MENU

quarta-feira, 25 de setembro de 2013 - 13:42Colunas Apex, F-1

DOMÍNIO DO FATO

SÃO PAULO (no alvo) – Como sempre, minimalista e preciso nosso batera Andre Jung ao resumir a trajetória recente da Red Bull e de Vettel. A coluna Apex pós-Cingapura está aqui.

E vocês atentaram, como Andre, para o fato de que o primeiro carro com as cores da Red Bull a vencer uma corrida não foi da Red Bull, mas da Toro Rosso? Pois é. Com Vettel ao volante, e não outro.

vetteltoro2008

61 comentários

  1. Gabriel disse:

    Parem com esta história de que Alonso tem um carro ruim.
    Se tivesse nunca chegaria em 2º, e muito menos sairia lá atrás e chegaria na frente, ele está chegando em várias corridas.
    O fato real é que Vettel tem muito mais “braço” e categoria que Alonso.
    Aliás, que todos os outros pilotos no grid.
    Se o carro fosse o melhor, Webber faria sempre dobradinha e jamais chegaria atrás da Ferrari, além do que Vettel faria todas poles ( e não faz )

  2. Eduardo Schmidt disse:

    Vettel ao meu ver em fazendo história, ele é o mais talentoso que acompanhei depois de Schumacher. Tenho 32 anos galera, e vi muito pouco de Senna, então, vendo Schumacher, Hakkinen, Alonso, Kimi, Hamilton…não tenho dúvidas que o Vettel vem fazendo história, e que pena ele não ter duelado frente a frente com o Schumi que foi sensacional em sua época…

    Enfim, hoje não tenho dúvidas em afirmar que Vettel é o melhor piloto do grid em todos os quesitos…

  3. Rodrigo Felix disse:

    Tá bom gente, o cara é bom.

    Fim

  4. Jonas disse:

    Se fosse excepcional assim, teria faturado outras com a STR… e como bem lembraram, a STR não era exatamente assim inferior a RBR na época. Os dois “mitos” nasceram juntos.

    Melhor carro + bom piloto + um canguru desolado (e desgostoso com a equipe tem tempo) como companheiro. Muito simples. O pouco tempo que a RBR teve um carro com alguns problemas na outra temporada, o Vettel foi razoável, ao contrário de outros pilotos que andam tirando leite de pedra com determinados carros por mais de uma temporada…

    Assim como Alonso, Kimi, Hamilton e alguns outros também passariam o rodo por algumas temporadas no melhor carro.

  5. Matteoni disse:

    O mais legal é ler o chororô sem freio das Alonsetes.

    Posso até escutar os soluços…

  6. Paulo Pinto disse:

    As ‘alonsitas’, ‘hamiltetes’, ‘raikkonezas’ e etceteretes irão dizer (num futuro próximo), que o Herdeiro ganhou o que ganhou, porque não teve adversários…

  7. Marcelo disse:

    Antes dessa fantástica vitória em Monza, Vettel já tinha mostrado que era piloto diferenciado. Sem conhecer pista ou carro em ritmo de corrida, Vettel largou em 7º com BMW – Sauber e marcou seu primeiro ponto no mundial, era sua primeira corrida na Formula 1. Detalhe, o novato alemão bateu fácil todos os carros de Newey na classificação. Na corrida, só ficou atrás de Webber a menos de um segundo na bandeirada, “que sufoco canguru”…

    Volta a volta do GP do USA 2007:
    http://www.statsf1.com/pt/2007/etats-unis/tour-par-tour.aspx

    Já pilotando pela nanica Toro – Rosso, o tedesco conseguiu a façanha de se classificar em 8º para o GP do Japão(a frente de Coulthard – RBR e Liuzzi – Toro). Durante a corrida sob forte chuva, Vettel deu show liderando por três voltas. Se envolveu em acidente porque foi induzido ao erro. Lewis não manteve distância do safet-car, pegou de surpresa quem vinha atrás e provocou o acidente entre Webber e Vettel. O alemão foi as lágrimas nos boxes, mas ele mal podia esperar o que viria na corrida seguinte.

    Volta a volta do GP do Japão 2007:
    http://www.statsf1.com/pt/2007/japon/tour-par-tour.aspx

    No GP da China, Vettel fez o 12º tempo na classificação, mas uma punição o fez largar em 17º. Durante a prova em piso seco, Vettel chegaria em um belo 4º lugar(a frente do companheiro de equipe, e dos pilotos da RBR). Era apenas a sétima corrida do novato alemão na Formula 1…

    A temporada de 2008 mostrou do que esse alemão era capaz, além de fazer pole e vencer em Monza, Vettel terminaria em 8º no mundial(a frente de Webber 11º, Coulthard 16º e Bordais 17º, companheiro de Vettel na Toro – Rosso.

    Webber e Coulthard com grande experiência na F-1 pilotaram os carro de Newey por duas temporadas(07/08), mas quem fez pole e vitória foi Vettel. Bom lembrar, pachecada rasga elogios aos pilotos da Formula indy, mas Vettel massacrou o tetracampeão Bordais(2004, 2005, 2006 e 2007) na Toro – Rosso em 2008.

    Podem falar o que quiser, mas em Monza – 08 com um carro competitivo, o novato alemão bateu pilotos experientes em times melhores: Ferrari, Mclaren, BMW, Renault e Toyota. E sem depender de quebras, ou acidentes dos rivais, tudo isso em piso molhado em uma pista pouco conhecida nessas condições. Quantas vezes houve corrida com chuva em Monza?. Em 08 a nanica Toro – Rosso ficou em sexto no mundial de construtores, o que chamou atenção foi Vettel colocar a equipe “satélite” a frente da matriz RBR.

    Essa dupla Vettel – Newey não é muito diferente da dupla Clark – Chapman, um grande projetista fazendo um grande carro para um piloto ainda melhor. O carro RBR já deixou Vettel na mão em 2013, mas não vimos o contrário. No mínimo o alemão esta no mesmo nível do carro…um exigindo mais do outro.

    Só uma pergunta: “Quando Alonso e Hamilton venceram corrida em time pequeno?”

    Vettel já tem uma com a nanica Toro – Rosso…

    • ms disse:

      Marcelo tudo o que vc disse são fatos e contra fatos não há argumentos por isso o desespero dos detratores de Vettel que não tendo mais ao que se apegarem ficam criando fatos e histórias absurdas em que só os incautos caem….

    • Allez Alonso! disse:

      Tá pirando mesmo esse Marcelo, depois de comparar Vettel com Clark, me vem com BMW Sauber vs “carros do Newey de 2007″ (!)
      Quanto ao gênio Vettel, ele ficou à SETE décimos do Heidfeld no qly, se for pra contar a história, conte ela inteira… Os números que você apresenta so mostram a verdade que você quer ver. Ahh no Japão em 2008, Bettel largou em 9o, nao 8o. Bourdais foi décimo, TAMBÉM à frente dos carros da RBR. Detalhe, Coulthard na frente de Webber. China em 2007, o Liuzzi largou na frente do Vettel, Vettel foi quarto colocado e Liuzzi foi sexto (!) e de novo David na frente do Webber. Até o David era mais rápido que o Webber! Quanto mais vejo, mais acho esse alemão uma mentira.
      É até engraçado essa forçada de barra pra enaltecer os feitos do alemão. Pode falar o que for, Vettel só vai ter o devido reconhecimento quando guiar por outra equipe, o que nunca vai acontecer. Se acontecer um dia e os resultados forem ruins, mostrando que realmente era o carro o fator determinante, os marcelos ois matteonis pintos dirão que é por causa da idade, rsrs!

      • Ricaçoaço2 disse:

        Sou novo e não sei nada de F1. Esta história me lembrou um tal de Schumacher. Alguém lembra dele? Ouvi dizer que ele participou de uma corridas ae até o ano passado. Me falaram que ele é o maior piloto da história da F1.

      • ms disse:

        Amigo Allez Alonso, acredito que admire e goste de Fernando Alonso mas leia com bastante atenção o que vou escrever: ser tetracampeão mundial de F1 não é coisa pro bico do Alonso, que empacou como Bicampeão e já faz tempo…… pense nisso!

    • Ricaçoaço2 disse:

      Lava a boca pra falar de Clark e C.C….lava a boca!!!!

  8. Mas em 2008, o carro da Toro Rosso (chassi e parte aerodinâmica) era igual o carro da “matriz” Red Bull – os motores eram diferentes como hoje: Ferrari e Renault. Ou seja, mesmo chassi, mesma parte de aerodinâmica, e, em Monza, com suas grandes retas, onde o motor Ferrari falava mais alto, a “filial” tinha um pacote mais adequado àquela prova. Tanto que o excelente Vettel fez a pole e Bourdais o quarto melhor tempo! Pena que o carro do francês não ligou para a prova. Talvez tivesse havido uma dobradinha…

  9. Ron disse:

    Vettel é excelente piloto? Sim.
    A Red Bull é o melhor carro deste ano? Sim.
    Webber é melhor que Vettel? Na minha opinião, não.
    Webber é melhor que Alonso, Hamilton e Raikkonen? Na minha opinião, não.
    Webber tem melhor carro que Alonso, Hamilton e Raikkonen? Sim e, diferentemente de Vettel, o australiano tem brigado diretamente com eles na pista.
    Alonso, Hamilton e Raikkonen são tão bons quanto Vettel? Na minha opinião, sim. Ou alguém diria que é normal esses três tomarem uma “luneta” do Vettel como foi essa última prova?
    Resultado: Vettel está aproveitando o equipamento que tem em mãos. As vitórias são merecidas pelo conjunto carro-piloto (isso não se discute), mas é o carro de Newey que está tornando essa diferença tão acentuada este ano.

  10. Carlos Manoel disse:

    Acho que se o nosso querido Ecclestone quisesse equilibrar as coisas, deveria fazer acordo com alguma empresa para que essa fosse a fornecedora de chassis para as menores, e contratasse o A.Newey como projetista.
    Aí sim daria uma boa equilibrada.

  11. Arlei Coli disse:

    Um detalhe !!!
    Antes do final dessa mesma temporada, Vettel foi anunciado como novo piloto da Red Bull e o nosso locutor oficial da F1 disse, esse menino trocar a STR pela RBR é uma tremenda errata, o mesmo deve continuar na STR ( Eles ainda faziam essa sopa de letras) pois já tem um carro que vence corridas…Afff

  12. Luciano Adjafre disse:

    Merece ainda mais destaque o fato de que, na primeira vitória de um carro com as cores da Red Bull, o motor era Ferrari!

  13. Rodrigo Felix disse:

    booooo!!!
    pilotinho será vaiado sempre kkkkkkk

  14. Arthur Luz disse:

    Lembrando que a primeira corrida o Vettel foi pela BMW e ele terminou em sexto.

    Outra, o Schumacher demorou 4 anos na Ferrari pra ser campeão. Se bem que se ele não tivesse quebrado a perna em 1999, hoje o Alemão seria Octa! (Isso porque a Scuderia não quis dar o título pro Irvine nesse ano)

    O Alonso é realmente o fodón, mas o Vettel é quem manda no momento.

  15. ms disse:

    Sinceramente….gostei muito mais do comentário do Flávio Gomes que aponta o dedo na direção certa quando chama atenção para o fato de que o primeiro piloto a vencer num carro com as cores da Red Bull não foi a Red Bull e sim uma Toro Rosso com Vettel no volante do que o texto do André Jung que embora faça uma análise (muito bem feita por sinal) esclarecedora do contexto em que se deu a evolução da equipe Red Bull, peca por não dar a devida enfase e o devido peso ao papel crucial do piloto que esteve por trás de toda essa evolução….

  16. Celio Ferreira disse:

    VETTEL É O MELHOR !!!!!

  17. luiz disse:

    lembro de outra legal dele, na fatídica corrida em Interlagos onde o Felipe “perdeu” o título na última curva, o Hamilton espalhou na “junção” e o então menino prodígio o ultrapassou sem nenhum respeito, câmeras “on board” no carro do inglês mostravam o desespero e nada de dar passagem para quem disputava o título, uma pena o pneu velho do Glock não aguentar a subida da reta, salvou o inglês.

  18. charles disse:

    Isso é um “calaboca” pros corneteiros de plantão que falam que o Vettel só ganha porquê tem o melhor carro, daí vão dizer que estava chovendo naquele dia em Monza com a Toro Rosso, daí eu respondo: e daí? Ganhou e pronto.

  19. João Evangelista disse:

    Engraçado, o Fernando é considerado o melhor piloto pq larga lá atras e sai passando,passando chega em 2° ou 3°.Tião larga em 1° ganha e é pilotinho…??????????….pra mim sinceramente Fernando que não tem copetencia e velociade em uma volta, nada tem a ver com o carro.
    A média de vitorias do Tião3,45, mais uma vitoria ele será melhor que melhor que Shumacher que é 3,38 o melhor piloto de todos os tempos.
    A media de pole do Tião é de 2,78 e do Senna é de 2,49 ou seja em pouco tempo ele batera essa média tbm.
    A média de vitoiras do Fernando é de 6,5 e de pole é de 9,5, pior que Damon Hill por ex. que é 6,1
    Que o Fernando é um exepcional piloto eu concordo(apesar de odia-lo por ser sujo e arrogante) mais pergunta pra ele se ele prefere ser considerado o melhor piloto o mais completo bla bla bla ou se preferiria estar na condição do Tião hoje???
    Ah só pra não deixar passar batido, a nojenta da Globo Santander anunciou no Jornal Nacional quando o Fernando chegou na 32° vitoria enfatizando que era o 4°maior vencedor da historia.Segunda-feira nem no globo esporte passou noticia de formula 1.Bom, pra qm gosta de cair na balela da globo e da mídia pachecada insuportavel…..

    • João Evangelista disse:

      ah, na minha opinião se o Tião tivesse com a Ferrari de HOJE e o Fernando com a Red Bull de HOJE, desses ultimos 4 anos, os numeros do Vettel seria os mesmos ou até melhores.A RBR na mão do Fernando seria o mesmo carro do Colthard de pelotão intermediario igual a Renault de 2008/09

      • Ricaçoaço2 disse:

        Ainda bem que é na sua opinião! Na minha não!

      • Angela disse:

        “A RBR de agora….”

        A minha pergunta é por que o Alonso com todo o seu brilhantismo não consegue transformar a Ferrari numa equipe campeã?

        Afinal quando o schumi foi para lá a Ferrari estava na fila a mais de 20 anos e ele conseguiu transformar a equipe numa máquina.

        Agora você quer que alguém faça todo o trabalho novamente, só para entregar o carro prontinho para o Alonso ganhar?
        Por que será que o Alonso não consegue se cercar de gente competente?

      • Giovani de Paula Jardim disse:

        Isso mostra o quanto sua opinião é irrelevante. Mostrou apenas que não sabe nada sobre o “tetra-campeão” Vettel e sobre Alonso.

  20. Não só isso: a Toro Rosso terminou a temporada na frente da RBR nos construtores tb!

    O mito das pistas Red Bull nasceu junto com Vettel. E vice versa.

  21. Winston disse:

    Ainda mais essa agora que pra ser bom o cara tem que consertar a Ferrari. Vetel é atualmente o melhor piloto de F1, ponto. Qualquer carro que ele for correr vai ser o melhor em no máximo 2 anos porque ele iria com todo dinheiro e apoio, ele é um cara sereno, trabalhador e sério. Nunca si viu Vetel da um PITI, muito diferente da boneca que ficam todos dizendo que é o melhor piloto do grid. Fazendo um paralelo, o Marc Marks seria campeão da MotoGP com uma CRT esse ano? claro que não. Ele correria de CRT ano que vem? claro que não, pararia na melhor equipe de uma forma ou de outra, isso aconteceu com Senna, Schumacher e agora com Vetel, precisamos entender que o momento é sublime e da mesma forma que os mais velhos que eu viram a Seleção de 70, eu já vi o Michel Jordan, o Ayrton Senna, o Schumacher, o Valentino Rossi e agora o Vetel e o Marc Marks. Então amigos o melhor é quem ganha, e é assim em tudo. Vamos aproveitar o momento e parar com esse sentimento de porque não somos o melhor no que fazemos, ficar tentando diminuir o mérito de que é melhor. O melhor se assiste e bate palma, se der pra aprender algo com esses caras, aprenda!

  22. Oi? disse:

    Comentei isso há alguns posts… e foi na chuva.

  23. Alexandre Novaes disse:

    Boa tarde Flavio, boa tarde a todos.

    Ao falar de Vettel, não tem como não falar também de Alonso, seu grande rival.
    É capaz de o Alonso futuramente ser mais lembrado por perder os 6 títulos para o Vettel do que pelo bicampeonato de 2005/2006 (Sim, já estou contando 2014 e 2015 hehehe).
    Se Alonso encerrar a carreira sem conquistar pelo menos mais um título, os campeonatos que ele ganhou serão contados assim: “Once upon a time…”. Algo longínquo, distante.
    Não desmerecendo o piloto que Alonso é. Todos sabem da sua capacidade, talento, velocidade e muitos etc.
    Mas creio que o Alonso fez alguns erros de julgamento e algumas escolhas erradas na carreira. Neste ponto, creio que o Vettel é bem mais sucedido.
    Enfim… discussões sempre vão haver, quem é/foi o mellhor. Foi assim com Senna-Prost, Senna-Schumacher e por aí vai.
    Uns vão achar que é o Vettel, outros o Alonso… normal.
    Vettel merece todo o sucesso que tem.

  24. Ricaçoaço2 disse:

    Vettel é corinthiano!

  25. Rodrigo Felix disse:

    Só uma errata: no texto, Jung relata que o regulamento com motores v8 2,4L instaurou-se em 2009, e o correto é 2006. Em 2009 a maior mudança foi a proibição de apêndices aerodinâmicos, estreitamento das asas traseiras e a introdução do kers.

    Sim, e o correto no texto é afirmar que o Toro Rosso de Vettel era desenhado por Newey, o que reforça minha crença q esse pilotinho n ganhou nada ainda sem ter um grande staff técnico por trás. O que seria dele começar do zero e aceitar o desafio da Ferrari em 2016? A ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>