O SOM AO REDOR
SÃO PAULO (acostumem-se) – Acho que já pinguei aqui algum vídeo com o som dos motores V6 turbo 1.6 do ano que vem. Da Renault, creio. Bem, a Mercedes está divulgando essa animação aí. Uma volta em Monza, com o motor em simulador. É o que ouviremos a partir de 2014.
Acho cedo para analisar… Acredito que, em função da rotação mais alta, o ronco fique um pouco mais agudo e alto do que os motores turbo da década de 80, pois a especificação e parecida (motores V6 com 1.500 e 1600 cm3 de cilindrada).
Temos que ver também como o ronco ficará para os espectadores, já que, até agora, somente tivemos simulações on-board. De qualquer forma, se ficar próximo do ronco dos motores turbo da década de 80, será espetacular.
Som lindo, e carro mais ainda (pra mim o F1 mais bonito que já construíram):
http://youtu.be/dLf1qKQeBEs
Esse som da Mercedes tá nojento! O da Renault até que ficou legal!
barulho bom é barulho de kart rss
http://www.youtube.com/watch?v=Lf-vzEcsw2I
abraços
Esse barulho é um pouco melhor, o som em bancada é bem abafado. Vai ser bom, downsizing é o futuro, menos espaço e consumo, maior eficiencia e performance. Achei as reduzidas meio lentas, não tem aquele bang, bang que gosto tanto. Mas acho que pode ser um pouco de blefe tambem, é esperar…
Que saudade do V10, tanto no som quanto na pista.
Ao menos berra mais que os Indy.
Ligier Matra em Interlagos e motos two stroke largando, nada se compara.
Hmm, melhor esperar para ver como isso será.
Talvez seja melhor do que a maioria está esperando.
O da Renault parece (se não for o mesmo som) muito parecido com os da 1ª Era Turbo. Agora, esse da Mercedes parece uma moto, como já foi dito por aí…
Pra mim, o som mais bonito de todos era do V10 da Renault do início dos ’90.
http://www.youtube.com/watch?v=5OS_k0V8Bvw
http://www.youtube.com/watch?v=oFm0m6sbOi8
A propósito, falando em barulho de motor, alguém viu isso????)?
Uma homenagem da Honda p/ AS em Suzuka, à noite 24 anos depois…
http://www.youtube.com/watch?v=oeO2q8FzcnM
bom dia Gomes e galera.
com certeza sera este motorzinho 1.6 Turbo MB…o Melhor… apesar das limitaçoes do regulamento fia/147… proibir a MB de Esmagar os Frageis concorrentes ….com sua tecnologia Exclusiva de empregar Berilio radioativo como a base do motor…que esta anos LUZ a frente …mesmo usando materias Basicos…que os outros fabricantes dominan…a MB como faz hj…fabrica-ra os motores turbo + potentes e comfiaveis do grid…isso somado ao novo kres MB…sera´PAU GERAL em todos…hahahahaharssss valeu.
O curioso é pensar o porquê de 8 marchas…. seria pela taxa de compressão?
A f1 está calcada na baboseira eletrônica. Ano que vem os kers terão um papel mais atuante (o dobro do tempo), mas prevejo uma infinidade de quebras.
Quanto ao som, uma bosta total….
Não vai quebrar. Audi e Toyota usam uns KERS 500 vezes mais complicados por 24 horas em Le Mans.
O lado interessante vai ser o turbo elétrico, que segundo lendas, já estará presente nos carros de rua em 2014, provavelmente nos Subaru STI. Hoje em dia, as inovações tecnológicas chegam simultaneamente à Formula 1 e aos carros de rua. Ou até antecedem a Formula 1, como o caso do Kers, que veio dos trens para os carros de rua e então para a Formula1.
Por falar em som de motor, idéia genial da Honda:
http://youtu.be/oeO2q8FzcnM
Parece um mosquito agonizando, meu Deus, queria ter grana pra assistir a F1 em interlagos esse ano, antes dessa palhaçada!!
E os Alfa Romeo, V8. Tudo isso em 1986, ápice da era turbo.
é o típico som dos mototes turbo, levemente agudo, um zunido, e com um chiado de tv antiga fora do ar.
Honda RA168-E 1.5 V6T – 1988 McLaren / Lotus
Architecture V6
Bore and stroke 79.0 mm x 50.8 mm
Capacity 1494 cc
Compression 9.6
Maximum power 900 bhp
Maximum revs 12500
Turbochargers 2 IHI
Dimensions
Weight 150 kg
Olha…..mais uma vez, não sei nem o que dizer a respeito do som deste motor. Me lembra muito mais motor de moto do que carro…..mas acho que irei me acostumar. Os motores V8 atuais não são bonitos também, se compararmos com a época dos V10 e V12 onde o ronco era uma obra de arte sonora. Portanto….acho que irei me acostumar.
Que bosta…
Baita porcaria, o que tá ruim pode ficar pior com a futura entrada dos elétricos.
É deprimente ver de onde viemos e para onde vamos…
http://www.youtube.com/watch?v=dB50EB3BDec
Se voltar ainda mais pra trás, fica ainda mais deprimente…
http://youtu.be/v9yhbiPC65U
Gostei pra caralho!!!
Parece motorzinho de dentista. Que saudade dos V10…
Apezaum treisquilimei! Calma tô zuando.
Quase não se escuta as reduções
Ta fraco!Vai ser corrida de abelhas!
O Fábio Seixas havia postado em seu finado blog.
Parece uma caixa de abelhas a princípio. Mas garanto que vai todo mundo sair embasbacado com a sensação de potência e com uma deliciosa dor de cabeça dos autódromos do mesmo jeito, é só questão de acostumar.
Abafado, né? Tomara que não seja tão baixo quanto o da Indy. Achei estranho o escalonamento do câmbio, de 6a pra 7a tem um buracão.
Notei o mesmo! Muito estranho o isso… A rotação caiu toda vida ao entrar a sétima… Enfim, simuladores.
Ridículo, patético, pífio.
A gente gosta de corridas e, assim, acostuma.
Mas que esse som é muito pouco perto dos V8 e dos V10, não há como negar.
Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com
esqueceu a sinfonia dos V12 da ferrari?
Você tem toda razão, heresia não ter mencionado o som mágico das Ferrari V12. Na verdade, sou mais velho, lembro também dos motores BRM e Matra.
Não gostei, na minha primeira impressão. Vou precisar de muito tempo pra me acostumar… Muita saudade dos V12.
Me parece que o motor enche muito mais rápido do que os atuais V8.
Acredito que em 2014 os carros mesmo com menos aerodinâmica serão mais rápidos que os de 2013.
abraços FG
vou querer o f1 2014 do PS3 só pelo som…
Ainda é mais legal (ou, menos ruim. Como queiram) do que o zunido de carrinho de controle remoto da Fórmula E.
O som dos motores, assim como a própria F1, nunca voltará a ser como antigamente.
Era só eles limitarem o giro. O McLaren MP4/4 de 88 tinha um V6 turbo. Mas como ele girava até 12 mil RPM, o ronco era mais grosso. Esses motorzinhos do ano que vem vão rodar até 16 mil giros, por isso soam esganiçados desse jeito.
V6? Tem certeza? Até onde sei o V6 na F1 é inédito…….acho que a McLaren de 1988 era V8 no mínimo.
Já teve V6 sim José.
Não, não é. Os motores Honda da era turbo eram todos V6. Aliás, na era turbo quase todos os motores eram V6. Tipo esse, da Lotus Renault de 1986.
http://www.youtube.com/watch?v=nEjkjQam6_A
Eu acho que o som dos carros do ano que vem serão, no mínimo, muito parecidos com este.
Os BMWs era L4
E os Alfa Romeo, V8. Tudo isso em 1986, ápice da era turbo.
O BMW 1,5L Turbo era 4 cilindros em linha, e o Hart também…
Os BMW eram 4 em linha turbo, chegaram a ter 1400 hp em versões de treino!
Não vão, cara. Esses motores dos anos 80 giravam, no máximo, a 11, 12 mil giros. Os de 2014 vão chegar a 16 mil.
Isso porque você é um cabeçudo q nao leu o que o maluco ali falou sobre os giros.
O único V8 da era turbo foi o Alfa-Romeo, que era pesado e gastão.
Durante muito tempo existiram motores de até 4 cilindros em linha… Piquet foi campeão com um BMW M12.
Quantidade de cilindros não é indicativo de capacidade de potência. Tanto que os alemães depois chegaram a tirar perto de 1500CV, dum motorzinho de 1,5l.
Aliás, lembro que nessa próxima mudança chegaram a cogitar que voltassem os 4 cilindros turbinados.
Já teve até BMW de quatro cilindros e 1.5 litro, cara.
OS BMW eram 4 cilindros, inclusive o Piquet chegou a correr com eles em 1983.
eram v6 sim, mas a “litragem” era bem maior… esses novos serão 1.6 se não me engano… ai nao tem milagre, motorzinho de dentista mesmo…
Eram até menores, 1.5 litro
Concordo, os V10 e V12 de antigamente roncavam bonito porque batiam em 11, 12, 13mil giros no máximo. Aí era um ronco mais encorpado. Se esse V6 fosse limitado em 9 ou 10mil, como os V6 turbo dos anos 80, seria mais bonito também. Mas… a gente acostuma.
Na verdade o que faz o barulho bonito são os giros do motor, quanto mais giros, mas bonito o ronco. Veja esse Toyota revs pra mais de 20 mil rpm. Quanto mais giros melhor, mas maior o desgaste.
http://youtu.be/bxTBfU9mIfg