MASSA, LOTUS, HULK, DTM, MERCEDES…
SÃO PAULO (tiro pra todo lado) – Uma ligeira atualizada na situação de Massa, Lotus, Hülkenberg etc e tal, para quem não acompanhou o noticiário dos últimos dias.
Felipe, como informei semana passada, segue tentando a vaga com a ajuda de seu empresário Nicolas Todt e seu pai, Jean Todt, presidente da FIA. Acordo existe (sempre é bom reforçar: não é contrato, é acordo) e o brasileiro precisa viabilizar um modelo de negócios que atenda às necessidades do time. Em outras palavras: precisa de um investidor, ou de patrocinadores.
Hülkenberg não tem carteira cheia, mas goza da simpatia da cúpula da equipe pela juventude e pelo potencial. Se a Lotus conseguir fechar acordos financeiros com investidores (e tem coisa em andamento), é possível que priorize o alemão e não fique esperando Massa. O “Bild” especula que um grupo árabe já topou as bases que a Lotus propôs e um anúncio de Nico no lugar de Raikkonen seria iminente. Mas o piloto também estaria conversando com a McLaren…
Enfim, está tudo bem confuso.
Quanto a Felipe, o DTM, como ele mesmo disse em Cingapura, é uma opção a se considerar. Hoje, o brasileiro recebeu um sinal simpático da Mercedes, via Toto Wolff.
Nos últimos dias, li aqui e ali declarações e comentários sobre uma suposta obrigação da TV Globo de ajudar Massa. A TV Globo não tem obrigação nenhuma. Pode ter interesse, o que é bem diferente. Como a emissora pauta sua cobertura esportiva pelo oba-oba em cima de equipes e atletas brasileiros, é ela que sofre quando o ufanismo barato é alvejado pela realidade. Sendo assim, para manter a linha editorial “somos lindos e o verde-amarelo vai brilhar nos céus do mundo inteiro”, talvez o canal considere importante ter Massa correndo num time de ponta no campeonato que ela transmite. E pode mexer seus pauzinhos.
Ou não. Nesta semana, no “Jornal Nacional”, a Globo fez algo raro. Noticiou a renovação dos contratos dos patrocinadores das transmissões de F-1, citando nominalmente cada um deles. Foi uma tentativa de mostrar, para o público e para o mercado, que a categoria independe da presença de um brasileiro no grid — o que vai de encontro à linha editorial global, definida desde a chegada de Pedro Álvares Cabral à Bahia. Ou seja: contratos publicitários renovados e transmissões garantidas sem que se saiba qual o futuro de Massa,
Ou, talvez, a emissora já saiba e só não contou para a gente.
Saber ou não saber… use a reposta master: “Eu não sabia…”
Imperador
Carreira mais deprimente que do Massa na Ferrari, só a do Barrichello. Aí foi tomar pau na indy, stock car e hoje é Louro José do Galvão Bueno. Aê Felipe, que grande futuro te espera…
Boa…isso mesmo!!!
Não chamaria de deprimente ser vice cAmpeão, ter 11 vitórias e juntar 200 milhões de dolares
Vice campeão?? Grande coisa!!! Esse é o problema dos pilotos brasileiros de hoje, se contentam com pouco. Acho que o objetivo de todo piloto deve ser sempre o 1º degrau do pódio custe o que custar. Ser submisso ao companheiro de equipe é uma vergonha e isso vale tanto pro Barrichello quanto pro Massa. Quanto ao dinheiro que ele ganhou, isso é inegável, mas não deixa de ser deprimente. Ficou com uma péssima imagem em seu país e hoje é tipo um “Liminha” do Galvão Bueno. Muuuito deprimente…
Oportuno seu comentário sobre a ida do Massa para DTM, categoria que para ele, no momento, estaria mais apropriada, tanto pela questão técnica, quanto emocional. A F1 , quero crer, para certos pilotos, é um degrau alto o suficiente para separar bons, dos geniais.
A Globo citou os patrocinadores (ou anunciantes) do “Futebol 2014” no JN, também. Acho, portanto, que não há relação com ter ou não brasileiros na F1. Abraços.
A Lotus deveria contratar o Hulk, e acredito que é o que vai fazer…O Massa hoje é um piloto sem a expressão de competitividade que teve de 2007 a 2009. deveria ter saído da Ferrari (após aquela ordem de equipe no GP da Alemanha) em 2010. A Lotus não deverá ser diferente do que é hoje, precisa de alguém com mais garra acho que o Hulk é a melhor opção. Tomará que eu esteja errado..
Concordo…
DTM!!! DTM!!!
Eu não acho sinceramente que o Massa deve ficar só se for pra andar em um carro “vencedor” ano que vem. Por que não ficar um ano numa Sauber e esperar abrir vaga na McLaren, até mesmo numa Renault se o Grosjean sair no fim de 2014..tá certo que tem muito moleque bom aparecendo, gente com grana também, mas eu acho que pela F1 vale a pena passar um ano de certo “perrengue” e dar uma última cartada + $$$ pra tentar alinhar com um bom carro em 2015.
Outra coisa, sei que é assunto véio, mas a entrevista do Massa pra Globo no esporte espetacular foi lamentável hein, entrou na pilha do Galvão e de parte do público de que “agora não vou ajudar ninguém..” Porra nenhuma, o Alonso tá morto-vivo no campeonato, ainda tem chances, até parece que não conhece as normas da equipe. E o Galvão lá, com o isqueiro na mão e a camisa 10 da seleção por baixo do paletó..pára com essa pachecada e aceite os fatos.
Globo citando nominalmente patrocinadores? O mundo vai acabar!
Flavio, oque sabe dessa noticia de hj q o Barrichelo pode voltar?!
Peter Sauber enloqueceu?
Desde a morte do querido Senna em 94, o que temos visto do Brasil na F1 são pilotos de nível médio pra baixo. Não vi em nenhum deles aquela sede de vitória, aquela raça que marca os campeões. Adoraria ver novamente um Brasileiro com essas características, mas enquanto isso, não vou parar de assistir Formula 1 só por que não vai ter um brasileiro por lá. Pra mim a fase do Massa já passou e ele pode fazer igual o Barrichello. Ir andar no pelotão intermediário da indy/stockcar/dtm ou virar papagaio do Galvão Bueno na Globo, kkkk…
Não sei se a fonte é confiável…..
http://www.f1today.net/en/news/barrichello-shock-contender-for-2014-sauber-seat–report
Flavio, seus textos são realmente inspirados. Adorei a forma como vc abordou a posição da “Big G” em relação não só a Formula 1, quanto a toda cobertura esportiva.
Bom dia,
Parece que tem equipe interessada no Rubinho. Alguém tem mais notícias??? Abs
O William Bonner já havia feito o mesmo com relação aos patrocinadores para o futebol em 2014. Mas é engraçacado isso! Eu achava que “merchan” em telejornal era coisa do Silvio Santos. É a crise!
Barrichello na Sauber! Dizem que é uma possibilidade!!!
E isso aqui,Gomes?
http://amigosdavelocidade.uol.com.br/f1-barrichello-surge-como-opcao-na-equipe-sauber/
E essa boataria do Barrichello na Sauber?? Já vi em site espanhol, inglês, alemão… até no terra!!! É isso mesmo? Há essa possibilidade?? A volta dos que não foram… rsrsrsrsrsrsrs.
Flavio bom dia, twittei pra vc sobre a matéria que eu li no f1aldia.com, onde explica que o Nasr, está firme na briga pela vaga na Lotus, porque tem 15 milhoes de Obamas. vc está sabendo de algo? tb parece que se a Renault assumir ela teria preferencia pelo Nasr. abraço.
Li em alguns veículos (inclusive internacionais) que a Mclaren não ia renovar com o Checo, e que pessoas próximas ao Massa já confirmaram que ele tem um acordo de intenções para um contrato com o time de working…
Veremos
Sei lá, o mexicano tem o Carlos Slim por trás.
O que acho possível é o seguinte.
Hulk vai pra McLaren
E Massa e Perez disputam Lotus,
ficando Sauber em segundo plano para ambos.
Deus me livre…
Mudando um pouco de assunto: Parabéns ao Grande Premio pela entrevista com o Tom Kristensen, legal mesmo!!!!!!!!!Valeu Grande Premio.
E o Kobayashi ? Foi pro limbo de vez depois da porranca com a Ferrari ?
Quem entra pra formula 1 se Massa sair ? Kovalainen ? ou entra o Russo e fica com o Esteban Gutierrez na Sauber ? Afunda de vez a equipe. Acho que Massa pelo menos fica na Sauber e o Mexicano fica de reserva, caso o Hulk vá para a Lotus. É minha opinião
Estranhei também as chamadas do tipo assista a F1 na Globo, corra assistir etc etc. Muito estranho…
não vi nenhum comentário a respeito, mas a Globo tem veiculado um comercial institucional da Fórmula 1. o interessante é que não faz “menção honrosa” ao massa, e sim tenta chamar atenção para a própria categoria…
acho estranho só começarem a fazer isso com o iminente risco do Brasil ficar sem representante na categoria em 2014…
Será que o “efeito mola” terá algum peso, por menor que seja, na decisão da Lotus?
“a emissora pauta sua cobertura esportiva pelo oba-oba em cima de equipes e atletas brasileiros, é ela que sofre quando o ufanismo barato é alvejado pela realidade”
Formula Um sem mimimi !!!
Será que,finalmente, a Globo vai se tocar e parar de estimular esse ufanismo sem sentido, e que por isso, não existe em mais lugar nenhum do mundo??
Otimo FG!
Muito conciente e objetivo sua frase “…. a globo tem interesse e nao obrigacao de ajudar mass…”, odeio aquelas palhacadas patriotescas sob re pilotos brasileiros, o felipeta ja ajudou o brasil em alguma coisa?, ele paga imposto como nos????? Quem gosta de esportista brasileiro que assista o campeonato brasileiro de futebol!!!!! cada vez faz mais sentido aquela frase de que o refugio dos calhordas e o patriotismo ( vejam nossos politicos: quando acusados se fazem de herois defensores da patria….. que baboseira). Nao gosto do felipeta porque nao gosto dele como piloto, mas nao tenho nada contra ele, acho que ele teve uma carreira bem acima da media na F1, etc…., mas a epoca dele passou! Bye Bye Miss America Pie!!!!! E OBVIAMENTE QUE SAO OS PATROCINADORES QUE PAGAM, DIRETA OU INDIRETAMENTE (BONS PILOTOS OU PILOTOS FAMOSOS ATRAEM A MIDIA E COM ISSO PATROCINADORES ABASTADOS E POR ISSO CONSEGUEM BONS SALARIOS…. NADA MAIS OBVIO!!!!) , OS SALARIOS DOS PILOTOS, ENTAO TODOS SAO PILOTOS PAGANTES DE UMA OU OUTRA FORMA, ALGUNS SAO INDINHEIRADOS QUE PODEM BOTAR O PROPRIO DINHEIRO. OUTROS PRECISAM DE QUE ALGUMA EMPRESA ESTEJE A FIM DE SE PROMOVER NO CARRO, MACACAO OU CAPACETE DO PILOTCHO, ALIAS O QUE SERIA DUM TAL AIRTON SENA DA SILVA SE NAO FOSSE UM TAL BANCO NACIONAL???!!!! ALIAS QUE FIM LEVOU ESSE BANCO, EU O ACHAVA SIMPATICO ( O BANCO)
O banco Nacional sofreu intervenção do BC em 1995..a parte boa do banco foi vendida ao Unibanco,em 1996.
Simpatico? Foi um sanguesuga do dinheiro publico, jah que pertencia ao magalhaes pinto. Essa praga foi chanceler – baba ovo dos americanos. Tudo na revolucao de 64. E tem gente nova que escreve que essas pragas de milicos tem que voltar para parar a corrupcao. Estes energumenos nunca leram que foi quando mais se roubou. Com a milicada.
Como eu disse ; o refugio dos canalhas se chama patriotismo!!!!!
Para a rede bobo importa o dinheiro no bolso dos marinho. O massa que se mexa.
Quando aparece entrevista na Globo… geralmente, está tudo amarrado, já.
obvio mano!!!!
Flavio, o anúncio no JN não é tão raro assim. Eu já vi pelo menos em duas outras ocasiões, em anos anteriores.
Que corra o melhor. Sou um fã da Formula 1 como esporte e adoraria ver um brasileiro combativo nesse esporte. Ele nem precisa ser um vencedor em série como temos visto ultimamente, basta ter RAÇA, característica que já adicionou emoção a F1 em sujeitos como Mansell/Senna e Piquet, entre outros. Pra mim, um piloto que não busca a vitória e se conforma em ser coadjuvante (leia-se Felipe Massa) não vai fazer a menor falta, independente da nacionalidade. Sou torcedor da Mclaren desde sempre e mal posso esperar por 2015 a volta da parceria Mclaren/Honda. Abraço…
Se eu fosse da Mclaren contrataria Massa, mesmo não estando em sua melhor fase, continua sendo melhor que o Button, ninguém se convence de que o Button não é bom, so ganhou o mundial por ter um carro bem superior aos outros e ter o Barrichello de companheiro.
Metado do titulo do button foi pro duto de ar, outra metade pelo barichelo….
Não esqueça do difusor duplo…
Button é bom. Foi campeão em 2009 e, em 2011, foi melhor que Hamilton na Mclaren. Mesmo assim, acredito que Massa poderia superá-lo.
Como torcedor da Mclaren, acho que jamais contratariam o Felipe Massa. A Mclaren tem a tradição de sempre buscar os pilotos no seu auge. O auge do Massa já se foi a muito tempo e hoje ele é mero coadjuvante em busca de um cockpit para continuar na F1. Odiaria ver um piloto como ele na Mclaren e acho que com a futura parceria com a Honda em 2015, tem vários pilotos de nível superior a serem analisados.
Teremos no ano que vem a mudança para os motores V6 e os rumores dão conta que os testes iniciais das unidades da Ferrari no banco de provas trouxeram números bem inferiores aos obtidos até aqui por Mercedes e Renault.Esse seria o motivo do “picaretonso” sondar Mc Laren, Lotus e Red Bull?
Acho que Massa deveria considerar a proposta pra correr no DTM, ainda mais na Mercedes.
Quanto a Globo, o pastelão que virou as transmissões das corridas já é algo bem pior do que a saída do único piloto brasileiro no grid.
Na vera, o Brasil já deixou a F1 há muito tempo principalmente no que diz respeito a disputa pelo topo. E não credito a culpa toda a Massa, um país que já teve os pilotos e história que teve deveria ter outros representantes na categoria.
Veja a Alemanha, depois de Schumacher vieram Nico Rosberg, Vettel, Hulkenberg só para começar.
Aqui aparece um fora de série, e ao invés de incentivarmos a estruturação do esporte, ficamos achando que sempre iremos conseguir vencer com base na “ginga” e na capacidade dos brasileiros.
O triste é que isso não é privilégio do automobilismo nacional, veja o que mudou no tênis depois do Guga, ou do Iatismo depois do Robert Scheidt e da Família Grael.
As instituições, nos dias de hoje, não defendem ou refletem os interesses dos associados ou os princípios a que foram instituídas, mas são, tão somente, a caixa que reverbera a opinião do seu presidente ou do grupo que está no poder.
Quer saber o que a CBA pensa?. É o que o seu presidente acha, e idem para os demais “feudos” que se tornaram as entidades esportivas.
Quanto aos acordos publicitários, a Globo fez o mesmo no ano passado.
O que mais me estranha, mesmo, é ela ter montado uma peça publicitária (bem cafona, diga-se) sobre a F1 e estar veiculando em horário nobre diariamente, sendo que ela nunca fez isso.
Quanto a Hulkenberg, torço pra que ele tenha um carro bom ano que vem que possa ganhar corridas. O rapaz é o maior pé frio dos últimos tempos, tá sempre na equipe errada e na hora errada. Eu dele, ia me benzer antes de assinar o contrato! xD
A Lotus é uma boa equipe, mas acho que a McLaren já zicou tudo o que tinha pra zicar. Tomara que assine com ela para o ano que vem!
Tanto massa, grojean, Hulk, entre muitos já estão a quantos anos e nada ? deveria mudar todos
Pois é, são 3 anos de Grosjean e nenhum título. 3 Anos de Hulkenberg e nenhum título. O Vettel em 3 anos (de temporada completa) já era campeão 1x e vice 1x. São uns fracassados mesmo!
O gato subiu no telhado no caso Massa e acredito que ele não consiga uma vaga para ano que vem em equipe de ponta. Porque a McLaren deixaria de renovar com o britânico Botão? E sabemos que o chapolim trás a grana pro time. Agora a Lotus se tiver patrocínio de árabe, fica com o Hulk e ponto final e o Grojão por ser francês e seus motores turbo serão comedores de queijo. Logo Felipe em sua acomodação habitual pode ficar chupando o dedo. Apático em sua carreira, pode mesmo agarrar uma vagina na DTM, o que seria uma excelente idéia, mas porque não o caminho de Bruno Senna?
Agarrar o que? kkkkkkk
ACHO que ele quis dizer “vaguinha”. Só acho.
Pois é….também ando meio apático na minha carreira. Será que se não for na DTM, mas se eu agarrar mesmo, de jeito, resolve? Vou tentar….hahaha
Também quero agarrar uma vagina no DTM, pode ser de qualquer grid girl, não sou um cara exigente, kkkk.
Hulk na Lotus , Massa na Maclaren , seria muito melhor …
É. Acho que tá feia a coisa para Massa continuar na F1 ano que vem. Pelo que especula, a Lotus fechou um acordo de 5 anos com um grupo de investidores e, sendo assim, É Hulkenberg a prioridade, e não mais Massa. Felipe, caso não fique mesmo na F1, não terá, porque não é o seu estilo, o comportamento patético de Rubens Barrichello quando ficou a pé, se restejamento e se oferecendo de graça até para as nanicas. Nada disso. Cairá fora, mas de cabeça erguida. Assim como Bruno Senna, que hoje está de Aston Martin no WEC. Massa pode parar no DTM, por que não? Baita categoria. E andaria bem por lá, o paulistano.
Acho que já sabia pois a TNT que patrocina a Ferrari têm um filme divulgando o energético deles a mais de um mês com o Alonso…então acho que a Globo já sabia>>>
E o Felipe Nasr, nem citam? muitos dizem que tem chances está com 15 milhões de doláres para investir.
É pouco…
Flavio,
Boa Tarde,
Imagino que você deva receber muitos releases e informações, portanto se já tiver visto isso peço desculpas.
A Sauber divulgou um vídeo interativo com o volante e suas funções, sensacional para uma equipe com baixos recursos e muita criatividade.
http://www.youtube.com/watch?v=7xCK-rMguBA
Já publicamos aqui no blog.
Já sabe…
Hulk tem cara de McLaren. Massa e Hulk arrumarão bons cockpits. Acho que quem dança nessa é o Perez.
O pensamento da Lotus me parece bem claro: Mesmo com falta de dinheiro fizeram de tudo para manter o Kimi, com salário alto. Isso significa que, mais importante que dinheiro, querem um piloto de ponta (pelo menos para o lugar do Kimi).
O Massa na corrida de Cingapura disse que estava se sentindo livre e que iria para cima. O resultado foi Kimi largando em 13° e chegando em 3° e Massa com carro bem melhor que a Lotus largando em 6° e terminando em 6°. Seria o substituto ideal? É evidente que não.
O Hulkenberg é novo e tem mostrado que pode chegar na frente, como em Monza. Então, além de ser barato, tem bem mais potencial que o Massa e me parece seria a escolha lógica da Lotus.
Para o Massa talvez a vaga do Grojean.
Política não vai ser considerada na escolha porque estão querendo resultados na pista e não na TV.
A Ferrari errou a estratégia com o Massa.
Será que vc assistiu a corrida?
E a Force India, parece que se interessa pelo Massa….
Eu já teria fechado com a Mercedes na DTM…. sem dúvidas!
Parei de torcer para pilotos brasileiros, eles me entediam, Massa por exemplo não está nada convincente, nada e morre na praia. Acompanhar suas voltas é trágico. Ano que vem vou torcer por Kimmi Haikkonnem e Alonso, simultaneamente os dois mostram o restante de valor e emoção que esse esporte ainda tem. Se os dois chegarem na reta dos boxes juntos, em um fim de temporada disputado por pontos acirrados vou preferir aquele que mais lutou com os problemas do carro. E se o outro conseguir sair primeiro dos boxes e assumir a ponta da prova vou torcer por uma ultrapassagem estilo Ayrton Senna no japão em 1988 e vou gritar é campeão!
Estamos mal mesmo ,pois se a unica esperança é este pilotinho covarde e afinado,então o automobilismo brasileiro “MOOOOORREU”.
Eu se empresário fosse ,não colocaria nem um tostão furado para ver este sujeito correndo lá atras,se com a maquina de Maranello ,em dias melhores,ele pouco mostrou que dirá com uma semi-falida Lotus,esta equipe só tem o nome dado pelo se genial fundador,mas a capacidade inventiva de Colin Chapman,não!
Perdido por perdido melhor seria ,então investir em Nars ou Razia,que não sabemos o potencial ,pois de Mepassa já sabemos muito bem,e não é nada animador.
Mas perai, eu nao entendi.
Se os caras conseguirem uma montanha de dinheiro, nao poderão pagar o Massa que custa uma montanha de dinheiro? ficarão com o hulk que custa uma carriola.
E se não conseguirem, ficarão com o Massa que custa uma montanha de dinheiro e ta levando apenas meia montanha de dinheiro?
É isso mesmo Flavio?
Falam por ae que a Renault se aproxima da Lotus para limpar o passado marcado pelo “Cingapuragate” e em busca de mercado no Brasil levaria junto o Massa e tendo contrato com globo para patrocínio das transmissões o que levaria lucro para ambas as partes, ate onde é verdade ou boato não sei