MENU

quarta-feira, 11 de setembro de 2013 - 17:30F-1

MASSA X HULK

SÃO PAULO (apostas?) – Embora a confirmação de Raikkonen pela Ferrari tenha clareado um pouco as coisas, inclusive porque a hipótese remota de Alonso ir para a Lotus foi afastada, ainda tem muita água para rolar quanto à formação dos times para 2014.

O chefão da Lotus confirmou que foi procurado por Nicolas Todt, empresário de Massa. Seria o melhor dos mundos para o brasileiro que, desconfio, sem a sombra de alguém como Alonso (para mim, o maior problema dele nos últimos três anos e meio), tem uma boa chance de ser o que sempre foi: um piloto rápido, determinado e combativo, como se viu nas suas três primeiras temporadas como titular da Ferrari. Não acho que Felipe acabou.

Ocorre que a concorrência é forte: Hülkenberg, talentosíssimo, mais jovem (26 anos, contra 32 de Massa) e de excelente reputação, com potencial claro para o futuro.

Nenhum dos dois se encaixa na categoria de pilotos pagantes. Mas Massa pode se converter num. Não que vá tirar do bolso para correr. Mas ele tem condições de arrumar um ou mais patrocinadores no Brasil que ajudem a pagar a conta de uma equipe que não está propriamente nadando em dinheiro — essa foi uma das razões para que Raikkonen optasse pela volta a Maranello.

Num embate Hulk x Massa com os dois de bolso vazio, é provável que o alemão leve. Mas num duelo Hulk Durango Kid x Massa Patrocinado, desconfio que Felipe tenha grande vantagem.

E se não for a Lotus é onde? Se não for a Lotus, é porque Hülkenberg deixa a Sauber para o lugar de Kimi e o cockpit suíço fica à disposição. Ou quase isso. Uma das vagas na Sauber será do teenager Sergey Sirotkin, já que é das estepes russas que virá o dinheiro do time. O outro piloto, Gutiérrez, também leva um bom dinheiro de empresas astecas. O time dispensaria Guti-Guti para colocar Massa, até na condição de instrutor para o pequeno soviete? A ver.

Há quem diga que a Force India também pode ser uma opção. E até a McLaren. No caso da segundo, acho dificílimo. Button está firme e Pérez é melhor do que esta temporada está mostrando. A equipe não teria por que dispensá-lo depois de apenas um ano, e ele já parou de fazer merda. Já na Force India, a dupla Di Resta/Sutil dá a impressão de ser sólida. E Massa é um piloto caro. A Williams não tem dinheiro e a Toro Rosso vai de moleques rubrotaurinos.

Sauber ou Lotus, uma delas parece ser o destino mais verossímil para Felipe, se ele realmente ficar na F-1. O balcão de negócios está fervendo.

207 comentários

  1. e de ponta se começar contar depois do decimo segundo
    kkkkkkkkkkk
    mais é um bom piloto

  2. Prinspado disse:

    Espero q saia da F1 e assim se encere o ciclo de pilotos brasileiros que só servem de capachos de seus companheiros de equipe.

  3. Guilherme disse:

    Discordo totalmente em dizer que felipe Massa é um piloto de ponta, e que só depende dele para ser competitivo, lógico que devem existir diferenças no carro, afinal todos nós sabemos da ‘leve’ diferenca de tratamento entre o numero 1 e o n 2 da Ferrari. Mas reparem todas as corridas em que o Massa largou junto com o Alonso, e quantas ele terminou junto? Pode até ter terminado na posição seguinte, mas uns 10 seg atraz, infelizmente ele não tem ritmo de corrida, e uma das características admiráveis de Alonso é que ele anda rápido o tempo todo, por isso é um piloto de ponta, Massa é rapido mas não tem ritmo e erra demais. Fora que se compararmos a dupla atual com a dupla Schumacher/Rubens, da pra notar que o Massa está mais para Irvine do que pra Barrichelo, porque o Rubinho incomodou e muito o alemão, ele sim era um piloto de ponta, que quando não estava cedendo sua posição, estava de fiel escudeiro, mas sempre ali, bem perto. O Massa é um excelente piloto, mas eu não vejo ele ganhando um campeonado, talvez com uma Red Bull, mas acho que nem assim, ele não é completo o suficiente.

    • Alexandre Moreira disse:

      concordo com vc companheiro. O Massa não é e nunca foi piloto com raça de campeão. Se fosse não teria perdido o título para o Hamilton. Nunca foi tão fácil ser campeão e ele conseguiu perder.

  4. Joilson disse:

    Estamos torcendo por você Massa!!

  5. sandro disse:

    massa é mto fraco, acorda povo brasileiro!!

  6. cristina disse:

    gent vamos respeitar os pilotos,todos tem suas qualidades.

  7. rodolfo lopes disse:

    todos dizem que massa vai pra esta ou aquela equipe e estão se esquecendo que felipe massa é um piloto de ponta se ele não conseguiu dar o seu maximo na ferrari ´é porque sempre teve mesmo tendo o seu carro melhor dar posições a fernando alonso eu tenho certeza absoluta que felipe fechará com a maclaren

  8. clecio disse:

    foi ótimo a saida de felipe massa de junto de alonso.assim poderamos ter um felipe competidor sem ter que deixar alonso passar .se continua na ferrari ele continuaria sendo eterno s egundão.lembro-me quando stwart alertou rubinho que ele seria eterno escudeiro do alemão boa sorte MASSA.

  9. phelipe lima disse:

    Um bando de gente que acha que entende de fórmula 1. Vocês não entendem nada, são apenas telespectadores.

  10. leandro carva disse:

    Esse cara deveria ter vergonha, entrego varias vezes pra ajudar o Alonso…ha mas a Ferrari que manda, agora quer dar um de bom vai jogar bingo na praça de sua cidade natal.

  11. Carlos Newman disse:

    O felipe Massa sempre teve que viver a sombra de segundo piloto na Ferrari, desde a saída de Barrichello que não aguentou ter que suportar a famosa cláusula contratual você é o número 2 e pronto, você é pago pra isso. O Felipe a mesma coisa pois quando ele entrou na Ferrari ainda existia a sombra do Schumacher, depois veio o Raikkonen que deu sorte de ser campeão no 1o. ano, e em 2008 a sorte não favoreceu o Massa, pois na última volta por estar de pneus lisos Timo Glock não aguentou a pressão feita por Lewis Hamilton, que na minha opinião é o melhor piloto da atualidade na Fórmula 1. Depois veio o acidente na Hungria e a entrada do Fernando Alonso trazendo o Banco Santander e mostrando para a Ferrari que quem manda na equipe é ele. Acredito que se o Massa for para a Lotus com critérios iguais para Ele e o Grosjan teremos sim em 2014 boas possibilidades de ver o Felipe se sair bem. Acredito que a Lotus em 2014 será junto com a RBR o melhor carro, pois o Propulsor Turbo da Renault se mostrou o mais eficiente e confiável nos testes de motores já realizados. Avanti Felipe Massa acreditamos em você.

  12. helio zovico disse:

    Lotus sim Felipe massa , o que falta em massa é ousadia, lembra de Senna, ele tirava coelho da cartola mesmo sem carro ele dava um espetáculo

  13. helio zovico disse:

    caros colegas o que esta faltando em Felipe massa é mais ousadia, lembra de Senna tirando coelho da cartola

  14. Israel Cesar disse:

    Desde quando acompanho a formula 1 sou torcedor do time mclaren, independente do piloto que estiver no time. Pra mim o melhor, mais combativo e mais corajoso piloto que já passou pela mclaren ou pela f1 foi o grande Ayrton Senna. Ele tinha o que falta em todos os pilotos brasileiros que passaram pela F1 desde sua morte: RAÇA!! Acho que o Felipe Massa, assim como foi Rubens Barrichello, é mero coadjuvante na F1 e não tem a sede de vitória que marca os campeões. Gosto da F1 como esporte, portanto, não faço questão de ter um brasileiro por lá só para ver ele andar no pelotão intermediário. Pra mim, independente do carro que o Massa pilotar (se é que ele vai arranjar um cockpit) ele vai só ser mais um brasileiro pra garantir a lucrativa audiência massiva do publico brasileiro que é tão importante para a formula 1, ou seja, mero coadjuvante. Na minha opinião, não faz a menor diferença se ele parasse por aqui. Mas antes que os “massa boys” me xinguem, eu repito: É A MINHA OPINIÃO.

  15. Andre Kiel disse:

    Não está com condições de escolher, aliás se surgir oportunidade na Lotus, pega de uma vez, agora voltar a Sauber seria um retrocessso, se bem que ele jogou a carreira fora aceitando ser segundo piloto.

  16. Jânio Balzac disse:

    A ferrari tirou um título mundial do Massa com lambanças e erros grotescos, como aquela corrida que esqueceram de puxar a mangueira de combustível Disso ninguém lembra né???!!! A Ferrari ferrou com a carreira do Massa!!! ele tem que sair mesmo(já deveria ter saído naquele mesmo ano que a ferrari entregou o título pra Maclarem!!! Massa foi Homem o suficiente pra não “queimar” essa equipe que sacaneou com ele!!! Vá em frente Massa!!!

  17. Cristiano Torres disse:

    Ano que vem teremos motores turbo, ou seja, um novo regulamento e, com certeza algumas surpresas. Independente das mudanças, o importante é estar em uma equipe estruturada, caso da Mc Laren. Já a Lotus, apesar de ter o suporte da Renault, anda mal das pernas com mais de 85 milhões de dólares de dívidas. Ainda tem muita coisa pra rolar na dança das cadeiras…

  18. Ter massa na lotus seria como hamilton no calo do alonso pois todo o piloto copetente tem que abrir mão das colocações ou de lutarem por uma melho para ajudar alonso como se não tivesse copetencia, acredito que não a mau piloto o bom faz como airton sena que mesmo com carro ruim era copetente esta forma de competição desonesta atrapalha e não da animo de acistir corridas da f1, os dirigentes tem que acabar com esta desonestiidade ou voce tem ou não tem copetencia ou dechar de competidar para dar a vez ,então eu digo ele que va correr sozinho pois ele ganha sem precisar que outros lhe de vantege, se voce bom ja teria dado um geito no vetel e ai eu pergunto porque que o alonso não pede para vetel deicha-lo paçar iria ficar estranho, mas com o massa pode isto não é piloto não tira a vez dos outro, a f1 ficaria mais interesante sem este tal de alonso pois tudo cheira a faucatrua é o tipo de cara que não sabe perder quando isto acontece ele fala mal ate de quem paga o salario dele conforme as declarões contra a ferrari o bom piloto acha o acerto do carro por si só, como hamilton que saiu da maclaren e fez a mercedes andar na frente acredito que com massa na lotus sera mais um a pertubar o alonso seria muito bom mesmo.

  19. airto sena morreu na ponta e no carro vitoriozo ai ten talento e makina acabou o talento e a maquina esqueçida desculpe bruno siena airto siena eternemente nao e galvao bueno……………. me descupe mais siena e f1 brasil]

  20. o massa e o cara sò ta falta crrer livre sem frio da equipe >

  21. abilio oliveira santos disse:

    este e ó mau de todos ser humo só faz sucesso depois quer more ,só um porem sempre tem um os espetinhos quer sé acha melhor do quer os outros mais não verdade há verdade e que massa e muito melhor quer muito da formula 1 ainda não sei ó por quer toda está polemica da ferrari , e massa parte pra outra e mostra pra eles que vc e ó melhor vai lar garotos estou torcendo por vc.

  22. Jorge Cardoso disse:

    Não acredito… em Massas na Lótus… acho que o auge de sua careira foi estar pilotando justamente uma Ferrari (com respeito às outras escuderias igualmente poderosas). E ele ainda tem a “cara de pau” de dar entrevista dizendo, em outras palavras que, “se for pra uma equipe melhor, que se tiver um carro mais competitivo terá condições de ser campeão”… sinceramente não entendi o que ele quiz dizer… será que ele esqueceu que estava na Ferrari??? E que o companheiro dele é o segundo colocado no mundial?? Mas temos que nos ater à realidade… e a realidade é essa: Massa não é um piloto competitivo nem arrojado. Assim como Barrichelo não o era e nem o sobrinho de Senna.. Bruno!! E quem acompanha o circuito, vê isso notoriamente, em vários treinos classificatórios… em várias corridas, é claro que parece que a sorte também não o ajuda muito… e muito menos a equipe do carro dele. Torço, e muito, para estar enganado… mas se o Felipe ainda quiser correr na F1, o vejo fazendo parte de equipes aspirantes e/ou medianas!!

  23. Giba disse:

    As eternas viúvas!!! Um saco ler comentários. Comparam épocas diferentes, carros totalmente diferentes. Hoje metade da corrida está nas mãos de pneus, rádio, eletrônica.
    Como seria Garrincha, nos dias atuais, sofrendo marcação de 3 ou 4 jogadores? Não deixaria de ser um craque, mas não teria vida longa.
    Sem desmerecer o grande Airton, mas só se tornou herói porque morreu no auge. Piquet era tão bom quanto e como não morreu, ninguém fala. Idem ao Emerson… Se Airton continuasse vivo, já tinha em seu retrovisor o alemão, que despontava e começava a incomodar Coisas da vida, que brasileiros não aceitam. Precisam de um herói, à qualquer custo. Ridículo…

    • Lins disse:

      Dizer que Piquet era tão bom quanto Senna é ridículo!

    • JJ Moreira disse:

      Só porque morreu??
      Vc eh simplista demais. Será que o choro de criança do Shummy foi só por isso? A babação de Hamilton e Button, idem?? Ou será que foi por que ele morreu no auge que 217 pilotos e ex-pilotos o elegeram o melhor de todos os tempos? Piquet foi fantástico, mas quando foi que ele fez uma volta como a primeira do GP Europa 93? Ou fez algo como o que Ayrton fez no GP Japão 1988? Ganhou com algo como uma Toleman (vc não deve saber: ele ganhou Mônaco-1984 com esse ^fusca^, mas deram a vitória ao Prost)? Quando ganhou sem freio ou sem marchas? Senna duelou com Piquet, Mansell e Prost (esse melhor que o Schummy). O Alemão seria apenas mais um na lista. Que alias nunca fez uma pole enquanto Senna correu.
      Qual o problema em admitir que alguém foi o melhor de todos? se isso eh ser viúva, no problem amigo; são o mínimo que podemos fazer pelas alegrias que ele nos deu, e por jogar para o lado o tal complexo de vira-latas que nos assola.

      • Ricardo disse:

        Eu concordo em grande parte com o Giba e acredito sim que o Piquet era tão bom quanto Senna. Piquet também ganhou campeonatos sobre Prost, Mansell e ainda Niki Lauda. Concordo também com as virtudes ditas do Ayrton, mas vamos lembrar algumas coisas. Criticamos a Ferrari por ter dado prioridade ao Shummacher sobre o Rubinho assim como ao Alonso sobre o Massa. Lembram de quem era um tal de Gerhard Berger na McLaren do Ayrton?? A grande volta de Ayrton no Japão ’88 e a vitória com a Toleman (na chuva, que você diminui as diferenças entre carros bons e ruins, então não vamos valorizar tanto que o carro era ruim) são feitos. Porém, Piquet nunca jogou seu carro contra outro por um campeonato. Se alguém fizesse isso com um Brazuca, ficaríamos furiosos!!!! Temos de reverenciar Senna e Piquet que foram foras de série e aplaudir Barrica e Massa que são grandes pilotos.

    • sena teve un carro campeao so nao teve sussesso pelo o acidente se nao tivesse a façiledes seria o melhoor do mundo se vc entendi de f1 me mostre os carros campeao na era siena………….. claro con contrato da epoca ele morreu nun carro campeao nao foi amigo ,me dis que caro foi

    • João Fabricio disse:

      Putz, comparar Piquet com Airton não dá!!!!!! Piquet nunca foi popular. era um mala.
      Airton, não, mesmo morto é mais popular que o Piquet.

    • Ivone disse:

      Não estou fazendo comparações pois cada um fez a sua parte, cada um teve o seu modo de ser na sua época e se falei do Ayrton foi apenas lembrando as manhãs de domingo com o Galvão Bueno narrando a corrida.
      Quanto ao massa falo somente do seu modo de ser, um profissional humilde e honesto que são qualidades que admiramos, quanto ao herói que o brasil precisa ter acho que já temos um mesmo sem querer somos obrigados á aceita-lo como aquele que tudo sabe e onde falta luz ele coloca POSTES.
      Desculpe se o deixei irritado mas não foi essa intenção.
      Boa noite Sr.

  24. Valdemar Furtado disse:

    E por que não Massa e Hülkenberg na Lotus em 2014? Pra quê ter um piloto como Grosjean?

    • concordo con vc mais a ganaçia e maior ke o esporte poriço a f1 ta na mao dos poderoso nao na mao de nois espectadores os espetaculos e nois ke curti nao os milhoes de dolar ke calao os pilotos ke da a alegria para seus pais sen mais com entarios

      • jacob caetano disse:

        O Airton Foi o Melhor de todos, Piquet foi muito bom e a ultrapassagem mais bonita e difícil Da F1, foi Piquet em SENA no final da Reta da Ungria(WilliamsxLotus), Piquet passou por fora… o carro quase de Lado…foi de arrepiar.., o Sena foi Tri na época dos Turbos…onde corriam…Prost/Piquet/Mansel….e outros…, não dar para comparar…Summy foi Bom…, mais na Época do SenaxProst, ele não ganharia 1/2 das corridas.., não havia 1º Piloto…., ganhava quem era melhor, não havia essa merda de obrigar o cara a deixar o outro passar….o Massa é um piloto de mediano para ruim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>