ESQUISITICES | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 5 de agosto de 2013 - 15:51Esquisitices

ESQUISITICES

Quem mandou foi o Ricardo Divila, perguntando: quem, quando, onde, o quê? Não soube responder nenhuma das perguntas…

23 comentários

  1. Renato Breder disse:

    Já decifraram o “enigma”, mas mesmo assim…

    As fotos são do ‘Festival of Speed’ de Goodwood, em 2010.
    O carro é um Marcos-Buick, modelo ‘Mantis XP’, de 1968.

    Como outros carros da marca, ele tinha chassi monocoque de madeira (plywood monocoque chassis).
    E era, inicialmente, equipado com um motor de Fórmula 1, um Repco-Brabham V8 de 3 litros.

    O carro foi projetado pensando-se nas 24 horas de Le Mans.
    Depois de pronto, chegou a participar dos ’1000 km de Spa’, em 1968, pilotado por Edward Nelson e Jem Marsh (fundador da Marcos). Abandonaram por causa da intensa chuva que, primeiro “alagou” o cockpit e depois “encharcou” o distribuidor, causando um mau funcionamento do motor…

    Posteriormente, trocaram o motor de F1 que o carro tinha por um Buick V8.

    Mais fotos (inclusive as do post) e alguns vídeos são encontrados aqui:
    http://fabwheelsdigest.blogspot.com.br/2013/04/1968-british-sports-car-manufacturer.html

    um abraço…

  2. Brauna disse:

    Com certeza o formato da frente serve para melhorar o fluxo de ar…

  3. Ricardo Bigliazzi disse:

    Tudo dito, o Frank Costin (um dos fundadores) trabalhou na De Havilland fabricante do Mosquito, dai surge a idéia de se usar o compensado de madeira (plywood) na fabricação do chassi do carro.

    Taí o Mr. Google a ensinar para todos nós!!

    Imperador

  4. Luciano disse:

    Putz! Carro super atual, desenho magnifico. Mais de quarenta anos e fica modernizo com pequenos ajustes pontuais.

  5. Nick Nagano disse:

    Marcos Mantis XP, construído na mesma proposta dos épicos Ford GT40, Alpine A220, Porsche 907, etc. Pena que sua carreira foi curtíssima, depois dos 1000km de Spa em ’68 ele não correu mais. Eu nem sabia que esse carro existia ainda… Até aparecer no Goodwood em 2010. É bonito.

  6. Jaime Boueri disse:

    É esse tal de Marcos Mantis XP, pelo que o Google apurou.

  7. allan disse:

    A frente e o retrovisor periscópio serviram totalmente de inspiração para o Isdera Imperator 108i, mais de 10 anos depois…
    http://en.wikipedia.org/wiki/Isdera_Imperator_108i

  8. Paulo F. disse:

    Marcos Mantis XP, carro assimétrico.

  9. junior disse:

    Marcos Mantis XP em Goodwood.
    Chassi feito de madeira compensada modelada, para correr em Le Mans em 1968.

  10. Fábio Mandrake disse:

    Me parece um Marcos Mantis XP.

  11. Os fardos de feno denunciam: é Goodwood Festival Of Speed. O carro é um protótipo Marcos Mantis XP 1968. E o modelo desfilou na edição de 2010 do evento inglês:

    http://www.sportscardigest.com/goodwood-festival-of-speed-2010-top-20-cars-of-interest/

    • Fernando Amaral disse:

      os fardos de feno sugerem, o marcador oval cinza com o #45, abaixo do adesivo Castrol, esse confirma, eh o marcador sempre utilizado para a numeração dos carros nesse festival.
      o número grande que vem com o carro eh um de fantasia, quase sempre um portado pelo carro nalgum evento importante de sua história nas pistas.

      o formato escolhido para o Festival eh o das competições de hillclimb, um trecho de pista não circular em subida; lá em cima os carros se agrupam num espaço , uma ‘clareira’ por assim dizer, e aguardam a subida do ultimo carro do grupo, para então iniciarem a descida ao paddock, aos pits montados sob tendas lá embaixo; a descida eh feita em baixa velocidade, como no retorno aos pits num circuito.
      A foto do meio foi feita na descida, tanto eh que o piloto acena para o publico, que aplaude conforme a importância do carro ou do piloto – na subida os pilotos devem conduzir seus carros ou motos com seriedade ‘de competição ‘, sem chance de dar acenos.
      em 1999 eu vi lá o John Surtees realizar a subida com uma moto de um de seus títulos mundiais – estava no mesmo ponto de onde a foto 2 foi feita – e o ‘velhote’ passou feito um foguete; pelo telão já se via que uma juventude tinha baixado no campeão , não era normal a velocidade com que vinha fazendo as curvas do inicio, não para a idade do ‘tio’. foi sensacional.

  12. Ricardo Morais disse:

    Seria um Marcos Mantis em Goodwood 2010?

  13. Alexandre Scaglia disse:

    O que é esse retrovisor no teto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>