RIO 40 GRAUS, 1983
SÃO PAULO (suando só de ver) – Delicioso o novo vídeo do arquivo de Alessandro Neri com os preparativos para o GP do Brasil de 1983 no escaldante autódromo de Jacarepaguá. Algumas observações…
1. Luiz Fernando Lima, que anos depois viria a ser o todo-poderoso dos esportes na Globo, provavelmente não contrataria um repórter que tivesse a atuação que ele teve com o microfone na mão.
2. Piquet estava insuportavelmente antipático.
3. Os boxes eram de uma precariedade assustadora.
4. A quantidade de bicões no paddock era igualmente assustadora.
5. Mecânicos sem camisa e de shorts, alguém imagina isso hoje em dia?
6. Morro de saudades de Jacarepaguá e dessa época…
Claro que deve ter blogueiro aqui que não só foi àquela corrida, como também devia estar borboleteando pelos boxes debaixo daquele sol senegalesco. Se alguém se encontrar no vídeo, avise!
A Terezinha Sodré era a cara da Dona Florinda, rsrsrs
Foi a primeira vez que ví a F-1 de perto e foi a primeira vez que fui no autódromo..é uma história que lembro como se fosse hoje e olha que já se passaram 30 anos..eu era um moleque de 13 anos ..magrelo…
Resumindo..assisti a corrida com meu irmão e um amigo, na reta oposta, entre a curva dos 90 e a curva da vitória. Ficamos ao lado do parque fechado, e assim que os carros foram chegando…saí correndo e escalei o alambrado com a rapidez de um mico… e fiquei berrando ..Piquet..Piquet como um louco , até que ele olhou e fez um sinal de positivo, quase caí lá de cima !
Eu também estive lá ! Em 1978 e de 1981 a 1989 ! E pensar que em breve teremos no local belos condomínios para o prazer dos novos ricos e o enriquecimento de políticos e construtoras ! Dá vontade de chorar mas infelizmente não passa de um retrato na parede ! Mostra do que somos, do que é o nosso país !
Sensacional!! O melhor de tudo: Martha Rocha, maravilhosa. Aos 47 anos, disse um amigo acima… ou seja, no seu momento de ápice, as curvas experientes sustentadas por uma beleza sorridente. Demais! Ah, e por onde anda a Terezinha Sodré? Esse vídeo valeu, FG!!
gilberto-que saudades do autodromo de jacarépagua,anos de 1983,1985,1987,tempo bom que não volta mais.
Que vídeo sensacional! E que ESPETÁCULO a Marta Rocha, hein? Imagina no auge?
Esse vídeo também é legal pra mostrar que Piquet não tinha o melhor carro da temporada, assim como Senna estava looonge de ter estreado por uma equipe “fraquíssima”, como alguns pensam que a Toleman era, em 1984. Botar as coisas em seus devidos lugares é sempre bom.
Toleman, por sinal, cujo projetista era um certo Rory Byrne.
Genial o exercício de história que este vídeo de um antigo GP Brasil proporciona. Falta de organização, politicagem, lindas vagabas marias capacete, um gringo componente de equipe assaltado e esfaqueado, além de um Piquet grosso, arrogante, mal educado, etc.
Da série tudo como dantes…
A escola de samba que aparece no vídeo é o Império Serrano, representada por sua magnífica bateria e o naipe de agogôs que a diferencia das demais.
Virge Santa, o repórter erra tudo: “o americano Danny Sullivan, da TAIRREL (ao invés de TYRREL)”, depois “Barbham”… Por isso é que dizem: quem sabe, faz. Quem não sabe, vira chefe!
Um dos repórteres Mário Jorge Guimarães, não seria o Joinha, hoje empresário do Anderson Silva por acaso?
curioso o cara da riotur Luiz Dale falando que o custo é baixo pra manter o autodromo, para o retorno que traz a cidade, e que a furmula 1 é que pagava todos os custos. até conta de bar! rsrs
Se era assim, o que aconteceu esses anos todos pra pista ficar tão abandonada e a gente aqui terminar sem autódromo?
Foi minha primeira corrida. Se nos box o sol senegalesco incomodava, imagine ficar debaixo dele nas arquibancadas até o final dos treinos, de roupa, depois de viajar de ônibus a noite toda. Jacarepaguá, Rio, glamour, feliz de quem viu…
This is madness!! No, this is Jacarepaguá!!!
O autódromo morre, mas as lembranças ficarão para sempre.
Uma coisa que me chamou a atenção no vídeo foi que a reportagem disse que a Petrobras iria fornecer a gasolina na semana da corrida pra todo mundo (“gasolina verde”, de alta octanagem). Mas… E as petroleiras que supostamente forneciam às equipes, inclusive patrocinando-as? E a Agip (Ferrari), Elf (Renault) e outras? Só forneciam quando a corrida era na Europa (problemas logísticos)? Não forneciam pra ninguém, era só patrocínio mesmo, a gasolina era padrão?
E hoje, como funciona? Cada equipe leva sua gasolina ou em cada lugar usa-se a gasolina disponível ali mesmo?
Sempre achei que a Petrobras teria servido à F-1 pela primeira vez em 1999 na Williams… Ela chegou a fornecer para a Copersucar nos 70?
Considerações e tempos:
– 00:10 – Danny Sullivan da “Tairrel”..hahaha….O velho Ken Tyrrell deve estar cambalhotando na tumba
– 00:23 – Capacete do Eddie Cheever, pra mim, é um dos mais criativos e bonitos dessa época.
– 00:45 – Raul Boesel REALMENTE nervoso, tenso – ” é um nervosismo que deixa a gente nervoso”..
– 02:07 – Usavam AvGas pros carros, na base do abastecimento no tambor…imagina isso hoje….
– 04:35 – Demais as ondulações da pista, e seus remendos. Agora a Brabham enguiçar foi mais demais ainda… Enguiçar, escangalhar, termos já praticamente mumificados.
– 04:54 – Não sabia que a Toleman andava isso tudo em 83 não….
– 05:06 – Ao passar da Lotus, com o capacete “darth vader” do Elio de Angelis, o locutor informa Rosberg com 1.35 seg. O Chico fechou a volta em 1.50…. quinze segundos atrás!!!!!!! Meu pai…imagina o naipe da draga.
– 06:23 – HAHAHAHA….
– 07:15 – HAHAHAHAHAHAHA….. Reporter : Os tempos tão aí, dá pra melhorar? Piquet: Não sei, não sou MAGO…. hahahaha velho, imagina ele dando uma dessa na Globo hoje em dia….
– 07:40 – Peraí, Box da Tyrrell (o carro lá atrás), Keke (da Williams ), J.Laffitte (da Ligier) e técnicos da TAG, no mesmo lugar, e trocando uma ideia…. caraca, outros tempos mesmo.
– 08:50 – Montagem das arquibancadas e estrutura… na base do serrote, martelo e prego…sensacional!!!
– 09:00 – Olha o naipe da galera que pinta as marcas do grid…na base do pincelzinho… e no remendo do asfalto…
– 09:56 – “Bernie paga todas as despesas…todas MESMO…até as despesas de BAR”….hahaha…. Não tem como não imaginar ele encarando um boteco…
– 10:28 – Diretor da Toleman leva FACADA na barriga… e o Button reclamando de assalto em SP…..
– 10:37 – Peraí, resfriar gasolina pra aumentar octanagem??? Maonde???
– 10:57 – Minissaia abolida…e a Toleman com aquela asa dupla … trocaram 6 por meia dúzia…
– 11:19 – Cuja asa, diz o vannucci ” vai dar confusão”….haha aprovam o projeto do carro, e depois vão ver se pode…hahaha… PS: A corrente na porta do box é sensacional!!!!
– 11:30 – Será que aquela escola de samba era a top da época? Tava meio fraco hein…as gatas que desfilavam no paddock davam de 10….
– 12:14 – “Presidente da FISA”…era o Balestre? E a relação entre Tio Bernie e RGT já não é de hoje hein….devem ter bebido garrafas e garrafas de Passport e Drury’s nessa época.
– 13:24 – Que belezinha hein…. 100% natural.
– 14:20 – Johnny Ceccotto era o cara hein: mandava de moto e de carro. Seria algo como o doutor Rossi num carro hoje em dia?
– 14:30 – Piquet irascível…. irrequieto… Não foi nessa corrida aí que ele quis dar o tombo na vistoria, e depois tiraram a vitória dele? Com direito a desmaio no pódium?
– 15:27 – A balaclava do Boesel ( separada) é muito bacana. Pena que não usam mais assim, ou não deve ser homologada, uma merda assim, aposto.
– 16:24 – A quantidade de papagaios de pirata é vertiginosa…
– 16:40 – Aquele, em pé ali no box da Brabham, de calça branca, é o Emerson? Suspeito pelo conjunto mullets/costeleta do rato…
– 16:58 – Pra quê credencial de paddock que o cidadão tá usando, sendo que virou uma várzea veiaca e todo mundo entrava…
SENSACIONAL esse video….
Só uma correção: o Laffite era da Williams em 83.
Ah, e a vitória do Piquet irregular foi um ou dois anos antes. A de 83 foi totalmente legal.
81 foi o mico de largar com slicks na pista molhada, 82 a desclassificação e 83 a vitória,..
Valeu Boa! Achei que o Laffitte fosse 100% Ligier….
Genial o Piquet. Por isso que foi Tricampeão. Que saudade de Pilotos assim. Porra de pergunta idiota!!! Se melhorar melhorou caralho. O cara com a cabeça pra estourar com o calor e um quinto lugar quando esperava ser primeiro e ouve um idiotice dessas. Mandou bem demais.
O mesmo reporta ainda mandou essa “em caso de acidente grave a vítima será transportado para um hospital…”
Inacreditável ol crime que fizeram com o autódromo. Época boa, sem preocupação com imagem e perfumaria. Paixão pura e simples pelas corridas.
Realmente o mundo acabou com o século XX.
Depois falam que o Piquet é grosso e acido! O reporte faz perguntas fracas, pra nao falar outra coisa. Que respostas eles esperavam? Acho ate que fazem premeditado, assim “vendem” uma imagem de “chato” do Piquet. Nao que ele nao seja mas poderiam ter feito perguntas mais inteligentes! O video é ótimo! Parece outro esporte e acho que é mesmo o Bernie Eclestone, que tem TOC, criou este mundo neurótico de hoje, antes era mais real!
E que perguntas não seriam “fracas” sendo que a matéria é direcionada pro público em geral e não só aficcionados por corridas?
Piquet foi grosso e antipático sim, falta de alguém mandar ele tomar lá quando viesse dar coice em gente que como ele, só está lá trabalhando.
Sem querer defender os repórteres, acho que essa coisa de cobrir automobilismo ainda estava muito no início aqui no Brasil, os caras não tinham preparo, e o Piquet não tinha a menor paciência para ponderar isso. Várzea total. Hoje temos o extremo oposto, com todos preparados até demais, repórteres perguntando e repórteres respondendo (já que os pilotos praticamente não podem dar declarações espontâneas, sempre seguindo a cartilha da assessoria de imprensa da equipe).
Mais duas observações: segundo a reportagem, era a primeira vez que carros eram selecionados para pesagem; e a Williams fazendo ensaio de pit-stop! Coisas mais que normais hoje, procedimentos obrigatórios.
Tive a chance de, ao apagar das luzes, me despedir de Jacarepaguá, em seu último dias de atividades. Entrei nos boxes. Subi a torre. Desbravei o mato e os alambrados rompidos e tirei fotos de dentro da pista.
Uma tristeza, enfim.
estava la e era chefe do posto treze ao final da curva sul,estou procurando o livro desta corrida onde constava os nomes dos integrantes da organizacao que foi uma das atitudes do saudoso mihaly hidasi que nos deixou a 2 semanas
Simplesmente o melhor vídeo postado neste blog ate hoje!
E olha que ja vi muita coisa boa por aqui.
Mais uma vez valeu, Flavio Piquet ( sobrenome nada a ver
Com sua pilotagem)… Rsrs
Vídeo SENSACIONAL! Teria sido ele veiculado no Esporte Espetacular? Ou em algum “RJTV” da época? Porque não lembro de tê-lo visto (se bem que, pqp, eu não tinha nem 7 anos). Tem um outro vídeo com a Globo apresentando os pilotos e equipes da temporada (tem no YouTube, devo ter chegado até ele por este blog), com aquela trilha sonora instrumental global inesquecível (pré-Tema da Vitória), provavelmente passou momentos antes da corrida, enfim, que, quando vi, tive aquela sensação “pô, eu me lembro disso!”. Não se transmitia treinos, havia só o “Sinal Verde” do Reginaldo Leme no sábado à noite antes do JN.
E a pergunta “Caras” que não quer calar: por onde anda Terezinha Sodré? Essa sumiu do mapa…
Talvez no programa Sinal Verde, um ótimo projeto que foi infelizmente abortado.
Caro Flavio e amigos.
Aqui vai um link para um vídeo MARAVILHOSO e raro postado recentemente no youtube.
É SPA em 1955.
25 min de boa qualidade dos treinos, montagem da pista, bastidores e muito mais…
Dangerous Classic F1 – 1955 Belgium GP – Fast Friday
http://www.youtube.com/watch?v=7xWL0wCfIFU
Abraço.
– Que tipo de problema tá(sic) o seu carro?
– Problema mecânico.
HAHAHAHAHAHA
Sensacional, 28 pilotos, tudo meio zuado, sem a cara pasteurizada de hoje, até os pilotos sem camisa e danem-se os patrocinadores rsrsrs
O hospital do autodromo hoje nao serviria nem pros flanelinhas que ficam nas redondezas de interlagos .
E ver a reta oposta de Jacarepaguá me traz lembrança boa, das corridas de motogp q fui ver no Rio.
Pena q acabaram com tudo, malditos
Eu estava lá, e já disse aqui uma vez: SOL, MULHER BONITA, CARRO VELOZ E CIDADE MARAVILHOSA. Era isso e muito mais. Tinha uns outdors enormes espalhados pela cidade da Marlboro com as Mclarens dizendo assim: (( As feras estão chegando )). Muita doidera.rs
E também teve o contraponto que perdura até hoje: o engenheiro da Toleman esfaqueado e assaltado… Já naquela época não dava pra vacilar…
Percebe-se que exceto o Reginaldo, os repórteres não eram mesmo do ramo.
Tudo era autêntico, ninguém se preocupava em mostrar uma imagem de super-profissional.
O que dá muita raiva é que simplesmente roubaram o autódromo…
Agora que me dei conta. Esse é o segundo vídeo de 1983 que vejo hoje. O primeiro está bem mais famoso é claro, pois mostra uma apresentadora infantil em trajes sumários rebolando animadamente no Carnaval daquele ano. Não me atrevo a colocar o link aqui pra não ser censurado, mas parece que 1983 foi foda hein !
Inclusive foi “casada” (“me engana que eu gosto”) com um homônimo seu!! ;)
Para os curiosos, o link é esse: http://diversao.terra.com.br/gente/video-de-xuxa-sambando-de-biquini-no-carnaval-de-1983-vaza-na-web,f752a7047aca0410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
Mas vamos falar sério, a mulher que já era magra feito um bambu conseguiu arranjar um biquini minúsculo, sobretudo na parte de cima, imagina se ela tivesse mais peito, acho que o bicho explodiria,kkk!!!
Não sei se entendi direito o que os repórteres falaram: Estava fazendo calor?
Estive na arquibancada em 84 e 85. E nos boxes em 87, durante os testes de pneus em fevereiro. Nesse ano, vi o “Quarteto Fantástico” de perto: Senna parecia colado no assento do carro. Piquet, bastante falador, conversando com os mecânicos. Mansell espreguiçando gostosamente e Prost, sempre arredio e reservado.
7. Narração do então sóbrio Fernando Vanucci
Ele ainda não sabia que a África era logo ali.
Vai Itália! E o Brasil? E o Brasil?
Brincadeiras à parte, dá saudade dessa simplicidade e sobriedade no texto e na narração, apesar das gafes dos repórteres. E da várzea total no autódromo.
‘…ficou em 27º lugar.’ Saudades dessa quantidade de carros.
Sensacional…..a cobertura era MUITO melhor do que é hoje.
Eu tava lá na arquibancada descoberta, no meio do retão, calor muito brabo… Tomei o maior susto quando vi o carro do Piquet entrar no box, lá pelo meio da corrida, achei que estava com problemas ou ia abandonar. Mas era reabastecimento, por isso ele e o Rosberg andavam tão rápido! Coisa corriqueira hoje em dia, mas novidade na época…
Realmente tudo muito precário, e o que o pessoal falava de abobrinha na cobertura…
Mas eu gostava mais!
O Piquet na “entrevista” me lembrou um certo blogueiro… hehe.
Égua coiceira!
“eu não sou mago, sou piloto!”
“E qual é o problema no carro, Piquet?”
“Problema mecânico.”
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mais limão impossível!
Eu queria ele como piloto da minha equipe e não como meu genro, parafraseando Nelson Rodrigues
mais autentico,impossível
” A Brabham de Ricardo Patrese ENGUIÇOU”….que bacana! De uma certa forma, o que me parece bacana é o jeito de cobrir de lugares diferentes, o som mais ambiente, os repórteres menos parecidos com secretárias eletrônicas pré programadas…
ENGUIÇOU….o que enguiça hoje em dia??????
Muito legal!
Enguiçado. O carro de Patrese ficou enguiçado. Meu Deus, há quanto tempo não ouvia esse verbo. Era uma época mais romântica, sem dúvida, mas a precariedade das coisas era algo absurdo, impensável nos dias de hoje.
Piquet sendo Piquet, deu respostas condizentes às geniais perguntas que lhe atiraram. O que me chamou atenção foi a dificuldade dos repórteres na pronúncia de “Brabham”.
É mesmo, cara. Saía sempre algo parecido com um “Brahbam”… Todo esquisito!
Pior que todo mundo errando “Brabham”, foi o L. F. Lima mandando um “Tairrell” logo no início… Essa doeu!
Hahahaha! É mesmo! Teve essa também…
Muito legal.
Mas o que me chamou a atenção mais que tudo foi a Sra. Marta Rocha, que pelo que pesquisei, estava com 47 anos em 83.
Que mulher maravilhosa!!! A pickup Chevrolet 55 (a mais linda de todos os tempos) faz justiça à sua beleza…
Queria ter vivido estes tempos! Que delícia…
Realmente tudo ali é apaixonante, piloto no mesmo patamar de pessoas normais…
Mas o destaque para mim não é o chatice do Piquet e sim o profissionalismo do Regi desde aquela época os outros repórteres de camisa aberta e gesticulando de forma desengonçada. (perguntando sobre a cabeça do Raul). E o Raul novinho, Chico Serra na F1… Pqp você que viveu isso deve pirar muito mais que eu Gomes!
Eu estava lá, eu estava lá. Também estava nos “testes de pneus em Janeiro ou Fevereiro, não lembro bem. Eu perambulava por lá, vi vários motores DFV parcialmente desmontados, os belos V6 turbo Renault Gordini, os assombrosos V6 Ferrari. Era tudo uma beleza, que saudades.O mundo era mais real.
“O mundo era mais real”
Putz! Que bela frase, rapaz. Acho que uma das que resume melhor esse vídeo…
2
O Niki Lauda sem camisa! Nossa! Imagina hoje um piloto sem camisa bocejando em frente a uma camera?
Simplesmente, JPA era uma festa…
Flavio, estava lah nesse ano, eu e meu pai sentados na arquibancada A na freada da reta e dali vimos a vitoria do Piquet. Viajavamos os dois todos os anos de SP ao Rio somente para isso, teve uma vez que voltamos de carona (proibida) num carro da TV manchete, jah que estavamos no velho Hotel Gloria ao lado da finada emissora. Em tempo, para mim essa Brabham do Piquet foi o mais bonito carro de F1 jah feito, projeto do Gordon Murray, depois ela ficou azul escura e o Piquet ganhou na africa do sul no mesmo ano. abs
Ô Jacarepaguá…
Não conheci essa época (em 1983 eu não era nem nascido) mas cheguei a ver corridas no traçado “completo” e a pilotar lá também, no estadual.
Uma observação: se os boxes são precários desde essa época, assim permanecera até a destruição.
E Flavio, legal você mencionar que sente saudades de Jacarepaguá. Não sei se já publicou aqui no blog, não procurei, mas: qual a sua melhor lembrança de lá?
Forte abraço!