VERGONHA NA ESTRADA

SÃO PAULO (e ninguém cobra?) – Lembro bem do Monumento Rodoviário na Dutra, dos tempos em que morava no Rio. A gente sempre parava para um refresco, um salgadinho, esticar as pernas. Eram muitas idas e vindas para São Paulo, e a pausa na Serra das Araras era, digamos, um clássico.

Vejo no São Paulo Antiga que o monumento está abandonado desde 1978. Aí a Dutra foi privatizada e o consórcio que assumiu a rodovia deveria revitalizar a área, pelo que entendi. Não fez picas e devolveu escombros à União. Em 2010, o MPF determinou que a Nova Dutra apresentasse um projeto de restauração (o que por si é um absurdo; não tem de exigir projeto, tem de exigir obra). Perguntem se os privados fizeram algo. Nada, claro.

Descaso, desrespeito às instituições, à história, à arquitetura, à memória. Essas concessionárias de estradas sabem fazer uma única coisa bem: cobrar pedágio. Caríssimo. “Ah, mas as estradas privatizadas são ótimas”, dizem os privateiros.

Vá para a Alemanha. É tudo estatal. Não tem pedágio. Aí volte aqui para discutir.

mrodoviariot1

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Karina Matos
3 anos atrás

Não acho que foi vergonha…
Profissional em Happy Hour Americana, Campinas – SP

genaro crescendo
genaro crescendo
10 anos atrás

essa é a herança dos anos turvos do PSDB no plano federal e atual em SP. Se o PSDB roubou tanto no metrô, imagina a bolada que ganharam pra fazer esses pedágios caríssimos!!! ainda bem que os governos lula e dilma, quando fazem pedagio é com preço dez vezes menores, só pelo fato de não ter corrupção.
No RS o Tarso já acabou com vários pedágios da época do Britto-FHC, graças a Deus

Fabio K
Fabio K
10 anos atrás

“Essas concessionárias de estradas sabem fazer uma única coisa bem: cobrar pedágio. Caríssimo. “Ah, mas as estradas privatizadas são ótimas”, dizem os privateiros.
Vá para a Alemanha. É tudo estatal. Não tem pedágio. Aí volte aqui para discutir.”

Concordo plenamente. Vejam as estradas do Paraná, que foram privatizadas há mais de dez anos. É uma vergonha que as duas maiores cidades do interior (Londrina e Maringá) sejam ligadas a Curitiba (Capital do Estado!) por uma via extremamente SINUOSA e de PISTA SIMPLES!

Banana Joe
Banana Joe
10 anos atrás

Não fazem nem o que tem que fazer na própria rodovia e vc. acha que vão se preocupar com um monumento sei lá do que?
Os caras (governo municipal, federal, estadual, iniciativa privada,… ) querem é faturar.

Barba
Barba
10 anos atrás

Flavio,

Na Nova Zelândia também não tem pedágio, todas as estradas são ótimas e em todas as cidades, mas todas mesmo, há banheiros públiocos limpos, com papel higiênico, sabonete e um telefone 0800 para que o usuário informe se falta alguma coisa ou se tem algum problema.

Abraço,

Barba

Edson Del Rio
Edson Del Rio
10 anos atrás

Para sair de São José do Rio Preto e ir até São Paulo de carro o gasto total (ida e volta) com pedágios ultrapassa R$ 150,00. Parece-me um valor absurdo, mas se você fizer as contas no papel verá que, na verdade, isso é um assalto ! ! !
PS: Qual a razão que o bilhete eletrônico custa o mesmo preço do pagamento individual no guichê se a automatização do pagamento elimina a mão de obra? Se o sistema é automatizado o valor cobrado deveria, para o bilhete eletrônico, ser significativamente menor que o valor pago diretamente no guichê individualmente. Mas, o bilhete eletrônico do pedágio custa mais alto, pois você ainda tem que pagar a instalação e se não usar tem que pagar uma “taxa de manutenção”. Isso não é pedágio mas roubalheira pura. Até quando?

Tom
Tom
10 anos atrás

Não existe um metro de rodovia feito pelo PSDB em SP,foram privatizadas pelos mesmos,mas construídas por governos anteriores e que na maioria estavam duplicadas e tem o Metrô,que conseguiram destrui-lo,comparem a malha do metrô da cidade do México com a de São Paulo,os dois começaram na mesma época,o duro é ter que concordar com o Maluf,que roubou mas fez o metrô,agora os governos do PSDB,pegaram propina para fazerem cerca de 1km ao ano e as vezes nem isso.
E tem mais quem conhece o interior de Sp,deve saber as rodovias que não são pedagiadas voce não tem o direito de passar senão tiver um camionete ou trator,são rodovias construídas há mais de 20 anos e desgastadas ,totalmente abandonadas pelo governo paulista.

Wallace
Wallace
10 anos atrás

Pois é Flavio,
Toda vez que passo por lá sinto a mesma dor, era mesmo um local lindo de se parar. Já mandei mails para essa catadora de dinheiro e eles nem respondem, faz o que todo político faz, fingem de morto…. Mas, o triste é o painel de Portinari que existia lá, deve estar um lixo.
Se é que ainda tá lá. Espero que possa parar de novo antes de ir para Marte…….
País que tem povo e não Cidadão jamais será uma Alemanha,Suiça, Holanda ou Dinamarca.
É a triste realidade.

marcelo silva
marcelo silva
10 anos atrás

Entregaram o filé para as novas concessionárias, e deixaram a parte podre nas mãos do Estado ! Aí construíram e continuam construindo mais e mais praças de pedágio ! Terras brasilis !!

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Flavio,
na Alemanha a coisas funcionam não é porque tem ou não pedágio ou se a rodovia é ou não privatizada. Lá as coisas funcionam porque quem é o responsável, seja o Estado ou uma empresa privada, será punido se cometer irregularidades, aqui não é assim

Charles Jr
Charles Jr
Reply to  Alberto
10 anos atrás

Perfeita sua colocação. É o tipo de pensamento que não entra na cabeça de pessoas como o Flávio Gomes, naturalmente um esquerdista típico.

Gustavo da Costa
Gustavo da Costa
10 anos atrás

Nem o novo traçado da serra das araras que estava previsto no contrato de concessão os caras fizeram, imagina reformar o monumento?E quando um objeto cai na estrada e quebra o para choque do seu carro, vocês nem imaginam o rolo que é tentar obter algum tipo de ressarcimento.

Roberto
Roberto
10 anos atrás

Flávio, sabe qual o problema? Não é nem uma questão de ser a favor ou contra a privatização das estradas. O problema é que cobrar para você passar e ir de um lugar a outro fere princípios constitucionais. Fere o direito de ir e vir. Constituição Federal de 1988, Título II, dos “Direitos e Garantias Fundamentais”, o artigo 5 diz o seguinte: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. E no inciso XV do artigo: “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”. Ou seja, o princípio de “ir e vir” é cláusula pétrea da constituição. Quer mais do que isso? Abraço.

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
Reply to  Roberto
10 anos atrás

Roberto,
boa noite.
Me parece que nao tem nada a ver uma coisa com a outra sem considerar que a Constituicao brasileira e uma das mais complicadas e por consequencias inaplicadas do mundo. Pelo que eu sei ate hoje apos 25 anos a maioria dos artigos estao esperando pela regulamentacao.
De qualquer forma a questao nao e pedagio ou nao pedagio. A questao e estado que funciona e estado que nao funciona. Na Alemanha tudo funciona mesmo se comparada aos outros paises europeus.
Voltando ao pedagio: a Alemanha e um exemplo quase unico de falta dele porque a praxe na Europa e pedagio caro que chega, dependendo do pais, a custar mais do que o combustivel gasto no mesmo trecho.
Vanni Rebonato.

Luis
Luis
10 anos atrás

Brasil não é Alemanha, e não estou afim de vir com a falácia do marceneiro aqui. Todo o pensamento político no Brasil possui um viés elitista, onde os ricos na verdade querem é acumular o máximo de dinheiro para fugir daqui quando tudo ruir.

Sabugo
Sabugo
10 anos atrás

Não estamos sozinhos, as ferrovias alemãs também são estatais ou melhor, privadas com maioria acionária do governo e elas são infinitamente superiores às ferrovias 100% privatizadas da Inglaterra.

Diga-se que as Autobahn são uma herança do nazismo. Mas isso não muda o mérito da manutenção e da qualidade técnica das rodovias. As rodovias construídas durante a ditadura brasileira são verdadeiros fiascos, com erros crassos de engenharia, verdadeiras arapucas.

Sabugo
Sabugo
Reply to  Sabugo
10 anos atrás

Porque a maioria das rodovias, principalmente as paulistas, foram construídas da ditadura para trás. O PSDB só entregou-as para a iniciativa privada, muitas delas já duplicadas pelos governo Montoro e Quércia.

Nelson
Nelson
Reply to  Sabugo
10 anos atrás

Mas sempre melhores que as GOVERNAMENTAIS da Itália,

Luke
Luke
10 anos atrás

Bem, o monumento está abandonado desde 1978 e a concessionária assumiu em 1996. Então, o abandono se deu primeiramente pelo próprio poder público. Não foi a concessão que o causou. Mas se está no contrato, eles têm que recuperá-lo. Cabe, de novo, ao poder público exigir isso, seja através do MP ou do próprio Executivo Federal que, aliás, não custa lembrar, é tocado pela “esquerda” (e bote aspas nisso…) há mais de década.

Tom
Tom
Reply to  Luke
10 anos atrás

quem privatizou foi a esquerda?

Nelson
Nelson
Reply to  Tom
10 anos atrás

Claro que não. Eles iam querer perder varias DIRETORIAS?

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Lamentável!
A memória mais bem cuidada no Brasil é a fiscal, sempre foi. Essa nenhum político ou administrador público esquece, assim como as concessionárias, sem agências reguladoras que justifiquem esse nome, também aperfeiçoam muito seus sistemas de cobrança e fiscalização do usuário.
Agora, quando seu carro quebra na Dutra, Domingo, a caminho de SP, final de tarde, como aconteceu comigo em frente Pindamonhangaba, não existe guincheiro no guincho, mecânico no posto de atendimento, isso porque consegui chegar até aquele Posto de Assistência ao Usuário no trevo de “Pinda”.
Tive que entrar na cidade com o carro praticamente “entupido” até a concessionária VW na av de entrada da cidade, dois km à frente. Por sorte tinha um Hotel ao lado.
Pernoitamos, Segunda pela manhã levamos o carro na concessionária (empurrado), diagnóstico? Tinha abastecido na Dutra, enchido o tanque com tudo, menos combustível.
É ou não é para passar no pedágio correndo e sem pagar? Só para debitar na conta da CCR esse meu “não atendimento” quando me interceptassem mais à frente, com todos os sistemas de segurança disponíveis no mundo!

Ronald Wolff
Ronald Wolff
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Seria interessante indicar qual posto você abasteceu, para que se isso não ocorra novamente…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Ronald Wolff
10 anos atrás

Ronald, abasteci duas vezes, na ida, com alcool no posto (Ipiranga) em Guarulhos, aquele logo depois do Shopping à direita na “marginalzinha”. percebi que o carro ficou um pouco diferente, mas depois melhorou um pouco.
Na volta, naquele logo depois da Basílica de Aparecida, não me lembro a bandeira.
Não sei em qual dos dois tinha a “água suja” (segundo o mecânico da concessionária VW) que coloquei no tanque, ou se era os dois.
Deveria ter denunciado os dois, a Segunda-Feira foi muito tensa pelo meu atraso, compromissos cancelados, restante da semana também, não o fiz, me arrependo até hoje. Deveria ter denunciado os dois, obviamente. Quem estivesse em ordem, não teria problemas.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Ops!
“Eram” os dois.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
10 anos atrás

o problema não é o pegadio em si. mas a forma como isso é feito…

pedagio de 50 em 50 km custando 10 R$ não é assalto, é estupro e sem lubrificante. viajar 200KM você paga 40R$? poxa isso dá quase meio tanque de gasolina!

façamos um comparativo no PR que tem um exemplo ABSURDO:

BR277 Curitiba-Litoral: 90KM (até Paranaguá). pedádio de 12,50R$, ida e volta são 25$ por 180KM

BR376 Curitiba-SC (até o acesso a Guaratuba): 2 pedágios de 1,70R$, ida e volta são 6,80R$ pelos mesmos 180KM

ambas tem movimento continuo, ambas tem rodovia duplicada, ambas vivem em obras e ambas tem grande movimento de caminhões e ônibus. mas porque a diferença absurda de 18,20R$?

com estes mesmos 18,20 eu posso ainda fazer mais 2 “ida-e-volta” pela BR376 e ainda sobra 4,70R$!

se querem privatizar as rodovias no Brasil ótimo, mas façam de maneira decente, de 100 em 100KM e por um valor coerente, se o trecho da concessão for muito longo que se faça em valores menores ou que os pedágios fiquem a distâncias maiores entre si. um pedágio que custe até 3R$ é válido pagar porque a estrada (em tese) está conservada e em ampliação, um valor de no máximo de 3,40 é justo pra se rodar 100KM com rodovia duplicada o tempo todo…

mas pagar 12,50R$ pelo mesmo trecho é pra pedir pra pelo menos usarem lubrificante!

nos EUA é assim, é pedágio de 1 US$, você paga em moeda. na “rodovia” que dá acesso ao aeroporto de Orlando (o principal, não o de Sanford) tembém tem pedágio mas custa 25 cents…

no Canadá não tem pedágio porque tem poucas rodovias e mesmo nelas a distância é pequena, em um pais em que 50% dele é coberto de gelo não dá pra dirigir em estrada com 3metros de neve porque os Canadenses vão estar jogando hockey ali, mas o contraposto é que existe uma malha ferroviaria colossal que corta o país em vários sentidos e a passagem do trem é barata para se ir de uma cidade a outra…

exemplo. de Vancouver a Toronto pela ViaRail Canada você paga na economica uns 100CAD (dolar canadense), demorando uns 5 dias de viagem. de Avião no mesmo trecho pela Air Canada na economica você paga 400CAD… (pela WestJet dá pra pegar mais barato)

Na Europa também existem pedágios mas você não paga 8Euros a cada 50KM, na Alemanha existem as estradas sem limites de velocidade…

se forem privatizar então que reduzam o IPVA, que estados que tenham estradas pricatizadas que reduzam seus impostos sobre veículos, ou que aqueles que usam estradas pedagiadas tenham descontos nos impostos mediante apresentação dos recibos dos pedágios…

Pdr Rms
Pdr Rms
10 anos atrás

Quando o setor público é incapaz de ampliar e manter as estradas, tem que privatizar mesmo. Se estivessem sob responsabilidade dos burocratas dos DER’s da vida, a situação estaria muito pior.

O setor público não tem competência nem para fiscalizar e exigir que as concessionárias cumpram com as suas obrigações.

Nelson
Nelson
Reply to  Pdr Rms
10 anos atrás

Perfeito, perfeito.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Na Alemanha os impostos recolhidos pelos cidadãos suportam os custos de manutenção e expansão da malha rodoviaria.

O mais chato é que a carga tributária total de um cidadão brasileiro é igual a carga total de tributos de um cidadão alemão.

Diante dos fatos dá para ver que os Alemães aplicam os recursos de uma melhor forma que os Brasileiros.

Outro fato, a Rodovia Dutra é uma Rodovia Federal, administrada pela turma que habita Brasilia, diante do fato, pegue um avião (pois as estradas federais são uma porcaria) e vá reclamar por mais esse desmando com essaa turma.

Quanto as esrtradas paulistas; são muito boas para a nossa realidade, e digo sem medo de errar, causam inveja ao resto da população do brasil.

Imperador
“Torcendo para que o pedagio no Brasil acabe e que as nossas estradas tenham a mesma qualidade das estradas alemãs”.

Tom
Tom
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

quem privatizou a dutra ?
Você é burro ou deficiente mental?Alguém aí Mcfly?

lazzarus
lazzarus
10 anos atrás

Só um comentário, mas no Need For Speed – Porsche Unleashed – há o pedágio na Autobahn, o qual por sinal nunca paguei :D
Pode ser conferido nesse vídeo, à partir de 1:55 >>> http://www.youtube.com/watch?v=ySITAej9Tm4

Diego Guidi
Diego Guidi
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Essa foi de cair o c… da bunda…

lazzarus
lazzarus
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Que horror! #xatiadu

Sandro Santos
Sandro Santos
Reply to  lazzarus
10 anos atrás

Game Over!

Tevez
Tevez
10 anos atrás

A BR 116 esta uma mierda…

Ricaçoaço1
Ricaçoaço1
10 anos atrás

Na alemanha eles votam de maneira correta…ae não precisa reclamar!

JP
JP
Reply to  Ricaçoaço1
10 anos atrás

De novo essa ladainha. Se o problema fosse só isso…
Indique-me os certos!

Ricaçoaço1
Ricaçoaço1
Reply to  JP
10 anos atrás

Hehe, se vc não sabe…ta na hora de rever seus conceitos!

JP
JP
Reply to  Ricaçoaço1
10 anos atrás

Ainda não me disse quais, sabichão!

Juan
Juan
Reply to  JP
10 anos atrás

Ele deve voltar pra fazer propaganda do PSDB :D

Ricaçoaço1
Ricaçoaço1
Reply to  JP
10 anos atrás

Justamente, se eu te disser em quem votar, o país continua igual. Desenvolva sua opinião sabichão!

E pra fechar…SIM, o problema é exatamente isso!

JP
JP
Reply to  Ricaçoaço1
10 anos atrás

Se nem você sabe, por que quer dar lição de moral?

Ricaçoaço1
Ricaçoaço1
Reply to  JP
10 anos atrás

JP, vota nulo sabichão!

Juan, o assunto não é exatamente que a privatização não ajudou? Pq eu faria campanha do PSDB? Você leu o post do FG ou entrou só pra cornetar? Você sabe interpretar textos?

Para as duas inteligências supremas: Votar certo não é votar no partido azul, vermelho ou verde. É votar na promessa e cobrar as soluções. Não cumpriu, perdeu o voto pra campanha seguinte. Vcs estão esperando dica para votar assim como virgem espera fórmula pra pegar mulher!

Fernando B. de Carvalho
Fernando B. de Carvalho
10 anos atrás

Concordo, porem na Alemanha não devem existir 39 ministérios e devem existir pessoas qualificadas tecnicamente para gestão.

Tom
Tom
Reply to  Fernando B. de Carvalho
10 anos atrás

Quem privatizou a Dutra? larga de ser alienado mental…vai estudar um pouco analfa…

Nelson
Nelson
Reply to  Fernando B. de Carvalho
10 anos atrás

Lá nâo tem DNIT !!!

ALEX COURI
10 anos atrás

Mais um “homicídio arquitetônico” brasileiro.. e vamos aniquilando nossa história, cultura, educação, arte…etc etc etc

romeo scommegna
romeo scommegna
10 anos atrás

pedágio é bitributação,para não falarmos de roubo institucionalizado.mas, quando eu pensava q houvéssemos chegado ao fundo do poço,resolvi ir para foz do iguaçu dirigindo. e nunca me senti tão roubado.a cada 60 kilometros de uma estrada q sequer é duplicada vc paga pedágios de R$ 10,00 ou mais.

ralphgiesbrecht
10 anos atrás

Dizer que a Dutra é ótima porque está cobrando pedágio é forçar a barra dos que comentam isso… idem a Regis

Paulo
Paulo
10 anos atrás

Não sei quais são as cláusulas do contrato da concessionária com o poder concedente, mas não deve ser difícil ao poder público executar a obra e obter na justiça o sequestro de receitas de pedágio para reembolsar os cofres públicos. Isso seria possível se o poder público realmente desse importância para o assunto. Na verdade existe um assunto que tem importância maior: as contribuições de campanha. Como temos eleições a cada dois anos, fica fácil para as concessionárias darem um dane-se para os contratos. Se tivéssemos um sistema de justiça efetivo nesse país, alguns gestores públicos já estariam condenados por improbidade, afinal, a concessionária está embolsando o dinheiro que deveria ser revertido para a restauração e manutenção do monumento e os gestores públicos não fazem nada a respeito.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
10 anos atrás

Ir de Campinas até Jaú são cerca de 200 km…são 5 pedágios, sendo o mais barato em torno de R$ 6,00 reais. Existe um em Rio Claro e em torno de 25 Km depois, já tem outro em Limeira. Me sinto assaltado de verdade! Ainda bem que podemos fazer um caminho alternativo por Santa Maria da Serra e Torrinha, e acabo pagando somente um desses…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Ronald Wolff
10 anos atrás

Ronald, parece que você conhece bem a região. Então veja essa: de Bauru a Botucatu são 90 km. A rodovia já era duplicada. Privatizada meses atrás, eis que nascem 3 praças de pedágio no trecho! Agora, ida e volta (180 km), são 6 cobranças! De Bauru a Jaú são 50 km e paga-se quase R$ 10,00 por cada trecho. Até entendo o valor da cobrança, por exemplo, na Imigrantes, pois a pista nova realmente é uma grande obra. Mas e nesses casos citados?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

POR FALAR EM PEDÁGIO VEJAM ISTO : 30 KM NA BANDEIRANTES CUSTA R$ 7,30
30 KM NA FERNÃO DIAS R$ 1,40 , QUE ACHO JUSTO PELO QUE FOI FEITO. NA FERNÃO

Cranio
Cranio
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

Sim. Mas no contrato com a bandeirantes (rodovia estadual), o governo (PSDB na época), recebe parte do valor do pedágio, enquanto na Fernão Dias (rodovia federal) o valor total é para a concessionaria (OHL).

Quanto ao estado da Fernão Dias, tenho algumas ressalvas… Que as pistas tem sido fresadas e reasfaltadas é verdade, mas os ângulos das curvas foram esquecidos. Uma curva na altura do Km 50 foi refeita em função de desmoronamento e ficou ridícula, possuindo hoje 3 angulos diferentes. Um belo convite para acidentes. Além disso, os radares que não funcionam e estão lá só para causar confusão entre os motoristas.

Eu daria nota 7 para a Fernão. Poderia ser melhor.

José Augusto Rocha Filho
José Augusto Rocha Filho
10 anos atrás

Se não tivessem sido privatizadas, como estariam?

Maxwell
Maxwell
Reply to  José Augusto Rocha Filho
10 anos atrás

Aqui na Paraíba as rodovias estaduais não são privatizadas e estão em ótimo estado.

JP
JP
Reply to  José Augusto Rocha Filho
10 anos atrás

Um roubo justifica um problema?

Minoru
Minoru
Reply to  José Augusto Rocha Filho
10 anos atrás

Pelo menos em S.Paulo estariam assim do mesmo jeito, já que somos NÓS contribuintes que pagamos pela manutenção delas e não a concessionária.

E se pegarmos o exemplo da rodovia Carvalho Pinto, ela foi privatizada apenas alguns meses depois que foi toda construída e acabada… assim fica fácil, né?

Guilherme
Guilherme
Reply to  José Augusto Rocha Filho
10 anos atrás

Não tenha preguiça de pensar. Com a quantidade de tributos que pagamos, daria para o governo manter estradas em excelentes condições e sem pedágios.
O seu raciocínio é igual ao daqueles que defendem a privatização de empresas de telefonia, alegando que se o governo as controlasse não teríamos sequer telefonia móvel.
O que falta no Brasil é boa vontade, competência e honestidade por parte de nossos administradores.

Nelson
Nelson
Reply to  Guilherme
10 anos atrás

´exatamente isto. Se fosse até hoje monopólio da telebras, seria um caos como era e teríamos no máximo uns 10.000.000 de celulares custando até hoje uns 1.000 reias o aparelho e uns 2 reais o minuto. Ou alguém duvida?.

Paulo Oliveira
Paulo Oliveira
10 anos atrás

Não sou contra nem a favor do modelo de pedágios, tudo depende de quanto de impostos você paga. Na Florida por exemplo, as estradas são pedagiadas, mas se paga menos impostos do que em alguns estados americanos onde as estradas são estatais. O problema é que aqui pagamos impostos altíssimos E pedágio (assim como pagamos educação, saúde, tudo em dobro). E o PT que tanto criticou as privatizações, o que faz? Privatiza ainda mais. Uma vergonha. E só pra constar, sou usuário da Dutra, essa obra para mim deveria ir para o fim da fila, mas por exemplo, eles deveriam criar uma nova descida da serra das Araras, trecho absurdamente perigoso e com média de 6 acidentes DIÁRIOS. Este projeto foi assinado em 1996, como compromisso da concessionária. Adivinha se começou?

Paulo Silva
Paulo Silva
10 anos atrás

País sem memória. Infelizmente esses exemplos repetem-se em cada centímetro deste Brasil.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

A última frase diz tudo. Falta-nos sobretudo referência do que é um país de verdade e uma administração pública de verdade.

andre artemiuz
andre artemiuz
10 anos atrás

comparar as estatais alemãs com as brasileiras? é piada né…

Barba
Barba
10 anos atrás

Flavio,

No Canadá também não há pedágio e as estradas também são ótimas, já aqui….

Abraço,

Barba

Arthur Luz
Arthur Luz
10 anos atrás

Grande Flávio,

É você e história do beija-flor.

Obrigado

Renato
Renato
10 anos atrás

Ontem fui de São Paulo – SP a Indaiatuba – SP, num total de 220 km para ida e volta, gastei R$ 50,00 em pedágios.

puta roubo.

Moacir
Moacir
10 anos atrás

Canadá tbm, ZERO de pedágio nas estradas!!
E mais, vc pode atravessar o pais inteiro de carro (ou de trem), com ótimas estradas, perfeita sinalização e banheiros melhores q de qualquer shopping de SP!

André
André
10 anos atrás

A diferença é que enquanto em países decentes as leis são feitas para beneficiar a população, aqui elas são feitas para beneficiar alguns tipos de empresas, como as construtoras, montadoras e concessionarias de pedágio (na minha opinião essas últimas ainda numa escala bem menor). Não é muito difícil perceber a razão, afinal, quem coloca os governantes lá no topo uma hora cobra a conta.

Paulo Leite
Paulo Leite
10 anos atrás

Ou entāo vai no lugar com mais carros no planeta, California, vê se as estradas prestam e quanto pagam de pedágio…$0,00. Era pra ter metido na cadeia todos os tucanos que entregaram as estradas de māo beijada. Bando de safados!

Muller
Muller
10 anos atrás

E se um grupo de sem-tetos invadir essa construção, num instante alguém presta atenção e pede a reintegração de posse…

ricardo
ricardo
10 anos atrás

vergonha!!!!!!

Mauricio Beniacar
Mauricio Beniacar
10 anos atrás

Concordo com tudo, menos com o fato de você se indignar contra o projeto, ainda mais quando se trata de restauração. Se tem uma coisa que falta no Brasil, no que diz respeito a obras, é a falta dos projetos, principalmente o projeto executivo, onde consegue-se estimar o preço da obra com grande precisão, impedindo os nossos famosos tradicionais aditivos no contrato.

roberto
roberto
10 anos atrás

Quem nos colocou todos nesta situação de caos foram os nossos políticos e políticos corruptos. Pedágio, multas de pardais, licenças e etc são tudo formas legais de se roubar, tirar dinheiro do trabalhador e contribuinte. Se eu tivesse poder de mudar algo neste Brasil seria o de acabar com estes pedágios absurdo, melhor acabar de vez com isso. Exploração é pouco. Sinto muito pelos explorados. NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO DE NADA NESTE BRASIL, SE TIVER OU É COMPRADO OU SÓ FACHADA.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
10 anos atrás

E pra descer pra Santos, o pedágio mais caro do mundo, pela Anchieta, uma estrada projetada na década de 30 ? E tem nego que adora !

Talles Almeida
Talles Almeida
10 anos atrás

e pra quem mora em sampa, cuidado e lamentem, pois duvido que algo será feito para frear isso.
a estratégia municipal (apartidária, que fique claro, ou até melhor, com envolvimento de todos os partidos) é INVIABILIZAR o trânsito de veículos na capital. para que todos utilizem o “excelente” sistema de transporte. tudo em troca de marketing para dizer que “São Paulo anda” e “reduzir a poluição”.
quem tem carro e o utiliza no dia-a-dia, PAGA pelo direito de usar o carro nas vias, e não ter esse direito restringido para latas velhas carregarem gente dentro tentando nos convencer de que devemos aderir a essa coisa insana.
tem muita coisa errada. DEMAIS!

Claudio
Claudio
10 anos atrás

Na Nova Dutra quanto será que foi a “taxa de consultoria para avaliar o projeto”.
30%, 40%, 50%…..

paulo mello
10 anos atrás

Eu cresci nas usinas da Light em Piraí pois meu pai trabalhava lá.O farol funcionava nos anos 60 e 70 para alertar os aviões,como acontece nas praias.Descíamos a serra das Araras de bicicleta,e era proibido,mas a adrenalina compensava! Parávamos as bicicletas no Farol,subíamos as escadarias internas e era muito divertido.Lá no monumento morava uma família de quem operava o farol.E a Light nem cobrava pela energia.Bons tempos.Como quase tudo de bom no Brasil,está abandonado e provavelmente será destruído.Paulo Mello.

André Decourt
10 anos atrás

O Douglas vem fazendo um trabalho de resgate muito robusto