SANTA PISTA (1) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 23 de agosto de 2013 - 13:06F-1

SANTA PISTA (1)

trapiste1SÃO PAULO (ah, o fim de semana…) – Antes de falar dos treinos de hoje em Spa, vejam as declarações de Button no original:

It’s great to be back at Spa – the circuit is simply stunning! It’s one of the best circuits for a driver, so fast and flowing. You have true racing fans here too, which is fantastic to see. Okay, the circuit is a bit unforgiving, but in a way I don’t mind that. I think we’ve lost a bit of that element with some of the newer circuits we’ve seen arrive on the calendar over the past few years. The old classics are the ones that really remind me why I love this sport so much: here, Monza, Suzuka etc.

Precisa traduzir? OK, rapidinho, e só as frases que interessam: “Aqui a gente tem fãs de corrida de verdade. A pista não perdoa erros, mas não me importo. Nós perdemos esse elemento com esses novos circuitos que foram entrando no calendário nos últimos anos. Os velhos clássicos são os que realmente me fazem lembrar por que eu amo tanto este esporte: aqui, Monza, Suzuka…”

É isso. Spa é um clássico. Uma pista de verdade para pilotos de verdade. É o lugar que costumo indicar a quem me pergunta qual corrida é legal de ver ao vivo na Europa. Spa, sem dúvida. Mais que Mônaco? Mais que Mônaco. Pela ordem, Spa, Monza, Nürburgring e Silverstone, na Europa. Mônaco bem depois.

Vettel e Webber voaram hoje e enfiaram quase 1s em Grojã, o terceiro colocado. De manhã a pista estava úmida. Pode ser que chova amanhã e domingo. Oh, que novidade. E tomara que chova mesmo. Faz tempo que não tem uma corridinha com chuva.

A Force India será a pequena a incomodar lá na frente. A Mercedes ainda está adormecida. Pelo que fez nas provas antes das férias, eu esperava mais. Veremos na classificação e na corrida. É a única chance de este campeonato recuperar a graça em sua segunda metade: a Mercedes andar bem e desandar a ganhar corridas para deixar a Red Bull nervosa. Caso contrário, já era.

“Ah, mas e a Ferrari e o Alonso?”, perguntarão alguns. O que tem?, responderei eu. “Não vão ganhar corridas e brigar com o Vettel, o Alonso e nosso Felipe?”, insistirão alguns. Não, não vão.

17 comentários

  1. mario disse:

    Realizei meu sonho de conhecer Spa. A atmosfera é incrível. Já estive em inúmeros GPs Brasil mas Spa é diferente. Claro, sem desmerecer Interlagos, mas as coisas funcionam diferente. entre elas o fato de que não tem um milhão de PMs em todo circuito te proibindo de fazer tudo. Aqui o pessoal entra com martelo e talhadeira para ajeitar o terreno para colocar sua cadeirinha. E ninguém causa problema! Adoro o Setor G de Interlagos, mais do que do M ou qualquer outro que já visitei, mas o público em Spa é tão apaixonado quanto, mas também muito mais educado. Estive lá desde quinta para o Pit Walk e com o ingresso de General Admission pude conhecer muito do circuito. Andei por dentro do circuito e também pela pista após a corrida. É tudo mágico, será um fim de semana que nunca irei esquecer e que com certeza irei repetir!

  2. Roberto Fróes disse:

    Da sua lista de pistas, eu retiraria Nurbürgring. A atual, não a antiga. Evidentemente. Ah, que saudades da verdadeira Formula 1…

  3. Rafael Chinini disse:

    se pudesse escolher uma pra assistir fora do Brasil, acho que seria nessa ordem.

    SPA, Canada, Inglaterra e Alemanhã

  4. Rodrigo Mota disse:

    eu posso estar falando besteira mas eis o que eu penso…

    PISTA DE VERDADE É ASSIM:

    não foi feito no AUTOCAD e por trilhões de engenheiros que NUNCA dirigiram direito na vida, é feito por engenheiros ouvindo os Pilotos profissionais…

    não é “perfeitinho”, os boxes não tem a largura de um aeroporto, o asfalto tem ondulações, as curvas tem inclinações estranhas, o a meteorologia é doida, o acesso é confuso, e a pista ou fica no meio da pqp ou encravada no centro da cidade…

    geralmente algo estranho acontece, seja com o tempo, seja na corrida ou seja envolvendo alguma coisa externa…

    tem áreas grandes onde o pessoal pode acampar e ver a corrida sem precisar pagar 1000R$ pra isso…

    a F1 é apenas mais um evento e não O evento…

    não é um local elitizado, é onde o cara que gosta de carro vai com os amigos passar o dia inteiro vendo corridas porque entende de corridas e não um “playboy” que só vai lá porque é o evento da moda…

  5. Matteoni disse:

    Vai ser uma pena se o Allonzo não for vice de novo este ano. Com certeza no futuro o Picaretonso será conhecido como o maior vice campeão de todos os tempos…!

  6. guest disse:

    O Button elogiando Spa; enquanto isso, o Webber “elogiando” a mulher do Button… e não é que ambos têm razão!

  7. Mauricio disse:

    É Flávio, acho que única emoção que pode eventualmente sair do time maranélico é o Massa conseguir correr na frente do Alonso. Convenhamos que acontece de vez em quando e por muito poucas voltas.
    Mesmo assim… Sei lá.
    Acho que é sonhar muito.
    Passou da época da Scuderia fazer um downsizing gerencial. Devia tê-lo feito no final de 2008 quando perderam o campeonato de pilotos vergonhosamente.

  8. Rama disse:

    Qual o melhor ponto (arquibancada) para acompanhar a corrida em Spa?

  9. Anadão disse:

    Flávio: e aqui no Brasil? Na sua opinião qual é a pista de VERDADE?
    Já andei (de moto) Interlagos, Curitiba e Londrina. Para mim a de Londrina me parece a mais desafiadora.

  10. Bhyeraldo disse:

    Flavio,

    Você não teve notícias do Gola Profunda? Em meio a tantas especulações ele não disse nada?

    Abs.

  11. Márcio A. Araújo disse:

    Flávio, a equipe Audi vai partipar das “Seis horas de São Paulo”?

  12. Fabio Amparo disse:

    Massa até que andou bem hoje.

    Pela fase que vive achei que levaria uma trolha, mas me surpreendeu.

    Vamos ver se vai manter-se assim no fds.

    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>