NAS ASAS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 2 de agosto de 2013 - 17:51Arquitetura & urbanismo, Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (merece) – O blogueiro Tiago me mandou essa notícia sobre o Bar Avião, em Fortaleza, inaugurado em 1949. Está fechado há alguns anos, um viaduto foi erguido bem do lado e hoje funciona ali uma borracharia. A arquitetura é de uma simpatia enorme. Parece que foi tombado e agora será restaurado. Será que é isso? O texto deste site não deixa isso muito claro, mas aguardo informações de vocês aí do Ceará para saber o que vai acontecer no local.

baviao

19 comentários

  1. Flavio disse:

    Olá Flávio! Você conhece esse russo que faz modelos incríveis e super realísticos de aviões?
    Acredito que você iria gostar, aqui está o link do site dele e do vídeo no YouTube.
    Incrível o que esse senhor faz!
    Rusjet
    http://www.rusjet.ru/
    YouTube
    http://youtu.be/yC4jG-wuVoc

    Abraços

  2. Wolf disse:

    Fica nos fundos do meu escritório……existe uma obra de urbanização do entorno, mas até a semana passada estava tudo igual. Segundo meus vizinhos antigos o dono, que era um cessionário, morreu a muito tempo e a area que e publica estava invadida pela borracharia…..

  3. Ron disse:

    Tomara que reformem e que fique legal.
    Essa atenção que o Bar Avião está recebendo aparentemente faltou em outro caso:
    http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/02/mp-pede-indenizacao-de-r-3-mi-por-demolicao-de-imovel-em-fortaleza.html

  4. Roberto Fróes disse:

    Voltando de Passo Fundo para o Rio de Janeiro, passei por uma cidade que tinha um bar funcionando no que foi um dia um Douglas DC-3. Autêntico, não uma construção em forma de avião.
    Não me lembro o local, eu estava apenas de passagem pela estrada. Vou procurar a foto.
    Alguém sabe falar sobre isso?

  5. carlos cesar garcia barbosa disse:

    Me causa indignação ver este ou qualquer outra edificação, monumentos, depredados, esquecidos por nossos governantes. Na avenida do bar avião, pouco mais a frente há uma joia da arquitetura, também abandonada, veja no youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=qPUKHa6BAel
    Se for verdade a restauração, um dia você pode tomar umas cachaças com um torresminho de tiragosto, com os aviões passando ali, bem baixinho e depois ir a Casa do Português.

  6. Rodrigo Lombardi disse:

    Fétida, xexelenta… depois se perguntam a razão das coisas estarem valendo mais do que as pessoas.

  7. Aqui em Curitiba tivemos, na década de 1980, o Restaurante Jatão. eu era criança, e sonhava em entrar dentro do bicho.
    Ficava no bairro italiano de Santa Felicidade e os clientes eram servidos por garçons vestidos de comissários.
    Uma das asas avançava sobre a Avenida Manoel Ribas, e posteriormente foi cortada para não colocar em risco os carros que passavam por baixo dela.
    Segue um link com imagem e história da belezura:
    http://columbianews2008.blogspot.com.br/2011/11/o-jatao-em-santa-felicidade-memorias-de.html

  8. Giovenardi disse:

    coincidência .. hoje a tarde passei em frente …
    http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2013/08/02/noticiasjornalcotidiano,3103701/comeca-restauracao-do-bar-aviao-na-parangaba.shtml

    nesse tem um história legal ..
    http://www.opovo.com.br/app/jornaldoleitor/noticiassecundarias/cronicas/2012/02/15/noticiajornaldoleitorcronicas,2785054/o-verdadeiro-bar-aviao.shtml

    tem uma lenda que diz …
    A localização dele é bem na rota de descida dos aviões que passam bem baixos .. Em frente ao bar, no outro lado da avenida, há um manicômio (doidos). diz a lenda que um doido derrrubou um pequeno avião a pedrada. por isso o bar foi construído alí. tipo um monumento pelo ocorrido. …kkkkkk

  9. Roberto Costa disse:

    A matéria foi feita por:

    Thiago Rocha
    Repórter

  10. Roberto Costa disse:

    http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1249436

    O Bar Avião, na Parangaba, que está em processo de tombamento provisório, vai sofrer uma reforma completa, conforme sua estrutura original de 1949. A área no entorno do estabelecimento será revitalizada pelo Metrô de Fortaleza (Metrofor) e, por isso, o prédio também vai passar por uma intervenção. A expectativa é que as obras sejam concluídas em julho.

    Atualmente, sinais de abandono são vistos no local. Os trabalhos de revitalização devem conservar a estrutura original de 1949 Foto: Waleska Santiago

    Hoje, naquele local, o sinal é de abandono. Por lá, restam apenas um sofá velho, alguns pneus e muito lixo. Além disso, a estrutura do imóvel apresenta diversas rachaduras nas paredes e no teto. No último dia 30, a borracharia que funcionava no bar se mudou para um local ao lado da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Cláudio Martins, a poucos metros de onde funcionava antes.

    “Eu não queria sair do Bar Avião, pois já estava trabalhando há 30 anos naquele local. Mas, infelizmente, eu não tive outra opção e acabei me mudando”, explicou o proprietário da borracharia, Expedito Antonio da Silva.
    Ele comentou que já fazia dois meses que recebia pedidos do Metrofor para sair do local, mas tinha receio de ir para muito longe e, assim, perder os seus clientes. “Algumas pessoas acham que eu não deveria ter saído. Mas, se fosse brigar na Justiça, iria gastar muito dinheiro”, ressaltou.

    Desde que se mudou, o borracheiro afirma ter perdido 70% de sua clientela. O maior problema é que ele não conseguiu avisar a todos sobre a mudança e alguns acham que ele não trabalha mais nesse ramo.

    Agora, Silva, torce para que após as reformas possa voltar a trabalhar no Bar Avião. “Mas acho difícil, porque me disseram que com as reformas vão mudar o piso e, por isso, uma borracharia não poderá funcionar por lá”.

    A borracharia que funcionava há 30 anos no estabelecimento se mudou no último dia 30. O proprietário acredita que não será possível retornar ao lugar, pois as reformas vão mudar o piso Foto: Thiago Gaspar (02/07/2007)

    Tombamento

    Segundo o coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Alênio Carlos Noronha Alencar, ontem, o órgão realizou reunião com o Metrofor para saber mais detalhes sobre a reforma. “Esse é um imóvel em tombamento provisório. Mesmo assim, estamos tranquilos porque está sendo feito da melhor maneira possível. O projeto ficou muito bom”, completou.

    O coordenador acredita que o Bar Avião vai se tornar uma referência ainda maior para os moradores da Parangaba e espera que a ação seja um estímulo para que outros bens importantes da cidade também sejam revitalizados.

    De acordo com a assessoria de comunicação do Metrofor, por se tratar de um estabelecimento particular, ainda não se sabe que tipo de comércio o proprietário colocará no local.

    Reformas

    Além disso, a assessoria informou que as obras próximas ao Bar Avião são referentes à Estação Juscelino Kubitschek e à urbanização da área de influência do elevado metroviário de Parangaba. Esta é toda a área de influência sob o elevado, situada entre os bairros Couto Fernandes e Parangaba e também, áreas da Estação Vila Pery.

    A área de lazer será implantada ao longo e sob todo o elevado, e contará com iluminação, ciclovia, pista de skate, anfiteatro e também uma quadra poliesportiva. O prazo de conclusão é julho e o custo será de R$ 28 milhões.

    FIQUE POR DENTRO

    Comércio foi construído em outubro de 1949

    O Bar Avião fica localizado na divisa entre os bairros Montese e Parangaba. A estrutura começou a ser construída em 1947, pelo comerciante Antônio Paula Lemos, mas só foi inaugurado dois anos depois, em 23 de outubro de 1949.

    O nome do bar teve como motivo a paixão do seu proprietário pela aviação e também o fato de estar próximo à antiga Base Pici. Além disso, na época da 2ª Guerra Mundial, os soldados americanos que trabalhavam na base aérea faziam suas refeições naquele local.

    O famoso avião de concreto, em cima do telhado, serviu como caixa d´água por muitos anos. Porém, com o passar do tempo, a estrutura perdeu a sua funcionalidade.

  11. Roberto Costa disse:

    O Metrofor (Metro de Fortaleza) que construiu o viaduto para passagem dos trens vai restaurar o prédio e construir uma pequena praça em seu entorno. O proprietário do Imóvel em entrevista a um jornal local já fala em reabrir o local como uma pizzaria.

    Um detalhe é que os aviões que pousam no Aeroporto Pinto Martins em fortaleza sobrevoam tal prédio a baixa altura pois a cabeceira da pista está a uns dois quilômetros.

  12. Jáder, O Pitoresco disse:

    Fica na Avenida João Pessoa, o principal corredor a ligar o tradicional bairro da Parangaba ao centro de Fortaleza. Espero que volta a ser um bar um dia, e não mais uma borracharia xexelenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>