FELIPE

SÃO PAULO (adiante) – Felipe Massa deixou a Ferrari esta semana. Digo, avisou que não continua. Vai até o fim do ano e não duvidem: com a honestidade e dedicação de sempre, igualzinho aos tempos de F-Renault, quando vivia num quartinho na Itália e era obrigado a ganhar corrida para, com o prêmio em dinheiro, pagar a próxima.

É para ele a carta de hoje na coluna Warm Up. Um trechinho:

selomassaEra bem improvável alguém com seu currículo nas categorias menores, bom, verdade, mas modesto e sem muito glamour, sem grana, sem pose, virar titular da Ferrari. Mas isso quem conseguiu foi você, treino a treino, teste a teste, corrida a corrida. O improvável virou realidade, e não tem como não se sentir grande quando algo assim finalmente acontece.

Vieram as poles e as vitórias, virou piloto de ponta, encarou a chegada do Räikkönen com serenidade e confiança, e fez aquela temporada inesquecível em 2008. Eu nunca vi alguém receber uma derrota como você recebeu em Interlagos. Nunca vi tanta dignidade num esportista. Deu orgulho, não por ser brasileiro, essas babaquices nacionalistas. Mas porque eu sabia de onde você tinha vindo, como tinha chegado lá, conhecia bem sua trajetória e seu caráter.

Para ler tudo, na íntegra, é só clicar aqui.

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Legal o texto…mas tomara que o Massa vá pra Lotus…quanto ao acidente, penso que depois dele o Massa nunca mais foi o mesmo!!!

Martinho
Martinho
10 anos atrás

Para quem foi demitido, o Massa tava bem alegre na entrevista que deu pro Gavião Bueno. Até pareceu que já tinha assinado com alguém e só falta revelar…será!!

Jr.
Jr.
Reply to  Martinho
10 anos atrás

Desde quando o Massa foi demitido?

Demitido, pra mim, é quando se tem um contrato e há a quebra deste, imediatamente.
Pelo que eu saiba, ele apenas não terá o contrato renovado. É bem diferente de demissão.

NIlton
NIlton
10 anos atrás

FG consegue ser ainda menor que o Massa? caraca.
Bom texto, lucido.
Para mim a Ferrari de 2008 era o melhor carro do Grid e Massa conseguiu perder aquele Campeonato, justiça foi feita afinal de contas não dá para comparar Massa e Hamilton.
Massa nunca passou de um Piloto mediano que teve muito mais do que realmente mereceu, deve ficar feliz por isso.
Como é bem apadrinhado ainda pode ter algo bom para ele ano que vem, por merecimento é que não vai ser.
Felicidades para ele daqui para frente, sorte ele já teve muita.

Jr.
Jr.
Reply to  NIlton
10 anos atrás

Mais um campeão de carrinhos de rolemã dando seus pitacos…

Manolo Martinez
Manolo Martinez
10 anos atrás

Ta no Uol : Massa diz que não vai mais ajudar Alonso e afirma: “Vou para cima!”
Do UOL, em São Paulo 15/09/201312h13
O Massa não aprende, fala muito e na hora errada. Quer mostrar que pode com o Choronso mostra na pista e cala boca.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Manolo Martinez
10 anos atrás

Nada como uma gostosa piada para amenizar o dia. Hahaha!

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Manolo Martinez
10 anos atrás

Não ajudar o Alonso pode ser simplesmente não segurar os concorrentes e se estiver na frente não vai acatar ordens do rádio. Ele deve falar mesmo! Está apenas cumprindo restante de contrato e pronto.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

Está no STATSF1 de hoje:

Montezemolo: “Massa vai continuar a ajudar Alonso.”

Falou quem manda e pode.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Vídeo bastante ilustrativo da personalidade egocêntrica do Alonso. E esta foi a última vez que o Massa foi homem na F1.

1o round: Picaretonso (McLaren) x Massa (Ferrari)

http://www.youtube.com/watch?v=yyWkjkYfIXQ

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Perfeito!

Thiago Sabino
Thiago Sabino
10 anos atrás

Cara, basicamente eu admiro ele.

Foi lá, vestiu o macacão vermelho, tocou a barata com o escudo do cavalinho, e triscou num campeonato do mundo.

Engraçado como os torcedores mais xiitas descarregam suas frustrações no Felipe, com uma verve clubística danada. Quisera eu ter um salário foda, pra poder tocar uma barata com aquela cavalaria, e fazendo o que gosta.

A entrevista dele hoje pro Galva foi legal. Ele até que está bem tranquilo, disse que há contatos com McLaren e Lotus, e que o contato com a Lotus foi “muito bom”.

Deve vir coisa por aí. Fora da F-1 eu acho que ele não fica.

E solto, doravante, mete bala, e foda-se o Alonso. Seja pro fim da temporada, seja pro ano que vem.

E aqueles que dizem que o BR não tem mais peso no cenário, se o pendor da balança vai pro Oriente , porque tem grana, porque caralhos até hoje não temos hordas de pilotos daqueles lados, se o raciocínio assim fosse? E porque então Tio Bernie insiste taaaaaanto com Interlagos, e essas plagas tropicais?

Minha opinião: segue sim na F-1, vai ter equipe boa pra ele sim, e sem o peso da chiliquenta, pode mostrar que ainda tem muito tempo pra virar.

Fez bem: agradece ao Montezemolo, manda aquele abraço, seja cúmplice das homenagens, e homenageie a firma também, e feito! Fecha contrato pro ano que vem, e manda ver.

E deixa o recalque da galera pro chorume da história.

Valeu Felipe!

alan
alan
Reply to  Thiago Sabino
10 anos atrás

Torcer pro felipe massa seria igual a gostar de picole de chuchu!!!!!!!!!!!

Ivone
Ivone
10 anos atrás

Como é bom ler um texto de pura verdade, sem nenhum interesse á mais…
É massa agora você sabe como nós estamos sentindo tudo isso podendo
torcer por você acreditando na sua capacidade como profissional que sempre
foi mesmo chegando tanto nos altos como nos baixos aceitando tudo com muita
humildade que é própria do seu caráter.
Porém a vida está pedindo que seja um pouquinho egoísta para poder continuar
seu trabalho dando vida á nós que choramos de alegria quando sentimos que você
está bem no lugar que foi conquistado com honestidade…
Continue seu caminho sem vacilar e ACREDITE em você pois nada é por acaso mas
tudo tem seu tempo e seu lugar…
Estamos com você aonde for para nós só importa seguir com você, mesmo que o
caminho seja um pouco escuro lembre-se: Só escurece até meia noite depois o amanhecer
começa sem parar até o raiar do dia.
Que Deus ilumine seu caminho agora e sempre com muita luz…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Você acreditou? Acorda, Matteoni!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Acreditei.

Luciano Saraiva
Luciano Saraiva
10 anos atrás

Só um articulista desse calibre para ilustrar para o leitor o que deve ser ilustrado nos registros do esporte.
Flávio Gomes é o Harold Bloom da F1: “Como e por que assistir à F1” seria um belo livro.

Fernando Passos
10 anos atrás

Já escrevi aqui outro dia, antes de Massa oficializar sua saída. Acho que Massa vai pra McLaren, a qual ainda não renovou com seus pilotos, pilotos estes que estão saindo no tapa internamente. Tem mais, a Honda vai fornecer motores para a McLaren só em 2015, pois em 2014 será a Mercedes. Os japas são espertos, terão informações do motor Mercedes e, com Felipe, teriam, também, alguma informação do motor Ferrari que já está sendo desenvolvido.

É apenas a minha viagem, mas não é impossível.

Pedro
Pedro
10 anos atrás

Pode roubar, matar e assistir “esquenta”, mas não pode ter humor e inteligencia. Não assistia tv aberta por razões obvias. Agora a tv aberta esta chegando na tv fechada. Os bons jornalistas tem menos credibilidade que um sms.

Jardel
Jardel
Reply to  Pedro
10 anos atrás

Falou tudo.

Quem perdeu com a saída da ESPN Brasil além dela prórpria, somos nós, que curtia seus comentários com ácidez e humor.

Esse texto dele ilustra bem o quão bom profissional é Flávio Gomes, fará falta.

Mario
Mario
10 anos atrás

Valeu FG, muito bom o texto! Na torcida pelo Massa!

Bruz
Bruz
10 anos atrás

Pois é, o cara improvavel chegou a pilotar pela grande Ferrari. Muito bom, grande carreira do Massa. Por isso não aceito que tenha se tornado esse segundão do chiliquento, que é o que lamentavelmente vai ficar. Sei que aqui se trata de falar do individuo e do seu pasado, mas pro futuro, Eu acho que não merece mais nenhuma oportunidade na F1. Ainda mais que se por algum acaso “de grana” vinga na Lotus, pode deixar de fora o Hulkenberg, que é um cara precioso para o circo. Chega Massa, vai cuidar dos filhos, vc souve se vender a muito bom preço. Agora só colhe os frutos.

Manoel
Manoel
Reply to  Bruz
10 anos atrás

Não vejo nada disso que você tenta falar e já que você quer outro alemão na F1 , que quase não tem, muda pra Alemanha, vai ver o lindo futuro dele lá, o Massa se vendeu na sua opinião ou você que depositou expectativas nele que você não conseguiu na sua vida, pelo seu post tenho certeza que é a segunda opção.

Bellissimo
Bellissimo
10 anos atrás

Bonita carta Flavinho, concordo com você, espero que o Felipe ache uma equipe que possa demonstrar seu talento.. Vamos torcer

Sabonete
Sabonete
10 anos atrás

O preço de ser um esportista nascido em um país subdesenvolvido é que as pessoas te veem como uma válvula de escape para as frustrações pessoais.
As pessoas esperam que você (o esportista) seja o vencedor que elas não foram e quando você perde, elas se lembram das próprias derrotas e a decepção se torna maior, pois ela vem acrescida das frustrações, do amargor que as pessoas carregam consigo.

No final das contas, Felipe continuará sendo o cara que vive em um padrão que só 1% dos brasileiros atingem, frequentando quase todos os mesmos lugares que frequentava e o povão continuará sonhando, torcendo, se decepcionando com a próxima estrela criada pela fábrica de ilusões midiática.

ms
ms
Reply to  Sabonete
10 anos atrás

um verdadeiro piloto nunca se sentirá realizado por ter um padrão de vida que apenas 1% das pessoas tem, pergunte a um autêntico piloto o que ele mais deseja na vida e certamente receberá como resposta: vitórias, vitórias, e vitórias! vencer corridas e campeonatos e só ! aquela historinha de que o importante é competir, e outras do gênero passa longe de um piloto de verdade, Piquet parou de correr quando percebeu que no grid de largada olhava para o lado e via andrea de cesaris olhava pro outro lado e via piloto ainda pior que o de cesaris…..o próprio Piquet escurraçou um de seus filhos pilotos quando ficou empolgado por ter chegado numa corrida em segundo lugar…eu mesmo acredito que o senna começou a morrer antes de seu acidente pra mim sua morte teve inicio quando percebeu a presença de outro piloto no grid (Schumacher) que dificilmente conseguiria vencer e continuar ganhando seus campeonatos porque os ases…se reconhecem….

Alvir Luiz
Alvir Luiz
Reply to  ms
10 anos atrás

“Os ases se reconhecem”….gostei!!!

Robertom
Robertom
Reply to  ms
10 anos atrás

1º A morte de Senna começou quando prolongaram a coluna de direção do seu carro com uma solda comum.
2º Schumacher teve que jogar sujo para ganhar o campeonato de 94 do Damon Hill.

ms
ms
Reply to  Robertom
10 anos atrás

assim como Alonso está sendo devidamente jantado por Vettel e a diferença de idade entre os dois tem sim grande importância no desfecho dessa história, acredito que o mesmo teria ocorrido com senna que tb teria sido engolido por Schumacher se não tivesse acontecido o acidente, a importância do fator idade foi sentida na pele pelo próprio schumi quando retornou a F1 depois de se aposentar….

Saulo
Saulo
Reply to  ms
10 anos atrás

Bom então deve ter uns 99 % de pilotos frustrados, seguindo teu raciocínio, porque a imensa maioria não consegue isso que você falou. e te garanto que eles querem, mas por questões de patrocínio, de estar no lugar certo na hora certo etc.., não conseguem. Então isso de “verdadeiro piloto” que você disse é furo n’água

Sabonete
Sabonete
Reply to  Saulo
10 anos atrás

Ele é o típico brasileiro Pacheco. Quantos pilotos passaram pela Fórmula 1 e não fizeram nem um décimo do que o Massa fez? Pilotos com currículo mais expressivo do que o Massa, gente mais badalada pela imprensa do que ele…

Sabonete
Sabonete
Reply to  ms
10 anos atrás

Com todo respeito ao Piquet, mas ele saiu da Formula 1 quando chegou um moleque alemão e deu pau nele. Se não fosse por isso, correria mais alguns anos. Schumacher correu pagando micos porque a idade não perdoa, se o Senna tivesse sobrevivido, provavelmente pagaria mico por alguns anos até não conseguir mais contrato. Raros são os pilotos capazes de parar no auge, só desistem depois que a coisa degringolou.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
10 anos atrás

Penso que todas “coisas na vida ” carregam, outros ensinamentos além do que conseguimos “enxergar ” naquele momento ou , quem sabe ,um pouco mais a frente …
O que tento expressar-me é que quando sabemos lidar , da melhor maneira com nossos erros/derrotas , nos propiciamos melhorar nos acertos/vitórias . Mas é nos “quase” ??? Como ficamos ? Felipe foi “quase” campeão em 2008 e provou serenodade… Felipe “quase” teve que desistir da carreira quandpo de seu acidente….Felipe , pode ter , “quase” desitistido da carreira devido as “cobranças ” pelos insucessos …. Bom, fica a sensação de que para ele e para muitos que ainda há ” carvão” para queimar…

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Irretocável.

alan
alan
10 anos atrás

Resumo da opera: Ou o filipi massa aceitava a chance de ouro de ser o segundo piloto da ferrari ( POR * ANOS !!!!, veja a comparacao com o fisiquella….)ou teria uma carreira relampago e sem destaques como foram tarso marques, burti, etc….. Acho que ele fez uma boa escolha, na posicao dele eu faria o mesmo, eu nao to defendendo ele pois eu nem mesmo simpatizo o massa, mas a verdade seja dita!!!!!

alan
alan
Reply to  alan
10 anos atrás

complementando, nao gosto do filipi e ele nao vai fazer falta alguma na F!, alias por mim ele ja estaria fora a tempo!!!! apenas quis dizer que pra ele foi um grande feito ter sido o melhor segundo piloto da ferrari ( melhor ATE QUE O RUBINHO E O EDDIE )!!!!! e como trofeu consolacao ganhou algumas corridas, nada mau pro filipinho!!!!!

Jr.
Jr.
Reply to  alan
10 anos atrás

Quanto ranço.

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
10 anos atrás

“Eu nunca vi alguém receber uma derrota como você recebeu em Interlagos. Nunca vi tanta dignidade num esportista. Deu orgulho, não por ser brasileiro, essas babaquices nacionalistas. ” senti o mesmo na época.
E agora ele repete o comportamento vindo a público e comunicando sua saída. Nada de entrevista coletiva, assessores de imprensa e outros tais.
Profissional, Honesto. Direto.
Se vai continuar na F1 eu não sei, mas que reencontre a alegria de pilotar, seja onde for,

alan
alan
Reply to  Fowler T Braga Filho
10 anos atrás

Profissional???? acho que nao, apenas submisso ao extremo !!!! Honesto??? nem com ele mesmo, pois sempre se iludiu de que era alguma coisa dentro da ferrari!!!! e Direto???? Apenas enrolou por anos ate sair sem deixar saudades!!!!! Filipi e’ uma pamonha feita a quinze dias e esquecida !!!!!

Daniel Cunha Lima
Daniel Cunha Lima
10 anos atrás

Belissimo texto. Muita sensibilidade, como varios seus, Flavio Gomes. Parabens.
Nao canso, porem, de discordar profundamente sobre a queda de desempenho do Felipe. Como voce falou, o trauma foi maior do que nos sabemos. Numa regiao peculiar, fragil, suscetivel a complicacoes. Apesar de voltar a guiar em alto nivel, Felipe nao foi o mesmo. Concordo que um piloto como Alonso do lado, competente como poucos, e mais ainda por fazer um trabalho “psicologico”, vamos dizer assim, fortissimo, fora do cockpit, complique ainda mais as coisas. Mas foi perceptivel que o tato fino, que a sensibilidade propioceptiva diferenciada como a de pilotos de ponta, ja nao era a mesma. Isso eh neurologico. Isso diz respeito a conexoes cerebrais. Nao adianta se esforcar, espernear. Um pena, a vida tem dessas. Grande piloto.

luiz
luiz
10 anos atrás

Um texto legal e generoso, que fala do caráter de quem escreve e de quem é seu objeto.

Daniel Cunha Lima
Daniel Cunha Lima
Reply to  luiz
10 anos atrás

kkk…
Pouco disso tbm.

marieva
marieva
Reply to  luiz
10 anos atrás

parabens pelas palavras ao Felipe e com carater e dignidade que vamos vercer a ferrari vai se arrepede um dia bola para frente Felipe estamos com vc.

Galba Cunha
Galba Cunha
10 anos atrás

Parabéns ao Massa!Agora são 7 corridas pra se divertir!Senta a pua,Felipe!

Santo Danilo Camilotti
Santo Danilo Camilotti
10 anos atrás

Parabéns, Flavio Gomes, pela força que está dando ao BRASILEIRO Felipe, na procura de uma nova EQUIPE. Informando tudo o que está acontecendo.

ms
ms
10 anos atrás

há uma forma de pilotagem que nunca me agradou, quando um piloto acaba se excedendo na agressividade para ultrapassar seus adversários ou mesmo na agressividade para não deixar ser ultrapassado por outros pilotos e felipe sempre me pareceu ser um piloto que se excedia na agressividade para compensar uma falta de técnica que não falta por exemplo a Alonso ou button nestas mesmas situações e é só lembrar seus embates com Hamilton, piloto com técnica bem mais refinada que a sua para ilustrar o que estou falando….

ricardo
ricardo
10 anos atrás

Parabéns pelo texto,e Felipe massa merece sim todas as palavras do seu texto,não ganhou um titulo por duas curvas colocando Kimi no bolso nesta mesma temporada.
Digno,sério e comprometido,não como outro piloto por ai que têm manchado cada vez mais sua carreira em troca de favores e esmolas da Rede Globo de televisão.

Juliano Adolfo Fenólio
Juliano Adolfo Fenólio
10 anos atrás

Em 2011, num condomínio empresarial em São Paulo, perto do Real Parque, vi o Massa se dirigindo a um dos prédios. Pedi para tirar uma foto. Ele concordou, saquei meu celular com câmera, disparem e ela não ficou lá essas coisas. Então, o Massa falou: “Deixa que eu bato”. Pegou o celular da minha mão, posou e a foto ficou ótima. Esse é o estilo dele.

Sam
Sam
10 anos atrás

Gomes, frequentadores deste blog, boa noite.
Permitam-me fugir um pouco do tema deste post para indicar isto:
http://www.youtube.com/watch?v=bJIWdLvUmcg
Para os apaixonados por corrida de carros.
Abraço.

Antonio Lopes
10 anos atrás

Até que enfim, veio um jornalista e falou o que tinha que ser dito, a maioria desses joga pra torcida, muitos são invejosos e chutam o Massa como um cachorro morto pra jogar pra “geral” que falam dele dele como se tivessem dado a maior força pro cara chegar no topo do automobilismo ao invés de o que realmente fizeram ligar a tv com o controle remoto.

Antonio Lopes
Reply to  Antonio Lopes
10 anos atrás

Esqueci de uma coisa, você pode ter exagerado lá no Twitter, no assunto da arbitragem, mas isso é porque você tem coração, como demonstrou nessa matéria não usa só a razão, fazer isso sem ser piegas é para poucos e você conseguiu e consegue..

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Não gosto da idéia de santificação de alguém após sua morte como se faz no Brasil. morre um político que apoiou a ditadura, roubou e de repente tudo é esquecido e o cara vira santo. Com Felipe Massa a história é mais ou menos a mesma coisa. O cara serviu a Ferrari durante todos estes anos, foi funcionário padrão por muitos anos, ganhou dinheiro com isso, muita grana, parabéns. Se enxergarmos sucesso nisso, ok, correu por anos em uma equipe legendária, mas foi só. Podemos analisar seus anos na Ferrari pelo lado competitivo e selvagem da F1. Neste caso seus anos na Ferrari não deixam dúvidas de seu fracasso, apenas preencheu a necessidade da equipe por um segundo piloto, apenas isso e foi covarde em se acomodar onde não se permite isso, num ambiente competitivo como a F1, até onde ele esperava ir? Quantos sinais não fram dados nos últimos anos? Ele realmente pensava em dar a volta por cima? Achou que não, ele esperava ser mandado embora para ganhar aviso prévio e multa contratual como aquele funcionário que sae que será demitido, e não faz nada para mudar. Sinceramente, na F1 atual não existe lugar para um acomodado como Felipe Massa. Seu perfil está mais para uma stock car. Ah, e esqueçam, a F1 está dando a mínima para a Rede Bobo e a necessidade de um piloto brazuca. A anos voltou-se ao Oriente e não precisa da audiência deste país Sul Americano. Ficaremos nomlimbo por muitos anos.

Luciano
Luciano
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Falou tudo. O Massa foi so um piloto, nada mais.

Heitor
Heitor
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

quem escreve em tatibitate como “Rede Bobo”, já demonstra que tudo que sabe de automobilismo é o que vê pela tv, ou seja não entende de contratos, publicidade, interesses político e econômicos.

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Heitor
10 anos atrás

Você assiste Formula 1 ao vivo todos os domingos ou por algum outro canal que coloca propaganda no meio da trasmissão? Inocente é pensar que a Rede Bobo pode forçar um Felipe Nasr ou mesmo o Felipe Massa em um carro competitivo ano que vem. Se o cara tem petrodolares ou um Slim por trás tudo bem, mas audiência de brazuca mais publicidade de cerveja não garantem um piloto brasileiro na F1. Ou o cara tem talento como teve Sena, Piquet, Emerson, ou paga pra correr… O mundo é cruel, mas ninguém disse que seria fácil. Por sinal, a vida do Felipe Massa foi muito fácil na F1. Com um padrinho como Jeans Todt, não seria diferente. Foi mais fácil que pra Moreno, Barrica e demais pilotos que transitaram pelo circo nestes anos. Koba, por exemplo merecia melhor sorte que Koba.

Heitor
Heitor
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

continuo dizendo quem escreve em “tatibitate”, mostra que não tem argumentos é Rede Globo e não “Rede Bobo”, faça sua crítica sem usar linguagem infantil, e da pra ver de novo o monte de apelidos por você usado que é um frustrado, fica apelidando pra diminuir, use conceitos verdadeiros para falar dos outros.

Huller Moreno
Huller Moreno
10 anos atrás

Baixinhos comem menos? Tem umas dragas por aí que vou te contar. Escreve bem pacas, legal o texto.

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Texto sensacional. O Felipe Massa tinha que ler essa carta.

Flavio, cada vez mais admiro sua lauda que engrandece e dignifica a profissão de jornalista.

Bravo!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Uma carta tocante e abrangente, mostrando a trajetória de um brazuca que chegou à categoria máxima do esporte-motor, com garra e muita luta.
Um brazuca que quase ganhou o campeonato e o acabou perdendo de um modo nunca visto na Fórmula-1 (dois alemães, sem saberem, foram os protagonistas das mudanças).
Um piloto que sofreu um acidente (acredito, também nunca visto), bastante grave e após a recuperação, voltou às pistas. Ironia do destino: a mola saiu do carro de outro brazuca.
Um piloto que não foi campeão, mas foi companheiro de quatro campeões: Villeneuve, Schumacher, Raikkonen e Alonso (mais uma ironia).
Um piloto que nunca reclamou a sua condição de escudeiro (nem nos piores momentos), cumprindo objetivamente o que foi firmado nos contratos.
Um piloto que, acredito, não terá mais chances de campeonato, mas (se continuar) conduzirá sua carreira da mesma forma como sempre conduziu.
Não será uma legenda mas deixará a sua marca, por maior ou menor que seja. E é isso que importa.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

O Alonso destruiu a carreira do Massa, assim como destruiu a carreira do Nelsinho. Alonso é o maior picareta da história da F1. Lembra daquela vez que ele jogou o carro em cima do Massa na entrada dos boxes?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Massa e Nelsinho aceitaram as condições (cada um a seu modo) que lhe foram impostas.
Eles se autodestruíram. Um, lentamente e o outro, rapidamente.

Lembro da ultrapassagem na entrada dos boxes. Se no lugar de Massa, fosse Schumacher, o espanhol não percorreria nem um metro a mais.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Nelsinho foi obrigado.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Nelsinho tinha o direito de dizer não e ir embora.

Alvir Luiz
Alvir Luiz
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Vamos parar com essas bobagens. Alonso só se impos porque Massa permitiu. Poderia, e teria cacife pra isso pelos anos anteriores de Ferrari, dar um “chega prá lá” no espanhol e dizer algo tipo Romário:”tá subindo no ônibus agora e ja quer sentar na janelinha???”. Infelizmente Massa se deixou dominar pelo espanhol e de uma forma ou de outra, se acomodou com a situação. Talvez até por falta de opções. Afinal, melhor ser 2o piloto na Ferrari do que primeiro na Marussia, Williams, Sauber, etc. É bem verdade que Alonso teve os benefícios de “prima donna”, mas achar que a Ferrari quis prejudicar Massa é uma grande bobagem, pois a equipe precisava de um 2o piloto competitivo, não só para ajudar Alonso, mas também – e mais importante – para ajudar a equipe a ganhar o título dos construtores. Infelizmente, Massa não conseguiu fazer nem uma coisa, nem outra. Mesmo nas corridas onde o brasileiro não teve a concorrencia de Alonso, nem assim conseguiu se impor com resultados de relevo. ´Sem contar que, poucas vezes vi nesses dois anos, Massa reclamar pela falta de competitividade do carro. Desta forma, acho a saida dele da Ferrari benefica pra todo mundo. Pra Alonso porque tendo um companheiro forte, terá mais motivação pra andar na frente e um companheiro de peso nas reclamações caso o carro não corresponda. Para Ferrari, porque vai contar com a dupla de pilotos mais forte do grid e, com certeza, antes da temporada vai colocar os pingos nos “is” em relação ao confronto entre os dois pilotos. Afinal, como sempre dizem seus dirigentes, “a equipe vem em primeiro lugar”. E Massa, talvéz numa boa equipe tenha a chance de encontrar a confiança perdida e num futuro próximo almejar uma das equipes de ponta. Afinal, tem apenas 32 anos e por isso anda tem muita lenha pra queimar. Vai depender apenas dele.

alan
alan
10 anos atrás

Felipe massa em termos de F1 e’ uma bananeira que ja’ deu caixo, mas podemos dizer que a carreira dele foi boa, ser admitido como piloto da ferrari e vencer corridas foi um grande feito!!!! obviamente nem todos tornam se campeoes!!!
Flavio, na minha modesta e singela opiniao, eu acho que quando o VETTEL estiver cheio de titulos, uns 6 ou 7, ele vai para a ferrari tambem, so por capricho mesmo, !!!! concordas? discordas????!!!! indiferente ?????

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Muito legal! Deve ser pela grandeza concentrada! A doideira concentrada, só em dias de jogos, pelo twitter….

Conrado FA
Conrado FA
10 anos atrás

[reproduzindo o que comentei ainda há pouco, em outro post. achei que era o mesmo da coluna, perdão! :) ]

Só gostam do Massa aqueles que entendem alguma coisa do panorama em que o ‘esporte’ funciona, e por aqueles que acompanharam sua trajetória antes da entrada na F1. Ele chegou a ‘peitar’ a Sauber, antes de ser mandado embora e ir para a Ferrari.

Particularmente, como torcedor, não gostava de seu jeito de pilotar até meados de 2009, quando começou a andar no meio do grid com aquela Ferrari nervosíssima. Ser comparável a um Kimi Raikkonen em uma cadeira elétrica, é para ótimos pilotos! É nos carros mal-feitos que o talento sobressai, em minha humilde visão. Para termos uma boa noção, quando Fisichella saiu da Force India e pegou seu lugar, não conseguiu chegar nem a 1/5 de sua performance. Badoer então, nem precisava mencionar.

Em 2010, ao mesmo tempo em que voltava do acidente, encarou Alonso/Santander no time e uma série de mudanças no regulamento, incluindo DRS e pneus Pirelli. 6 meses parado + recuperação de acidente quase-morte + tecnicalidades. Tem gente que acha pouco… para 2010 haviam motivos de sobra para a Ferrari projetar um plano de futuro tendo Alonso como primeiro piloto. Evidente. Para 2007, 2008 e 2009, não.

Vale lembrar que, enquanto o Santander não estava lá, o carro era projetado pensando nele primeiro, no Kimi, depois (ou na pior das hipóteses, um carro neutro pros dois se virarem). Após a chegada do patrocínio-master, isso mudou, evidentemente a favor do espanhol.

Portanto, quando vc avalia um piloto de Formula 1, não adianta achar que são condições iguais para todos. Não adianta ter uma visão romantica do esporte legítimo. Nesse contexto, Massa foi um tipo de “peça” durante seus 3 primeiros anos (titular, pós-Schumacher) e outro tipo de “peça” nos outros 4.

Nos 3 primeiros (07, 08 e 09), havia independencia e, vi um Massa muito rápido. Pecava muito quando alguem começava a baixar o gap; mais ainda quando começavam a ameaçá-lo. Me dava raiva. Era inconstante nos duelos, de me passar medo de bater. Em compensação, quando acertava o carro…. era bonito de ver: extremamente difícil de pegar, constante e extremamente rápido. Sendo capaz de dominar por 3 anos certos traçados como Brasil e Turquia.

Nos outros 4, ao lado de Alonso, um começo complicadíssimo e uma ordem, praticamente no meio do campeonato, para dar passagem. Complicado lidar com isso durante o resto do campeonato. Como em 2011 nada mudou e, em 2012 a Ferrari fez um carro péssimo (até pro Alonso), só agravou o problema. Felizmente, na época, Massa fez uma belíssima recuperação na segunda metade do campeonato. Mas no geral, foi comparável ao Fisichella, na Renault. Ou seja, nada bom.

Torço que vá para a Lotus. Se houver independencia… ele pode voltar a ter um bom brilho para encerrar a carreira. E a contar pela forma como evoluiu nos duelos, andando no meio do pelotão, acho que Alonso tem razão quando o definiu como “forte adversário no futuro”. Se houver futuro…

Mal a bíblia! Abraços!

Fernando Melo
Fernando Melo
10 anos atrás

Puta texto.

Carlos
Carlos
10 anos atrás

mais do que os próprios textos sobre automobilismo, são textos como os de hoje, os seus e o do Fábio Seixas que me fazem acompanhar o blog de um e outro…continuem assim, autênticos e humanos…e delenda Cartago como diria um senador romano…

CV
CV
10 anos atrás

Caramba,
o Titônio e Ana lendo isso…
é a verdade…
“Nós (Felipe e Ferrari, mais esta) perdemos 2008…”
A frase acima (ou próxima) -sem os parênteses, meus- é do Felipe.
Muita determinação, grande Felipe !!

Leandro Batista
Leandro Batista
10 anos atrás

Belo texto. Pena que infelizmente ele aceitou o papel de funcionario do Alonso e se apequenou. Tinha ateh braco para conquistar um titulo.
Agora, sera deveras engracado o engenheiro do Kimi dizer pelo radio: Ei Kimi, o Alonso esta mais rapido do que voce. E o Kimi retrucar: Ah eh? Foda-se!!!!

Adriano Pereira
Adriano Pereira
10 anos atrás

Massa fez por merecer o excelente texto.

Jean
Jean
10 anos atrás

… virou herói agora, depois que perdeu emprego na Ferrari.
Ele continua sendo o piloto mediano na F1 que sempre foi. Destaque, só pelo ufanismo da Globo. Braço mesmo, só para o pelotão do meio. Q2 e olhe lá!
A F1 para o brasileiro terminou quando pararam Piquet e Senna.
E o automobilismo brasileiro… bem… esse morreu faz tempo.
Espero que o Massa ache um bom emprego fora da F1, porque duvido que ele se submeta a uma Marússia da vida depois de meia vida na Ferrari.

Jr.
Jr.
Reply to  Jean
10 anos atrás

Falou o multicampeão mundial de carrinhos de rolemã…
Alguém que faz uma afirmação destas deve ter passado a acompanhar F1 a partir deste ano, só pode.

Ervino
Ervino
10 anos atrás

Pode não ter sido o melhor piloto de todos os tempos, mas chegar à fórmula 1, é só para os bons. Ganhar corridas lá, é para os ótimos e dirigir por tantos anos por uma escuderia tão tradicional e que cobra tanto……………………………..temos ao menos que respeitar.

Romanista Ferrarista
Reply to  Ervino
10 anos atrás

… falou tudo!

Jose Carlos Erbereli
Jose Carlos Erbereli
10 anos atrás

Fantástico texto Flavio. Alias apenas mais um dos vários. Parabéns.

Marcos Rodrigues
Marcos Rodrigues
10 anos atrás

parabéns pelo texto, comecei até enxergar o Massa de outra maneira

Horse
Horse
10 anos atrás

Flavio,

O Felipe é merecedor de tudo que conquistou. E foram muitas as coquistas, disso ele pode se orgulhar. Permanecer por tanto tempo na Ferrari é para poucos. É cobrança da imprensa, pressão dos torcedores sem falar do fato não ser europeu. Mas ele superou tudo isso de cabeça erguida sem perder em nenhum momento o controle emocional, mesmo quando foi massacrado por críticas por parte dos jornalistas italianos, que chegaram ao cúmulo de chamá-lo de inútil.
Discordo de você quando diz que o declínio do brasileiro ao Alonso, piloto duro, fortíssimo. O talento do Alonso não se discute. Mas dividiria esse declínio com a equipe Ferrari, sempre priorizando o espanhol.

alan
alan
10 anos atrás

Dignidade nao tem nacionalidade! Alias patriotismo e o recurso preferido pelos canalhas!!!!

Nelson
Nelson
Reply to  alan
10 anos atrás

PERFEITO, PERFEITO !!!

Danilo Antoniasse
10 anos atrás

Legal a carta Flávio Gomes. O jornalista da vida real, azar dos dos que preferiram os almofadinhas de plantão.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Massa perdeu aquele campeonato de 2008 numa das duas maiores cagadas da Ferrari nos últimos tempos, quando mudou, na reta final do campeonato, o funcionalíssimo pirulito por aquele joy stick sem vergonha na hora de liberar o piloto dos boxes. Ali arrastou a mangueira de abastecimento e perdeu 10 pontos certos. Ve44el ainda deu uma mãozinha debaixo de chuva no Brasil passando o Hamilton na última volta, mas Glock, sem pneus de chuva, não teve o que fazer.

Esse erro da Ferrari eu lamento até hoje.

O outro erro diarréico foi chamar o Alonso para os boxes naquela bandeira amarela na última corrida de 2010. O Viceonso tinha 7 pontos de vantagem, mas no fim que foi campeão foi o Ve11el.

Esse erro eu comemoro até hoje!!!

Chupa Alonso!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

O tal joy stick não funciona sozinho. O encarregado de liberar o piloto (no caso, Massa), se precipitou ao ver Raikkonen chegar nos boxes e parar atrás do Felipe.
O brasileiro foi liberado (acredito que essa tenha sido a causa) prematuramente, ocasionando a lambança que já faz parte do folclore da categoria.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

O joy stick foi uma imbecilidade tão grande que foi aposentado na 1ª e única vez que foi usado. O encarregado deve ter sido também.

thierry boutsen
thierry boutsen
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

hahahaha eu também comemoro.! Mas o erro foi só do picaretonso pois ele ficou demasiadamente preocupado com a estratégia do Weber.Sem falar do discurso que ele enfatizou dias antes da última corrida apoiando o jogo de equipe e citando como exemplo a Red Bull que permitia uma disputa aberta.Sem dúvida ele achava que já estava com o título ganho.
Chupa Alonso!Já se foram 7 temporadas na fila.

Matteoni
Matteoni
Reply to  thierry boutsen
10 anos atrás

And counting…

Romanista Ferrarista
10 anos atrás

… esqueci, que linda a imagem do Colosseo e do Cristo no francobollo … como se fala em portugues, selo?
Sou Romanista e Ferrarista, coloca esta imagem de Roma falando do Felipe do jeito que vc falou, um post melhor é impossivel!