MASSA X HULK

SÃO PAULO (apostas?) – Embora a confirmação de Raikkonen pela Ferrari tenha clareado um pouco as coisas, inclusive porque a hipótese remota de Alonso ir para a Lotus foi afastada, ainda tem muita água para rolar quanto à formação dos times para 2014.

O chefão da Lotus confirmou que foi procurado por Nicolas Todt, empresário de Massa. Seria o melhor dos mundos para o brasileiro que, desconfio, sem a sombra de alguém como Alonso (para mim, o maior problema dele nos últimos três anos e meio), tem uma boa chance de ser o que sempre foi: um piloto rápido, determinado e combativo, como se viu nas suas três primeiras temporadas como titular da Ferrari. Não acho que Felipe acabou.

Ocorre que a concorrência é forte: Hülkenberg, talentosíssimo, mais jovem (26 anos, contra 32 de Massa) e de excelente reputação, com potencial claro para o futuro.

Nenhum dos dois se encaixa na categoria de pilotos pagantes. Mas Massa pode se converter num. Não que vá tirar do bolso para correr. Mas ele tem condições de arrumar um ou mais patrocinadores no Brasil que ajudem a pagar a conta de uma equipe que não está propriamente nadando em dinheiro — essa foi uma das razões para que Raikkonen optasse pela volta a Maranello.

Num embate Hulk x Massa com os dois de bolso vazio, é provável que o alemão leve. Mas num duelo Hulk Durango Kid x Massa Patrocinado, desconfio que Felipe tenha grande vantagem.

E se não for a Lotus é onde? Se não for a Lotus, é porque Hülkenberg deixa a Sauber para o lugar de Kimi e o cockpit suíço fica à disposição. Ou quase isso. Uma das vagas na Sauber será do teenager Sergey Sirotkin, já que é das estepes russas que virá o dinheiro do time. O outro piloto, Gutiérrez, também leva um bom dinheiro de empresas astecas. O time dispensaria Guti-Guti para colocar Massa, até na condição de instrutor para o pequeno soviete? A ver.

Há quem diga que a Force India também pode ser uma opção. E até a McLaren. No caso da segundo, acho dificílimo. Button está firme e Pérez é melhor do que esta temporada está mostrando. A equipe não teria por que dispensá-lo depois de apenas um ano, e ele já parou de fazer merda. Já na Force India, a dupla Di Resta/Sutil dá a impressão de ser sólida. E Massa é um piloto caro. A Williams não tem dinheiro e a Toro Rosso vai de moleques rubrotaurinos.

Sauber ou Lotus, uma delas parece ser o destino mais verossímil para Felipe, se ele realmente ficar na F-1. O balcão de negócios está fervendo.

Subscribe
Notify of
guest

207 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ademar lino caetano
10 anos atrás

e de ponta se começar contar depois do decimo segundo
kkkkkkkkkkk
mais é um bom piloto

Prinspado
Prinspado
10 anos atrás

Espero q saia da F1 e assim se encere o ciclo de pilotos brasileiros que só servem de capachos de seus companheiros de equipe.

Guilherme
Guilherme
10 anos atrás

Discordo totalmente em dizer que felipe Massa é um piloto de ponta, e que só depende dele para ser competitivo, lógico que devem existir diferenças no carro, afinal todos nós sabemos da ‘leve’ diferenca de tratamento entre o numero 1 e o n 2 da Ferrari. Mas reparem todas as corridas em que o Massa largou junto com o Alonso, e quantas ele terminou junto? Pode até ter terminado na posição seguinte, mas uns 10 seg atraz, infelizmente ele não tem ritmo de corrida, e uma das características admiráveis de Alonso é que ele anda rápido o tempo todo, por isso é um piloto de ponta, Massa é rapido mas não tem ritmo e erra demais. Fora que se compararmos a dupla atual com a dupla Schumacher/Rubens, da pra notar que o Massa está mais para Irvine do que pra Barrichelo, porque o Rubinho incomodou e muito o alemão, ele sim era um piloto de ponta, que quando não estava cedendo sua posição, estava de fiel escudeiro, mas sempre ali, bem perto. O Massa é um excelente piloto, mas eu não vejo ele ganhando um campeonado, talvez com uma Red Bull, mas acho que nem assim, ele não é completo o suficiente.

Alexandre Moreira
Alexandre Moreira
Reply to  Guilherme
10 anos atrás

concordo com vc companheiro. O Massa não é e nunca foi piloto com raça de campeão. Se fosse não teria perdido o título para o Hamilton. Nunca foi tão fácil ser campeão e ele conseguiu perder.

Joilson
Joilson
10 anos atrás

Estamos torcendo por você Massa!!

sandro
sandro
10 anos atrás

massa é mto fraco, acorda povo brasileiro!!

cristina
cristina
10 anos atrás

gent vamos respeitar os pilotos,todos tem suas qualidades.

rodolfo lopes
rodolfo lopes
10 anos atrás

todos dizem que massa vai pra esta ou aquela equipe e estão se esquecendo que felipe massa é um piloto de ponta se ele não conseguiu dar o seu maximo na ferrari ´é porque sempre teve mesmo tendo o seu carro melhor dar posições a fernando alonso eu tenho certeza absoluta que felipe fechará com a maclaren

clecio
clecio
10 anos atrás

foi ótimo a saida de felipe massa de junto de alonso.assim poderamos ter um felipe competidor sem ter que deixar alonso passar .se continua na ferrari ele continuaria sendo eterno s egundão.lembro-me quando stwart alertou rubinho que ele seria eterno escudeiro do alemão boa sorte MASSA.

phelipe lima
phelipe lima
10 anos atrás

Um bando de gente que acha que entende de fórmula 1. Vocês não entendem nada, são apenas telespectadores.

leandro carva
leandro carva
10 anos atrás

Esse cara deveria ter vergonha, entrego varias vezes pra ajudar o Alonso…ha mas a Ferrari que manda, agora quer dar um de bom vai jogar bingo na praça de sua cidade natal.

Carlos Newman
Carlos Newman
10 anos atrás

O felipe Massa sempre teve que viver a sombra de segundo piloto na Ferrari, desde a saída de Barrichello que não aguentou ter que suportar a famosa cláusula contratual você é o número 2 e pronto, você é pago pra isso. O Felipe a mesma coisa pois quando ele entrou na Ferrari ainda existia a sombra do Schumacher, depois veio o Raikkonen que deu sorte de ser campeão no 1o. ano, e em 2008 a sorte não favoreceu o Massa, pois na última volta por estar de pneus lisos Timo Glock não aguentou a pressão feita por Lewis Hamilton, que na minha opinião é o melhor piloto da atualidade na Fórmula 1. Depois veio o acidente na Hungria e a entrada do Fernando Alonso trazendo o Banco Santander e mostrando para a Ferrari que quem manda na equipe é ele. Acredito que se o Massa for para a Lotus com critérios iguais para Ele e o Grosjan teremos sim em 2014 boas possibilidades de ver o Felipe se sair bem. Acredito que a Lotus em 2014 será junto com a RBR o melhor carro, pois o Propulsor Turbo da Renault se mostrou o mais eficiente e confiável nos testes de motores já realizados. Avanti Felipe Massa acreditamos em você.

helio zovico
10 anos atrás

Lotus sim Felipe massa , o que falta em massa é ousadia, lembra de Senna, ele tirava coelho da cartola mesmo sem carro ele dava um espetáculo

helio zovico
10 anos atrás

caros colegas o que esta faltando em Felipe massa é mais ousadia, lembra de Senna tirando coelho da cartola

Israel Cesar
Israel Cesar
10 anos atrás

Desde quando acompanho a formula 1 sou torcedor do time mclaren, independente do piloto que estiver no time. Pra mim o melhor, mais combativo e mais corajoso piloto que já passou pela mclaren ou pela f1 foi o grande Ayrton Senna. Ele tinha o que falta em todos os pilotos brasileiros que passaram pela F1 desde sua morte: RAÇA!! Acho que o Felipe Massa, assim como foi Rubens Barrichello, é mero coadjuvante na F1 e não tem a sede de vitória que marca os campeões. Gosto da F1 como esporte, portanto, não faço questão de ter um brasileiro por lá só para ver ele andar no pelotão intermediário. Pra mim, independente do carro que o Massa pilotar (se é que ele vai arranjar um cockpit) ele vai só ser mais um brasileiro pra garantir a lucrativa audiência massiva do publico brasileiro que é tão importante para a formula 1, ou seja, mero coadjuvante. Na minha opinião, não faz a menor diferença se ele parasse por aqui. Mas antes que os “massa boys” me xinguem, eu repito: É A MINHA OPINIÃO.

Andre Kiel
Andre Kiel
10 anos atrás

Não está com condições de escolher, aliás se surgir oportunidade na Lotus, pega de uma vez, agora voltar a Sauber seria um retrocessso, se bem que ele jogou a carreira fora aceitando ser segundo piloto.

Jânio Balzac
Jânio Balzac
10 anos atrás

A ferrari tirou um título mundial do Massa com lambanças e erros grotescos, como aquela corrida que esqueceram de puxar a mangueira de combustível Disso ninguém lembra né???!!! A Ferrari ferrou com a carreira do Massa!!! ele tem que sair mesmo(já deveria ter saído naquele mesmo ano que a ferrari entregou o título pra Maclarem!!! Massa foi Homem o suficiente pra não “queimar” essa equipe que sacaneou com ele!!! Vá em frente Massa!!!

Cristiano Torres
Cristiano Torres
10 anos atrás

Ano que vem teremos motores turbo, ou seja, um novo regulamento e, com certeza algumas surpresas. Independente das mudanças, o importante é estar em uma equipe estruturada, caso da Mc Laren. Já a Lotus, apesar de ter o suporte da Renault, anda mal das pernas com mais de 85 milhões de dólares de dívidas. Ainda tem muita coisa pra rolar na dança das cadeiras…

Marco antonio goulart
10 anos atrás

Ter massa na lotus seria como hamilton no calo do alonso pois todo o piloto copetente tem que abrir mão das colocações ou de lutarem por uma melho para ajudar alonso como se não tivesse copetencia, acredito que não a mau piloto o bom faz como airton sena que mesmo com carro ruim era copetente esta forma de competição desonesta atrapalha e não da animo de acistir corridas da f1, os dirigentes tem que acabar com esta desonestiidade ou voce tem ou não tem copetencia ou dechar de competidar para dar a vez ,então eu digo ele que va correr sozinho pois ele ganha sem precisar que outros lhe de vantege, se voce bom ja teria dado um geito no vetel e ai eu pergunto porque que o alonso não pede para vetel deicha-lo paçar iria ficar estranho, mas com o massa pode isto não é piloto não tira a vez dos outro, a f1 ficaria mais interesante sem este tal de alonso pois tudo cheira a faucatrua é o tipo de cara que não sabe perder quando isto acontece ele fala mal ate de quem paga o salario dele conforme as declarões contra a ferrari o bom piloto acha o acerto do carro por si só, como hamilton que saiu da maclaren e fez a mercedes andar na frente acredito que com massa na lotus sera mais um a pertubar o alonso seria muito bom mesmo.

alexandre ribeiro
10 anos atrás

airto sena morreu na ponta e no carro vitoriozo ai ten talento e makina acabou o talento e a maquina esqueçida desculpe bruno siena airto siena eternemente nao e galvao bueno……………. me descupe mais siena e f1 brasil]

jose carlos amaral ferreira
10 anos atrás

o massa e o cara sò ta falta crrer livre sem frio da equipe >

abilio oliveira santos
abilio oliveira santos
10 anos atrás

este e ó mau de todos ser humo só faz sucesso depois quer more ,só um porem sempre tem um os espetinhos quer sé acha melhor do quer os outros mais não verdade há verdade e que massa e muito melhor quer muito da formula 1 ainda não sei ó por quer toda está polemica da ferrari , e massa parte pra outra e mostra pra eles que vc e ó melhor vai lar garotos estou torcendo por vc.

Jorge Cardoso
Jorge Cardoso
10 anos atrás

Não acredito… em Massas na Lótus… acho que o auge de sua careira foi estar pilotando justamente uma Ferrari (com respeito às outras escuderias igualmente poderosas). E ele ainda tem a “cara de pau” de dar entrevista dizendo, em outras palavras que, “se for pra uma equipe melhor, que se tiver um carro mais competitivo terá condições de ser campeão”… sinceramente não entendi o que ele quiz dizer… será que ele esqueceu que estava na Ferrari??? E que o companheiro dele é o segundo colocado no mundial?? Mas temos que nos ater à realidade… e a realidade é essa: Massa não é um piloto competitivo nem arrojado. Assim como Barrichelo não o era e nem o sobrinho de Senna.. Bruno!! E quem acompanha o circuito, vê isso notoriamente, em vários treinos classificatórios… em várias corridas, é claro que parece que a sorte também não o ajuda muito… e muito menos a equipe do carro dele. Torço, e muito, para estar enganado… mas se o Felipe ainda quiser correr na F1, o vejo fazendo parte de equipes aspirantes e/ou medianas!!

Giba
Giba
10 anos atrás

As eternas viúvas!!! Um saco ler comentários. Comparam épocas diferentes, carros totalmente diferentes. Hoje metade da corrida está nas mãos de pneus, rádio, eletrônica.
Como seria Garrincha, nos dias atuais, sofrendo marcação de 3 ou 4 jogadores? Não deixaria de ser um craque, mas não teria vida longa.
Sem desmerecer o grande Airton, mas só se tornou herói porque morreu no auge. Piquet era tão bom quanto e como não morreu, ninguém fala. Idem ao Emerson… Se Airton continuasse vivo, já tinha em seu retrovisor o alemão, que despontava e começava a incomodar Coisas da vida, que brasileiros não aceitam. Precisam de um herói, à qualquer custo. Ridículo…

Lins
Lins
Reply to  Giba
10 anos atrás

Dizer que Piquet era tão bom quanto Senna é ridículo!

lmhc9889@hotmail.com
Reply to  Lins
10 anos atrás

Você é um ignorante. Assista GP da Hungria 1986.

Francês
Francês
Reply to  Lins
10 anos atrás

Prefiro Piquet.

JJ Moreira
JJ Moreira
Reply to  Giba
10 anos atrás

Só porque morreu??
Vc eh simplista demais. Será que o choro de criança do Shummy foi só por isso? A babação de Hamilton e Button, idem?? Ou será que foi por que ele morreu no auge que 217 pilotos e ex-pilotos o elegeram o melhor de todos os tempos? Piquet foi fantástico, mas quando foi que ele fez uma volta como a primeira do GP Europa 93? Ou fez algo como o que Ayrton fez no GP Japão 1988? Ganhou com algo como uma Toleman (vc não deve saber: ele ganhou Mônaco-1984 com esse ^fusca^, mas deram a vitória ao Prost)? Quando ganhou sem freio ou sem marchas? Senna duelou com Piquet, Mansell e Prost (esse melhor que o Schummy). O Alemão seria apenas mais um na lista. Que alias nunca fez uma pole enquanto Senna correu.
Qual o problema em admitir que alguém foi o melhor de todos? se isso eh ser viúva, no problem amigo; são o mínimo que podemos fazer pelas alegrias que ele nos deu, e por jogar para o lado o tal complexo de vira-latas que nos assola.

Ricardo
Ricardo
Reply to  JJ Moreira
10 anos atrás

Eu concordo em grande parte com o Giba e acredito sim que o Piquet era tão bom quanto Senna. Piquet também ganhou campeonatos sobre Prost, Mansell e ainda Niki Lauda. Concordo também com as virtudes ditas do Ayrton, mas vamos lembrar algumas coisas. Criticamos a Ferrari por ter dado prioridade ao Shummacher sobre o Rubinho assim como ao Alonso sobre o Massa. Lembram de quem era um tal de Gerhard Berger na McLaren do Ayrton?? A grande volta de Ayrton no Japão ’88 e a vitória com a Toleman (na chuva, que você diminui as diferenças entre carros bons e ruins, então não vamos valorizar tanto que o carro era ruim) são feitos. Porém, Piquet nunca jogou seu carro contra outro por um campeonato. Se alguém fizesse isso com um Brazuca, ficaríamos furiosos!!!! Temos de reverenciar Senna e Piquet que foram foras de série e aplaudir Barrica e Massa que são grandes pilotos.

alexandre ribeiro
Reply to  Giba
10 anos atrás

sena teve un carro campeao so nao teve sussesso pelo o acidente se nao tivesse a façiledes seria o melhoor do mundo se vc entendi de f1 me mostre os carros campeao na era siena………….. claro con contrato da epoca ele morreu nun carro campeao nao foi amigo ,me dis que caro foi

João Fabricio
João Fabricio
Reply to  Giba
10 anos atrás

Putz, comparar Piquet com Airton não dá!!!!!! Piquet nunca foi popular. era um mala.
Airton, não, mesmo morto é mais popular que o Piquet.

Julio
Julio
Reply to  João Fabricio
10 anos atrás

Nao da para comparar mesmo, o piquet genio foi campeao na raca senna campeao com melhor carro, piquet nao era popular porque nao era puxa Saco do galvao. Acorda

Ivone
Ivone
Reply to  Giba
10 anos atrás

Não estou fazendo comparações pois cada um fez a sua parte, cada um teve o seu modo de ser na sua época e se falei do Ayrton foi apenas lembrando as manhãs de domingo com o Galvão Bueno narrando a corrida.
Quanto ao massa falo somente do seu modo de ser, um profissional humilde e honesto que são qualidades que admiramos, quanto ao herói que o brasil precisa ter acho que já temos um mesmo sem querer somos obrigados á aceita-lo como aquele que tudo sabe e onde falta luz ele coloca POSTES.
Desculpe se o deixei irritado mas não foi essa intenção.
Boa noite Sr.

Valdemar Furtado
Valdemar Furtado
10 anos atrás

E por que não Massa e Hülkenberg na Lotus em 2014? Pra quê ter um piloto como Grosjean?

alexandre ribeiro
Reply to  Valdemar Furtado
10 anos atrás

concordo con vc mais a ganaçia e maior ke o esporte poriço a f1 ta na mao dos poderoso nao na mao de nois espectadores os espetaculos e nois ke curti nao os milhoes de dolar ke calao os pilotos ke da a alegria para seus pais sen mais com entarios

jacob caetano
jacob caetano
Reply to  alexandre ribeiro
10 anos atrás

O Airton Foi o Melhor de todos, Piquet foi muito bom e a ultrapassagem mais bonita e difícil Da F1, foi Piquet em SENA no final da Reta da Ungria(WilliamsxLotus), Piquet passou por fora… o carro quase de Lado…foi de arrepiar.., o Sena foi Tri na época dos Turbos…onde corriam…Prost/Piquet/Mansel….e outros…, não dar para comparar…Summy foi Bom…, mais na Época do SenaxProst, ele não ganharia 1/2 das corridas.., não havia 1º Piloto…., ganhava quem era melhor, não havia essa merda de obrigar o cara a deixar o outro passar….o Massa é um piloto de mediano para ruim…

Carlindo
10 anos atrás

A maioria dos comentários que li representam muita proximidade com a realidade que julgo, Porém uma coisa parece-me mais verdadeira ainda, se Senna fez o que fez e morreu, pelo menos, ele ousou apaixonadamente no seu amor pelas corridas e está até hoje em nossas lembranças. Quanto ao Fernando Massa, tecnicamente até o acho razoavelmente bom, mas sempre careceu de arrojo, antes ou depois do acidente. Não é um piloto de ponta ou que brigue para estar lá, tipo Alonso, Hamilton, Villineuv, Mansel, Jody Checkter ou mesmo Piquet, etc, Massa está mais para Rubinho, são conservadores e não tem aquele “sangue” quente que a disputa requer, e que buscam até na última volta as ultrapassagens, com risco ou não. É um piloto que esqueceremos rapidamente após parar e que vá rápido tal é um desgosto em vê-lo correr.

Nelson Oliveira
Nelson Oliveira
10 anos atrás

Coitado da Lotus!!! Pra quem já teve Ayrton Senna,vai ter Felipe Massa!!!

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Ao Massa,
Bom dia.
É com grande satisfação que venho escrever-lhe estas linhas.
Acredito que como o Rubinho, ficar fazendo “ala” não é a nossa praia e o pior é que Vocês Dois (Felipe e Rubinho), são os estigmatizados de Airton Sena. Todas as fichas de apostas, cobranças, esperanças e tudo o mais foram colocadas nas costas de Vocês Dois.
Cada um de vocês é na verdade um grande campeão, apenas não tiveram o tempo necessário de maturação natural, apareceram em meio a um turbilhão que lhes cobrava um herói como o Airton se colocava.
Por causa disto Vocês Dois, foram sufocados pela mídia, empresas de propaganda, as televisões mundiais e especialmente a do Brasil – no personagem do Sr. Galvão Bueno, e até mesmo – para finalizar – pelos seus familiares e amigos.
Não deve ser nada fácil herdar esta situação: a de herói!
Tenho entendimento que Vocês Dois foram “colocados” na Ferrari, por estas contingencias todas, e se tivessem feito um pouco mais em outras escuderias, como foi o caso do próprio Schumaker, teriam amadurecido em suas personalidades com calma e solidez, o que lhes daria maior possibilidade de serem o que poderiam ser. Acho que VOCÊ está recebendo uma chance muito importante e forte de mostrar em uma nova escuderia o que VOCÊ tem de capacidade e estofo para se sagrar um campeão com a simplicidade de uma escuderia menor que a Ferrari, assim como hoje a atual melhor colocada no campeonato.
Uma coisa faz parte de cada um de nós Brasileiros – A FÉ! E com ela somos capazes de tudo. Um exemplo é a sua superação no acidente com o detrito do carro do coitado do Rubinho, que culpa nenhuma teve neste evento.
Amigo, se me permite chamá-lo assim – lute!, mostre o quê VOCÊ é, pois agora, VOCÊ está no ponto e logo estará no lugar para provar o estofo de que somos feitos como brasileiros, profissionais e amantes devotados daquilo que fazemos. Tenho toda a certeza que VOCÊ vai fazer isso, mesmo agora, já sabendo que vai ter que sair, mostre que somos tão competitivos, honestos e honrados, quanto as lendas que forjaram este esporte – corridas de formula 1. Propositalmente em minúscula, por que os homens que a construíram é que merecem os seus nomes escritos em maiúscula, assim como em breve o seu será grafado também.
Força Massa! Força!
Seja na Sauber, McLaren, Lotus, Benetton, Force Índia – não importa. Eles (a Ferrari) vão se arrepender de apostar as fichas no Alonso pois ele não é tão bom assim, e VOCÊ que vive ao lado dele sabe melhor que ninguém as histórias dos bastidores, que não vem ao caso agora.
Boa sorte! Que Deus, e todos os seus familiares estejam com VOCÊ sempre, e VOCÊ possa fazer sempre o melhor por VOCÊ e por todos os outros que VOCÊ achar que merecem a sua devoção.
Grande abraço. Força Massa! Força!
Att,
Luciano.

Marco
Marco
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Excelente comentário! Concordo plenamente!

Jorge Matos
Jorge Matos
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Falou besteira!!!Alonso é o melhor dessa geração pós-domínio Schumacher

Enoque Lopes
Enoque Lopes
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Luciano, finalmente encontrei alguém com quem posso concordar. Sua colocação foi até agora a mais sensata, sem criticas, apenas uma visão acertada do que são os bastidores da F-1, seus protagonistas e coadjuvantes. O Felipe Massa é um excelente piloto e merece ter a oportunidade de provar isso -numa outra escuderia onde não seja a sombra de nenhum piloto tido como “titular”- e silenciar a cobrança da mídia. Luciano você em sua colocação fez justiça a um cidadão que nos honra quando entra no cockpit de seu carro e disputa cada reta, cada curva, fazendo ultrapassagens memoráveis. Disputar com qualquer piloto, isso pro Massa é fácil. Difícil é disputar com sua própria equipe – Ferrari-

Santo Danilo Camilotti
Santo Danilo Camilotti
10 anos atrás

Bom dia,
Flavio.
Acompanho direto a tua página. Especialmente, Fórmula l.
Tenho a mesma opinião de muitos comentários, sobre o Felipe Massa. É com certeza uma libertação, sair da FERRARI. Em qualquer EQUIPE que o Felipe for CORRER, tenho certeza, vai nos dar grandes alegrias. Pelo menos não vai estar de ESCUDEIRO de outro Piloto ou refém da EQUIPE. Grande abraço FELIPE.
Abraço. Flavio e parabéns pelas Reportagens.

luigi
luigi
Reply to  Santo Danilo Camilotti
10 anos atrás

Não concordo com vocês. O mesmo foi dito de Barrichello quando corria ao lado de schumi.
O problemas é que eles são ruins mesmo. Vivem a margem de Sena que foi um grande piloto.
Eu só queria que o Massa chegasse logo atraz do Alonso em todas as corridas, era o suficiente para ele ter garantido o emprego.

Joao Baptista Neto
Joao Baptista Neto
10 anos atrás

Massa tem que retomar a raça e garra !!!Seu receio é muito grande depois do acidente dele e que o afastou por 1 ano da F1.
Lembra-se de Senna ??? medo?nunca existiu com certeza e devido a isso foi o que foi….
Massa, acelera forte e sem medo…confie em vc…prova velmete vc ainda tenha chance sim…..mas psicologicamate vc esta afetado…é facil sentir isso.
Minhas saudações de boas intenções

Joao Baptista Neto
Joao Baptista Neto
10 anos atrás

Simplesmente, penso que Massa poderia estar bem melhor.Senna era muito raçudo e nunca deixava barato as disputas mesmo com a faca na boca….”massa esta com receio”….
Massa depois do incidente na vista, perdeu a segurança própria (parece ter medo..)
Porém, se bem colocado e como 1o. de uma boa escuderia, poderia ser um campeão..Ele Massa nos deve isto em nome de Senna “inexquecível”

Conrado FA
Conrado FA
10 anos atrás

Só gostam do Massa aqueles que entendem o panorama em que o ‘esporte’ funciona, e por aqueles que acompanharam sua trajetória antes da entrada na F1. Ele chegou a ‘peitar’ a Sauber, antes de ser mandado embora e ir para a Ferrari.

Particularmente não gostava de seu jeito de pilotar até meados de 2009, quando começou a andar no meio do grid com aquela Ferrari nervosíssima. Ser comparável a um Kimi Raikkonen em uma cadeira elétrica, é para ótimos pilotos! Para termos uma boa noção, quando Fisichella saiu da Force India e pegou seu lugar, não conseguiu chegar nem a 1/5 de sua performance. Badoer então, nem precisava mencionar.

Em 2010, ao mesmo tempo em que voltava do acidente, encarou Alonso/Santander no time e uma série de mudanças no regulamento, incluindo DRS e pneus Pirelli. 6 meses parado + recuperação de acidente quase-morte + tecnicalidades. Tem gente que acha pouco… para 2010 haviam motivos de sobra para a Ferrari projetar um plano de futuro tendo Alonso como primeiro piloto. Evidente. Para 2007, 2008 e 2009, não.

Vale lembrar que, enquanto o Santander não estava lá, o carro era projetado pensando nele primeiro, no Kimi, depois (ou na pior das hipóteses, um carro neutro pros dois se virarem). Após a chegada do patrocínio-master, isso mudou, evidentemente a favor do espanhol.

Portanto, quando vc avalia um piloto de Formula 1, não adianta achar que são condições iguais para todos. Não adianta ter uma visão romantica do esporte legítimo. Nesse contexto, Massa foi um tipo de “peça” durante seus 3 primeiros anos (titular, pós-Schumacher) e outro tipo de “peça” nos outros 4.

Nos 3 primeiros (07, 08 e 09), havia independencia e, vi um Massa muito rápido. Pecava muito quando alguem começava a baixar o gap; mais ainda quando começavam a ameaçá-lo. Me dava raiva. Era inconstante nos duelos, de me passar medo de bater. Em compensação, quando acertava o carro…. era bonito de ver: extremamente difícil de pegar, constante e extremamente rápido. Sendo capaz de dominar por 3 anos certos traçados como Brasil e Turquia.

Nos outros 4, ao lado de Alonso, um começo complicadíssimo e uma ordem, praticamente no meio do campeonato, para dar passagem. Complicado lidar com isso durante o resto do campeonato. Como em 2011 nada mudou e, em 2012 a Ferrari fez um carro péssimo (até pro Alonso), só agravou o problema. Felizmente, na época, Massa fez uma belíssima recuperação na segunda metade do campeonato. Mas no geral, foi comparável ao Fisichella, na Renault. Ou seja, nada bom.

Espero que vá para a Lotus. Se houver independencia… ele pode voltar a ter um bom brilho para encerrar a carreira. E a contar pela forma como evoluiu nos duelos, andando no meio do pelotão, acho que Alonso tem razão quando o definiu como “forte adversário no futuro”. Se houver futuro…

Mal a bíblia! Abraços!

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  Conrado FA
10 anos atrás

Você tocou num ponto bem importante para entender a queda de performance do Felipe depois do acidente. Alonso chegou, com a grana do Santander, e se tornou o dono da bola. Alonso gosta de carros com a traseira plantada e dianteira mais nervosa (understeer), exatamente o contrário de pilotos como Schumacher e Massa, que preferem a dianteira colada no asfalto e a traseira espalhando um pouco (oversteer). Isso pode até não contar tanto quanto o fator psicológico, mas contribui.

Lula
Lula
10 anos atrás

Amigos não podemos esquecer que outro Felipe, o Nascer deverá chegar a Formula l
em 2014,vi algumas provas da GP2 e ele me parece um piloto que pode crescer muito
na categoria principal, quanto ao Massa,é um piloto que ainda pode voltar a ser competitivo basta ele querer, a Ferrari nunca foi a Casa dos pilotos brasileiros,sempre aproveitaram
dessa situação para deixar claro quem é 1º piloto,sempre foi assim, a única excessão foi
com Fangio,não concordo em falar do Rubinho, ele na ferrari acertava os carros para o
Schumaker,todo acerto era transferido para o Alemão.
Vamos torcer para o Massa na Lotus,e o nascer quem sabe entre na F1
abrs

Reginaldo Perna
Reginaldo Perna
10 anos atrás

No ano passado, quando Kimi renovou com a Lotus por mais um ano apenas e a Ferrari estendeu o contrato de Massa pelo mesmo período, já estavam delineados os destinos de ambos; porque, apesar de Alonso, faz tempo que a Ferrari não ganha nada. O espanhol, por exemplo, em que pese seu inegável talento, até o momento conseguiu no máximo ser vice do Tião Vettel. Penso que a Ferrari acredita que com dois pilotos de ponta ficará mais fácil desbancar a hegemonia da RBR e do menino prodígio alemão. Pessoalmente, não acredito; o problema é acertar a mão no carro, coisa que eles não estão conseguindo fazer há muito tempo. O nosso Massinha, infelizmente, virou o fio; não vai sair disso. Faz tempo que estamos à pé na formula 1.

Reginaldo Perna
Reginaldo Perna
Reply to  Reginaldo Perna
10 anos atrás

Complementando: durante os oito anos que foi piloto da Ferrari Massa teve apenas uma única real oportunidade de ser campeão. Infelizmente, o destino selou sua sorte quando Hamilton ultrapassou Timo Glock na última volta do último gp da temporada de 2008. Depois disso parece que se resignou a ser apenas coadjuante. Considerando seu histórico de piloto acho que alcançou o máximo de podia. Não vejo nisso nenhum demérito e sim uma constatação; nem todos podem ser Airton ou Piquet. Aceitar esse fato é normal; anormal é acreditar que todo piloto brasileiro será fatalmente campeão de formula 1 num país que nem campeonato de formula tem mais. Considero Massa um bom piloto; do nível de Berger, de Alboretto e nada mais. Mas, daí a achar que poderá ser campeão mundial um dia, nem pensar. Na vida tudo tem seu tempo e o dele já passou.

Gilmar Louredoda Silva
Gilmar Louredoda Silva
10 anos atrás

Felipe so vai mostrar o quanto é bom quando deixar a Ferrari.A equipe da toda a atenção ao njento do espanhol fazendo do brasileiro apenas um piloto para compltar a equipe.Ele já deveria ter saído na temporada passada.Se pegar uma equipe em condições com carro bom vai dar trbalho

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Gilmar Louredoda Silva
10 anos atrás

Eu tmbém acho.

edilason
edilason
Reply to  Gilmar Louredoda Silva
10 anos atrás

É isso mesmo, também concordo, mas acredito que muitos ainda não sabem, é o que o Alonso sempre se dá bem encima do Massa, ate quando com aquele dizer do Galvão; Oh cara que tem sorte, a corrida sempre cai no colo dele “Alonso”, mas trás disso existe o controle dos carros com limitadores de velocidade controlados através dos boxes, então, pense; como pode o massa fazer tempo afrente do alonso, com o carro afinado, e na corrida sempre a estratégia funciona a favor do Alonso, que nunca perdeu a posição quando sai dos boxes com troca dos pneus ou mesmo quando precisa ganhar uma posição de quem esta a frente dele, e carro do felipe que já havia mostrado esta competitivo com tempo melhor, através de seu arrojo a frente do alonso, sempre perde posições, e o carro não rende na corrida, e as troca sempre demora mais, e ele perde a posição que deveria ganhar, quando sempre esteve a frente do alonso. Isso sempre aconteceu com o Rubinho também que foi degrau pro alemão espertão. A ferrari não é a caso dos sonhos como pensam, deve ser um pesadelo, queim sempre o filme daquele que melhor de estratégia e braço, pra que o primeiro piloto apareça, é o que esta acontecendo com o Felipe, que acredito não poder falar a verdadeira condição de piloto escudeiro, mas que tem muito mais talento do aquele espertalhão que para mim, não chega aos pés do Felipe. Portanto. boa sorte Felipe, e tenho certeza que se vc entrar na Lotus, vamos reviver os momentos de gloria deixada tanto pelo Senna, quanto o Emerson. É isso aí.

antonio erivan da silva
antonio erivan da silva
Reply to  edilason
10 anos atrás

pra mi a ferrari não gosta de pilotos brasileiros lembra de 2008 eles não acertavam nada só não foram campeão por erro deles mesmo muitas prova jogaram fora que merda!!!!!!

ringo
ringo
10 anos atrás

O hulk nao e aquele personagem em quadrinhos que fica verde.?

paulo archanjo
paulo archanjo
Reply to  ringo
10 anos atrás

Sim, e voçê não é o Ringo Star ?

Pedro
Pedro
10 anos atrás

E essa agora: “Com ajuda da Petrobras, Williams pode ser opção para Felipe Massa”. Será? tá aqui: http://www.f1mania.net/noticias/vernoticia.php?id=58349. Eu ainda acho que a Lotus seja a melhor opção. Mas como muda tudo em 2014, quem sabe se a Williams não estará numa posição melhor. De qualquer sorte, essas especulações são bem divertidas.

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  Pedro
10 anos atrás

Acho uma grande furada… a Williams não tem carro bom desde 2004.

Herondi Tavares de Andrade
10 anos atrás

Boa tarde!
Flavio,
Eu não via a hora do Felipe sair da Ferrari, e deixar de ser piloto de teste do Alonso, pois sem duvida nenhuma quando ele correr por uma equipe que trabalhe para ele, acho que seu unico problema será Vettel e os carros voadores da RBR, porque de resto todos estão no mesmo nivel e agora que a saida já esta escancarada, nesses ultimos 4 GP, o Felipe tem que mostrar quem ele é de verdade e se o Alonso quer alguma coisa que faça por onde.
Valeuuuu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abrinaldes Iséias
Abrinaldes Iséias
10 anos atrás

O Massa até que é um bom piloto, mas não sabe desenvolver carro. Conseguiu os resultados dos primeiros anos de Ferrari graças ao acerto realizado pelo Schumacher. Aí, os outros evoluíram e o resultado é o que já conhecemos. Felizmente, o Massa não se acha melhor do que é, como o Barrichello. Este sim, é uma verdadeira vergonha para o automobilismo brasileiro. Um pulha, um idiota.

Rony
Rony
Reply to  Abrinaldes Iséias
10 anos atrás

o Massa é realmente um bom piloto, não só ele como o Rubinho são bons pilotos, é só perguntar pro Schumi e pro Alonso. Maus pilotos são justamente o Schumi e o Alonso pois não deixavam o Rubinho nem o Massa ganharem as corridas…Como são maus esses dois hein….rsrs.

Cleiton
Cleiton
10 anos atrás

2º Piloto da Ferrari é ter um cabresto e um grande afago financeiro.Desde Guerrard Berguer é assim e piorou com a entrada dos brasileiros.
Quando um piloto aceita esta situação ele sabe muito bem que não vai ter vez a não ser que o 1º piloto vacile o que não acontece na Ferrari desde o Schumacker.

ADERBAL M. SIMÃO
ADERBAL M. SIMÃO
10 anos atrás

Quero ver agora se Don Fernando espião Alonso, vai tirar segredos do “Homem de Gelo“, para usar como estratégia em seu carro.

Orizon Jr
Orizon Jr
10 anos atrás

Camaradas. Respeito a opinião de todos, mas penso que não é nem lá (o Massa é um lixo) nem cá (o Alonso é um bandido). Creio que a maioria dos que comentaram acompanham a F1. Eu vou continuar assistindo ( o VT do Sportv, pois o Galvão é insuportável) tendo ou não um brasileiro no Grid. Eu gosto de automobilismo. Desta forma, equivocado ou não, consigo criar juízo de valor entre os pilotos, quem é melhor que o outro. Nesta linha linha, penso que é indiscutível que o Alonso guia mais que o Massa, assim como o Vettel guia mais que o Weber. Esta última dupla é mais fácil perceber porque somos neutros, não tem brazuca na disputa. Cabe pergunta: Não pode um piloto brasilerio ter um companheiro mais rápido? Não, não pode. As pessoas não aceitam a superioridade do outro, o brasileiro é sempre melhor ( ou um estrume se não for). Sinceramente, o Alonso é centralizador e briga pelo melhor no caldeirão, mas ele guia muito, isso é incontestável. fora o Prost, os companheiros do Ayrton não faziam nem sombra nele. Isso não é uma crítica ao nosso campeão eterno, só uma lembrança pro pessoal. Camaradas já passou da hora da gente reconhecer o mérito do outro. Esforço, dedicação e talento não tem nacionalidade. Estou na torcida pra que o Felipinho feche com a Lotus e concordo com o nosso mentor Flávio Gomes; o Massa nào está acabado. Forte Abraço a todos

JOSIAS
JOSIAS
Reply to  Orizon Jr
10 anos atrás

Orizon jr.,concordo com vc..o povão adora fazer comparações com um gênio e os demais.. seja no Box, tênis, natação….tiram um paramento por cima e qualquer um tem que ser igual..Nunca, mas, nunca veremos um piloto igual ao Emerson, um ajustador como Piquet, um perfeccionista como Ayrton, um mafioso como o Shumi….O paradigma nunca poderá existir em pessoas nas suas atividades esportivas, políticas,religiosas..è como ficar procurando um novo Jesus Cristo igual a aquele que se deixou trair e morrer por tantos..cada um tem uma característica. As cobranças que fizeram ao Bruno Senna.. ao Wilsom… ao Mocô … e as ajudas que a Globo ao Cacá Bueno enquanto o irmãozinho Popó é um merda….
Mas, uma coisa é certa: no meu tempo 1966/,67/,68 na pista do Rio, vi muito Playboy com Diarreia na Largada, e eram aqueles com carros Importados, macacões novos…. que no esquenta dos motores, a pista tremia…e molhavam seus macacões.. MEDO! Eram aqueles que falavam, discutiam, mas, nunca haviam disputado uma curva usando o Punta Taco…kkkk e hoje é a mesma coisa, nada diferente, escrevem dizem que fulando é lixo, que é merda, que otário, frouxo, mas, será que conseguiriam fazer a primeira curva com um carro até brasileiro de menor potencia, disputando metro a metro, levando ToTÓ sem sujar o fundo das Cuecas???

luiz oliveira
luiz oliveira
10 anos atrás

Quem seria maluco de colocar dinheiro em um pangareh aparafusado? o Eike com a OGX? Soh ele. Jah estah funicado mesmo

Akira
Akira
10 anos atrás

Só eu sinto cheiro da F1 passar a ser transmitida na íntegra pela TV fechada em 2014 se o Massa não encontrar uma equipe ? O cenário é perfeito.
Uma enorme mudança de regras a caminho, carros completamente diferentes, calendário novo com corridas na Rússia e outros fins-de-mundo que podem colidir com o horário do futebol… e (se caso o Felipe não encontre uma equipe) sem um piloto brasileiro no grid.

Edson
Edson
10 anos atrás

Felipe o quem mesmo?
Que é? Quem é esse?
Hummmm …. não me recorda; lembro de um tal
Ayrton Senna, já ouviram falar?
Pois é.
Tem que vive como se não fosse nada, e quem mesmo falecido vive.
E-T-E-R-N-A-M-E-N-T-E.
Com toda nossa ternura e gratidão por sua integridade e exemplo.
Aquele que seguir Senna, esse sim escreverá seu nome no tempo.
Esses uns, esquecimento para eles.
Quem deixa passar, assina o próprio atestado de óbito.
Terminam como garotos de pista que é o que sempre foram.

Judivan gomes
10 anos atrás

Massa, melhor fora da equipe que não dá oportunidade de crescimento ao brasileiro, tentar em outra equipe pode ser a opção correta par amais sucesso de massa…

José Ricardo Noguiera de Azeredo
José Ricardo Noguiera de Azeredo
10 anos atrás

Massa nunca deveria ter entrado para a Ferrari como 2º piloto, já é histórico que a Ferrari só trabalha para um e deixa o outro chupando dedo. Minha bola de cristal diz que ele estará na Lotus e dará show.

Gil
Gil
10 anos atrás

Acredito que um piloto rápido e habilidoso, que assim como Raikkonen e Schumi que retornaram para formula 1 não ficará de fora.
O Brasil é parte importante para os patrocinadores, deixa-lo de fora seria um tanto quanto insensato.

Gil
Gil
10 anos atrás

Acredito que um piloto rápido e habilidoso, que assim como Raikkonen e chumi que retornaram para formula 1 não ficará de fora.
O Brasil é parte importante para os patrocinadores, deixa-lo de fora seria um tanto quanto insensato.

Gil
Gil
10 anos atrás

Acredito que um piloto rápido e habilidoso, que assim como Raikkonen e chumi que retornaram para formula 1 não ficará de fora.
O Brasil é parte importante para os patrocinadores, deixa-lo de fora um tanto quanto insensato.

moyses lima ramos
10 anos atrás

sinceramente observo todos os comentarios aki sendo postos,,,,,,,,,,mais o dimdim sempre falou mais alto no circo da f1,,,,,,,,,keria muito pode-lo ver correndo pela ,str,,,,seria otimo!!!!! pra ele,,,,,,ou ,kem sabe,,pela,force indian,,,,,a sauber eu nao keria ,,pq ,,ela tem o mesmo motor ferrari???ou seja ,,no momento eu keriua ver ele pilotar um motor reno,,,,,,,,,,,,,,para eu tirar as minhas duvidas