Esse XR3 conversível da foto eu não sei, porém um exatamente dessa cor e conversível, posso afirmar categoricamente que a primeira placa cinza do Maranhão foi a minha HOL-0001. E ele está no Rio Grande do Sul até hoje, desde que o vendi.
É só checar no Sinesp Cidadão.
Joga no sinesp, diz q ele é cinza. Porém nao sabemos se cinza é a cor original ou se ele foo reataurado e houve a troca de cor.
André
10 anos atrás
Não confiem cegamente na Wikipedia, não existe nenhuma 2a. sequência SAV em São Paulo. É cascata. Aqui os mais novos começam com FM_ e FN_, sequer começou a inicial G, vai levar uns anos ainda pra acabar a 1a. sequência.
Alguém deve ter descoberto que Saveiros mostradas em comerciais da Volks tinham legalmente as placas que apareciam com essa combinação aí não pensou 2 vezes e botou na Wikipedia.
Já avistei uma Saveiro branca placas SAV-0010 de Campinas/SP. Ela bate com o registro no Sinesp Cidadão.
sr. X
10 anos atrás
Tive um igual esse…
Vou resumir, foi um desgosto….
Marcelo Melo
10 anos atrás
Não li os outros comentários e pode ser que eu esteja escrevendo besteira, mas me parece que a foto é montagem. Os números e letras da placa estão muito mais legíveis do que a sigla do estado e o município.
É real, essa placa chegou a ir a leilão aqui em Curitiba/Pr, quando começou a implantação das novas placas. Foi arrematada por um tradicional empresário do ramo das Bicicletas, Sr. Jaime Nunes da Silveira da Cicles Jaime, ele arrematou a placa AAA – 0011 também.
Ricardo Sandri
10 anos atrás
Pelo que eu lembro não começou tudo ao mesmo tempo não. Em SP carros zeros apartir de 1992 começaram a sair com a placa cinza de tres letras.
Mas no PR sei que começou antes.
Em 1998 teve a obrigatoriadade dos placas amarelas trocarem pelas novas placas. Nesse ano minha caravan comodoro 1987 que tenho até hoje passou de SG 0303 para CVH xxxx.
Luiz Fernando
10 anos atrás
Flávio,
Este carro pertence ao Jaime Filho, da Cicles Jaime. Está muito pouco rodado. Ele somente dá uma volta na quadra uma vez por semana com ele. Na loja dele existe uma coleção de bicicletas antigas.
Morava perto, minha mãe ainda mora perto…
Anos 80 foram bãos…. :-)
Carlos Cwb
10 anos atrás
AAA 0001 a BEZ 9999 Paraná (PR)
BFA 0001 a GKI 9999 São Paulo (SP)
GKJ 0001 a HOK 9999 Minas Gerais (MG)
HOL 0001 a HQE 9999 Maranhão (MA)
HQF 0001 a HTW 9999 Mato Grosso do Sul (MS)
HTX 0001 a HZA 9999 Ceará (CE)
HZB 0001 a IAP 9999 Sergipe (SE)
IAQ 0001 a JDO 9999 Rio Grande do Sul (RS)
JDP 0001 a JKR 9999 Distrito Federal (DF)
JKS 0001 a JSZ 9999 Bahia (BA)
JTA 0001 a JWE 9999 Pará (PA)
JWF 0001 a JXY 9999 Amazonas (AM)
JXZ 0001 a KAU 9999 Mato Grosso (MT)
KAV 0001 a KFC 9999 Goiás (GO)
KFD 0001 a KME 9999 Pernambuco (PE)
KMF 0001 a LVE 9999 Rio de Janeiro (RJ)
LVF 0001 a LWQ 9999 Piauí (PI)
LWR 0001 a MMM 9999 Santa Catarina (SC)
MMN 0001 a MOW 9999 Paraíba (PB)
MOX 0001 a MTZ 9999 Espírito Santo (ES)
MUA 0001 a MVK 9999 Alagoas (AL)
MVL 0001 a MXG 9999 Tocantins (TO)
MXH 0001 a MZM 9999 Rio Grande do Norte (RN)
MZN 0001 a NAG 9999 Acre (AC)
NAH 0001 a NBA 9999 Roraima (RR)
NBB 0001 a NEH 9999 Rondônia (RO)
NEI 0001 a NFB 9999 Amapá (AP)
NFC 0001 a NGZ 9999 Goiás (GO) 2ª sequência
NHA 0001 a NHT 9999 Maranhão (MA) 2ª sequência
NHU 0001 a NIX 9999 Piauí (PI) 2ª sequência
NIY 0001 a NJW 9999 Mato Grosso (MT) 2ª sequência
NJX 0001 a NLU 9999 Goiás (GO) 3ª sequência
NLV 0001 a NMO 9999 Alagoas (AL) 2ª sequência
NMP 0001 a NNI 9999 Maranhão (MA) 3ª sequência
NNJ 0001 a NOH 9999 Rio Grande do Norte (RN) 2ª sequência
NOI 0001 a NPB 9999 Amazonas (AM) 2ª sequência
NPC 0001 a NPQ 9999 Mato Grosso (MT) 3ª sequência
NPR 0001 a NQK 9999 Paraíba (PB) 2ª sequência
NQL 0001 a NRE 9999 Ceará (CE) 2ª sequência
NRF 0001 a NSD 9999 Mato Grosso do Sul (MS) 2ª sequência
NSE 0001 a NTC 9999 Pará (PA) 2ª sequência
NTD 0001 a NTW 9999 Bahia (BA) 2ª sequência
NTX 0001 a NUG 9999 Mato Grosso (MT) 4ª sequência
NUH 0001 a NUL 9999 Roraima (RR) 2ª sequência
NUM 0001 a NVF 9999 Ceará (CE) 3ª sequência
NVG 0001 a NVN 9999 Sergipe (SE) 2ª sequência
NVO 0001 a NWR 9999 Goiás (GO) 4ª sequência
NWS 0001 a NXQ 9999 Maranhão (MA) 4ª sequência
NXR 0001 a NXT 9999 Acre (AC) 2ª sequência
NXU 0001 a NXW 9999 Pernambuco (PE) 2ª sequência
NXX 0001 a NYG 9999 Minas Gerais (MG) 2ª sequência
NYH 0001 a NZZ 9999 Bahia (BA) 3ª sequência
OAA 0001 a OAO 9999 Amazonas (AM) 3ª sequência
OAP 0001 a OBS 9999 Mato Grosso (MT) 5ª sequência
OBT 0001 a OCA 9999 Pará (PA) 3ª sequência
OCB 0001 a OCU 9999 Ceará (CE) 4ª sequência
OCV 0001 a ODT 9999 Espírito Santo (ES) 2ª sequência
ODU 0001 a OEI 9999 Piauí (PI) 3ª sequência
OEJ 0001 a OES 9999 Sergipe (SE) 3ª sequência
OET 0001 a OFH 9999 Paraíba (PB) 3ª sequência
OFI 0001 a OFW 9999 Pará (PA) 4ª sequência
OFX 0001 a OGG 9999 Paraíba (PB) 4ª sequência
OGH 0001 a OHA 9999 Goiás (GO) 5ª sequência
OHB 0001 a OHK 9999 Alagoas (AL) 3ª sequência
OHL 0001 a OHW 9999 Rondônia (RO) 2ª sequência
OHX 0001 a OIQ 9999 Ceará (CE) 5ª sequência
OIR 0001 a OJK 9999 Maranhão (MA) 5ª sequência
OJL 0001 a OJQ 9999 Sequências ainda indefinidas
OJR 0001 a OKC 9999 Rio Grande do Norte (RN) 3ª sequência
OKD 0001 a OKH 9999 Sequências ainda indefinidas
OKI 0001 a OLG 9999 Bahia (BA) 4ª sequência
OLH 0001 a OLN 9999 Tocantins (TO) 2ª sequência
OLO 0001 a OMH 9999 Minas Gerais (MG) 3ª sequência
OMI 0001 a OOF 9999 Goiás (GO) 6ª sequência
OOG 0001 a OOU 9999 Mato Grosso do Sul (MS) 3ª sequência
OOV 0001 a ORC 9999 Minas Gerais (MG) 4ª sequência
ORD 0001 a ORM 9999 Alagoas (AL) 4ªsequência
ORN 0001 a OSV 9999 Ceará (CE) 6ª sequência
OSW 0001 a OTZ 9999 Pará (PA) 5ª sequência
OUA 0001 a OUE 9999 Piauí (PI) 4ª sequência
OUF 0001 a OVD 9999 Bahia (BA) 5ª sequência
OVE 0001 a OVF 9999 Espírito Santo (ES) 3ª sequência
OVG 0001 a OVG 9999 Acre (AC) 3ª sequência
OVH 0001 a OVY 9999 Espírito Santo (ES) 4ª sequência
OVZ 0001 a OWG 9999 Rio Grande do Norte (RN) 4ª sequência
OWH 0001 a PED 9999 Sequências ainda indefinidas
PEE 0001 a PFQ 9999 Pernambuco (PE) 3ª sequência6
PFR 0001 a PGK 9999 Pernambuco (PE) 4ª sequência
PGL 0001 a PHE 9999 Pernambuco (PE) 5ª sequência
PHF 0001 a SAU 9999 Sequências ainda indefinidas
SAV 0001 a SAV 9999 São Paulo (SP) 2ª sequência
SAW 0001 a ZZZ 9999 Sequências ainda indefinidas
Belo carro, mas conversíveis no Brasil eram um problema devido a falta de rigidez estrutural. Os fabricantes não se esmeravam em reforçar corretamente. Esses carros não suportavam as forças torcionais que eram submetidos e em pouquíssimo tempo tinham graves problemas, sem contar as vedações deficientes. Todos os nacionais conversíveis da época tinham esses problemas.
Acho que você deveria se informar melhor…
O Escort tinha diversos reforços no monobloco que inclusive o tornavam bem mais pesado que a versão com capota de aço. Também não entrava água não, bastava manter as borrachas em ordem e limpas com glicerina ou silicone. Se esses carros tinham problemas tão graves como você relata, não veríamos ainda tantos Escort e Kadett em uso e em diversas coleções de carros antigos.
Fernando, falou uma besteira tremenda agora. Procure pesquisar e se informar, ao invés de repetir o que escuta dos outros. Esses carros nunca tiveram os problemas que você mencionou, sem contar que quem faziam as carrocerias eram a Karmann no Escort e a Bertone no Kadett. Inclusive o Kadett era fabricado aqui, enviado para a Itália e voltava conversível.
Vc encontra por “tantos Escort’s e Kadett’s CONVERSÍVEIS em uso por aí !!?? Sobre vc dizer que eu deveria me informar melhor, acredito então que vc deva ser da área de engenharia automotiva ou então tem problemas de leitura e interpretação de textos, caso corriqueiro aqui no blog. Eu disse que os fabricantes nacionais reforçavam seus modelos conversíveis, mas não da maneira adequada, como deveria ser, e esses carros sofriam sim de problemas torcionais com o tempo de uso. Tive um e não só eu como muitas pessoas que possuíam tal modelo reclamavam muito com a Ford devido a abertura das portas no primeiro estágio do trinco quando passávamos em pisos irregulares. Bastava colocar quatro passageiros e o carro virava um sinfonia de ruídos. Sofria com o meu na Região dos Lagos. Quanto a vedação, até concordo com vc, realmente não entraria água no meu se eu tivesse perdido grande parte dos meus dias vivendo para o carro na divertida tarefa de passar glicerina e silicone naquelas borrachas todas. Obs1: Os modelos europeus tinham um reforço estrutural muito mais elaborado e não padeciam desse martírio. Obs2: A revista 4 Rodas estampou em letras gigantescas ” Este carro não vale a pena” ao final do teste de 60.000 Km. E não valia mesmo. Volto a dizer: falo do modelo CONVERSÍVEL. Descrevo aqui parte da matéria:
Matéria publicada originalmente na Revista Quatro Rodas.
Foram 26 meses de motor fervendo, barulhos na suspensão, sucessivas panes elétricas, infiltração de água e motoristas deixados a pé. O desmonte só veio confirmar o que já era uma certeza: nem mesmo todo o prazer de dirigir um conversível seria capaz de superar tantos aborrecimentos
O Escort passou a ser pra mim, um prazer imenso. Um orgulho. Evoluiu de um ódio sem fundamento para um amor inexplicável. Um motivo pra acordar cedo no sábado e me misturar a mecânicos, entrar e sair de lojas, enfrentar a fila do lava a jato. Um motivo pra estar lá, naquele mundo machista, recebendo olhares de desprezo e chacota e mesmo assim não me abalar, pois eu estava cuidando da minha jóia. E como isso é prazeroso! A sensação de sentir que ele te retribui cada minuto que você gastou no eletricista tentando descobrir porque a luz da bateria insistia em acender. Ele vale o esforço. Ele vale muito mais que isso.
Uma visita a oficina autorizada a cada 6000 km rodados – media que cai para 3750 km, se incluídas seis revisões e cinco reparos de funilaria pós-acidentes.
Exatos 138,5 dias parado para reparos, em 775 dias de uso (17,9% do tempo decorrido desde a data da compra, como se observa pelo gráfico que margeia a reportagem).
Complicações elétricas que, por 22 vezes em 26 meses (quase uma a cada quatro semanas), deixaram os motoristas a pé. Como você se sentiria se fosse o proprietário de um carro que causasse tantos aborrecimentos? Pois todas as situações descritas aconteceram com o Escort 2.0i XR3 Conversivel de Quatro Rodas.
“É preciso muito amor para ter um carro como esse” concluiu o consultor técnico Valter Nishimoto, que acompanhou o Ford e realizou o desmonte. ”
Abraços Sr. Bosley.
Por acaso, trabalhei na Karmann Ghia de 1987 a 1996. Acho que vi um pouquinho como esses carros eram fabricados. Mão de obra, materiais e controle de qualidade. Tudo de primeira linha.
Agora se basear na Quatro Rodas para malhar o carro, prefiro nem comentar. Continue lendo sua bíblia automotiva.
O Fernando não baseou apenas no teste de longa duração da 4 Rodas, mas também em sua experiência pessoal com um veículo do modelo.
Mauricio
10 anos atrás
Meu querido vizinho pexeiro, tinha uma variant laranja com a placa BR0001.
Ele vendeu peixe no porta-malas em cima do motor da variant por uns 30 anos, e sustentou a sua família de 7 filhos assim.
Saudades do seu Antonio Pexeiro de São Caetano do Sul.
Não me faça rir… Um carrão desses com uma placa dessas? “Arrumou” no Detran, justamente por ser a primeira. Tem gente que quer ser o primeiro até em comentar postagem em blogs e vídeos do Youtube. Têm de tudo…
lincoln falcao
10 anos atrás
sorte deu esse cara, agora imagina o azar do sujeito que pegou a placa GAY 2424… nesses dias de hoje vale uma baba no “mundinho”
Saiu sim…Trabalhei entre 91 e 94 numa loja de carros e peguei o inicio das 3 letras. Constantemente recebíamos carros novos de outros estados e tinha Gay e Boi.
Eu lembro do Monza Classic Automatic 1987 da minha mãe antes da gente trocar a placa amarela era MU – não lembro os números, e depois virou BUM – 0864, a mulher que comprou ele da minha mãe em 1994 tem ele até hoje
Muito bonito, carro dos meus sonhos de época pré-importação. Meu pai teve a placa OO-0002, em um Ford Itamaraty. Alguém sabe se existiram muitos Ford Itamaraty? Todos os que vejo são Willys.
Luc Monteiro
10 anos atrás
Só eu achei essa placa uma montagem de computador grotesca?
Luc… é um ford escort 1.8 XR3 ano 90… ele ainda tá na ativa…
Banana Joe
10 anos atrás
Não teve uma AAA0000 que era de um Ford Verona?
Lembro que as primeiras placas foram leiloadas, com verba revertida para uma instituição de caridade estatal ( se não me engano PROVOPAR ).
Fui dono do primeiro carro placa cinza do Maranhão HOL-0001.Por acaso era um XR3 1.8 1990 conversivel exatamente como esse da foto. Caramba que coincidência. Me parece que ele está na ativa até hoje no Rio Grande do Sul. Alguém saberia??
Matteoni
10 anos atrás
Eu compraria este carro.
Mavex
10 anos atrás
Me lembro da placa AAA0007 era de um opala 73/74 branco da cidade de cascavel, um amigo comprou por lá no ano de 1991 e transferiu aqui pra são paulo. Virou a atração por onde passava, todo mundo perguntava sobre a placa
que comentário idiota. tu é meio burro,né marcel ?
Mario Mesquita
10 anos atrás
Sensacional o XR.
FERNANDO LACERDA
10 anos atrás
photoshop..
Daniel
10 anos atrás
Este lindíssimo conversivel 90 é do Jaime, dono da Cicles Jaime, em Curitiba. Aliás o XR3 conversivel deveria estar na lista “must drive” de qualquer entusiasta, para entender e apreciar o resultado da ousadia de uma grande fabricante oferecer um conversivel em série fabricado no Brasil, coisa que não temos desde 1995.
Eric
10 anos atrás
O que sei é que foram leiloadas essas primeiras combinações. E essa acima é até hoje do mesmo cara, da loja de bicicletas.
Danilo Candido
10 anos atrás
O famoso XR3 Conversível de Curitiba.
petrafan
10 anos atrás
placa?
que placa?
Rodrigo Sampaio
10 anos atrás
As primeiras mesmo eram brancas, essa me parece feita por encomenda; ainda assim, o sistema começou em Curitiba.
Errado. O sistema começou no Brasil todo ao mesmo tempo. Apenas o Paraná deu a “sorte” de pegar as letras “AAA”.
Não quer dizer que o 1º carro emplacado com esse tipo de placas tenha sido esse Escort.
Pelo que me lembro alguns estados demoraram um pouco mais pra implantar o sistema, meu pai na época comprou um Monza placas AAH, alguns meses depois fizemos uma viagem para o interior de SC e RS para visitar familiares e lembro que só vimos um carro não paranaense com de 3 letras, creio que era de SC, mas que tinha sido transferido do PR. Alguns familiares confundiram com as antigas placas brancas, acharam que meu pai estava com carro oficial, e, no jargão da época, tinha virado “marajá”.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Esse XR3 conversível da foto eu não sei, porém um exatamente dessa cor e conversível, posso afirmar categoricamente que a primeira placa cinza do Maranhão foi a minha HOL-0001. E ele está no Rio Grande do Sul até hoje, desde que o vendi.
É só checar no Sinesp Cidadão.
Sempre tive curiosidade se esse carro havia sido preservado ou se tinha sido comprado por alguém que iria usa-lo normalmente. Pois é, está ai!
Olha, por nada não, mas até onde sei o Ford Escort XR3 das placas AAA-0001 é de cor vermelha.
Joga no sinesp, diz q ele é cinza. Porém nao sabemos se cinza é a cor original ou se ele foo reataurado e houve a troca de cor.
Não confiem cegamente na Wikipedia, não existe nenhuma 2a. sequência SAV em São Paulo. É cascata. Aqui os mais novos começam com FM_ e FN_, sequer começou a inicial G, vai levar uns anos ainda pra acabar a 1a. sequência.
Alguém deve ter descoberto que Saveiros mostradas em comerciais da Volks tinham legalmente as placas que apareciam com essa combinação aí não pensou 2 vezes e botou na Wikipedia.
Na verdade já existe a sequencia iniciada por SAV, já me deparei com um Porsche Boxter e um Honda Fit, além das Saveiros.
Já avistei uma Saveiro branca placas SAV-0010 de Campinas/SP. Ela bate com o registro no Sinesp Cidadão.
Tive um igual esse…
Vou resumir, foi um desgosto….
Não li os outros comentários e pode ser que eu esteja escrevendo besteira, mas me parece que a foto é montagem. Os números e letras da placa estão muito mais legíveis do que a sigla do estado e o município.
Sei lá… mas parece montagem.
Pior que não, consultei e deu FORD/ESCORT 1.8 XR3/1990
É real, essa placa chegou a ir a leilão aqui em Curitiba/Pr, quando começou a implantação das novas placas. Foi arrematada por um tradicional empresário do ramo das Bicicletas, Sr. Jaime Nunes da Silveira da Cicles Jaime, ele arrematou a placa AAA – 0011 também.
Pelo que eu lembro não começou tudo ao mesmo tempo não. Em SP carros zeros apartir de 1992 começaram a sair com a placa cinza de tres letras.
Mas no PR sei que começou antes.
Em 1998 teve a obrigatoriadade dos placas amarelas trocarem pelas novas placas. Nesse ano minha caravan comodoro 1987 que tenho até hoje passou de SG 0303 para CVH xxxx.
Flávio,
Este carro pertence ao Jaime Filho, da Cicles Jaime. Está muito pouco rodado. Ele somente dá uma volta na quadra uma vez por semana com ele. Na loja dele existe uma coleção de bicicletas antigas.
a historia das placas pelo mundo
http://www.worldlicenseplates.com/
Vocês que sabem tudo de placa, quem é que tem a placa Santo Graal dos Nerds, a NCC1701?
O Kirk, ué!
A única informação que se tem seria que essa placa pertence a uma moto em Rondônia. Infelizmente não há fotos dela pela internet
HONDA CG 125 TITAN KS 2000 PRATA
Infelizmente, está numa CG que o cara provavelmente nem sabe do que se trata…
Minha placa é 1701, mas não tinha como ser NCC…
é um Ford Escort 1.8 XR3 1990 – cor cinza, em Curitiba ainda, fala-se que pertence ao Cicles Jaime…
Sempre achei conversível carro de chifrudo.
Você tinha um???
Visão atrasada, de gente com QI baixo.
Já vi esse carro sim. Ainda existe?
Eu tinha um gêmeo, branco, mesmo modelo e ano. Que saudade. Não andava nada mas era muito gostoso de dirigir.
Morava perto, minha mãe ainda mora perto…
Anos 80 foram bãos…. :-)
AAA 0001 a BEZ 9999 Paraná (PR)
BFA 0001 a GKI 9999 São Paulo (SP)
GKJ 0001 a HOK 9999 Minas Gerais (MG)
HOL 0001 a HQE 9999 Maranhão (MA)
HQF 0001 a HTW 9999 Mato Grosso do Sul (MS)
HTX 0001 a HZA 9999 Ceará (CE)
HZB 0001 a IAP 9999 Sergipe (SE)
IAQ 0001 a JDO 9999 Rio Grande do Sul (RS)
JDP 0001 a JKR 9999 Distrito Federal (DF)
JKS 0001 a JSZ 9999 Bahia (BA)
JTA 0001 a JWE 9999 Pará (PA)
JWF 0001 a JXY 9999 Amazonas (AM)
JXZ 0001 a KAU 9999 Mato Grosso (MT)
KAV 0001 a KFC 9999 Goiás (GO)
KFD 0001 a KME 9999 Pernambuco (PE)
KMF 0001 a LVE 9999 Rio de Janeiro (RJ)
LVF 0001 a LWQ 9999 Piauí (PI)
LWR 0001 a MMM 9999 Santa Catarina (SC)
MMN 0001 a MOW 9999 Paraíba (PB)
MOX 0001 a MTZ 9999 Espírito Santo (ES)
MUA 0001 a MVK 9999 Alagoas (AL)
MVL 0001 a MXG 9999 Tocantins (TO)
MXH 0001 a MZM 9999 Rio Grande do Norte (RN)
MZN 0001 a NAG 9999 Acre (AC)
NAH 0001 a NBA 9999 Roraima (RR)
NBB 0001 a NEH 9999 Rondônia (RO)
NEI 0001 a NFB 9999 Amapá (AP)
NFC 0001 a NGZ 9999 Goiás (GO) 2ª sequência
NHA 0001 a NHT 9999 Maranhão (MA) 2ª sequência
NHU 0001 a NIX 9999 Piauí (PI) 2ª sequência
NIY 0001 a NJW 9999 Mato Grosso (MT) 2ª sequência
NJX 0001 a NLU 9999 Goiás (GO) 3ª sequência
NLV 0001 a NMO 9999 Alagoas (AL) 2ª sequência
NMP 0001 a NNI 9999 Maranhão (MA) 3ª sequência
NNJ 0001 a NOH 9999 Rio Grande do Norte (RN) 2ª sequência
NOI 0001 a NPB 9999 Amazonas (AM) 2ª sequência
NPC 0001 a NPQ 9999 Mato Grosso (MT) 3ª sequência
NPR 0001 a NQK 9999 Paraíba (PB) 2ª sequência
NQL 0001 a NRE 9999 Ceará (CE) 2ª sequência
NRF 0001 a NSD 9999 Mato Grosso do Sul (MS) 2ª sequência
NSE 0001 a NTC 9999 Pará (PA) 2ª sequência
NTD 0001 a NTW 9999 Bahia (BA) 2ª sequência
NTX 0001 a NUG 9999 Mato Grosso (MT) 4ª sequência
NUH 0001 a NUL 9999 Roraima (RR) 2ª sequência
NUM 0001 a NVF 9999 Ceará (CE) 3ª sequência
NVG 0001 a NVN 9999 Sergipe (SE) 2ª sequência
NVO 0001 a NWR 9999 Goiás (GO) 4ª sequência
NWS 0001 a NXQ 9999 Maranhão (MA) 4ª sequência
NXR 0001 a NXT 9999 Acre (AC) 2ª sequência
NXU 0001 a NXW 9999 Pernambuco (PE) 2ª sequência
NXX 0001 a NYG 9999 Minas Gerais (MG) 2ª sequência
NYH 0001 a NZZ 9999 Bahia (BA) 3ª sequência
OAA 0001 a OAO 9999 Amazonas (AM) 3ª sequência
OAP 0001 a OBS 9999 Mato Grosso (MT) 5ª sequência
OBT 0001 a OCA 9999 Pará (PA) 3ª sequência
OCB 0001 a OCU 9999 Ceará (CE) 4ª sequência
OCV 0001 a ODT 9999 Espírito Santo (ES) 2ª sequência
ODU 0001 a OEI 9999 Piauí (PI) 3ª sequência
OEJ 0001 a OES 9999 Sergipe (SE) 3ª sequência
OET 0001 a OFH 9999 Paraíba (PB) 3ª sequência
OFI 0001 a OFW 9999 Pará (PA) 4ª sequência
OFX 0001 a OGG 9999 Paraíba (PB) 4ª sequência
OGH 0001 a OHA 9999 Goiás (GO) 5ª sequência
OHB 0001 a OHK 9999 Alagoas (AL) 3ª sequência
OHL 0001 a OHW 9999 Rondônia (RO) 2ª sequência
OHX 0001 a OIQ 9999 Ceará (CE) 5ª sequência
OIR 0001 a OJK 9999 Maranhão (MA) 5ª sequência
OJL 0001 a OJQ 9999 Sequências ainda indefinidas
OJR 0001 a OKC 9999 Rio Grande do Norte (RN) 3ª sequência
OKD 0001 a OKH 9999 Sequências ainda indefinidas
OKI 0001 a OLG 9999 Bahia (BA) 4ª sequência
OLH 0001 a OLN 9999 Tocantins (TO) 2ª sequência
OLO 0001 a OMH 9999 Minas Gerais (MG) 3ª sequência
OMI 0001 a OOF 9999 Goiás (GO) 6ª sequência
OOG 0001 a OOU 9999 Mato Grosso do Sul (MS) 3ª sequência
OOV 0001 a ORC 9999 Minas Gerais (MG) 4ª sequência
ORD 0001 a ORM 9999 Alagoas (AL) 4ªsequência
ORN 0001 a OSV 9999 Ceará (CE) 6ª sequência
OSW 0001 a OTZ 9999 Pará (PA) 5ª sequência
OUA 0001 a OUE 9999 Piauí (PI) 4ª sequência
OUF 0001 a OVD 9999 Bahia (BA) 5ª sequência
OVE 0001 a OVF 9999 Espírito Santo (ES) 3ª sequência
OVG 0001 a OVG 9999 Acre (AC) 3ª sequência
OVH 0001 a OVY 9999 Espírito Santo (ES) 4ª sequência
OVZ 0001 a OWG 9999 Rio Grande do Norte (RN) 4ª sequência
OWH 0001 a PED 9999 Sequências ainda indefinidas
PEE 0001 a PFQ 9999 Pernambuco (PE) 3ª sequência6
PFR 0001 a PGK 9999 Pernambuco (PE) 4ª sequência
PGL 0001 a PHE 9999 Pernambuco (PE) 5ª sequência
PHF 0001 a SAU 9999 Sequências ainda indefinidas
SAV 0001 a SAV 9999 São Paulo (SP) 2ª sequência
SAW 0001 a ZZZ 9999 Sequências ainda indefinidas
Legal sua compilação.
E, caramba, já estão quase esgotadas as possibilidades de combinação.
Não demora muito e teremos que mudar para 4 letras.
É o virjão das placas! Sacanagem boa informação
Belo carro, mas conversíveis no Brasil eram um problema devido a falta de rigidez estrutural. Os fabricantes não se esmeravam em reforçar corretamente. Esses carros não suportavam as forças torcionais que eram submetidos e em pouquíssimo tempo tinham graves problemas, sem contar as vedações deficientes. Todos os nacionais conversíveis da época tinham esses problemas.
Acho que você deveria se informar melhor…
O Escort tinha diversos reforços no monobloco que inclusive o tornavam bem mais pesado que a versão com capota de aço. Também não entrava água não, bastava manter as borrachas em ordem e limpas com glicerina ou silicone. Se esses carros tinham problemas tão graves como você relata, não veríamos ainda tantos Escort e Kadett em uso e em diversas coleções de carros antigos.
O meu conversível, 1991, não entra água.
Fernando, falou uma besteira tremenda agora. Procure pesquisar e se informar, ao invés de repetir o que escuta dos outros. Esses carros nunca tiveram os problemas que você mencionou, sem contar que quem faziam as carrocerias eram a Karmann no Escort e a Bertone no Kadett. Inclusive o Kadett era fabricado aqui, enviado para a Itália e voltava conversível.
Vc encontra por “tantos Escort’s e Kadett’s CONVERSÍVEIS em uso por aí !!?? Sobre vc dizer que eu deveria me informar melhor, acredito então que vc deva ser da área de engenharia automotiva ou então tem problemas de leitura e interpretação de textos, caso corriqueiro aqui no blog. Eu disse que os fabricantes nacionais reforçavam seus modelos conversíveis, mas não da maneira adequada, como deveria ser, e esses carros sofriam sim de problemas torcionais com o tempo de uso. Tive um e não só eu como muitas pessoas que possuíam tal modelo reclamavam muito com a Ford devido a abertura das portas no primeiro estágio do trinco quando passávamos em pisos irregulares. Bastava colocar quatro passageiros e o carro virava um sinfonia de ruídos. Sofria com o meu na Região dos Lagos. Quanto a vedação, até concordo com vc, realmente não entraria água no meu se eu tivesse perdido grande parte dos meus dias vivendo para o carro na divertida tarefa de passar glicerina e silicone naquelas borrachas todas. Obs1: Os modelos europeus tinham um reforço estrutural muito mais elaborado e não padeciam desse martírio. Obs2: A revista 4 Rodas estampou em letras gigantescas ” Este carro não vale a pena” ao final do teste de 60.000 Km. E não valia mesmo. Volto a dizer: falo do modelo CONVERSÍVEL. Descrevo aqui parte da matéria:
Matéria publicada originalmente na Revista Quatro Rodas.
Foram 26 meses de motor fervendo, barulhos na suspensão, sucessivas panes elétricas, infiltração de água e motoristas deixados a pé. O desmonte só veio confirmar o que já era uma certeza: nem mesmo todo o prazer de dirigir um conversível seria capaz de superar tantos aborrecimentos
O Escort passou a ser pra mim, um prazer imenso. Um orgulho. Evoluiu de um ódio sem fundamento para um amor inexplicável. Um motivo pra acordar cedo no sábado e me misturar a mecânicos, entrar e sair de lojas, enfrentar a fila do lava a jato. Um motivo pra estar lá, naquele mundo machista, recebendo olhares de desprezo e chacota e mesmo assim não me abalar, pois eu estava cuidando da minha jóia. E como isso é prazeroso! A sensação de sentir que ele te retribui cada minuto que você gastou no eletricista tentando descobrir porque a luz da bateria insistia em acender. Ele vale o esforço. Ele vale muito mais que isso.
Uma visita a oficina autorizada a cada 6000 km rodados – media que cai para 3750 km, se incluídas seis revisões e cinco reparos de funilaria pós-acidentes.
Exatos 138,5 dias parado para reparos, em 775 dias de uso (17,9% do tempo decorrido desde a data da compra, como se observa pelo gráfico que margeia a reportagem).
Complicações elétricas que, por 22 vezes em 26 meses (quase uma a cada quatro semanas), deixaram os motoristas a pé. Como você se sentiria se fosse o proprietário de um carro que causasse tantos aborrecimentos? Pois todas as situações descritas aconteceram com o Escort 2.0i XR3 Conversivel de Quatro Rodas.
“É preciso muito amor para ter um carro como esse” concluiu o consultor técnico Valter Nishimoto, que acompanhou o Ford e realizou o desmonte. ”
Abraços Sr. Bosley.
Falou o especialista em carrocerias…
Por acaso, trabalhei na Karmann Ghia de 1987 a 1996. Acho que vi um pouquinho como esses carros eram fabricados. Mão de obra, materiais e controle de qualidade. Tudo de primeira linha.
Agora se basear na Quatro Rodas para malhar o carro, prefiro nem comentar. Continue lendo sua bíblia automotiva.
O Fernando não baseou apenas no teste de longa duração da 4 Rodas, mas também em sua experiência pessoal com um veículo do modelo.
Meu querido vizinho pexeiro, tinha uma variant laranja com a placa BR0001.
Ele vendeu peixe no porta-malas em cima do motor da variant por uns 30 anos, e sustentou a sua família de 7 filhos assim.
Saudades do seu Antonio Pexeiro de São Caetano do Sul.
E quem será o ZZZ-9999?
Complementando!
http://img688.imageshack.us/img688/488/cpiaden1.png
Flavio, dá uma olhada nos comentários desse post do seu blog mesmo: http://flaviogomes.warmup.com.br/2007/08/placas-do-mundo-todo/
A filha do dono desse carro comentou nele…
Não me faça rir… Um carrão desses com uma placa dessas? “Arrumou” no Detran, justamente por ser a primeira. Tem gente que quer ser o primeiro até em comentar postagem em blogs e vídeos do Youtube. Têm de tudo…
sorte deu esse cara, agora imagina o azar do sujeito que pegou a placa GAY 2424… nesses dias de hoje vale uma baba no “mundinho”
Me lembro vagamente que, na época que lançaram as placas de três letras, certas seq7ências de letras não sairiam. Essa é uma delas…
Saiu sim…Trabalhei entre 91 e 94 numa loja de carros e peguei o inicio das 3 letras. Constantemente recebíamos carros novos de outros estados e tinha Gay e Boi.
Completando a informação, estas primeiras placas aqui em SC eram brancas e não cinzas.
Sei que não tem muito a ver..
Mas que saudades da placa GD-9970 do Dodginho do meu pai. Amarela, com o carro marrom-iguaçu…
Sorte que ele conseguiu ficar com a placa dianteira, que está em casa.
Essa placa ficou muito bem combinada com o carro. Ícone total.
Eu lembro do Monza Classic Automatic 1987 da minha mãe antes da gente trocar a placa amarela era MU – não lembro os números, e depois virou BUM – 0864, a mulher que comprou ele da minha mãe em 1994 tem ele até hoje
Nooossa!!
Muito bonito, carro dos meus sonhos de época pré-importação. Meu pai teve a placa OO-0002, em um Ford Itamaraty. Alguém sabe se existiram muitos Ford Itamaraty? Todos os que vejo são Willys.
Só eu achei essa placa uma montagem de computador grotesca?
Apenas foi reforçada a imagem na placa. É esse carro aí.
Luc… é um ford escort 1.8 XR3 ano 90… ele ainda tá na ativa…
Não teve uma AAA0000 que era de um Ford Verona?
Lembro que as primeiras placas foram leiloadas, com verba revertida para uma instituição de caridade estatal ( se não me engano PROVOPAR ).
E compraria um destes também:
http://deles.ig.com.br/auto/2013-10-08/por-r-85-mil-voce-compra-um-carro-alemao-conversivel-qual-um-fusca.html
Fui dono do primeiro carro placa cinza do Maranhão HOL-0001.Por acaso era um XR3 1.8 1990 conversivel exatamente como esse da foto. Caramba que coincidência. Me parece que ele está na ativa até hoje no Rio Grande do Sul. Alguém saberia??
Eu compraria este carro.
Me lembro da placa AAA0007 era de um opala 73/74 branco da cidade de cascavel, um amigo comprou por lá no ano de 1991 e transferiu aqui pra são paulo. Virou a atração por onde passava, todo mundo perguntava sobre a placa
Achei que a primeira fosse AAA 0000.
0000 não existe em nenhuma placa…
Justamente minha dúvida.
Tive um exatamente igual, só que fechado. Ano 91, AP, cor Cinza Jaguar.
Carro maravilhoso, vendi para um cara extremamente caprichoso, de São Leopoldo-RS e o auto continua zerado e original.
Exatamente igual só que fechado! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk imagino se fosse diferente seria um kadett
que comentário idiota. tu é meio burro,né marcel ?
Sensacional o XR.
photoshop..
Este lindíssimo conversivel 90 é do Jaime, dono da Cicles Jaime, em Curitiba. Aliás o XR3 conversivel deveria estar na lista “must drive” de qualquer entusiasta, para entender e apreciar o resultado da ousadia de uma grande fabricante oferecer um conversivel em série fabricado no Brasil, coisa que não temos desde 1995.
O que sei é que foram leiloadas essas primeiras combinações. E essa acima é até hoje do mesmo cara, da loja de bicicletas.
O famoso XR3 Conversível de Curitiba.
placa?
que placa?
As primeiras mesmo eram brancas, essa me parece feita por encomenda; ainda assim, o sistema começou em Curitiba.
Errado. O sistema começou no Brasil todo ao mesmo tempo. Apenas o Paraná deu a “sorte” de pegar as letras “AAA”.
Não quer dizer que o 1º carro emplacado com esse tipo de placas tenha sido esse Escort.
Pelo que me lembro alguns estados demoraram um pouco mais pra implantar o sistema, meu pai na época comprou um Monza placas AAH, alguns meses depois fizemos uma viagem para o interior de SC e RS para visitar familiares e lembro que só vimos um carro não paranaense com de 3 letras, creio que era de SC, mas que tinha sido transferido do PR. Alguns familiares confundiram com as antigas placas brancas, acharam que meu pai estava com carro oficial, e, no jargão da época, tinha virado “marajá”.
Achei a tabela de implantação: alguns estados só começaram em 1998: http://www.queroonibus.com.br/placa.html
Oi, Roberto. Pelo que sei as placas AAA foram dadas para o PR porque era o estado com a melhor qualidade de vida do país.