NIGEL
SÃO PAULO (velinhas) – Nigel Mansell fez 60 anos ontem. Então, é para ele a carta desta semana na coluna Warm Up. Que lembra várias passagens da carreira do Leão, como dois episódios com Senna: aquele do GP de Portugal de 1989, em que Nigel bateu no brasileiro mesmo depois de levar bandeira preta, e o da corrida de Mônaco de 1992, que teve as cinco voltas finais mais alucinantes da história. Um trechinho:
E teve mais, aquela corrida em Mônaco, você de Williams, carrinho bom, aquele, um ano na frente de todo mundo, vitória certa, aí solta a porca de um pneu e você aparece em segundo a cinco voltas do final. Teve de parar nos boxes, perdeu um tempão. E o que foi aquilo, rapaz? As cinco voltas mais alucinantes de todos os tempos, Senna assumiu a liderança, você três, quatro, cinco segundos mais rápido por volta, e passar como? 1992, que ano, hein, Leão? Você babava na balaclava, e o cara na sua frente, e ele não errou uma marcha, não tirou o carro um centímetro do traçado, e você babando, e ele ganhou. No meu lado na cabine de rádio, que ficava num contêiner à margem da reta dos boxes, o Edgard Mello Filho gritava tanto, batia com o sapato na bancada, “não passa mais!”, berrou na segunda tentativa na saída do Túnel, e dava tanta porrada na bancada que quase derrubou o contêiner no meio da pista. Foda, aquilo. Lembro como se fosse hoje.
Para ler na íntegra, é só clicar aqui.
Parabéns, FG, pela emocionante homenagem em forma de texto a um gigante do esporte mundial. Mansell é um dos meus maiores ídolos, adoro caras que privilegiam o espetáculo acima de qualquer coisa.
Nigel Mansell perseguiu por mais de uma década, o campeonato mundial. Conseguiu conquistá-lo, com sobras, em 1992.
É o campeão mais tardio da Fórmula-1: na 13º temporada, com 176 GPs.
No ano seguinte, foi campeão da Fórmula-Indy (vencendo na corrida de estréia).
Fez parte do “Quarteto Fantástico”, composto (além dele) por Prost, Senna e Piquet.
É o tipo de piloto que ficaria na história da categoria, mesmo se não fosse campeão.
Feliz (tardio) Aniversário!
Em 1990, já aposentado (e convencido pro Frank Willians a voltar meses depois) na mesma pista do Estoril, ele quase deixou o Prost louco, depois de espremê-lo na largada, fazendo o francês cair da Pole para 4º e o Senna se aproveitou e passou. No final o Mansell venceu com Senna em segundo e Prost em terceiro. No pódio o Mansell ergueu o braço do Senna e elogiou-o na entrevista o que deixou o Prost mais fulo da vida!
Our Nige!
CARACAAAAAAA Aquela corrida de Monaco 1992 me lembro como se fosse domingo passado.eu tinha 7 anos e um carrinho de pedal igual do Senna.Assistia todas as corridas daquele ano com meu pai e meu tio que viviam me contanto historias da F1(no ao anterior meu pai tinha me acordado de madrugada pra comemorar na rua o titulo do Tri)então passei a adimirar corridas. Justo naquele ano que eu parava de fato p/ ver todas as corridas o Senna não ganhava uma.Meu pai ja estava até desanimado nessa corrida quando eu gritei “pai o Senna ta em 1°” e ficamos com olhos sem piscar naquela TV da Sharp.Teve uma hora que eles alcançaram um carro vermelho q parecia a Ferrari do Alesi mais não era e meu pai disse “caraca os 3 carros colados parecem 1 só” aí eles passaram o cassino e um loco começou pular vibrando e quase entra na pista de tanto êxtase.O Cleber Machado que narrou essa corrida e na hora da saída do tunel ele se engasgou todo “o Nigel Senna..digo o Mansell entra todo tortoooo” e o Leão quase pegou na traseira do Senna.Em 2004 eu comprei o DVD dessa corrida no mercado livre junto com GP Japão de 88 e GP Brasil de 91.
Parece que essa época nunca passou, de tão boa que foi. E lá se vão mais de 20 anos.
Fodástico texto, FG! Nós, os merdinhas, agradecemos! Um abraço
Alguém podia traduzir esta carta para o Inglês e enviar para o “Leão” e ver se ele pelo menos responde a pergunta sobre as luvas…como disse o Flavio, aí adoraríamos ainda mais.
Cada vez que revivo essa epoca da F1 nao contenho a emocao , epoca que HOMENS faziam o espetaculo , responsaveis pelos seus atos dentro da pista ,cada um com suas armas, arrojos e talento, que o digam PIQUET, MANSEL, PROST e SENNA. Que saudades desses caras. O LEAO em especial, um cara talentoso, doido e de bom coracao ,tanto que quando assumiu o carro n2 da willians apos a morte do SENNA mandou um carta para a familia do SENNA com palavras que so quem tem coracao e gratidao na vida seria capaz. Valeu LEAO voce deixou muitas saudades ! E voce Flavio Gomes tambem e o cara, e dos nossos apaixonados por F1 , vc e FODAO mesmo parabens!
Flavio,
O pessoal apos toda a repercussão de seu post nas redes sociais, acabaram fazendo uma matéria com a revenda aquela de Estrela, e claro não foi tudo aquilo, mas pelo menos acabaram reconhecendo o trabalho de vocês, aqui esta o link http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/teledomingo/videos/t/edicoes/v/conheca-a-historia-de-pessoas-que-seguem-costumes-do-passado/2751025/
Foi um casamento perfeito entre o Mansell e o FW14B de 1992. O carro encaixa-se perfeitamente ao seu estilo de pilotar atacando as curvas, uma espécie de simbiose.
Digitando F1 no google, acabei chegando aqui. No blog do gigantesco Flavio Gomes. Em resumo, o Vitório Brambila foi o mais espetacular piloto de F1 que já vi. Mas, falando de futebol, parabéns pela vitória do Tremolso Mecânico contra o SP por 2 x 1! Rumo ao Marrocos em 2014. Se bem que, se for a Lusa a decidir o Mundial de 2014, capaz de ser o Galatasaray o vencedor da Champions. A Fifa vai decidir que que a final será no Congo. E sem tv! rsss
Grande piloto, na minha infância eu torcia por ele e contra o Senna O único piloto que se aproximou do seu estilo de pilotagem foi o Montoya. Vida longa ao leão.
Concordo contigo, eram dois verdadeiros Berserkers.
até hoje lembro dessa corrida e o burro do senna emvez de deixar o mansell passar quis disputar nada ……..e acabou ganhando uma caixa de brita de presente.
mesmo sendo um dos maiores “show man” da F1 citar mansell está entre os melhores de todos os tempos é forçar exageradamente a barra em favor de nosso adorável leão endoidecido não é mesmo Flávio Gomes…. e mesmo como show man, Gilles Villeneuve foi bem superior a ele…mas temos que reconhecer seu talento (sem exageros) e a figuraça marcante que foi na F1 sendo talvez a figura mais emblemática de toda uma linhagem de pilotos loucos (mas muito talentosos) que ainda estão ou já passaram por essas bandas da F1 como Gilles, Zanardi, Kubica, Kimi, ….
Ótima postagem. Parabéns pela carta. Mansell era um ótimo piloto, apesar de algumas insanidades, rsrs.
Falando em F1, em meu blog estou começando a fazer uma série de desenhos em homenagem aos 50 anos da McLaren, com a caricatura de cada piloto campeão. Quem quiser conferir está no link: http://fillipedesignauto.blogspot.com.br/2013/08/especial-50-anos-mclaren-emerson.html
Abraços
Eu lia uma revista chamada racing que tinha foto dele no coquipit com as luvas azul e vermelha.
Estou postando este comentário antes de ler o que já foi postado antes… Mas tem um momento épico, não me lembro em qual circuito, em que o Senna, na Lotus preta e o Leão na Williams, terminaram a corrida com a vitória do brasileiro por 14 milésimos de segundo… foi uma das vitórias mais emocionantes do Senna.
Outro fato que me impressionou bastante, foi no vídeo promocional do novo Fusion, onde o Piquet sacaneava o Mansell o tempo todo e o inglês saia das provocações da forma mais sutil possível… Um gentleman fora das pistas e um leão guerrreiro dentro delas. Parabéns Leão!!!!!!!!!
Como era bom assistir F1 antigamente, não é saudosismo barato, mas… era diferente.
Aquela saída de traseira pra não deixar o Mansell passar, a galera vibrando na beira da pista, não tem mais como existir na F1 atual. O único piloto que lembra os antigos hoje em dia é o Alonso, o resto, sei lá, parece que estão se divertindo no Playstation.
Até a punição ao Mansell, que pegou gancho de uma corrida, se fosse hoje, um fodão perderia 10 posições no grid, o Grojean seria banido da F1.
Excelente texto !! Alem de recordar grandes momentos da carreira do leão.
O Tio Nigel era um daqueles vilões que a gente amava odiar. Eu que vivia de informações da Globo naquela época, já que não tinha o blog do Flavio Gomes, adorava quando ele se dava mal. Mas hoje tenho grande simpatia por esse tiozão. Foram corridas com ele e com os outros citados na cartinha que me fizeram um apaixonado por F1. Mesmo essa F1 de hoje, com caras fodões também, mas sem a metade da graça que tinha até meados dos anos 90.
Grande piloto. Nigel Mansel não é apenas um “figura”. Cômico até.
Foi/É um grande “Personagem” da F1!
Na pista, na perseguição aos rivais, em alguns momentos Lewis Hamilton me faz lembrar de Mansell.
Faltaram o drible no Piquet em Silverstone 87 e a vitoria na Hungria com direito a espetacular ultrapassagem no Senna em 89.
Lembrando q em 89 não tinha reta alongada, asa móvel, estratégia de pits e você passou quase todo mundo na pista!
Esse final de Mônaco 1992 é foi demais, ainda me emociono revendo essas imagens, o Leão colocando de um lado e do outro, com seu “carro de outro planeta” e o Senna segurando com derrapagens controladas, principalmente na chicane do porto, automobilismo pra macho.
Outra coisa que gosto bastante de ver é que em alguns pontos do vídeo parece que os carros são um só, tão pequena a distância.
Num outro ponto, mais especificamente na última volta, vemos os torcedores vibrando perto da Mirabeau.
Inesquecível aquele final de GP, assim como outros (Montmeló 2001 e Interlagos 2008 para citar apenas 2)
E o Cléber Machado, um “segundão” na Globo, foi o responsável por duas narrações épicas para os Brasileiros, Mônaco 1992 (era tampão, Galvão estava fora da RGT) e Áustria 2002.
Boa Flavio.
Tive o prazer e a sorte de poder acompanhar a F! do meio da década de oitenta em diante sendo que, confesso, dado o bairrismo (ate que justificado por um tal de Piquet e um tal de Senna) e minha mediocridade, por muito tempo vi o Leão como um meia boca enlouquecido. Curta visão a minha (repito).
Hoje, um pouco mais vivido, revendo algumas corridas e vendo a personalidade do Mansel consigo enxergar o qual talentoso e importante foi esse cara.
Vida longa ao Leão.
Ricardo Piva..
Muito legal a coluna e a homenagem ao grande Leão.
A gente adora mesmo, esse cara. Faz falta um show man na F1.
Um dos teus melhores textos, na minha opinião! Parabéns! E parabéns ao Leão, amado por muitos torcedores aqui no Brasil!
Todos fazem falta : SENNA , MANSEL e EDGAR . Onde está o Edgar , Flávio ?
Minha imagem de Nigel é na Lotus. Fim de corrida e de combustível ele reunindo forças de não se sabe onde e empurrando a o carro até a linha de chegada. Não era a toa que é chamado Leão!
http://www.youtube.com/watch?v=PZpMoG47kZc
Mansell, um dos melhores?!?!?!?! Piada….kkkkk
Talvez entre os mais rapidos, mas entre os melhores jamais!!!
Só conseguiu ser campeão quando teve o melhor carro e um companheiro de bosta ao lado!
Foi um bom piloto, que por ser doidão caiu no gosto do público.
Mansell foi um Villeneuve pai melhorado…doido rápido que conseguiu ser campeão! A F1 dá poucas chances de ser campeão à pilotos assim. Hamilton que o diga…na minha opinião é o piloto mais rápido da atual safra, porém parece ter uma fraca inteligência emocional. Em 2007 perdeu um título que poucos acreditavam que pudesse acontecer. Ah ta, ok…foi o primeiro ano dele…em 2008 quase perdeu pro Zacarias, o que teria sido uma baita vergonha, pois o Massa não tem punch de campeão nem aki nem na China…
É nessas horas que entram os pilotos como Piquet, Senna, Schumacher, Raikkonen, Alonso e Vettel. Pilotos rápidos, emocionalmente inteligentes, completos e obviamente nas equipes certas na hora certa. Até Button, que está longe de estar entre os mais rápidos, foi campeão por ser extremamente inteligente e soube aproveitar o momento que teve em 2009. Dificilmente conseguirá ser campeão novamente com tanto cara bom correndo atualmente, mas mostrou que sendo inteligente tudo é possível e, vai que a McLaren cria um super carro como a Brawn fez.
Mas enfim…Mansell parabéns!
Cara, na boa…
Por quê não te calas ?
Ele está certo, e na boa seja mais original,do que copiar frase de reizinho espanhol caçador de elefante.O Mansel era rapido ,mas destruidor de carros,perdeu dois campeonatos em 86 e 87,por pura afobação e erros infantis.
Concordo plenamente contigo,só acrescento a esses tops que citou um tal de Lauda ,que era fantastico.
Geração Y…
Uma das melhores cartinhas do FG que já li. Mansell era um maluco, mas aquele tipo de maluco que todo mundo gostava. Exceto quando acertava o Senna.
Achei essa singela homenagem à carreira do Leão bem legal, apesar da música com cara de super-sentai da Manchete. http://www.youtube.com/watch?v=wr38RX7bgdU
Não consegui encontrar esse 360, se alguém encontrar mande o vídeo… ah, e se alguém tiver alguma gravação do Edgard Mello Filho narrando a F1, poste na internet, pelo amor de Deus.
Bela coluna, o Leão é foda. Pena que tirou o bigode.
Viu isso, Gomes? http://virgula.uol.com.br/inacreditavel/bizarro/homem-constroi-seu-proprio-carro-de-colecionador-em-impressora-3d
Não tem o que comentar, você disse tudo !!!
Flávio, belo texto, excelentes lembranças! Obrigado por trazer, de maneira tão precisa e leve, uma das melhores recordações da F1.
Parabéns ao Leão! Se dicionário tivesse foto, a dele apareceria ao lado da palavra determinação.
Desta época eu guardo uma lembrança… eu, “japonês” para todos os efeitos, em Fulham, um bairro londrino, a procura do que era o meu santo Graal naqueles tempos que era o capacete Shoei de Kenny Roberts, o pai, que acabei encontrando depois de muitas andanças, entro naquela pequena loja de equipamentos para corrida e topo com um capacete do Piquet autografado em um lugar de honra e acho esquisito isso, afinal o Leão tinha ganho o campeonato mundial.
Pergunto pelo meu Shoei e eles não tinham mas sabiam onde poderia encontrá-lo e depois de anotar o endereço da outra loja, eu me identifiquei como brasileiro e perguntei ao rapaz que me atendia do porquê de não estar uma réplica do capacete de Mansell ali e ele rindo me respondeu “bem, Mansell é inglês e é bom que tenha ganho o Mundial para nós mas para quem já viu Piquet guiando de perto…sorry!” sacudiu a cabeça e terminou com uma risada.
Tão alucinante quanto esse “pega” em Mônaco foi o duelo Giles Villeneuve x Rene Arnoux em 1979:
http://www.youtube.com/watch?v=jcMv2en9HYU
Bela lembrança, Flavinho. Foi a primeira e única corrida que tive a oportunidade de assirtir num cinema, ao vivo, no clube Piraquê, no Rio. Parecia a geral do Maracanã. A cada tentativa de ultrapassagem do Mansel a galera, que lotava a sala, ficava mais e mais alucidana. Pensei que o cinema fosse desabar. Poucas vezes vibrei tanto. Valeu, camarada!
O 360 não foi em Hungaroring?
Foi.
Acho que foi em Hochenhein
Imola 1990
Foi no Mexico 1990.
Perdão, Imola.
Teve um 360 em Adelaide em 1985.
Bela carta Flávio. Entre outras coisas faltou falar daquela corrida no Canadá em que ele desligou o carro sem querer enquanto dava tchauzinho pro público e a vitória caiu no colo do Piquet. Mas acho que se você lembrasse isso talvez ele amassasse a carta na hora, haha!
as vezes te acho uma mumia vinda direto do politiburo sovietico;porem vc me comove com lembrancas de coisas que acho que esqueci;mas nao esqueci estavam apenas adormecidas num passado tao longe;mas tao perto- parabens belissimo texto- de um tempo e de uma imprensa que nao existe mais; que reproduz com palavras sensacoes de 20 anos passados;quando madrugadas eram viradas com F1 ou com estudo de medicina;a F1 hoje e outra e a medicina que o diga a companheira dilma.
Mais um “médico” que não quer trabalhar em regiões pobres e critica a Dilma… Aprendam com os cubanos que perdem em termos de estrutura e vencem de goleada de vocês em termos de eficiência e dedicação a causas nobres…
eu so trabalho em regioes pobres
Flavio, Parabéns pelo belíssimo texto para o Leão e que Leão né?
O cara era mesmo dos bons, dava show e suspense quando estava na pista.
Mas, um cara desses tinha que morar na Ilha de Man, aquilo deve ser um lugar mágico e alucinante daqueles doidos das duas rodas. É muito bom ter essas coisas para lembrar.
Obrigado por suas belas e inteligentes escribas.
E essa rodada após o estouro do motor! Que controle do carro! O Leão era fantástico!
http://www.youtube.com/watch?v=yAfkKC2IrHA
No video de monaco aos 7:24 tem um cara dando bandeira azul pro Senna. Sera que ele achou que era retardatário tal era amdiferença de velocidade?
Muito boa a lembrança FG. Parabéns.
Bela homenagem Flávio. Lembro-me de praticamente tudo o que você relatou, bons tempos aqueles. O Leão era o que pode se chamar de maluco beleza da Fórmula 1. Fiquei só imaginando o estado do Edgard na transmissão de vocês, eu que sou bem calmo estava eufórico só assistindo, imagina ele que sempre foi acelerado por natureza. Falando nisso não teria como resgatar o áudio dessa transmissão para postar aqui no blog? Seria interessante e divertido demais ouvir tudo que você contou.
Sempre achei interessante a dualidade existente entre o Mansell quando estava em casa, sendo paizão, policial comunitário, enfim um caretão e quando estava dentro de um carro de corrida, quando se transformava num alucinado. Essa é a faceta mais interessante dele!
Essas cartas são demais!
Abs
Fernando
Esquenta não Nigel,,Piquezão faz 61 dia 16 proximo,e ele ainda pisa e bate beter than you!
Dia 17.
Esse era doido de pedra. Faltou contar do título do Senna com o Mansel atrás até sair da pista e ficar preso na brita. Acho que até desmaiou. Depois o Senna deixou o Berger vencer.
Edgard….FENOMENO!!! Onde ele anda?
No site Autoracing.com.br
Tevez, pra matar um pouco a saudade, curte aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
. http://www.youtube.com/watch?v=ZC4mjgnXJig
http://www.youtube.com/watch?v=locuf3mKQk8