SEM BRASIL

SÃO PAULO (desta semana não passa) – É a semana mais quente do ano na F-1 no que diz respeito ao mercado de pilotos. E ao futuro do Brasil na categoria, também. As últimas notícias na Europa dão conta de que Kimi Raikkonen vai anunciar o que fará em 2014 nas próximas 48 horas. Prazo que teria sido dado por ele mesmo à Lotus para provar que tem como pagá-lo direito. Há rumores indicando que o time lhe deve uma boa grana, bônus por pontos conquistados, e não ofereceu garantia nenhuma de que terá estrutura financeira para arcar com seus altos salários no ano que vem. E, por consequência, de lhe dar um carro com potencial de ganhar corridas.

Não há terceira opção para Raikkonen, como se sabe. Depois que a Red Bull confirmou Ricciardo para o lugar de Webber, é ou ficar na Lotus, ou correr na Ferrari. Portanto, a semana é decisiva também para Massa. Se sair, corre onde? Na Lotus? Foi hipótese que levantei ontem apenas porque me parece o único lugar decente para um piloto egresso de um time grande como a Ferrari. Mas não é muito provável que a Lotus o queira. A ver. Depende de muita negociação.

O Brasil, assim, pode ficar sem um piloto na F-1 pela primeira vez desde a estreia de Emerson Fittipaldi na categoria, em 1970. Felipe Nasr? A informação que eu tinha é que ele iria correr, sim, porque a TV Globo está fazendo gestões nesse sentido, inclusive junto a patrocinadores. A emissora considera importante haver um brasileiro no grid para continuar com suas transmissões, dando o espaço que a F-1 tem em sua grade. Mas Nasr não está garantido, não. O fim de semana foi muito ruim para ele e sua temporada na GP2 não é propriamente brilhante. Portanto, se arrumar onde correr, será em equipe pequena precisada de dinheiro. Nada que entusiasme muito o público no Brasil, alimentado a ufanismo desde sempre. Uma possibilidade de Toro Rosso já foi descartada por Helmut Marko em entrevista a Livio Oricchio, do “Estadão”. Ele diz que o substituto de Ricciardo virá necessariamente do programa de desenvolvimento de jovens talentos que a Red Bull conduz em várias categorias.

Brasil sem piloto na F-1 é algo que, realmente, choca. Afinal, são mais de quatro décadas com alguém representando o país. E, na maior parte desse tempo, sempre com pelo menos um em equipe de ponta. Choca, mas não surpreende. Há quanto tempo a gente diz aqui que isso, cedo ou tarde, iria acontecer? Que sem automobilismo interno forte a tendência era essa?

Portanto, a se confirmar uma eventual dispensa de Massa nesta semana e sua saída de cena, veremos como ficará a F-1 por aqui. Hoje, o Mundial tem representantes de 11 países no grid: Alemanha (4), Austrália (2), Espanha, Brasil, Inglaterra (3), México (2), Finlândia (2), França (4), Escócia, Venezuela e Holanda. É curioso notar que seis desses países, os seis últimos da lista, não têm etapas no calendário — o México deverá entrar no ano que vem. Também é curioso notar que dos 19 países visitados pela F-1 todos os anos, nada menos do que 14 não possuem pilotos disputando o campeonato. Os que têm são Alemanha, Austrália, Espanha, Inglaterra e Brasil. E mesmo assim a F-1 enche as arquibancadas em boa parte dos autódromos, exceções feitas a Bahrein, China e Malásia. Talvez Índia e Coreia possam ser incluídos aí também.

Mas há GPs que lotam até a tampa mesmo sem que o público, teoricamente, tenha para quem torcer. Os casos mais claros são os do Canadá, do Japão, da Bélgica, da Hungria e da Itália. Cada um com seus motivos particulares. Montreal é apaixonada pela F-1 desde os tempos de Villeneuve. Os japoneses são loucos por corridas. A Bélgica é pertinho da Alemanha, assim como a Hungria, ambos países centrais que atraem gente da Europa toda. Os italianos têm a Ferrari.

E o Brasil, neste futuro sombrio sem pilotos? Como ficará Interlagos? A F-1 se sustenta por aqui sem alguém com chances de ganhar uma corrida?

Bem, deveremos saber nesta semana se essas pergunta serão feitas. E, se forem, as respostas teremos a partir de 2014.

Subscribe
Notify of
guest

176 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivone
Ivone
10 anos atrás

Não consigo imaginar o brasil sem F1 devo essa mania a AYRTON SENNA do BRASIL,
então MASSA para mim como para muitos você é o seguimento dessa mania ou costume.
Nosso país não tem muita vontade de patrocinar esse esporte mas ele conseguirá continuar
mesmo com a falta de ajuda, digo isso porque tudo permanece por si próprio quando vale
apena e traz alegria ao povo que no momento tem grande necessidade dessa alegria.
Tudo pode acontecer quando existe em si algo de bom caso contrário pode demorar mas por
si só acaba e chamaríamos esse fato de um fim por si só.
Mas quando o que está em jogo é somente interesse de alguns e não o bem estar de muitos o tempo também é curto, seguindo o pensamento e a vibração de cada ser humano teremos
em conjunto um grande bem, ou um grande mal.
Quando muitas mentes pensam e desejam a mesma coisa sendo esse querer algo de bom , com certeza sua realização é muito eficiente e rápida.
Então vamos unir nosso pensamento para que a F1 siga sem parar e com mais força tanto no brasil como no mundo !!!!!!!!!!

Dyego
Dyego
10 anos atrás

GP Brasil sem piloto brasileiro no grid será o maior fracasso que Bernie Ecclestone já viu na Fórmula 1. E mais, se o Brasil hoje é o maior público da F1 com mais 85 milhões de telespectadores, pode ter certeza que do jeito que a coisa anda a F1 por aqui vai de ladeira a baixo!
O povo brasileiro em si não tem mais a mesma paixão pelo automobilismo… Não há nada por aqui que empolgue (categorias e pilotos), e a tendência é essa mesmo! E assim a coisa vai mudando…
Hoje o brasil tem o segundo maior público de MMA pq?? Simplesmente pq lá ta recheado de brasileiros ganhando…
Enfim, o publico brasileiro, diferente do europeu, nao vai apreciar e dar ibope sem ter alguém lá que os motive.

Simão
Simão
10 anos atrás

FG.. como vc muito bem escreveu o fato de não termos piloto brasileiro na F1 não significa necessariamente o fim da F1 para a torcida brasileira. Eu mesmo. desde que o Nelsinho “foi saído” da F1 e o Massa se rebaixo aos caprichos do Alonso eu venho torcendo por Vettel e Hamiton. O fato é que, como vc tbém vem a tempo escrevendo, não existe mais automobilismo de base no Brasil. A imcompetência dos dirigentes do automobilismo brasileiro, associado com a covardia dos organizadores, que tem medo de pensarem gde… fez com que eles matassem a galinha de ouro deles mesmos, pois afinal são esses caras que faturam uma grana com o automobilismo.

Creio tbém que alidado a isto tbém tem o fator “piloto pagante”, e como aqui não tem ninguém disposto a gastar os tubos com patrocínios para pilotos meia boca… a coisa tá indo pra o caminho que estamos vendo…

Abraço,
simão

CLAUDIO
CLAUDIO
10 anos atrás

Na minha opinião o Massa não é um piloto ruim. Ja foi melhor, bem melhor. Fico imaginando se ele tivesse ganho o mundial de 2008! As coisas para ele seriam bem diferentes. Tal qual um jogador de tênis, o esporte individual, por mais que dependa da máquina ( no caso da F1) depende muito da confiança tb. Penso que ele perdeu aquele toque mais ousado de sua guiada depois de quase ser campeão. Se ele tivesse sido campeão as pessoas não menosprezariam ele da forma como o fazem. Não desdenhariam tão intensamente pois ele faz parte da galeria dos vencedores. Mas ele perdeu!!! e no final isso é que importa. Button foi em 2009 e não o vejo milhas à frente do Massa. Realmente Vettel, Alonso, Hamilton e um Raikkonem (motivado), são bem melhores. Tem aquele borogodó a mais. Torço para que o Felipe encontre alguma equipe decente e volte a correr ano que vem. Não me sinto ufanista, mas sempre é bom ver alguem falando português no paddock.

Cleverson
Cleverson
10 anos atrás

Pelo visto… o ciclo de Luis Felipe Massa na Scuderia do Cavallino Rampante está pertinho do fim… Dureza e sintomático…

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Que é isso pessoal?

“A FIAT do Brasil e a Globo vão bancar a permanência do Massa na Ferrari”…Afinal a FOM “precisa” de um brasileiro na F1!

Han han…

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
10 anos atrás

Eu acho que temos que aguardar mais um pouco. O Alonso não vai suportar ficar com o Raikkonen ma mesma equipe. Não tem estrutura emocional pra isso!
vamos ver…

valdir
valdir
10 anos atrás

fizemos campanha e o mauro voltou pra band.

Campanha #voltaflaviogomesESPN

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
10 anos atrás

O problema não é só o Brasil não ter pilotos no ano que vem, mas quando teremos novamente? E quanto tempo leverá para termos um piloto de ponta? Eu diria que não só o ano de 2014 será sombrio, mas sim os próximos 10 anos.

hendrix
hendrix
10 anos atrás

É oficial.

OBRIGADO CBA.

http://www.youtube.com/watch?v=UyMuyvIxsJM

Sergio Miami
Sergio Miami
10 anos atrás

Flavio, o GP Brasil nao acaba, nao acabou quandoEmerson foi para a Copersucar e so andava em ultimo, nao acabou depois que o Senna faleceu e o Brarrichello corria na Jordan e depois na Jaguar, nao acabaou quando o Massa corria na Sauber.. nao acabou quando so o Schummi ganhava..vai acabar se o evento parar de dar o tar retorno a cidade e a TV seguir interessada em pagar o que a Fia pede. Acho que a Globo eh quem mais paga por direitos de transmissao. Lembro que muitos artistas vem ao Brasil e lotam estadios Maddona, U2, Iron Maiden, ACDC, Riger Watters e nao tem brasileiros lah, a publico gosta de grandes espetaculos se a F1 se mantiver dando este espetaculo ou seguir dando a impressao que eh um grande espetaculo entao o GP brasil esta garantido, com brasileiros ou nao.

RICARDO SIMONE
10 anos atrás

Estou falando a muito tempo que a Globo deveria juntar o seu ‘pool’ de anunciantes e investir em um piloto brasileiro na Fórmula 1. Pois é de seu interesse, pois a audiência vem caindo ano após ano. A turminha que é ou era fã do Senna na verdade nunca foram muito fieis as transmissões, só assiste mesmo quem é fã do esporte e não do piloto.

O que soube é que a Renault, uma que patrocinam a F1 pela Globo, cujo presidente mundial é um brasileiro, mostrou-se interessada em trazer o Nars para a categoria. Ainda mais que tem o Banco do Brasil, BB e a Sky bancando-o. Fora o Eike, mas esse não deve renovar com o piloto. Mas esse piloto não venceu uma sequer na GP2 desse ano e nas duas últimas rodadas foi desastrosa a sua pilotagem. Queimou-se um pouco.

Investir em Massa??? É jogar dinheiro fora, pois é muito fraco. Dizer que foi campeão mundial por 10 segundos é a coisa mais ufanista que já vi. Sou mais o Barrichello, pois a sua pilotagem nunca foi questionada, ele se queimou mais pelos seus comentários. Nisso o Massa é mais politico, mas isso não vence corrida.

Por mim é indiferente se há piloto brasileiro ou não, pois sou fã do esporte. Mas ao mesmo tempo prefiro que há, independente quem seja, para que possamos te-las transmitidas pela televisão, nem propriamente ter um GP por aqui, pois isso vai para uma minoria. Bem ou mal, que passe na Globo, apesar de suas mancadas nesse ano, passar em outro canal correremos risco de só ver em videotape. A própria Fox Sports já anunciou que não passaria todas as corridas ao vivo, dando preferencia para a Nascar, argh, e a NFL.

Vejo que a úncia saída é torcer que haja um troca-troca entre a Ferrari e a Lotus de pilotos. Alonso na Lotus e Kimi na Ferrari, somente assim teremos um piloto brasileiro no grid e Massa ganharia uma sobrevida na categoria e quem sabe em 2014 Nars comece a vencer na GP2 e garanta um lugar em uma equipe de ponta em 2015.

Oremos!!!

alan
alan
10 anos atrás

Acho essa novela massa-alonso-ferrari uma estupidez (alias os italianos sao tipicos fanfarroes), o problema da ferrada naos sao os pilotos, pois alonso compete bem e massa e o melhor segundo pilototo da atuas;idade, o problema da ferrari e que Redbuling & Vettel estao imbativeis, a equipe, o piloto e o carro estao em perfeita sintonia. alonsinho e RAIkonem juntos me parece estrelismo demais ( desnecessario) entao o mais viavel seria RAI e massa, mas entao porque substituir o alonsinho……????? vejem bem meus preclaros, tirando Vettel & RedBULING o alonsinho seria campeao facil facil, entao o probrema da ferrada se chama VETTTTEEEEELLLLLL e REDBULING !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Felipe
Felipe
10 anos atrás

Vai ficar assim:
Ferrari: Raikkonen e Hulkenberg
Lotus: Alonso e Grosjean
Sauber: Massa e Gutierrez

Sim, Sauber trocará Hulk com Massa, Alonso volta para a Lotus Renault.

Luiz G
Luiz G
10 anos atrás

Alonso fora da Ferrari seria uma surpresa, mas não seria “impressionante”.
Ele é um campeão, um cara talentoso (e chorão) e quer ganhar de qualquer jeito.
FATO é que a combinação “Alonso-Massa-Domenicalli-Ferrari” não rendeu títulos.

Pode-se culpar um monte de fatores por isso, mas o fato é que não rendeu títulos e nada mais natural do que tanto Alonso, como Massa ou a Ferrari buscar novas soluções para alcançarem seus objetivos.

A combinação “Vettel-Horner-Newey-Red Bull” rende títulos e eles não precisam de Alonso por lá, pois já estão vencendo.

Logo, se Alonso buscar outro caminho pra tentar um título, não seria surpreendente (sei-lá se no contrato dele não tinha uma clausula dizendo que se ele não fosse campeão em 4 anos, ele poderia quebrar o contrato?).

A Ferrari sabe que Alonso é muito bom, mas de repente, pode estar se dando conta que a química entre piloto-projetista-equipe não está funcionando e isso mina os humores de todo mundo…..sei-lá o que ocorre numa empresa dessas, mas imagino que eles não se preocupem muita com filosofia. O que eles querem é resultados…que não tiveram.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

A Globo é parceira do Ecclestone… creio que ela vai encaixar alguém, nem que seja apenas para fazer o mesmo papel de figuração que o Massa faz hoje…
Ou seja, um lugar pode ser “comprado” com tranquilidade na Marussia ou Caterham… e até Bruno Senna e seu “budget” de patrocinadores podem entrar nessa.
O Nasr não está indo bem na GP2… talvez seja melhor ele ficar mais uma temporada por lá…
E o Massa… ele mesmo diz que tem outras opções na Formula 1. Apesar de tudo, é um vice-campeão no mercado e pode levar o din-din da Globo, da cervejaria Petrópolis…
Mas concordo que o futuro é sombrio… por quê a Petrobrás não volta a investir na formação de pilotos e patrocinar um piloto? Talvez o governo atual prefira que a empresa patrocine alguém do UFC (argh!)…

Apache
Apache
10 anos atrás

Acabei de ouvir na BBC aqui em Londres que Alonso já fez a malas, amigavelmente

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

É dificil acreditar que Raikkonem queira ser escudeiro do Alonso, ou vice versa.
Para Massa tanto faz..
Ou Raikkonem desistiu de ganhar corridas e preferiu ganhar a grana que perde na Lotus.

Fernando Sandrini
Fernando Sandrini
Reply to  Gabriel
10 anos atrás

Está indo pra lá com garantias de que será tratado igual e é pelo desejo de ganhar mais campeonatos que ele está negociando voltar para a Ferrari.
Ficar na Lotus garante no máximo o que ele vem fazendo, pódios e ganhar corridas quando algo dá errado para os outros mais rápidos.
Infelizmente a Lotus não conseguiu patrocinador master e após as férias de verão o rendimento do carro cai consideravelmente pois a grana lá acabou e ão tem mais como desenvolver o carro(admitido pela direção da equipe em junho)

Abraços

Hugo
Hugo
10 anos atrás

Continuando a passar no sportv, ta bom….só lamento pelos profissionais que trabalham e vivem de f1….a fonte vai secar, vai ser difícil arrumar patrocinadores nesse primeiro momento, sem a transmissão da Globo…sim, acho que sem brasileiros, a Globo deixa a f1 de lado…vai ser só um flash no autoesporte (vide motogp)

daniel
daniel
10 anos atrás
Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
10 anos atrás

O nosso automobilismo realmente pode morrer, de forma lenta e dolorosa.
Dizem que realmente o terreno do Autódromo de Curitiba já está negociado com empreiteiras para fazer condomínios. O que será de Interlagos sem brasileiro na F1, o publico vai continuar lotando as arquibancadas? Pode virar uma nova Nurburgring que está falida. Preocupa, teremos que viajar a outros países para ver automobilismo de qualidade e assim vai ficando cada vez mais longe.

Vamos fazer um protésto em pról do automobilismo brasileiro?

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Gustavo Oliveira
10 anos atrás

“protesto”

Paulo Vargas
Paulo Vargas
10 anos atrás

A merda quem fez foi sr. Bernie Eclestone em 99 quando vendeu a maioria das açoes da F1 para um consórcio Alemão. Este consórcio é quem dita os interesses comerciais da categoria, ou seja, manda na F1…..pois F1 é um comércio de grande alcance na economia mundial. Eles determinan o que é bom ou ruim pra F1. Me digam se depois de 1999 houve algum campeão que não fosse Europeu? E digo mais: eles ainda não conseguiram seu ápice que é Montar uma equipe alemã com piloto alemão e ganharem o título, tentaram mas o Schumi não tinha gabarito e a mercedes não era um carro pra disputar um título.(isso prova que aquela história de que Schumi chegou e fez uma ferrari campeã é balela, pois se não porquê não fez o mesmo na mercedes?) Brasileiro na F1 só é bom pra Ferrari pois a Fiat depende da venda brasileira de seus carros, por isso acho que Massa ainda fica!

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Também estou torcendo pela permanência do nosso bravo escudeiro! O que será das “traídas” se ele sair de cena? Os comentários de crítica, revolta e gozação deixariam de existir. E não teremos mais a mesma lenga-lenga, a cada final de temporada: “Ano que vem, Felipe vai surpreender. Eu acredito! Alonso que se cuide (a última frase é pra matar de rir).”

Por tudo isso e pelos bons serviços prestados a Top Seven em 2006, torço por uma solução que favoreça o brasileiro.

Força, Felipe!

Fernando Vieira
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Como assim Schumacher não tinha gabarito???? Se a Mercedes queria fazer um carro campeão não tinha outra pessoa melhor pra contratar!

A diferença da Ferrari para a Mercedes é muito simples: Testes. Quando Schumacher desenvolveu aquela baita Ferrari e simplesmente dominou a F1 os testes eram liberados. Reza a lenda que ele mandou fazer uma casinha no circuito de Fiorano e passava o dia inteiro testando. assim, ele desenvolveu o supercarro.

Na Mercedes, com testes restritos, ele fez o que deu. Quando ainda era draga, ele fez pódio e se hoje a Mercedes ganha corridas, pode apostar que tem o dedo dele ali.

hausensson
hausensson
10 anos atrás

Se o Brasil fica fora da F1, nosso GP acaba também. Depois, a F1 vai pra TV a cabo, e os patrocínios minguam; não só pra eles, mas pra toda mídia de automobilismo (incluindo vcs do Grandepremio). Acaba o espaço, os profissionais, o dinheiro, o negocio…Flavio,
isso não é bom pra ninguém, não se engane. Brasileiros são movidos a ídolos, e as pessoas vão deixar o F1 (e o automobilismo) em questão de pouco tempo…

Jonny'O
10 anos atrás

Seria ótimo não ter Brasileiro na F1, geralmente as coisas renascem quando se chega no fundo do poço.

E daria uma limpada nos ufanistas!!!! seria um alivio, já pensou, o cara que gasta linhas e linhas pra meter o pau em piloto do pais que não é campeão ou o fodão …..um total desrespeito …ou ainda nos defensores de conspirações ……esse pode ser o lado bom.

Quanto a Interlagos é preocupante mesmo, principalmente quando se vê a condição dos demais autódromos.

Eddie
Eddie
10 anos atrás

Sinceramente acho que o fato de não ter brasileiro no grid não muda nada a Paixão do Brasileiro por Formula 1. Tenho 26 anos e acompanho formula 1 a uns 10 anos, e nunca assisti as corridas com esperança de uma brasileiro ser campeão. Ingenuo e Burro é quem um dia teve esperança que fosse sair um titulo mundial de Massa ou Barrichello

Francis
Francis
Reply to  Eddie
10 anos atrás

O caso é que a maioria acompanha a F1 desde a época de Emerson e cia, e realmente, depois de Senna, nunca tive essa esperança de ver Ruben ou Felipe serem campeões mundiais, pois são contemporâneos a pilotos de um gabarito maior – Kimi, Alonso, Schumacher, Vettel, Hamilton – portanto não termos pilotos na F1 é resultado, sim, do não investimento no esporte a nível interno, sucateamento das pistas, falta de repeito com pilotos e patrocinadores, ou seja ingerenciamento total por parte da CBA e dos clubes estaduais. Eu vi a federação do ES ir por água abaixo por politicagem, com autódromo no projeto, terreno liberado e … foi tudo pro saco, pois viram que aí era mais um lugar para se meter a mão. O Pai Celestial que tome conta de Geraldo Becker (Bata) que foi o único aqui que peitou e fez algo a mais pelo automobilismo no ES. Mesmo que tenha sido a nível local, mas fez a parte dele. Hoje não é mais o mesmo…

Roberto
Roberto
Reply to  Eddie
10 anos atrás

É, mas o Massa foi “campeão moral” em 2008. Claro que eu sei que oficialmente, o Lewis Hamilton foi o campeão. Mas tivemos uma corrida que deveria ter sido invalidada, vencida pelo Alonso, em que Piquet Jr. confessou uma simulação de acidente. Então, não é um ponto a mais ou a menos, nesse caso, que determinou que Hamilton foi melhor em 2008. Se não fosse a política, Massa teria sido campeão. Portanto, tem estatura para tal. O que aconteceu depois do acidente da mola, é outra história.

Jean
Jean
10 anos atrás

Talvez o Massa vá para o Grêmio…

luiz
luiz
10 anos atrás

Deixo uma homenagem aos 4 grandes do Brasil.
Emerson, que sempre sorria
Nelson, que nunca chorava
Airton, que nunca sorria
e Rubens, que sempre chorava

LHC
LHC
10 anos atrás

Vi o sorriso maroto de Christian Horner e as lágrimas comovidas de Adrian Newey como a emoção máxima dos papais orgulhosos que têm filhinhos imbatíveis (VET e RB9).

alam
alam
10 anos atrás

To achando que o RAIkonen vai acabar substituindo o Alonzinho, e nao o massaneta……

José Morelli
José Morelli
10 anos atrás

Essa bola já vem sendo cantada ohhh, “há 500 milhões de anos atrás….”

Não é surpresa alguma. Eu inclusive esperava este fenômeno “Brasil sem piloto na F1” há pelo menos uns 2 anos. Ano passado eu já havia ficado horrorizado que a Ferrari havia acertado com o Massa pra 2013, já plenamente ciente da perda de tempo/dinheiro/paciência que isso significa à equipe, chefes, engenheiros.

Portanto, isso já era esperado pra este ano inclusive…..eu acho que o Brasil merece esta lição. Não investe em automobilismo, autódromos são destruídos em nome de esportes menos populares ainda como os de natureza olímpica (e esperançosamente vão ser as Olimpíadas menos populares no âmbito nacional da História da Humanidade – o que vai ser maravilhoso pra esfregarmos a nossa raiva nestes filhos da p* de Sérgio Cabral e Eduardo Paes).

Além do Brasil não incentivar o automobilismo interno, teve de lidar ainda com a vergonha de Felipe Massa nos representando muito mal na F1. Que fã o Felipe Massa conseguiu atrair no Brasil com as corridas amadoras, ridículas, PATÉTICAS que ele tem demonstrado??? Eu não esqueci o episódio ridículo da ALEMANHA 2010, e isso é só para começar a história de fiascos…..se formos fazer um levantamento da quantidade de provas que o Massa PROVOU ser incompetente para estar na F1, vão faltar dedos das duas mãos pra relacioná-las!!!!!

FOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRAAAAA MASSSSSA! Seu lugar é Stock Car!!!!!

Roberto
Roberto
Reply to  José Morelli
10 anos atrás

Novamente. O Massa foi “campeão moral” em 2008. Claro que eu sei que oficialmente, o Lewis Hamilton foi o campeão. Mas tivemos uma corrida que deveria ter sido invalidada, vencida pelo Alonso, em que Piquet Jr. confessou uma simulação de acidente. Então, não é um ponto a mais ou a menos, nesse caso, que determinou que Hamilton foi melhor em 2008. Se não fosse a política, Massa teria sido campeão. Portanto, tem estatura para tal. O que aconteceu depois do acidente da mola, é outra história.

Durvaldisko
Durvaldisko
10 anos atrás

Culpa do Galvão Bueno. Agora, como fica a TV Globo? Candidata à coveira dos esportes
televistos…

Aroldo
Aroldo
10 anos atrás

“Uma possibilidade de Toro Rosso já foi descartada por Helmut Marko em entrevista a Livio Oricchio, do “Estadão”.”

Anda lendo o “vetusto” jornal, Gomis e Bebis ?

luiz oliveira
luiz oliveira
10 anos atrás

Disse bem. Isto eh consequencia mais do que cantada do imobilismo da cba. E do abandono do automobilismo no pais. Acabou. Ou surge uma base, ou vamos ver se aparece um fenomeno com dinheiro. Um tremendo acaso.

Talles Almeida
Talles Almeida
10 anos atrás

quando esse assunto pipocou antes de spa, achei, assim como outros que quem sai é alonso.

raikkonen vem ganhar, massa pilota nas vezes de escudeiro, com mais liberdade de “tentar andar na frente”
alonso vai pra lotus, leva o santander, soluciona a questão financeira, e todos ficam felizes.

Marolla
Marolla
10 anos atrás

Alonso na Renault.
Ferrari irá reviver seu ultimo bom momento no F1

Niva 27
Niva 27
10 anos atrás

Sou fã de automobilismo e assisto a F1 mesmo com o Massa correndo. Não vou deixar de assistir porque não tem um piloto brasileiro, na verdade, já não temos.

Diomar Campos
Diomar Campos
10 anos atrás

É Claro que a F-1 se sustenta por aqui sem um brasileiro na F-1, quem manda no GP é a Petrobras e a Rede Globo e quem vai a Interlagos com certeza nao vai pra torcer pro Felipe Massa e pro Barrichelho (nesses ultimos anos) -Ou será que tem alguem tao ingenuo por aqui?- , portanto o GP daqui só corre perigo caso a Globo ou o PT resolverem cortar a verba, o que acho dificil, já que sabidamente a F-1 é um dos maiores eventos (to falando de $$) em SP, e apesar da estrutura de Interlagos ser risivel (o que vai ser resolvido, espera-se), os pilotos gostam do traçado…
EU sinceramente acho, que nao é uma tragédia nao ter um piloto brasileiro na F-1, sim existe uma tradicao, mas quem errou foi a Globo, que divulgou esse produto sempre vinculado ao brasileiro vencedor no passado (epocas do Emerson, Piquet, Senna) e fez deles DEUSES (antes que as sennazetes critiquem, Não, Ele nao era um santo). SE ve esse mesmo erro quanto ao futebol, agora o Brasil passa por um triste processo de Neymarização, que no passado, foi de Pelé, Ronaldo, ETC, ETC…
A globo erra feio ao vender esse sentimento ufanista e não o esporte em si, tanto é que como voce mesmo citou no texto, há paises em que a F-1 tem um excelente publico e nem tem sequer um piloto na categoria ou nunca teve alguem realmente bom.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Isso aqui esta com cheiro de Argentina… que não conseguiu sobreviver aos insucessos do Reutmann na década de 80.

Segue o jogo… que os Deuses do Automobilismo nos presenteiem com mais um Campeão Mundial.

Imperador

marcão
marcão
10 anos atrás

Bom!!!! Todo mundo tem a sua opinião! Eu a minha!!!
Eu ainda acho que o Massa” não sai da Ferrari ano que vem!!!
Um motivo é a Fiat no Brasil que ainda vende seus carros aqui de forma a ter algum volume nas contas quanto as coisas se unem na matriz mundial..
Outra, o Kimmi já falou que …..não tem nada contra a Ferrari mas nada mudou…
A lotus não vai libera-lo,e se o fizer o obrigará a mais um ano de praias, folga e vida boa…
E última, a Ferrari já fritou pilotos de ponta, o Alonso andou falando umas e outras do próprio telhado..
Vamos ver o que vem por aí!!
E se realmente o Brasil não tiver um piloto com suas “”bandeiras como dizem””, é a pura verdade desde os tempos da cooperçucar.. Todos os outros chegaram ,lá sem a forcinha do Pais…
Então né!!

Gaidar Silva
Gaidar Silva
10 anos atrás

Brilhante o seu texto Flávio, realmente ilustra a situação atual do nosso automobilismo.

Porém como leitor assiduo desse blog tenho a obrigação de dizer que achei sua postura totalmente equivocada na questao do grêmio, oque aconteceu?

Abs

Claudio Luccisano
Claudio Luccisano
10 anos atrás

A combinação Alonso e Kimi não me parece algo que possa dar certo, principalmente em um time como a Ferrari.
Alonso não gosta de sombra e Kimi não gosta de “prover vácuo” para ninguém.
Ou teremos uma surpresa em relação Alonso ou assistiremos o que vai dar essa combinação “indigesta” em termos de time.
Quanto a não termos piloto brasileiro na F1, bola cantada já faz tempo, graças a CBA.
Só resta saber se o automobilismo brasileiro, já combalido, irá sobreviver a mais este duro golpe.

José
José
10 anos atrás

Massa está muito lento,essa é a grande verdade,lento e apático,sem tesão nenhuma parece mesmo um piloto em final de carreira.Sempre gostei de seu jeito o forma de falar e dar entrevistas nunca culpando ninguém e assumindo seus eventuais erros,tambem teve uma fase muito rápida e só não levou o título porque a Ferrari é a Ferrari,uma equipe meia circense.Mas infelizmente ele está muito lento.
Se a F1 tem ou não pilotos brasileiros, não interessa,gosto do esporte e não sou pachecão com pilotos brasileiros.Pilotos do naipe de Rubens Barriquello,Bruno Senna,Razia etc só iludem desentendidos,com a ajuda da Globo e dos amores do Galvão,promovem verdadeiras nulidades a azes do volante.Muito melhor sem eles.

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

Com a palavra a CBA, dado o sucesso das categorias de base nos monopostos no Brasil.

Falando sério, o maior padrinho do Massa será o Ecclestone. ACHO que ele não vai deixar o mercado brasileiro sem um piloto em equipe grande. Mas claro, ele não perderá o sono se vir o Massa na Sauber – e vão fazer o que do Hulkenberg?

Na transmissão da BBC, falarão até do Alonso tirar um ano sabático, meio como o Raikkonen fez. Talvez pretenda se congelar até o Newey sair da F1. O Eddie Jordan perguntou ao chefe da Renault em quem eles pensavam para substituir o finlandês. o Tal francês foi respondendo como se já fosse verdade. No fim, é capaz de o Alonso ir parar lá.

Ivandro
Ivandro
10 anos atrás

Ter o massacrado lá só por ter, e ainda fazendo cagada o tempo todo também não adianta. Prefiro nenhum brasileiro a um que fica envergonhando os feitos de Emerson, Senna e Piquet.

Sergio Miami
Sergio Miami
10 anos atrás

Bom, o assunto nao eh esse mas acho que ateh 2a ordem ficaremos sem o podcast. Lamento pelo ocorrido e espero poder ve-lo em outro meio de comunicacao. um abraco

Adriano Santi
Adriano Santi
10 anos atrás

Flavio, a RTL está dizendo que é Alonso quem sai da Ferrari para a entrada de Räikkönen. Acho estranho, já que o próprio Luca di Montezemolo deu entrevista à Sky Sports basicamente confirmando Alonso na equipe, mas fica o link: http://www.rtl.de/cms/sport/formel-1/news/ferrari-raeikkoenen-kommt-alonso-fluechtet-32183-3604-34-1624239.html

José Angelo
José Angelo
10 anos atrás

Acho que o Massa ainda arruma um lugar em alguma equipe, não grande e nem pequena. Acredito num favor da Sauber, mas vai saber… o dinheiro do Guti-guti é muito bem vindo por lá, tem o tal do russinho esperando vez cheio da grana e o outro lugar só se o Hulk arrumar alguma cadeira melhor (o que acho difícil, coitado, pois já está merecendo).

Mas isso é reflexo não só do automobilismo praticado (ou melhor, não praticado) aqui no Brasil. Se a Globo tem alguma força na Fórmula 1 ao invés de promover os pilotos brasileiros deveria promover o esporte em si. Eu assisto Fórmula 1 independente de quem está correndo mas sei que sou parte da minoria. Infelizmente esse é o padrão Globo de transmissão.

Em todos os esportes é assim na Globo. E nunca vi negócio nenhum funcionar deixando de vender o “produto” para oferecer o “garoto propaganda”. O dia que o garoto propaganda morre acaba o produto. Nesse ponto temos que tirar o chapéu para os EUA. Suas ligas, desde as universitárias tem muito mais público (tanto no evento quanto na TV) do que qualquer campeonato oficial no Brasil.

Para os fãs de esportes só temos a lamentar. Por perder a oportunidade de ver o esporte e consequentemente lendas vivas. Por exemplo, se depender exclusivamente da Globo, perdemos a chance de ver Michel Jordan, Larry Bird, Magic Johnson e hoje estamos perdendo Kobe Bryant, LeBron James, Kevin Durant… só pra citar algumas das feras do basquete. Lamentável…. lamentável mesmo.

Eder Coelho
Eder Coelho
10 anos atrás

Acho que o interesse pela F1 vai cair, mas não muito.

Maioria do público só gosta de torcer pra brasileiro se brasileiro estiver ganhando. Este público não está nem aí mais pra F1, pois nos últimos 3 anos, torcer por Massa e Senna não foi tarefa fácil (os anos anteriores tb não foram muito melhores).

Felipe Nars dificilmente conseguirá cavar uma vaga nas equipes médias. Nas pequenas, não dá pra fazer nada. Vejam só o Bianchi: de grande promessa, acabou no mesmo nível de Chilton.

A grande mudança que pode acontecer (talvez não no ano que vem, mas a médio prazo) é a Globo desistir de transmitir todo o campeonato. Daí, deixando o SPORTV transmitindo (em HD, sem Galvão e pachequismos), vou acho é bom não ter piloto brasileiro na F1.

FABIO DA PG
FABIO DA PG
10 anos atrás

O lugar do Massa é, no máximo, na Sauber mesmo. A Ferrari e F1 só ganham com Alonso e Raikkonen. Enfim, a Ferrari terá dois pilotos de ponta. E, piloto de ponta mesmo, na F1, o Brasil não tem há 19 anos.
ET: Vc como próximo presidente dos Terráqueos, além de mudar por decreto, o hino do Grêmio de ” até a pé nós iremos”, para ” até de pé nos daremos”, não poderia ordenar que todo apresentador de programas esportivos pudesse esbofetear ao vivo esses comentaristas de F1 que chamam Vettel de ” FETELLL” e Rááikonen de RaikÔnen???

Marcelo dos Santos
Marcelo dos Santos
10 anos atrás

Tenho certeza que o público brasileiro que vai ao autódromo continuará indo. Quem paga caro pra ver uma corrida não o fazia pra ver os pilotos brasileiros dos últimos anos. Já o público da TV aberta…