BUS STOP

Quem já viajou num desses levanta a mão! Rodrigo Mattar publicou a foto no Facebook.

busaomattarriosp

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juliano Silva
Juliano Silva
3 anos atrás

Olá, gostaria de informações sobre marcas e modelos de carrocerias destes antigos, muito top. Não é minha época, quando criança só viajei em monobloco, nielson e viaggio 4. Mas é um sonho dirigir um desses se ainda existir algum

Tiozão
Tiozão
10 anos atrás

Minha 1ª viagem ao Rio em 68 foi em um deles, mas era Scania.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
10 anos atrás

Uau! A foto até parece que está espichada! Acho que saia ônibus da Única para o litoral paulista, da antiga praça Clóvis, no centro. Quem lembra disso?

Schmidt
Schmidt
10 anos atrás

Antes dos Mercedes eram Scania, motor dianteiro. Coma compra da Única RJ/SP pela Itapemirim, os Gaivotas foram repassados à subsidiária Penha (já então uma droga) e passaram a operar entre SP e Santa Catarina (Joinville, Itajaí e Florianópolis), substituindo (e mal) os Scania Marcopolo de então. Que substituíram (e mal) os Eliziário, de saudosa memória.

Jonathas Lima do Nascimento
Jonathas Lima do Nascimento
10 anos atrás

Eu viajei… Puxa vida, já faz tempo! Rio – São Paulo, pegamos um temporal daqueles, mas era tudo muito divertido… Bons tempos né!!!

Marcos Ramacciotti
Marcos Ramacciotti
10 anos atrás

Se todos forem para a parte de trás será que a frente levanta?

marco Cordobê
marco Cordobê
10 anos atrás

Flavio:
Estes ônibus da Viação Única faziam Rio-SP e vice-versa rapidíssimo…e as carrocerias Carcará eram muito confortáveis. Meu pai fez várias vezes o percurso e lembro muito bem das histórias que contava desta companhia.
Abraços e sorte

Roberto Martinez
Roberto Martinez
10 anos atrás

Nossa….lindo mesmo…nem lembrava mais desse modelo….

Carlos Mora
Carlos Mora
10 anos atrás

apreciei todos os comentários que transmitem a oportunidade que todos tivemos em viajar nesses ônibus e cias citados. Muito bom o comentário da parada Tamborindeguy e como sou de Petrópolis acho que ele também tinha um stop no Belvedere não me lembro bem.

conrado
conrado
10 anos atrás

eu andei…… para usar o banheiro tinha que ficar torto……. e a parada era no “clube dos 500″….

Jose Ernesto Perez
Jose Ernesto Perez
Reply to  conrado
10 anos atrás

Tinha também uma parada em Resende acessada por um viaduto para quem vem se SP. Próxima à fábrica da Ovomaltine.

Jaime Boueri
10 anos atrás

Que troço esquisito!

Orlando Castilho
Orlando Castilho
10 anos atrás

Pessoal, vcs me fizeram voltar no tempo, Meu pai trabalhou na Unica aqui em Sao Paulo ate ela ser vendida e fechada. Meu pai era o responsavel pela montagem das escalas dos motoristas, e ele dizia que tinha uns cariocas que chegavam na garagem, trocavam de onibus e ja voltavam para o Rio. Ate pouco tempo, na casa da minha mae tinha um macacao de mecanico da empresa, era todo azul, vou ver se encontro e tiro uma foto para postar aqui. Lembro tambem da epoca que eu ia na garagem com ele e pegava carona com os onibus ate a porta de casa. Isso foi no final dos anos 70.
Abs.

jose carlos
jose carlos
10 anos atrás

o charme era a parada em um lugar se nao falho a memoria era da familia da narcisa tamborindeguy em guaratingueta com um asseio e uma lanchonete do cacete,este motor era mercedes e o carro subia muito a serra das araras mas os dinossauros de um andar e meio era os meus preferidos

Carlo
Carlo
10 anos atrás

\o.

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
10 anos atrás

Mesmo eu sendo de Petrópolis, sede da Única, eu não sabia que a mesma fazia a rota Rio-São Paulo. Linda foto!

Nelson
Nelson
Reply to  Rafael Ribeiro
10 anos atrás

Você que é de Petrópolis não precisa babar neste. Talvez não se lembre dos ônibus da mesma Única que faziam Rio-Petrópolis e tinham motores Buick de 12 cilindros. Cortavam todos os carros na serra. Eram lindos e quase voavam!!!

Nelson
Nelson
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Completando: você que é daí, quem sabe não conseguiria uma fotos destes que falei. Eram charutinho e americanos. Lindos.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Não sabia disso. Esse motor devias ter um som lindo!

Luca Bastos
Luca Bastos
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Eu lembro deles.

A única foto que achei mais parecida com eles foi esta comment image

Wallace
Wallace
10 anos atrás

Eram belos estes Únicos… Mas, o emocionante da história eram os pegas de madrugada pela Dutra afora entre Única, Expresso Brasileiro e os Turbos Jumbos da Cometa. Doideira eram quando ficavam emparelhados com as luzes apagadas….. Sabe lá Deus a quanto por hora. Mas na maioria das vezes a gente chagava vivo.

Rodrigo Mattar
10 anos atrás

Tinha certeza absoluta que você ia se amarrar nesse busão, FG!

Luiz
Luiz
10 anos atrás

Ônibus Caio de 1967, modelo Gaivota, tinha um modelo em que o embarque era feito através de uma porta parecida a uma porta traseira de carro (mais alta) em que para embarcar precisava de uma escada semelhante a escadas para embarcar em avião (guardando as devidas proporções, evidentemente). Em outro modelo a porta de emergência era na traseira, já mencionado anteriormente, entre dois vidros um de cada lado acompanhando a curvatura da carroceria. No ônibus da foto seria (+ -) na parte branca até metade da faixa vermelha. Na época os ônibus tinha uma outra porta para emergência, ainda não existia as “janelas de emergência”. Era tido como a carroceria mais aerodinâmica para ônibus daqueles tempos. Coloque no Google (em imagens) – Caio Gaivota – e se deliciem!

Luiz
Luiz
Reply to  Luiz
10 anos atrás

…os ônibus tinham…

Felipe Gaya
10 anos atrás

O formato das janelas, a fonte da letras, a traseira “caída”, as linhas horizontais na lateral… mesmo parado parece que está correndo.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
10 anos atrás

Tinha um outro modelo, na década de 60, que a porta de segurança era na traseira…alguem tem foto

Cláudio Orestes do Nascimento
Cláudio Orestes do Nascimento
Reply to  Fernando Carvalho
10 anos atrás

Aí Fernando estou contigo, também me amarrava nestes modelos e acho que eram os GM-Coach(?!). Infelizmente, ainda não tenho fotos.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Cláudio Orestes do Nascimento
10 anos atrás

Claúdio, b.tarde! O Alvaro (post abaixo ao seu ) nos forneceu um link.. achei o “busão” lá…abs

Cláudio Orestes do Nascimento
Cláudio Orestes do Nascimento
Reply to  Fernando Carvalho
10 anos atrás

Fernando,

Muito obrigado, já fui no post do Alvaro e revi o saudoso “Tatuzinho”.

Nelson
Nelson
Reply to  Cláudio Orestes do Nascimento
10 anos atrás

Os motores com quase certeza eram Buick.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Não eram Detroit Diesel não?

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
Reply to  Fernando Carvalho
10 anos atrás

Era o tatuzinho, que fazia Rio-Petrópolis. Esse aqui:

http://petropolisnoseculoxx.zip.net/arch2007-06-01_2007-06-30.html

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Alvaro Ferreira
10 anos atrás

Alvaro amigo, é isto mesmo valeu !!… saudades de menino de 57 anos…

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
Reply to  Fernando Carvalho
10 anos atrás

Tô com 61, quando era garoto peguei muita neblina a bordo deles na serra, Fernando…

Nelson
Nelson
Reply to  Alvaro Ferreira
10 anos atrás

Eu comentei sobre estes em uma resposta acima. Eram os mais lindos e rápidos. Como subia a serra. E como deveria beber uma gasolina!!!

Tiozão
Tiozão
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Amigo, éram diesel, gasolina só nos anos 40

Nelson
Nelson
Reply to  Tiozão
10 anos atrás

Confirmei. Os primeiros da Unica eram gasolina e motor Buick. Aliás, sempre soube diferenciar um som do outro….