EMERSON, LOTUS, F-1

SÃO PAULO (bom de ver) – Eu não tinha assistido ainda. Aí está a reportagem da Mariana Becker com a experiência de Emerson Fittipaldi numa Lotus 2010 em Paul Ricard. Foi ao ar ontem no “Esporte Espetacular”. Bacana demais ver o Rato num carro preto e dourado.

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Acker
André Acker
10 anos atrás

Dois equívocos que constatei : o Emerson disse que a última vez que correu em Paul Ricard foi em 1974, mas naquele ano o GP da França foi em Dijon. Ele correu lá no GP da França de 1980. O outro foi o engenheiro dizer que no tempo do Emerson só havia um botão no volante, o do rádio. Nem isso havia !

Jonh Player
Jonh Player
10 anos atrás

Emocionante demais. Aprendi a amar o automobilismo vendo ele correr.

Silvio
Silvio
10 anos atrás

Emmocionante…

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Emocionante demais…

Kalil
Kalil
10 anos atrás

Pena que o tempo passa.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Eterno Campeão!

Jonny'O
10 anos atrás

Sensacional!!!

O comentário sobre Lauda achei normal, é impossível não comparar, as corridas são assim, não mostra que Emerson é melhor, apenas que foi muito bom seu tempo na faixa dos 60.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Sempre bom um ver um campeão elegante e educado como Fittipaldi.

Não veio com aquela conversa de “no meu tempo era muito mais difícil, hoje o carro faz tudo sozinho, não precisa ser um grande piloto pra ser campeão hoje em dia…” que MUITOS ainda imaginam por aí…

Mas a Globo não podia deixar de dar a “pachecada padrão” ao comparar a diferença de tempo da volta entre Emerson e o piloto de testes da Lotus com a diferença entre Nikki Lauda e Mark Webber numa outra oportunidade…(em outro circuito, em outras circunstancias…)

Na hora do comentário “pacheco” DESNESCESSÁRIO, pensei que eles colocariam o “tema da vitória”.

Cranio
Cranio
10 anos atrás

Será que não foi nessa leva que o Seixas andou também?

Sacanagem colocar o cara para andar no fim do dia… Mas foi bom vê-lo em um F1 de novo!

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
10 anos atrás

Emerson sempre foi Emerson. Nunca se viu nele mais que uma vertente de personalidade. Sempre um boa praça. Sincero, educado ao extremo. Um gentleman em sua essência.

Kleber Acquesta
Kleber Acquesta
10 anos atrás

8 segundos? Não é nada. 15 segundos do Lauda? Não é nada também. Se bobear com alguns treinos o Emerson com certeza correria bem mais que os pagantes da F1.

PRNDSL
PRNDSL
10 anos atrás

Para mim, no final ele repetiu o Delaney…

Murilo
Murilo
10 anos atrás

tô sem palavras.
Mas esse cara tem um depoimento:
http://www.youtube.com/watch?v=m8UzW4okBGU

Allan
Allan
10 anos atrás

Muito legal a reportagem, emocionante mesmo.
E é impressionante como o Emerson é um dos caras que tem menor rejeiçao (quase zero) no meio do esporte/automobilismo. Todo mundo gosta dele!

Ron
Ron
10 anos atrás

Muito legal. Dá para perceber na cara e na voz dele a felicidade de guiar.
E outra: além de se divertir ali, é capaz dele ter aprendido um pouco do comportamento dos carros atuais para passar informações para o neto usar mais adiante.
A comparação das experiências em carros novos com o Lauda é absolutamente ridícula e desnecessária. Coisa da “emissora oficial” mesmo.

PS. O filho do Prost é a cara do pai: igual, igual.

Marlon Maestri
Marlon Maestri
10 anos atrás

Olá Flávio

Fazia tempo que não me emocionava. Que sinceridade desse homem. A vontade de andar rápido, espetacular. A alma não se compra. Esses jovens pilotos precisam experimentar isso. Conhecimento técnico e velocidade pura, com gosto, esquecendo a nojeira da fama e do dinheiro. Fazendo porque ama. Gostei muito. Abraços.

EduardoRS
EduardoRS
10 anos atrás

Emocionante esse vídeo. A forma como ele se expressa ao descer do carro no final é de alguém que realmente ama a sua profissão, que daria tudo para poder fazer aquilo para sempre. Infelizmente a idade não permite certas coisas.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Ótimo vídeo. Deve ter sido uma grande experiência. As comparações com o Lauda, e os 8 segundos que ele tomou nao significam nada. Se ele pagou pelo teste ou nao tambemtem pouca importância. Ficaram lindas as imagens de época comparadas com as atuais. Adorei ver o filho do Prost (alias é a car do pai, coitado) dando dicas. Imagino que pela cultura do Prost o seu filho deve ter como ídolo o Emerson e outros grandes pilotos do passado. Muito bom mesmo!

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
10 anos atrás

Flávio Gomes, o detalhe é que o carro/equipe não se chamava Lotus, e sim Renault.

É um detalhe singelo, mas importante, porque o Lotus de 2010 era outra equipe.

Valeu.

Felipe Coelho
Felipe Coelho
10 anos atrás

Mais 15 minutos e ele colocaria tempo no Massa! Volta Rato!! Saudade de ver o Brasil botando tempo na turma…
Poderiam fazer uma assim com o Piquet pilotando algum carro atual também!

Francis Ulfeldt
Francis Ulfeldt
10 anos atrás

Para uma pessoa que viu o pai envolvido na construção de Interlagos, sempre esteve nesse meio, cresceu – junto com o irmão – nas pistas e em cima dos motores, foi campeão de F1, da Indy, ganhou 2 vezes as 500 milhas e poder ter o prazer de acompanhar e gerenciar a carreira de um neto, uma oportunidade dessas não tem preço – e nem interessa se pagou ou não. A emoção dele no final e o que disse, “quero mais, me senti vivo de novo, é minha vida…foi muita adrenalina”, e a cara dele de quem sentiu uma saudade imensa das pistas, é o que realmente importa. Sempre fui fã dele e sempre serei. Por tudo o que o país viveu no automobilismo e ainda vive, VALEU EMMO!

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
10 anos atrás

Flávio Kateb, você tem a obrigação de explicitar seu comentário. Não paga o quê, como?

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
10 anos atrás

Eu sempre fui fã desse cara. Ele é fantástico! Vai, cara! Baixa a bota nessa bagaça. Você é mais. Beeeem mais.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
10 anos atrás

Muito legal! Tô torcendo para que ele tenha outra oportunidade e que possa dar mais voltas para se familiarizar mais!
Boa, Rato!

Cláudio F1
Cláudio F1
10 anos atrás

Olá Gomes, este comentário não tem nada a ver com o tópico, mas encontrei um vídeo bem legal com várias imagens onboard feitas na durante a temporada de 1991 da F1, tem inclusive uma comparação feita entre as imagens do cockpit da McLaren de Senna durante o GP Brasil, entre a volta 5 e a 70, mostrando como nas voltas finais Senna simplesmente não troca de marcha nenhuma vez.

A narração está toda em japonês: http://www.youtube.com/watch?v=GEPHdjBMcKQ

Fábio Aguilera
Reply to  Cláudio F1
10 anos atrás

Realmente muito legais as imagens!

Tiago
Tiago
Reply to  Cláudio F1
10 anos atrás

Que show essa comparação. Veja que até o Laranjinha ele consegue andar igual, depois que entra nas curvas de baixa, perde muito tempo. Legal demais!

FLAVIO CATEB
10 anos atrás

SUPER ESPORTISTAS, MAS INFELIZMENTE UM EMPRESÁRIO QUE NÃO PAGAS SEUS COMPROMISSOS.

Carlos Tavares
10 anos atrás

Emocionante. A globo que se foda.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

QUEM SABE NUNCA ESQUECE , QUEM NÃO SABE NUNCA APRENDE
DA-LHE EMO

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
10 anos atrás

Também não tinha assistido.Foi tão lindo que resumirei a coisa toda em apenas duas palavras: eu chorei.

Orlando
Orlando
10 anos atrás

É a prova provada de que talento e humildade não se compram na farmácia…….

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
10 anos atrás

Acho oportuno comentar que esse evento não é uma exclusividade do/para Emerson,com qualquer 5500,00 euros é possivel ter essa “experience” (palavra da moda) basta entrar em contato com a Lotus http://lotusf1team.com/-irace-.html?lang=en ,fazer a reserva e bancar um ilustre esportista.Ver materia no Estado de SP do dia 18 de Junho de 2013 caderno Jornal do Carro.Contato da Lotus [email protected] coisa é certa,ele não pagou pelo passeio,ou foi a Globo ou a Lotus.

marcelo silva
marcelo silva
Reply to  antonio stricagnolo
10 anos atrás

E o que interessa se pagou ou não ? É o grande bi-campeão correndo com uma Lotus , aos 66 !!! Muito bom !!! O cara é foda !!!

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
Reply to  marcelo silva
10 anos atrás

Interessa sim! Pagar é muito importante.

Harerton Dourado
Harerton Dourado
Reply to  antonio stricagnolo
10 anos atrás

se nao me engano, esse irace é feito com carros equipados com motores cosworth com potencia limitada em cerca de 500 CV. Na reportagem, mencionaram que o carro usado foi o de 2010.

ANTONIO JOSÉ SANCHES ANTUNES AMARO
ANTONIO JOSÉ SANCHES ANTUNES AMARO
10 anos atrás

ESSE É O PILOTO QUANDO GANHAVA NÃO ESNOBAVA, QUANDO PERDIA NÃO DAVA DESCULPA, QUANDO INOVAVA COM A COPERSUCAR (ENALTECENDO O NO BRASIL) QUERIA APENAS QUE O AJUDASSEM.
POIS É MUITA GENTE DIZIA QUE ERA LENTO COMO DIZEM DO BARRICHELO, DO MASSA E DE TANTOS OUTROS QUE PASSARAM PELA FORMULA 1, MAS ESQUECEM QUE PILOTAR É UM DOM QUE É PARA POUCOS.
EMERSON VOCÊ SEMPRE SERÁ O MELHOR POIS VOCÊ SEMPRE INOVOU VOCÊ TENTOU E É ISSO QUE FALTA A QUEM TE CRITICOU.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Amigo Flávio,

Realmente é gratificante assistir um campeão do nível do Emmo, ouvir pacientemente as dicas sobre o carro.

Não concordo com alguns blogueiros sobre a menção ao Lauda.

Na minha opinião, ela teve o objetivo de informar que 15 segundos, olhado por outro prisma, não é tanto tempo assim.

Abraços

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
10 anos atrás

Não sou crítico de TV, então não vou avaliar o programa, a repórter, a emissora, dane-se, isso não é o foco… O que vale a pena focar é o protagonista. Como um homem de 66 anos ainda pilota com prazer, e pra valer, com vontade. Como ele AMA isso tudo, e se sente em casa quando está na pista. Fantástico!

Thiago
Thiago
10 anos atrás

Além de tudo que já se falou do Rato, o amor que ele tem pela velocidade é algo único. Tivemos e teremos ótimos pilotos, quem amam o que fazem, mas eu nunca vi alguém se emocionar como o Emerson depois de guiar um carro. Mesmo com 66 anos, chora como uma criança de 6, que acabou de dar a primeira volta em se carrinho de pedal na noite de natal.

Tiago
Tiago
10 anos atrás

Eu queria ver imagens de uma volta completa de uma dessas muitas cameras instaladas no coche. Emocionante o “véio” Emerson. Engraçado é ver que ele achou que foi pouco tempo, que ainda pode acelerar mais, baixar tempo, chegar perto do limite. Muito bom ver isso, o cara realmente é piloto, tem gasolina nas veias!

Valente
Valente
10 anos atrás

A matéria tem uns gatos sim, mas ver o Rato sentando a bota no carro atual e depois ainda se emocionar… eu também chorei, pois vi esse cara na F1 sendo bi campeão.

Um detalhe que ninguém lembrou: ele é uma lenda viva do esporte. Ele abriu as portas (junto com o Avallone e outros nomes que não lembro) indo correr na Europa, e daí muitos outros seguiram o mesmo caminho. Parece que o Chico Landi e outros fizeram isso antes dele, mas ele foi o cara que “vingou” e virou exemplo para muitos outros.

André Micheloto
André Micheloto
10 anos atrás
Jayme
Jayme
10 anos atrás

Falar o quê do Rato? Ele é sensacional, só isso e um puta cara humilde!

Mauro Domingos
Mauro Domingos
10 anos atrás

Esse modelo adotado pela TV Globo (e seguido pelas outras) começou quando o Léo Batista saiu do Globo Esporte. Com o Léo era apenas a informação, sem qualquer tipo de interpretação ou comentário. A partir dai o negocio desandou… e ficou pior com o Thiago Leifert. Acho que eles tentaram se ‘aproximar’ do público ‘jovem’ com uma nova linguagem. Dependendo do ponto de vista, podem ter acertado, ja que o meu sobrinho de 13 anos gosta do GE. Mas eu, o tio, com 33 anos não gosto e não vejo nenhum esporte em TV aberta ha anos. GE, Esporte espetacular, e pasmem, os gols no fantástico são recheados de um tipo de humor e gracinha que me deixam constrangidos. Bem diferente do humor usado na ESPN. O humor é espontaneo entre os apresentadores – vide o Canalha João Carlos Albuquerque – e os assinantes. Eles não forçam amizade com atleta nenhum e tocam na ferida mesmo. Acho que esse modelo global não deve resistir mto tempo. Exemplo disso é o que acontece com a F1 atualmente. A audiência simplesmente despencou nos ultimos anos sem um brasileiro no pódio! E a culpa é da propria TV Globo que criou um modelo de que é ‘só o brasileiro que presta e que os outros pilotos são ruins e trapaceiros’….

Ale AC
Reply to  Mauro Domingos
10 anos atrás

Mauro, não o conheço, mas virei seu fã. Faz muito tempo que não vejo uma análise tão simples, rápida e lúcida sobre o que aconteceu ao esporte na TV aberta.

Mauro Domingos
Mauro Domingos
10 anos atrás

Bacana ver o Emerson num carro moderno. Ponto.
Agora, o nível que as reportagens da Globo chegaram é inacreditável. O tom, as piadinhas, a citação ao Lauda…. Nossa… Não acompanho a Globo ha muitos anos, mas fui obrigado a ver a matéria por causa do Rato. Inacreditável esse modelo de jornalismo….

Ricardo Manfredinni
Ricardo Manfredinni
10 anos atrás

A reportagem tem alguns erros. O primeiro deles é dar a entender que o Emerson não pilotava um monoposto desde que abandonou a Fórmula 1, em 1980, “esquecendo-se” dos 12 anos que ele disputou a Fórmula Indy, entre 1984 e 1996. Além disso, a última vez que Emerson pilotou um Fórmula 1 não foi em 1980, pois em 1983 ele chegou a participar de testes com a equipe Spirit, em Jacarepaguá. Outro erro foi dizer que Emerson sentiria muita diferença entre um Fórmula 1 de 2010 e os carros que ele pilotava nos anos 70, mais uma vez esquecendo-se que ele pilotou carros de Fórmula 1 nos anos 80. A parte esses erros, foi muito bom ver o Rato guiando de novo nas pistas e, principalmente, se emocionando no final com saudades do seu tempo de piloto…também chorei!

Ricaçoaço1
Ricaçoaço1
Reply to  Ricardo Manfredinni
10 anos atrás

Tem mais uma consideração. Ele participou da Fórmula Masters nos anos 2000.

Roberto Romanelli
Roberto Romanelli
10 anos atrás

O mais legal foi a diferença no rosto dele antes e depois da volta! Parecia mais novo de tão feliz! Muito legal o pessoal da nova Lotus valorizar e homenagear pessoas, como o Emerson, que contribuíram tanto para o automobilismo.

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

Flávio, sempre que puder dê um relatório acerca do neto do Fittipaldi. Pelo jeito que aparece na matéria a Globo vai adotar o garoto e vamos ter que aguentá-lo domingo de manhã daqui uns dez anos.
E é um pouco triste a abertura da reportagem dizer que o talento passa de geração em geração. Tratam do assunto como se fosse cor do olho e não uma questão de treino e oportunidade.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Engraçado como no final do vídeo parece que podemos ver aos poucos se esmaecer a imagem do homem atual – grandioso, ídolo, bem sucedido e respeitado, para dar lugar ao apaixonado, ao verdadeiro Emerson. Ali só restou mesmo sua essência e ficou claro tudo aquilo que o move.

Fabio Souza
Fabio Souza
10 anos atrás

Bela reportagem! O Emerson é uma cara que ainda vive o automobilismo como poucos, embora já não corra mais. O tesão dele em estar num carro de corrida é muito legal de se ver. Parabéns, Emo!!

Dú
10 anos atrás

8 segundos não é nada. Fabio Seixas no mesmo evento ficou a 4.658, é o que dizem nos bastidores da Classic Cup, que estaria montando um Gordini.
Agora, a Globo sempre caga na edição. Do Lauda foi mais uma perdida. Talvez nem saibam que havia uma categoria outro dia de F1 antigos que corriam Emerson, Mansell e Cia Ltda.
80% de quem assiste o Esporte Espetacular fica com a TV ligada em casa por osmose, e nem sabe quem foi Lauda. Esta é a cultura do automobilismo que a Globo perpetuou aqui.

gustavo maia
gustavo maia
Reply to 
10 anos atrás

precisava de um minuto de introdução para a reportagem?

Felipe Gaya
Reply to 
10 anos atrás

Totalmente desnecessário a comparação com o Lauda. Mania irritante da Globo em enaltecer um brasileiro…

Apache
Apache
Reply to 
10 anos atrás

Tinha a GP Masters que era, como algumas outra categorias, totalmente ignoradas pela poderosa

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to 
10 anos atrás

Como é que é? 4 segundos mais lento que quem?

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

4 segundos, eu não sei, mas 4 títulos vão pintar e não demora.
De quem?

Jorge Santini
Jorge Santini
10 anos atrás

Quantos sujeitos de 66 anos, ex-pilotos de F1 ou não, iriam sentar neste carro e, depois de poucas voltas, levar só 8 segundos de um jovem piloto acostumado com o carro? Coisa de quem nasceu para pilotar (muito) rápido.

Rodolfo I. Vieira Filho
Rodolfo I. Vieira Filho
10 anos atrás

Show de bola , ele merece todo e qualquer tipo de homenagem , a emoção dele é contagiante !

Sidney Andreato
10 anos atrás

Senna quebrando uma cadeira no GP da Bélgica de 1991: http://www.youtube.com/watch?v=kfZX75nXcGs