas loucuras de Villenueve e na saudade de Schumaquer.Hoje não fariam nada,talvez menos do que Alonso e até de Massa.A Red Bul tem um carro infinitamente melhor,uma equipe de profissionais altíssimo que mesmo com metade do orçamento dos italianos fazem uma equipe insuperável.Só para polemizar: É a melhor com ou sem Vettel.

  20. Flavio disse:

    Queria muito ver El Fondon na Red Bull.
    O Alemãozinho teria que pilotar muito mais do que pilota para se manter a frente do El Fodon e ele também teria que pilotar mais do que pilota, para vencer o alemãozinho.
    Para nós que só assistimos, seria um show a cada corrida.

    • Roberto disse:

      Exatamente. Assim sim teríamos parâmetros de comparação.

    • Gabriel disse:

      O fato é que se Vettel fosse para Ferrari iria ser campeão do mesmo jeito.
      Já Alonso, já era…
      Quem é bom… é bom em qualquer equipe, veja o caso de Hamilton, de Raikkonen.
      Já quem é ruim, nem na melhor, mais estruturada e com o maior orçamento da F1 vai ser campeão, veja o caso do Alonso, do Massa.

    • Ricardo Bigliazzi disse:

      Quer ver o “Alonso Eu não sabia” tremer? Basta colocar algum piloto bom no mesmo carro que o dele… basta puxar uma conversinha com ele e falar sobre o Hamilton…

      Esse Idiota do Alonso pode ser até um bom piloto, mas é plenamente “bativel” por qualquer piloto com o perfil de campeão… nessa linha podemos relacionar o Hamilton, Vettel, Button, Raikkonen e até mesmo o Rosberg.

      Diante dos fatos podemos chegar a conclusão que o Boçal do Espanhol esta longe de ser a “ultima bolacha do pacote”.

      Imperador

  21. Jose Brabham disse:

    Sete anos sem título… prum piloto “de ponta” e overrated (como já ouvi fora do país) é um século. Está com medo de entrar para a história como um perdedor de títulos.

  22. Paulo Pinto disse:

    Dick Júnior, ou está jogando a toalha na Ferrari, ou está fazendo charminho…

    A conferir.

  23. Rogerio de Carvalho disse:

    e pelo modelo acho que nem tem vidro elétrico na porta de traz…

  24. Rogerio de Carvalho disse:

    Alonso, o Papa tá andando de Idea e não reclama de nada… para de encher o saco também.

  25. Paulo Passamani disse:

    Flavio,
    Em 2011 ou 2012 (não me lembro) o Alonso soltou a seguinte joia “o Vetel só provará que é um grande campeão quando ganhar com um carro inferior….”.
    Pô! até agora FA só pilotou carro “inferior” e não ganhou p… nenhuma!
    Então será que ele (Alonso) não se considera um grande campeão?
    Esse “El fod…” tem mais é que virar politico de verdade, pois de politicagem ele entende e muito.

  26. Victor disse:

    Ué, não era o Alonso que ganhava com todo tipo de carro, contra tudo e contra todos? É, essas temporadas todas serviram para derrubar a mascarada do espanholzinho enganador. Farsa.

    • Roberto disse:

      Ou será que a Ferrari é tão inferior (vide desempenho de Massa), e o Alonso leva a equipe nas costas? Como saber?

      • Thierry Boutsen disse:

        Diziam que a ferrari valia o que o Irvine pilotava e o resto quem fazia era o Schumacher. No período em que pilotaram juntos Massa e Raikkonem andavam no mesmo nível. E se estivessem os dois na lotus provavelmente estariam na mesma tocada.Essa superioridade abissal do choronso é um tanto quanto suspeita.
        Basta ver como o Trulli caiu de rendimento na Renault com a chegada do pupilo do Briatore.

  27. Jeferson Araújo Pereira disse:

    Sobre a Ferrari, não dá para entender uma coisa.Stefano Domenicali.

    Até quando eles irão insistir com esse jumento? Será que a Ferrari não consegue encontrar alguém com mais talento e inteligência?

  28. Jeferson Araújo Pereira disse:

    Concordo 200% com o post, e acrescento.O ego, ou melhor, o E-G-O do Alonso pesa 850 bilhões de toneladas e é maior do que o Sol.Na cabeça dele será bem difícil de engolir mais um campeonato vencido por Vettel.Para o Alonso ser campeão novamente, só mesmo na Red Bull.Sobre o contrato com a Ferrari: quantos contratos na F1 já foram rasgados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>