MOTOLAND

SÃO PAULO (memórias) – A história é a seguinte. Desde 1907 acontece na Ilha de Man a maior sandice sobre duas rodas do mundo, que todos conhecem: o TT, Tourist Trophy, a corrida de motos mais maluca do planeta. Nos primeiros 30 anos em que foi realizada, apenas pilotos britânicos em motos britânicas venceram a prova. A escrita acabou em 1937, quando o italiano Omobono Tenni, com uma Guzzi, acabou com a farra.

Só que quem liderava a corrida naquele ano era um alemãozinho de Dresden, Ewald Kluge. Que abandonou a competição por problemas mecânicos quando já tinha uma enorme vantagem sobre o italiano de nome esquisito. E em 1938, exatos 75 anos atrás, Kluge, mostrou o poder das quatro argolas. Com uma DKW 250cc, ele percorreu os 424 km da corrida insana em 3h21min56s, na média de 125,56 km/h. O segundo colocado, Ginger Wood, chegou 11 minutos depois. Tenni, no ano anterior, tinha feito o trajeto em 3h32min06s e venceu com uma diferença de 37 segundos para o segundo colocado, Stanley Woods.

Para comemorar o jubileu de diamante da vitória de Kluge, a Audi Tradition vai participar da Classic TT na Ilha de Man de 23 a 26 de agosto. A turma de Ingolstadt construiu uma réplica da DKW 250cc Super Sport para o evento, já que as originais desapareceram.

Ralf Waldmann, vice-campeão mundial nas 250cc em 1996 e 1997, foi o escolhido para pilotar a DKW no trajeto de 60 km da Classic TT. Terá a responsa de honrar a carreira de Kluge, que em 1938 ganhou nada menos do que 12 das 14 etapas do Campeonato Europeu com a DKW. E ficou duas vezes em segundo. Eram ruins, as motos?

Ewald era o cara, uma espécie de Valentino Rossi dos anos 30. Ganhou o Europeu em 1938 e 1939, foi tetracampeão alemão na década e em 1938 a Auto Union mandou o cabra para a Austrália, para divulgar a marca. Depois de 40 dias de viagem de navio, ele se inscreveu em quatro corridas e ganhou todas.

Nascido em 1909, Kluge foi contratado como piloto de fábrica da DKW em 1936, depois de se destacar como piloto avulso — motorista de táxi em Dresden, gastava o que ganhava para correr. Em 1940, foi chamado para servir ao Exército de Hitler e acabou como prisioneiro de guerra dos russos em 1946. Foi solto em 1949 em condições físicas lamentáveis e em 1950 foi trabalhar na Auto Union, então renascida em Ingolstadt, onde hoje fica a sede da Audi.

Voltou a correr e em 1953, quando já tinha 44 anos, sofreu um violento acidente em Nürburgring que acabou com sua carreira. Fraturou o fêmur, ficou um ano no hospital, os médicos conseguiram evitar que a perna fosse amputada, mas ele nunca mais participou de prova nenhuma.

O maior sonho de Kluge era voltar à Ilha de Man. Mas ele não conseguiu. Morreu em 19 de agosto de 1964, aos 55 anos, como funcionário da Audi em Ingolstadt. É ele que aparece na foto aí embaixo, com a verde-prata #24.

38isleman

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Francisco
Francisco
10 anos atrás

Poxa vida,
Estava pensando cá com meus botões…Essa compra da Ducati pela VW AG podia dar subsídios técnicos para fazer renascer a marca DKW, produzindo motos com o “know How” da Ducati e aquele emblema lendário no tanque, poderiam ser modelos de cilindrada menor para não concorrer com a Ducati, tipo até umas 600 cc. Seria lindo, poderiam aproveitar e fazer também um modelo de carro de imagem, com design retrô baseado no novo fusca para reviver os saudosos DKW. Uma peruazinha baseada no fusca, quatro argolas na grade e um vezão no capô, mais um três cilindros TSI para botar a Mini Clubman em alerta.

Fabio Pedroso
Fabio Pedroso
Reply to  Francisco
10 anos atrás

O Ralf Waldmann junto com o Martin Wimmmer tentaram reativar a MZ que seria a herdeira natural da DKW motos, esse ano eles faliram de novo uma pena.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Por falar em motos e lendas, mais uma obra de arte.

The Great Escape, 1963, Steve McQueen:
https://www.youtube.com/watch?v=6zwW7iWinrk

Steve McQueen Motorcycle For Sale:
http://thecount.com/2013/04/10/steve-mcqueen-motorcycle-for-sale/

Francês
Francês
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Se pensar bem que besteira esse filme, os alemães são todos idiotas, Steve roubou a bike de um alemão mas a bike é uma Triumph kkkk, furada total……………….

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Bacana demais a história, mais um alemão! Será que o Galvão conhece o Ewaldo?

Há 36 anos, no dia 16 de agosto de 1977, aos 42 anos, Elvis Presley foi encontrado desacordado no banheiro de sua casa, em Graceland:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=539139722825269&set=a.281467585259152.65668.281464138592830&type=1&relevant_count=1

Puta que pariu, eu tinha 9 anos, mas lembro desse dia! Estava na sala vendo tv(desenho né), quando apareceu isso:

https://www.youtube.com/watch?v=bX6Cks5_OUw

Lembro que minha mãe entrou na sala desesperada, nesse dia conheci o Rei do Rock!

Ricardo Soares
Ricardo Soares
10 anos atrás

ao que interessa…motos, carros, fórmulas, dentre outros afins…como escreves bens (e não mercedes-benz!!!). Já alguns…entretemposetempos… venho te lido, gosto de fórmula, mas me decepciono com as atuais…ahhh os anos 70; circuitos, estilos livres de carros…(delícia), disputas verídicas…. chega de saudade. Parabéns pelo blog e posições… e luta(?!?) que segue…

Minoru
Minoru
10 anos atrás

Se hoje a pista é um perigo, imagino como seria naqueles dias, em que mesmo que a tecnologia para alguns pareça obsoleta imagine ter dar o melhor de sí montado em um moto com um motor que era um canhão, com um quadro e suspensões que fariam rir qualquer fabricante de montain bike de competição, e tendo para segurar toda essa bagaça “excelentes” freios a tambor nas duas rodas que eram montadas com pneus diagonais estreitos, com câmara de ar (acho que a molecada nem faz mais idéia do que seja isso… o tio FG depois explica para vocês!) e de qualidade e grip beeeem inferiores ao que vemos hoje em dia.

E tudo isso numa pista onde topar com uma vaca é tão comum como tomar um pint de Guiness num pub qualquer… balls of steel!!!

Chegar vivo, em minha humilde opinião, já seria uma vitória; chegar em primeiro seria se tornar o melhor dentre os vitoriosos!

Jayme
Jayme
10 anos atrás

Interessante que olhando o equipamento dos pilotos, pareciam bem mais desenvolvidos do que os dos pilotos de carros.

Jayme
Jayme
Reply to  Jayme
10 anos atrás

E mais uma coisa, foram poucos os soldados alemães que sobreviveram aos campos de prisioneiros dos soviéticos, só por isso ele era um cara de muita fibra e um vencedor mesmo!

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
10 anos atrás

História incrível!

Fabio Fornari
Fabio Fornari
10 anos atrás

Bela estória. Principalmente para mim que acabo de visitar o BMW Motorrad Museum em Curitiba. Coisa de louco. Emocionante. Inacreditável principalmente por se tratar de obra privada.. Ver uma R32 1923, primeira moto produzida pela BMW, funcionando não tem preço. (http://www.museubmwcuritiba.com.br/)

Obrigatório para os amantes das duas rodas.

Luís Almeida
Luís Almeida
10 anos atrás

Grande história. Só merecia um final mais feliz, com o protagonista a voltar a ilha de Man. Mas a vida não é um filme de Hollywood.

fernando duarte amaral
fernando duarte amaral
10 anos atrás

e a foto da replica, onde esta ?????