AL PARCO (1)

sopraelevata1SÃO PAULO (in vino…) – Parco di Monza debaixo de um sol de cozinhar funghi no asfalto. Foi assim o primeiro dia de treinos livres do GP da Itália. Na pista mais rápida e simples do calendário, a tendência é ver duplinhas nas folhas de tempos. Foi assim com cinco das sete equipes hoje: Red Bull, Lotus, Mercedes, McLaren e Caterham. Mas uma coisa destoou. Vettel enfiou 0s623 em Webber, na primeira colocação. Mais de meio segundo em Monza é muito.

A cada treino o desânimo na concorrência aumenta. Alonso ficou 0s877 atrás do Tiãozinho. Como faz falta uma McLaren forte… Lotus e Mercedes têm alguns espasmos, mas falta consistência. A Ferrari não sai do lugar. Como brigar com a Red Bull assim? Alguma esperança na Mercedes, ainda?

Eu não tenho mais. Melhor relaxar e gozar, aproveitar as últimas provas dessa era dos V8 e coroar Vettel de uma vez. Vai ser muito, muito difícil tirar a taça do pequeno tedesco.

De qualquer forma, pode ser que os mercêdicos cravem mais uma pole amanhã, para dar uma animada na corrida. Às vezes Monza reserva umas surpresinhas. A maior delas, nos tempos modernos, foi justamente a primeira vitória da de Vettel na F-1, exatos cinco anos atrás.

De Toro Rosso.

Aliás, na época escrevi que aquela vitória já fazia de Vettel um piloto melhor que Senna em começo de carreira. Foi uma chuva de ofensas, maledicências e pragas rogadas a este que vos bloga.

Parece óbvio que Vettel vai se tornar melhor que Senna em todos os parâmetros usados para comparar pilotos ao longo do tempo: vitórias, poles, títulos. Depois de um Schumacher, um Vettel. A Alemanha não tem do que reclamar. Virá mais alguém?

O Brasil teve três gênios em fila indiana, Emerson, Piquet e Senna. Também não tem do que reclamar. O problema é que à pergunta que se faz sobre os alemães, se mais alguém virá, no caso dos brasileiros a resposta é mais fácil de dar.

Subscribe
Notify of
guest

143 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
10 anos atrás

Flavinho já era seu fã a muito tempo ,nas coberturas de F1 etc…,agora sou mais ainda ,abraço
Respondi isso a quem o condenou injustamente como fez a ESPN:
Não acho que incitou a violência,você não deve conhecer o Flavio Gomes como comentarista ou como Jornalista ,sempre foi de brincar incitando sim o lado mais saudável do futebol as brincadeiras de gozação entre amigos ,exagerou sim ,um pouco ,mas mandar embora ,quando hoje em dia tem um monte de cara medíocre politicamente correto,babacas,robôs que não tem opinião formada sobre nada ,ou pior as vezes até tem mas o veículo de imprensa que trabalham não deixam opinar! Portanto a ESPN se rebaixou aos níveis das outras emissoras que ai estão!!

emerson dias de camargo
10 anos atrás

FG me desculpe mas discordo de vc quando fala que vettel é melhor que Senna , vc pode e muito comparar com base em estudos, em números e estatitisca de pista mas jamais dizer que ele é melhor que Senna. E primeiro lugar porque a tecnologia é muito , mas muito avançada segundo porque ele é como Schumacher fabricado pelos laboratórios de vídeo game e coloca simulador pra criançada se divertir.segundo lugar porque a f1 não existe equilíbrio a equipe que dispõem de grana e um ótimo engenheiro exemplo Re bull, que criou uma super maquina pra vettel no mínimo quem deveria ter os méritos o cara é Adrian News não seba. Pra mim Alonso é mais piloto que vettel vide as dificuldades de ter um carro rápido pra largar e competir com Rbr, mercedes e lótus. Pior disso tudo é não ver que o mundo inteiro se dobra a falar de Senna e os alemães com certeza tem um pouco de inveja de saber que ele venceu com um carro inferior coisa que os dois citados jamais venceram com os carros que disputaram das grandes equipes.So um fez esse milagre neste século Chamasse Alonso o resto amigo continua sendo resto prova ai RBR tem um carro de 1 segundo por volta melhor que as concorrentes.e vejo Hamilton que poderá no futuro ser melhor que Alonso pois terá expereriencia pois em termos de velocidade ele já é pra mim é top falta apenas constância na corrida.nehum desse citados jamais chegaram a ter a comparação de piloto/ser humano / atleta que o forma como um super que jamais terá qualquer comparação assim como fangio e outros.

Pablo
Pablo
Reply to  emerson dias de camargo
10 anos atrás

“Adrian News.”
Seria ele o novo apresentador do Jornal Nacional!? kkkkkkkkkk

observador
observador
Reply to  emerson dias de camargo
10 anos atrás

Quanta besteira Sr.Armando Nogueira !!! O s/ponto de vista é bastante obtuso !!! Não vou nem entrar no mérito da questão. Trocar idéias c/viúva do Senna é um probrema !!! Kkkkkkkk

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

E porque o Barrichello não foi?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

É uma pergunta que não quer calar.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Sei…

Madeira
Madeira
10 anos atrás

Comparar pilotos de épocas diferentes não dá !!
Para mim :
década de 50 Fangio
década de 60 Jim Clark
década de 70 Stuart
década de 80 Prost
década de 90 Senna
década de 00 Shummacher
década de 10 Vettel
Cada década teve o seu piloto ou pilotos.

Porque essa tendência de sempre achar melhor o último!

Madeira
Madeira
Reply to  Madeira
10 anos atrás

Acabei de ter uma idéia que muita gente já teve rs
Poderia se fazer uma corrida no meio da temporada com carros iguais
Esses carros seriam sorteados e a corrida valeria 40 pontos.
Pelos menos assim teríamos a idéia de realmente quem são os bons.
A mercedes fez algo parecido em 1984.

Robertom
Robertom
Reply to  Madeira
10 anos atrás

Cada ano tem o seu melhor piloto, na maioria das vezes o Campeão.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
10 anos atrás

Ferrari obrigando Massa ajudar Alonso pela briga da pole, que coisa mais ridicula e nem assim deu para o espanhol, que ainda deu “pit” pois segundo ele Massa andou muito rapido ele não pode pegar o vacuo, grande piloto esse cara.

Zacca (não me censure)
Zacca (não me censure)
10 anos atrás

Vcs me desculpem, eu não sou viúva, mas acho que os números nos colocam em armadilhas para se comparar dificuldades e talento.
Talvez o Senna (e outros pilotos da geração dele) seja ainda melhor que Vettel e Schumacher e cia, mais atuais.
E mesmo com estes 4 (pelo menos) grandes pilotos da geração pós-2000.

Tb não é facil pilotar os carros de hoje em dia (com mil controles eletronicos, aparatos eletronicos de “dedo”, marchas eletronicas, sem tanta obrigação ou necessidade de conhecer acertar um carro, toda estrutura dada, parecem videogames…), mas comparados ao de algumas décadas atrás… é pra se pensar.

Comparem a “facilidade” (ok, tb é extenuante, mas menos…) de dirigir os carros de hoje com a dificuldade dos carros de décadas atrás, principalmente física e de concentração e o risco (que tb gera mais pressão ao piloto).

Pois quando a parte física está mais extenuada ou existe maior pressão envolvida, a concentração e razão ficam mais comprometidas, daí a maior dificuldade de se pilotar nas outras épocas.

Então teria que se colocar os pilotos em uma mesma época, pra dar o veredito.
Se fosse possível, talvez os resultados seriam outros…
Por isso, continuo ainda achando que os pilotos das décadas passadas tem uma vantagem nessa comparação.

Eduardo costa
Eduardo costa
10 anos atrás

O maior de todos os tempos foi o Ralph Firman.

Robertom
Robertom
10 anos atrás

Tiãozinho acelera muito, erra pouquíssimo, é inteligente, sabe aproveitar o carro que tem (que é o melhor) e ainda interage com perfeição com o pessoal técnico da equipe.
Ganharia algumas corridas mesmo com um carro meia-boca, como ganhou com a Toro Rosso.
Comparar pilotos de época diferentes é uma forma de criar polêmica e agitar, mas no fundo é uma chateação inútil e uma enorme perda de tempo.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

E já que hoje é o dia do sexo…

Chupa Allonzo!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Esse comentário foi muito gay… Melhor sorte da próxima!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O comentário faz jus ao “agraciado”. É a sétima temporada seguida chupando o dedo…

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

And counting…!

Ricardo Silva
Ricardo Silva
10 anos atrás

Tem gente que acha que para comparar pilotos de diferentes épocas é só comparar os números, é cada uma….

Por exemplo, se o Schumacher tivesse morrido aos 34 anos ele teria batido o recorde de poles do Senna? Estou especulando??? Então vou apresentar um número: 0 (zero), este foi o número de poles que o Schumacher marcou enquanto o Senna era vivo.

Porque é tão dificil de entender que morrendo aos 34 anos o Senna não deu números finais a sua carreira, a carreira dele foi interrompida por sua morte.

Quer ver outros números interessantes?

Desde que o Fangio conquistou 5 títulos, passaram-se mais de 30 anos para que um piloto conseguisse conquistar 4 títulos. Após o Fangio, passaram-se mais de 40 anos até que o Schumacher conseguisse quatro títulos seguidos.

Bem alguma coisa mudou, porque 10 anos após o Schumacher conquistar quatro títulos seguidos, outro Alemão vai conquistar 4 títulos seguidos em 2013.

Vai Flavio Gomes continua comparando números de pilotos de diferentes épocas. Isto é muito inteligente. Agora, tem uns burros por aí que dizem que não há como comparar pilotos de diferentes épocas.

Estão certos os que vibram com os pilotos alemães, afinal o Schumacher é mais de duas vezes melhor que o Senna, conquistou mais que o dobro de títulos. Este ano o Vettel vai se tornar duas vezes melhor que o Emerson ao conseguir o dobro de títulos do nosso pioneiro.

É a tal da supremacia Alemã, muito famosa já a décadas atrás….kkkkkkk

Já ouviu falar de pontos fora da curva? Pontos fora da curva não servem como parâmetros para uma análise numérica. Pois são associados a condições particulares e geram erros em avaliações.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Ricardo Silva
10 anos atrás

Kkkkkkkk, viúva com certeza

Fausto
Fausto
10 anos atrás

Flávio, o que esperar da Nação que criou o DKW !

lelli
lelli
10 anos atrás

acho que cada epoca tem seus grandes fangio ,emerson,senna ,shumi e agora vettel e assim cada um no seu tempo mas todos geniais

Ao Bruno Mantovanelli
Ao Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

“O único número que realmente representa a velocidade de um piloto é o de poles dividido pela quantidade de GPs disputados. E nesse número Senna ainda é o melhor”

Então vc já se fodeu Montovanelli, Senna não é o melhor, esta atrás de Fangio, Clark e Ascari.

1) Jim Clark, 45.83
2) Juan Manuel Fangio, 56.86
3) Alberto Ascari, 43.75
4) Ayrton Senna, 40.37
http://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote/pole/nombre.aspx

Essas viúvas são uma piada, antes o que valia era o número absoluto de poles(65) de Senna, agora o que vale é a porcentagem. Então o tiro saiu mesmo pela culatra, Senna esta em quarto lugar.

Bom lembrar, Senna só fez várias poles na Lotus graças ao espetacular motor de classificação com 100cv a mais(único do grid que tinha essa mordomia), esse motor era tão forte durava apenas 15 minutos, sem ele, Senna só marcou uma pole em 87, isso com o forte motor Honda.

Outro detalhe, Senna em 88/89/90 pegou um carro “pronto” pra ser campeão, sem um único rival pra classificação foi fácil fazer as 36 poles. Esse fantástico carro foi desenvolvido pelo trio: Prost, Murray e Nichols. Senna não teve participação nenhuma no projeto do carro Mclaren! Lembrando que, o motor Honda chegou desenvolvido por Piquet nos tempos de Williams. Portanto, Senna pegou tudo mastigado nos tempos de “ouro” na Mclaren, só sentou e pilotou:

Foi campeão em 88 graças ao regulamento de descartes, na pista que é o que vale, Ayrton não foi melhor que o francês, basta ver os resultados na temporada. O título de Senna em 88 dependendo de regulamento a favor foi bem artificial, mesmo caso de Surtees em 64.

Em 89, Senna novamente largou por 13 vezes na pole, mas nem isso o levou ao título, isso vai totalmente contra o que vc escreveu, não basta ser veloz, o piloto tem que ser preciso e cerebral. Em 89 Senna fez muita besteira na temporada, isso ninguém lembra. Prost deu uma aula de regularidade em cima do “herói” nacional.

Em 90, Senna foi bicampeão jogando o carro em cima do rival, e quando o carro Mclaren perdeu rendimento, Senna fez o maior mimimi ameaçando até sair da Formula 1. Depois de três anos tomando surra na Lotus, Senna só queria disputar com o melhor carro, dessa vez, o alvo era o carro criado por Newey. E ainda tem pacheco que metem o pau no Vettel…puta que pariu!

Em 07/08 Coulthard e Webber tiveram Newey como projetista, nem assim o time ia pra frente. Newey é fantástico, mas Toro-Rosso e RBR só começaram a vencer depois que teve o alemão fora de série ao volante. Todas as poles de Vettel foi conquistada na raça sem depender de motor especial de classificação. Vettel também ajudou no desenvolvimento dos carros até os títulos, já Senna pegou tudo pronto na Mclaren, assim é fácil bater recordes e chegar aos títulos.

Mas o melhor mesmo é saber que Vettel conquistou três títulos de forma limpa sem trapaça, o alemão nunca precisou jogar carro em cima do rival pra ser campeão como ocorreu com Prost, Senna e Schumacher.

Dessa vez, quero ver qual vai ser a desculpa pra diminuir os feitos do outro alemão. Dizem que Schumacher pegou pilotos fracos, mas ele foi lá e bateu os carros projetados por Newey. Alonso que é considerado um gênio ao volante, vive choramingando que é Newey quem faz a diferença. Oras, então faça como Schumacher, derrote Newey ajudando a formar um super time. E não tem desculpa, Alonso foi bicampeão superando a dupla: Raikkonen – Newey em 05, depois bateu o trio: Schumacher – Brawn – Byrne em 06.

Ninguém lembra que aquelas fantásticas Mclarens dos anos 80 foi projetada por: Barnard, Murray e Nichols. Antes de Newey aparecer na F-1, esses três projetistas davam as cartas na Formula 1(não esquecendo de Frank Dernie e P.Head). Só que Piquet e Prost ajudavam a organizar os times e desenvolver os carros, isso Senna nunca fez na vida. Não foi campeão pela Lotus, não ajudou a “erguer” a Mclaren quando ela estava em baixa, e quando pegou o carro da Williams disse que o mesmo era uma porcaria. Mas o novato Damon Hill fez pódios, venceu corridas e disputou o título em 94, em nenhum momento Hill meteu o pau no carro. A Williams de 94 estava longe de ser uma merda como Senna disse na pré-temporada, basta ver as poles nas três primeiras corridas.

Senna foi um dos grandes pilotos da F-1, mas não foi o melhor, até Alonso chegou aos títulos sem pegar carro-pronto-emprestado. E se o espanhol levar a Ferrari ao tricampeonato, deixa Senna bem longe em termos técnicos: “aquele de saber levar um time em baixa aos títulos”. Não é a toa que Lewis foi para a Mercedes, não basta ser campeão várias vezes, tem que fazer história em algum time. Isso Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel fizeram em um time. Senna nunca chegou perto, desenvolver carros era seu ponto fraco, ao volante muitas vezes pecava na afobação. Prost em 89 cutucou: “Ele é rápido mas erra, e quando errar estarei por perto. Senna é forte em classificação, mas em corridas nunca me impressionou, erra muito”.

Vettel esta deixando o espanhol espumando, Alonso fica na expectativa que o alemão jogue corridas fora(com Prost dava certo), mas isso esta longe de acontecer. Vettel já esta até no direito de errar…

Com um carro considerado “do outro mundo” quantas vitórias, pódios e pontos importantes Senna jogou no lixo entre 88 e 89? Vamos começar pelas largadas ruins, foram muitas…

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Ao Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

O inútil, o cara tava comparando com Vettel e Schumacher. Capiche???

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

Galera …please…RESPEITEM…O … ETERNO …N 1 …ET… SENNA ..ele nao deve ser comparado com nenhum… pilotinho normal…ele foi …o MELHOR PILOTO DE VERDADE… que ja … ACELEROU…no planeta TERRA…e SEMPRE… SERA !!! assim seja… valeu.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

Duas palavras e um número pra você: Nuvolari, Nürburgring, 1935. Leia, e assista o que sobrou. Depois conversamos.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Por que ainda se fala de Gilles Villeneuve, se ele é irrelevante nestes parâmetros de Schumacher e Vettel, vale o mesmo do Gilles ao Ayrton, por que se fala mais deles do que de Michael, mesmo entre os pilotos.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Gomes, por que ainda se fala de Gilles Villeneuve, se ele é irrelevante nestes parâmetros de Schumacher e Vettel, vale o mesmo do Gilles ao Ayrton, por que se fala mais deles do que de Michael, mesmo entre os pilotos.

Telson
Telson
10 anos atrás

Ok, nada de Vettel, Shumacher ou Senna…,. o melhor de todos mesmo foi o Luciano Burti.
E não me venham com mais besteiras.

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Telson
10 anos atrás

Apoiado, kkk!!!

PedroL
PedroL
10 anos atrás

Mesmo Vettel rumando para a conquista do seu 4º titulo consecutivo, ainda é difícil acreditar nesse domínio sem precedentes da RBR, a bem da verdade, é que fico furioso com isso, pois pilotos como Hamilton, Alonso, Kimi e o próprio Rosberg, que possuem grande potencial, não podem fazer absolutamente nada diante desse carro de Adrian Newey.
Vettel é um grande piloto, porém é indiscutível que a RBR é muito superior a todas as outras equipes, sofreu algumas oscilações nesses últimos 4 anos é verdade, mas sempre se sobressaiu, ao contrário dos carros da Ferrari e McLaren, que pecam ano após ano na regularidade de seus bólidos, e quando parece que enfim vão deslanchar, vem a RBR e joga um balde de água fria em todos, com um carro rápido e competitivo em todas as pistas.
Com relação a comparação entre Senna e Vettel, como disse um amigo ai: Vettel pode ganhar 50 títulos e ainda assim Senna será o melhor.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  PedroL
10 anos atrás

Mais uma viúva inconformada!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

A “viúva” tem motivos para ficar inconformada. O tetra de Vettel vai empurrar Senna (e os demais tricampeões), para a quinta colocação na marca campeonatos.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

É uma das viúvas influenciadas pelo bundão bueno. Não só na adoração de olhos fechados ao ídolo, como na maneira de falar. RBR é o kct, Red Bull.

PedroL
PedroL
Reply to  Roberto Fróes
10 anos atrás

Influenciado é o kct, opinião própria companheiro, assim como RBR – puxa saco!

PedroL
PedroL
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

E com muito orgulho cidadão!

Matteoni
Matteoni
Reply to  PedroL
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

as Flechas de Prata estao escondendo o jogo…de novo…

Lewis esta cada vzs + Rapido…experiente…somente no Q3…na Hora do Vamu VE ???? ele mostra-ra o Verdadeiro POWER da Linda MB W04… na Maravilhosa Monza…aposto minhas fichas em Lewis fazendo outra Emocionante Pole…valeu.

calhiandro
calhiandro
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

Luz de prata, aposto que a ferrari de Alonso chega na frente de hamilton. Olha como você explica isso? Já são quatro anos seguidos que Alonso chega na frente de hamilton, no campeonato mundial: 2010,2011,2012 e ja esta na frente em 2013???????????

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  calhiandro
10 anos atrás

fala meu querido Calhiandro…

cumpadi …a tecnologia Ariana MB…com o 1o Negao …como n1 das Flechas de Prata…vai dar PAU GERAL nos 147…hahahahaharsss dentro de sua casa !!! vc Duvida ???… vamos VER ???…hahahahaharsss… valeu.

Thiago basilio
Thiago basilio
Reply to  calhiandro
10 anos atrás

Para Hamilton só interessa a primeira colocação.Como disse Ayrton “O segundo nada mais é que o primeiro dos perdedores.”

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  calhiandro
10 anos atrás

Hamilton, depois do campeonato, virou cavalo paraguaio…

Zétros
Zétros
Reply to  calhiandro
10 anos atrás

Parei de ler em “…tecnologia Ariana MB”. Putz…

Pablo
Pablo
Reply to  Zétros
10 anos atrás

Eu também… kkkkkkkk

calhiandro
calhiandro
Reply to  Pablo
10 anos atrás

Bora meu amigo LUZ de Prata, o que foi que aconteceu com seu amilton???????? kkkkkkkkkkkkkk grande abraço meu velho

Luis
Luis
10 anos atrás

Tomara que não tenha mais nenhum brasileiro na Fórmula 1. Já temos problemas demais para cuidar neste país, não precisamos de esperança de vitórias para tirar nossa atenção do que realmente importa.

Robertom
Robertom
Reply to  Luis
10 anos atrás

Se V. gosta de corridas, assista-as, se quer torcer por alguém torça, mas pelo amor de Deus não poste mais asneiras como esta.

Luis
Luis
Reply to  Robertom
10 anos atrás

O Brasil não é um país livre para se expressar? Tem gente que quer que o José Serra seja presidente do Brasil, mas nem por isso eu peço para fazer lobotomia nesse povo.

João Evangelista
João Evangelista
10 anos atrás

Flavio vc ta certissimo.
Assim como em 1999 vc escreveu no Lance q o Shumacher era melhor q o Senna e em 2008 o Vettel tbm era melhor q o Senna.
E olha q eu sou fã do Senna, mais o cara é melhor, fazer oq.Só aplaudir

do Pandeiro
do Pandeiro
10 anos atrás

Tu não aprende, hem, FG? Paga caro pra provocar os caras… Kkkkk

Rafael
Rafael
10 anos atrás

dê um carro que é 1 s mais rápido que os outros para o berger sem companheiro de equipe por 5 anos e veja ele ser o melhor de todos os tempos

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Rafael
10 anos atrás

Impressionante que toda vez que aparece um cara melhor que a média, alguém vem dizer que é o carro, e não o piloto. Vamos lá então, jovem: quem é o super piloto que ganhou sem carro, diz aí?!

Eduardo
Eduardo
Reply to  Lucas S.A.
10 anos atrás

Nelson Piquet com Brabham em 1981 e 1983

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Eduardo
10 anos atrás

Nelson Piquet em 1981?! Você tá de sacanagem, né? Um campeonato onde cinco construtores ganharam corrida, cada um deles entre duas e quatro, quem tinha mais carro que quem? Em 1983 até o Alboreto ganhou corrida, de tão parelhos que os carros eram. Se fosse pra citar um campeonato em que claramente o franco favorito não ganhou, eu diria 1986, em que o Prost bateu as duas Williams enquanto elas se batiam. Ou 1991, quando o Senna venceu tudo na primeira metade e depois deu uma bela duma administrada na segunda (o Button em 2009 fez a mesma coisa). E antes disso, pode procurar, só dava o favorito, todo ano. Vai dizer que o Jim Clark só ganhou porque tava de Lotus? O Jackie Stewart não foi tricampeão, só a Tyrrell? Fangio, então não vou nem falar…

Nelson Fernandes
Nelson Fernandes
Reply to  Eduardo
10 anos atrás

Até que enfim alguém que assiste e entende de F1.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Lucas S.A.
10 anos atrás

Não é só a questão do carro, mas tbm da concorrência. Schumacher tinha um baita time por trás, um baita acertador que era o Rubens e um carro 1seg mais rápido entre 2000 e 2005 Dae é facil. Esse blá,blá,blá do Flavio não engana ninguém que manja um pouquinho de F1. Números são feitos para serem superados concerteza, mas pilotos não. Nem Vettel, nem Schumacher conseguirão ou conseguiram se equivaler a Senna como Piloto. E isto, para despeito do próprio FG e uma galera que acompanhou Schumi e acompanha Vettel é um karma pois, ninguém pode discutir o que constantemente é reforçados em revistas especializadas por pilotos e gente especializada…. somente os números é claro! Senna teve um carro de ponta quando conquistou seus títulos? sim….mas nunca sem luta e concorrencia!!! o que o torna incomparável quando olhamos para um passado de Schumacher e Ferrari ou então agora vettel com esse foguete que é a RBR desde 2010.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Então vamos colocar assim? Viciado em velocidade, sem vida social (Ayrton Senna era tudo isso; Piquet ainda tomava uma cervejinha) e ainda por cima correndo de McLaren MP4/4, o carro mais dominante por temporada da história da F1, qualquer um seria campeão da F1 em 1988. Pronto!

Nelson
Nelson
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Que remédio que você usa? é daqueles que acham que realmente o HUBBEENNSS

Marcelo
Marcelo
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Não não. A Ferrari era muito ruim até 2000. Schumacher desenvolveu um carro de 96 até 99 que era capaz de chegar no maximo em 5, 6 e ganhou 5 campeonatos com ele!!!

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
Reply to  Rafael
10 anos atrás

Se for levar em conta o seu pensamento, então não precisa chamar o Berger, já aposentando. Em vez de colocar do Vettel, coloca o Chandhock, ou o De La Rosa, ou o Karthikeyan ou outro do mesmo nivel, que o cara também vai ser um super-campeão. E tudo isso por um custo bem mais barato. É isso mesmo ou entendi errado??

Ricaçoaço1
Ricaçoaço1
10 anos atrás

SIC! Pode ter 50 títulos. Senna sempre será melhor!

Alexandre
Alexandre
Reply to  Ricaçoaço1
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

As viúva pira!!

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Depois desse post, principalmente do meio para o fim, eu fico pensando como fica a cara (de pau!) de quem acha que V8tt8l não tem nada de mais, e que Alonso é mais do que puro marketing.

Deve fazer como Avestruz e enfiar a cara (de pau!) num buraco.

Chupa, Allonzo!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Vc realmente aceita tudo que lhe é mostrado? ou melhor, escrito! Ninguém na pista fez ou fará algo semelhante ao que Ayrton mostrou.

Billy
Billy
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Nuvolari, Varzi, Fangio, Brabham, Clark, Hill (pai), Stewart, Piquet, Lauda, Prost, Schumacher, Vettel, todos fizeram, meu caro. Alguns até melhor!

José Guilhermo
José Guilhermo
Reply to  Billy
10 anos atrás

Vettel hoje não é melhor do que Alonso mas pode até vir a ser já que ainda é novo e na minha opinião ainda não vimos ao contrário do Alonso o melhor que ele pode fazer, quanto a essas comparações com Senna, eu fico imaginando se o projeto Senna Willians tivesse dado certo, quando Senna foi contratado para a temporada de 1994 todo mundo dizia que a F1 iria perder a graça que o Senna venceria todas as provas, na verdade deu tudo errado, mas se tivesse dado certo será que hoje os Sennistas lamentariam os títulos que ele conquistaria tendo disparado o melhor carro? Senna foi um piloto excepcional mas eu não preciso diminuir as conquistas do Schumacher e agora do Vettel para exaltar o brasileiro, é bom lembrar quem em 94,2000 e 2003 , Schumacher venceu sem ter o melhor carro foram campeonatos apertados e que Vettel só Venceu em 2010 e 2012 na última corrida, foram campeonatos muito disputados tb, e seu desempenho em relação a Webber com exceção de 2010 foi abissal, vivemos hoje a era germânica na Formula 1, e inversamente, acho que em breve não teremos mais brasileiros na Formula 1 estamos no fundo do poço.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  José Guilhermo
10 anos atrás

No fundo do poço está quem dá razão à vc. 94 a Benneton era o melhor carro e ainda por cima estava fora de regulamento…….e mesmo assim ciclano teve que jogar seu carro em cima do Hill pois senão perderia o título. Entre 2000 e 2004 é piada, nem vou comentar.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Billy
10 anos atrás

Esqueceu do Rosemeyer!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Quem falou em Aírton, caro Vargas?

Nelson
Nelson
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Concordo: nunca um tri campeão bateu tanto como ele !!!

Glaucio
Glaucio
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

É tão difícil assim aceitar q um brasileiro não é melhor em alguma coisa? Ninguém está dizendo que o Senna é um bosta não, pelo contrário, o cara foi um dos melhores da história… mas só que existiram (existem inclusive correndo hoje) alguns melhores que ele.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

Pela lógica dos números, Damon Hill e Alan Jones, por exemplo, foram melhores que Gilles Villeneuve.
Isso é um absurdo.
Prefiro avaliar um piloto pelo que ele faz na pista, não pelos números que ele conquista.
O único número que realmente representa a velocidade de um piloto é o de poles dividido pela quantidade de GPs disputados. E nesse número Senna ainda é o melhor.

Senna – 0,40 Poles por GP disputado
Vettel – 0,35 Poles por GP disputado
Schumacher – 0,22 Poles por GP disputado
Prost – 0,16 Poles por GP disputado
Alonso – 0,10 Poles por GP disputado

Portanto, o Vettel vai ter que melhorar sua média se quiser ser o piloto mais rápido de todos os tempos. Esse posto ainda pertence ao Senna.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

Você teve que se esforçar para achar um número que ainda favorece o Senna. Se pesquisar mais, ainda vai achar um ou outro. Mas você se esquece que a maioria dessas poles foram conquistadas quando havia somente um carro no grid… a McLaren. Assim é fácil.

paulo
paulo
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

falou merda.
a maioria das poles do senna ocorreu na lotus (competia com outras feras em equipes maiores) e na mclaren (nos anos que correu com prost (88 e 89).

vai procurar dados antes de adubar.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

Lembrei de Monaco 6x em 10anos…..sem esforço kkkk.
Ah e poderia ser 8x não fosse a batida de 88 e a mão leve em 84.

Filipe Augustus
Filipe Augustus
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

Cara! Não é por nada não, mais o Senna morreu fazem 20 anos e só agora estão conseguindo alcançar os recordes dele, e aí sempre chega um aqui e fala que ele não foi o melhor!
Vamos entender uma coisa, acelerar daquele jeito, correr na chuva daquele jeito, ter obrigações de fazer pole em todas as corridas daquele jeito, só o Senna fazia.
E tenho certeza que sem aquele título roubado em Suzuka em 89 e se ele não tivesse morrido, pode ter certeza que ele e o Schumacher estariam empatados 5 a 5 nos títulos, então não acho que seja parâmetro pra ninguém seguir números obtidos por outros pilotos 10, 15 ou 20 anos depois ;)

Pablo
Pablo
Reply to  Filipe Augustus
10 anos atrás

Título roubado em Suzuka? kkkkkkk
Mesmo se tivesse ganhado a corrida de Suzuka teria perdido o campeonato, meu caro, haja visto que ainda assim continuaria atrás do Prost na classificação restando uma corrida para o fim da temporada. Detalhe: pesquise o resultado da última corrida, na Austrália, e veja quem teria sido campeão naquele ano.
Cada um, viu…

Pablo
Pablo
Reply to  Filipe Augustus
10 anos atrás

Se… Se… Se…
Se o Paolo Rossi não existisse…
Se Maradona não tivesse dado o passe pro Canigia em 90…
Se Zidane não tivesse marcado dois naquela final…
Se Schumacher não tivesse quebrado a perna em 99…
Se Prost tivesse morrido antes de nascer…
Se se o pai do Schumacher tivesse gozado fora e, assim, o alemão não existisse…
Se Schumacher não tivesse dado dois “paus” homéricos (mesmo largando atrás) nas duas primeiras corridas…
Se tivessem deixado que Senna fosse o único inscrito nonos campeonatos de 84 a 93 ele teria sido 9 vezes campeão mundial, dirão as viuvinhas… kkkkkkkkkkkkk

Alexei
Alexei
Reply to  Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

Não sou sennista, longe de mim.
Mas é sempre bom lembrar que, nos anos em que Ayrton dominou a concorrência, cada temporada tinha 15/16 corridas, e agora tem 20.
Carros quebravam mais, pilotos erravam mais porque não havia tanta tecnologia embarcada, hegemonias duravam menos e muitas vezes carreiras também.

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
Reply to  Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

Amigo…

Pole não é título. Para com isso rapaz…

Se Senna fosse 10 vezes campeão do mundo vcs falariam que era o melhor, deprimente é ver que os fanáticos procuram qualquer coisa na estatistica para se sobressaírem e aí acham a média por corrida!!! Sem comentários!!!

Se fosse quem fosse mais rápido ao banheiro e se este fosse Senna voces tambem colocariam esta estatística… ajuda nóis manno!!!!! rsrsrsrs

O problema é um só: Schumacher e Vettel não são brasileiros, se fossem a conversa aqui era outra!!!

Fazer o que né!!!

paulo
paulo
Reply to  PHILIPE SPEED
10 anos atrás

ou o problema eh justamente o contrário? pagar pau pra nego de fora e nao valorizar o que um brasileiro fez? alias, 3 brasileiros!

Billy
Billy
Reply to  paulo
10 anos atrás

Ninguém está desvalorizando o que os brasileiros fizeram. Muito pelo contrário, meu caro! Só acho que esses comentários não se sustentariam caso Schumacher ou Vettel fossem brasileiros. Não gosto do Schumacher, torço pelo Vettel, e digo que não é nenhuma vergonha admitir que eles são/foram, na minha opinião, melhores que Senna. A meu ver, Piquet foi melhor que Senna, só para ficar entre os brasileiros.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  PHILIPE SPEED
10 anos atrás

Sem noção é colocar os numeros de Schumacher como parâmetro!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

7
77
68
91
1566

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Senna:
-Maior vencedor absoluto em Mônaco
-Maior nr de poles por corridas disputadas.
Sem comparação…..fora os shows de lotus, toleman e mclaren bixada de 93.

Nelson
Nelson
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Falou o dono da NOÇÃO. Acorda rapaz, a cigana te enganou !!

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
Reply to  Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

E o Fangio?? Porque ficou fora da sua lista?? Só pro Senna ficar em primeiro?? Sim porque a média do astro argentino foi de 0,55 (29 poles em 51 corridas). Em segundo vem Jim Clark com 0,45 (33 poles em 72 corridas). Chega, ou quer mais???

Rogério Leonardo
Rogério Leonardo
Reply to  Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

Pela sua lógica, Senna nunca foi o piloto mais rápido da história, você está redondamente enganado.

O posto pertence a Jim Clark: 33 poles em 73 corridas = média de 0,452 pole por corrida.

E agora, qual o seu argumento para desmerecer Vettel.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Rogério Leonardo
10 anos atrás

Varios!………pilotinho de galpão programado para sentar a bunda num carro que não tem concorrência a 4anos. Não faz mais que obrigação.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Sobre seu texto, principalmente sobre Vettel, só tenho que comentar o seguinte: É tudo verdade.

Enquanto a “escola alemã” de pilotos de F1 está no seu auge(de qualidade e quantidade), a brasileira está no pico da decadência.

Mas quem aprecia mesmo automobilismo, não fica curtindo viuvez desesperada. Aprecia todo grande piloto que surge e que entra para a história, independente do país de origem…sem pachequice.

Estou torcendo para o vettle quebrar todos os recordes possíveis…que Hamilton não fique atrás…e que surja sempre algum novo piloto fenomenal para escrever a história da F1.

Infelizmente não temos certeza e nem sabemos quando será que deveremos ter um brasileiro com tamanha capacidade e talento pra tanto nos próximos anos.

Esperança que tínhamos de sobra do período de quase 30 anos com Fittipaldi, Piquet e Senna.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

* (…) Estou torcendo para o VETTEL quebrar todos os recordes (…)”

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

A sua verdade, não a da maioria esmagadora mundial. Vettel pode superar o que for nos números, Schumacher Senna Prost….Mas o maior de Todos continuará sendo Ayrton. Não pelos nr., lógico!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

As viúva se contorce!… mas elas ainda verão Vettel ser aclamado o maior de todos os tempos!!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

muito improvável, teria que nascer de novo1!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

Se o bundão bueno falar em Senna e mandar cair de quatro, na fração de seundo seguinte estarão todas essas viúvas lambendo o chão…

Nelson
Nelson
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Claro, recordista de batidas e cagadas !!!

Pablo
Pablo
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

“Verdade da maioria esmagadora mundial?”
Você saiu perguntando de casa em casa, em todo mundo, a opinião de cada um a respeito????? kkkkkkkkk

Matteoni
Matteoni
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Apoiado, Semfreio!

Alonso, who?

eraldo.a
eraldo.a
10 anos atrás

Como comparar os números de pilotos de eras diferentes? Só pra se ter uma idéia, na década de 50/60 o campeonato tinha em média 10 corridas. Hoje já são vinte. Fora a pontuação, que mudou muito.

Paulo
Paulo
Reply to  eraldo.a
10 anos atrás

Que se compare então a quantidade de títulos..

O Vettel com 26 anos vai chegar ao 4º..

Ainda tem tranquilamente uns 8, 10 anos de F1.. ou até mais..

Alexei
Alexei
Reply to  Paulo
10 anos atrás

Se ele ganhar 10, 12 títulos, a categoria vai para o brejo porque muito da grana que ela movimenta vem de gente que não quer ter certeza sobre quem vai ganhar antes da largada. Senão, não tem graça…
Depois que a competição ficou sendo para ver quem faz carros mais rápidos em curvas e cheios de turbulência atrás de si, a F1 ficou bem mais chata.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Alexei
10 anos atrás

Por isso que ninguém supera Senna em nenhum aspecto senão nrs…… numeros tendenciosos, comprados pelo poder de um consórcio alemão que domina o circo até hoje. Daí a “grande” escola alemã que alguns pensam existir. Balela pura, os cara são fabricados e nunca disputaram nada com ninguém…..veja o calor que Webber deu no alemãozinho, mas por contrato tem de baixar a bola…..Schumacher então que tomava tempo de Brundle na Benneton e de Rubinho na Ferrari???

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Acho que vc bateu a cabeça. Ou será apenas visão estreita?

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Schumacher tomava tempo do Brundle e do Rubinho??? Amigo, vc deve ter cheirado cocaina estragada…..

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Tempo de quem?

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

….pelo menos pesquise a carreira de seu preferido……. brincadeira viu!

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Flavio, ótimo texto, linda foto, leitores agradecidos. Bravo!

paulo
paulo
10 anos atrás

Ainda vou considerar o Senna melhor usando como parâmetros os adversários dele, não só os de ponta como Mansell e Prost, mas o restante do Grid que era melhor do que hoje no geral e também a atenuante de que ninguém pode saber até onde Senna chegaria. Mas nem era isso o que eu queria falar. O FG citou os 3 gênios que enfileiramos na F1. Mas e depois? E agora? Estamos as portas de ficar sem um piloto na F1 depois de 40 anos e me espanta que a própria Globo não se mexa para ajudar a ressucitar o automobilismo fórmula no Brasil. Par o bem e para o mal ela manda no Futebol. Poderia fazer algo parecido com a CBA, organizar um campeonato, transmitir as corridas, tentar fazer uma geração brotar e tirar qualidade da quantidade.

Healica
Healica
10 anos atrás

Com certeza o Vettel já é melhor que o Schumacher Ceni

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Healica
10 anos atrás

Rapaz, viúva e membro do ‘bando de loucos’…sua mãe e seu pai deve ter muito orgulho de você.

Quanto mais odeiam esses 2, observando principalmente quem “odeia”, mais admiro Schumacher e Rogério Ceni.

Tem de ser muito bom pra incomodar tanto.

Sem mais.

Di. Gomes
Di. Gomes
10 anos atrás

O Hulk é o próximo multicampeão alemão. Só falta darem um carro para ele, porque a qualidade está lá.

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Nenhum brasileiro tão cedo, vários alemães com possibilidades com muitas possibilidades.

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

duas:
– tá certo que vettel não parece ser o cara mais carismático do mundo, mas ainda estranho as vaias que dedicam ao alemão no pódio.
– custava muito retomar o circuito antigo da itália. mesmo na fotinha pequena dá para ter ideia do efeito. tá certo, morria um ou dois por corridas, mas não dava para tentar de novo?

Alexei
Alexei
Reply to  gustavo maia
10 anos atrás

Naquelas curvas inclinadas e com esse tipo de carro andando a uns 350 km/h, sei não… É autódromo, não aeroporto.

Ivandro
Ivandro
10 anos atrás

Será que a Red Bull manterá a hegemonia a partir do ano que vem? Será que o pequeno notável seria capaz de conduzir um carro inferior aos outros a vitórias e podiums, da mesma forma que Hamilton e Alonso fazem? Pois ainda não estou convencido que Vettel é tudo que se fala a respeito. Curioso pra saber essas respostas

Leonardo
Leonardo
10 anos atrás

O Vettel assim como o Schumacher foi beneficiado por estar na equipe certa na hora certa, justamente no momento da dinastia dominante. Quando junta-se um piloto diferenciado e um carro vencedor e que se molda perfeitamente a ele, dá-se uma sucessão de títulos. Foi o mesmo com com Schumacher na Ferrari. A diferença é que este chegou na época de vacas magras e montou a equipe, o segundo veio para somar dar o toque final, com a estrutura já montada.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Leonardo
10 anos atrás

Vettel foi melhor que as 2 RedBulls quando andava na STR. Seu companheiro, ficou abaixo da tabela das RedBulls. Quando mudou para a RBR, o carro não era tão bom, e foi preciso evoluir para ser campeão no segundo ano. Curioso é: Vettel chegou na STR, o carro ficou ótimo. Saiu da STR, o carro ficou ruim. Chegou na RBR o carro ficou ótimo. Podem ser coincidências…

Matteoni
Matteoni
Reply to  Rodrigo
10 anos atrás

Imagina se ele chega na Ferrari…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Rodrigo
10 anos atrás

Pode até ser, mas não esqueça que:
1) A str não era uma carroça, tinha sido desenhada pelo Newey e motor Ferrari, o regulamento permitia o intercâmbio de projetos, vide str-rbr; super aguri-honda;
2) A partir de 2009, proibiu-se o intercâmbio de projetos, a str nunca mais venceu e a super aguri fechou;
3) Não por acaso, as melhores equipes em 2009 (novo regulamento) foram as que tiveram outra equipe pra gerar dados, Brawn, ex honda, e RBR que tinha a Str como satélite.
4) O carro de 2009 era ótimo, só não tinha sido projetado para o difusor duplo, depois da metade do ano foi sim o melhor carro do grid. Vettel não foi bem com o STR 02, mas o STR 03/2008 foi o melhor carro da str, ambos os pilotos andaram bem.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Leonardo
10 anos atrás

JÁ VIU ALGUM CAMPEÃO DE F1 NA “EQUIPE ERRADA”??????????????

Leonardo
Leonardo
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Já tiveram anos que o campeão não pilotava um carro claramente superior ao rival, como por exemplo o Senna em 1990 e 91, e o Schumacher em 2000, foi a isso que me referi.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Leonardo
10 anos atrás

Sabe por que ele tá na equipe certa? Porque ele é o Vettel, e não o Massa, brother…

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
Reply to  Leonardo
10 anos atrás

voce so esqueceu que, quando Schumacher foi para a Ferrari, a equipe andava numa fase das piores. De 91 a 94, foram apenas duas vitórias.Schumacher, em sua primeira temporada, venceu tres corridas, apesar do carro meia boca que chegou a estourar o motor em volta de apresentação. Se ele conseguiu seu titulos com um carro superior aos outros, o mérito também foi seu, em montar uma equipe de pessoas que colocou a Ferrari nos eixos. Não é a toa que, depois dele, somente em 2007 a Ferrari ganhou o campeonato e hoje, apesar de contar com um dos melhores pilotos da atualidade, não consegue nem chegar perto das RBRs.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

já falou da comparação Vettel Senna, acho que o problema é ser extremista demais!
uma coisa é comparar números, outra é comparar atitudes, parâmetros como carro, pistas época!

Vettel ganhando com aquela Toro Rosso foi um feito tão histórico quanto. porém, sendo campeão pela 4º vez esse ano, não vou acha lo melhor que Senna. a não ser em números!

Schumacher ganhou alguns títulos sem concorrência. e isso faz Vettel ser melhor que Schumacher? afinal, temos Alonso, Kimi, Hamilton, Button…vários campeões ao lado, desafio bem mais que Schumacher teve em alguns anos.

números entram para história e significam muito por um lado. mas da pra separar as coisas

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Rafael Chinini
10 anos atrás

Mas o Schumacher não começou na época de Senna e correu contra Kimi, Button e Alonso quando ainda estava na Ferrari??

E na época de Senna, carro bom só a McLaren ou a Ferrari…Williams só foi se acertar de novo em 92/93…

E esses caros estavam sempre nas mãos de Senna e Prost…Mansell que tinha talento, dificilmente possuía um carro confiável regular pra entrar nesta briga…e o restante do Grid depois da saída de Piquet, também não era lá grande coisa.

Eram 2 pilotos disputando campeonato com outros 20 retardatários…que chegavam do terceiro colocado em diante mais de 4 ou 5 minutos depois na linha de chegada…Senna e Prost muito bons pilotos…mas a diferença entre equipes e carros na época era abismais com os restantes…muito maior que hoje em dia…

Não tem mais essa de colocar volta no terceiro, quarto, quinto colocados…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Vai ser mais um passeio da RBR. As Lotus andaram bem e o DDRS parece estar funcionando. As Mercedes que decepcionaram um pouco, mas é sexta feira e eles escondem o jogo. A Ferrari parece ter um carro fronteiriço, não é de ponta mas não é de pelotão. Fui ver os tempos e como regulamento mudou pouco achei que os tempos não teriam melhorado tanto, mas melhoraram sim! Vejam amigos (alguns bem chatos, como o leaõzinho) do blog:

Hungary 2012:
Pole: 1:20.953 Lewis
Melhor Sauber: 1:21.895 (Perez- 14. lugar – Tempo do Q2)
Melhor Williams: 1:21.939 (Pastor – 8. lugar)
Alonso: 1:21.844 (6. lugar)
Vettel: 1:21.416 (3. Lugar)

Hungary 2013:
Pole: 1:19.388
Melhor Sauber: 1:20.580 (Nico – 12. lugar)
Melhor Williams: 1:21.133 (Pastor – 15. lugar)
Alonso: 1:19.791 (5. lugar)
Vettel: 1:19.426 (2. lugar)

Monza 2012 P2:
Melhor tempo: 1:25.290 Lewis
Melhor Sauber: 1:26.068 Perez – 9. lugar
Melhor Williams: 1:26.404 Pastor – 14. lugar
Alonso: 1:25.348
Vettel: 1:26.394

Monza 2013 P2:
Melhor tempo: 1:24.453 Vettel
Melhor Sauber: 1:25.888 Esteban
Melhor Williams: 1:26.138 Pastor
Alonso: 1:25.330 5. lugar

Detalhe sobre a Toro, naquele ano tinham o mesmo chassi da RBR e com um melhor motor que a equipe principal. Sim, o STR 03 era idêntico ao RB4, segundo carro assinado por Adrian Newey na RBR. Acontece que não tinham os updates da equipe principal e numa pista molhada conseguiram fazer pole e quarto tempo na chuva de Monza. Mandou muito o fura bolo, rsrs!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
10 anos atrás

Indo para Monza: Essa foto aparentemente é de 1954, época das fantásticas Mercedes W196.
A cena retrata a junção do circuito baixo com uma das curvas bancadas.
Imagino que os pilotos deveriam alternar, uma volta por cima e outra por baixo. Seria isso?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Roberto Fróes
10 anos atrás

Não. A cuva de fora, é parte do circuito oval: http://www.speedhunters.com/2009/06/temple_of_speed_gt_gt_the_monza_banking/

rcastro
rcastro
Reply to  Rodrigo
10 anos atrás

espetacular.vontade de estar lá.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Vettel vai levando mais esse. A emoção fica apenas pelas apostas de “em qual” corrida ele abraça o caneco. Adrian Newey projetou mais um “Carro de Outro Planeta”. Pro ano que vem, tomara que a tese de que “em 2014, com novo regulamento técnico e motor V6 turbo, as equipes tenham chaces iguais por conta de seus projetos iniciarem do zero” seja uma realidade. Tenho certa desconfiança de que ainda assim a Red Bull saia na frente, tamanho é o talento e a percepção do Newey. Pra Ferrari mais um ano perdido, apesar das entrevistas sempre em tom de otimismo e esperança. Insisto, mandem esse Domenicali se foder, gastem dinheiro buscando gente competente pra formar uma boa equipe técnica para o Rory Byrne. Eu iria além, assediaria sem nenhuma ética ao Ross Brown pra tentar colocá-lo à frente na direção da equipe. Ele entende muito de projetos e tecnologia, manda bem em estratégia de corridas e já tem experiência em gestão de equipe. Creio ser isso que a Ferrari necessite, gente competente pra projetar o carro e pra liderar o time.

Fernando Vieira
10 anos atrás

Me desculpem a pergunta, não peguei os tempos de Monza daquela foto mas, por favor, me expliquem:

Se você tivesse bolas, encarava a Parabólica, se não tivesse fazia aquele caminho de menininha ali a esquerda da foto?

Jorge Miguel
Jorge Miguel
Reply to  Fernando Vieira
10 anos atrás

Na verdade, a largada era feita onde ocorre atualmente, mas os pilotos passavam primeiramente pelo oval, depois novamente pela reta de largada e percorriam o trecho misto que é utilizado hoje. Assim, eles passavam duas vezes pela reta de largada/chegada, que era dividida ao meio por cones (!!!). Loucura típica da era romântica do automobilismo…

Roberto Fróes
Roberto Fróes
10 anos atrás

É bem fácil responder sua pergunta. É claro que não! Pelo menos atualmente…
Temos vários problemas por resolver, sendo o pior deles a falta de autódromos, e a deturpação dos que existem.
Corrida não é uma brincadeira barata.
Se for realmente levada a sério, e deixar de ser brincadeira, é necessário ir atrás de money, e esse, por ordem, está em São Paulo (Interlagos dilacerado), Rio de Janeiro (Jacarepaguá explodido), e no sul, nossa única esperança.
Do resto do país pode-se esperar uma ou outra exceção.
Depois vem o problema dos cordeirinhos de presépio.
A TV Bobo nos impinge suas idéias e conceitos, fabrica e pasteuriza seus “exemplos”, e somos obrigados a aturar o Bundão Bueno a nos empurrar aquele monte de asneiras, a tentar nos influenciar a gostar do piloto, não do esporte. Uma visão deturpada.
Mas eu não tenho saco de ficar escrevendo como o Flavio, então paro por aqui.

Lucas Martin
Lucas Martin
10 anos atrás

Que bela imagem!!

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Vettel é também melhor que Schumacher! Números também comprovarão.
Mas, já disseram aqui (não me lembro quem), que Vettel tem uma tocada excepcionalmente técnica e … sem graça. É rápido “barbaridade”, mas falta o espetáculo de um Alonso, Piquet, Senna, Schumacher, Hamilton (porque não?), até Mansel e tantos outros campeões. É velocidade pura, rendimento total, técnica perfeita …. talvez o show esteja nos “tempos” de volta e na estratégia. MAs para mim continua sem graça.
Ou, pode ser que com uma RBR, até eu saiba andar rápido! Gostaria muito de ve-lo em uma Mercedes ou McLarem!
Quanto ao Brasil na F1 ….. melhor mudar de assunto.
Será que chove hoje?

Gabriel
Gabriel
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Falta espetáculo ???
E Interlagos em 2012 ?
Se o que fez Vettel não foi espetáculo, não sei o que é.
Vettel é o melhor piloto da atualidade.
E sem carro ninguém é campeão.
Se Vettel estivesse na Ferrari e Alonso na RBR, seria campeão do mesmo jeito.
E quem dá mesmo show quando pode é Hamilton, pena as Mercedes não ajudarem muito.

Minoru
Minoru
10 anos atrás

Eu nunca tinha visto uma imagem mostrando o início da reta de Monza, com os carros saindo da parabólica ao mesmo tempo do oval… deveria ser o inferno para quem cronometrava saber qual volta e quem estava indo para qual lado!

Léu Marçon
Léu Marçon
10 anos atrás
Moy
Moy
10 anos atrás

O brasil é a pátria de chuteiras … :|

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
10 anos atrás

Prezado F&G –
Você fez uma boa análise tiãozinho será melhor d Senna, muito mais Sebastião , é mais ético , mais limpo que Shummi.

issaí
issaí
10 anos atrás

peraí, tem aquele cara do camaro amarelo, parece que é famosão… quando ele estreia?

Fabio Amparo
Fabio Amparo
Reply to  issaí
10 anos atrás

Mas não é esse cara que vai ficar no lugar do Bernie Ecclestone?