O PROBLEMA É ALONSO

SÃO PAULO (cqd) – Ainda na #42 da Revista WARM UP, um ótimo trabalho de comparação de Massa com seus companheiros de equipe na Ferrari. Vale a leitura e a análise. Aqui.

lado-a-lado-massa

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

O problema foi a mola que chegou cedo demais (pegou o brasileiro sem defesa, em 2009).
Se ela viesse a partir de 2010, Felipe teria desviado a dita com o escudo.
Entenderam?

Alexandre
Alexandre
10 anos atrás

Flávio, é aquela história, quem abaixa as calças mostra a bunda.

Hector
Hector
10 anos atrás

Onde nessa estatística entra a informação de que até 2007 os carros eram construídos em função do Schumacher? Que em 2008 mudaram o carro para que se adaptasse ao estilo Felipe de dirigir? Que em 2009 o carro já foi construído considerando Felipe como primeiro piloto? Traduzindo para quem precisa: Nos três anos que teve Raikkonen como “rival” foi favorecido pela Ferrari por ser o “piloto da casa”. E que de 2010 em diante o piloto da casa era o que o Banco Santander determinou, Alonso, com ordens de equipe precoces como na época Schumacher.
Quem é estatístico sabe muito bem que números sempre podem ser “manipulados” a seu favor. É só usar “n”, “p”, “pontos de corte”, “análise de variância” ou não usar e pronto, os números estarão a seu favor.

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Os números mostra que o problema não é apenas Alonso, o problema é que Massa só sabe andar com carro bom.

É só ver os números de Alonso contra os de Schumi e Kimi pra ver que são menos poles, voltas mais rápidas, vitórias e pódios, proporcionalmente.

Contra Schumi e Kimi o carro era competivo e Massa conseguia um bom resultado aqui e outro ali.

Com Alonso e Massa, a Ferrari só teve carroças. Mas o Espanhol sabe tirar leite de pedra. Massa não.

voulembrar
voulembrar
10 anos atrás

Lembro que na época do acidente, os médicos cogitaram que ele ficaria cego. Outro ponto interessante ajuda na tese de perda de profundidade é que o Massa ficou temeroso de realizar ultrapassagens em situações críticas, quando seu carro tem condições próximas do adversário. Com as regras das asas, fica mais fácil, mas mesmo assim, ele sofre bem mais do que Alonso. Esse problema é o que mais tem atrapalhado em seus desempenhos, pois é onde ele mais perde segundos em comparação ao Massa antes do acidente.

Lucas
Lucas
Reply to  voulembrar
10 anos atrás

O Massa antes do acidente tinha a mesma dificuldade em ultrapassar que o Massa de hoje. Veja que mesmo com os excelentes carros que ele teve à disposição de 2006 a 2008 ele nunca ganhou uma corrida sem ser largando na primeira fila. Mesmo quando acontecia de ser forçado a fazer corrida de recuperação ele geralmente travava depois de passar os carros de desempenho muito mais baixo. Essa sempre foi a maior dificuldade de Massa, não tem a ver com o acidente.

augusto
augusto
Reply to  Lucas
10 anos atrás

voce esta certo, mas ainda acho que ele piorou… e muito.

Voulembrar
Voulembrar
10 anos atrás

Massa, depois do acidente da mola, perdeu o semso de profundidade. Todos podem ver isso na rodada do GP da alemanha desse ano, depois que freiou tarde demais. Alem de duas vezes do muro de Monaco no mesmo lugar. Suspeito que nao esta enxergando bem de um olho e estava na Ferrari por tentativa de adaptação. Otimos pilotos sofrerão o mesmo… Mas não deixou de ser bom piloto e deve ficar na Lotos.

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Então, os dados e gráficos mostram que a Ferrari está certa em dispensar Felipe Massa, correto? mas não é garantido que Kimi tenha um desempenho superior ao do Massa, é apenas um sossega minha nega pro Alonso… Kimi é que se deu bem, vai ganhar um dindim bom e reservas para se divirtir mais depois que sair da Ferrari. Não estará nem ai pra Mundial, mas vai se divirtir e incomodar ao Alonsito…Vamos esperar. Poderiam mesmo acabar com o campeonato deste ano e começa já o do ano que vem. Ah, Felipe, volto a dizer pague pra correr neste próximo ano, e pague caro senão não conseguirá guiar um carro de F1 mais, acredite. O ano que vem sera cheio de surpresas e alguma zebra pode ocorrer e esta zebra pode ser você, Ferrari não sabe fazer motor turbo, mas a Renault e Honda tem um grande passado neste campo dos sobrealimentados.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

O problema sempre foi Alonso, para todos, por onde quer que ele tenha passado!

Christian
Christian
10 anos atrás

O problema não é Alonso, longe disso, o problema foi o Barrichelo e sua mola voadora !

Daniel Cunha Lima
Daniel Cunha Lima
Reply to  Christian
10 anos atrás

Concordo.

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Daniel Cunha Lima
10 anos atrás

Sim, depois da mola do rubinho o Massa desandou…

Adriano
Adriano
10 anos atrás

Acho que a estatística por temporada mostra com mais clareza o desempenho do Massa.

2002 – SAUBER
MASSA x HEIDFELD
Vitoria: 0 – 0
Volta mais rápida: 0 – 0
Pole: 0 – 0
Pódios: 0 – 0
Pontos: 0 – 0

2004 – SAUBER
MASSA x FISICHELLA
Vitoria: 0 – 0
Volta mais rápida: 0 – 0
Pole: 0 – 0
Pódios: – 0
Pontos: 12 –12

2005 – SAUBER
MASSA x VILLENEUVE
Vitoria: 0 – 0
Volta mais rápida: 0 – 0
Pole: 0 – 0
Pódios: – 0
Pontos: 11 –9

2006 – FERRARI
MASSA x SCHUMACHER
Vitoria: 2 – 7
Volta mais rápida: 2 – 7
Pole: 3 –4
Pódios: 7 – 12
Pontos: 80 – 116

2007 – FERRARI
MASSA x RAIKKONEN
Vitoria: 3 – 6
Volta mais rápida: 6 – 6
Pole: 6 – 3
Pódios: 10 – 12
Pontos: 94 – 110

2008 – FERRARI
MASSA x RAIKKONEN
Vitoria: 6 – 2
Volta mais rápida: 3 – 10
Pole: 10 – 9
Pódios: 10 – 9
Pontos: 97 – 75

2010 – FERRARI
MASSA x ALONSO
Vitoria: 0 – 5
Volta mais rápida: 0 – 5
Pole: 0 – 2
Pódios: 5 – 10
Pontos: 144 – 252

2011 – FERRARI
MASSA x ALONSO
Vitoria: 1 – 0
Volta mais rápida: 2 – 1
Pole: 0 – 0
Pódios: 2 – 10
Pontos: 118 – 257

2012 – FERRARI
MASSA x ALONSO
Vitoria: 0 – 3
Volta mais rápida: 0 – 0
Pole: 2 – 0
Pódios: 1 – 13
Pontos: 122 – 278

Adriano
Adriano
Reply to  Adriano
10 anos atrás

Correção da temporada 2012.
2012 – FERRARI
MASSA x ALONSO
Vitoria: 0 – 3
Volta mais rápida: 0 – 0
Pole: 0 – 2
Pódios: 1 – 13
Pontos: 122 – 278

1° Tenente Marco
1° Tenente Marco
Reply to  Adriano
10 anos atrás

Massa teve 2 pódios em 2012. Japão e Brasil

Ricardo Telles
Ricardo Telles
10 anos atrás

Me perdoem os admiradores de Don Alonso, mas, como diria Capitão Nacimento, este cidadão é um fanfarrão, menino mimado criado por vó, só esta na F-1 ate hj por causa do $$$ do Santander!!!

Se não vejamos:

Foi bicampeão pela Benetton, mas o chefe da equipe garantia que a equipe TODA trabalhasse para ele.

Foi para a McLaren e quando percebeu que não era o “dono da bola” jogou a M… no ventilador, como resultado a equipe foi eliminada do mundial de construtores e Kimi Räikkönen ganhou o de pilotos.

Saiu e voltou para sua antiga equipe e todos nós já sabemos o que aconteceu!!! Ou alguém realmente acredita que Don Alonso realmente não sabia de nada?

Pois bem!! Antes que venha me crucificar!!! SIM ele é um piloto EXCEPCIONAL, mas o que lhe sobra em talento lhe falta em caráter, e ninguém é insubstituível!!! Na minha modesta opinião não fosse o dindim do Santander, coisa rara nos dias de hj, Afoncito teria sido ejetado da Ferrari e da F1.

Lucas
Lucas
Reply to  Ricardo Telles
10 anos atrás

ô se seria. afinal, qualquer piloto do grid teria conseguido fazer o que ele fez com a ferrari do ano passado, certo? óbvio que ele tá lá só pelo dinheiro. ah, esses pachecos são sempre tão divertidos…

José Brabham
José Brabham
Reply to  Lucas
10 anos atrás

Tenho lá minhas dúvidas se a Ferrari é essa merda toda. Isso é afirmaçáo de Alonso e do resto de sua curriola da Ferrari. Quem me garante que não é tudo uma enganaçao pra supervalorizar sua habilidade? Quem pode atestar isso?

Tom
Tom
Reply to  Ricardo Telles
10 anos atrás

Tá bom corre e vai comer a papinha e o gardenal,,pois ja tá passando da hora menininho frustrado.

Francês
Francês
Reply to  Ricardo Telles
10 anos atrás

FAlou tudo.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Eu ainda continuo achando que o problema não é Alonso, e sim, o acidente sofrido em 2009.

Fortuna
Fortuna
Reply to  Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Também acho que tem mais a ver com o acidente. O cara perdeu o arrojo e confiança, lógico que oprimido psicologicamente também pelo desempenho do Alonso com o mesmo carro. A comparação com o Kimi no ano que vem vai deixar mais clara essa questão.

Luis Ramos
Luis Ramos
Reply to  Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Absurdo a sua opinião, e o pior que é a mesma opinião do Nélson Piquet, o acidente nada tem nada a haver com a queda de rendimento da Ferrari, o que ocorreu foi que houve uma mudança no regulamento que prejudicou muito a aerodinâmica das Ferrari, o engenheiro Aldo Costa que fez os ótimos Ferrari de 2007 e 2008 (o chassis da Ferrari do Aldo ainda tinha forte influência do lendário Rory Byrne que saiu da Ferrari em 2006) fazendo um chassis novo para 2009 o Aldo se atrapalhou…e fez talvez o pior chassis da Ferrari dos últimos 20 anos, não devemos esquecer que o duplo difusor da Brown desequilibrou o campeonato de 2009. O fiasco do Massa ocorreu antes do acidente já nas 9 primeiras corridas onde ele só fez só um minguado 3° lugar…o próprio companheiro de equipe Kimi Raikkonen {que tinha ido muito bem de Ferrari (como o Massa) em 2007 e 2008 inclusive foi campeão mundial}, o Kimi foi outro que foi muito mal com esta mesma Ferrari de 2009, a Ferrari só deu uma melhorada no fim do campeonato de 2009 aí o Kimi venceu na Bélgica e tirou 3° na Itália…depois do acidente colocaram no lugar do Massa o veloz Fisichela e este também foi muito mal…nem o Schumy, nem o Senna tornaria aquele carro de 2009 competitivo…em 2010 a Ferrari contratou o excelente Alonso e houve uma melhorada…, mas Massa continua igual, a tendência pelos cruzamentos é que o Kimi apanhe do Alonso tanto ou mais que o Massa apanhou do Alonso…já que na Ferrari os 2 tinham (o Kimi e o Massa) uma briga equilibrada. Minha opinião pelos cruzamentos melhor piloto atual da F1. 1) Alonso 2) Vettel 3) Hamilton 4) Button 5) Massa 6) Raikonen.

Zeno
Zeno
10 anos atrás

Por esse prisma o Kimi vai levar um baile do Alonso então? ou nesse caso os números vão mentir?

Eric Musashi
10 anos atrás

Essas comparações são perigosas, pois envolve bastidores, decadência do Massa, evolução do Kimi (hoje), mola, “Alonso is faster than you”, desmotivação, etc.

Se for usar essa lógica, Webber bateu Alonso na F3000 e foi melhor que Alonso na Minardi. Tarso Marques, mesmo tendo sido sabotado, foi melhor que Alonso na Minardi. E agora?

Lucas
Lucas
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

mas hein? pô, Eric, você conseguiu a proeza de listar nada menos que três argumentos, e todos eles errados. Webber não foi companheiro de Alonso na F3000, e muito menos na Minardi. Tarso Marques “melhor que Alonso na Minardi”? Só pra relembrar, das 14 corridas que eles fizeram juntos, só em duas o Marques conseguiu bater o Alonso nos treinos (e em boa parte das vezes o Alonso não só batia o Marques como ficava a frente de outros pilotos numa época em que a Minardi era o pior carro do grid). O Marques não terminou nenhuma corrida à frente do Alonso e o nome só aparece acima devido ao critério de desempate quando ninguém marca ponto – ambos abandonaram boa parte das corridas mas Marques deu a sorte de completar duas corridas em que ele ficou em último mas houve abandonos o suficiente para ele ser classificado em nono. Só no mundo dos sonhos o Marques foi “melhor que Alonso na Minardi”. Não é a toa que até a Ferrari foi atrás do Alonso depois do GP do Japão daquele ano, onde o Alonso não só bateu o companheiro como também as duas Arrows, uma Prost e uma BAR. Pra quem estava numa Minardi isso era longe de ser pouca coisa, e quando se está na pior equipe do grid não é a posição final que conta (afinal isso vai depender muito mais da quantidade de abandonos do que de mérito do piloto) e sim quantos carros das equipes acima se consegue botar pra trás. Alonso fez isso inúmeras vezes, tanto em treino quanto em corrida, ao longo daquele ano, o mesmo não se pode dizer do Marques. Não é de hoje que ele consegue extrair bons resultados com pouco carro, e como o Massa nunca foi bom nisso (alguém lembra de alguma boa corrida dele na Sauber?), o abismo entre os dois não é nenhuma surpresa e não precisa de nenhuma explicação esotérica envolvendo “bastidores”, “decadência”, “mola”, “Alonso is faster than you”, etc. O fato é que existe um abismo entre os dois pilotos, o que se reflete no abismo entre os resultados obtidos por ambos, simples assim.

Fernando Silva
Fernando Silva
10 anos atrás

Ótimo trabalho, porém temos quatro variáveis plausíveis no período em que o Massa tomou um pau do Alonso:

– Alonso é um piloto muito acima da média (até aí Kimi e Schumacher também, mas creio que Alonso seja mais manipulador de equipe que os outros, principalmente pelo Santander ao lado);

– Os carros e a equipe técnica da Ferrari de 2010 até agora são bem piores que os anteriores;

– Massa sofreu o acidente;

– GP da Alemanha de 2010, que pode ter tirado todo o tesão do Massa prejudicando sua performance.

Abraços

Lucas
Lucas
Reply to  Fernando Silva
10 anos atrás

Mais outro equívoco: Alonso é mais “manipulador” que Schumacher? Bom, basta relembrar pra ver que isso não faz muito sentido. Na época do Schumacher a hierarquia era estrita sempre, tanto é que as trocas entre Barrichello e Schumacher na Áustria em 2001 e 2002 aconteceram muitíssimo cedo no campeonato. Dê uma olhada nas classificações de Massa e Alonso de 2010 pra cá e vai ver que a Ferrari só pediu pro Massa passar quando realmente estava muito claro que só o Alonso teria condições de brigar pelo campeonato: tanto em 2010 como em 2011 aconteceu do Massa terminar exatamente uma posição à frente do Alonso no início do campeonato e portanto a equipe poderia trocar posição se quisesse. Já na época de Schumacher não houve uma única vez em que a Ferrari tenha tido a oportunidade de mandar Barrichello deixar Schumacher passar num início de campeonato e não o fez – chegando inclusive a exigir isso em uma temporada como 2002, quando só mesmo uma hecatombe nuclear tiraria os dois campeonatos da Ferrari. E não fosse a reação do público ao que aconteceu na Áustria, é provável que teriam forçado uma troca em Nürburgring também. Não tem nem o que discutir, a vida de segundo piloto na Ferrari era infinitamente mais hostil naquele tempo, e não é à toa que enquanto o Barrichello saiu por vontade própria (inclusive um ano antes do previsto), Massa preferiria continuar lá. Falar que Alonso “é mais manipulador de equipe que Schumacher” é o tipo da coisa que não faz o menor sentido.

marcos
marcos
Reply to  Fernando Silva
10 anos atrás

Uma equipe que gasta 500 milhões de dólares por ano como a Ferrari para que um dos seus pilotos sejam manipulados que absurdo….tanto o Massa como o Alonso recebe tratamento vip….aliás isto também ocorre na Mclaren, Mercedes e RBD. Parabéns ao Massa por dizer a verdade o seu carro é exatamente igual ao do Alonso, “perdi porque o Alonso é melhor”…. Carros que tem diferença de tratamento são as Marrúsia, a Sauber e até Lotus…como não há muito dinheiro é comum um dos pilotos ter privilégios. Eu vi o Mansell reclamar que durante toda a vida sempre foi o piloto n°2…por isto que ele não ganhou os títulos de 86, 87, 89, 90 e que ele só foi ser o n°1 em 91 e ele conseguiu o título de 92. Só que se você entrevistar o Piquet ele disse que os 2 carros eram iguais e que a sua única vantagem era ele ter o carro reserva. Já o Prost diz a mesma coisa que tanto o Ferrari dele como do Mansell eram iguais…Na minha opinião Mansell está mentindo…tentando justificar os seus fracassos…se ele admitisse que apanhou do Prost na Ferrari sua carreira estaria destruída como ocorreu com o Niki Lauda e com o Keke Rosberg que foram facilmente derrotados pelo Prost. Botando a culpa no tratamento ruim, ele acabou fazendo bons contrato e ficou com a mídia inglesa ao seu lado. Parabéns ao Massa…ele não é chorão.

paulo
paulo
10 anos atrás

Curioso que mesmo o Massa tendo números mais expressivos que o Kimi foi substituído justamente por este….

Luciano
Luciano
10 anos atrás

O Massa foi um piloto que passou uma fase acima da media e agora esta normal. Nao exijam muito dele.

Galba
Galba
10 anos atrás

Dio mio!!!!

Bagual
Bagual
10 anos atrás

A melhor definição do Massa foi dada por Juarez Roth:

http://obairrista.com/juarez/2013/09/09/diario-de-um-desempregado-0909/

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Sejamos realistas: os números onde Massa consegue ficar à frente de Raikkonen (único companheiro que ele, parcialmente, superou), são simplesmente suplantados pelo campeonato do finlandês.

Alberto
Alberto
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Kimi foi mais importante à Ferrari do que Massa por conquistar o título. Ponto. Os números, no entanto, mostram que Massa foi ligeiramente mais eficiente que Kimi no ano em que correram juntos na Ferrari. Ponto.

ed diogo
ed diogo
10 anos atrás

o problema nao foi a porca foi o Rubinho

cristiano
cristiano
Reply to  ed diogo
10 anos atrás

ehh mas se fizerem essa comparação do Rubinho com o Schumacher, todos os anos em que estiveram junto. Barrichello dá show no “Zacharias”.

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  cristiano
10 anos atrás

Não dá.

Jr.
Jr.
Reply to  cristiano
10 anos atrás

Mais um falador de abobrinha. Os carros que o Barrica pegou são INFINITAMENTE SUPERIORES aos que o Massa pegou. Tá certo que o Barrica também teve uma maré de azar fdp, mas eram muito, muito melhores.

Filipe
Filipe
10 anos atrás

Eu poderia fazer um infográfico mostrando a mesma coisa, só que pelo viés da mola.

Alan
Alan
Reply to  Filipe
10 anos atrás

Bingo!

Leonardo Lago
Leonardo Lago
Reply to  Filipe
10 anos atrás

Exato.

Lucas
Lucas
Reply to  Filipe
10 anos atrás

Duvido muito. Basta ver os fracos resultados do Massa pré-mola em 2009 pra ver que não se trata de “pré-mola” e “pós-mola”. É simplesmente “pré-carro ruim” e “pós-carro ruim”. Ferrari fez carros excepcionais de 2006 a 2008, e nesses anos Massa teve resultados excepcionais. Mas de 2009 pra cá a Ferrari vem fazendo carros muito fracos para o que se espera deles, e por isso os resultados de Massa (que nunca foi bom em tirar leite de pedra) também são fracos, incluindo aí as corridas que fez em 2009, quando levou nove corridas pra conseguir um pódio, o que é até pior que seu início de temporada em 2010 (dois pódios no início da temporada).

Rogério Silva
Rogério Silva
10 anos atrás

Achar que o Alonso é melhor ou mais rápido do que o Schumacher comparando estas estatísticas do Massa pós “porca” é meio infantil.
Após o acidente o Massa deixou de ser um piloto que disputava título com Hamilton para se contentar em ser escudeiro do Alonso.E o Alonso sabe disso e preferia ele para companheiro de equipe.

Cosmo
Cosmo
10 anos atrás

Os anti-Alonso pira!

E também aqueles que acham o Raikkonen um semi-deus da F1…”muito melhor” que Alonso…

Ainda mais depois de ver o comparativo Massa x Kimi…Que coisa né?

Galba Cunha
Galba Cunha
10 anos atrás

Massa vai crescer e retornar à consistência que tinha nos anos em que liderou a escuderia. A melhor maneira dele responder isso é tendo um bom desempenho em cada corrida que resta neste ano. É pensar no ano que vem correndo muito agora.

pedro
pedro
Reply to  Galba Cunha
10 anos atrás

ja demonstrou isso no ultimo gp rsrsrsrsrs

marcelo silva
marcelo silva
10 anos atrás

Os problemas do amassado foram o choronso e a mola do pé de chinelo !

Victor
Victor
10 anos atrás

Kimi vs Massa – Títulos: 1 x 0.

Fim da questão.

Mr. Jefferson
Reply to  Victor
10 anos atrás

Valorizo mais o número de vitórias, a contagem de pontos é errônea só deveria existir para desempate no caso. Nelson Piquet ganhou um campeonato em 1987 ganhando apenas 3 corridas, sendo que Manssel venceu 6, um fiasco estratégico sustentado pela ineficiência da FIA. F1 não é futebol!

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Eu falei: o Picaretonso acabou com a carreira do Massa. Este nunca teve o direito de vencer ou ao menos chegar na frente do outro.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Meo Deossss

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Meo Deosss…

Moy
Moy
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Só reforçando: Meo Deosss…

José Augusto Rocha Filho
José Augusto Rocha Filho
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Então porque não chegou logo atrás?

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Parei de ler no “Picaretonso”

Lucas
Lucas
Reply to  Genesco Junior
10 anos atrás

perdeu uma grande chance de se divertir :D

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Bom , o Raikkonen vai tirar a prova dos 9 ano que vem.
Acho que sim , o Alonso é o companheiro mais forte que o Felipe já teve ,
Em treinos fica sempre 0.2 abaixo na média, o que não é ruim, é um pouquinho melhor que o Nelsinho ficava ou quase a mesma coisa.
Mas em corridas o ritmo é bem mais baixo. Massa sempre começa bem as corridas. Larga melhor que o Alonso. Mas a medida que os pneus vão se desgastando e mesmo nas voltas dos boxes ele não consegue um ritmo nem perto do Alonso.
Então, veremos ano que vem o Raikkonen principalmente em termos de corrida, porque treino o Massa não faz feio.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Antonio
10 anos atrás

Você não deixa de ter razão, Antonio. Mas a impressão que eu tenho é que o Alonso suga todos os recursos da equipe só pra ele. Inclusive eu acho que isso acaba sendo prejudicial para a própria equipe. E eu ainda acho tambem assim como o xará Bigliazzi que a pancada da mola fez ele perder um pouquinho de performance.

PedroL
PedroL
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Concordo parcialmente com os dois comentários.
O diferencial do Massa sempre foi velocidade em uma volta rápida, o que fazia grande diferença quando a Ferrari tinha o melhor carro, pois mesmo não sendo tão constante na corrida ele conseguia se manter à frente.
O Nelsinho levou um azar danado tendo Alonso como companheiro numa Renault toda dele, infelizmente não pôde fazer nada.
Acredito que a mola não tenha influência na queda de rendimento do Massa, assim como ele e os especialistas citam.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Acredito que o problema não foi o Idiota do Alonso… mas sim a porca.

Os caras que sentam em um F-1 devem possuir 100% de “perfeição física”… e o Massa depois da “porca” não é o mesmo cara… ninguém seria… nem o Espetacular Nelson Piquet foi o mesmo piloto depois da panca na Tamburello.

Segue o jogo…

thierry boutsen
thierry boutsen
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Eu ainda acho que foi o “Fernando is faster than you” quando completava exatamente 1 ano do caso da mola ;esse foi sem dúvida um balde de água fria pro Massa. Correr sob estas circunstâncias desmotiva qualquer um.

Peter Perfeito
Peter Perfeito
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Mas por que chamar um bicampeão de F1 de “idiota”??

“Idiota”…se houve algum, deve ter sido o Barrichello, de onde saiu a tal porca? Ou o mecânico da Williams que não apertou a porca direito?? O médico que não tratou o Massa direito??

Não entendo esse povo.

Bons tempos quando nossos pilotos eram tão bons que não precisávamos morrer de inveja, de ciúme ou de raiva dos estrangeiros mais competentes.

Os “outros” são idiotas e trapaceiros. Os “nossos” são as eternas vítimas sacaneadas e uns COITADOS.

Há até 20 anos atrás, os pilotos brasileiros brigavam por títulos. Hoje “brigam pra não cair”.

Essa mania de”conspiração contra pilotos brasileiros” dá no saco!

Já deu né? Tá ficando cada vez mais ridículo!

MENOS RECALQUE, POR FAVOR!

Giovani de Paula Jardim
Giovani de Paula Jardim
Reply to  Peter Perfeito
10 anos atrás

Perfeito, Peter Perfeito. Mas vc sabe como são os pachecos…

Franco
Franco
Reply to  Peter Perfeito
10 anos atrás

Mola, e não foi da Williams, foi da Brawn.

Peter Perfeito
Peter Perfeito
Reply to  Franco
10 anos atrás

Desculpem nossa falha!

Foi uma mola…do carro da Brawn…do Barrichello.

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  Peter Perfeito
10 anos atrás

Parabéns Sr. Peter. Excelentes palavras. Não concordo com esta questão de tirar mérito de alguém simplesmente por não ser do mesmo país.

Assim como fazem com o Alonso, também tratavam como um animal o Schumacher, que simplesmente foi o maior campeão da categoria… Vai entender né… Abraço!

paulo
paulo
Reply to  Peter Perfeito
10 anos atrás

Peter, a mola soltou da Braw não da Willians…

Jr.
Jr.
Reply to  Peter Perfeito
10 anos atrás

A gazela aí tá nervosa por quê?

Não gostar de piloto X, Y, ou Z, não quer dizer, necessariamente, que não se goste de piloto estrangeiro. Na verdade, quem tá mais parecendo pacheco, com esse nhém-nhém-nhém todo, é você.
.

Alfredo Junior
Alfredo Junior
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Concordo com você Ricardo, tanto que ele fez uma excelente temporada em 2008, o que fez perder o título foi a o reabastecimento em Cingapura que a merda da equipe ferrari fez utilizando um novo equipamento que o tirou praticamente o título. A vida é assim, os melhores ficam, ele era primeiro piloto e acabou se rebaixando a segundo piloto quando Alonso chegou.

dc
dc
Reply to  Alfredo Junior
10 anos atrás

Não foi só isso – veja a corrida de Silverstone daquele ano, onde o cara rodou umas seis vezes. Campeão do mundo que se preze não pode rodar seis vezes na mesma corrida.

Jr.
Jr.
Reply to  dc
10 anos atrás

Rodar, até o Schumi já rodou, e em BANDEIRA AMARELA. E daí?

José Brabham
José Brabham
Reply to  Jr.
10 anos atrás

E Prost em volta de apresentação… Rsrsrsrsrsrs

Luis
Luis
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Mola, campeão. Mola e não porca.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

concordo com vc…a MOLADA na testa phudeu a performance do n2 147 Massa…nao o atual n1 147 dick2alonso…valeu.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Brasileiro tem mania de querer achar desculpa, Alonso é melhor e pronto. Lauda se arrebentou e voltou em alto nível, Shumacher quebrou a perna, Berger se incendiou, Kubica quase morreu e continua acelerando feito um doido, o próprio Piquet voltou. A Ferrari tem os dados do Felipe de anos em telemetria, se Felipe tivesse mal eles seriam os primeiros a trocar de piloto, sao muitos pontos em jogo. O fato é que Felipe teve três grandes pilotos como companheiros, 10 títulos somados e o próprio disse que Alonso é o mais completo.
Ninguém consegue tirar mais de um carro ruim que o espanhol, ano passado tá aí de prova.

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

E Vettel é melhor do que Alonso e ponto final.

Giovani de Paula Jardim
Giovani de Paula Jardim
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Vettel é fera, mas não da pra dizer que ele é melhor que Alonso, o pacheco.

Filipe Pian
Filipe Pian
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Acho fácil dizer isso só porque ele está ganhando. Se Alonso tivesse na Red Bull também estaria. Então ele “seria” o melhor. Não?

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Depende. Faça o teste: Dê uma Ferrari idêntica a cada um e deixem disputar uma corrida, e depois dê uma Red Bull pra ambos da mesma forma. Aí sim você pode alegar que Vettel é melhor que Alonso ou não, caso o alemão vença ambos os duelos.

Eric Musashi
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Vettel ESTÁ melhor que Alonso em 2013 e foi melhor em 2011.

É natural, o alemão está atingindo seu auge e Alonso já passou dessa fase. Mas eles são pilotos de estilos diferentes e é difícil comparar. Alonso é mais sólido e erra menos, Vettel é melhor em volta lançada.

Jr.
Jr.
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

Não concordo. O Vettel atingiu um nível de maturidade, em que ele NÃO ERRA mais. Basta ver como ele evoluiu através das temporadas. 2010 ele errou demais, depois quase não cometeu mais erros. É impressionante.

pedro
pedro
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Na RBR eu tbem

Acarloz
Acarloz
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Alonso é muito bom, pena que não ganha. Piloto que não ganha não é bom.

Peter Perfeito
Peter Perfeito
Reply to  Acarloz
10 anos atrás

O Alonso não é “muito bom”.

É “só” BI-CAMPEÃO DE F1. E não foi com a Ferrari, a McLaren ou a Williams…

Como foram Piquet com a Brabham, Schumacher campeão com a Benetton…Vettel com a RBR…

“Muito bom” foram aqueles que os “entendidos” amam, mas que nunca foram campeões.

Nem vou citar nomes pra não criar polêmica.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Peter Perfeito
10 anos atrás

Uma Renault malaca… na Ferrari ele por enquanto só fez perder um… Porque não consegui passar… Petrov!