Putz. mas em São Paulo tem um monte desses, sem bem que esse está muito bem conservado. Caraca Flávio, você não deixa passar nada. Parabéns.
Washington Miranda
10 anos atrás
Com certeza, foi ele quem desbravou o BRASIL…
Eduardo Britto
10 anos atrás
A brutalidade em pessoa. rsrs.
Healica
10 anos atrás
Pô quero um desses, ou o mercedez cara chata
Israel
10 anos atrás
Semana passada vi um desses, de cor azul, perto de casa.
Zé Dirceu
10 anos atrás
Aqui em Goiânia, perto do Hipermercado Moreira do Setor Coimbra, vulgo “Moreirinha”, sempre vejo um FNM parado, uma hora dessas tiro uma foto e mando no seu e-mail
Dan Patricio
10 anos atrás
Andou seguindo algum empresário dono de uma FNM amarela………..rsrsrs
Paulo Eduardo
10 anos atrás
Você sabe que vem chegando um destes de longe. Que barulhão!
Trabalhei com materiais de construção por 27 anos, e estes caminhões fizeram parte da minha história, na década de 70 trazendo madeira do Mato Grosso e nos demais anos entregas de cimento. Ainda hoje vejo alguns na rota.
Aqui em Santos tem uma porção rodando. Alguns puxando containers vazios. A grande maioria (99%) esta podre por causa da maresia e do trabalho duro do porto. Onde sei de 2 em ótimo estado é na fórmula truck que tem base em Cubatão. Inclusive com reboques personalizados.
Antonio Ribeiro
10 anos atrás
Meu pai começou a sua loja de materiais de construção com um desses. Fucei e fucei nos álbuns de fotos dele na última vez que o visitei e não achei nem meia fotinha do “lote” (apelido carinhoso que eu e meu irmão demos os Fenemê.
Rafael Ribeiro
10 anos atrás
Quando eu era criança, ao passar a pé por um FNM, ao mesmo tempo gostava e sentia medo, pela cara e pelo ronco… Aliás, meu pai trabalhou lá, no setor administrativo.
telsi pavanelli
10 anos atrás
No Facebbok : FNM – Fábrica Nacional de Motores S.A. e Caminhões Antigos no Brasil, colirio para os olhos e para a historia dos transportes no Brasil
Telsi
Antonio Carlos Spada
10 anos atrás
Flávio,
Hoje enviei umas fotos e um vídeo do FNM, por coincidência, não tinha visto o que você postou.
Dá uma olhada no vídeo.
Abraço
Capilé
10 anos atrás
em Curitiba também pernoitava um em uma zona nobre, passava todas as manhãs e chamava atenção.
iverson
10 anos atrás
lembro de ter tomado um susto com um desse há uns anos atras. Morava numa rua de subida e tinha um compressor na minha garagem bem grande, de dois estágios e 2 CV. Estava pintando minha Vemaguet nessa época. Num belo dia, quase de madrugada ainda, sou acordado por um ronco que lembrava muito o do meu compressor. Dei um pula da cama e corri para a garagem, achando que tinha esquecido a chave ligada e o ar acabou e ele funcionou para encher, e devia esta enrolando as mangueiras na polia e rebentando tudo. Quando chego na rua, vejo um caminhãoFNM desses carregado de cimento manobrando para descarregar num deposito em frente de casa, e o meu compressor paradinho… como eu xinguei…
Iverson
fernando duarte amaral
10 anos atrás
como diria meu portugues e saudoso pai, feneme cara chata !!!
Franco
10 anos atrás
Este está com o símbolo da Alfa Romeo. Em Contagem/MG tem um lugar cheio de carrocerias desses caminhões. Uns dez. Acho que estão esperando boas almas para serem restaurados ou reaproveitados.
Sergio Luiz Arduin
10 anos atrás
FNM = Na época também era conhecido como Fabrica de Notas de Mil e outro apelido era João Bobo pois tudo que punha em cima carregava……..
Imagine quanta historia esse velhinho tem pra contar.
Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás
Lembro (digo lembro porque faz tempo que não escuto) do ronco desse bicho…
Era de assustar… Me lembrava sempre tratores LANDINI…
vitão
10 anos atrás
nossa quando li o texto pensei que fosse uma banzaquiana trintona gostosona fazendo programa em um apto em prédio de Moema . Acho que to meio precisando dar uma escapadinha rs .
Minoru
10 anos atrás
Outro dia fiquei impressionado com a habilidade desses senhores, que teimam em conservar a história desses caminhões FêNêMê, na troca de marchas entre caixa alta e baixa.
Se considerarmos que trocar marchas em uma caixa de câmbio sem sincronizados é algo que requer certa sensibilidade, fico imaginando trocar quando isso inclui a caixa alta e baixa… coisa para artista como se pode verificar neste vídeo.
parabéns,Minoru,pelas observações e pelo vídeo-show de bola.acredito que
10 entre 10 dos motoristas mais novos não conseguiriam essa troca de marchas
sem pelo menos uma “arranhada”.
Eu já tinha visto esse vídeo.
O véinho fazendo pose pra câmera na hora de cambiar as duas caixas ao mesmo tempo, acho que ele pensava: “quero ver essa molecada que tá dirigindo esses caminhões tudo eletrônicos de hoje fazer isso”… Impagável. Não é pra qualquer motorista, não… Saudosismo geral.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Putz. mas em São Paulo tem um monte desses, sem bem que esse está muito bem conservado. Caraca Flávio, você não deixa passar nada. Parabéns.
Com certeza, foi ele quem desbravou o BRASIL…
A brutalidade em pessoa. rsrs.
Pô quero um desses, ou o mercedez cara chata
Semana passada vi um desses, de cor azul, perto de casa.
Aqui em Goiânia, perto do Hipermercado Moreira do Setor Coimbra, vulgo “Moreirinha”, sempre vejo um FNM parado, uma hora dessas tiro uma foto e mando no seu e-mail
Andou seguindo algum empresário dono de uma FNM amarela………..rsrsrs
Você sabe que vem chegando um destes de longe. Que barulhão!
Mesma pintura do Camaro amarelo do vidraceiro.
é vero!
linda foto
Trabalhei com materiais de construção por 27 anos, e estes caminhões fizeram parte da minha história, na década de 70 trazendo madeira do Mato Grosso e nos demais anos entregas de cimento. Ainda hoje vejo alguns na rota.
A dupla
http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=571
Aqui em Santos tem uma porção rodando. Alguns puxando containers vazios. A grande maioria (99%) esta podre por causa da maresia e do trabalho duro do porto. Onde sei de 2 em ótimo estado é na fórmula truck que tem base em Cubatão. Inclusive com reboques personalizados.
Meu pai começou a sua loja de materiais de construção com um desses. Fucei e fucei nos álbuns de fotos dele na última vez que o visitei e não achei nem meia fotinha do “lote” (apelido carinhoso que eu e meu irmão demos os Fenemê.
Quando eu era criança, ao passar a pé por um FNM, ao mesmo tempo gostava e sentia medo, pela cara e pelo ronco… Aliás, meu pai trabalhou lá, no setor administrativo.
No Facebbok : FNM – Fábrica Nacional de Motores S.A. e Caminhões Antigos no Brasil, colirio para os olhos e para a historia dos transportes no Brasil
Telsi
Flávio,
Hoje enviei umas fotos e um vídeo do FNM, por coincidência, não tinha visto o que você postou.
Dá uma olhada no vídeo.
Abraço
em Curitiba também pernoitava um em uma zona nobre, passava todas as manhãs e chamava atenção.
lembro de ter tomado um susto com um desse há uns anos atras. Morava numa rua de subida e tinha um compressor na minha garagem bem grande, de dois estágios e 2 CV. Estava pintando minha Vemaguet nessa época. Num belo dia, quase de madrugada ainda, sou acordado por um ronco que lembrava muito o do meu compressor. Dei um pula da cama e corri para a garagem, achando que tinha esquecido a chave ligada e o ar acabou e ele funcionou para encher, e devia esta enrolando as mangueiras na polia e rebentando tudo. Quando chego na rua, vejo um caminhãoFNM desses carregado de cimento manobrando para descarregar num deposito em frente de casa, e o meu compressor paradinho… como eu xinguei…
Iverson
como diria meu portugues e saudoso pai, feneme cara chata !!!
Este está com o símbolo da Alfa Romeo. Em Contagem/MG tem um lugar cheio de carrocerias desses caminhões. Uns dez. Acho que estão esperando boas almas para serem restaurados ou reaproveitados.
FNM = Na época também era conhecido como Fabrica de Notas de Mil e outro apelido era João Bobo pois tudo que punha em cima carregava……..
Teve um encontro de FNM em Ponta Grossa este fim de semana, só vi uma foto de dois deles, no facebook:http://www.facebook.com/n/?photo.php&fbid=10201052043321846&set=a.3185972326810.2138675.1190827628&type=1, e dois deles indo embora no domingo à tarde, não sei quem promoveu,quantos caminhoes vieram nem pra onde foram…
Gigante Fênêmê !
Fenemê.
Olha o Fê Nê Mê… Com alavanca da caixa de redução no volante.
Imagine quanta historia esse velhinho tem pra contar.
Lembro (digo lembro porque faz tempo que não escuto) do ronco desse bicho…
Era de assustar… Me lembrava sempre tratores LANDINI…
nossa quando li o texto pensei que fosse uma banzaquiana trintona gostosona fazendo programa em um apto em prédio de Moema . Acho que to meio precisando dar uma escapadinha rs .
Outro dia fiquei impressionado com a habilidade desses senhores, que teimam em conservar a história desses caminhões FêNêMê, na troca de marchas entre caixa alta e baixa.
Se considerarmos que trocar marchas em uma caixa de câmbio sem sincronizados é algo que requer certa sensibilidade, fico imaginando trocar quando isso inclui a caixa alta e baixa… coisa para artista como se pode verificar neste vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=J2xviLwv738
parabéns,Minoru,pelas observações e pelo vídeo-show de bola.acredito que
10 entre 10 dos motoristas mais novos não conseguiriam essa troca de marchas
sem pelo menos uma “arranhada”.
kkk parabéns pela observação…
Eu já tinha visto esse vídeo.
O véinho fazendo pose pra câmera na hora de cambiar as duas caixas ao mesmo tempo, acho que ele pensava: “quero ver essa molecada que tá dirigindo esses caminhões tudo eletrônicos de hoje fazer isso”… Impagável. Não é pra qualquer motorista, não… Saudosismo geral.
Há também no Youtube um impressionante trabalho técnico científico sobre o tema “como cambiar um FNM/Alfa”. Em dois capítulos. Aproveitem!
http://www.youtube.com/watch?v=M8lh4PELdvk
http://www.youtube.com/watch?v=DX3FmkaufRI
É um Senhor de muito respeito …
Um modelo feito entre 67 e 72, o último dos verdadeiros FNMs, em 73 veio o Alfa.
Feliz Natal Manoel….é tão feio que é bonito.