TONY E A NASCAR

SÃO PAULO (uma boa) – Com a Indy em franco declínio, sem corrida em SP no ano que vem e talvez até sem transmissão de TV, o destino de Tony Kanaan deve ser a Nascar. O vencedor das 500 Milhas de Indianápolis deste ano está negociando e pode bater o martelo na semana que vem.

Ele ainda prefere ficar na Indy. Eu, sinceramente, acho que seria ótimo mudar de ares. A Nascar paga bem, é muito mais popular, é a Indy, infelizmente, vive um momento de muitas incertezas e corridas perigosas.

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Adriano de Avance Moreno
10 anos atrás

Convenhamos, a Indy Racing League ainda tem que comer muito feijão com arroz para conseguir atingir o grau de popularidade que a Fórmula Indy teve na década de 1990. Pena que essa categoria acabou há alguns anos, sobrando apenas essa imitação criada em 1996 por Tony George só porque ele queria ser o manda-chuva maior da competição, por achar que, tendo o autódromo das 500 Milhas de Indianápolis, a prova mais famosa e importante do calendário, ele merecia ter mais poder que todo mundo no órgão colegiado da CART, entidade que dirigia a competição. A birrinha de George, promovendo uma competição contra a Fórmula Indy, no final, terminou como “batalha dos dois derrotados”: a F-Indy acabou, mas a IRL até hoje não conseguiu achar definitivamente o seu lugar. A Nascar, que já era mais popular que a Indy original no seu auge, agradeceu imensamente essa disputa fraticida movida por George, e hoje praticamente ocupa todo o espaço TOP da preferência do automobilismo americano: tem os maiores patrocinadores, maiores pilotos, circuitos, etc. A IRL fica com as sobras do mercado…

Luis Vieira
Luis Vieira
Reply to  Adriano de Avance Moreno
10 anos atrás

Concordo plenamente Adriano, foi isso mesmo que aconteceu com a Indy. A briga da IRL com a CART foi a pior coisa que poderia ter acontecido e acabou levanto (cedo ou tarde) todos pro buraco.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
10 anos atrás

Tomara que ele saia dessa furada irrelevante chamada Indy e respire novos ares na NASCAR mesmo. Não pode continuar estagnado desse jeito a essa altura da carreira, apesar de ter levado Indianápolis.

Robertom
Robertom
10 anos atrás

Tony tem que se cuidar para não repetir o fiasco do Dario Franchitti, que saiu campeão da Indy, e foi muito, muito mal na NASCAR, sendo demitido da equipe e consequentemente da categoria no meio do campeonato, tendo que voltar para a Indy.

ALEX COURI
10 anos atrás

eu gosto e sempre gostei mais da Indy q da F-1..

fabio da pg
fabio da pg
Reply to  ALEX COURI
10 anos atrás

Gosto é de cada um. Mas comparar a Indy com a F1, é o mesmo que comparar a Taça da Oceania com a Champions League. E a Nascar é o Desafio ao Galo (esse é da minha época). Várzeaaa.

kurt
kurt
Reply to  fabio da pg
10 anos atrás

Tá bom que a F1 é superior a Indy, mas dizer que a Nascar é várzea é ser muito sem noção. A estrutura e money movimentados pela Nascar não devem tanto para a F1.Dos 10 pilotos mas bem pagos do mundo do automobilismo 5 são da Nascar (4 da Formula 1) e um piloto do meio do grid da Nascar (15º ou 20º) ganha mais que metade do grid da Formula 1 (que na verdade pagam pra correr). Ah já sei, se a Globo não passa não pode ser bom né. E povão….

Francisco Libânio
Francisco Libânio
Reply to  kurt
10 anos atrás

Falou tudo. Pra essa galera, até a Estoque, com o Cacá ganhando porque é filho de figurão da Globo, é melhor ue a Nascar e os ovais da hora. Nem falo que seja povo… É gente alienada mesmo.

Robertom
Robertom
Reply to  fabio da pg
10 anos atrás

A Indy está numa fase muito ruim, mas a NASCAR é um sucesso, lógico que tem uns ovaiszinhos muito chatos, mas no geral tem competitividade, surpresas e emoções que a F1 não tem há muito tempo.
Não caia na conversa do tio Bernie…

Valente
Valente
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Com grids, em média, de 46 carros, coisa que NENHUMA categoria tem na atualidade, fora as provas de endurance mais famosas que misturam carros de diversas categorias.

Francisco Libânio
Francisco Libânio
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Nos EUA a Nascar dá mais público que a Indy que, na real, só tem pista cheia em Indianápolis.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Francisco Libânio
10 anos atrás

Isso aí é mentira. Tem pista cheia em Baltimore também. Mas é verdade que em boa parte das corridas, o público é assim, assim…

Norson Botrel
Norson Botrel
Reply to  fabio da pg
10 anos atrás

Fábio, digo isso numa boa para você: tente ver e entender (de verdade) uma corrida de Nascar. Mas faça isso com o coração aberto, sem preconceitos.

Claudio/Santos
Claudio/Santos
10 anos atrás

Flávio,

Você e o João Canalha eram o diferencial desta emissora pseudo moralista.

Vocês são espontâneos, alegres, com um senso de humor diferenciado.
Além de vocês, gosto do Lúcio.
Achei sua demissão uma sacanagem.Tenho certeza que você toparia uma retratação ao vivo, um pedido de desculpas, A espn para mim se nivelou a globosta.

Torço para o Santos, e tenho certeza que logo você irá estará contratado em outra emissora.

Só te peço um favor : Não faça dupla com o NETO!!! rsrs…

abs

Luis
Luis
10 anos atrás

Essa idéia de ir para a Nascar me parece mais sugestão do Barrichello.

Aliandro Miranda
10 anos atrás

A Indy tem um ótimo espetáculo nas mãos, mas suas constantes desorganizações não ajudam muito. Espantam público e patrocinadores.

Livan Pereira
Livan Pereira
10 anos atrás

Seria legal ver o Flávio Gomes apresentando um programa sobre esporte a motor, carros antigos, etc.

Tá certo que ele não gosta muito de NASCAR, mas seria bacana vê-lo no FOX SPORTS comentando corridas e apresentando um programa

Flávio
Flávio
10 anos atrás

Não consigo gostar da Nascar.
Ao meu ver, se colocarmos em termos futebolísticos, a F1 é a Liga dos Campeões, a Indy a nossa segundona e a Nascar, algum campeonato entre universidades americanas.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Flávio
10 anos atrás

E qual o problema, eu lhe pergunto? So existe vida na Champions, por acaso? Sabe por que os ingleses sao considerados o povo que mais gosta de futebol no mundo? Por que eles tem por volta de seis divisoes nacionais, e em todas os estadios estao cheios (tudo bem que nas ultimas eles sao pra 7 mil pessoas em media, mas tem time de primeira no Brasil que nao leva isso de gente pra jogo nenhum…). Automobilismo e assim, tem pra todos os gostos, tambem, e se voce quer saber, corridas de NASCAR dao mais publico em media que as de Formula 1 (especialmente por causa dos GPs asiaticos). E nao ha corrida no mundo com maior publico na pista do que as 500 milhas de Indianapolis (quase meio milhao, ta bom pra voce?).

Flavio
Flavio
Reply to  Lucas S.A.
10 anos atrás

O problema eu não sei. Não consigo gostar.
Quem sabe com o Tony lá e eu torcendo por ele passe a gostar.
Quanto a futebol, sou pontepretano. Vc pode imaginar que entendo bem a analogia ao torcedor inglês.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Flavio
10 anos atrás

Bom entao, desculpa ai, mas… Vai, tricolor! O campeao voltou…

Robertom
Robertom
Reply to  Flávio
10 anos atrás

Sua analogia com futebol está totalmente furada, mas seguindo seu raciocínio a NASCAR seria a NFL (milionária).

Robertom
Robertom
Reply to  Robertom
10 anos atrás

E a Indy a MLS. (Soccer)

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Nao concordo com a analogia estar furada, acho que e bem por ai o que eu disse. Mas concordo em genero, numero e grau com o resto: a NASCAR e uma potencia nos Estados Unidos, e a Indy ta sempre no “acho que agora vai…”.

fernando duarte amaral
fernando duarte amaral
10 anos atrás

Prezado lusitano Flavio fumacinha Azul Gomes, que venha logo a FOX na sua vida, assim voce pode atualizar seu perfil ai do lado rsrs….tire logo que voce trabalha na ESPN, aqueles barrabotas nao merecem seu prestigio….abracos rubro verdes….

gera
gera
10 anos atrás

A Nascar é muito mais show. A Indy ficou ridícula com esse padrão de carroceria (por custos) igual pra todos, tá muito pasteurizada.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Realmente a Indy está de Nascar.

Marcio Vieira
10 anos atrás

Preferível competir de carrinho de rolimã nos EUA do que qualquer competição da CBA.

Correr na principal competição estadunidense, então, é espetacular a oportunidade!

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Com Kanaan e Nelsinho, a Nascar vai ter mais audiência no Brasil do que a Indy. E a Stock Car.

Se a Globo perceber isso…logo está na Sportv.

E a Band vai ver o mico morrer nas suas mãos.

Sergio Miami
Sergio Miami
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Seria muito legal ver o Tony correndo com o JJ, os Busch e o Kahne e as turma toda de lah, porem olha o drama o unico brasileiro na Indy sera o Helinho que jah tem 35, com a indefinicao na F!, pode ser que seja o unico brasileiro a carrer nas maiores categorias de monopostos e ainda sim aos 35 nao deve durar muito mais, a bandeira do Brasil esta sumindo nesse esporte…

Valente
Valente
Reply to  Sergio Miami
10 anos atrás

Lembrando que o Helinho está consistente neste campeonato, com ótimas chances de levar o caneco este ano, é queridinho do Roger Penske que também tem uma equipe na NASCAR e facilmente poderia transferí-lo para lá, assim como fez com o Sam Hornish quando este faturou o caneco da IndyCar em 2006.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Seria legal o tk na nascar.
OUTRO assunto. Flavio Gomes é notícia no site R7 , virou idolo de torcida . LEGAL.

Fabio Deschamps
Fabio Deschamps
10 anos atrás

Hehe, conforme teorias conspiratórias, claro que você acha que ele deve ir para a Nascar. Você vai para a Fox Sports e vai comentar justamente a …Nascar! Já ta vendendo o peixe!!! Agora começe a fazer campanha pro Massa ficar na F-1 porque a Fox também vai transmitir ano que vem! Grande abraço.

José Morelli
José Morelli
10 anos atrás

A IndyCar falhou na tentativa nos últimos anos de recuperar os fãs perdidos no mercado americano. A começar pelo carro que não é atrativo (beleza do carro também conta e MUITO), a falta de algumas pistas clássicas como Road America ou Laguna Seca por exemplo entre outros.

Não é porque agora a Indy não vem mais ao Brasil que eu estarei descendo o pau na categoria, mas a verdade tem que ser dita. A Indy tem que remar mais pra recuperar o mercado interno e externo. Enquanto ficar com esse carro horrível, tudo monomarca, só mudando motor e ainda assim só bi-marca com Honda e Chevrolet, deste jeito não irá a lugar algum. Faltam bons projetos de marketing também, faltam boas transmissões nos EUA e fora dos EUA, faltam alguns pilotos de peso também.

Por isso, se você me perguntar hoje o que eu acho: Tony está certo em ir pra NASCAR.

Arthur Luz
Arthur Luz
Reply to  José Morelli
10 anos atrás

Concordo.

A indy dos anos 90 nunca mais volta.
Além do mais essa indy é uma zona, inventam regra toda hora.
E êta carrin feio esse!

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Putz!!! Tomara …
Seria ótimo ele na Nascar.
Ele sabe se defender e também sabe dar, naquele empurra-empurra (para não dizer pancadaria) da Nascar.
Uau! Não vai dar para perder nenhuma corrida com ele lá dentro!
E, acho que ele vai se dar bem nessa. Os americanos gostam muito dele.
Ele sempre foi “o cara”!

Valente
Valente
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Ele é muito técnico em circuitos ovais e domina esse tipo de pista. Vai gastar algum tempo para aprender o carro, mas sabe como poucos como preservar equipamento e ficar longe de confusão e ainda ser muito rápido.

Talles Almeida
Talles Almeida
10 anos atrás

Flavio,
não costumo me focar nas fofocas da internet, mas quando citou em um dos posts que foi demitido, relacionei com o ocorrido em Porto Alegre, e ao fato de não te-lo visto mais na espn.
Jogar no Olímpico é complicado mesmo, a polícia de lá faz parte da torcida organizada dos caras, bate em jogadores e torcedores visitantes, é ridículo.
E a espn (assim, em minúsculo, porque ficou muito pequena) deu um tiro no pé. Afinal já ouvi muitos de seus “lordes” chamar seus espectadores de idiotas, coisas piores, e nada acontecer.
Fico puto ao ler seus comentários sobre o Corinthians, mas levo na esportiva, como deve ser. Esse mundo é cada vez mais hipócrita e chato mesmo.
Boa sorte em seu futuro, e pelo que li, pode ser no Fox Sports. Que seja! Para você continuar falando de futebol, e ajudar e muito nas transmissões automobilísticas, porque é fraquinho demais o time e precisa de reforços.
Sucesso e mantenha sempre sua acidez autêntica que é um diferencial na imprensa corporativista.
Abraço!

Leonardo
Leonardo
Reply to  Talles Almeida
10 anos atrás

Caro Talles,

Em nada adentro a questão envolvendo o Flávio, a internet, o Grêmio e a ESPN.

Apenas registro que entendo ser exagerado seu comentário.

Em primeiro lugar porque nem se joga mais no Olímpico. O estádio gremista agora é a Arena do Grêmio. Da mesma forma, enquanto o Beira-Rio segue em obras, o Internacional manda seus jogos em um estádio menor, em uma cidade distante cerca de 60km de Porto Alegre.

Sobre a polícia gaúcha fazer parte da torcida “dos caras” é complicado. A polícia aqui comete diversos exageros nas ruas e no acompanhamento de eventos de grande porte, como são os jogos de futebol, mas nada tem a ver com posições clubísticas.

No próprio caso do jogo entre Grêmio e Portuguesa, a polícia somente entrou em campo depois de repetidos (não bastou um só) gestos do árbitro solicitando o reforço policial. Podemos discutir se o árbitro estava correto ou não (e se estava de má-fé ou não), mas daí a dizer que a polícia e seus eventualmente constatados exageros foram previamente pensados contra a Portuguesa me parece desproporcional e sem fundamento.

Reflexo disso são alguns argumentos lançados em uma grande discussão que há aqui sobre a prestação de segurança pela Polícia Militar (no RS e em SC chamada “Brigada”), que ultimamente vem sendo debatida sob dois aspectos

O primeiro deles é o fato de que a Brigada gaúcha tem históricos de abuso no policiamento ostensivo, e cito como exemplos dois casos famosos, um em meio à torcida do Internacional, em que vários torcedores colorados foram feridos, e outro no controle de acesso da torcida gremista (na época, aí sim, no estádio Olímpico) a um jogo entre Grêmio e Cruzeiro.

O segundo aspecto é a discussão sobre a responsabilidade pela segurança em jogos de futebol. Sendo eventos privados e alheios ao poder público, o argumento em debate pro estas bandas é o de que caberia aos clubes arcar com as medidas necessárias à segurança. Veja: a polícia quer tirar o corpo fora (ou celebrar acordos com os clubes, em que obviamente a polícia receberá benefícios pecuniários, é verdade). Não são policiais e times integrados. São partes e classes distintas com interesses contrapostos.

O futebol aqui é fundamentado em alguns valores um pouco diferentes do resto do país e o povo é bastante bairrista, mas dizer que a polícia é parte integrante das torcidas e age com a premissa de agredir adversários me parece um exagero que sequer serve para iniciar um debate, porque é quase um xingamento gratuito, uma reclamação movida pela comoção com um determinado fato.

Por tratar a polícia daqui como a polícia “de lá”, presumo que você não seja gaúcho. Se tiver oportunidade, visite um estádio de Porto Alegre em dia de jogo.

Certamente, terá uma experiência capaz de fazê-lo repensar.

Um forte abraço

Lucas S.A.
Lucas S.A.
10 anos atrás

Olha, eu to confiando que a Indy vai se reerguer. E sinceramente, acho que a categoria deveria se focar nos ovais e na America do Norte, porque e isso que o povo estadunidense gosta. Esse negocio de Indy internacional, emulando Formula 1 com grid estrangeiro e correndo em mistos, bate de frente com a “toda ponderosa”, e ai eles perdem. Porque voce diz que as corridas estao muito perigosas? De fato, largar lado a lado no pos-bandeira amarela e maluquice, mas com esses novos carros (que sao mesmo feios pela TV, mas lindos de perto; estive na corrida em Baltimore, que alias estava cheia, e conferi), ninguem sobe em ninguem nem com engavetamento na primeira curva. Desculpa a falta de acento, mas o pc e gringo.

alan
alan
10 anos atrás

a fORMULA iNDY PARECE UMA BRINCADEIRA DE CAIPIRAS QUANDO COMPARADA ‘A F1!!!!

Sergio Miami
Sergio Miami
Reply to  alan
10 anos atrás

Amigo, a indy eh uma brincadeira de caipiras, de verdade se salva mesmo so as 500 milhas.. mesmo aqui a Nascar eh muito maior e tem muito mais divulgacao. Naoha comparacao possivel com a F1 em qualquer aspecto. Na Indy outro dia a pista atravessavessava um trilho de trem.. veja voce..

alan
alan
Reply to  Sergio Miami
10 anos atrás

Ois eh Sergio, mas eu acho que se a Indy investisse e se organizasse mais,ela poderia ter um nivel bem refinado, com competicoes serias , teria provas alem dos USA,= Europa, Japao, Russia, America latina, etc…. Mas parece que eles querem ficar apenas brincando de piloto….. UMA PENA!!!!

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  alan
10 anos atrás

E e pra ser, mesmo, qual o problema?

alan
alan
Reply to  Lucas S.A.
10 anos atrás

Problema nenhum, mas o MUST da velocidade se chama F! !!!!

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  alan
10 anos atrás

E dai? A Indy nasceu como uma brincadeira entre mecanicos. A NASCAR nasceu como uma brincadeira entre mecanicos (e pior, usando carros modificados pra contrabando). Americano gosta e disso, e se o povo gosta, nesse caso, eu apoio. A Indy se perdeu quando resolveu ser mais que isso (infelizmente, proximo a epoca da chegada do Emerson na categoria), e ai bateu de frente com a F1 (que alias, nasceu das sobras de outras categorias, embora desde o comeco tutoreada pelas grandes empresas autmobilisticas).

Valente
Valente
Reply to  Lucas S.A.
10 anos atrás

Nos EUA o automobilismo é de raiz e segue fiel a esse formato. F1 começou na Europa, aonde temos diversos países e seguiu em expansão para mais países, mas continua manipulada por montadoras e um pequeno grupo de pessoas que às vezes excedem os limites do esporte para auferir resultados.

alan
alan
Reply to  Lucas S.A.
10 anos atrás

Lucas, resumindo, indy= cachorro-quente , Formula != Filet Mingnon !!!!!

Ilmar
Reply to  alan
10 anos atrás

É, mas desde 1994 esse filé-mignon foi ficando cada vez mais sem-sal e indigesto…

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  alan
10 anos atrás

Velho, eu gosto de cachorro quente. Já tentou fazer um com filet mignon? Deve ficar bom também, mas com a salsichinha lá já tá massa.

Jairo Shwants
Jairo Shwants
10 anos atrás

Fiquei chateado por sua saída da ESPN, aliás quem não erra ou errará ? Devia ter conversado contigo e tal, e bola pra frente. Li em alguns lugares que vc poderia ir para a FOX Sports é verdade ? nos avise, eu como vascaíno e também torcedor da LUSA em são paulo, nao fiquei muito triste ontem por causa da Lusinha.
abs

e nos avise sobre a Fox, fique com Deus.

Claudio La7
Claudio La7
10 anos atrás

Corridas perigosas e a Indy ainda quer chegar a 380 km/h de velocidade média em Indianápolis. Tragédia na certa…

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Claudio La7
10 anos atrás

Essa certamente e a variavel mais foda da coisa toda. Eu lembro quando o Gil de Ferran bateu o recorde de velocidade media em Fontana em 2000, vibrei que nem louco. Um ano antes, o Greg Moore tinha morrido na mesma pista. E logico que o troco e perigoso, mas a velocidade desses carros e a capacidade dos caras de guiar por 500 milhas nesse ritmo, se ultrapassando constantemente, era sensacional. Mas no mundo inteiro ninguem mais admite piloto morrer em corrida (exceto no Dakar, mas ai tambem, puta merda), e na Indy isso ainda acontecia ate 2011. Dai e complicado, as pessoas param de ver, mesmo.

Fernando Sandrini
Fernando Sandrini
10 anos atrás

Vão jogá-lo no muro muitas vezes por ser um “intruso”…. os primeiros anos do Montoya foram assim… algo como um “não é bem vindo aqui, não o queremos aqui, toma essa” e pow… muro… rsrsr
Sorte ao Tony, torço muito por ele !

Valente
Valente
Reply to  Fernando Sandrini
10 anos atrás

Não acredito nisso, ele conquistou o público americano e o respeito de outros pilotos de outras categorias após 18 anos seguidos correndo por lá, sempre com humildade e agindo como esportista, bem diferente do que o Montoya fez.

Sinceramente acho que não cabe essa comparação aqui.

Certamente vai gastar um tempo para “aprender” o carro e as manhas da categoria, mas pode sim conquistar um espacinho na categoria.

Antonio Ribeiro
Antonio Ribeiro
10 anos atrás

O cara foi campeão da categoria, ganhou as 500 milhas e é um dos pilotos com mais largadas na categoria.

Acho que não dá para reclamar de nada né?!

Para quem gosta de desafio, mudar de ares é um prato cheio. Para a Nascar então, é um PF de pedreiro!

Bart
Bart
10 anos atrás

Entre Indy e Nascar, com certeza a Nascar. A Indy faz anos que ta parada no tempo.