SOIRÉE (2) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 21 de setembro de 2013 - 13:20F-1

SOIRÉE (2)

soiree2SÃO PAULO (zzz) – Absoluto na temporada, creio que a Vettel agora apraz buscar um recorde ou outro. O de poles, por exemplo. Hoje, em Cingapura by Night, fez a 41ª da carreira. Já tem algum tempo que ele é o terceiro nas estatísticas, atrás de Schumacher (68) e Senna (65). Por que não mirar lá na frente?

Não, isso não passa pela cabeça de piloto algum, essa coisa de recordes, ainda mais quando estão distantes. Foi apenas um jeito de começar este texto, já que não tem muito mais o que dizer de 2013. Vettel, Red Bull, Red Bull, Vettel. Puta saco.

Tiãozinho fez sua quinta pole na temporada com alguma crueldade. Uma volta voadora na abertura do Q3, o retorno aos boxes, o capacete horrível tirado da cabeça e a sensação de que não precisava mais nada. Era só acompanhar o desespero dos outros pela TV. Não se negue, porém, que ele tomou um sustinho de Rosberg. Depois de fazer 1min42s841, viu o esvoaçante Nico bater o cronômetro apenas 0s091 atrás. Uhhhh, gritou a torcida.

Nenhuma surpresa, pois. A Mercedes chegou a esboçar algo no campeonato, ali pela metade da temporada, encheu a prateleira de poles, mas na volta das férias ficou nisso, um esboço. Ontem, escrevi aqui que os prateados poderiam até brigar na classificação, mas para ninguém se animar demais. Foi o que aconteceu, e repito: não se empolguem. A pequena distância de Rosberg para Vettel se deve mais à certeza do rubrotaurino de que a pole estava garantida do que a um equilíbrio real. Se precisasse, Tião baixaria mais esse tempo.

Vamos lá, então. Ao treino. Q1 normal, os quatro picachus de Caterham e Marussia e mais dois foram riscados do mapa. A saber, Maldanado e Resta Um. Massa obteve a vaga no último segundo. Abriu sua volta com supermacios quando o cronômetro estava chegando no zero. Nunca entendo por que certas equipes e pilotos correm tantos riscos, mas enfim…

No Q2, sim, algo surpreendente. Raikkonen não passou adiante. Com fortes dores nas costas, depois de comer tatu, Kimi não conseguiu dirigir direito. Ficaram pelo caminho com ele Hulk, Verme, Perezito, Futil e Sapattos. Palmas aí para Guti-Guti, Ricardão e Bonitton, que levaram seus carros ao Q3 e deixaram os companheiros para trás.

Ao final dos trabalhos, Vettel e Rosberguinho ficaram com a primeira fila, seguidos por Grojã, muito bem em terceiro no grid, e Hamilton. Webber, animadão, e Massa, tendo de mostrar serviço, estão na terceira fila. Alonso ficou em sétimo, seguido por Button, Ricciardo e Gutierrez.

Vai dar Vettel, claro, mas aqui cabe uma ressalva. Pode acontecer algo de anormal por se tratar de circuito de rua e de prova noturna. Os pneus não aquecem direito e qualquer errinho acaba no muro, e qualquer muro dá em safety-car, e a gente sabe bem como é safety-car em Cingapura. Pode mudar resultado de corrida, né, Fernandinho? Pois é, pode. Em todo caso, de novo, não se entusiasmem demais. Briatore já não está mais pelas redondezas e acho que nem Alonso teria ânimo para alguma sacanagem.

72 comentários

  1. Ron disse:

    Acho que só não irei dormir mais um pouco amanhã porque quero ver se alguém acerta o Vettel na curva 1 (tirando-o da corrida, furando um pneu ou quebrando a asa) ou se vai acontecer confusão bastante para o safety car entrar. Ou então será outro passeio. Zzzzzz…
    É triste, mas é verdade: ter que torcer para o Vettel quebrar ou que alguém o quebre para a brincadeira voltar a ter um pouco mais de graça. Sem falar que deveriam tirar o Newey da Red Bull (mandassem-no para a Williams, para as duas nanicas ou ainda que ele fosse consultor da FIA e pudesse dar palpites em todos os carros).

    • Francês disse:

      É amigo, essa é uma forma de pensar. Outra seria. Tomara que outros engenheiros apareçam, e superem Adrian. Tomara que outro piloto melhor que Vettel apareça e também não cometa erros. Tomara que todos aprendam com a RBR, evoluam e façam carros melhores. Tomara que italianas aprendam a construir máquinas melhores que os austríacos e alemães. Tomara que contenhamos nossa inveja pelo que está ‘a frente, e aprendemos ‘a trabalhar e superar nossos limites. Entenda um pouco do pensamento europeu, principalmente o norte da europa, e compare com o que aprendemos por aqui……Com todo respeito.

      • Ron disse:

        Pelo menos no meu caso, não é inveja. O Vettel merece as vitórias porque trabalha bem com o que tem (vide o Webber) e além disso o equipamento é um tremendo carro feito pelo Newey (que com certeza deve ter trabalhado muito para chegar onde está). Todo mundo que gosta das corridas sabe que o resultado deles é merecido. A questão é que esse tipo de dominância por falta de adversário acaba por se tornar uma chatice com o tempo.
        Daí a explicação porque muita gente espera que algo prejudique a corrida do favorito ou até de brincadeira sugira que ele largue sempre em último. :)

      • Paulo Pinto disse:

        Falou tudo… com todo respeito.

      • Evanclaudio Santana disse:

        Concordo plenamente.

  2. Dinho do Além disse:

    ‘Concerteza’ o aconselharam a comer cabritas de agora em diante.

  3. Cilibri disse:

    A Lotus tá muito bem hein? Se o GrossoJean conseguiu a terceira posição de largada, imagine um piloto melhorzinho….

    Começo a achar que o Kimi vai fazer um papel pior do que o Massa diante do Alonso no ano que vem. A Ferrari deveria contrar o vovô Barrichello para ver se ele acerta essa ximbica torta, porque pelo visto, nem Alonso nem Massa estão conseguindo fazer a bagaça andar.

    E para piorar, ano que vem voltam os turbos, que realmente não é o negócio da Ferrari.

  4. Galba disse:

    Comer tatu é bom!Que pena que dá dor nas costas!!kkkk!

  5. Paulo Pinto disse:

    Alonsitas e Alonsetes, daqui a uma semana teremos mais um aniversário do Cingapuragate. Já lá se vão cinco anos (como o tempo passa…).

    Para vocês, um eterno parabéns:

    Parabéns pro Alonsinho
    Na armação da batida
    Briatore e Nelsinho
    Com mangueira perdida

    Êêêêêêê!…

  6. Luciano disse:

    Tudo normal, Alonsito larga do mesmo lado do pole, Tiaozinho, na primeira volta passa o brasileirinho, faz algumas voltas milagrosas e termina no podium. Quanto ao Massa…

  7. Francês disse:

    Corrida chata FG? Po vc pensa só no Vettel, e que tal agora o Massa dar um pau no Alonso? Agora pode? Quem sabe.

  8. Jairo disse:

    O Vetel bem que poderia largar em último para ter dar alguma chance para a concorrência.

  9. Júnior disse:

    O único motivo do Crash Gate ter funcionado em 2008 foi a regra estúpida de fechar os boxes em período de safety car. Sem essa regra, um safety car até pode influenciar o resultado de uma corrida, mas não de forma tão absurda como foi em 2008.

  10. Giovenardi disse:

    “Os nossos concorrentes não ficam vendo TV entre as corridas e melhoram ainda mais” by Alonso … ahhnnn???

  11. LUIZ EVANDRO AGUIA disse:

    Ola amigo Flavinho “Mr Lada Veloz ” . Gostei desta frase,,,” Briatore já não está mais pelas redondezas ” ….;;;. abração e até ” Classic em Londrina” – 19/10 – vc vai ? Meu amigo Rubens Fava ( sobrinho do nosso amigo Dante Di Camilo ( que era seu fã ) reside em Londrina ;;;

  12. LUZ PRATA disse:

    a dor nas costas ??? hahahaharsss do gente Boa e ainda Razoavelmente Veloz… Kimi …e proveniente da falta de pagamento da Lotus $$$…por isso a performance Pifia hj…desse geito o iceKimi nao pode nem tomar sua vodka Nordica …colocada sempre no congelador…para ficar Cremosa como um sorvetinho do Capeta…hahahahahaharsss vcs gostam ??? eu Adoro ! valeu.

  13. Celio Ferreira disse:

    É né ja são duas corridas seguidas que o choronso fica atrás do massacrado, acho
    que desistiu da briga com Vettel.

  14. LUZ PRATA disse:

    boa noite Gomes e galera.

    ta phoda ! alem de ter um Superchassi/by Adrian Newey…Vettel …e… Excepcional Piloto…ele tem uma Performance Solida …digna de um MultiCampeao…dou meus Parabens a ele… e a Red Bull…somente…Lewis/powered MB consegue andar em sua Balada…e ate na Frente…o restante dos Pilotos Tomam… PAU GERAL… hahahaharsss outra…o n2 das Lindas Flechas de Prata… Rosberg…por um um pentelhizimo de s nao faz + 1 pole para a MB…e o Alonso tomando PAU de novo do MoladoMassa ??? hahahaharssss valeu

    • Paulo Pinto disse:

      “somente… Lewis/powered MB consegue andar em sua Balada…”

      Só se for balada tocada por banjo: “besame, besame mucho…”

    • calhiandro disse:

      E ai meu amigo LuZ de prata, terceira vez seguida que seu amilton toma pau do Paela e olhe que a mercedez estava bem melhor que a ferrari. O que me diz da largada do Paela deixou luis almilton para trás como se não fosse ninguém, de 7 para 3 administrou a borracha até o fim e terminou em segundo. Quarto ano seguido que Almilton toma pau do Paela. Alonso gênio. Se o vettel tivesse aceitado correr com ele na RBR, mas o vetou.

  15. Alex disse:

    Segundo o site o Massa perguntou em que ele poderia ajudar o Alonso? Resposta rapidinha: É só lembrar que ele é “faster than you” e deixá-lo passar. Nunca fui contra o Massa mas se ele anda falando estas merdas merece críticas sim. Outra foi a entrevista onde ele disse que não iria ajudar o Alonso e o chefão até riu. Será que o carinha não se esquece que ele é funcionário e deve cumprir o que o patrão manda, querendo ou não. É tão difícil uma equipe fazer um piloto ficar atrás do outro? É só demorar uns segundinhos à mais na troca de pneu. Outro detalhe, se numa hipotética e impensável disputa entre os dois ele realmente dificultar, com certeza, por força de contrato ele podem demití-lo no ato, sem esperar o final do ano. O pior é que numa situação destas ele sairia com o bolso um pouco menos cheio, além de possivelmente queimar o filme definitivamente. Quem quer contratar um empregado que prejudica a empresa? Só se for louco.
    Vettel cada vez mais campeão e não é só por causa do carro, o cara anda muito mesmo e fala muito menos do que o idiota do Alonso, que com a sua falação leva todos a acreditar que ele é o melhor, o maior, o mais forte, o mais bonito, etc ( o carro nunca presta) Para com isso. Detalhe do Alonso, com certeza ele tem um carro melhor do que o Raikonnen, mas é daí? Quem faz mais com o pouco que tem?

  16. Marcos Tourinho disse:

    Agora não paro de cantar “comer tatú é bom, pena que dá dor nas costas….”
    E meu filho de 06 anos quer saber se é bom mesmo.

  17. carlos lima disse:

    Ótimo texto, crítico, sucinto, e muito divertido. Bravo!

  18. Galba Cunha disse:

    Vai dar Massa!

  19. MARCELO disse:

    Comer tatu é bom, que pena que dá dor nas costas. Porque o bicho é baixinho, e é por isso que eu prefiro as cabritas. As cabrita têm seios, que alimentam os seus
    descendentes. No mundo animal, existe muita putaria. Por exemplo os cachorro que comem a própria mãe. Sua irmã e suas tias. Eles ficam grudados, de quatro, se amando em plena luz
    do dia…

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ltq8HBCsgyg

  20. Andre disse:

    O que o GP da Malásia tem a ver com o escandalo Nelsinho/Alonso/Briatore???

  21. fabio da pg disse:

    Nandinho Alonso pode ser um ” safardana” e chorão…mas ele nem vai dormir à noite só de saber que o Felipe Pasta não vai mais ajudá-lo. Ele deve tudooo o que é ao Zaca Pasta!

  22. luis disse:

    Estou na dúvida se os pneus passaram a ser próximos aos usados ano passado.
    Não lembro se isso ocorreu ou não após o GP de Silverstone.

    Me lembro que até o GP da Inglaterra não estava essa barbada toda para a Redbull.

    Alguém aí confirma se ocorreu mudança nos pneus deste ano?

  23. Boca disse:

    Webber em quarto e Hamilton em quinto.

  24. Christian Gomes disse:

    Amanhã será a corrida do óbvio: vai dar Vettel.

    A única aposta interessante seria no safety car, se vai entrar ou não.

    Queria saber se Massa vai realmente conseguir chegar a frente de Alonso. Acho difícil, mas se ele conseguir, vai valer a pena, já que não será possível ao brasileiro vencer esta corrida.

    E hoje tem Jon Jones vs Alexander Gustafsson pelo cinturão dos meio-pesados (até 93 kg), além do nosso potiguar Renan Barão contra Eddie Wineland pelo cinturão interino pelos pesos-galos. Só luta de gente grande hoje! Não “perdam”!

  25. Oi? disse:

    Raikkkkkonnen é ruim demais de classificaçao. Até o Lloronso vai se classificar adiante!

  26. ms disse:

    Novamente a representação alemã coloca seu implacável tanque panzer pra encabeçar o grid de largada, dizem que o sinal da besta( dêmonio) é o n° 666 na cabeça, penso que o sinal da presença de um gênio da Formula 1 no grid também está dado: Faz poles com frequência e vence corridas e campeonatos com irritante facilidade…..

  27. alan disse:

    Ha poucas possiblidade de o vencedor nao ser o VVVEEEETTTTTEEEELLLLL: um acidente envolvendo ele, o carro pifar, a equipe fazer uma cagada daquelas , acabar a gasoline ou um disco voador aparecer e distrair o SV……. O Alonso largara em setimo com tendencia de ser sexto ja nos primeiros metros….. claro, o filipeto vaio abrir pro fernandao chegar por tras!!!! ( alias o alonso gosta de brasileiros , teve caso com nelsinho e um longo relacionamento com o flipeta…)sera que alguem alguem acreditou nas bravatas que ele dissse na globo?….. olha o numero de otarios diminuiu consideravelmente no brasil ultimamente, entao acho que uma minoria ira dar cradito as declaracoes do filipeto : ” Vou pra cima do alonso, nao vou mais ajuda-lo….”….. tstststst essa bobagens filipeto so fala na globo numa tentativa de manter os fans globais de f1 ligados na telinha…… maas quem gosta e entende de F! acha tudo isso ridiculo!!!! o massa chupou o paw do alonso todos esses anos e vai querer morder agora no final????……..
    Provavelmente a parte interessante sera pela briga dos segundo e terceiros lugares, porque o ponto mais alto do podio ja ta reservado!!!!! Chuva e unsafe-car podem garantir um espetaculo, quem sabe algum cretino jogue o carro contra o muro propositalmente de novo…… ( alias, sera que o alonso foi punido quando o escandalo de nersinho piquete foi descoberto??? nao me lembro bem….)

  28. Alexia disse:

    Sua torcida louca pelo Fernandinho é simplesmente asquerosa

  29. Carol Barros disse:

    Você é asqueroso!

  30. Vgro Vpro disse:

    Excelente análise. De notar o fato de que, quando tiraram a bota de cima do aMassa, ele, novamente, supera o alonSÓ.

  31. Robertom disse:

    Não entendo sua definição do domínio do Tiãozinho como um “um puta saco”, pois na época do Schumacher só faltava V. ter um orgasmo a cada pole e vitória.
    Acho que a sorte é o encontro da oportunidade com a competência, e no caso do Vettel está comprovado o merecimento.

  32. João disse:

    Não sei se é coincidência, mas desde Massa ficou sabendo que não vai renovar mais com a Ferrari, começou a classificar na frente do Alonso. E Raikkonen parece ter um carro pior que Grosjean depois que acertou com a Ferrari.

  33. Chorei de rir com “forte dores nas costa depois de comer tatu” e “os quatro picachus “Flávio seus comentários são os melhores,queria ver você atuar na tv aberta,tirando o Reginaldo,estamos mal de comentaristas.Amanhã se tudo na normalidade,da Tiãozinho sem muito trabalho…e ver o que vai aprontar o Grojã,a surpresa do treino na minha opinião.

  34. Galvão Bueno "clone" disse:

    “Felipe Massa esta de bem com a vida e muito feliz de contrato NÃO renovado com a Ferrari, e ele morre de rir de todas as besteiras e bobagens que se fala e que se escreve. Veja o tempo do brasileiro na classificação, Felipe deu um BANHO em cima do espanhol, o que você acha Rubinho?”

    _E tem um detalhe Galvão, porque às vezes o Alonso TEM uma “asa” nova e Felipe NÃO TEM? Porque quanto mais tempo o projeto fica no túnel de vento, melhor fica! Então, o jeito é liberar a asa bem próximo da corrida, aí não tem tempo de fazer duas asas, e o Felipe fica sem.

    “Isso é normal Rubinho, acontece em todas as equipes”

    “Essa é para os críticos, hoje Felipe fez uma classificação de gente grande e com muito mais QUALIDADE DE VIDA que o espanhol. Eu sou muito mais o Felipe Massa no GP de Cingapura, e muito mais em 2014! Alonso já começa ficar MUITO INCOMODADO com velocidade natural do brasileiro largando a frente”

    Após a largada, Alonso começa a pressionar Felipe, Galvão comentam meio contrariado:

    “Eu não consigo ser purista nesse tipo de coisa, e eu queria a opinião de quem entende do assunto, Emerson Fittipaldi. É uma equipe e chama-se Ferrari, um esta brigando pelo título, o outro não foi bem na primeira parte da temporada, mas vem botando FORTE PRESSÃO no espanhol. Nesse momento, início de corrida, Felipe entregando posição não me parece normal. E vou mais longe, seria um crime esportivo!!! O que vc acha glorioso Emerson Fittipaldi?”

    _FELIPE TEM QUE FAVORECER O FERNANDO ALONSO!!!

    Nesse momento Galvão e Rubinho ficam mudos, Reginaldo pra foder ainda mais dispara:

    “Nas circunstâncias atuais eu não tenho nenhuma dúvida, é isso mesmo”

    Aí vem a melhor parte do GP de Cingapura, o espanhol vai pra cima de Felipe, a Ferrari avisa pelo rádio, e tome Galvão Bueno:

    “É melhor que seja logo, que passe logo e que Felipe vá atrás. Se não tem solução, que passe logo e que o Alonso puxe o Felipe! Veja que o Felipe ABRE SEM NENHUM PROBLEMA para a ultrapassagem do Alonso”

    “Gente, é uma coisa do ESPORTE absolutamente NORMAL, eu sei que vai chover CRÍTICAS que vai ser um problema. Mas é uma coisa do ESPORTE, fazer o que? Aí você esta vendo TIRIRICA no boxe da Ferrari, e ele é AMIGÃO do Felipe, e o TIRIRICA faz aquela cara: “Fazer o que né, de circo e palhaçada eu entendo muito por isso estou aqui”

    *Detalhe, quem entrou no rádio foi Montezemollo:

    Montezemolo rebate e afirma que Massa vai ajudar Alonso e Ferrari na luta pelo título de 2013:
    http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/montezemolo-rebate-e-afirma-que-massa-vai-ajudar-alonso-e-ferrari-na-luta-pelo-titulo-de-2013

  35. José Brabham disse:

    Mass vai mostrar serviço é amanhã…. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA (risada de Vincent Price em “Thriller”)

  36. Bruno disse:

    Flávio, pede pro Gola Profonda ligar pro Briatore, quem sabe a corrida pode ser mais animada

  37. Junior Ribeiro disse:

    “Forte dores nas costa depois de comer tatu.”kkkkkkkkk,lkkkkkkll

  38. Matteoni disse:

    Armando Picaretonso se tivesse um mínimo de vergonha na cara nunca mais correria na Malásia. O cara foi o protagonista da maior vergonha da F1 de todos os tempos. Era caso de banimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>