ERA MESMO? | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 8 de agosto de 2013 - 18:56Antigos em geral, Carros

ERA MESMO?

SÃO PAULO (cada uma…) – Está à venda pelo eBay, na Europa, um Honda NSX 1993 por 48,5 mil dinheiros britânicos. O vendedor diz que era um dos três desse modelo que Senna usava regularmente. Eu sabia de um, no Brasil, e alguém me disse que pertence até hoje à família. Cheguei a cruzar com Senna nas ruas de São Paulo uma vez. Ele com um Honda desses, eu de DKW.

O carro do anúncio está em Albufeira, Portugal. Teria sido presenteado a Ayrton pelo banqueiro Antonio Carlos de Almeida Braga, o Braguinha, que ficou bilionário ao vender a Atlântica Seguros para o Bradesco. Braguinha é doido por esportes e nos anos 80 e 90 era presença constante em competições que tinham a participação de brasileiros. Era amigo de todo mundo, uma figura muito simpática, com quem tive algum contato naqueles tempos. Vivia assistindo a Olimpíadas, Copas do Mundo, Mundiais de vôlei, basquete e natação e, claro, GPs de F-1.

Braguinha morava em Portugal e esse carro, pelo que entendi, ficava em sua casa para Senna usar quando estava no país. Era nessa mansão, uma esplêndida quinta em Sintra, que Ayrton se hospedava quando a F-1 corria no Estoril. E foi lá também que Adriane Galisteu passou alguns meses após a morte do piloto. Conheci a casa quando entrevistamos, eu e Nilson Cesar, da Jovem Pan, a então jovem modelo.

O vendedor diz que no carpete do carro ainda há as marcas dos pés de Senna. OK. Cada um acredita no que quiser. Em todo caso, saber se era o modelo que ele usava quando estava em Portugal não é muito difícil. Basta verificar os registros. Fica a curiosidade. Foi o Mário César Buzian quem postou a notícia no Facebook.

eradele

51 comentários

  1. marcos migli disse:

    O NSX de AYRTON SENNA de Portugal era VERMELHO E NÃO PRETO,
    o povo esquecido….

  2. Cristiano disse:

    Tirava só o tapete pra vender no ebay por milhares de euros… melhor, engarrafava o ar de dentro do carro para vender também.

  3. Henrique disse:

    O pessoal do portal R7 gosta muito do seu blog. Já é a segunda matéria chupada nesse mês (a primeira foi da cs vw intacta): http://esportes.r7.com/automobilismo/noticias/honda-de-ayrton-senna-vai-a-leilao-na-internet-20130812.html?question=0

  4. Caio disse:

    Oi Flávio eu encontrei com o Senna na Ponte Cidade Jardim uma vez… Eu estava com um Ford Belina Del Rey Automatico (um Renault na verdade) ouvindo Rush no toca fitas e ele com um NSX vermelho. O Leonardo irmão dele estava no Honda também! Entrei rasgando a pobre Belina na saída para a marginal bem ao lado dele. Ele sorriu saiu rasgando o Honda e eu nunca mais o vi. Queria ter visto mais uma vez pelo menos…

  5. Luke disse:

    Se era do Senna não sei, mas não posso deixar de notar como o design desse carro envelheceu bem. Parece mais bonito e moderno que muito esportivo lançado hoje. Um verdadeiro clássico! Seria ele o melhor Honda de todos os tempos?

  6. Adler disse:

    ONE COMMENT

    Tirei essa foto perto de Koln.

  7. Cacá disse:

    Só pra constar, o BSS-8888 continua registrado em nome de Ayrton Senna Representações.

  8. Paulo Travaglini disse:

    Gostei série “cruzei”.

    Cruzei com o Antônio Ermírio de Moraes em 1987, perto da av. Indianópolis, eu de Gol 1.3 a ar, ele dirigindo uma Caravan com os vidros abertos.

  9. Matteoni disse:

    O Braguinha também era fã do tênis. É célebre a cena onde Guga ao ganhar o bi-campeonato de Roland Garros em 2000 termina o jogo e olha pro seu staff e pergunta: “cadê o Braguinha?”. Depois escala os camarotes da Philipe Chatrier para abraçá-lo.

    E o carro até que não está caro, pelo que representa.

  10. Marcelo Ferreira Braga disse:

    Em SP tinha o preto, e pelas fotos da época, em Portugal ele andava com vermelho com a capota preta.

  11. Bento disse:

    Oferecer o carro com o apêlo: “ainda tem as marcas dos pés do Senna no carpete” é fácil, quero ver vender o carro dos Flintstones dizendo que “ainda tem a marca dos pés do Fred Flintstone”

  12. Jonatas disse:

    Eu cruzei com Silvio Santos na zona sul, perto do Hotel Transamérica, ele de Lincoln Town Car branco, capota verde, e detalhes dourados, e eu de Corsa 1.0. Acenei, ele não respondeu, acho que não me viu. Serve? :P

  13. Waldez Amorim disse:

    O preto ficava no Brasil, basta lembramos a matéria quando ele foi a um aniversário e saiu cantando pneu após desligar o controle de tração. Se não me engano foi aniversário do Chico Serra. O vermelho ficava na Europa, placas SX 25 59

  14. Gus disse:

    Carrão, independente de quem foi o dono!

  15. Jorge Santini disse:

    Delícia de máquina. Cockpit bem avançado para a época, qualidade de construção muito superior aos superesportivos concorrentes. Tive o prazer de acelerar bastante o brinquedo, em 1993.
    Se me sobrasse espaço e grana este seria um carro quase que obrigatório na minha coleção. Mas conseguir um (em perfeito estado) no Brasil não é nada fácil.

  16. Joao disse:

    O NSX Vermelho que ele tinha ficava em Miami e ha um bom tempo está no Brasil.
    Esta com um particular.

  17. Cesar disse:

    Moro em Portugal agora e este final de semana por acaso está programado eu ir a Albufeira, vou ver se o dono me deixa dar uma olhada :).

    E em 2002 ou 2003, assim como disse o Marco num comentário anterior, fui fazer um trabalho a Audi na Rua do Curtume, e também vi o Honda brasileiro lá parado num armazém, não tive foi a oportunidade de sentar.

  18. Mário Ferreira disse:

    O Senna tinha também uma casa na Quinta do Lago, na região do Algarve, em Portugal.
    Os portugueses tinham uma estima muito especial pelo campeão, já que além de ele ser de um povo irmão como o brasileiro, foi cá onde ganhou pela primeira vez.
    No final do documentário “Senna”, já nos créditos, aparece um Porsche 911 cabrio prata. Nesse não me importava nada de por as unhas em cima.<
    Mas reconheço que um NSX é um carro mais icónico para associar ao Senna.
    Já agora, a matrícula AO corresponde ao ano de 1992.

  19. Muller disse:

    As placas de carro na Europa mudaram entre 95 e 96, então acaba não sendo tão fácil assim…

  20. Rubergil Jr disse:

    Eu o teria. Não por ter sido do Senna especialmente (isso é só um plus), mas porque é simplesmente um NSX!

  21. Marcos Alvarenga disse:

    Na biografia do Senna escrita pelo Ernesto Rodrigues ele descreve essa quinta do Braguinha, que me pareceu de cair o queixo, com direito a casa de hospedes (sic) com piscina subterrânea e biblioteca.

    Era tudo isso mesmo, Flavio?

  22. Luiz Carlos disse:

    Eu não sei! Só sei que a Honda vai relançar o bicho:

    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=648673

  23. Henrique Reis disse:

    Se não tenho dinheiro para comprar a miniatura dessa belezura aí, conseguir quase 49 lascas para levar um de verdade só seria possível nos meus sonhos.

  24. Ulisses disse:

    Esse está barato!!!!
    Uma fonte bastante confiável me disse que esse Honda brasileiro está com a Xuxa, a família tinha posto à venda, ela foi rápida.
    Embora a fonte tenha sido muito boa, nunca consegui confirmar.

  25. Paulo Eduardo disse:

    Maravilhoso esse carro. Um dos meus prediletos nos anos 1990.

  26. antonio stricagnolo disse:

    Tá barato pra caramba! Deixa algum japones saber disso.

  27. Marcio Vieira disse:

    o que está no Brasil tem placa BSS-8888.
    Beco Senna da Silva. Beco, apelido de Ayrton. Ele não colocou a letra A na placa para não ficar ASS.
    O resto, que eu saiba era um Vermelho em Portugal

  28. Leandro disse:

    Vejam esse vídeo do NSX do Senna aqui no Brasil. O Jornal do Carro fez matéria sobre o modelo em 2011.

    http://www.youtube.com/watch?v=2PSP0c5dAMk

  29. Cesar Martinez disse:

    Flávio, tenho fotos de um NSU que apesar de estar num desmanche em Sevilha poderia estar reformado e andando normalmente. Tenho também fotos de uma moto soviética da guerra fria ainda com os símbolos soviéticos e que foi baseada numa BMW. Se quiser essas fotos me diga por favor como te enviar para que você poste no seu blog. Grande abraço.

    • Cesar Martinez disse:

      A moto soviética estava a venda nesse desmanche mas estava em pleno funcionamento, segundo a história dela, ela foi capturada pelos americanos na guerra fria e foi levada para a Base americana que está localizada próxima a Sevilla na Espanha. Então esse desmanche comprou um lote de coisas da base e entre elas estava essa moto!!!

  30. Jaime Boueri disse:

    Pode até ser o bendito carro, mas daí a dizer que “ainda tem as marcas dos pés de Senna no carpete” é forçar demais, não?! E talvez até duvidar de que seja esse mesmo o carro…

  31. Flavio, aqui em BH também tem um NSX, de uma coleção refinadíssima.
    Segue o link com a foto.
    Abraços

    http://antigomoveis.blogspot.com.br/search/label/Acura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>