SOIRÉE (1)

soiree1SÃO PAULO (uma criança) – Três segundos por volta. Essa foi a diferença notada por alguns pilotos entre os pneus supermacios e os médios levados pela Pirelli a Cingapura. É algo que pode animar a corrida de domingo, com brutais mudanças de performance quando cada piloto estiver calçando os médios, o que é obrigatório em algum momento da prova.

Mas não se animem demais. O atual quadro do Mundial é: Red Bull em velocidade de cruzeiro, Vettel só fazendo conta para ver quando comemora o título e outras equipes pensando em 2014. Se der para beliscar uma vitória aqui ou um pódio ali, muito que bem. Mas sem muito esforço, que não vale a pena. Se não der, dane-se.

A verdade é que todo mundo tirou o pé, diante da superioridade rubrotaurina que ficou ainda mais clara nas últimas corridas. É um campeonato em contagem regressiva. Ninguém está investindo em desenvolvimento dos carros atuais, até porque quase nada do que for usado neste ano poderá ser aplicado em 2014, com um regulamento todo novo. Melhor mesmo pensar no futuro, que o presente já era.

Claro que o discurso “ainda não jogamos a toalha” segue em voga nos comunicados oficiais. Foi o caso de Alonso hoje, sexto no segundo treino livre. Massa ficou em 15°. Não jogam a toalha porque nem toalha têm mais para jogar. Acabou, no máximo lencinho de papel, passa a régua e vamos para a próxima. Vettel enfiou 1s no terceiro colocado, Rosberguinho, ao final do dia. Ou da noite. E quase 1s5 em El Lerdón de Las Astúrias. Vai ter briga?

Pode até ser na luta pela pole amanhã, já que o histórico da Mercedes neste ano é bem bom. Mas não se iludam mais uma vez. Nota-se um certo desânimo em Hamilton, o que afeta sua pilotagem. A esperança de um arranque pós-férias ficou para trás.

Vettel venceu as últimas duas edições da corrida. Alonso ganhou aquela de 2008, a do escândalo com Nelsinho, e em 2010. Hamilton faturou em 2009. Nada indica que alguém possa derrotar o alemão domingo. Seremos obrigados a ver o rapaz com seu capacete pintado de purpurina levantar mais um troféu. Nada contra Vettel. Tudo contra o capacete horroroso.

Fora da pista, o assunto foi a declaração de Martin Whitmarsh sobre um possível interesse pela volta de Alonso. Não há. Perguntaram se ele gostaria e ele disse que sim, claro. Se perguntassem a ele se gostaria de comer morangos com calda de chocolate, também responderia que sim, mesmo sabendo que engorda.

Falta de assunto, em resumo.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Interessante é saber que Alonso tem o maior salário da F1 e Vettel é o terceiro ganhando quase a metade do que ganha o espanhol.
E Hamilton é o 2º maior, quase $10 mi a mais que Vettel e $2 mi a menos que Alonso.
E em 4º vem Button com $2 mi a menos que Vettel.
E na Nascar ganham mais que na F1 ( salários + outros)

http://www.mundomoto.esp.br/?p=62807

Inácio Neto
Inácio Neto
10 anos atrás

Flávio. Com a provável ida (se realmente ocorrer) de Alonso para a Maclaren, poderia ter um “A Volta dos Que Não Foram” de Massa na Ferrari?!

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Coitado do Principe das Lamurias . O pinguço vai engolir ele ano que vem , e ele fará o mesmo que fez qdo o Lewis engoliu ele na Mc Laren em 2007 , vai por o rabinho entre as pernas e sair pelas portas do fundo.

alan
alan
10 anos atrás

Simples e direto, excelente texto, se alguem disser algo mais sera apenas pra encher linguica!!!!

To achando o massa um pouco arrogante, ora bolas, o cara foi um capacho durante anos e agora ta querendo aparecer, alguem diga pra ele que ja e tarde!!!!

fabio da pg
fabio da pg
10 anos atrás

O certo seria arrancarem o Webber da Red Bull e botar o Alonso lá. Ele e o Vettel. O Hamilton seria surrupiado da Mercedes e posto ao lado do Kimi na Ferrari. Os moscas de padoca, Webber e Massa, podem ir para a Lotus. Sobra uma vaga na Mercedes…pode ser o Button…Senão vai virar fórmula Vettel por uns 10 anos.

Quem tirou a foto?
Quem tirou a foto?
10 anos atrás

(Alonso não joga a toalha, mas admite que Ferrari precisa “trabalhar mais” se quiser repetir pódio de 2012-Grande Premio)Mas tem uma ideia super nova e criativa/ ele larga de tanque vazio e o Briat… ops Domenicali mandar o Massa bater de proposito! ops acho que nao é tao nova assim a idéia…. desculpem…

Oi?
Oi?
Reply to  Quem tirou a foto?
10 anos atrás

A Ferrari já usou a estratégia nas duas batidas do Massa no mesmo lugar para acarretar a entrada do safety car (ñ funcionou).

Oi?
Oi?
Reply to  Oi?
10 anos atrás

*Em Mônaco

Matteoni
Matteoni
Reply to  Oi?
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Flavio Monteiro
Flavio Monteiro
10 anos atrás

Domingo cedo não vai dar para pedalar nem caminhar no parque. Curitiba é a única cidade que chove 385 dias por ano. Então o melhor será aproveitar para dormir mesmo.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Le Lerdon de las Astúrias levou 1s5 do Ve44el!!?

Não merece estar na F1.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

É cada uma que se lê por aqui…………

Rubens
Rubens
Reply to  Fabio Amparo
10 anos atrás
Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Ehh, eles são companheiros? Acho que não. Também não se deve julgar o desempenho do Massa por uma sexta feira. Tá certo que ele levou um temporal hoje, mas amanhã é que importa.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Eu avisei…

Oi?
Oi?
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cranio
Cranio
10 anos atrás

Gomes, fiquei de olho nos tempos por setor da Red Bull em relação aos demais… (tanto em classificação como em ritmo de corrida)

Red Bull x Mercedes: Só no S3, 0,3s;
Red Bull x Demais: Só no S3, de 0,7 a 1s.

Os caras vão passear tranquilos… Só fico na dúvida se Webber fatura essa ao invés do Vettel. Porque com os médios, me pareceu que o Webber andou melhor (colocou 3 décimos no Vettel em 2 oportunidades). Já com os moles, o Vettel andou melhor.

Como os médios serão usados na maior parte da corrida, acho justo palpitar que Webber ganhará a corrida. Ou pelo menos, terá a chance de ganhá-la.

Grande abraço!

Ao Cranio
Ao Cranio
Reply to  Cranio
10 anos atrás

Com a motivação que o Webber esta nas largadas(puta que pariu), chegar ao pódio já é lucro. Com essa boa RBR o australiano tinha no mínimo que manter as performances de 2010/11. O canguru realmente perdeu a motivação em 2012/13, mas ele teve a chance de ser campeão em 2010. Na decisão em Abu Dhabi, Webber não aproveitou os pontos que tinha: Alonso, 246; Webber 238; Vettel 231.

Não me lembro de um segundo piloto passar por isso na Formula 1…

Do que adianta anos de experiência se o cara não é “matador”, vimos isso com Barrichello na Brawn-GP! E vamos ver o replay dessa novela se Massa for para a Lotus, duvido Felipe igualar o que Kimi fez em 2012/13! Da mesma forma que nos anos 80 tinha quatro matadores: Lauda, Prost, Piquet e Senna…hoje temos: Vettel, Raikkonen, Alonso e Hamilton. O resto do grid tem muito que provar, da mesma forma era com: Berger, Patrese, Boutsen, etc…

“Mas porque você não colocou Mansell entre os matadores?”

Mansell foi um grande piloto, mas na hora de decidir títulos(PQP), pipocava! E o inglês só foi campeão em 92 graças a Newey(diferente de Vettel que vai BUSCAR títulos, caso de Abu Dhabi 2010/12 e Interlagos 2012). Bom lembrar, Mansell ainda tinha chance de ser campeão em 91, mas jogou tudo no lixo ao passar reto na curva no GP do Japão. Pixotada como aquela não vemos Vettel cometer, e o jovem alemão já vai para o quarto título.

Alonso se questiona: “Esse alemão não erra nunca? Senna jogou várias corridas no lixo em 89, Prost agradeceu. Mansell fez o mesmo em 91, Senna agradeceu. Porque não acontece o mesmo com Vettel?”

Gomes estava certo, esse alemão é um “monstrinho”…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ao Cranio
10 anos atrás

Vettel vai buscar títulos, ri alto! Era pra ter ganho em Spa como Shumacher fez quando tinha equipamento superior. Boutsen, Patrese, etc., só dinossauro, o grid hoje é muito superior, o automobilismo de entrada, gp2 e ws sao muito mais fortes que a escada f3/f3000 de antigamente. E nao da pra dizer se massa faria melhor que Kimi, vai ser outro regulamento, a equipe pode nao ter verba, etc. Bettel quase perde o título rodando na ultima prova, em uma manobra infantil na primeira volta ano passado. Esse tipo de erro nao vemos o Alonso cometer.

Magos
Magos
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

“Esse tipo de erro não vemos o Alonso cometer.” Serve Spa 2010?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Magos
10 anos atrás

Uma coisa é errar levando o carro nas costas,
outra é errar tendo o melhor carro.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Vc só pode estar brincando.

Ve44el só ganhou 1 campeonato na moleza, o de 2011.

No 1º, em 2010, ele não liderou o campeonato uma única vez. Le Picaretonso das Lamúrias chegou na ultima corrida com o título no colo, só precisando de um 4º lugar. E o vice líder era o Webber. Ve44el foi lá e ganhou a corrida e Lesonso que largou em 3º, depois que parou nos boxes foi incapaz de passar o Petrov e chegou em 7º. Ridículo!!!

Em 2012 Le Viceonso iniciou a 2ª metade do campeonato com mais de 30 pontos de vantagem na liderança. Ve44el só tinha ganho uma corrida até então. Mas engatou uma seqüência de 4 vitorias seguidas para as Lamurias do Choronso. E na ultima corrida, mesmo sendo sacaneado pelo Webber na largada e abalroado pelo leSenna, recuperou tudo no braço, enquanto o aMassa servia de escudeiro pro Mimadonso.

Saia dessa Matrix Fórmulaumdeana e volte à realidade: Viceonso pipocou em dois campeonatos que teve tudo pra ganhar e perdeu. Deve ser castigo.

david Oaks
david Oaks
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

E que tal acelerar o carro no meio de uma aquaplanagem e perder o titulo de 2007 por causa disso?
http://www.youtube.com/watch?v=FsMoktU88GE

Culpa do Newey né?

Alonso não comete erros bobos? Deixa ver…

http://www.youtube.com/watch?v=h2Uz1RA7hpU

http://www.youtube.com/watch?v=5uLOCEbWooU

Tudo culpa do boboca do Newey!

São erros que VOCÊ não costuma ver, porque o amor é cego.
=====
Então o que nós aprendemos no episódio de hoje?

Que qualquer piloto, por melhor que seja, está sujeito a acidentes, mesmo bobos.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  david Oaks
10 anos atrás

Vocês vivem de passado, buscando coisas de 2007, fala sério. Atualmente ele é o melhor piloto da f1.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Atualmente ele é o melhor vice campeão da história.

david Oaks
david Oaks
Reply to  Ao Cranio
10 anos atrás

Hehe, muito interessante sua ponderação!

Mas ainda considero o Mansell um piloto matador. Simplesmente pelo fato de que tenho certeza que dos 4 pilotos top de linha atuais, o único que aguentaria toda a pressão do inglês seria o Raikkonen. E olhe lá!

Sds!

pc
pc
Reply to  Cranio
10 anos atrás

Problema é a largada do canguru.