KIMI E FERNANDINHO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 10 de setembro de 2013 - 18:45F-1

KIMI E FERNANDINHO

SÃO PAULO (faíscas) – Que dupla, hein? Vai contra tudo que a Ferrari preconiza há décadas (salvo engano, a última parceria de peso foi Prost-Mansell, em 1990), a estabilidade de um primeiro piloto muito claro, capaz de fazer o que é preciso para ser campeão, e outro para trabalhar na sombra, sem muito alarde, somar uns pontinhos e subir ao pódio de vez em quando.

Quando Schumacher saiu, Raikkonen chegou para cumprir esse papel, mas teve em Massa não só um aliado (ajudou em 2007), como um forte adversário (quase levou a taça em 2008). Era meio esquisito, para os padrões ferraristas. Em 2010, então, Maranello voltou à toadinha de sempre, um primeirão, Alonso, e um segundão, Felipe. Irvine e Barrichello haviam exercido a função entre 1996 e 2005 sem causar muitos problemas, exceto um ou outro chilique do brasileiro. E deu muito certo, com um domínio imposto por Schumacher que a F-1 nunca tinha visto.

É uma mudança clara de planos e de política, a chegada de Kimi, que deverá ser anunciada amanhã. Dois campeões do mundo, dois pilotos de ponta, mas com uma diferença para outras duplas explosivas formadas no passado: dois rapazes de comportamento diametralmente oposto. Que jamais vão brigar em público, porque Raikkonen tem preguiça de dizer mais do que cinco palavras. Por dia.

Alonso pode despirocar, como aconteceu com ele em 2007 na McLaren, tendo o estreante Hamilton como desafiante. Por outro lado, talvez até esteja gostando da ideia de poder provar a todo mundo que essa história de que não gosta de companheiro de equipe forte é cascata. Ele sabe que tem condições de bater qualquer um. Vai demandar maior esforço, agora. Kimi é fortíssimo, um assombro. Mas pode ser legal para ele, Alonso, que certamente vai ter uma equipe mais forte agora, porque dois excelentes pilotos quase sempre elevam o nível de um time — a McLaren, naquele ano com Lewis, foi fortíssima. Perdeu o título de bobeira. Massa não vinha conseguindo fazer isso, relegado que foi a um segundo plano muito claro quando Fernandinho chegou. Sucumbiu muito rápido à presença do espanhol.

Fez bem a Ferrari? Bom, vai ser fácil sem comentarista de melhores momentos daqui a um ano e meio, quando terminar a temporada de 2014. “Dois pilotos de ponta, no fim, sempre dão um resultado, foi assim com Senna e Prost na McLaren”, direi, se a Ferrari for campeã. “Dois pilotos de ponta nunca dão certo, é um desastre, como já ficou provado com Mansell e Piquet na Williams e com o próprio Alonso e Hamilton na McLaren”, escreverei, caso seja um fracasso.

Parta não ficar no muro, então, e nem recorrer a tal expediente no final de 2014, digo já o que acho. Que vai dar certo, e a Ferrari fez bem.

sorrindohoje

160 comentários

  1. Renato disse:

    Não vai haver briga entre o AlonsoXKimi na Ferrari, porque existe muita diferença técnica entre eles, o máximo que pode acontecer é o Kimi incomodar em 3 ou 4 corridas, o Alonso vai patrolar o Kimi, para enfrentar o Alonso em igualdade de condições só se colocarem o Vettel ou o Hamilton no mesmo carro, o Kimi teve uma briga parelha com o Massa na Ferrari, já Alonso dominou fácil o Massa com o mesmo carro, aliás como aconteceu no confronto ProstXMansell na Ferrari, qualquer pessoa mais ou menos informada sabia que o Prost dominaria o Mansell em 1991, o jornalista James Hunt previu a vantagem do Prost e fez o seguinte raciocínio…porque o Mansell não conseguiu dominar Keke Rosberg na Williams, algo que o francês fez na Mclaren, além disto o Mansell foi facilmente derrotado pelo Elio De Angelis na Lotus, que por sua vez perdia para o Senna na mesma Lotus….Senna dominou Berger na Mclaren, já Berger teve uma briga parelha com Mansell na Ferrari. Como Senna e Prost se enfrentaram na Mclaren com muito equilíbrio a conclusão óbvia é que Senna/Prost eram os melhores pilotos dos anos 80 e início dos 90…

  2. Marcos Bicudo disse:

    Flávio: Por favor, me permita discordar de suas brilhantes ponderações. Porém, todos sabemos que tanto Alonso, como Kimi são pessoas extremamente egocêntricas e vencedoras. Acredito que esse traço da personalidade de cada um os tenha feito campeões. Não me parece que trabalhem para o time. Trabalham para si utilizando os recursos disponíveis para atingirem seus objetivos – vitórias em corridas de carro -. Sabemos que a Ferrari sempre elege um “queridinho” para ser seu principal piloto. Mesmo tendo sido um excepcional piloto, Alonso não atingiu os objetivos à ele apresentados. Venceu algumas corridas mas não levou a Ferrari a ser campeã e nem conquistou o título de piloto campeão. A aposta do time é alta, muito alta. Talvez seja para dar um cutucão no espanhol a ser mais brilhante do que já é. Mas, francamente, acredito em um começo de fritura asturiana. Kimi, juntamente com Massa, deu à Ferrari dois títulos de construtores (2007 e 2008). E Alonso? Nicas de catiberibas.Investiram alto no espanhol. Não tiveram o retorno esperado. O time vai ficar forte? Vai. Mas em três corridas a coisa toda vai pro saco. Quanto ao Felipe, a melhor opção é a Lotus o time, mesmo com dificuldade de grana, tem um bom carro e é eficiente. Não vi nesta temporada erros grosseiros. Só uma mancada com a escolha de pneus, Mas isso é normal.

    Abraços,

    Marcos Bicudo

  3. Silvio disse:

    Não vai ter problema nenhum, a Ferrari vai estipular que depois do último pit é só trazer as crianças para casa e pronto. O problema é que é a cara do Alonso não aceitar esse tipo de ordem hahaha. Vettel não aceitou e mandou o Webber pra escanteio, o Australiano esperneou, esperneou, mas no fim abriu as pernas para o schumaquinho huahauahua

  4. Fernando disse:

    Como se diz. Fernando is faster than you em finlandes ?

  5. wallace s reis disse:

    Agora sim, temos dois pilotos de ponta , competitivos e não mais babacas brasileiros que se subjulgam como esportistas e acabam se passando por mercenários e incapazes de representar um pais em nenhum tipo de esporte.

  6. Carlos disse:

    Para a ferrari será bom? Não sabemos…mas para o campeonato certamente será…agora a questão que devemos ter em mente é a seguinte: a ferrari conseguirá ter um carro competitivo para o próximo ano? pelo retrospecto dos últimos anos não se deve ficar muito animado…enfim só nos resta esperar pelo próximo ano e torcer por uma disputa que não vemos há muitos anos na F1…red bull, ferrari, mercedes, mclaren e lotus….

  7. Cosmo disse:

    Piquet e Mansell na Williams não deu tão errado assim.

    Um título de Piquet, um de Mansell…e só não 3 campeonatos consecutivo pois Prost se aproveitou de algumas falhas/quebras de carro…e do ambiente dividido dentro da Williams.

    Mas rendeu um domínio absoluto da equipe no período Piquet-Mansell.

    No ano que Prost foi campeão na “bobeada Piquet/Mansell”, qual equipe foi campeão de construtores? Foi a Williams? (Não lembro…)

  8. eduardo disse:

    essa coversa que a ferrari so trabalha no esquema de primeiro piloto é balela,o schumacher praticamente reformulou a ferrari e teve carta branca para ser o munero 1 absoluto , a equipe tentou o mesmo caminho com o alonso que tem grande liderança mas quatro anos sem titulo e aquentando os disaforos do espanhou deve ter pesado para a equipe mudar de postura,nos outros anos quando teve dois pilotos bons a equipe trabalhou sem privilegios , agora se vai dar certo em primeiro lugar depende do carro,a equipe tem que melhorar a equipe tecnica,o haikkonem pode encarar o alonso na pista mas com seu temperamento desligado sera que ele encara no jogo dos bastidores que o alonso é forticimo

  9. Ricardo Bigliazzi disse:

    Desde já fica a nossa torcida para o Kimi destruir o Idiota “Eu não sabia” do Alonso.

    Imperador

  10. Ulisses disse:

    Também errei em minhas “previsões”.
    Para o Massa foi ótimo! Ele fica na F1, tem muita gente interessada nisso, Globo, a própria Renault, com interesses no mercado automobilístico brasileiro (que não é nada pequeno), se alguma lógica comercial ainda existir na categoria. O Bernie (dizem) acenou com alguma possibilidade de ajuda a Massa visto que o maior público da F1 é o brasileiro, o empresário do Massa é filho do Presidente da FIA, ele está bem na “parada”política da coisa.
    O Problema é que Massa talvez possa ter alguma dificuldade em conseguir patrocínio por aqui, aceitou as ordens da Ferrari sem muita discussão, “assinou” como segundo piloto e foi “sparring” do Alonso em muitas oportunidades. Com esse perfil de “vice” … não sei não …
    Mas ele ainda anda bem, na minha opinião é a melhor opção para a Lotus, já que o Grosjean é “prata da casa”.
    Mas, como tenho errado em quase tudo …
    Se eu fosse ele, não entrando na Lotus, iria para o “Porschão” no Wec>
    Agora, que a dupla Ferrari 2014 vai ser “notícia” o ano todo, disso não tenho a menor dúvida!

  11. Healica disse:

    Ah Essa Ferrari é uma bosta.. Não sei porque adotaram essa postura de ter 2 pilotos de ponta brigando.. Será que se deixassem, Felipe não poderia dar um sufoco no espanhol em algumas oportunidades? Logico que daria….. Ele deu quando o espanhol picareta, fofoqueiro, estava na Mclaren, que tinha o melhor carro. Deu um pau no Kimi (campeão do ano anteriror), na própria Ferrari…e que devido a mais erros dessa bosta de equipe do que dele, ele perdeu o campeonato de 2008. Desde a época do Schumacher, quero que essa Ferrari se foda.

  12. Acarloz disse:

    Vai dar certo, Alonso vai espanar, pegar suas castanholas e se mandar.

  13. Rogério Leonardo disse:

    Agora a p… ficou séria para o Picareta das Astúrias.

    Kimi é mais piloto e muito mais forte psicologicamente que Massa.

    Jamais vai cair no joguinho de poder que o Picareta sempre arma nas equipes pelas quais atua.

    Jamais ouvirá no rádio: “Kimi, Choronso is faster than you!”

    É frio como a Antártida, preciso como um bisturi e descolado como um all star.

    O Picareta está ferrado.

    • José Guilhermo disse:

      O Alonso é muito mala mesmo, mas vc despreza completamente o talento como piloto do espanhol de repente o cara se motiva mais ainda tendo um companheiro a altura, de qualquer forma o torcedor brasileiro tem alguém para torcer em 2014. Kimi Raikonen. o Massa agora só na Stock

      • Rogério Leonardo disse:

        Não desprezo o talento não meu caro fã do Picareta das Astúrias (o piloto mais vagabundo, mau caráter e egocêntrico da história da F1), ele é dos melhores do grid de todos os tempos, desprezo o caráter, espírito esportivo e a ética deste meliante automobilístico.
        Ademais, é um direito inalienável meu torcer para quem quiser e contra quem quiser. Abraços.

  14. Speed Racer da Mooca disse:

    Ainda ontem opinei no post sobre a saída do Massa que não acreditava na dupla Alonso – Raikkonen, mas vejam só, vai rolar! Só que eu não creio em amenidades entre eles, nem na subserviência do finlandês. Ele tem preguiça de falar mais de cinco palavras no dia, mas também já vimos que quando se anima, ele costuma soltar umas pérolas no rádio. Vamos imaginar o que responderia Kimi ao receber por rádio o famoso “Alonso is faster than you”. Mandaria ele, o também famoso “yeah, yeah”? Abriria pro “Príncipe das Astúrias”? Ou mandaria um “so why isn’t he better placed” e deixaria a equipe falando sozinha? À ver.

    • Pedro disse:

      O Kimi pode até desobedecer as tais ordens da Ferrari, mas com certeza será mandado embora no final do ano que vem se fizer isso, aliás, ninguém se lembra de uma coisa muito curiosa: o Massa no GP da Europa de 2002 em Nurburgring desobeceu as tais ordens de equipe na Sauber fingindo não ter ouvido pelo rádio e foi mandado embora no final do ano ficando de geladeira em 2003, se aconteceu isso com o brasileiro na Sauber, imagina se não iria acontecer com o Kimi agora na volta à Ferrari! O Kimi só vai conseguir vencer o Alonso se a Ferrari começar a sacanear ele, já que a princesa asturiana começou a criticar duramente a equipe desde o ano passado (Alain Prost foi mandado embora da Ferrari em 1991 pelo mesmo motivo), isso é algo que o Schumacher nunca fez em todos os anos em que esteve na Ferrari.

  15. Fernando Sandrini disse:

    Ainda não estou convencido que Alonso fica…. No comunicado que ele soltou, não citou o nome do Kimi, o chamou de “travelling companion” apenas…
    Essa história da Mclaren ainda não ter exercido a opção de renovar com os pilotos(principalmente com o Button) ainda deixa algo no ar, na minha opinião…

    Abraços

  16. Alberto Durand disse:

    Eu ia até dar uma ideia de fazer uma equipe Felipe e Kimi. Pena que o Kimi voltou para a Ferrari. Para que? Para ser o 2º piloto do Alonso!?

  17. Gustavo Oliveira disse:

    Alonso vai surtar, sim. Raikkonem não vai dar a mínima, mas também não vai ser campeão, porque não tem saco pra isso.

    O espanhol volta mais uma vez a Lotus/Renault em 2014 e Kimi, novamente, não vai dar a mínima.

  18. Paulo F. disse:

    Rs,Rs, Rs
    Ele sabe que tem condições de bater qualquer um.
    Tem não. Tem o Tião Alemão! E o Lewis deu o maior calor no seca-pimenteira na McLaren. Alonso tá parecendo o argentino da piada, compra-se pelo que vale, vende-se pelo que ele (o Choronso) pensa que vale.
    Ferrari? Só falta contratar o Juvenal Juvencio para novo “team manager”! Ferrari: a equipe da piada feita. Chamou o Kimi para ver se a máquina do tempo funciona e o título vem como em 2007! Tem que avisar o Montezemolo que “vale apena ver de novo” só na Globo,depois do almoço,r s! O próximo lance é chamar o Shummi da aposentadoria,rs!

  19. Ernesto Longhi disse:

    E espero ver o Massa na Sauber. Seria legal vê-lo terminar a carreira na F1 onde começou.

  20. Ernesto Longhi disse:

    Não vejo a hora do Kimi mandar vários Magnuns bem geladinhos pro espanhol que acha que é o melhor…

  21. JARBAS SALVADOR disse:

    Flávio Gomes, fiquei bastante surpreso pelo fato ocorrido entre você e a ESPN, claro que estaríamos todos, e estamos, aqui para comentar sobre automobilismo mas não da para não se indignar com uma atitude tão infeliz da emissora. Sou fá da emissora pois a mesma não o retirou do ar e sim uma pessoa ou duas não sei. Tenho certeza que a grande maioria lá ficou triste assim como nós que gostamos do TV. Lamentável não poder ser torcedor, não poder se emocionar, não poder emitir opinião sobre o seu clube de coração e até defende-lo como um verdadeiro torcedor apaixonado pelo seu time assim como qualquer outro que vai a estadio e xinga e xinga muito. Sou seu fã e desejo boa sorte e só mais uma coisa, a atitude uma unica pessoa não representa uma emissora tão espetacular mas infelizmente aconteceu. Um abraço e boa sorte. Continuarei o acompanhando e lendo seu blog como sempre.
    Jarbas Salvador – FORTALEZA – CE

  22. Flávio disse:

    Alonso pilota mais que Kimi, porém ele é muito cabeça fria, não vai entrar na pilha.
    será interessante.

    Xará, junte uns amigos jornalistas e monte um canal no YouTube. A audiência da blogaiada vc já tem.

  23. PedroL disse:

    Também acredito que a dupla dará super certo, e que a Ferrari fez a melhor escolha possível.
    É bom para a F1 ter dois pilotos fortes dividindo a mesma equipe, sempre foi. A última vez que isso aconteceu foi em 2007 na McLaren, e estava mais do que na hora de uma mudança significativa nos cockpits para 2014, já que a RBR optou pelo conservador.

  24. Francês disse:

    Em um mundo imaginário, seria legal Hulkenberg na Red Bull. Agora já era.

  25. Wallace disse:

    Duas coisas que eu como Ferrarista espero muito:
    1 – Tomara que o Kimi traga junto sua equipe de marketing divertidíssima.
    2 – Como deve ser bom a Ferrari sem um piloto brasileiro.. ou melhor sem a emissora oficial meter o bedelho em tudo, mentir deliberadamente em favor dos compatriotas, desmerecer os outros pilotos, etc Tomara que passem longe do motorhome da ferrari agora. É muito mais informativo acompanhar a cobertura de jornalistas como Flavio Gomes, Fabio Seixas, Lito Cavalcanti, etc.

  26. Fausto disse:

    Com o acerto do Kimi pela Ferrari, resta saber se o iceman vai ter de voltar a fazer campanhas publicitárias e deixar de beber o seu vodka nas noites de sexta e sábado…

  27. Paulo Pinto disse:

    Kimi sorrindo? O mundo vai acabar…

  28. Fernando Girauta disse:

    Uns saem outros voltam…
    Cá estou na internet de novo, cheia de novidades.
    O Massa é um Maurício.
    A Ferrari acertou, vai ser do caralho.
    Viva!
    Você é um marginal.
    A Espn errou, foi do caralho.
    Lamentável.

  29. Paulo Emilio disse:

    É claro que irão ter problemas ! Sempre foi assim na Formula 1 quando a equipe contrata 02 pilotos de ponta ! Mas com o dinheiro que gastam hoje aposto que os problemas serão administráveis o que realmente interessa é ter o melhor equipamento disponível, inclusive humano! O Felipe Massa infelizmente já não apresenta desempenhos compatíveis com o nível de uma equipe de ponta na formula 1! Aliás só ficou na equipe nestes últimos anos pelo interesse comercial da Fiat no Brasil, caso contrário já teria sido dispensado há uns 02 ou 03 anos atrás !

  30. vitão disse:

    e projetista de ponta vai ter ? chefe de equipe ? ou o Domenicalli vai continuar porque tem uma foto do Montezemolo fazendo bunga-bunga com uma cabrita ? Se não endireitar o resto , até o GP de Valencia o pau quebra na casa de Noca .

  31. Douglas Amorim Pereira de Arruda disse:

    Alonso ainda é mais rapido que o Kimi. Acho que a Ferrari acertou com essa dupla. No começo do ano, começa tudo igual e o maior inimigo do Alonso é ele mesmo. Ele só tem a perder se o Kimi começar a andar melhor que ele, pois a tendência é ele quere desastabilizar o time e o finlandês não vai nessa.
    Vai ser interessante, principalmente no inicio da temporada.

  32. Tomara que a Ferrari deixe o Kimi ser Kimi e Fernando ser Fernando. Os rádios dos 2 são divertidíssimos. Um fala pelos cotovelos em Italiano, xinga. O outro cirurgicamente manda o engenheiro dele à merda. Go Kimi!

  33. Malam disse:

    Quando digo que este desporto esta a morrer lentamente dizem que sou doido, na semana passada falei nem me referir ao Ilustre Flávio das demissões de excelentes e insubstituíveis jornalistas deste ramo! Estamos todos contigo Flávio, abraços.
    ” HÁ MALES QUE VÊM POR BEM “.

  34. Flavio, estava lendo no globo.com a notícia sobre o Massa, e lá é insuportável, sem contar os comentários de quem não tem a mínima noção sobre Formula 1, aí comentei sobre o fato e disse que iria ler no Warmup do Flavio Gomes, que os leitores de lá era mais cultos e não falavam aquele monte de besteiras, o pessoal da Globo excluiu meu comentário.

    Quanto ao Massa, acredito que o único lugar cabível a ele, seria o Lotus com o Grosjean, ou quem sabe até com o Hulkenberg, só que aí o Massa teria que ralar e muito, para se destacar…..

  35. hendrix disse:

    perguntas q não quer calar:

    -será q a Cervejaria Petrópolis ficou chateada com a demissão do massa? TNT

    - pq será q a notícia da demissão do massa está escondida nos sites do globo?
    há tá, são 6 cotas de patrocínio de 62 milhões cada.

  36. Renato Boaventura disse:

    E quem disse que vai ser o Kimi?nem a mãe Diná falou que é ele,acho que todo mundo vai ter uma grande surpresa.

  37. Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro disse:

    Num importa, Kalunga! Clica aí e vê a frase que Kimi Raikkonen pó tê dito pra essas Ferrari e pra esses Santandé há uns tempo atrás. Ele me copiô naquelas altura mas vô ficá honrado porque ele me manda umas mistura de sangue com vodika que me deixa doidão! E se debochá di eu…

    http://www.youtube.com/watch?v=e3ZTk2r47so

  38. Marcelo R disse:

    “Alonso, Kimi is faster than you”

  39. joao disse:

    zaca na stock…nasr mais um ano na gp2…vai ser florida. O bom de tudo isso eh que talvez chatao bueno pare de narrar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>