MASSA, LOTUS E TODT

felipenicolasSÃO PAULO (não deve demorar) – Jean Todt, papai-coruja, é o grande aliado de Felipe Massa para correr na Lotus. O brasileiro deu entrevista na noite de ontem em Cingapura à imprensa nacional e não escondeu ter a noção de que ajudar financeiramente uma equipe faz parte hoje do modelo de negócios da F-1.

O que Felipe não revelou, mas posso adiantar, é que ele já tem um acordo com a Lotus. Acordo, não contrato. E quem está tentando costurar a coisa é o presidente da FIA. Afinal, seu filho, Nicolas, é o empresário do piloto. Massa é um bom negócio para o rapaz, que assumiu sua carreira há coisa de dez anos, quando o pai era o chefão na Ferrari.

Massa precisa levar dinheiro para a Lotus se quiser correr lá. Pelo que falou em Singapura, sua rede de relacionamentos com empresas e empresários será fundamental para isso. Mas a rede de relacionamentos de Todt, mais ainda. A Lotus tem um caminho incerto pela frente e busca maior envolvimento da Renault no time. Com fábrica no Brasil e grande participação no mercado nacional de automóveis, a montadora francesa pode ser a peça no quebra-cabeças que garantiria a permanência de Felipe na F-1.

As relações da Renault com a FIA são intensas. Caso claro é o da Fórmula E, grande aposta de Todt para o que imagina que será o futuro do automobilismo, o uso de carros elétricos. A intrincada rede de interesses pode beneficiar Massa, caso a Renault passe a se envolver mais com a Lotus — que nada mais é que a antiga equipe Renault da F-1.

É difícil calcular quanto a Lotus precisa para fazer uma temporada decente no ano que vem. Sabe-se que o time deve dinheiro a Raikkonen, não nega, mas não sabe quando e se vai pagar. O grupo Genii, proprietário da Lotus, atua no mercado financeiro, imobiliário, de tecnologia, automobilismo, energia e negócios globais de várias naturezas. Sua principal atividade, obviamente, não é corrida de carro. O esporte funciona como plataforma para outros negócios. Mas não pode dar prejuízo. E não tem dado lucro.

Seu sucesso nos últimos dois anos deve-se à qualificação do pessoal que permaneceu no time quando ele foi vendido pela Renault ao grupo de Gerard Lopez e Eric Lux, que não se metem nas decisões técnicas e esportivas. Querem saber dos números.

Massa corre na Lotus se, com a ajuda de Todt-pai e Todt-filho, conseguir um bom aporte financeiro para o time — seja por meio de patrocinadores, seja como peça importante de uma engrenagem que gere negócios para o grupo e garanta que o operação na F-1 se sustente. É disso que está correndo atrás, agora. O piloto chegou a conversar com a TV Globo, mas da emissora ouviu pouco mais do que “a gente dá uma força”. Não há dinheiro envolvido.

A sorte de Felipe é que seu maior rival pela vaga na Lotus, Hülkenberg, até onde se sabe, é apenas piloto, sem grandes envolvimentos com empresas e patrocinadores eventuais. Seu potencial para alavancar negócios é bem menor que o de Massa. Pesará também, na escolha, a capacidade dos pilotos de gerarem receita por pontos conquistados — a remuneração dos times pela FOM é proporcional ao que eles obtêm na pista, e isso também foi importante na decisão da Ferrari de trazer Raikkonen de volta.

De qualquer maneira, Felipe deve entrar no ano que vem, se ficar na F-1, na categoria de “pilotos pagantes”. Definição que já não é muito precisa, diga-se. Há aqueles que efetivamente pagam por uma vaga, tirando do bolso, ou do bolso da família, ou do bolso de empresas da família. Van der Garde é um desses. Há outros que têm mecenas, como Maldonado, Bottas e Gutierrez, apoiados por empresas e empresários de seus países. E outros, o que passou a ser o caso de Massa, que funcionam como intermediários de negociações. Felipe já disse que da sua conta bancária não vai sair um euro sequer para seguir correndo. Mas se alguns euros passarem por ele e terminarem na conta bancária da Genii, ele segue.

Subscribe
Notify of
guest

185 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
guilherme
guilherme
10 anos atrás

2+2 são 4??? felipe já está certo para o ano que vem.. bastava ver o sorriso dele nas entrevistas e do galvão na narração… a globo vai bancar ele, o proprio galvão disse, não podemos ficar sem um piloto brasileiro… 2+2 são 4 sim…

carlos costa
carlos costa
10 anos atrás

alonso foi pra ferrari simultaneamente ao santander se tornar o maior patrocinador da ferrari; nao seria mais ou menos a mesma coisa se felipe fosse para lotus ao mesmo tempo que a vale, petrobras ou banco do brasil se tornasse o grande patrocinador do time? porque num é natural e no outro uma queda de nivel? claro que nao estou comparando filipe com alonso como pilotos, mas….

Cézar
Cézar
10 anos atrás

O Hulk e o Massa seria uma dupla interessante para a Lotus.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Quer dizer que o Massa vai PAGAR para ser ESCUDEIRO do Grosjean?

Ninguém merece…

Robertom
Robertom
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Quanta maldade…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Maldade mesmo! Esses empresários poderiam aplicar o dinheiro em negócios mais produtivos, tipo: Nico Hulkenberg…

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Dito isso, acho que para a Lotus, no momento Felipe é o melhor negócio.

André França
André França
10 anos atrás
Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

É engraçado como muitos brasileiros, são contra a permanência de Massa na F1, torcem contra com alguma ira até!
Confesso não entender essa ira, e não sou Pacheco, pois ele está longe de ser a minha preferência em termos de pilotagem. Meu “preferido” do circo atualmente, nem brasileiro é (não poderia ser mesmo, só temos 1 uai!).
Mas na minha humilde opinião, Massa é a melhor opção para a Lotus. Continua muito rápido, vai ficar longe do “choronso”, livre da Ferrari, enfim, tem tudo para andar rápido em 2014. E também poderá levar uma boa grana para lá, mas eu não estava nem falando disso.
Como brasileiro que sou, tirando a minha (antiga) grande paixão por automobilismo, acho muito importante termos um representante nessa categoria, pois, sob o ponto de vista comercial, negócios poderão ser alavancados, empregos virão, desenvolvimento tecnológico … etc etc etc …. aquilo de sempre, mas que não pode faltar nesse mundo contemporâneo muito louco!

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Engraçado, tanto diretor de equipe na F1 tratados como “incompetentes” que “não sabem nada” sobre quem é o “melhor piloto” e aqui no Brasil tá sobrando “entendido” dando palpite, me digam: Quando a Ferrari contratou o Alonso, quem era o “melhor piloto”????

Quando a Williams tinha o melhor carro com Alain Prost e o Schumacher vinha surgindo na Benneton dando canseira no Senna sofrendo com a McLaren que não se acertava (tudo isso em 92 e 93)…Tanto que Senna chegou a dizer que “correria pela Williams de graça” por ser o melhor carro…Quem vcs achavam que era o melhor piloto na época???

Ah tá.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Os melhores de hoje são Vettel, Hamilton e Alonso.

Só que Vettel, além do talento fenomenal, está com um carro melhor que os outros 2.

Kimi está um degrau abaixo dos 3. E depois vem mais uns 5 novatos promissores, mais Button e Massa.

O resto é conversa de tiete.

Paulo
Paulo
10 anos atrás

Lendo comentários aqui e até opiniões de jornalistas, acho engraçado o patamar em que colocam o Kimi e o próprio Massa atualmente. Parece até que as pessoas esquecem dos três anos que eles foram companheiros de equipe. Kimi pode ter sido campeão, porém, não esqueçam que o Massa foi vice por apenas um ponto no ano seguinte e que em 2009 parceria ele estava muito à frente do Kimi em pontuação até sofrer o acidente.

Felipe só não foi campeão, por muito azar e diversos erros da equipe:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL776729-15011,00-TRAPALHADA+NO+PIT+STOP+EM+CINGAPURA+E+O+SEXTO+ERRO+DA+FERRARI+COM+FELIPE+MA.html

Em carros iguais, o potencial de Kimi e Massa é muito parecido, e eu arriscaria dizer que o brasileiro é até superior pelo seu histórico quando eram companheiros.

Kimi só irá conseguir fazer frente ao Alonso se a Ferrari der a ele carro e condições iguais às do Alonso, coisa que o Felipe Massa teve pouquíssimas vezes.

Esse “culto” ao Alonso como melhor piloto do grid para mim também é extremamente equivocado. Se o Alonso fosse realmente tão superior assim, jamais teria tido tanto trabalho na Mclaren contra o estreante Hamilton.

Hamilton é o gênio então? Também não! Em várias oportunidades o Rosberg consegue ser superior à ele.

O fato para mim é que o nível dos pilotos da F1 em geral é bastante elevado e equilibrado. Não existe essa supremacia tão evidente entre os pilotos, pelo menos nas equipes grandes.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Paulo
10 anos atrás

Concordo

José Guilhermo
José Guilhermo
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Alonso, Hamilton e Vettel estão em um patamar superior aos demais, o Massa de 2008 e 2009 realmente estava em um patamar semelhante ao Kimi, já o Massa de 2010 para cá é bizonho, não sei se foi a molada se foi o faster than you, mas a verdade que não da para qualificar como bom desempenho um piloto que não conseguiu fazer nem a metade dos pontos de seu companheiro de equipe por mais ajuda que o Alonso receba, a verdade que hoje Kimi é infinitamente superior e Massa não é mais piloto de equipe de ponta.

Ulisses
Ulisses
Reply to  José Guilhermo
10 anos atrás

José, na minha opinião, Massa é piloto de equipe de ponta sim. Piloto e só …. mas falta a personalidade do Kimi. Infelizmente …

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo
10 anos atrás

Raikkonen foi campeão por um ponto em 2007.
Massa perdeu o campeonato por um ponto em 2008.

Um simples ponto.
Apenas um ponto.
Nada mais que um ponto.

Esse ponto, caro Paulo, já fez a diferença entre vários campeões e vices na história da Fórmula-1.

Bruno Guedes
10 anos atrás

Flavinho,
o Boullier disse ontem em entrevista que “a lista é maior”? Alguma chance disso ser sério?
Abs!

victor
victor
Reply to  Bruno Guedes
10 anos atrás

Ele não será piloto pagante, será algo parecido com o que o Alonso faz com a ferrari, ou será que ninguém percebeu que onde o Alonso vai o Santander vai atrás? Ele consegue patrocinio para a equipe e é pago por ela e não diretamente pelo patrocinador como é o caso do Maldonado e era do Bruno Senna que não recebiam um centavo da equipe e sim do proprio patrocinador.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  victor
10 anos atrás

Massa é piloto pagante. Ele vem pagando mico há quase quatro anos, para o Alonso (vareio), para o seu engenheiro (ordens de equipe) e para os alambrados (lambanças).

alan
alan
10 anos atrás

OBVIAMENTE QUE os patrocinadores pagam direta ou indyretamente os sal’arios dos pilotchos!!!!

victor
victor
Reply to  alan
10 anos atrás

Ele não será piloto pagante, será algo parecido com o que o Alonso faz com a ferrari, ou será que ninguém percebeu que onde o Alonso vai o Santander vai atrás? Ele consegue patrocinio para a equipe e é pago por ela e não diretamente pelo patrocinador como é o caso do Maldonado e era do Bruno Senna que não recebiam um centavo da equipe e sim do proprio patrocinador.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  victor
10 anos atrás

Massa é piloto pagante. Ele vem pagando mico diante da sua torcida de “traídas” que, pelo visto, está renovando o voto de confiança nele depositado.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

McLaren confirma interesse em ter Alonso novamente: “É o melhor”

Segundo site da emissora BBC, espanhol ainda pode ficar com o lugar de Sergio Pérez

Lucas Santochi 20/09/2013

Antigos casamentos malsucedidos parecem estar na moda na F1. Após o retorno de Kimi Raikkonen à Ferrari, de onde o finlandês foi demitido em 2009, o rumor do momento no paddock é que Fernando Alonso poderia voltar à McLaren, equipe na qual ele teve uma passagem bastante problemática.

O jornal inglês “The Telegraph” já tinha noticiado na última quinta-feira o interesse do time de Woking, que estaria de olho no clima ruim que teria ficado entre o espanhol e a Ferrari após a contratação do finlandês para o lugar de Felipe Massa. Agora, o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, confirmou o interesse.

“Sim, qualquer equipe estaria [interessada]. Ele é o melhor piloto”, afirmou o dirigente, segundo o site da emissora “BBC”. Ele, porém, ponderou quanto à possibilidade de ter o bicampeão por causa de seu contrato com a Ferrari, que termina apenas em 2016. “Não sei de sua situação contratual. Acredito que ele tem um contrato”, disse.

Mesmo sob contrato, segundo a reportagem, os problemas entre Alonso e Ferrari continuam. Assim, o espanhol estaria deixando em aberto uma porta de saída, já que sua outra opção, a Red Bull, parece estar fechada no momento, com a dupla Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo. Na McLaren, ele entraria no lugar de Sergio Pérez para correr ao lado de Jenson Button.

Alonso saiu da McLaren em 2007 com problemas com Ron Dennis. Mas o dirigente não tem mais um papel tão ativo na equipe de F1 e, mesmo tendo o cargo de presidente do Grupo, ele perdeu seu posto executivo no Conselho da empresa. Com o acordo com a Honda para 2015 já assinado, a equipe também estaria mais tranquilia financeiramente a médio prazo e não estaria tão dependente dos patrocinadores mexicanos de Pérez.

No caso de perder o espanhol, Nico Hulkenberg se tornaria o principal nome para entrar na vaga da Ferrari, pois o alemão já vinha em negociações adiantadas com a equipe até ela tomar a decisão por Raikkonen.

http://tazio.uol.com.br/f1/mclaren-confirma-interesse-em-ter-alonso-novamente-e-o-melhor

RICARDO SIMONE
RICARDO SIMONE
10 anos atrás

O Massa terá o mesmo destino que o Barrichello. Acomodado em uma grande equipe, sem preocupação em ter patrocinadores fortes, e quando sai precisa de dinheiro para correr em outra.

Minha opinião, Massa já deu o que tinha que dar. Está na hora de sangue novo brasileiro, hora de investir em um novo e jovem piloto e Felipe Nars é a melhor alternativa, para não dizer a única.

victor
victor
Reply to  RICARDO SIMONE
10 anos atrás

Tem o Luiz Razia, mas ainda acho que o Massa ainda da pro gasto.

Ulisses
Ulisses
Reply to  RICARDO SIMONE
10 anos atrás

Discordo de você Ricardo. Massa tem lenha para queimar, ainda é um piloto muito rápido.
Na Ferrari, ao lado de Alonso, não da para se aferir nada,
Equipe mafiosa com um piloto “tinhoso” e chorão, que trouxe o maior patrocinador, bastante rápido, campeão mundial, fica difícil ter estrutura psíquica para ser veloz.
Além do mais, quando Massa andava bem, ainda tinha que tirar o pé.

José Guilhermo
José Guilhermo
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Ano passado o próprio Massa reconhece o seu desempenho no primeira parte do campeonato foi vergonhoso e o Alonso teve que se virar sozinho inúmeras vezes, depois o Massa melhorou mas ai o Alonso já tinha um caminhão de pontos na frente, em 2010 eu achei sacanagem da Ferrari com o Massa na Alemanha, mas a verdade que depois daquilo, ele sumiu, se deixou abater, a Ferrari favoreceu o Alonso sim , mas o fato é que o espanhol chorão tb faz por onde é muito mais piloto que o Massa tb, semelhante ao que ocorria com schumacher x barrichelo.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

O fato é…
Quando Massa ficou “só” na Ferrari ( sem 1º piloto) por pouco não foi campeão.
Tivesse mais algumas temporadas nesta situação, certamente seria campeão pela Ferrari.
Não há dúvidas que se apagou ( ou foi apagado) com a chegada de Alonso.
Seria bem interessante ver como poderia render em outra equipe, sem pressão.
Para então, podermos concluir se tem condições ou não de continuar na F1.

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

Acabou a mordomia, e agora a ordem é pagar ou pagar! Com isso a Globo deve lançar o “Massa Esperança” para algum torcedor fazer doação pro Felipe Massa continuar na F1.
Alguém tem algum trocado no bolso sobrando aí para Doar?

Ferrarista
Ferrarista
10 anos atrás

A única saída pro Massa é correr pela Lotus em 2014 e fazer uma puta temporada, frequentando constantemente o pódio e quem sabe até vencendo algumas corridas, para impressionar e tentar uma vaga na Red Bull ou na McLaren para tentar ser campeão em 2015.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Ferrarista
10 anos atrás

Tá sonhando…

kurt
kurt
Reply to  Ferrarista
10 anos atrás

Haja otimismo…………………………

Alemão
Alemão
Reply to  Ferrarista
10 anos atrás

sonhando alto! Massa nunca ganhará de Vettel, Alonso e Hamilton…e olha que vem por aí Riccardo, Hulk, Di Resta. Acho que o Hulk vai para a Mclaren, no lugar do Perez

Adrian Newey
Adrian Newey
10 anos atrás

Fiquei interessado em saber mais sobre o Genii, e cliquei no link que leva ao site do grupo.

Achei… estranho.

Marco Giordano
Marco Giordano
10 anos atrás

Vamos fechar as contas no SANTANDER aqui no Brasil, ai o Banco vai Tremer pois aqui tem muito mais $$$$ que la na terra do Dick

Gabriel
Gabriel
Reply to  Marco Giordano
10 anos atrás

Pois é…
Por aqui temos Itaú, Bradesco e até Banco do Brasil e nenhum deles se interessa por pilotos nacionais.
A Red Bull patrocina inúmeros esportes pelo mundo afora. E a tal da AMBEV patrocina o que ?
Aliás, empresas nacionais mal se aguentam de pé e não investem nem em tecnologia, que dirá em esportes.

victor
victor
Reply to  Gabriel
10 anos atrás

Banco do Brasil patrocina o Felipe Nasr só pra lembrar todo mundo ae…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Gabriel
10 anos atrás

Grande parte da grana de patrocínios e investimentos em cultura das empresas brasileiras vai para os impostos.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Marco Giordano
10 anos atrás

Fechar conta por causa de piloto de F1? Ainda bem que eu sei que você tá brincando…

Mas eu fecharia conta lá, no final das “contas”. O banco é uma merda mesmo.

Nathan
Nathan
10 anos atrás

Tem um papo de possível ida para DTM caso tudo dê errado na F1. Tem fundamento? Particularmente acharia legal, pois curto muito a categoria. Eu vi aqui ó:

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2013/09/19/massa-cobra-carro-bom-para-seguir-na-f-1-e-poe-dtm-como-possibilidade.htm

Pedro Elton
Pedro Elton
10 anos atrás

Quase todos os pilotos são “pilotos pagantes”, Alonso é o maior deles. Traz pra Ferrari umas 3x o seu salário em patrocinios do Banco Santander.
O que há de mau em o Massa fazer o mesmo? Nada… Acho que todo bom piloto deve ter sempre seus patrocinadores pessoais, isso eleva, e muito, o valor deles em transações com as outras equipes da formula um.

Josemar Dantas
Josemar Dantas
10 anos atrás

pelo que eu estou percebendo, ele tem grande chance de ficar fora da F1 e ir correr na DTM. Ele não vai pagar para correr e muito menos uma equipe vai contratá-lo pagando..

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

De qualquer maneira, Felipe deve entrar no ano que vem, se ficar na F-1, na categoria de “pilotos pagantes”.

Sensacional, Chupa Galvão!!!

Coitado do talentoso Hülkenberg, pela segunda vez pode dançar por causa de um piloto pagante. Cadê os pachecos que tanto criticaram os pagantes tomando vaga de pilotos com talento? Hülkenberg com carro bem inferior já provou que é fera em algumas corridas. A última foi em Monza chegando a frente dos carros da Mercedes, Lotus e Mclaren.

Se garantir vaga na Lotus, duvido Massa repetir performance de Raikkonen nos últimos anos. Com esse bom carro da Ferrari dava pra Felipe tirar mais do carro, foi isso que Kimi fez, mais que merecida a vaga na Ferrari…

Felipe Massa piloto pagante é um tapa na cara do Galvão, mas ele merece…

hendrix
hendrix
10 anos atrás

o q é realmente piloto pagante?
alonso levou o santander + não é pagante
massa levou a cervejaria petropolis e tb não é piloto pagante

esta semana esta passando o linha de chegada e o pânico da rede oficial é hilariante

só quero ver como a família Marinho-Goebbels vão vender suas 6 cotas de 62 milhões cada, com esse povinho tupiniquim botibolístico dando os n°s do IBOPE

só tenho 2 coisas pra falar sobre a possibilidade do ano q vem não termos um piloto na F1 depois de + de 4 décadas, 1° agradeça a CBA e em 2°agradeça ao lobby* Galvão-vicar-JL-e-CBA pela tentativa de glorificação dos mauricinhos maconheiros, o tiro saiu pela culatra, continuamos achando-os umas bolhas (pilotos, carros e publico) e agora nem F1 vcs terão pra torcer pra um “brasileirinho-contra-o-resto-do-mundo” otários

*se vc correr aqui, vc não corre lá. se vc correr lá, vc não corre aqui. se vc correr aqui e lá vc na tv não aparecerá.

agradeça tb a rede bobo pois ela acha q torcedor de qualquer esporte é q nem um acefálico torcedor de “butibau”

brazil 1 país de tolos

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  hendrix
10 anos atrás

Apoiado.

Rodrigo Matos
Reply to  hendrix
10 anos atrás

falou, falou, e ao mesmo tempo nao disse nada, um texto, e zero Nexo.

Galba Cunha
Galba Cunha
10 anos atrás

Acho que o Massa vai pra Lotus,mas a Lotus provavelmente vai estar noutro nível abaixo.

Jackson
Jackson
10 anos atrás

A pergunta mais importante do ano é :

— A HONDA, nova parceira da Mclaren QUER GUTIERREZ e A TELMEX EM 2015??

Explico: As pessoas que precisam saber a resposta, já devem saber e pelas declarações dadas na impressa pela mclaren pelo menos no caso de Gutierrez isso não é necessariamente uma verdade. Em assim sendo, faria todo sentido a TELMEX buscar ser patrocinador master de um time que a receberia como se fosse a salvação da lavoura.

Se eu fosse manager da formula 1, colocava o hulkenberg pra correr com button, mas ver um brasileiro de mclaren seria nostalgico..

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Se analisar os diversos aspectos do fato, teremos a certeza que, o Felipe na Lotus, é o melhor para a F1. O fato gerado é de maior magnitude que se fosse com o Hülkenberg. A capacidade de gerar dividendos é maior e temos que levar em conta a disposição de apagar, com desempenhos decentes, a sua história de servidão e tortura mental “Ferrariana”. Já está com o semblante bem leve, nas fotos atuais veiculadas. Nas fotos antigas, era uma abertura dos trapalhões em cada….

Emmerson Warley
Emmerson Warley
10 anos atrás

Flávio Gomes,

Alguns dos seus artigos tem o nome de Legião Urbana. Qual o motivo??

rogerV
rogerV
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Cara… isto daqui é impar!!!! uiahuiahaiu Tks FG!!!

Glauber
Glauber
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Eu ri!!

Dú
Reply to  Glauber
10 anos atrás

O Renato Russo merece mesmo, o cara mandou bem e o Collor acabou a carreira dele. http://www.rrusso.com.br/historico.html

Wellness
Wellness
Reply to  Glauber
10 anos atrás

Esse deve ter uns 10-12 anos. Vamos dar um desconto né? Rsrsrs

Andre
Andre
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Oi?
Oi?
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Gomov, seu escroto, ri alto agora

Luis
Luis
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

E ainda usa como lema no Twitter/Facebook/Orkut: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”. É muito lirismo e poesia e sensibilidade.

Christian Gomes
Christian Gomes
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Aí é popeiro, mais grosso que cano de 100 (mm), mais bruto que os pés da burra!!! rsrs

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Isto depois que voce deixou o Unidos do Corola , certo ?

Emmerson Warley
Emmerson Warley
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Muito bom!! Obrigado pela resposta e meus parabéns por gostar de um artista de verdade e músicas de alta qualidade.

Eduardo
Eduardo
10 anos atrás

Não há um comentário imparcial, só torcedores. Vejam bem, se a Lotus está “mais ou menos” hoje é somente devido ao Kimi. Não se iludam, o Massa é um piloto médio e em decadência, e que sente depressão quando anda no bloco intermediário.

A única virtude do carro da Lotus é consumir pouco pneu. O Massa, pelo contrário, é um destruidor de pneus.

Em 2014 deve-se esperar Mc Laren e Mercedes melhores, até porque têm pilotos e dinheiro para isso, então sobra para Lotus brigar com a Sauber e Toro Roso do 8º para trás.

A Lotus com o Hulk “talvez” repita o Kimi. A Lotus com o Massa estará lutando para ir para o Q3.

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  Eduardo
10 anos atrás

Amigo, respeito a sua opinião, assim como a de outros que aqui postam comentários, mas discordo quando você fala que o Felipe está acabado para a F1, pelo simples fato de observarmos os tempos de classificação dele e do suposto ” melhor piloto do momento”, que diga-se de passagem não são tão diferentes. O tetra-vice campeão, teria por obrigação mediante a sua “superioridade técnica”, colocar pelo menos um segundo no Felipe, coisa esta que ele não tem feito. Quanto ao ritmo de prova, sabemos perfeitamente também, que as coisas na equipe não são iguais para ambos. Gostaria muito de ver, uma disputa entre Vettel e Alonso, guiando carros exatamente iguais, de preferência uma das “cadeiras elétricas” do grid, para acabar de uma vez com essa frescura de dizer que o “Dick” é o melhor piloto da atualidade. Contra fatos, não existem argumentos! Por outro lado, o amigo esquece que no próximo ano, muda totalmente a configuração dos carros, motores, chassis e por aí vai. Nesse quesito de motores turbos, já tivemos uma demonstração da capacidade da Renault com os motores turbo, além do que, com a associação que a mesma mantém hoje com a Nissan, ( leia-se infiniti no carro do Vettel), acho que a mesma dá lá os seus pitacos, e sabemos que os esportivos da Nissan são fortíssimos, coisa que a Ferrari apesar da lenda em torno do seu nome, vem deixando a desejar. Para concluir, acho que o Massa, ainda tem muito a fazer na F1, a partir do momento que não precisar ser subalterno a ninguém. Espero que o mesmo tenha esta oportunidade na Lotus. Ah! antes que esqueça. Avisem para o “Dick Vigarista”, que o Raikonen não vai comer a serra dele não tá. A R_ _ A agora é dura. Abs.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  marcos oliveira
10 anos atrás

Um segundo, tá de brincadeira… Quem levar um segundo do companheiro de equipe nao merece estar na f1.

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Se você observar direitinho, vai ver que o Vettel, sem ser o “gênio” que o ” El Fóddon de Las Astúria” dizem ser, (isso prá mim e negócio de veado) tem chegado bem perto nas classificações em relação ao Webber. Então para um “gênio”, isso é tranquilo.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Não fala isso. O Raikkonen vem aí.

Tom
Tom
Reply to  marcos oliveira
10 anos atrás

Rapaz ,vai correndo na farmacia comprar seu gardenal

david Oaks
david Oaks
Reply to  Eduardo
10 anos atrás

VocÊ tem total razão quando pontua que a Lotus está no nível atual por causa do Raikkonen.

Entretanto, acho Massa um pouco acima do “médio”. Ele teve momentos de brilho bem dignos. Contudo, pensar que ele acabou pra F1 é tão aceitável quanto pensar que ele ainda não acabou. Digo isso pq ele teve duas fases absolutamente distintas.

A prova dos nove, portanto, só pode ser realizada se a Renault aumentar a participação na equipe Lotus, e a equipe contratá-lo. Aliás, o melhor que ela faz é contratar o Hulkenberg também. Nada contra o Grosjean, que é um bom rapaz. Mas ele sim tá mais pra médio.

Sds

Mario
Mario
10 anos atrás

A essa hora o Eddie “mãe Diná” Jordan já deve saber de tudo.
Esse final de semana de Singapura promete.

Zé Maria
Zé Maria
10 anos atrás

Pelamordedeus!!!!
Com tanta gente nova precisando de um espacinho para mostrar serviço, estão tentando dar uma sobrevida a um morto-vivo que já deveria ter sido ejetado da categoria há séculos!!!
Fala séééério!!
Ninguém merece agüentar o Mepassa fazendo hora-extra na F1!!
Zé Maria

Fernando Silva
Fernando Silva
10 anos atrás

Viajando e especulando…

Telmex, a mesma que banca Pérez na McLaren, tem grande participação na Embratel, na Claro e alguma participação com empresas do Grupo Globo. A Telmex quer ampliar seus negócios no Brasil através de suas marcas aqui.

Ronaldo “fenômeno”, amigão de Galvão, garoto propaganda da Claro (deve ter contato no grupo) e com empresa de marketing esportivo, estava no GP da Itália e passou junto com Kaká e Robinho na Ferrari para conversar com Massa e, também, foi dar um olá para o amigão Galvão e Barrichello que estava na transmissão. Isso eu vi no pré-corrida. http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/09/ronaldo-prestigia-gp-da-italia-de-f-1-e-brinca-acho-que-nao-entro-no-carro.html

Será que já não começou uma conversa entre eles pensando no dinheiro da Telmex?

Especulando mais ainda, será que a Telmex não vira a principal parceira da Lotus e põe Massa e Pérez em seus cockpits em 2014? Afinal, Pérez não agrada o pessoal da McLaren e a McLaren também não agradou Pérez.

Caso isso acontecesse, Grosjean sobraria e brigaria com Hulk pela vaga na McLaren.

Muita viagem minha, mas vamos que vamos…

Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago
Reply to  Fernando Silva
10 anos atrás

Grosjean ja não foi confirmado pela Lotus pra proxima temporada?

Fernando Silva
Fernando Silva
Reply to  Rodrigo Santiago
10 anos atrás

Pintando grana nova, “desconfirma”, se é que realmente está confirmado.

Douglas Amorim
Douglas Amorim
Reply to  Fernando Silva
10 anos atrás

Acho que faz todo o sentido. Eu estive pensando a mesma coisa. Se isto confirmar, péssimo para a Sauber…

Bruz
Bruz
10 anos atrás

Que se o massa na Lotus, que se Massa na Mc Laren. Sres abram o olho. massa é um piloto em decadencia (levando Massacre ha 3 anos). Chega Massa, vai cuidar do teu Ap em “Mocano”.

Tom
Tom
Reply to  Bruz
10 anos atrás

Concordo plenamente

Helen Dearo
Helen Dearo
10 anos atrás

Se tem uma coisa que me deixa muito brava é ouvir comentários como do tipo: “A F1 não dá mais alegria ao povo brasileiro desde que Ayrton Senna morreu” … com todo o respeito a genialidade do Ayrton, eu assisto e acompanho F1 pelo esporte e não pelos pilotos ( óbvio que com pilotos brasileiros fica melhor de se ver )… Quer dizer então que o dia que o Pelé morrer o futebol não terá mais graça ?!? Aff…

Acir
Acir
Reply to  Helen Dearo
10 anos atrás

Helen Dearo, a comparação é absurda… O futebol não é e nem nunca foi só o Pelé, para começar o futebol é um esporte coletivo e a F-1 não.. Quando o Senna morreu, realmente a F-1 para os brasileiros, acabou, porque ele era um só indivíduo e não várias pessoas disputando um esporte… tanto foi, vamos dizer assim “A morte da F-1 para os brasileiros”, que após o Senna, nunca mais o país teve um piloto campeão… porque?? Porque, como voce pode analisar, antes do Alemão Shumi, nem se ouvia falar na Alemanha na F-1 e hoje eles dominam a quantidade de pilotos no grid, porque uma coisa puxa a outra… as crianças os jovens, vão vendo o ídolo correr e vão cada vez mais ficando interessados no esporte e isso faz que o número de pilotos, dos países em que tem um campeão correndo, aumente cada vez mais. O próprio Brasil é exemplo, Emerson, depois apareceu Piquet, logo em seguida Senna e se ele não tivesse morrido, voce pode ter certeza que o Barrichello teria sido um piloto muito melhor, porque nas conversas, pode ter certeza, o Senna ia ensinar os caminhos das pedras para ele e assim por consecutivamente com os outros pilotos. Então, Helen, realmente a alegria da F-1 para os brasileiros morreu sim naquele 01/05/1994. O futebol não, a cada ano, logicamente não um Pelé, produz grandes craques, tanto que depois da copa de 70, ultima que o Pelé jogou, já ganhamos mais duas… agora outro campeonato de F-1 será bem difícil… grande abraço

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  Acir
10 anos atrás

Amigo Acir, teremos sim outros campeões brasileiros na F1, basta que as equipes não os contratem os nossos pilotos para serem escudeiros de outros. O talento dos pilotos brasileiros, é indiscutível, e para aqueles que só fazem criticar, na sua maioria sem nunca ter andado em qualquer tipo de categoria do automobilismo, lembrem-se, a grande maioria dos pilotos brasileiros, com raras exceções, nunca chegaram a fórmula 1 comprando vagas.

Antonio
Antonio
Reply to  marcos oliveira
10 anos atrás

Ao meu ver a era Emerson, Piquet e Senna era sim dependente do talento e raça do piloto, mas de Shumi para cá o que eu vejo e que desanima como torcedor é que o piloto que levar mais dinheiro para a equipe, este vai ser o primeiro piloto, o que sempre prejudicou o Barrichello e também o Massa!

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Antonio
10 anos atrás

Ah pára vai…

Então quer dizer que a diferença entre Barrichello e Schumacher, Alonso e Massa é a GRANA??

Acho que o Senna levava mais GRANA que o Berger para a McLaren…

Acir
Acir
Reply to  marcos oliveira
10 anos atrás

Marcos, com certeza acredito muito nos pilotos brasileiros, sempre torci e vou continuar torcendo. Realmente, os pilotos brasileiros, tem um talento nato, o que estou dizendo é que por falta de incentivo, tanto porque não temos hoje um piloto em evidencia, tanto por falta de vontade das autoridades do nosso automobilismo, a quantidade de pilotos em outras categorias que poderiam ingressar na F-1 estão raleando cada vez mais…. veja bem, além de Felipe Nasr, hoje na GP2, qual outro piloto pode chegar na F-1 em curto prazo????? O Automobilismo no Brasil está falido…. e muito tem a ver sim, esta foi a questão da minha resposta à Helen, com a morte de Senna… não vou dizer que o cara era um Deus, que com ele estaríamos muito melhor que agora, não sei, mas com certeza em outro patamar estaríamos sim.

lucio antonio bezerra de melo
lucio antonio bezerra de melo
Reply to  Acir
10 anos atrás

Ora ora gente falando e comentando-se sobre automobilismo e lá vem se falar na ante cultura chamada “‘futebol” a pior desgraça corrosiva a educação e apologia aos maus costumes e idolatria a burrice dos integrantes desse malfadado esporte que inverte valores em todos os sentidos pois tolhe inclusive investimentos na educação e alimentação revertendo-se esses investimentos para estádios direcionado para essa modalidade que caracteriza-se em por 22 boleiros de origem malandra para correr atrás de uma bola por 90 minutos ora os admiradores desse que me perdoem mas esse acrescenta o que para vcs gente -e a manutenção da ante cultura e um triste título para o país BRASIL PAÍS DO FUTEBOL êta gente é ante cultura pura

Helen Dearo
Helen Dearo
Reply to  Acir
10 anos atrás

Respeito seu comentário, amigo… só dei o exemplo do futebol pq é o que mais ouço qdo as pessoas me criticam por gostar de F1 e não ter os brasileiros brigando pela ponta… as pessoas que não gostam de automobilismo (nem sequer acompanham), criticam os brasileiros presentes no esporte por não serem campeões e dizem que o que dá alegria ao brasileiro é só o futebol… só criticam o desempenho do Massa e até do Barrichelo comparando-os com o Senna, mas sem nunca ter acompanhado a F1, sem nunca ter visto a real situação deles dentro do jogo da Ferrari. Para mim eles sempre foram motivo de orgulho justamente pq sabia a situação deles… Muitos chamaram o Barrichello de burro quando ele deixou o Schumacher ultrapassá-lo quase na linha de chegada do GP da Áustria em 2002, para mim ele foi muito inteligente… foi a forma com que ele encontrou para escancarar o fato de que se ele quisesse ele ganhava sim, mas (como funcionário,) tinha que obedecer a equipe! … bacana a troca de opiniões!!!

Christian Gomes
Christian Gomes
Reply to  Helen Dearo
10 anos atrás

Ou então se, por exemplo, a torcida do São Paulo lamentasse com frases do tipo “Saudades do Telê Santana…”. ☺

rodrigo
rodrigo
10 anos atrás

flavio,

na sua opinião, onde o felipe estará ano que vem???

Williams Head
Williams Head
Reply to  rodrigo
10 anos atrás

16 March: Australia (Melbourne)
23 March: Malaysia (Sepang)
6 April: China (Shanghai)
13 April: Korea (Korea International Circuit)*
27 April: Bahrain (Sakhir)
11 May: Spain (Barcelona)
25 May: Monaco (Monaco)
8 June: Canada (Montreal)
22 June: Austria (Red Bull Ring)
6 July: Britain (Silverstone)
20 July: Germany (Hockenheim)
27 July: Hungary (Budapest)
24 August: Belgium (Spa-Francorchamps)
7 September: Italy (Monza)
21 September: Singapore (Marina Bay)
5 October: Japan (Suzuka)
19 October: Russia (Sochi)*
26 October: Abu Dhabi (Yas Marina)
9 November: Mexico (Mexico City)*
16 November: USA (Austin)
30 November: Brazil (Interlagos)

Robertom
Robertom
Reply to  Williams Head
10 anos atrás

Ótima resposta, a melhor e a mais correta até agora.

askjao
askjao
10 anos atrás

FG, acho que tem muita marola em relação a Lotus. Vejo o Massa com um Mccacão (vai, foi boa!!!), e talvez o que o pessoal vinculou aqui no Nasr possa ser verdade, e faz mais sentido.

Rodrigo Ferrnandes
Rodrigo Ferrnandes
10 anos atrás

Tenho quase que certeza,que uma vaga é de Maldonado.

Christian Gomes
Christian Gomes
Reply to  Rodrigo Ferrnandes
10 anos atrás

É possível, Rodrigo, mas acho improvável. Fala-se que Frank Williams nunca perde em contratos com pilotos, e fala-se de uma cláusula na qual consta o pagamento de uma multa rescisória altíssima no caso de desistência do piloto, neste caso, Maldonado. Isso acaba sendo um grande entrave ao venezuelano, e a própria Williams, com o novo regulamento técnico de 2014, poderá se dar muito bem. Por isso creio que na Williams fica como está: Maldonado e Bottas. Um abraço!

Jorge
Jorge
10 anos atrás

Quer ver como que a Globo vai tratar o termo “piloto pagante” no ano que vem. É capar que na transmissão do próximo Domingo ela critique os pilotos da Mclaren afim de tentar cavar uma vaga para ele lá também….

Alexandre
Alexandre
10 anos atrás

Moment pergunta: Porque o blog do Capelli tá abandonado??

jair
jair
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

faz tempo…

Geraldo
Geraldo
10 anos atrás

A SKY (de propriedade da Globo) já patrocina o Felipe Nars na GP2 e bem que poderia patrocinar a Lotus. O mesmo eu falo do Banco do Brasil, coloco de fora a empresa OGX (Eike Batista), pois seu futuro é a falência.

Octavio Cordebello
Octavio Cordebello
Reply to  Geraldo
10 anos atrás

Opa, a Sky é do grupo de midias do Rupert Murdoch

Murilo Camano
10 anos atrás

Acho que o Grosjean dança!

Acredito que ano que vem a Lotus (Renault) vai de Massa e Hulk…. embora eu gostaria de ver o Felipe na McLaren!!

Aguardemos!!

Christian Gomes
Christian Gomes
Reply to  Murilo Camano
10 anos atrás

Murilo, acho que Grosjean não dança. Eric Boullier é seu chefe e também empresário do piloto franco-suíço. Além disso, a permanência de patrocinadores como a Total é condicionada à permanecia de Grosjean. Então ele é praticamente tido como presença certa para 2014.

Quanto à McLaren, sim, existem possibilidades, pois Sergio Perez ainda não teve sua vaga confirmada na equipe inglesa. Ela deve estar divulgando sua dupla em breve, então resta-nos torcer.

Jaime Boueri
Reply to  Christian Gomes
10 anos atrás

Exato! Para o Grojã sair, o Boullier teria de ir junto…

Jaime Boueri
10 anos atrás

Olha, pode até acontecer mesmo. Mas, semana passada (ou retrasada, se não me engano), ouvi do Boechat (que, sabidamente não é qualquer um) uma de suas fontes revelou que a Renault estaria por trás de uma negociação que colocaria um piloto brasileiro como “piloto de testes” em 2014, e como titular em 2015… Seria o Nasr?!

Afinal, o Brasil é um baita mercado automotivo, e ter um piloto tupiniquim ajuda a vender Clios e Sanderos por aí. Além do mais, o presidente da Renault é um brasileiro. Bastante influente, até…

Aguardemos.

O link pro post, para quem quiser, é esse aqui:
http://blogdoboueri.blogspot.com.br/2013/09/boato-do-dia-nasr-na-lotus.html

Sandro Cesar Loureiro
Sandro Cesar Loureiro
10 anos atrás

Flavio, por favor, acho que você me confundiu com alguém e me bloqueou no twitter. Cara, sou seu fã. Me desbloqueie, por favor. @sandroloureiro

Franco
Franco
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Alivia aí Flavião, vc é amado e odiado… isso faz de vc único, acha q é facil aguentar vc zuando os times que perdem pra Lusinha? Só pra constar sou Ponte Preta, então somos adversários diretos! Abraços.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Sandro Cesar Loureiro
10 anos atrás

Carente, hein, camarada? Ja fui bloqueado nesse blog tambem, esquenta nao que passa.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Sandro Cesar Loureiro
10 anos atrás

Deixa de ser puxa saco, eu por falar as minhas verdade já fui bloqueado aqui várias vezes…

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKK, aqui é uma democracia Flaviana, ou Gomesca…

Só pode falar o que nosso anfitrião aprova…

É isso aí Flavinho, democracia é coisa pra viado!!!!!!!!!!!!!!!

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Discordo dessa definição de “pagante”. Se a situação for essa, Massa não será pagante coisa nenhuma. Será simplesmente plataforma de negócio, coisa que o Alonso é (Santander, alguém?) e todos os demais pilotos de ponta são: conseguem agregar patrocínios ao seu redor por causa do interesse comercial das marcas em se associar à sua imagem. Se a Renault tiver interesse no Massa por causa do mercado brasileiro, que bom pra ele. Mas acho que isso deixa ele longe da categoria de “pagante”.
p.s.: sim, entendi bem ao final quando o autor afirma que essa definição hoje não é mais tão precisa. E exatamente por isso que considero errado utilizar o termo, visto que, quer queira ou não, implica em ‘demérito’ por parte do piloto, o que, a meu ver, não existe no caso do Massa.

Jaime Boueri
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Pela definição em si, há tempos que existem pilotos “pagantes”…

Schumacher estreou na Jordan com o apoio financeiro da Mercedes. Alonso teve o apoio da Telefônica, e hoje o Santander o “patrocina”. Barrichello tinha o apoio da Arisco, o Senna do Banco Nacional, Prost tinha a Renault, e por aí vai…

Difícil lembrar de alguém que entrou “de mãos abanando”.

marcos
marcos
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Sim, porém o Massa tem que ir atrás do patrocinador e o patrocinador vai atrás do Alonso..

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Serio, quem nao e pagante na F1, no fim das contas? Os patrocinadores dos pilotos patrocinam os carros, e vice-versa. E por que nao seria assim? E so dinheiro que interessa pra esse povo hoje em dia… 20 anos atras, uma inscricao pro campeonato custava 10000 dolares; hoje e 40 milhoes!!!

Arthur Luz
Arthur Luz
10 anos atrás

É esse olhar do Massa que se acabou. Todas as fotos dele de uns anos pra cá ele está sempre com cara de bobo.

Espero que volte.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
Reply to  Arthur Luz
10 anos atrás

A imprensa escolhe a foto que quer.

El Fodón quando fica Putón também faz cara de nádegas e ninguém fala nada.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Flavio, faz um favor pra gente.

Anota (ou arquiva) o nome destes “entendidos” que vivem dizendo que o Alonso é “supervalorizado e chiliquento”, que “vai levar pau, comer poeira do Raikkonen” ano que vem.

Aí conforme o campeonato interno de poles, posições de largada e vitórias na Ferrari se desenrola, vamos checar se os “entendidos” tem razão.

Por que não fazer uma aposta quem chega na frente do campeonato de 2014 na disputa interna da Ferrari?

Só um aviso aos ‘anti-Alonso’: Torcer contra não diminui o talento nem tira vitória de ninguém. Fizeram isso com o Schumacher e viram/lembram do resultado não é?

Não é o Alonso que é “menos”. É a combinação Vettel-RBR que é “mais”.

Esqueceram Alonso/Renault pra cima de Schumacher/Ferrari???

Williams Head
Williams Head
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Seinfeld, faz um favor pra gente.

Anota tu mesmo o nome dos “entendidos”. Mas faz 2 listas. Uma começando com o teu nome, o maior dos “entendidos”, os que acham que o Alonso eh melhor.

Aí conforme o campeonato interno de poles, posições de largada e vitórias na Ferrari se desenrola, vamos checar se os “entendidos” tem razão.

Por que não fazer uma aposta quem chega na frente do campeonato de 2014 na disputa interna da Ferrari?

rodrigo
rodrigo
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Falou tudo. Os brasileiros tem mania de falar mal do Alonso alegando que ele é privilegiado na ferrari em detrimento do Massa. A realidade é que o Massa teve um grande momento na carreira que foi em 2008 e que deveria e merecia ter sido campeão, mas a oportunidade “única” da vida dele foi aquela.Depois do acidente o cara ficou mais lento e ainda pegou um companheiro pica grossa pela frente e aí sucumbiu.

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  rodrigo
10 anos atrás

Pica grossa levando rolada direto! Levou do Hamilton, sacaneou o Nelsinho na Renault, e por aí vai. Ah cara, tenha paciência, se o carro que ele tem é “supostamente” tão ruim como ele fala, pede prá sair, que as equipes vão correr doidinhas atrás dele. E se a “cadeira elétrica é tão ruim assim, bota prá foder nela até quebrar, quebrar na frente,depois reclama pro Montezemolo que a merda dele não presta!

rodrigo
rodrigo
Reply to  marcos oliveira
10 anos atrás

O Marcos Oliveira tá louco. O Alonso só não levou o título em 2007 porque o próprio Ron Dennis falou para o Hamilton que o adversário da maclarem era o Alonso e não o Haikonem e aí você viu no que deu. Que o Hamilton é um puta piloto eu concordo mas o Alonso é o melhor no grid disparado. O problema do brasileiro é que acha que tudo conspira contra o Massa. Porque ele não pediu para sair ao invés de ter tomado um pé na bunda. Pelo menos isso o Rubinho fez. O Massa hoje é mediano para baixo.

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

E é por essas e outras que, embora admire o Vettel, ainda não consigo o pôr na categoria de gênio absoluto. Gostaria de vê-lo num carro não desenhado por Newey.

Franco
Franco
Reply to  Luiz Ronaldo
10 anos atrás

Vc já não viu ele vencendo na STR ?

joao
joao
Reply to  Luiz Ronaldo
10 anos atrás

a incontestavel vitoria de toro rosso nao conta?

marcos oliveira
marcos oliveira
Reply to  joao
10 anos atrás

O amigo deve ser mais um torcedor do Dick Vigarista. Amigo, concordo com você, PORÉM…… só saberemos no dia que o Alonso tiver andando na mesma cadeira elétrica do Vettel!

rodrigo
rodrigo
Reply to  marcos oliveira
10 anos atrás

Marcos, sou torcedor do Alonso e concordo com você nesse ponto, O Alonso junto o Vettel seria a prova dos 9 para ver se o Vettel é tudo isso e vice versa. Ainda acho que o Vettel como piloto está atrás do Alonso, Kimi e Hamilton.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  joao
10 anos atrás

Toro by Newey, não conta.

rodrigo
rodrigo
Reply to  Luiz Ronaldo
10 anos atrás

Eu acho o Vettel um ótimo piloto mas eu somente tiraria o chapeu para ele se ele tivesse na mesma equipe que o Alonso e desse pau no espanhol, Ganhar com essa RBR até o Massa ganha kkkkk

Flavio Monteiro
Flavio Monteiro
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Alonso é o melhor vice-campeão que a F1 já viu…

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Flavio Monteiro
10 anos atrás

Sao todos uns merdas. Quero ver ganharem de mim no ovalzinho do Daytona USA…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Lucas S.A.
10 anos atrás

Só se for no iRacing.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O que e isso? Desculpe, mas ainda sou do tempo do fliperama.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

É um simulador que permite competir on line com gente do mundo todo. Scott speed, will power, bob labonte, são alguns dos pilotos reais que ja tive oportunidade de correr virtualmente, é caro mas vale cada cents!

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Entendi. Mas falou a palavra errada, “caro”.

david Oaks
david Oaks
Reply to  Flavio Monteiro
10 anos atrás

Nem isso. O Moss é o eterno dono desse posto.

david Oaks
david Oaks
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Não é uma questão de ser entendido. É tudo especulação e opinião pessoal.

Quer uma análise decente? Pois ela é muito é simples: nenhum dos dois tem pinta de que vai esmagar o outro. Se isso acontecer, ficaremos todos decepcionados. Será atípico e sem graça. E logicamente, alguma coisa vai estar errada. O melhor cenário é a disputa interna, onde um vai estar puxando o outro pra frente.

Se o Alonso arregar por causa dos chiliques ou o Raikkonen por causa do desinteresse vai ser decepcionante.

Achar que um piloto é melhor que outro não quer dizer que se sabe mais de F1 que alguém.

Porque se for pensar assim, que tal ir atrás da lista de entendidos que disseram que o Alonso iria ganhar uma série de campeonatos quando chegou na Ferrari? Será que você não estava entre eles? =)

eduardo
eduardo
10 anos atrás

Mais uma vez quem paga mais fica com a vaga e um piloto de muinto potencial(hoje é melhor que o Massa) fica defora,é posivel que a Lotus caia pela tabela por falta de dinheiro para desenvolver o carro e que o Massa tome tempo do Grojean,como ficara a cabeça dele se isso acontecer

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  eduardo
10 anos atrás

E tomar tempo do Grojão é uma coisa muito possível,más olhando para o lado bom e divertido sera ouvir ,se caso isto acontecer(tomar tempo)as desculpas de Pachecos e Gagalvão Globueno.Pois o Buarriquello que (não tenho a menor simpatia por ele,pois foi o primeiro covardão)é muito melhor que ele, tomou pau do Button que não é tão rapido quanto o estabanado Grojão. Se alguem acha o Grojean ruin, estudem o inicio de carreira de Jim Clark,logico que Grojean nunca sera um Clark ,mas este também no inicio de carreira era muito estabanado e em Monza 1961 causou um acidente que matou vários espectadores e o virtual campeão mundial Wolfgang Von Trips.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

Grosjean nunca será um Clark? Olha que o mundo dá voltas…

Cristiano
Cristiano
10 anos atrás

Vai ver a Renault quer um desconto do plim-plim nas cotas de patrocínio…

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Uma sugestão á Lotus-Renault (e ao Felipe):

Qual é a maior rival (mundial) da RBR em bebidas energéticas? Será que esta empresa não quer uma boa parte do mercado brasileiro da Red Bull?

É só dar uma olhada nas marcas que estão nos ‘macacões’ do ferraristas e rubrotaurinos e procurar seus concorrentes diretos, oferecendo divulgação no mercado brasileiro/sulamericano…

Captar investimentos. Tem de saber ‘vender’ seu trabalho e a sua imagem de piloto de F1 representante único de um país de economia “emergente” meu caro.

Tem de fazer o seu ‘marketing’, nem que seja pra se fantasiar de homem-aranha e subir no alambrado. (Como um outro piloto brasileiro faz nos EUA.)

Vai no “Dança dos Famosos” do Faustão…

Se vira, dê seus ‘pulinhos”!

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

A Lotus já tem patrocínio da Burn!

Franco
Franco
Reply to  Rodrigo Deliberali
10 anos atrás

E a Ferrari, tem a TNT.

Marcio Filho
Marcio Filho
10 anos atrás

Dificil a situacao do garoto.
Lotus parece ser a unica escolha (q por sinal eh muito boa tendo em vista a irregularidade e falta de performace).
Ainda assim, uma aposta altissima ja q a equipe sofre d uma crise financeira cronica.

Meu unico medo, e parece q eh infundado, eh do Felipe Barriquelizar a situacao e terminar correndo em uma equipe qqr.

Ano q vem promete!!!

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

E o Raikkonen já botou a boca no trombone: saí da Lotus porque estão me dando calote.

Joga pedra na Genii que ela é boa de cuspir!

Fernando Silva
Fernando Silva
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Hehehehe