MENU

segunda-feira, 7 de outubro de 2013 - 19:21F-1

EM BOCA FECHADA…

SÃO PAULO (custa caro…) – Pastor Maldonado não está muito animado para o ano que vem. A temporada pavorosa da Williams deixou o venezuelano deprimido e sem saber se continua na F-1. Para além do papo de sempre, “quero um carro que me dê condições de vencer”, há incerteza quanto à continuidade do patrocínio da PDVSA, embora o contrato da estatal com a Williams esteja em vigor.

Depois da morte de Chávez, Maldonado se viu órfão de quem estava à frente do mecenato. Até agora, a empresa não falou nada sobre rescisão. E creio que nem vai falar, porque tem multa pesada para o caso de um rompimento. Ocorre que o contrato da PDVSA com a Williams não garante Maldonado. Ela tem o direito de indicar um piloto ao time por cinco anos. O acordo começou em 2011 e restam duas temporadas. Se Pastor não quiser ficar, tchau. Os caras colocam outro venezuelano no seu lugar.

Me parece que o piloto está forçando a barra para ver se a PDVSA vai com ele para outro time. A Williams não vai aceitar isso. Eu, se fosse ele, ficaria quietinho.

62 comentários

  1. Marcelo disse:

    O Maldonado é uma espécie de mansell latino, só acho que não terá tempo para aprender e chegar a ser campeão. Sobre a vitória ano passado, não costumo dar crédito a conspirações mas depois do episódio cingapura tudo é possível. O carro era apenas razoável, ganhasse numa corrida daquelas que chove, entra safety car etc tudo bem. Fazer o 2o melhor tempo e liderar praticamente de ponta a ponta não me convenceu. Em nenhuma outra corrida o carro nem o Pastor tiveram desempenho sequer parecido. Barcelona é a casa de todos, não seria a willians a única a tirar coelho da cartola. E só pra lembrar o barrichelo sempre andou na frente do pastor que ficou uns 3 ou 5 anos na gp2 antes de comprar o seu lugar na f1.

    • Conrado FA disse:

      Dê créditos às teorias da conspiração. Há tempos a mídia oficial é gerida por interesses do capital e, nesse sentido, quem tem mais, leva. É um sistema tão “certinho” que foi necessária a criação de um cargo como “assessorista de imprensa”.

      Quer outra coincidência? Era aniversário do Frank Williams de não-sei-quantos-gps na F1. Quer mais uma, só pra fechar? Quando Maldonado venceu em Barcelona, o box da Williams pegou fogo no fim da prova.

      Vai vendo…

  2. Antonio disse:

    Um dos motivos do Vettel ser o que é , e a falta de novos talentos.
    A safra tá muito ruim. Antes enchiam a bola do Perez e agora viram que o rapaz não tem nada de mais. A bola da vez agora é o Hulkenberg, mas pra mim é apenas mediano.
    O próximo é o Bianchi.. Vamos aguardar, mas andar na Marussia é perda de tempo.

  3. João Ferreira disse:

    Piloto pagante já sabia, mas mimado….é brincadeira.

  4. Ayn Rand disse:

    Sem dúvida alguma Pastor é um cara rápido, mas também na mesma proporção é Burro e Ansioso… que lambança foi aquela na Austrália, indo bem, explodiu atras de Alonso, no muro…Ele se o vento tiver a favor, com o carro bom, anda na frente.. mas se tiver que usar o cérebro um pouquinho (o dele é pequeno), ele se estrepa…. Não dá nem para comparar com Vettel, Hamilton, Alonso, Kimi…O Bruno, eu torcia para ele, mas vamos ser realistas, não tinha performance adequada

  5. charles disse:

    Eu apenas perguntei sobre a aposentadoria do Loeb, o Grande Censurador me censurou.

  6. Márcio Lucena disse:

    Não vejo o Maldonado com potencial de liderar uma equipe, principalmente no que diz respeito a desenvolver o carro.Nesse ponto o Rubens fazia bastante diferença, ele saiu em 2011, e o carro do próximo ano era bem rápido.

    • Julio disse:

      O Rubinho e dez vezes melhor que esta besta maldonado até em apresentação de f1 arrebenta o carro. Volta rubinhoooooooooo

      • Israel Cesar Ribeiro disse:

        Putz, vamos parar de falar desse zé ninguém (Barrichello). O que a Willians iria ganhar trazendo de volta um cara que além de velho (pra dirigir um F1) é um chorão que só reclama do carro e toma pau do companheiro de equipe. Vamos torcer pra quem pilota de verdade, independente da nacionalidade. O dia que tiver um brasileiro na F1 que pilotar com raça, vou ser o primeiro a levantar a bandeira. Ele não precisa ser um vencedor em série como temos visto ultimamente, basta brigar por resultados enquanto estiver na corrida. O que temos visto ultimamente é o cara (Barrichello e Massa) entregar os pontos e ficar chorando falando que a culpa é do carro, do companheiro de equipe, da equipe, do clima, dos pneus, dos illuminati, do Obama, etc, etc, etc…

      • Julio disse:

        Israel, você e um gênio o Rubinho levando pau do maldonado quando gênio, você deve ter assistido fórmula um paraguaia mane

  7. Caipira disse:

    Engracado, so tem Vettels aqui. Rubinho eh pessimo, Maldonado um ze ninguem, Williams uma carroca….
    Francamente, galera, voces tao falando de Copa Corsa ou o que?
    Menos, gente, menosssssss….

  8. Maurício disse:

    O Maldonado pode fazer um “mal danado” para a carreira dele que já não é lá aquelas coisas…

  9. Nostradamus de Castro disse:

    Depois que o papy Chaves se foi, a astança do dinheiro do povo da república bolivariana está sendo questionada, afinal F1 não é exatamente um esporte do operariado socialista.

    Saludos.

  10. Marcio Vieira disse:

    Muita gente pode não concordar, mas eu considero a vitória do Maldonado em Barcelona, em pista seca, muito mais incrível que a vitória do Vettel de Toro Rosso, em Monza.

    • Paulo disse:

      O carro da Williams do ano passado era muito bom, o problema é que tinha o Maldonado, um louco, para ser gentil com a peça e o 1º sobrinho que não tem 1/10 do talento do tio.. daí o desempenho do carro foi mascarado pelos dois…

      Fora que o grande favorito para a prova, que fez pole e tudo mais foi jogado pro fundo do grid (Hamilton..)

      Em Monza, nenhum dos favoritos (que tinham um carro bem melhor que o do Vettel) teve problemas ou qualquer coisa do tipo..

    • Alemão disse:

      Concordo, até porque ele estava com o Alonso na cola, nas últinas 15 voltas, no GP da Espanha, onde o Alonso queria ganhar de qualquer jeito!! Segurou na marra!!

    • eduardo disse:

      Naquelal corrida o carro da Willians que era bom foi otimo e o Maldonado esteve perfeito a diferença é que para cada Barcelona a pelo menos 10 provas que ele volta a ser um piloto sujeito a chuvas e trovoadas

  11. Alfredo Aguiar disse:

    Olá Flavio
    Não entendo nada de contratos de F1, mas vi esse bagulho na internet, de um deputado venezuelano que contesta o acordo e bla bla bla.

    CLÁUSULA 2.1 El Acuerdo se iniciará en la Fecha de Inicio y, sin perjuicio de terminación anticipada según lo establecido en el Acuerdo, continuará en vigor hasta el 31 de diciembre 2015 fecha en que el Acuerdo quedará automáticamente anulado sin derecho a indemnización a cualquiera de las partes, salvo de cualquier infracción antecedente.

    Sei lá, de repente dependeria de um “abogado” espano pra explicar o que significa aquele “sin perjuicio de terminación anticipada según lo establecido en el Acuerdo”, mas no meu parco espanhol, me parece que se a a PDVSA quiser mandar a Williams as favas antes de 2015, é só tirar o maldanado do banco do carro estornar o cheque com o gerente do banco e dizer bye bye. Nesse caso quem sabe a Lótus possa colocar a mão nesses petro-pesos e oferecer uma vaguinha pro venezuelano no carro preto e dourado. Aí ia ser uma nova embaralhada no jogo todo.
    Um abraço

    • Paulo disse:

      Alfredo, em geral as coisas não são tão simples assim.
      Haver previsão para término antecipado do contrato não significa isentar de multa a parte que causar o rompimento do acordo. Em contratos como esse, nenhuma das partes pode se dar ao luxo de ser pega “com as calças na mão”, portanto, pode ter certeza que para aportar em outra equipe a PDVSA vai ter que pagar uma multa pesada. Em resumo, há a liberdade de saída mas, em contrapartida, existe a obrigação de indenizar a parte contrária.

  12. Alfredo Aguiar disse:

    Olá Flavio
    Não entendo nada de contratos de F1, mas vi esse bagulho na internet, de um deputado venezuelano que contesta o acordo e bla bla bla.

    CLÁUSULA 2.1 El Acuerdo se iniciará en la Fecha de Inicio y, sin perjuicio de terminación anticipada según lo establecido en el Acuerdo, continuará en vigor hasta el 31 de diciembre 2015 fecha en que el Acuerdo quedará automáticamente anulado sin derecho a indemnización a cualquiera de las partes, salvo de cualquier infracción antecedente.

    Sei lá, de repente dependeria de um “abogado” espano pra explicar o que significa aquele “sin perjuicio de terminación anticipada según lo establecido en el Acuerdo”, mas no meu parco espanhol, me parece que se a a PDVSA q

  13. Matteoni disse:

    No ano que vem tudo pode acontecer. Se o Button foi campeão com a Brown, nada impede que a Williams dê o pulo do gato.

  14. Israel Cesar Ribeiro disse:

    O que a Willians tem tentado conseguir é um parceiro tecnológico que lhe forneça equipamento (motor) com exclusividade. No ano que vem já está certo que a Willians vai correr com Mercedes, mas com várias equipes utilizando o mesmo equipamento acho difícil obterem algum sucesso. Acho que o ultimo carro realmente bom que a Willians fez foi em 1997 (que deu o titulo a Jacques Villeneuve) que tinha motores Renaut e Adrian Newey como projetista. Depois disso tiveram uma boa fase quando tiveram a BMW como parceira tecnológica exclusiva e conseguiram bons resultados mesmo contando com um conjunto aerodinâmico/suspensões apenas mediano. Desde que a BMW abandonou a Willians (e a F1), foi só ladeira abaixo e é realmente uma pena ver um time tão vencedor nessa situação. Agora tem o seguinte: O Barrichello já está providenciando a cidadania venezuelana pra ver se consegue a indicação da PDVSA e ocupa essa vaguinha do Maldonado, kkkk…

    • Eusebio Sachser disse:

      A Williams em 10 anos trocou motores como trocar de camisa, até parece que a culpa é dos motores. Esse ano 1 ponto com o Renault (há menos que não seja o mesmo da Red Bull e Lotus) mas cadê a aerodinamica da Williams? Não há nada de espetacular, o carro realmente não funciona. Podem trocar quantas vezes de motor quiser, enquanto aquela bagunça não for organizada, não haverá reação.

      • Israel Cesar Ribeiro disse:

        Foi exatamente o que disse no meu comentário (você leu?). A Willians parou de fazer bons carros já faz muito tempo, mas se por acaso conseguirem um parceiro tecnológico exclusivo (como foi a BMW), pode ser que andem mais perto dos rivais. A Renaut entrega um equipamento melhor pra RedBull. A Mercedes é um caso ainda pior, pois eles tem uma equipe própria; Imagina o que eles entregam pra Mclaren/Force India?? Por isso que a Mclaren já correu atrás da Honda em 2015. Mesmo que o carro não for muito legal, eles esperam conseguir uma diferença trabalhando com um motor diferente do que a concorrência está usando. A verdade é que se você tiver um motor igual ou mais fraco que do seu concorrente, a parte aerodinâmica/suspensões deve ser muito superior e todos sabemos que nesse quesito não existe ninguém melhor que o Newey no momento.

  15. Tiago disse:

    Flavio, comente algo sobre essa questão toda da ALTURA do Hulkemberg ser um ponto negativo na disputa dele por uma vaga nas equipes. Será que essa não é a sua hora da F1?

  16. JOANNIS LYKOUROPOULOS disse:

    DEVE FICAR BEM QUIETINHO MESMO,ATÉ POR SER UM PILOTO MEDIANO E NÃO DE PONTA.

  17. Fernando disse:

    Essa aventura de Maldonado na F1 já rendeu até demais para um piloto do nível dele. Tem 01 vitória no circo, o primeiro venezuelano da história a conquistar isso. Ele é, talvez, o início de uma história deste país no esporte. Mas não tem condições alguma de disputar mais do que vem fazendo. Deveria ficar satisfeito de poder pilotar um F1.

    Quando a situação da Williams, é uma equipe de história e tal…mas a má gestão leva qualquer empresa para o buraco. A Mclaren que não se cuide porque pode acabar na mesma merda.

  18. Peter Perfeito disse:

    Mas que a Williams merece que um piloto saia e leve o patrocínio maior da equipe, ela merece!

    A impressão que dá é que mesmo se colocar a Red Bull e o Santander de patrocinadores, a equipe não se acerta por incompetência da equipe.

    Não dos pilotos.

    Será que a Lotus não aceitaria o patrocínio da petroleira venezuelana com o Maldonado na vaga deixada por Raikkonen??

  19. PedroL disse:

    Fala-se em pilotos que ganharam corridas com carro ruim – Vettel e Alonso, Maldonado é um deles. Fez excelentes corridas no ano passado, poderia ter ido ao pódio mais umas 2 vezes não fosse suas tentativas frustradas de querer andar mais que o carro, porém foi um show a parte, devemos admitir.

  20. Ricardo Bigliazzi disse:

    Carreras son carreras…

    O Maldonado me lembra o Schecketer, meio doido… mas rápido.

    Imperador

  21. Daniel Chagas disse:

    Esse Maldonado está fora de sua própria realidade, pois, com MUITA boa vontade, dá para dizer que ele é apenas um piloto mediano. Uma Williams para ele está de bom tamanho. Em boca fechada não entra mosca, fato.

  22. Rafael disse:

    Coloquem o Johnny Ceccoto Jr!!
    Como se trocar o venezuelano fosse melhorar alguma coisa né…

  23. Anderson_SP disse:

    Ano que vem tudo pode mudar, ele deveria ficar de boa mesmo, ninguém sabe se vai despontar uma nova “Brawn” do nada e sair rapelando tudo, ou a supremacia da Red Bull irá continuar, o problema são estes empresários que ficam botando besteira na cabeça destes pilotos e o fazem pensar que está com toda esta pompa de sair galgando melhores assentos podendo até ficar a pé.

  24. moises simoes disse:

    O problema eh que a Williams nao sobrevive
    sem a PVD.E Maldonado na sobreviveria sem a tal petrolifera.
    A simbiose eh esquisita e na verdade ja seja uma relacao meio parasita de ambas as partes.

  25. willian disse:

    será que rola um intecâmbio? maldonado na indy e viso na williams?

  26. Ricardo disse:

    O culpado disto tudo é o sr bernie

  27. joao disse:

    que outro piloto venezuelano? Rodolfo Gonzales? E J Viso? Com toda maluquice, Pastor ainda é o melhor daquelas bandas.

  28. Caipira disse:

    Concordo, a Williams tem apanhado como gato no desenho animado. Mas eh Williams. Empresa de tecnologia avant-garde, state-of-the-art. Pode surpreender nessa nova fase 2014, a turma la nao se entrega facil. O proprio Maldonado, quem diria, venceu na F1 com Williams ano passado !!!!
    Nunca subestimem tio Frank, que dizia que “qualquer bom piloto pode ser campeao com um carro meu vencedor”. E nao peca aumento de salario, que ele demite. Ele adora demitir campeoes pretensiosos. Prost, Mansell, Hill e Villeneuve podem contar melhor essas coisas.

  29. Luis disse:

    Muito ácidas as declarações dele. Pesadas demais pra quem não tem sido visto como opção de nenhuma equipe nesse silly season maluco, em que até o Rubens apareceu como “potencial candidato” a uma vaga.

  30. João Carrieri disse:

    Rubinho está voando rumo a Caracas para tentar ser o indicado pela PDVSA para o próximo ano e assim tentar cumprir seu sonho de se tornar campeão mundial!

  31. Paulo Pinto disse:

    A diferença da Williams para as “nanicas” nesta temporada, até agora, é o magro pontinho conquistado por Maldonado.

    Uma equipe que abrigou o “Quarteto Fantástico”, levando três deles ao campeonato (o quarto morreu prematuramente) e laureando também mais campeões, não merecia essa ladeira.

    Maldonado tem as suas razões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>